[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Gostei dessas fan cooler master mobius, sao ótimas para radiadores, principalmente aqueles esse de watercooler custom, pois sao mais largos. Para gabinete acho exagero, é muito ruido.

Gostei dessas fan cooler master mobius, sao ótimas para radiadores, principalmente aqueles esse de watercooler custom, pois sao mais largos. Para gabinete acho exagero, é muito ruido.
Mas não precisa rodar sempre a 100% também, esses fans high-end tem excelente desempenho noise-normalized então comparando com fans meia boca eles sempre vão entregar mais airflow e pressão com menos ruído, apesar que muitos casos não faz sentido o investimento por não haver ganho significativo de temp/ruído

EDIT: Exemplo da discrepância de rpm/airflow/pressão pra fans 120mm em mesmo nível de ruído
3OJ2toy.png

ky6iwl2.png

Sn0X6WK.png
zQrd1cn.png

cEIRA1z.png

Ef20VIa.png
WuAfEnu.png

Le5qhXT.png

IIVVmY5.png

Última edição:
Boa noite, estou procurando uma fan para substituir a default do Mugen 5, e um para usar como exaustor atrás do gabinete. Alguém poderia indicar opções com bom custo beneficio?? NÃO precisa ser RGB.
Gostaria da opinião de vocês, sobre trocar a fan, vai ter algum beneficio ?

Ontem, resolvi fazer um teste no mancer goblin, que foi adicionar uma 4ª fan na parte superior, ao lado da fan traseira, como exaustor. Ficou foi pior, o que percebi é que ao usar fan superior, o ar que vem do dissipador do ac é "roubado" diretamente por ela, nisso os vrm da placa mãe se fodem bonito, pois o pouco de ar frio que viria dali para eles é sugado pela fan superior.

A fan traseira nesse caso fica sem serventia alguma, até a cpu ficou com temperaturas piores, na vga ficou o mesmo, não aumentou e nem abaixou. Não sei se é o projeto desse gabinete que causa isso, pois só cabe uma fan e nada mais na parte superior, radiador de wc é zero espaço, só cabe na parte frontal. Tirei a fan superior e os resultados foram os esperados: melhoraram em quase 100% as temperaturas, principalmente dos vrm, cairám bastante.

Estou fazendo um outro teste: a parte superior tem um filtro de poeira, recortei uma cartolina, adicionei ela dentro do filtro, assim vedou 100% a parte superior, sem saída ou entrada de ar por ela. Quero ver se consigo ganhar alguns graus a menos, pois o ar frio que vem das frontais não seriam desperdiçados ao fugir pela parte superior, agora que ela está vedada, só pode ir em direção a parte traseira, sendo assim, vai muito ar frio em direção dos vrm da placa mãe. Caso note algum melhora informo aqui, um teste final que penso em fazer ainda é botar um push/pull no ag400, pois assim ele jogaria ar frio bem perto dos vrm, quero ver se altera em algo ou não.

Mas não precisa rodar sempre a 100% também, esses fans high-end tem excelente desempenho noise-normalized então comparando com fans meia boca eles sempre vão entregar mais airflow e pressão com menos ruído, apesar que muitos casos não faz sentido o investimento por não haver ganho significativo de temp/ruído

EDIT: Exemplo da discrepância de rpm/airflow/pressão pra fans 120mm em mesmo nível de ruído
3OJ2toy.png

ky6iwl2.png

Sn0X6WK.png
zQrd1cn.png

cEIRA1z.png

Ef20VIa.png
WuAfEnu.png

Le5qhXT.png

IIVVmY5.png
Sua postagem foi certeira... vejo que muita gente "mistura" as coisas... acha que uma Fan que roda até 3000 RPM precisa rodar sempre nessa velocidade... acham que uma Fan que emite ruído de 38dBA em 3000 RPM é muito barulhenta... mas eles não percebem que essa Fan vai rodar na maioria das vezes naquela range entre 800 ~ 1200 RPM e com ruído sempre abaixo dos 20dBA... não basta ver o desempenho da Fan apenas em carga cheia, tem que analisar em carga baixa e carga média também e fazer uma ponderação da média dela...

