Gostei dessas fan cooler master mobius, sao ótimas para radiadores, principalmente aqueles esse de watercooler custom, pois sao mais largos. Para gabinete acho exagero, é muito ruido.
Mas não precisa rodar sempre a 100% também, esses fans high-end tem excelente desempenho noise-normalized então comparando com fans meia boca eles sempre vão entregar mais airflow e pressão com menos ruído, apesar que muitos casos não faz sentido o investimento por não haver ganho significativo de temp/ruídoGostei dessas fan cooler master mobius, sao ótimas para radiadores, principalmente aqueles esse de watercooler custom, pois sao mais largos. Para gabinete acho exagero, é muito ruido.
Sua postagem foi certeira... vejo que muita gente "mistura" as coisas... acha que uma Fan que roda até 3000 RPM precisa rodar sempre nessa velocidade... acham que uma Fan que emite ruído de 38dBA em 3000 RPM é muito barulhenta... mas eles não percebem que essa Fan vai rodar na maioria das vezes naquela range entre 800 ~ 1200 RPM e com ruído sempre abaixo dos 20dBA... não basta ver o desempenho da Fan apenas em carga cheia, tem que analisar em carga baixa e carga média também e fazer uma ponderação da média dela...Mas não precisa rodar sempre a 100% também, esses fans high-end tem excelente desempenho noise-normalized então comparando com fans meia boca eles sempre vão entregar mais airflow e pressão com menos ruído, apesar que muitos casos não faz sentido o investimento por não haver ganho significativo de temp/ruído
EDIT: Exemplo da discrepância de rpm/airflow/pressão pra fans 120mm em mesmo nível de ruído
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
eu diria que eh enxugar gelo, nao tem como evitar a umidade. O que eu faria eh isolar a placa com verniz de protecaoGalera será que vale a pena investir em um desumidificador de ar pra por no quarto? Eu moro em Cidade litorânea, não moro perto da praia, nem próximo, mas a cidade tem umidade alta, e entre 2 a 3 anos anos tenho os efeitos da oxidação, já perde 2 placas de vídeos nesse sentido.
E colocar um Water Cooler melhoraria essa questão também? Sempre usei Air cooler.
Um desumidificador (ou AC) bem dimensionado resolve MUITO quanto a umidade alta mas aí precisa manter o ambiente a maior parte do tempo fechado senão volta bem rápido a umidade, saberia dizer +- a umidade aí?Galera será que vale a pena investir em um desumidificador de ar pra por no quarto? Eu moro em Cidade litorânea, não moro perto da praia, nem próximo, mas a cidade tem umidade alta, e entre 2 a 3 anos anos tenho os efeitos da oxidação, já perde 2 placas de vídeos nesse sentido.
E colocar um Water Cooler melhoraria essa questão também? Sempre usei Air cooler.
o problema dele eh a maresia que corroe tudo que eh metalico. SP (zona sul) e Ctba umidade sao parecidas eu diria e nunca tive problemas de corrosao. Realmente a garantia vai pro saco nesses casos.Um desumidificador (ou AC) bem dimensionado resolve MUITO quanto a umidade alta mas aí precisa manter o ambiente a maior parte do tempo fechado senão volta bem rápido a umidade, saberia dizer +- a umidade aí?
