[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Como estou voltando com AC, peguei o Ag620 digital e com isso peguei um trio de fan da deepcool tbm, vou usar no meu gabinete corsair 4000d air flow;

DEEPCOOL GAMER STORM CF120 PLUS 3X120MM A-RGB,​

02.jpg

Bom dia. Pessoal, estou esperando me entregarem o mancer goblin, mas estava vendo alguns vídeos sobre o fluxo de ar nele, dizem ser muito bom, vide a frontal dele ser toda em mesh.

Também adquiri um ag400, com isso estava pensando em algo e queria saber a opinião de vcs: iria adicionar duas fans na frontal e uma na traseira apenas, a parte superior não vejo necessidade.

As três fans são xpg vento pro, ainda tem uma 4°, mas esse iria adicionar no ag400, assim ficando tudo fan de um tipo apenas. Vcs acham que fica um bom fluxo assim? Estou até cogitando deixar a placa mãe gerenciar elas, pois na configuração padrão da bios, todas as portas sysfan são em modo DC. Nesse modo, noto que as fans ficam uma boa parte ociosas, chegam a parar de girar seo sensor nota que a temperatura está ok. Usar modo dc nas fans nesse gabinete é uma boa ideia?

Compre 3 fans PWM com bom CFM ex. as PCYes Sangue Frio 3 - R$ 35,00 "frufru'less" - R$ 50,00 com LED ARGB.

Coloque duas frente do Goblin como admissão e uma na traseira como exaustão, use a fan que veio no gabinete no topo, perto do fundo, como exaustão, vai ajudar o VRM.

Usando Air Cooler não deve é colocar fan no topo na frente da placa mãe, pois só vai roubar ar fresco que entra pela frente antes que chegue no air cooler.

Compre 3 fans PWM com bom CFM ex. as PCYes Sangue Frio 3 - R$ 35,00 "frufru'less" - R$ 50,00 com LED ARGB.

Coloque duas frente do Goblin como admissão e uma na traseira como exaustão, use a fan que veio no gabinete no topo, perto do fundo, como exaustão, vai ajudar o VRM.

Usando Air Cooler não deve é colocar fan no topo na frente da placa mãe, pois só vai roubar ar fresco que entra pela frente antes que chegue no air cooler.
Troquei meu gadit x pelo goblin, fiz a mesma configuração de fans. No meu caso tenho 4 fans xpg vento pro, botei duas na frente, uma na traseira e a que sobrou, eu adicionei no ac, comprei um ag400, troquei a fan dele pela vento pro.

Também limitei as rotações das frontais, elas só vão até 85% do rpm quando bate 70º, a traseira em 90% também a 70º. Com essa configuração tive um ganho excelente nas temperaturas e de quebra, o pc ficou bastante silencioso. Adorei o fluxo de ar desse gabinete, realmente, adicionar fan na parte superior com ac é desperdício, mesmo no gadit x adicionar fan na superior só aumentava as temperaturas em torno do vrm.

Noctua mostra novos coolers e ventiladores na Computex 2024.

Noctua também trouxe vários coolers e ventoinhas de ar para CPU para a feira Computex 2024, incluindo o novo NH-D15 G2, o NF-A14x25 G2, bem como a próxima geração de torre dupla de 120 mm. Cooler para CPU e ventoinha de 120 mm de última geração.

O novo NH-D15 G2 é a versão atualizada do popular NH-D15, que agora recebe novas pilhas de aletas com passo de aleta reduzido, deixando-o com 20% mais área de superfície, 8 heatpipes (em vez de 6 no NH-D15) , novos ventiladores com maior desempenho e otimização acústica, além de design offset para melhor folga PCI. Ele usará o sistema de montagem SecuFirm2 + baseado em Torx da Noctua com opção de deslocamento para AM5, bem como virá com pasta térmica NT-H2, protetor de pasta térmica NA-TPG1 para AM5 e arruelas de calço NA-ISW1 para melhor contato em soquetes LGA1700. A Noctua lançará três versões diferentes, a versão padrão com convexidade de base média, além de duas novas versões LBC e HBC, com base baixa e convexidade de base alta. O novo NH-D15 G2 deverá ser lançado ainda este mês.

