[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Corsair revela nova série de ventoinhas iCUE LINK RX MAX

A Corsair (está animada em anunciar o lançamento dos ventiladores da série iCUE LINK RX MAX. Esses ventiladores têm 30 mm de espessura - 20% mais espessos do que os ventiladores padrão de 25 mm. Essa espessura aumentada permite fluxo de ar e pressão estática superiores, permitindo que os ventiladores movam mais ar enquanto funcionam mais devagar e silenciosamente para desempenho de resfriamento ideal. Os ventiladores RX120 MAX PWM apresentam uma faixa de velocidade de 400 a 2.000 RPM e uma pressão estática impressionante de 4,2 mm-H2O, tornando-os ideais para empurrar o ar através de radiadores densos. Da mesma forma, os ventiladores RX140 MAX operam entre 300 e 1.600 RPM com uma pressão estática de 2,4 mm-H2O, fornecendo resfriamento poderoso para uma ampla gama de componentes de alto desempenho.

A tecnologia Corsair AirGuide concentra o fluxo de ar precisamente onde é mais necessário, aumentando a eficiência e o desempenho do resfriamento. Os ventiladores também apresentam um rolamento Magnetic Dome para desempenho duradouro e operação silenciosa, oferecendo um equilíbrio entre durabilidade e níveis de ruído reduzidos. Ventiladores não RGB são equipados com sensores de temperatura integrados, permitindo que os usuários ajustem as curvas do ventilador por meio do software iCUE e personalizem seus perfis de resfriamento para desempenho máximo.

5taaOcX.jpeg

WwCsdlM.jpeg

Lss6Luy.jpeg

7Y28v3j.jpeg

MwhFQ79.jpeg

YWHwuSg.jpeg

5Zhr8Uo.jpeg

Disponível em tamanhos de 120 mm e 140 mm, a série de ventoinhas iCUE LINK RX MAX atende a uma ampla gama de necessidades de resfriamento, com opções com iluminação RGB ou um design elegante não RGB. Os modelos RGB estão disponíveis em preto e branco, permitindo que os usuários combinem esteticamente com suas montagens de PC, enquanto as versões não RGB estão disponíveis exclusivamente em preto.

Cada ventoinha habilitada para RGB na série iCUE LINK RX MAX possui oito LEDs RGB que oferecem efeitos de iluminação vibrantes. Uma janela lateral integrada aprimora ainda mais o apelo visual, oferecendo mais ângulos para visualizar configurações de iluminação personalizadas. A tecnologia Corsair iCUE LINK permite a conexão perfeita de várias ventoinhas, todas gerenciadas pelo iCUE LINK System Hub incluído no Starter Kit. Esta solução de cabo único simplifica o processo de instalação e garante um gerenciamento de cabos organizado.

Os ventiladores Corsair iCUE LINK RX MAX estão disponíveis como unidades individuais ou como parte de um Starter Kit, que inclui 3 ventiladores de 120 mm (ou 2 de 140 mm) e um iCUE LINK Hub. Experimente a próxima geração de tecnologia de resfriamento com os novos ventiladores da série iCUE LINK RX MAX e leve o desempenho do seu PC a novos patamares.

Disponibilidade, garantia e preço
Os ventiladores Corsair iCUE LINK RX MAX Series estão disponíveis imediatamente na loja virtual da Corsair e na rede mundial de revendedores e distribuidores autorizados da Corsair.

As séries iCUE LINK RX MAX e RX MAX RGB são apoiadas por uma garantia de cinco anos, juntamente com a rede mundial de atendimento ao cliente e suporte técnico da Corsair.

Fonte: Corsair
Eu não havia comprado as RX por que não tinham sensor de temperatura, acabei pegando as QX por esse motivo... agora a Corsair lança as RX com sensor e chama de MAX... PQP
De qualquer maneira, as QX acabaram sendo mais caras que as RX... agora é aguentar ficar só secando as que eu queria antes kkkkkk
Não encontrei informação se as pás são de LCP igual as novas Noctua (Polímero de Cristal Líquido)...