Thermaltake expande os ventiladores CT ARGB Sync com novas cores e a versão com lâminas invertidas.

A Thermaltake, uma marca líder em soluções de hardware premium para PC DIY, tem o prazer de lançar o CT120/140 ARGB Sync PC Cooling Fan (pacote com 2 ventiladores) e o CT120/140 Reverse ARGB Sync PC Cooling Fan (pacote com 2 ventiladores) em preto, branco, azul hortênsia e verde matcha. A série CT ARGB Sync é um ventilador PWM projetado para se adequar a todos os cenários de uso de PC. Ele apresenta pás de ventilador atualizadas para fornecer melhor desempenho de resfriamento e agora está disponível em quatro cores, incluindo novos ventiladores de lâmina reversa, permitindo que você crie um PC atraente sem a limitação da cor do chassi e direção do fluxo de ar.

Para atender a diversas preferências estéticas, a Thermaltake revelou vários produtos em várias cores e agora está adicionando o CT ARGB Sync à linha multicolorida. Esses ventiladores vêm em preto e branco clássicos, bem como novas cores, o icônico azul hortênsia e verde matcha da Thermaltake, permitindo que você unifique facilmente a aparência do PC com os componentes da mesma cor ou crie a configuração de cores mistas que desejar. Além disso, muitos gabinetes Thermaltake incluem a série CT como ventoinhas pré-instaladas, então o pacote individual de 2 ventoinhas do CT ARGB Sync permite que você combine as ventoinhas integradas dentro dos gabinetes.

2xJf9jg.jpeg

26W8dIF.jpeg

MGNWYiW.jpeg

Bs22tFX.jpeg

A ventoinha da série CT ARGB Sync vem com 9 LEDs endereçáveis, e você pode personalizar os efeitos de iluminação com 16,8 milhões de cores por meio do software de iluminação da placa-mãe de 5 V, aprimorando a aparência do seu PC. Para uma exibição de iluminação RGB completa em diferentes direções de fluxo de ar, a CT Reverse ARGB Sync com pás de ventoinha invertidas é uma excelente escolha. É uma nova adição à série CT que pode gerar fluxo de ar de trás para frente. Assim como a CT ARGB Sync, esta ventoinha de lâmina invertida também está disponível em tamanhos de 120/140 mm e quatro cores. Portanto, seja na entrada ou na saída, você sempre pode manter as ventoinhas voltadas para frente ao emparelhar esses dois tipos de ventoinhas CT.

Para garantir um desempenho de resfriamento excepcional, a série CT ARGB Sync apresenta lâminas modificadas que podem empurrar o ar mais longe. A CT ARGB Sync com lâminas padrão pode fornecer uma pressão estática de até 2,3 mm-H2O e um fluxo de ar de 77,37 CFM, mantendo seu nível de ruído em 30,5 dB-A; o CT Reverse ARGB Sync com lâminas invertidas pode oferecer até 2,54 mm-H2O de pressão estática e um fluxo de ar de 94,95 CFM, mantendo o nível de ruído em 32,8 dB-A, permitindo que você aproveite esses ventiladores de desempenho bem equilibrados a um preço acessível.

Além disso, o CT ARGB Sync e o CT Reverse ARGB Sync são equipados com um Design Daisy-Chain Integrado a Cabos, permitindo que os ventiladores sejam conectados diretamente e reduzindo o uso de portas PWM de 4 pinos e ARGB de 3 pinos na sua placa-mãe. Este design também pode minimizar o comprimento do cabo entre os ventiladores, obtendo um ótimo gerenciamento de cabos. Além disso, o pacote incorpora dois Clipes de Conector ARGB de 5 V para evitar que a conexão do cabo se solte, tornando sua instalação mais fácil e organizada.