LP9i1kz.jpeg

HMc5IaG.jpeg

A Noctua também apresentou as novas ventoinhas NF-A14x25 G2, que estarão disponíveis nas versões moldura redonda, moldura quadrada e chromax.black, todas com rolamento SS02 comprovado e design de moldura Advanced Acoustic Optimization (AAO). Ele usa o novo impulsor de curvatura progressiva feito de polímero de cristal líquido Sterrox, proporcionando uma área de pá de eficiência muito maior. Ele também usa cubo de turbulência centrífuga para melhor fixação de fluxo e distribuição de fluido através do impulsor, e possui winglets que devem reduzir ainda mais os vórtices e aumentar a eficiência. A Noctua também reduziu a folga da ponta para 0,7 mm, o que proporciona melhor desempenho em dissipadores de calor e radiadores. A Noctua espera que a versão padrão com moldura redonda seja lançada ainda este mês, enquanto a versão com moldura quadrada será lançada em setembro e a versão chromax.black será lançada no início do próximo ano.

Além desses dois, a Noctua apresentou dois novos produtos futuros, a ventoinha de 120 mm de última geração, que melhorará o desempenho da popular NF-A12x25 e usará o mesmo design e conjunto de recursos da próxima ventoinha NF-A14x25 G2. A Noctua pretende reduzir ainda mais a folga da ponta para 0,5 mm e usar um motor etaPERF totalmente novo com Smooth Commutation Drive 2 para excelente suavidade de funcionamento e SupraTorque para margem de torque adicional. O novo ventilador deve ser lançado no início do próximo ano, segundo a Noctua. A Noctua também apresentou o cooler para CPU de torre dupla de 120 mm da próxima geração, que será lançado no segundo trimestre do próximo ano. O novo cooler do processador visa oferecer o mesmo nível de desempenho do NH-D15, mas em um formato de 120 mm. Ele incluirá 8 heatpipes e usará as ventoinhas de 120 mm de última geração apresentadas.

qy2zxuG.jpeg

4Ds4wY5.jpeg

83fxFEr.jpeg

Thermaltake revela os ventiladores TH V2 Ultra EX ARGB Sync AIO e CT EX ARGB Sync em novas cores.

A Thermaltake, conhecida por suas soluções premium de hardware para PC e comemorando seu 25º aniversário, apresenta na Computex 2024 o TH V2 Ultra EX ARGB Sync Snow AIO, junto com os ventiladores CT EX ARGB Sync e CT EX Reverse ARGB Sync. Essas soluções de resfriamento estão disponíveis em uma variedade de cores: preto, branco, azul hortênsia e verde matcha. De AIOs a ventiladores de lâmina padrão e ventiladores de lâmina reversa, a Thermaltake aprimora cada produto com conexões magnéticas rápidas, proporcionando excelente gerenciamento de cabos adaptado a diferentes preferências.

O TH V2 Ultra EX ARGB Sync é um cooler AIO econômico com a 2ª iteração do Magnetic Force Design (MagForce 2.0) e um LCD altamente personalizável. Esta série inclui modelos equipados com radiadores de 240 mm a 420 mm e ventoinhas totalmente modulares CT EX ARGB Sync de 120 mm / 140 mm. Ambos estão disponíveis nas edições Black e Snow.

MH9aAbU.jpeg

DQECIuG.jpeg

9HdpnbQ.jpeg

bzO0DKr.jpeg

A série CT EX ARGB Sync oferece modelos de 120 mm e 140 mm disponíveis em preto, branco, verde Matcha e azul hortênsia. Esses ventiladores são projetados para fornecer soluções econômicas de conexão magnética, garantindo melhor gerenciamento de cabos. A série CT EX Reverse ARGB Sync apresenta ventoinhas de lâminas invertidas, permitindo que os entusiastas de PC mantenham a direção ideal do fluxo de ar sem comprometer a estética. Essas ventoinhas estão disponíveis nos mesmos tamanhos (120 mm e 140 mm) e opções de cores da série CT EX ARGB Sync com pás padrão.

Indicação de uns fan baratos e silenciosos? NÃO precisa ter rgb.

Boa tarde, vale a pena colocar o gabinete para cima em vez de ficar no chão? Pensei em instalar uma estante pra colocar o gabinete, muda muita coisa ou o problema fica somente com a peira?