Última edição:
Tenho um gabinete relativamente pequeno, que possui 2 cooler frontal de 120mm, e até então não tinha colocado nenhum cooler na parte de trás dele, o limite de tamanho é 80mm, como precisei comprar algumas coisas no ML, acrescentei um cooler para conseguir fechar o valor para frete grátis, é um cooler led com conector 3 pinos, o qual conectei no SYS_FAN da placa mãe, porém percebi que na Bios a indicação de RPM não condiz com a realidade, fica marcando entre 4000 e 5000 rpm. Na especificação o cooler é 2300 rpm.
Essa indicação errada, pode ser algum problema no cooler ? ou alguma incompatibilidade do cooler com a placa mãe ? Com o tempo pode gerar algum problema na placa mãe ?

O cooler que comprei:

Minha placa mãe: MSI B560M-PRO-E

Só pra registrar, fan Rebel F50 da Sharkoon que conseguiu rating Titanium pra airflow e diferença do valor informado vs aferido, extremamente próximo e honesto ao informado, um tanto barulhento e pecando um pouco em pressão (pro nível de ruído) mas nada mal de airflow e parece performar bem em rpms mais baixos, o XPG Vento Pro com 31db registrou 71cfm e 2.8mmh2o que é bem próximo de airflow e com até mais pressão mesmo com 6db a menos que é bastante coisa

cecahdt.png
qDGChf9.png

Última edição:
Tenho um WC cujo radiador de 360mm está instalado na frente do gabinete. Qual é a melhor posição para instalar as 3 fans no radiador? Na frente ou atrás do radiador?

Arctic P12 Max e P14 Max em estoque na PCCold, preço fica meio salgado no Brasil considerando o preço dos 5-pack lá fora mas mesmo assim, 100 conto pra um fan high-end tá justo

CORSAIR lança ventoinhas reversas iCUE LINK LX-R RGB
A Corsair lançou hoje a série LX-R RGB de ventoinhas de resfriamento de fluxo reverso, um complemento às suas ventoinhas LX RGB de alto desempenho e ao aclamado ecossistema iCUE LINK. Provando que iluminação incrível e resfriamento de alto desempenho não precisam ser mutuamente exclusivos, a série LX RGB redefiniu as expectativas do usuário para ventoinhas de resfriamento de PC. A série LX-R atende à demanda da comunidade por uma ventoinha de fluxo reverso, ideal em situações como entradas de gabinete ou radiador, onde o cubo de ventoinha tradicional e os braços de suporte obstruiriam a iluminação da ventoinha de ser visível.

As ventoinhas LX-R RGB estão disponíveis em tamanhos de 120 mm e 140 mm, em sua escolha de preto ou branco para combinar com a estética de sua construção. Cada ventoinha LX-R RGB possui 18 LEDs RGB endereçáveis individualmente espalhados por um loop de luz interno e externo, criando efeitos de iluminação espetaculares e totalmente personalizáveis - incluindo o modo Time Warp exclusivo do iCUE LINK que cria ilusões de ótica hipnotizantes. Tudo isso pode ser controlado pelo software Corsair iCUE, tornando mais fácil do que nunca personalizar e alternar entre efeitos de iluminação ou sincronizá-los com seus jogos.

vkAtiss.jpeg

lE62qKK.jpeg

sRdiAGR.jpeg

xQtg5eV.jpeg

gwDO4fL.jpeg

Resfriamento Eficaz e Eficiente
Os ventiladores LX-R RGB combinam visuais impressionantes apoiados por engenharia rigorosa e testes meticulosos para fornecer resfriamento potente e eficiente. Uma combinação de alto fluxo de ar e alta pressão estática torna os ventiladores LX-R RGB adequados para uso como ventiladores de gabinete ou conectados a radiadores. Os ventiladores LX-R também apresentam nosso rolamento de domo magnético, que permite que o ventilador gire com atrito mínimo para níveis de ruído reduzidos.

Especificações Técnicas
Os ventiladores LX-R RGB de 140 mm são controlados por PWM com velocidades de até 2.000 RPM e fornecem até 90,6 CFM de fluxo de ar e 4,1 mm H₂O de pressão estática. Os ventiladores LX-R RGB de 120 mm também são controlados por PWM com velocidades de até 2.400 RPM e fornecem até 66,7 CFM de fluxo de ar e 4,72 mm H2O de pressão estática. Ambos os tamanhos têm 25 mm de espessura e vêm com nossos parafusos QuikTurn de uma torção, tornando-os incrivelmente fáceis de instalar.