VR6z5mJ.jpeg

xuQ9lQF.jpeg

7qmhlJy.jpeg

iZWsqTz.jpeg

Ck0ilev.jpeg

Se você está procurando uma combinação ideal de ventoinhas com edições de lâminas padrão e invertidas, não perca a CT120/140 ARGB Sync e a CT120/140 Reverse ARGB Sync. Essas ventoinhas exibem efeitos de iluminação impressionantes em várias direções de fluxo de ar e vêm em quatro opções de cores, elevando perfeitamente a estética da configuração do seu PC.

Fonte: Thermaltake

Galera será que vale a pena investir em um desumidificador de ar pra por no quarto? Eu moro em Cidade litorânea, não moro perto da praia, nem próximo, mas a cidade tem umidade alta, e entre 2 a 3 anos anos tenho os efeitos da oxidação, já perde 2 placas de vídeos nesse sentido.
E colocar um Water Cooler melhoraria essa questão também? Sempre usei Air cooler.

Galera será que vale a pena investir em um desumidificador de ar pra por no quarto? Eu moro em Cidade litorânea, não moro perto da praia, nem próximo, mas a cidade tem umidade alta, e entre 2 a 3 anos anos tenho os efeitos da oxidação, já perde 2 placas de vídeos nesse sentido.
E colocar um Water Cooler melhoraria essa questão também? Sempre usei Air cooler.
eu diria que eh enxugar gelo, nao tem como evitar a umidade. O que eu faria eh isolar a placa com verniz de protecao

Um desumidificador (ou AC) bem dimensionado resolve MUITO quanto a umidade alta mas aí precisa manter o ambiente a maior parte do tempo fechado senão volta bem rápido a umidade, saberia dizer +- a umidade aí?

Aqui em Curitiba não é raro ficar na faixa de 75%~ mas nunca tive problemas com oxidação em nada, e o pico de umidade costuma ser pela manhã quando ainda tá mais frio e as vezes dá até aquela condensação nas janelas, acabei comprando um desumidificador no meu apto passado (de aluguel) por conta do banheiro que não batia muito sol e deu jeito fácil, no fim acabei usando bastante pra secar roupa também ou no quarto quando a umidade tava muito alta e ajudou bastante, mas não é um investimento tão baixo e dependendo do tempo que precisar rodar ele diariamente talvez dê uma diferença significativa na conta de luz

Sobre WC/AC não sei se tem diferença mas mesmo que oxide o dissipador imagino que não mude muita coisa quanto a eficiência de dissipação em si, pra placa de vídeo não tem muito o que fazer acho além de tentar manter a umidade baixa se possível, além desse verniz acima (não conhecia) acho que o povo recomendava passar Corrosion X em GPU, mas acho que boa parte abria a GPU pra passar e abrir a GPU invalida a garantia (menos na Galax) assim como corrosão então sei lá o que é melhor kkkk

Um desumidificador (ou AC) bem dimensionado resolve MUITO quanto a umidade alta mas aí precisa manter o ambiente a maior parte do tempo fechado senão volta bem rápido a umidade, saberia dizer +- a umidade aí?

Aqui em Curitiba não é raro ficar na faixa de 75%~ mas nunca tive problemas com oxidação em nada, e o pico de umidade costuma ser pela manhã quando ainda tá mais frio e as vezes dá até aquela condensação nas janelas, acabei comprando um desumidificador no meu apto passado (de aluguel) por conta do banheiro que não batia muito sol e deu jeito fácil, no fim acabei usando bastante pra secar roupa também ou no quarto quando a umidade tava muito alta e ajudou bastante, mas não é um investimento tão baixo e dependendo do tempo que precisar rodar ele diariamente talvez dê uma diferença significativa na conta de luz