Boa tarde, vale a pena colocar o gabinete para cima em vez de ficar no chão? Pensei em instalar uma estante pra colocar o gabinete, muda muita coisa ou o problema fica somente com a peira?
No meu caso, não vou colocar um gabinete feito em vidro no chão, pois a chance de dar merda é real. Vou acabar chutando o danado e estilhaçando tudo!

Menos poeira mas provavelmente mais ruído já que o gabinete deve ficar mais próximo e na altura do ouvido

Hoje dois montech air metal morreram praticamente juntos, tavam no chão do gabinete e a hélice começou a soltar fazendo um barulho infernal com a turbulência.

Ainda tenho outros montados na lateral e traseira que tão firmes e fortes (foram todos instalados juntos).
Vou é ficar sem fans no chão do gabinete por um tempo, nem tava fazendo grande coisa mesmo já que o projeto da gpu já é bem eficiente na refrigeração.

CORSAIR lança ventiladores PWM Daisy-Chain de alto desempenho da série RS

A Corsair anunciou hoje o lançamento da nova série RS de ventoinhas de resfriamento, ostentando resfriamento impressionante e acessível com conexões simples em cadeia para uma configuração sem complicações. Incorporando os últimos avanços em tecnologia de ventoinhas, as ventoinhas da série RS são ideais para montadores de PC que buscam resfriamento PWM preciso sem a necessidade de controladores adicionais. Disponível como uma versão ARGB com iluminação endereçável atraente e uma versão não RGB, há uma ventoinha da série RS para qualquer tipo de construção.

As ventoinhas RS simplificam o gerenciamento de cabos dentro da sua construção quando você conecta uma ventoinha à outra em cadeia, todas conectadas à sua placa-mãe usando um único conector PWM de 4 pinos. As ventoinhas RS ARGB adicionam iluminação dinâmica à sua construção sem complexidade desnecessária, utilizando um cabeçalho ARGB de +5 V. Essa abordagem simplificada torna a instalação muito fácil, colocando o controle das velocidades das ventoinhas e da iluminação na ponta dos seus dedos por meio da sua placa-mãe.

VkFCxQU.jpeg

flMTmRN.jpeg

XWdMw4b.jpeg

wNpLPHw.jpeg

qCEwNwG.jpeg

Durante condições de baixa carga, o suporte ao Modo Zero RPM elimina o ruído do ventilador, impedindo que os ventiladores girem quando não são necessários. A Série RS incorpora a Tecnologia Corsair AirGuide, o recurso comprovado no mercado em ventiladores Corsair modernos que ajuda a direcionar o fluxo de ar precisamente para onde é necessário com palhetas antivórtice. Além disso, o renomado rolamento Corsair Magnetic Dome minimiza o ruído e o atrito, garantindo uma vida útil mais longa para os ventiladores, resultando em um ventilador completo com valor excepcional.

Disponível em sua escolha de preto ou branco e tamanhos de 120 mm ou 140 mm, a Série RS de ventiladores oferece uma solução versátil para atender às necessidades de qualquer construção. Seja você um construtor experiente ou um novato no mundo dos PCs DIY, os ventiladores RS e RS ARGB oferecem excelente desempenho de resfriamento com facilidade - é simples assim.

Disponibilidade e Preço
Os ventiladores RS e RS ARGB estão disponíveis agora em tamanhos de 120 mm e 140 mm, em pacotes de ventilador único e múltiplo, na loja virtual da Corsair e na rede mundial de revendedores e distribuidores autorizados da Corsair. Os ventiladores

RS e RS ARGB têm garantia de dois anos, juntamente com a rede mundial de atendimento ao cliente e suporte técnico da Corsair.

Fonte: Corsair

Peguei a Lian Li Uni Fan P28, 120mm, Branco, UF-P28120-1W. A fan realmente tem um bom fluxo de ar, e boa pressão, mas ao custo de uma quantidade alta de ruído, ao contrário do que é apontado em alguns reviews. Em condições normais de utilização, ou seja, em velocidade que não produz ruído, a fan acaba apresentando um pouco mais de rotação que as demais e consequentemente um fluxo maior de ar.