Menos cabos, mais funções
Como parte do ecossistema iCUE LINK, os ventiladores LX-R vêm em kits iniciais multipack com tudo o que você precisa para começar. Incluindo três ventiladores LX-R de 120 mm (ou dois de 140 mm), cabos e um iCUE LINK System Hub que pode controlar um total de 24 dispositivos iCUE LINK. Basta fornecer energia ao hub do sistema e conectá-lo a um conector interno USB 2.0 da placa-mãe, e você pode conectar ventiladores, coolers de CPU AIO, bombas Hydro X e placas frias, ou qualquer número de outros dispositivos compatíveis com iCUE LINK uns aos outros. Cada ventilador se conecta ao próximo com os conectores iCUE LINK incluídos, então você só precisa passar um único cabo para o hub a cada 12 dispositivos.

Kits de expansão de ventilador único também estarão disponíveis para usuários que desejam preencher o resto do gabinete com iluminação mais brilhante e melhor resfriamento.

Para mais informações, visite a página do produto .

Tenho um WC cujo radiador de 360mm está instalado na frente do gabinete. Qual é a melhor posição para instalar as 3 fans no radiador? Na frente ou atrás do radiador?
Instalava na frente tirando o ar de pra fora do case.

CORSAIR lança ventoinhas reversas iCUE LINK LX-R RGB
A Corsair lançou hoje a série LX-R RGB de ventoinhas de resfriamento de fluxo reverso, um complemento às suas ventoinhas LX RGB de alto desempenho e ao aclamado ecossistema iCUE LINK. Provando que iluminação incrível e resfriamento de alto desempenho não precisam ser mutuamente exclusivos, a série LX RGB redefiniu as expectativas do usuário para ventoinhas de resfriamento de PC. A série LX-R atende à demanda da comunidade por uma ventoinha de fluxo reverso, ideal em situações como entradas de gabinete ou radiador, onde o cubo de ventoinha tradicional e os braços de suporte obstruiriam a iluminação da ventoinha de ser visível.

As ventoinhas LX-R RGB estão disponíveis em tamanhos de 120 mm e 140 mm, em sua escolha de preto ou branco para combinar com a estética de sua construção. Cada ventoinha LX-R RGB possui 18 LEDs RGB endereçáveis individualmente espalhados por um loop de luz interno e externo, criando efeitos de iluminação espetaculares e totalmente personalizáveis - incluindo o modo Time Warp exclusivo do iCUE LINK que cria ilusões de ótica hipnotizantes. Tudo isso pode ser controlado pelo software Corsair iCUE, tornando mais fácil do que nunca personalizar e alternar entre efeitos de iluminação ou sincronizá-los com seus jogos.

vkAtiss.jpeg

lE62qKK.jpeg

sRdiAGR.jpeg

xQtg5eV.jpeg

gwDO4fL.jpeg

Resfriamento Eficaz e Eficiente
Os ventiladores LX-R RGB combinam visuais impressionantes apoiados por engenharia rigorosa e testes meticulosos para fornecer resfriamento potente e eficiente. Uma combinação de alto fluxo de ar e alta pressão estática torna os ventiladores LX-R RGB adequados para uso como ventiladores de gabinete ou conectados a radiadores. Os ventiladores LX-R também apresentam nosso rolamento de domo magnético, que permite que o ventilador gire com atrito mínimo para níveis de ruído reduzidos.

Especificações Técnicas
Os ventiladores LX-R RGB de 140 mm são controlados por PWM com velocidades de até 2.000 RPM e fornecem até 90,6 CFM de fluxo de ar e 4,1 mm H₂O de pressão estática. Os ventiladores LX-R RGB de 120 mm também são controlados por PWM com velocidades de até 2.400 RPM e fornecem até 66,7 CFM de fluxo de ar e 4,72 mm H2O de pressão estática. Ambos os tamanhos têm 25 mm de espessura e vêm com nossos parafusos QuikTurn de uma torção, tornando-os incrivelmente fáceis de instalar.

