[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

galera, toda vez que ligo meu pc, as fans começam a rodar em rotação máxima fazendo um barulho absurdo, e só após alguns minutos com ele ligado voltam ao normal. alguém sabe resolver isso?

O meu faz isso também, a minha bios ta quase default as configurações das Fan, acho que é alguma coisa ali que tem que mudar
 
Quase pronta.

Tentei dar uma organizada nos cabos, ficou +/- assim.

O cooler noctua do processador ainda nao montei porque não chegou
Não chegou tambem o SSD M2 que vai ficar entre a placa de vídeo e o processador, não vou fazer overclock, mas estou preocupado com a temperatura.

img2020-08-27.jpg
 
Última edição:
Boa noite.

Alguém poderia por favor me recomendar ventoinhas RGB naquele estilo Ring? Eu tenho procurado umas, mas todas que tenho encontrado além de serem caríssimas, têm uma aparência feia com os leds marcando o difusor. Queria ventoinhas cujos LEDs não marcassem. Eu não tenho controladora e minha placa mãe é uma Asus h310m tuf gaming, que tem o tal do aura sync, caso valha de alguma coisa. Obrigado.
 
Quase pronta.

Tentei dar uma organizada nos cabos, ficou +/- assim.

O cooler noctua do processador ainda nao montei porque não chegou
Não chegou tambem o SSD M2 que vai ficar entre a placa de vídeo e o processador, não vou fazer overclock, mas estou preocupado com a temperatura.

img2020-08-27.jpg

Montei a maquina e fui usar, CPU, GPU e fan do chassi muito silenciosas, mas a FAN da fonte, parece uma air fryer.

Por sorte achei um cooler noctua não muito parecido com o que usei no chassis, mas não pwm (pwm usa 4 fios, o não pwm usa 3 fios) no mercado livre, do tamanho do cooler da fonte, com características bem parecidas, inclusive falei com o fabricante da fonte, ele ele falou que posso trocar que vai ficar bom, só vou precisar isolar o fio amarelo.

Assim que chegar, posto mais fotos
 
Boa tarde galera, sei que vcs vão achar uma pergunta besta, mas eu gostaria de saber se o header de chassi fan, sys fan da placa mãe é 12v.
 
Boa tarde galera, sei que vcs vão achar uma pergunta besta, mas eu gostaria de saber se o header de chassi fan, sys fan da placa mãe é 12v.
Sim, 12v - 1A - 12w.
 
Galera queria uma dica sobre as Fans, meu gabinete é um Phanteks Enthoo Pro 2 , o gabinete é enorme, eu uso 10x Fans da Arctic (modelo P12 PWM PST) de 120mm nele, 4 frontais, 3 superiores, 1 atrás e 2 embaixo.
Assisti alguns videos sobre e é recomendado fazer um balanceamento entre a velocidade / fluxo de cada posição de ventoinha para obter um fluxo positivo ou negativo ou neutro, cada um tem suas vantagens, eu particularmente queria um fluxo neutro ou positivo e não faço ideia de como gerenciar isso, alguém tem alguma sugestão sobre ?
 
Galera queria uma dica sobre as Fans, meu gabinete é um Phanteks Enthoo Pro 2 , o gabinete é enorme, eu uso 10x Fans da Arctic (modelo P12 PWM PST) de 120mm nele, 4 frontais, 3 superiores, 1 atrás e 2 embaixo.
Assisti alguns videos sobre e é recomendado fazer um balanceamento entre a velocidade / fluxo de cada posição de ventoinha para obter um fluxo positivo ou negativo ou neutro, cada um tem suas vantagens, eu particularmente queria um fluxo neutro ou positivo e não faço ideia de como gerenciar isso, alguém tem alguma sugestão sobre ?

Superior e traseiro pra fora, o resto pra dentro. Eu não usaria 3 no teto, use só os dois mais próximos da traseira, o terceiro vai criar turbulência e botar o ar frio pra fora antes que ele possa circular.
 
Estou pensando em trocar de gabinete pois o que tenho é muito grande para o que estou usando hoje em dia. Ele é ótimo e está zero bala pois sempre cuidei bem. O gabinete em questão é o Full Tower Obsidian Series 750D.