Aqui em Curitiba não é raro ficar na faixa de 75%~ mas nunca tive problemas com oxidação em nada, e o pico de umidade costuma ser pela manhã quando ainda tá mais frio e as vezes dá até aquela condensação nas janelas, acabei comprando um desumidificador no meu apto passado (de aluguel) por conta do banheiro que não batia muito sol e deu jeito fácil, no fim acabei usando bastante pra secar roupa também ou no quarto quando a umidade tava muito alta e ajudou bastante, mas não é um investimento tão baixo e dependendo do tempo que precisar rodar ele diariamente talvez dê uma diferença significativa na conta de luz
Sobre WC/AC não sei se tem diferença mas mesmo que oxide o dissipador imagino que não mude muita coisa quanto a eficiência de dissipação em si, pra placa de vídeo não tem muito o que fazer acho além de tentar manter a umidade baixa se possível, além desse verniz acima (não conhecia) acho que o povo recomendava passar Corrosion X em GPU, mas acho que boa parte abria a GPU pra passar e abrir a GPU invalida a garantia (menos na Galax) assim como corrosão então sei lá o que é melhor kkkk
eu diria que eh enxugar gelo, nao tem como evitar a umidade. O que eu faria eh isolar a placa com verniz de protecao
a unica maneira que me vem na cabeca seria voce blocar a GPU e colocar o radiador e fans FORA do gabinete, se for blocar aproveitaria e faria tambem na cpu, dessa forma daria ate pra vedar o gabinete e colocar algo para tirar a umidade interna.Sim, sei que é meio que adiar o inevitável mas minha ideia e fazer durar mais as peças sabe.
Hoje a umidade aqui em Salvador está 80%, e olha que tipo daqui onde eu moro pra chegar na praia é uns 25 minutos de carro, então não é perto, nem próximo, mas por exemplo quando levei minha última placa em um técnico pra ve se tinha jeito ele até perguntou se eu morava perto da praia pelo nível de oxidação que estava, essa placa de video tinha uns 2 anos e alguns meses, o efeito demora mais de aparecer para realmente chegar a danificar do que quem mora colocado na praia, mas a conta chega uma hora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
E como estou querendo montar um am5 por agora aí estou pensando em alguns meios de fazer durar mais a placa de video, porque fonte eu nunca tive problema, hd e etc também não, placa mãe só tive problema dela não ligar quando tá frio, eu preciso deixa suspenso ou ligado, se não só liga no secador, mas depois que liga não tenho nenhum problema, vi que isso podia ser um cristal que tem na placa mãe, mas depois de ligado não apresenta nenhuma falha.
Pessoal, eu queria melhorar o controle de rotação das minhas fans, para continuar com boa performance na ventilação, mas ao mesmo tempo reduzir o ruído, pois essas vento pro da xpg fazem um ruído chato.
Meu gabinete atual é um mancer goblin v1, nele tenho duas fans vento pro na parte frontal e uma vento pro na traseira. A quarta vento pro eu botei no AG400.
Também adicionei a thermal grizzy carbonaut no AG400, PTM7950 na rtx 2060, os dois tiveram melhoras consideráveis nas suas temperaturas.
No momento minhas fans frontais vão a 85% quando a temperatura chegar a 70°, a traseira vai até 90% de rpm quando chega na mesma temperatura. A vga não passa de 70°, na real é raro ela passar de 65°, fica entre 60~65°. Hotspot o máximo que chega é 85°, mas dificilmente chega nessa valor agora.
Só que as vento pro fazem um ruido medonho quando jogo, por exemplo, as vezes acho que nem precisa de todo o rpm que a placa mãe joga nelas. Minha pergunta pra vcs é sobre isso, qual seria a configuração de rotação das fans ideal no meu caso, para esse gabinete e hardware, que posso reduzir o ruído gerado?
100% normal, todo rolamento dual-ball tem esse ruídoOpa vei que você tem umas vento pro, ela faz um ruído no rolamento? que fans normais não fazem?
Ou a minha veio com defeito?