Menos cabos, mais funções
Como parte do ecossistema iCUE LINK, os ventiladores LX-R vêm em kits iniciais multipack com tudo o que você precisa para começar. Incluindo três ventiladores LX-R de 120 mm (ou dois de 140 mm), cabos e um iCUE LINK System Hub que pode controlar um total de 24 dispositivos iCUE LINK. Basta fornecer energia ao hub do sistema e conectá-lo a um conector interno USB 2.0 da placa-mãe, e você pode conectar ventiladores, coolers de CPU AIO, bombas Hydro X e placas frias, ou qualquer número de outros dispositivos compatíveis com iCUE LINK uns aos outros. Cada ventilador se conecta ao próximo com os conectores iCUE LINK incluídos, então você só precisa passar um único cabo para o hub a cada 12 dispositivos.

Kits de expansão de ventilador único também estarão disponíveis para usuários que desejam preencher o resto do gabinete com iluminação mais brilhante e melhor resfriamento.

Para mais informações, visite a página do produto .

No caso das Corsair Link QX, acho o lado de trás delas mais bonito que a frente... além de que, cada Fan possui um sensor de temperatura dedicado...
pHHeT7U.jpeg

Pessoal não sei se alguém sofre do mesmo problema que eu, mas meu gabinete já esta bem apertado... Infelizmente não conseguia fazer push-pull por falta de espaço, mas recentemente encontrei uma solução que me agradou bastante!

Acabei comprando 3 Noctua NF-A12x15 PWM Chromax que tem 15mm de espessura mas infelizmente não deram certo! Mesmo com 15mm de espessura, bem mais fino que fans comuns, não deram certo!

A solução foram os Fans chineses FANNER F12012 que apresentam 12mm de espessura! São impressionantemente finos, e mesmo assim com um bom fluxo de ar e um ruído muito baixo! Fiquei surpreso quando comparados aos Corsair LL120 que estou usando... Lógico que não se comparam aos Noctua, mas pelo valor são muito eficientes!

Infelizmente por ser uma medida bem fora do comum, foi necessário comprar parafusos específicos para colocar no radiador (rosca fina). Foi necessário comprar parafusos com 16mm de comprimento para fixar o fan e 20mm para fixar o fan + suporte do reservatório.

IMG-7188.jpg

a77460f5-3fbd-41ef-ae1c-65a1b311acc7.jpg

Acabei comprando 3 Noctua NF-A12x15 PWM Chromax que tem 15mm de espessura mas infelizmente não deram certo! Mesmo com 15mm de espessura, bem mais fino que fans comuns, não deram certo!

A solução foram os Fans chineses FANNER F12012 que apresentam 12mm de espessura! São impressionantemente finos, e mesmo assim com um bom fluxo de ar e um ruído muito baixo! Fiquei surpreso quando comparados aos Corsair LL120 que estou usando... Lógico que não se comparam aos Noctua, mas pelo valor são muito eficientes!
Quanta diferença deu entre só push vs push-pull com esses fans de 12mm?

Quanta diferença deu entre só push vs push-pull com esses fans de 12mm?
Somente Push:
Em games (após 1 hora rodando), ambiente em 23ºC fluido no final do circuito estava em 39,5/40ºC.

Push-Pull:
Em games (após 1 hora rodando), ambiente em 23ºC fluido no final do circuito estava em 36,5/37ºC.

Lembrando que o maior delta foi entre entrada e saídas dos radiadores... Tenho sensores monitorando esses pontos, então fica fácil monitorar...

Galera Boa tarde!

Vim pedir ajuda para melhorar a ventilação do meu gabinete (Lian Li 205M Mesh).
Atualmente está na disposição conforme a imagem abaixo, com os 2 fans 140mm originais do gabinete fazendo entrada de ar e 3 fans Asus TUF 120mm fazendo a exaustão, onde 2 deles são do Watercooler que fica na parte superior.

Ocorre que identifiquei Trotling no meu i7 9700, com os VRM's fritando rs. Não sei dizer se é por falta de ventilação ou incompetência do VRM da placa mãe, mas estou com um 5700X3D a caminho e queria evitar isso no próximo kit.

Sendo assim, conseguem enxergar alguma forma de melhorar essa situação mexendo na ventilação gabinete? Analisando aqui não vi nenhuma configuração melhor que essa, mas meus conhecimentos nessa área são bem limitados...