Sobre WC/AC não sei se tem diferença mas mesmo que oxide o dissipador imagino que não mude muita coisa quanto a eficiência de dissipação em si, pra placa de vídeo não tem muito o que fazer acho além de tentar manter a umidade baixa se possível, além desse verniz acima (não conhecia) acho que o povo recomendava passar Corrosion X em GPU, mas acho que boa parte abria a GPU pra passar e abrir a GPU invalida a garantia (menos na Galax) assim como corrosão então sei lá o que é melhor kkkk
o problema dele eh a maresia que corroe tudo que eh metalico. SP (zona sul) e Ctba umidade sao parecidas eu diria e nunca tive problemas de corrosao. Realmente a garantia vai pro saco nesses casos.

eu diria que eh enxugar gelo, nao tem como evitar a umidade. O que eu faria eh isolar a placa com verniz de protecao

Sim, sei que é meio que adiar o inevitável mas minha ideia e fazer durar mais as peças sabe.

Hoje a umidade aqui em Salvador está 80%, e olha que tipo daqui onde eu moro pra chegar na praia é uns 25 minutos de carro, então não é perto, nem próximo, mas por exemplo quando levei minha última placa em um técnico pra ve se tinha jeito ele até perguntou se eu morava perto da praia pelo nível de oxidação que estava, essa placa de video tinha uns 2 anos e alguns meses, o efeito demora mais de aparecer para realmente chegar a danificar do que quem mora colocado na praia, mas a conta chega uma hora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E como estou querendo montar um am5 por agora aí estou pensando em alguns meios de fazer durar mais a placa de video, porque fonte eu nunca tive problema, hd e etc também não, placa mãe só tive problema dela não ligar quando tá frio, eu preciso deixa suspenso ou ligado, se não só liga no secador, mas depois que liga não tenho nenhum problema, vi que isso podia ser um cristal que tem na placa mãe, mas depois de ligado não apresenta nenhuma falha.

Última edição:
Sim, sei que é meio que adiar o inevitável mas minha ideia e fazer durar mais as peças sabe.

Hoje a umidade aqui em Salvador está 80%, e olha que tipo daqui onde eu moro pra chegar na praia é uns 25 minutos de carro, então não é perto, nem próximo, mas por exemplo quando levei minha última placa em um técnico pra ve se tinha jeito ele até perguntou se eu morava perto da praia pelo nível de oxidação que estava, essa placa de video tinha uns 2 anos e alguns meses, o efeito demora mais de aparecer para realmente chegar a danificar do que quem mora colocado na praia, mas a conta chega uma hora.

E como estou querendo montar um am5 por agora aí estou pensando em alguns meios de fazer durar mais a placa de video, porque fonte eu nunca tive problema, hd e etc também não, placa mãe só tive problema dela não ligar quando tá frio, eu preciso deixa suspenso ou ligado, se não só liga no secador, mas depois que liga não tenho nenhum problema, vi que isso podia ser um cristal que tem na placa mãe, mas depois de ligado não apresenta nenhuma falha.
a unica maneira que me vem na cabeca seria voce blocar a GPU e colocar o radiador e fans FORA do gabinete, se for blocar aproveitaria e faria tambem na cpu, dessa forma daria ate pra vedar o gabinete e colocar algo para tirar a umidade interna.
sobre garantia, varias fabricantes invalidam se tiver sinal de oxidacao, entao se for abrir para passar um jato de verniz e perder garantia acaba meio que ficando na mesma mas ai tem que pesar.

edit - achei um PC anti maresia!!! kkkkk

mas eu faria com radiador/fans fora do gabinete. Soh olhando a imagem dah pra ver que ele suga ar externo e passa por dentro do gabinete ate trocar calor e ser expulso. Entao nao resolveu nada..

pensando bem, os outros componentes internos do pc vao aquecer tambem, teria que ter alguma forma de dissipar esse calor tipo resfriamento passivo e insuflando ar na parte metalica externa do gabinete.
Cara, se eu tivesse esse problema eu iria me divertir fazendo alguma coisa assim... kkkkk

Última edição:
Pessoal, eu queria melhorar o controle de rotação das minhas fans, para continuar com boa performance na ventilação, mas ao mesmo tempo reduzir o ruído, pois essas vento pro da xpg fazem um ruído chato.