O que eu achei bem chato é que quando liga o PC essa fan vai na velocidade máxima por uns 5 segundos, e nesse modo ela produz bastante ruído. Creio que deve ser configuração da placa mãe, pois está ligado no PWM que seria pra bomba do water cooler.

Tenho também as cooler master Mobius (1) e SickleFlow (3).

Peguei a Lian Li Uni Fan P28, 120mm, Branco, UF-P28120-1W. A fan realmente tem um bom fluxo de ar, e boa pressão, mas ao custo de uma quantidade alta de ruído, ao contrário do que é apontado em alguns reviews. Em condições normais de utilização, ou seja, em velocidade que não produz ruído, a fan acaba apresentando um pouco mais de rotação que as demais e consequentemente um fluxo maior de ar.

O que eu achei bem chato é que quando liga o PC essa fan vai na velocidade máxima por uns 5 segundos, e nesse modo ela produz bastante ruído. Creio que deve ser configuração da placa mãe, pois está ligado no PWM que seria pra bomba do water cooler.

Tenho também as cooler master Mobius (1) e SickleFlow (3).
O ruído alto é com quantas rpm? E quantos fans botou no total? Se for em rotação alta não tem como fugir independente do fan mesmo, e no final se com ruído-normalizado o cfm/pressão é maior que concorrentes é o que importa, apesar de que usuário final não tem como medir muito bem ruído e geralmente comparam 1500rpm vs fan X vs 1500rpm de fan Y, sendo que as vezes fan X em 1200rpm já é melhor que fan Y em 1500rpm, apesar que o Mobius é muito bom também e o Sickleflow não faz feio

O ruído alto é com quantas rpm? E quantos fans botou no total? Se for em rotação alta não tem como fugir independente do fan mesmo, e no final se com ruído-normalizado o cfm/pressão é maior que concorrentes é o que importa, apesar de que usuário final não tem como medir muito bem ruído e geralmente comparam 1500rpm vs fan X vs 1500rpm de fan Y, sendo que as vezes fan X em 1200rpm já é melhor que fan Y em 1500rpm, apesar que o Mobius é muito bom também e o Sickleflow não faz feio
Essa fan começa ser perceptível em termos acústicos, no caso do meu gabinete, a partir de 950 RPM. O ruído é bem tolerável até em torno de 1200 RPM, e a partir desse ponto começa a incomodar, sendo que o limite de tolerância é em torno de 1500 RPM, não dando pra usar acima disso. A 100% não é usável, fica parecendo uma turbina de avião.

Essa análise considera que as demais fans estão com rotação inaudível, apenas com a Lian Li sofrendo alteração de rotação.

Tenho uma só da Lian Li, 3 Sickeflow, e 1 Mobius, no mesmo gabinete.

A Sickeflow, mesmo no máximo, não produz tanto ruído. A Mobius produz um pouco mais, e também mais movimentação de ar.

No uso normal do PC estão toda inaudíveis, e a temperatura está ótima como seria de se esperar. Jogando, a curva de fan faz a rotação aumentar um pouco, e após alguns minutos as fans produzem algum ruído, mas tanto a placa de vídeo como o processador ficam em temperatura adequada. Acho que posso até baixar um pouco as rotações, ao menos nessa época de inverno. Único ponto que preocupa, por isso devo comprar mais uma fan, é que um dos SSD, o que fica mais acima da placa de vídeo, está esquentando um pouco em jogos. Enquanto a temperatura noval dele é em torno de 40~42 graus, vai a 50~52. Não está ruim, mas acho que é possível melhorar nesse ponto.

ARCTIC lança ventilador PST P8 Slim PWM de baixo perfil

A versátil linha de ventoinhas da ARCTIC foi projetada para oferecer a solução certa para cada aplicação. Quando milímetros contam, o novo P8 Slim PWM PST oferece resfriamento compacto em um formato ultrafino. Com uma altura de apenas 15 mm, o P8 Slim PWM PST se encaixa até mesmo nas montagens de PC mais apertadas. Comparado aos modelos padrão de 25 mm, ele permite uma instalação com economia de espaço e é ideal para gabinetes pequenos e toda a linha de dispositivos Small Form Factor (SFF).