Lian-Li.png

Galera Boa tarde!

Vim pedir ajuda para melhorar a ventilação do meu gabinete (Lian Li 205M Mesh).
Atualmente está na disposição conforme a imagem abaixo, com os 2 fans 140mm originais do gabinete fazendo entrada de ar e 3 fans Asus TUF 120mm fazendo a exaustão, onde 2 deles são do Watercooler que fica na parte superior.

Ocorre que identifiquei Trotling no meu i7 9700, com os VRM's fritando rs. Não sei dizer se é por falta de ventilação ou incompetência do VRM da placa mãe, mas estou com um 5700X3D a caminho e queria evitar isso no próximo kit.

Sendo assim, conseguem enxergar alguma forma de melhorar essa situação mexendo na ventilação gabinete? Analisando aqui não vi nenhuma configuração melhor que essa, mas meus conhecimentos nessa área são bem limitados...
Só sabendo a placa-mãe e qual temperatura o VRM tá chegando pra dizer algo, no 5700x3D eu acho muito difícil que isso chegue perto de acontecer mesmo nas mobos mais básicas, também não vejo muito o que daria pra melhorar no airflow em si, só se conseguir montar um fan jogando ar direto no VRM da placa, mas aí precisaria ver onde montaria ele exatamente

Só sabendo a placa-mãe e qual temperatura o VRM tá chegando pra dizer algo, no 5700x3D eu acho muito difícil que isso chegue perto de acontecer mesmo nas mobos mais básicas, também não vejo muito o que daria pra melhorar no airflow em si, só se conseguir montar um fan jogando ar direto no VRM da placa, mas aí precisaria ver onde montaria ele exatamente
A placa mãe para o 5700X3D é uma MSI B550M Pro-VHD. Segundo os reviews ela leva tranquilo...

A placa mãe para o 5700X3D é uma MSI B550M Pro-VHD. Segundo os reviews ela leva tranquilo...
Nesse caso tá hiper tranquilo, pensando em jogos não vai fazer nem cócegas e mesmo em 100% load por horas não deve chegar nem perto de throttling

Salve meus manos.

Montei um pc novo mas comprei um gabinete por puro impulso hauhauhauha achei bonito e fiquei com ele. eh o HX700M da Pichau. A temperatura da VGA fica sempre entre 82/84 graus.

Na epoca comprei um kit de ventoinhas Aigo darkflash sabendo que não era dos melhores, mas eu não tinha a grana pra por ventoinhas melhores.

No setup, eu uso um Watercooler Arctic Liquid Freezer III 240, na parte de cima, pra ajudar a tirar o ar quente, o kit do Aigo fica embaixo, jogando ar frio pra dentro do case, uma ventoinha de 120 de parar tirar o ar quente atrás e recentemente comprei 2 Noctua Industrial - NF-F12iPPC-2000 por que achei que poderia ser justo e estou usando eles na lateral do case, jogando ar frio.

IMG-7484.jpg

Fiz a compra de um Noctua NF-A12x25 para ser usado na parte de trás, para retirar o ar quente do case.

Alguma sugestão de melhoria? eu não sei se os 3 fans embaixo são de fato efetivos, principalmente na vga.

Alguma sugestão de melhoria? eu não sei se os 3 fans embaixo são de fato efetivos, principalmente na vga
Melhor coisa a se fazer é experimentação nesses casos, bota os fans a 50% e ve as temps, bota a 100% e ve as temps, dai desliga eles e ve as temps de novo, aí não tem nenhum achismo na hora de avaliar e como varia de gabinete/fan/setup as vezes podem até ter sugestões mas nem sempre funcionam pra todos os casos

Dito isso se o problema é GPU eu provavelmente faria undervolt e/ou curva de fans mais agressiva primeiro, talvez nesse setup de fans o ar de intake não esteja tendo tempo de passar pela GPU direito mas não sei o que faria aí também, já tá entupido de fans então a única coisa que resta é brincar com os rpms ou tirar fan e ver se ajuda, se mesmo com tudo em rotação alta não melhorar a situação não acho que fans melhores vão ajudar muito