Meu gabinete atual é um mancer goblin v1, nele tenho duas fans vento pro na parte frontal e uma vento pro na traseira. A quarta vento pro eu botei no AG400.

Também adicionei a thermal grizzy carbonaut no AG400, PTM7950 na rtx 2060, os dois tiveram melhoras consideráveis nas suas temperaturas.

No momento minhas fans frontais vão a 85% quando a temperatura chegar a 70°, a traseira vai até 90% de rpm quando chega na mesma temperatura. A vga não passa de 70°, na real é raro ela passar de 65°, fica entre 60~65°. Hotspot o máximo que chega é 85°, mas dificilmente chega nessa valor agora.

Só que as vento pro fazem um ruido medonho quando jogo, por exemplo, as vezes acho que nem precisa de todo o rpm que a placa mãe joga nelas. Minha pergunta pra vcs é sobre isso, qual seria a configuração de rotação das fans ideal no meu caso, para esse gabinete e hardware, que posso reduzir o ruído gerado?

Pessoal, eu queria melhorar o controle de rotação das minhas fans, para continuar com boa performance na ventilação, mas ao mesmo tempo reduzir o ruído, pois essas vento pro da xpg fazem um ruído chato.

Meu gabinete atual é um mancer goblin v1, nele tenho duas fans vento pro na parte frontal e uma vento pro na traseira. A quarta vento pro eu botei no AG400.

Também adicionei a thermal grizzy carbonaut no AG400, PTM7950 na rtx 2060, os dois tiveram melhoras consideráveis nas suas temperaturas.

No momento minhas fans frontais vão a 85% quando a temperatura chegar a 70°, a traseira vai até 90% de rpm quando chega na mesma temperatura. A vga não passa de 70°, na real é raro ela passar de 65°, fica entre 60~65°. Hotspot o máximo que chega é 85°, mas dificilmente chega nessa valor agora.

Só que as vento pro fazem um ruido medonho quando jogo, por exemplo, as vezes acho que nem precisa de todo o rpm que a placa mãe joga nelas. Minha pergunta pra vcs é sobre isso, qual seria a configuração de rotação das fans ideal no meu caso, para esse gabinete e hardware, que posso reduzir o ruído gerado?

Opa vi que você tem umas vento pro, ela faz um ruído no rolamento? que fans normais não fazem?
Ou a minha veio com defeito?

https://vimeo.com/manage/videos/1008833367

Última edição:
Opa vei que você tem umas vento pro, ela faz um ruído no rolamento? que fans normais não fazem?
Ou a minha veio com defeito?
100% normal, todo rolamento dual-ball tem esse ruído

Normal e existe em 100% dos fans com rolamento dual-ball, é característico do tipo de rolamento que apesar de ter excelente longevidade e confiabilidade, tem esse ruído que parece um chiado ou um ruído de estática, tanto em rpm baixo quanto alto é presente, quão perceptível vai ser aí depende da quantidade de fans, ruído ambiente, distância do fan até o ouvido etc

Tenho um XPG Vento Pro também e usei por >1 ano e o único momento que eu sequer percebia o ruído era se enfiasse a cabeça do lado do gabinete (que fica no chão) então quem deixa o gabinete em cima da mesa na altura do ouvido vai perceber isso aí com mais facilidade, aliás qualquer ruído vai ser muito mais perceptível se deixar o PC em cima da mesa

Normal e existe em 100% dos fans com rolamento dual-ball, é característico do tipo de rolamento que apesar de ter excelente longevidade e confiabilidade, tem esse ruído que parece um chiado ou um ruído de estática, tanto em rpm baixo quanto alto é presente, quão perceptível vai ser aí depende da quantidade de fans, ruído ambiente, distância do fan até o ouvido etc

Tenho um XPG Vento Pro também e usei por >1 ano e o único momento que eu sequer percebia o ruído era se enfiasse a cabeça do lado do gabinete (que fica no chão) então quem deixa o gabinete em cima da mesa na altura do ouvido vai perceber isso aí com mais facilidade, aliás qualquer ruído vai ser muito mais perceptível se deixar o PC em cima da mesa

Obrigado, não sabia que existia esse ruído, porque meu gabinete fica próximo e é bem perceptível, e se a fan tiver girando a 2240 que foi o máximo que pegou, sinto até um pouco tremer do lado do gabinete, não sei se tremer seria a palavra certa uma trepidaçãozinha....