100% normal, todo rolamento dual-ball tem esse ruído
Normal e existe em 100% dos fans com rolamento dual-ball, é característico do tipo de rolamento que apesar de ter excelente longevidade e confiabilidade, tem esse ruído que parece um chiado ou um ruído de estática, tanto em rpm baixo quanto alto é presente, quão perceptível vai ser aí depende da quantidade de fans, ruído ambiente, distância do fan até o ouvido etc
Normal e existe em 100% dos fans com rolamento dual-ball, é característico do tipo de rolamento que apesar de ter excelente longevidade e confiabilidade, tem esse ruído que parece um chiado ou um ruído de estática, tanto em rpm baixo quanto alto é presente, quão perceptível vai ser aí depende da quantidade de fans, ruído ambiente, distância do fan até o ouvido etc
Tenho um XPG Vento Pro também e usei por >1 ano e o único momento que eu sequer percebia o ruído era se enfiasse a cabeça do lado do gabinete (que fica no chão) então quem deixa o gabinete em cima da mesa na altura do ouvido vai perceber isso aí com mais facilidade, aliás qualquer ruído vai ser muito mais perceptível se deixar o PC em cima da mesa
Sobre tremer o lado do gabinete aí é estranho, acho difícil que seja o fan em si mas vai saber, talvez a interação do rpm alto com algo no gabinete ou na mesa ou tudo isso combinado que esteja vibrando algo por algum motivo mas aí só testando pra saber, aqui tanto com o XPG Vento Pro a 100% quanto o Phanteks T30 a 3k rpm (mas esse tem rolamento FDB/HDB) nunca tive vibrações, mas aqui o PC sempre fica no chão mesmoObrigado, não sabia que existia esse ruído, porque meu gabinete fica próximo e é bem perceptível, e se a fan tiver girando a 2240 que foi o máximo que pegou, sinto até um pouco tremer do lado do gabinete, não sei se tremer seria a palavra certa uma trepidaçãozinha....
Sobre tremer o lado do gabinete aí é estranho, acho difícil que seja o fan em si mas vai saber, talvez a interação do rpm alto com algo no gabinete ou na mesa ou tudo isso combinado que esteja vibrando algo por algum motivo mas aí só testando pra saber, aqui tanto com o XPG Vento Pro a 100% quanto o Phanteks T30 a 3k rpm (mas esse tem rolamento FDB/HDB) nunca tive vibrações, mas aqui o PC sempre fica no chão mesmo
Chegou a dar diferença nas temps comparado com o fan stock do Mugen 5?
Sobre tremer o lado do gabinete aí é estranho, acho difícil que seja o fan em si mas vai saber, talvez a interação do rpm alto com algo no gabinete ou na mesa ou tudo isso combinado que esteja vibrando algo por algum motivo mas aí só testando pra saber, aqui tanto com o XPG Vento Pro a 100% quanto o Phanteks T30 a 3k rpm (mas esse tem rolamento FDB/HDB) nunca tive vibrações, mas aqui o PC sempre fica no chão mesmo
Chegou a dar diferença nas temps comparado com o fan stock do Mugen 5?
Possivelmente ajuda mas gabinete é algo que só testando na prática pra ver quanto ajuda, tirar o painel frontal quando tem intake na frente geralmente já dá uma boa ideia da diferençaEsqueci de responder a outra pergunta, a maior diferença foi no pubg que antes pegava 85º, agora tá se mantendo em 81º. Meu gabinete a frente é de vidro, tou pensando em tirar o vidro e deixar só o filtro... mas quando o ar ta ligado, temperaturas ficam no máximo em 79º, e no aida não passa de 63º com o ar ligado.
Possivelmente ajuda mas gabinete é algo que só testando na prática pra ver quanto ajuda, tirar o painel frontal quando tem intake na frente geralmente já dá uma boa ideia da diferença
Acho que não, talvez se já estiver aplicada há muito tempo compense porque as vezes com temps altas algumas pastas mais líquidas sofrem pump-out e vai vazando pelos lados da CPU e diminuindo a quantidade/contato da pasta com o tempo, mas pra saber se é o caso só se tiver como comparar algum resultado antigo da pasta fresca vs a pasta atual "velha" no mesmo bench/jogo e mesma temp ambiente, mesma rotacao de fans e tudo que é mais complicado de se fazer, se tiver pasta sobrando dá pra testar porque é jogo rápido mas estando numa temp tranquila não esquentaria muito a cabeça de comprar pra trocar, só se tiver com essa curiosidade mesmoOutra coisa que não mencionei, estou usando a artic mx-4, vale a pena trocar a pasta térmica, ou deixa como esta?