Talvezzz tirar os 3 inferiores seria interessante pra mudar de pressão positiva pra negativa mas airflow é complicado em alguns casos e o ideal é testar na prática, mantendo o WC no topo eu testaria 1 exhaust traseiro e só 1 intake frontal inferior, pra esse intake puxar ar frio na altura da GPU mas ainda manter pressão negativa pro ar entrar pelas frestas inferiores e slots PCIE e talvez assim a GPU ter um pouco mais de ar frio

EDIT: Aliás adicionar que a melhor base/referência é você, se a temp da GPU era 70c num gabinete e subiu pra >80c nesse aí o problema é airflow, agora se ela rodava a 70c e subiu pra >80c ao longo do tempo provavelmente é a pasta térmica, e nesse caso não tem muito milagre sem repaste se o airflow em si estiver ok

Última edição:
talvez nesse setup de fans o ar de intake não esteja tendo tempo de passar pela GPU direito mas não sei o que faria aí também
eu acho que tu matou aqui, por que antes eu so tinha os 3 de baixo e o traseiro. Depois que eu coloquei os 2 novos da Noctua que notei o aumento de temperatura da gpu.

EDIT: Aliás adicionar que a melhor base/referência é você, se a temp da GPU era 70c num gabinete e subiu pra >80c nesse aí o problema é airflow, agora se ela rodava a 70c e subiu pra >80c ao longo do tempo provavelmente é a pasta térmica, e nesse caso não tem muito milagre sem repaste se o airflow em si estiver ok
Antes nao chegava perto de 78c, eu pensei na possibilidade de ser a pasta termica, talvez sujeira ali no dissipador, mas eu dei uma limpada pra tirar essa sujeira dele.

Talvezzz tirar os 3 inferiores seria interessante pra mudar de pressão positiva pra negativa mas airflow é complicado em alguns casos e o ideal é testar na prática, mantendo o WC no topo eu testaria 1 exhaust traseiro e só 1 intake frontal inferior, pra esse intake puxar ar frio na altura da GPU mas ainda manter pressão negativa pro ar entrar pelas frestas inferiores e slots PCIE e talvez assim a GPU ter um pouco mais de ar frio
eh uma boa tambem, eu vou testar essa semana e depois mando o feedback. Por enquanto eu vou ir brincando com o fancontrol e alterando os rpm e ver o que fica melhor enquanto eu jogo.

valeu pelas indicas e por ajudar :)

edit: esqueci de falar que eu estava quase comprando um case novo por que tava meio frustrado com esse, alem de achar ele muito largo. Estava vendo um da DeepCool e um que parece generico ou copia de algum outro case, da marca acegeek.

A escolha deles seria por ter o intake frontal e o da deepcool tem um espaco legal pra por o wc na frente. ahhahaha

eu acho que tu matou aqui, por que antes eu so tinha os 3 de baixo e o traseiro. Depois que eu coloquei os 2 novos da Noctua que notei o aumento de temperatura da gpu.

Antes nao chegava perto de 78c, eu pensei na possibilidade de ser a pasta termica, talvez sujeira ali no dissipador, mas eu dei uma limpada pra tirar essa sujeira dele.

eh uma boa tambem, eu vou testar essa semana e depois mando o feedback. Por enquanto eu vou ir brincando com o fancontrol e alterando os rpm e ver o que fica melhor enquanto eu jogo.

valeu pelas indicas e por ajudar :)

edit: esqueci de falar que eu estava quase comprando um case novo por que tava meio frustrado com esse, alem de achar ele muito largo. Estava vendo um da DeepCool e um que parece generico ou copia de algum outro case, da marca acegeek.

A escolha deles seria por ter o intake frontal e o da deepcool tem um espaco legal pra por o wc na frente. ahhahaha
Airflow é foda as vezes, não sei qual o setup ideal pra gabinetes com esse layout então fico meio perdido também, aqui sempre uso gabinete mesh padrão, intake frontal exhaust traseiro e acabou, pelo que já testei em 3 gabinetes diferentes nesse mesmo estilo não precisa de mais do que 3 fans, já experimentei setup com 4-9 fans mas só piorou a situação, hoje sou do time menos é mais porque simplifica bastante o setup e é até mais fácil depois na hora de fazer limpeza/manutenção de algo

