Deixando aqui o meu relato com os
Arctic P12 Max brancos que encomendei no Ali, e que chegaram hoje. Aproveitei a montagem deles pra dar uma melhorada na organização dos cabos dentro do
AP201.
Os fans são muito bonitos e bem construídos, e já surtiram o efeito desejado operando bem abaixo da velocidade máxima de
3300 rpm deles.
A organização dos fans no gabinete ficou assim:
- Parte inferior: 2 Arctic P12 Max no modo intake, controlados pela temperatura da GPU
- Parte traseira: 1 Arctic P12 Max no modo intake, controlado pela temperatura da CPU
- Parte superior: 3 Corsair LL120 no modo exhaust, controlados pela temperatura da GPU
Eu controlo a rotação das ventoinhas usando o app
FanControl, e tenho um perfil que prioriza o máximo de silêncio possível. Em modo idle, ficam todas a
0 rpm, começando a operar quando a temperatura do componente de controle ultrapassa os
50 °C e atingindo o máximo de rotação de
1200 rpm quando a temperatura chega a
65 °C.
Usando essas configurações, rodei os 20 loops do stress test
Speed Way contido no
3DMark, e as temperaturas e rotações ficaram como na imagem abaixo, no caso da VGA, ligeiramente melhores do que elas ficavam no
Lancool 216:
Os ícones das ventoinhas ali embaixo na imagem são, respectivamente: VGA, CPU, Inferiores, Traseiro, Superiores.
Tenho um outro perfil mais focado em performance, onde as fans operam de
1000 rpm a
1600 rpm (limite de ruído que considero tolerável), e nesse tudo fica bem geladinho em idle e com um nível de ruído que considero bom.
Tanto em termos de estética, quanto de performance/ruído, recomendo demais esses
Arctic!