Apesar de suas pequenas dimensões, o P8 Slim PWM PST fornece um fluxo de ar potente e alta pressão estática com um máximo de 3000 rpm. O controle PWM garante uma operação silenciosa, mantendo o desempenho de resfriamento ideal. Uma conexão adicional permite que mais ventoinhas sejam conectadas para um desempenho coordenado.

vwN4lMs.jpeg

EnKi3O1.jpeg

i5i0D8R.jpeg

Rk6TF26.jpeg

Com a nova variante de 80 mm, a ARCTIC está expandindo sua série de ventoinhas de gabinete fino, que já inclui os modelos P12 Slim PWM PST e P14 Slim PWM PST.

Características
  • Extra fino — 15 mm
  • Otimizado para alta pressão estática
  • Rolamento dinâmico de fluido de alta qualidade
  • Modo 0dB — Zero rpm
  • 300 a 3000 rpm controlado via PWM PST
Disponibilidade
O novo P8 Slim PWM PST já está disponível na loja virtual da ARCTIC , Amazon e eBay a partir de € 7,99 (preço sugerido de € 9,99).

Essa fan começa ser perceptível em termos acústicos, no caso do meu gabinete, a partir de 950 RPM. O ruído é bem tolerável até em torno de 1200 RPM, e a partir desse ponto começa a incomodar, sendo que o limite de tolerância é em torno de 1500 RPM, não dando pra usar acima disso. A 100% não é usável, fica parecendo uma turbina de avião.

Essa análise considera que as demais fans estão com rotação inaudível, apenas com a Lian Li sofrendo alteração de rotação.

A Sickeflow, mesmo no máximo, não produz tanto ruído. A Mobius produz um pouco mais, e também mais movimentação de ar.

No uso normal do PC estão toda inaudíveis, e a temperatura está ótima como seria de se esperar. Jogando, a curva de fan faz a rotação aumentar um pouco, e após alguns minutos as fans produzem algum ruído, mas tanto a placa de vídeo como o processador ficam em temperatura adequada. Acho que posso até baixar um pouco as rotações, ao menos nessa época de inverno. Único ponto que preocupa, por isso devo comprar mais uma fan, é que um dos SSD, o que fica mais acima da placa de vídeo, está esquentando um pouco em jogos. Enquanto a temperatura noval dele é em torno de 40~42 graus, vai a 50~52. Não está ruim, mas acho que é possível melhorar nesse ponto.
É uma Fan de alto desempenho para entusiastas... a falha da Lian Li é vender livremente nesse caso kkkk...
Quando a propaganda e os reviews dizem que ela é silenciosa, analise dois aspectos: O primeiro é a subjetividade, pois o que é silencioso pra um é barulhento para outro e não existe regra quanto a isso... o segundo aspecto é quanto ao "range", pois ela, mesmo sendo barulhenta, pode ser considerada a mais silenciosa NAQUELA FAIXA DE OPERAÇÃO.
Pelo que pude acompanhar, essas P28 estão entre as melhores do mundo em desempenho e esse é o foco delas. Compre elas se vc precisar usar a bixa na velocidade de cruzeiro... se for pra capar ela, então compre outras mais fracas que serão mais silenciosas.

Realmente parece barulhento se 1200rpm já começa a incomodar apesar de ruído ser relativo, quem usa gabinete em cima da mesa na altura dos ouvidos costuma perceber bem mais isso, no thread do XPG Vento Pro teve user falando que o limite da usabilidade é coisa de 75%~ que daria 1600rpm, já eu (meu gabinete fica no chão) consigo rodar em 100% na faixa de 2300rpm e mal percebo a maior parte do tempo, é perceptível se estiver no silêncio de noite/madrugada mas é um barulho bem agradável que não me incomoda, e sempre estou ou com as caixas de som ou com headphone e aí que não dá pra ouvir nada mesmo kkkkk, o Phanteks T30 também já testei uma época e até papo de 2500rpm pra mim era bem tolerável e 2000rpm sendo quase imperceptível

E 50-52c pro SSD acho uma temp excelente se for +- o máximo que ele costuma chegar, bem abaixo do limite pra throttling da controladora e as NANDs é até preferível que fiquem um pouco mais quentes, apesar de não saber a temperatura exata recomendada