Estou querendo trocar para o Mid Tower que deve me atender perfeitamente. Vocês acham que da para vender este gabinete pegando em média uns R$ 600,00 ? Se sim, penso em fazer essa troca.
 
Superior e traseiro pra fora, o resto pra dentro. Eu não usaria 3 no teto, use só os dois mais próximos da traseira, o terceiro vai criar turbulência e botar o ar frio pra fora antes que ele possa circular.
está exatamente assim, não entendi o motivo da turbulência, eu quero equalizar esse sistema justamente para ter um fluxo neutro, o número de fans não interfere muito mas sim como elas estão configuradas, o que busco saber aqui na verdade é qual configuração uitlizar (RPM de acordo com a temp) para cada face do gabinete
 
está exatamente assim, não entendi o motivo da turbulência, eu quero equalizar esse sistema justamente para ter um fluxo neutro, o número de fans não interfere muito mas sim como elas estão configuradas, o que busco saber aqui na verdade é qual configuração uitlizar (RPM de acordo com a temp) para cada face do gabinete

É impossível ter um fluxo NEUTRO pelo simples fato que sempre vai ter mais ar entrando ou saindo do Gabinete.
 
Pessoal, uma dúvida de um novato.. mas estou comprando peças pela internet e preciso montar o PC.. comprei gabinete mid, o esquema de fan seria assim: 3 Fans (rgb) na frente e o Water Cooler 240mm(rgb) na parte de cima do gabinete. A MB que comprei ASUS B450 TUF PRO possui 4 conectores Fan e 2 conectores controla RGB. Ligo os 3 fans frontais em cada entrada placa mãe ? E compro cabo spliter pro rgb? seria isso? vlwww
 
Preciso de 3 fans para o gabinete, de preferência com 4 pinos/pwm.

Os 3 vão funcionar como exaustor, 2 no topo (120mm ou 140mm) e 1 na traseira (120mm)

Achei este aqui, parece interessante:

Alguém pode dar feedback ou recomendações?
 
Galera, ontem chegou 4x Scythe Kaze Flex que eu prontamente instalei no meu PC, removendo as fans antigas de baixa qualidade que vieram com o gabinete. O problema é que praticamente não deu diferença de temperatura! As fans são 1800rpm, mas estou rodando elas em torno de 1200 por conta do ruído. Mesmo assim, estou chegando em temperaturas próximas a 80 graus tanto na GPU quanto na CPU enquanto jogo.

Alguém pode me confirmar se instalei do jeito certo? Coloquei 3 na frente ventilando pra dentro e 1 na traseira ventilando pra fora. Pelo que li em alguns lugares esse é o jeito certo, mas não consigo entender pq as temps não abaixam! Meu gabinete é um Sharkoon TG5. Alguém tem alguma dica?
 
Galera, ontem chegou 4x Scythe Kaze Flex que eu prontamente instalei no meu PC, removendo as fans antigas de baixa qualidade que vieram com o gabinete. O problema é que praticamente não deu diferença de temperatura! As fans são 1800rpm, mas estou rodando elas em torno de 1200 por conta do ruído. Mesmo assim, estou chegando em temperaturas próximas a 80 graus tanto na GPU quanto na CPU enquanto jogo.

Alguém pode me confirmar se instalei do jeito certo? Coloquei 3 na frente ventilando pra dentro e 1 na traseira ventilando pra fora. Pelo que li em alguns lugares esse é o jeito certo, mas não consigo entender pq as temps não abaixam! Meu gabinete é um Sharkoon TG5. Alguém tem alguma dica?

É isso mesmo, não tem nada de errado. Fan de gabinete só dá diferença se a entrada/saída for MUITO restritiva, mesmo assim é pouca coisa, só muda de verdade para dissipadores. Se fosse por exemplo um Maelstrom 240T, que vem com umas fans HORROROSAS, vc teria uma boa melhoria tanto térmica quando em ruído. Por falar em Kaze Flex, onde encontrou essa relíquia? É o modelo PWM?
 