Se chegava a 78c antes até que não foi taaanta diferença assim mas talvez seja dos fans extra mesmo, seria bom comparar com outras pessoas que tenham o mesmo modelo de GPU porque as vezes a GPU já é mais esquentadinha também, e no pior dos casos com undervolt deve conseguir reduzir fácil na faixa de 5-10c

Esse Acegeek parece ter a frente igual dos Corsair 4000D/5000D Airflow, eu pessoalmente até gosto de alguns gabinetes mais genéricos, as chapas costumam ser mais finas mas reduz bastante o custo e gabinete é algo que fica quieto num canto então até prefiro algo mais leve pra quando precisar mexer nele, na falta do Montech 903 eu tava recomendando esse DRX70 Mesh pra galera aqui, pela cara lembra o painel frontal do NZXT H7 Flow, mas esse talvez seja maior do que você busca, recomendei ele mais por aparentar ter airflow bom (porosidade frontal e traseira muito boa) e largura de sobra pra galera conseguir fechar o painel lateral mesmo com o adaptador das RTX 4000

Airflow é foda as vezes, não sei qual o setup ideal pra gabinetes com esse layout então fico meio perdido também, aqui sempre uso gabinete mesh padrão, intake frontal exhaust traseiro e acabou, pelo que já testei em 3 gabinetes diferentes nesse mesmo estilo não precisa de mais do que 3 fans, já experimentei setup com 4-9 fans mas só piorou a situação, hoje sou do time menos é mais porque simplifica bastante o setup e é até mais fácil depois na hora de fazer limpeza/manutenção de algo

Se chegava a 78c antes até que não foi taaanta diferença assim mas talvez seja dos fans extra mesmo, seria bom comparar com outras pessoas que tenham o mesmo modelo de GPU porque as vezes a GPU já é mais esquentadinha também, e no pior dos casos com undervolt deve conseguir reduzir fácil na faixa de 5-10c

Esse Acegeek parece ter a frente igual dos Corsair 4000D/5000D Airflow, eu pessoalmente até gosto de alguns gabinetes mais genéricos, as chapas costumam ser mais finas mas reduz bastante o custo e gabinete é algo que fica quieto num canto então até prefiro algo mais leve pra quando precisar mexer nele, na falta do Montech 903 eu tava recomendando esse DRX70 Mesh pra galera aqui, pela cara lembra o painel frontal do NZXT H7 Flow, mas esse talvez seja maior do que você busca, recomendei ele mais por aparentar ter airflow bom (porosidade frontal e traseira muito boa) e largura de sobra pra galera conseguir fechar o painel lateral mesmo com o adaptador das RTX 4000
Eu fiz um teste aqui, deixei uma fan na lateral, 1 embaixo da vga e um na frente do gabinete e o trazeiro de exaustor e a temperatura se manteve a mesma. Eu rodava a gpu com um OC bem leve, tentei fazer undervolting no passado mas eu nao consegui acertar ela pra ficar estavel. Preciso testar mais opcoes, vou fazer isso esse fds e ir jogando meu cod que eh meu parametro de temperatura.

Eu cheguei a ver esse da Aigo e curti tambem. O acegeek lembra bastante os corsair, que eu tinha achado legal tbm. Esse montech 903 parece bem justo, mas nao achei xD
Eu vi uns videos do NZXT h5/h7 flow, achei bem legal ate ver o preco do h7 aqui :/
Meu problema com o tamanho, eh largura. Esse HX700 eu acho muito largo, ocupa muito espaco, eu nao ligo que seja comprido.

O da deepcool que eu tinha mencionado, eu curti por causa desse video aqui:

tem a parte que ele mostra o airflow

Como tinha falado, eu comprei o gabinete no puro impulso e me arrependo UHAHUAHUAUHA ainda mais agora que vou me mudar, esse gabinete vai ficar MUITO grande pro meu novo espaco :/

Última edição:
Eu fiz um teste aqui, deixei uma fan na lateral, 1 embaixo da vga e um na frente do gabinete e o trazeiro de exaustor e a temperatura se manteve a mesma. Eu rodava a gpu com um OC bem leve, tentei fazer undervolting no passado mas eu nao consegui acertar ela pra ficar estavel. Preciso testar mais opcoes, vou fazer isso esse fds e ir jogando meu cod que eh meu parametro de temperatura.