Obrigado, não sabia que existia esse ruído, porque meu gabinete fica próximo e é bem perceptível, e se a fan tiver girando a 2240 que foi o máximo que pegou, sinto até um pouco tremer do lado do gabinete, não sei se tremer seria a palavra certa uma trepidaçãozinha....
Sobre tremer o lado do gabinete aí é estranho, acho difícil que seja o fan em si mas vai saber, talvez a interação do rpm alto com algo no gabinete ou na mesa ou tudo isso combinado que esteja vibrando algo por algum motivo mas aí só testando pra saber, aqui tanto com o XPG Vento Pro a 100% quanto o Phanteks T30 a 3k rpm (mas esse tem rolamento FDB/HDB) nunca tive vibrações, mas aqui o PC sempre fica no chão mesmo

Chegou a dar diferença nas temps comparado com o fan stock do Mugen 5?

Sobre tremer o lado do gabinete aí é estranho, acho difícil que seja o fan em si mas vai saber, talvez a interação do rpm alto com algo no gabinete ou na mesa ou tudo isso combinado que esteja vibrando algo por algum motivo mas aí só testando pra saber, aqui tanto com o XPG Vento Pro a 100% quanto o Phanteks T30 a 3k rpm (mas esse tem rolamento FDB/HDB) nunca tive vibrações, mas aqui o PC sempre fica no chão mesmo

Aqui 100% certeza é a fan, que ele só treme quando ela tá na rotação máxima, tou pensando em botar o gabinete no chão aqui também.

Esqueci de responder a outra pergunta, a maior diferença foi no pubg que antes pegava 85º, agora tá se mantendo em 81º. Meu gabinete a frente é de vidro, tou pensando em tirar o vidro e deixar só o filtro... mas quando o ar ta ligado, temperaturas ficam no máximo em 79º, e no aida não passa de 63º com o ar ligado.

Esqueci de responder a outra pergunta, a maior diferença foi no pubg que antes pegava 85º, agora tá se mantendo em 81º. Meu gabinete a frente é de vidro, tou pensando em tirar o vidro e deixar só o filtro... mas quando o ar ta ligado, temperaturas ficam no máximo em 79º, e no aida não passa de 63º com o ar ligado.
Possivelmente ajuda mas gabinete é algo que só testando na prática pra ver quanto ajuda, tirar o painel frontal quando tem intake na frente geralmente já dá uma boa ideia da diferença

Possivelmente ajuda mas gabinete é algo que só testando na prática pra ver quanto ajuda, tirar o painel frontal quando tem intake na frente geralmente já dá uma boa ideia da diferença

Outra coisa que não mencionei, estou usando a artic mx-4, vale a pena trocar a pasta térmica, ou deixa como esta?

Outra coisa que não mencionei, estou usando a artic mx-4, vale a pena trocar a pasta térmica, ou deixa como esta?
Acho que não, talvez se já estiver aplicada há muito tempo compense porque as vezes com temps altas algumas pastas mais líquidas sofrem pump-out e vai vazando pelos lados da CPU e diminuindo a quantidade/contato da pasta com o tempo, mas pra saber se é o caso só se tiver como comparar algum resultado antigo da pasta fresca vs a pasta atual "velha" no mesmo bench/jogo e mesma temp ambiente, mesma rotacao de fans e tudo que é mais complicado de se fazer, se tiver pasta sobrando dá pra testar porque é jogo rápido mas estando numa temp tranquila não esquentaria muito a cabeça de comprar pra trocar, só se tiver com essa curiosidade mesmo

Users who are viewing this thread

Voltar