É isso mesmo, não tem nada de errado. Fan de gabinete só dá diferença se a entrada/saída for MUITO restritiva, mesmo assim é pouca coisa, só muda de verdade para dissipadores. Se fosse por exemplo um Maelstrom 240T, que vem com umas fans HORROROSAS, vc teria uma boa melhoria tanto térmica quando em ruído. Por falar em Kaze Flex, onde encontrou essa relíquia? É o modelo PWM?
Obrigado pela resposta! De ruído pelo menos deu uma diferença grande, essas fans em 1200rpm eu praticamente não escuto...
É o modelo sem PWM, comprei ele pq pretendo usar em 1200 mesmo, então pra mim nem faz tanta diferença. Se for jogar alguma coisa mto pesada eu aumento pros 1800 com o MSI Afterburner e já era. Eram os últimos na Terabyte quando comprei. Aceitei sem PWM pq parece que não tinha opção melhor aqui no Brasil...
 
Obrigado pela resposta! De ruído pelo menos deu uma diferença grande, essas fans em 1200rpm eu praticamente não escuto...
É o modelo sem PWM, comprei ele pq pretendo usar em 1200 mesmo, então pra mim nem faz tanta diferença. Se for jogar alguma coisa mto pesada eu aumento pros 1800 com o MSI Afterburner e já era. Eram os últimos na Terabyte quando comprei. Aceitei sem PWM pq parece que não tinha opção melhor aqui no Brasil...

Problema é que a sua case é fechada e tem entradas de ar mto pequenas. Voce consegue remover o vidro temperado da sua case pra testar as temps?
 
Problema é que a sua case é fechada e tem entradas de ar mto pequenas. Voce consegue remover o vidro temperado da sua case pra testar as temps?
Quando eu comprei meu gabinete diziam que ele possuía um bom fluxo de ar, confesso que fui surpreendido negativamente. Posso sim, farei isso ao chegar em casa.
 
Olá, sou completamente leigo tanto nesse assunto quanto em ter computadores mais modernos (logo tenho um medo do caramba de fazer qualquer besteira) então achei que seria uma boa ideia tentar me informar mais.
Meu gabinete é o Gadit X, e como eu estava brigando pra conseguir botar o preço de meu computador exatamente na renda que eu tinha quando o comprei, só consegui comprar 1 fan que foi colocada atrás dele. Beleza, minhas temperaturas parecem aceitáveis se é que estou lendo as partes certas do HWiNFO. Aí então esse fan começou a fazer barulho tipo 1 mês depois e até hoje não parou (mas continua funcionando bem, tirando o pequeno incômodo) e foi por isso que resolvi dar uma pesquisada a mais sobre isso agora. Além disso moro num canto de Minas onde dá vento e pelo visto poeira pra caramba e sinto uma agonia toda hora que olho dentro do computador.
Enfim, olhando esse tópico agora, já que não tem ar nenhum entrando e um tanto sendo empurrado pra fora, a pressão é negativa, não? É por isso que eu vejo tanta poeira se acumulando dentro dele? Nesse caso, colocar 3 fans na frente (em adição ao que está atrás) ajudaria um pouco por deixar a pressão positiva, mesmo sem filtro, ou seria melhor colocar os 6 fans que esse gabinete suporta de uma vez? E pra limpar um pouco dessa poeira, qualquer soprador que eu achar rápido no Mercadolivre como esse ou esse são o suficiente ou tenho que prestar atenção em mais algo?
 
Essas fans da Akasa são boas e confiáveis?


Comprei meu primeiro PC e preciso escolher 4 ventoinhas, mas tô num grande impasse por cá. Vocês podem me indicar boas fans?

São boas sim, apesar de barulhentas conforme sobe a rotação. Dá uma olhada sobre o que estava sendo discutido aqui.