Eu cheguei a ver esse da Aigo e curti tambem. O acegeek lembra bastante os corsair, que eu tinha achado legal tbm. Esse montech 903 parece bem justo, mas nao achei xD
Eu vi uns videos do NZXT h5/h7 flow, achei bem legal ate ver o preco do h7 aqui :/
Meu problema com o tamanho, eh largura. Esse HX700 eu acho muito largo, ocupa muito espaco, eu nao ligo que seja comprido.

O da deepcool que eu tinha mencionado, eu curti por causa desse video aqui:

tem a parte que ele mostra o airflow

Como tinha falado, eu comprei o gabinete no puro impulso e me arrependo UHAHUAHUAUHA ainda mais agora que vou me mudar, esse gabinete vai ficar MUITO grande pro meu novo espaco :/

É chatinho testar quando tem que reposicionar os fans mas se der certo acaba servindo até de referência pra outras pessoas na mesma situação depois, o Montech 903 só vende na Terabyte e no momento tá sem estoque infelizmente, mas se tiver disposto a gastar um pouquinho a mais (o 903 Base tava saindo 300-350) tem outras opções legais mesmo, nessa faixa de 600~ adicionaria o Cougar MX600 (e talvez o MX600 Mini, apenas mATX e 160mm frontal no Mini) e Lancool 207 e 216 na lista também, de largura acho que é tranquilo porque qualquer case "padrão" vai ser pelo menos uns 5cm mais fino já que esses dual-chamber dão uma engordada no case, e quanto a airflow iria tranquilo em qualquer um desses, quando tem furo pra todo lado e airflow front-back não tem muito erro e varia pouca coisa, aí vai de preço/disponibilidade na data da compra, estética ou alguma preferência pessoal de feature dos cases

Instalava na frente tirando o ar de pra fora do case.
Tirando o ar de dentro do case e jogando pra fora? Nesse caso eu teria que mudar o fan traseiro que está de exaustor para ser intake ?

Tirando o ar de dentro do case e jogando pra fora? Nesse caso eu teria que mudar o fan traseiro que está de exaustor para ser intake ?
Sim faz o teste pra ver como se comporta as temperaturas, não precisar mudar a fan traseira.

É chatinho testar quando tem que reposicionar os fans mas se der certo acaba servindo até de referência pra outras pessoas na mesma situação depois, o Montech 903 só vende na Terabyte e no momento tá sem estoque infelizmente, mas se tiver disposto a gastar um pouquinho a mais (o 903 Base tava saindo 300-350) tem outras opções legais mesmo, nessa faixa de 600~ adicionaria o Cougar MX600 (e talvez o MX600 Mini, apenas mATX e 160mm frontal no Mini) e Lancool 207 e 216 na lista também, de largura acho que é tranquilo porque qualquer case "padrão" vai ser pelo menos uns 5cm mais fino já que esses dual-chamber dão uma engordada no case, e quanto a airflow iria tranquilo em qualquer um desses, quando tem furo pra todo lado e airflow front-back não tem muito erro e varia pouca coisa, aí vai de preço/disponibilidade na data da compra, estética ou alguma preferência pessoal de feature dos cases
eh um saco mano uahuhahauha ja fiquei sem paciencia aqui. ainda mantive o setup como falei, mas as temperaturas se mantiveram iguais. Consegui fazer um undervolt na 3060 ti, caiu BEM a temperatura, ta ficando abaixo de 74c. Mesmo assim, o gabinete me incomoda huahuahuhauha pode parecer besteira, 5 ou 7cm de diferenca, mas para um espaco pequeno, faz toda.

O Lancool eu tinha procurado, mas tambem ta esgotado na terabyte :/ tinha curtido tbm.
Legal esse mx600 mini, tem esse direcionamento do ar pra cima, pra ir pra gpu, tipo o nzxt h5/h7. Achei o h5 por 550 no pix, em uma loja que PARECE de confianca hahahah https://www.gkinfostore.com.br/gabinete-nzxt-h5-flow-branco-cc-h51fw-01

Eh, essa largura adiciona me incomodou depois de um tempo.

valeu as dicas mano! vou dar uma pensada e ver qual deles eu pego, depois eu mando um feedback :D

Users who are viewing this thread

Voltar