É uma Fan de alto desempenho para entusiastas... a falha da Lian Li é vender livremente nesse caso kkkk...
Quando a propaganda e os reviews dizem que ela é silenciosa, analise dois aspectos: O primeiro é a subjetividade, pois o que é silencioso pra um é barulhento para outro e não existe regra quanto a isso... o segundo aspecto é quanto ao "range", pois ela, mesmo sendo barulhenta, pode ser considerada a mais silenciosa NAQUELA FAIXA DE OPERAÇÃO.
Pelo que pude acompanhar, essas P28 estão entre as melhores do mundo em desempenho e esse é o foco delas. Compre elas se vc precisar usar a bixa na velocidade de cruzeiro... se for pra capar ela, então compre outras mais fracas que serão mais silenciosas.
Na "velocidade de cruzeiro" não dá pra usar essa fan não, é muito ruído mesmo sendo uma só. Em rotação "normal", ou seja, com pouco ou nenhum ruído, ela parece empurrar um pouco mais de ar do que as demais, mas acredito que a diferença não seja muito não, embora tenha uma série de variáveis envolvidas e só testes mais profundos pode dar uma conclusão segura. A minha está instalada agora na frente do gabinete, em uma posição que não é tão fácil para o ar entrar por ficar muito próxima à tampa (placa de vídeo impede instalar em outra posição). Creio que está mais sensível no meu setup é a fan que fica encima. Está uma Sickeflow agora, e devido àquela telinha que vai encima não passa muito ar por ali. Depois vou colocar a Lian Li nessa posição, e ver se ela consegue chupar mais do que a Sickeflow.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Realmente parece barulhento se 1200rpm já começa a incomodar apesar de ruído ser relativo, quem usa gabinete em cima da mesa na altura dos ouvidos costuma perceber bem mais isso, no thread do XPG Vento Pro teve user falando que o limite da usabilidade é coisa de 75%~ que daria 1600rpm, já eu (meu gabinete fica no chão) consigo rodar em 100% na faixa de 2300rpm e mal percebo a maior parte do tempo, é perceptível se estiver no silêncio de noite/madrugada mas é um barulho bem agradável que não me incomoda, e sempre estou ou com as caixas de som ou com headphone e aí que não dá pra ouvir nada mesmo kkkkk, o Phanteks T30 também já testei uma época e até papo de 2500rpm pra mim era bem tolerável e 2000rpm sendo quase imperceptível

E 50-52c pro SSD acho uma temp excelente se for +- o máximo que ele costuma chegar, bem abaixo do limite pra throttling da controladora e as NANDs é até preferível que fiquem um pouco mais quentes, apesar de não saber a temperatura exata recomendada
O ideal é sempre a menor temperatura possível, pois embora o componente possa funcionar normalmente em temperatura mais alta, pode não aguentar 10 anos de uso.

O ideal é sempre a menor temperatura possível, pois embora o componente possa funcionar normalmente em temperatura mais alta, pode não aguentar 10 anos de uso.
Concordo, mas na prática não sei o quanto vai afetar na longevidade reduzir mais 5 ou 10c, e ainda continua passível de outros possíveis defeitos ou puro azar também, digo que pra controladora o ideal é rodar frio, porém pras NANDs pelo menos em operação o ideal é que rodem mais quentes mesmo, tanto que alguns lugares recomendavam tentar não esfriar as NAND, apenas a controladora mesmo, mas aí fica meio complicado e até hoje não vi ninguém dar a faixa de temp ideal kkkkk, mas entraria no ponto de que: será que vale a pena refrigerar ao máximo o SSD como um todo pra tentar aumentar a vida da controladora sendo que possivelmente está reduzindo o tempo de vida de outro componente?

EDIT: Aqui comentava um pouco sobre. Parece ser mais um problema no caso de estar fazendo escritas, mas ainda fica a pulga atrás da orelha de não saber qual o impacto final na prática, porque ali no exemplo foi citado que rodando a 25c ao invés de 40c, o tempo de retenção dos dados caiu pela metade, e teve até uma recomendação de deixar o thermalpad em contato apenas com a controladora do SSD
5tyeG0l.png

GGH27cu.png

o2wZJtz.png

Concordo, mas na prática não sei o quanto vai afetar na longevidade reduzir mais 5 ou 10c, e ainda continua passível de outros possíveis defeitos ou puro azar também, digo que pra controladora o ideal é rodar frio, porém pras NANDs pelo menos em operação o ideal é que rodem mais quentes mesmo, tanto que alguns lugares recomendavam tentar não esfriar as NAND, apenas a controladora mesmo, mas aí fica meio complicado e até hoje não vi ninguém dar a faixa de temp ideal kkkkk, mas entraria no ponto de que: será que vale a pena refrigerar ao máximo o SSD como um todo pra tentar aumentar a vida da controladora sendo que possivelmente está reduzindo o tempo de vida de outro componente?

EDIT: Aqui comentava um pouco sobre. Parece ser mais um problema no caso de estar fazendo escritas, mas ainda fica a pulga atrás da orelha de não saber qual o impacto final na prática, porque ali no exemplo foi citado que rodando a 25c ao invés de 40c, o tempo de retenção dos dados caiu pela metade, e teve até uma recomendação de deixar o thermalpad em contato apenas com a controladora do SSD
5tyeG0l.png

GGH27cu.png

o2wZJtz.png
Acho que o tema é bem controverso, e provavelmente não deve ter uma resposta única, já que são muitos os tipos de controladora e outros componentes, firmware, etc. A meu ver, se o componente trabalha a 40 graus, por exemplo, e durante um uso intensivo de outro componente (processador, placa de vídeo) ele sobe a temperatura por estar recebendo calor gerado internamente, é o caso de tentar resfriar e fazer trabalhar no que seria a temperatura "normal" caso não houvesse nenhuma fonte artificial de calor dentro do gabinete. Agora, se fora resfriar pra abaixo do que seria "normal", aí concordo que pode dar brecha pra algum problema, pois a temperatura de operação estaria sendo alterada artificialmente para baixo.

Deixando aqui o meu relato com os Arctic P12 Max brancos que encomendei no Ali, e que chegaram hoje. Aproveitei a montagem deles pra dar uma melhorada na organização dos cabos dentro do AP201.

IMG-3608.jpg

Os fans são muito bonitos e bem construídos, e já surtiram o efeito desejado operando bem abaixo da velocidade máxima de 3300 rpm deles.

A organização dos fans no gabinete ficou assim:

IMG-3606.jpg

• Parte inferior: 2 Arctic P12 Max no modo intake, controlados pela temperatura da GPU
  • Parte traseira: 1 Arctic P12 Max no modo intake, controlado pela temperatura da CPU
  • Parte superior: 3 Corsair LL120 no modo exhaust, controlados pela temperatura da GPU
Eu controlo a rotação das ventoinhas usando o app FanControl, e tenho um perfil que prioriza o máximo de silêncio possível. Em modo idle, ficam todas a 0 rpm, começando a operar quando a temperatura do componente de controle ultrapassa os 50 °C e atingindo o máximo de rotação de 1200 rpm quando a temperatura chega a 65 °C.

Usando essas configurações, rodei os 20 loops do stress test Speed Way contido no 3DMark, e as temperaturas e rotações ficaram como na imagem abaixo, no caso da VGA, ligeiramente melhores do que elas ficavam no Lancool 216:

IMG-3604.jpg

Os ícones das ventoinhas ali embaixo na imagem são, respectivamente: VGA, CPU, Inferiores, Traseiro, Superiores.

Tenho um outro perfil mais focado em performance, onde as fans operam de 1000 rpm a 1600 rpm (limite de ruído que considero tolerável), e nesse tudo fica bem geladinho em idle e com um nível de ruído que considero bom.

Tanto em termos de estética, quanto de performance/ruído, recomendo demais esses Arctic!

Deixando aqui o meu relato com os Arctic P12 Max brancos que encomendei no Ali, e que chegaram hoje. Aproveitei a montagem deles pra dar uma melhorada na organização dos cabos dentro do AP201.

IMG-3608.jpg

Os fans são muito bonitos e bem construídos, e já surtiram o efeito desejado operando bem abaixo da velocidade máxima de 3300 rpm deles.

A organização dos fans no gabinete ficou assim:

IMG-3606.jpg

• Parte inferior: 2 Arctic P12 Max no modo intake, controlados pela temperatura da GPU
  • Parte traseira: 1 Arctic P12 Max no modo intake, controlado pela temperatura da CPU
  • Parte superior: 3 Corsair LL120 no modo exhaust, controlados pela temperatura da GPU
Eu controlo a rotação das ventoinhas usando o app FanControl, e tenho um perfil que prioriza o máximo de silêncio possível. Em modo idle, ficam todas a 0 rpm, começando a operar quando a temperatura do componente de controle ultrapassa os 50 °C e atingindo o máximo de rotação de 1200 rpm quando a temperatura chega a 65 °C.

Usando essas configurações, rodei os 20 loops do stress test Speed Way contido no 3DMark, e as temperaturas e rotações ficaram como na imagem abaixo, no caso da VGA, ligeiramente melhores do que elas ficavam no Lancool 216:

IMG-3604.jpg

Os ícones das ventoinhas ali embaixo na imagem são, respectivamente: VGA, CPU, Inferiores, Traseiro, Superiores.

Tenho um outro perfil mais focado em performance, onde as fans operam de 1000 rpm a 1600 rpm (limite de ruído que considero tolerável), e nesse tudo fica bem geladinho em idle e com um nível de ruído que considero bom.

Tanto em termos de estética, quanto de performance/ruído, recomendo demais esses Arctic!
Bom dia. Você poderia postar o link do vendedor que vc fez a compra? Achei elas lindas, vai combinar perfeitamente com meu mancer goblin, que também é branco. Nele só vou usar 3 fans, duas frontais e uma traseira, pois nesse gabinete, essa combinação é excelente.

Antec amplia sua linha de ventiladores de resfriamento com novos modelos.

A Antec Inc., fornecedora líder de componentes e acessórios de computador de alto desempenho para jogos casuais e de ponta, tem o prazer de anunciar as últimas adições à sua renomada linha de ventiladores de resfriamento:

Ventiladores Tranquil PWM: Oferecendo uma solução de resfriamento acessível que compromete o fluxo de ar potente com baixo ruído. Disponível como ventiladores individuais ou pacotes de 3 com opções de 120 mm e 140 mm, todos com ou sem iluminação ARGB. MSRP a partir de € 11,99 / £ 9,99 ventilador individual e € 29,99 / £ 24,99 para o pacote de 3.

LgGOtsL.jpeg

atxvcg3.jpeg

nH9GcXl.jpeg

S8Qw1K6.jpeg

Ventoinha Neo Prizm T3 PWM: Oferecendo a você excelentes anéis de iluminação dupla ao redor da borda da lâmina da ventoinha para oferecer efeitos de luz ousados para seus PCs de jogos. Também disponível em versões de 120 mm e 140 mm com ventoinha única e opções de varejo de 3 unidades. MSRP a partir de € 11,99 / £ 9,99 ventoinha única e € 42,99 / £ 32,99 para o pacote de 3.

Ventoinhas P12R PWM ARGB: Essas ventoinhas fornecem um ótimo design de lâmina reversa para puxar o ar para dentro do gabinete do seu PC, ideal para os novos gabinetes estilo aquário com ventoinhas montadas na parte inferior e lateral, também adequadas para gabinetes padrão que têm suporte para ventoinhas na parte superior das proteções de PSU voltadas para a parte inferior. Elas apresentam design de relâmpago ARGB de lâmina completa. Disponível nas versões preta ou branca. MSRP é € 7,99 / £ 6,99.

Nova PWM Fans: Essas ventoinhas PWM trifásicas de 120 mm oferecem o melhor do melhor em desempenho de resfriamento, com velocidades de até 3200 RPM, elas podem produzir resultados impressionantes de fluxo de ar e pressão de ar. O hub controlador incluído permite que você ajuste a faixa de velocidade em 3 predefinições de velocidade distintas para permitir que você aperfeiçoe o equilíbrio entre desempenho de resfriamento e níveis de ruído. Disponível na versão preta ou branca. MSRP a partir de € 27,99 / £ 23,99 ventoinha única e € 59,99 / £ 49,99 para o pacote de 3.

Fonte: Antec

Users who are viewing this thread

Voltar