Esse seu caso é prova de que meu ponto de vista faz sentido. Eu acredito que quem discorda, discordou só por pena do frete. Eu tb fiquei puto de pagar um frete daqueles, mas infelizmente se eu for analisar que escolhas eu tenho aqui no BR é aquilo, no fim com frete e tudo saiu uns R$ 79 cada uma. No teu caso que são só 4, sairia uns oitenta e pouco cada uma, que é mais ou menos o valor que vc vai pagar no ML tb, e são fans consideravelmente melhores. Nos EUA essa fan custa US$ 9,90 e no ali estão pedindo US$ 10,80 em cada, diferença irrisória, só o frete que está pesando mesmo, mas mesmo assim acaba compensando.
 
São boas sim, apesar de barulhentas conforme sobe a rotação. Dá uma olhada sobre o que estava sendo discutido aqui.


Esse seu caso é prova de que meu ponto de vista faz sentido. Eu acredito que quem discorda, discordou só por pena do frete. Eu tb fiquei puto de pagar um frete daqueles, mas infelizmente se eu for analisar que escolhas eu tenho aqui no BR é aquilo, no fim com frete e tudo saiu uns R$ 79 cada uma. No teu caso que são só 4, sairia uns oitenta e pouco cada uma, que é mais ou menos o valor que vc vai pagar no ML tb, e são fans consideravelmente melhores. Nos EUA essa fan custa US$ 9,90 e no ali estão pedindo US$ 10,80 em cada, diferença irrisória, só o frete que está pesando mesmo, mas mesmo assim acaba compensando.
Ah, sim! Se você vai pagar o mesmo preço ou um pouco mais pra ter uma performance muito melhor, acaba sendo melhor importar. Eu nem estava pensando em importar porque queria algo mais urgente, mas dei uma olhada rápida na Amazon e duas Arctic de 140 mm sai só 18 reais mais caro do que duas Viper de 120 mm. Eu queria duas fans frontais de 14 cm, mas não encontrei nenhuma boa por aqui e desisti.

Mas é o seguinte: como as fans da Akasa são muito caras, eu pensei em comprar apenas duas delas e outras duas mais baratas pra funcionar como exaustores. Elas 4 sairiam por 264 - 48 reais mais barato do que comprar todas as ventoinhas da Akasa, o que nem sei se seria um corte de custo que valeria a pena 🤔

E eu não vou exigir muito do meu PC, também, não quero procurar soluções overkill no final :p Vou usar um Ryzen 5 3400G, sem placa dedicada e sem overclock.

Obrigada pela ideia, vou pesquisar as opções pra importar! Aceito sugestões nessas faixas de preço :}
 
Ah, sim! Se você vai pagar o mesmo preço ou um pouco mais pra ter uma performance muito melhor, acaba sendo melhor importar. Eu nem estava pensando em importar porque queria algo mais urgente, mas dei uma olhada rápida na Amazon e duas Arctic de 140 mm sai só 18 reais mais caro do que duas Viper de 120 mm. Eu queria duas fans frontais de 14 cm, mas não encontrei nenhuma boa por aqui e desisti.

Mas é o seguinte: como as fans da Akasa são muito caras, eu pensei em comprar apenas duas delas e outras duas mais baratas pra funcionar como exaustores. Elas 4 sairiam por 264 - 48 reais mais barato do que comprar todas as ventoinhas da Akasa, o que nem sei se seria um corte de custo que valeria a pena 🤔

E eu não vou exigir muito do meu PC, também, não quero procurar soluções overkill no final :p Vou usar um Ryzen 5 3400G, sem placa dedicada e sem overclock.

Obrigada pela ideia, vou pesquisar as opções pra importar! Aceito sugestões nessas faixas de preço :}
O legal desas Artic que vc postou é que nem deve dar pra escutar elas funcionando,800rpm e 50cfm eu acho muito bom!

Curto muito as Vipers mas no seu caso eu acho que pegaria todas desse modelos da Artic, dá pra deixar em rotação máxima full time sem se incomodar com o ruído
 
Que diabo aconteceu com as fans de 25,30 reais no mercado? Eu lembro que da ultima vez comprei 4 sickleflow por 120 conto. Hj uma mísera fan ta 50,70 reais.

Alguém pode me indicar uma fan com um custo razoável (preciso de 4) que não faça tanto barulho quanto um corte de giro?

Gastando entre 100/150R$. Não ligo pra led contanto que possa desligar.

Valeu!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo