[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Galera, ontem chegou 4x Scythe Kaze Flex que eu prontamente instalei no meu PC, removendo as fans antigas de baixa qualidade que vieram com o gabinete. O problema é que praticamente não deu diferença de temperatura! As fans são 1800rpm, mas estou rodando elas em torno de 1200 por conta do ruído. Mesmo assim, estou chegando em temperaturas próximas a 80 graus tanto na GPU quanto na CPU enquanto jogo.

Alguém pode me confirmar se instalei do jeito certo? Coloquei 3 na frente ventilando pra dentro e 1 na traseira ventilando pra fora. Pelo que li em alguns lugares esse é o jeito certo, mas não consigo entender pq as temps não abaixam! Meu gabinete é um Sharkoon TG5. Alguém tem alguma dica?

Qual sua config ? Tenho a mesma nao passa de 55c jogando qualquer coisa o processador , placa de video 70c
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu comprei umas da Deepcool. To curtindo bastante.
No modo silencioso, não da pra escutar nada.

Ps: O modelo é a linha CF120 e CF140. Tenho as 2.

Qual modelo comprou?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Finalmente minhas fans corsair ML140 LED branco chegaram depois de ficarem mofando quase 20 dias no galpão do correios :damn:


Fiquei impressionado com a qualidade do material e principalmente o peso delas, apenas uma tem quase o msm peso de 3 cougar vortex pwm q eu tenho aqui, se forem boas msm eu pegarei mais 4 na semana q vem

FsmAwAo.jpg

Tenho 9 cougar comprado ano passado e meu computador e um silencio alem de manter tudo resfriado, como foi em comparacao com essas da corsair ? O modelo e esse da cougar https://cougargaming.com/pt/products/cooling/cfd_red_led_fan/
 
Última edição:
Qual sua config ? Tenho a mesma nao passa de 55c jogando qualquer coisa o processador , placa de video 70c
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Qual modelo comprou?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Tenho 9 cougar comprado ano passado e meu computador e um silencio alem de manter tudo resfriado, como foi em comparacao com essas da corsair ? O modelo e esse da cougar https://cougargaming.com/pt/products/cooling/cfd_red_led_fan/
Eu tenho 3 fans dessa q veio no Cougar Conquer mas nem tirei elas da caixa, as da Cougar q eu usava eram CF-V12HP e eu gostava muito delas, mas essas Corsair ML140 tem muito mais pressão q as da Cougar, já na questão de barulho tanto a Cougar como a Corsair eu nunca passei de 40% e ambas eram inaudíveis em 40%, gostei tanto dessas Corsair ML140 q comprei mais 4 e estou na duvida se compro mais duas dela ou se pego duas Thermaltake Pure 20 pra usar no teto tirando o ar quente do case


Aqui o modelo da Cougar q eu usava

 
Galera, tenha usado este modelo RGB da Gamemax Argb Dual Ring Gamemax Force 12rainbow-db 4-fan, devido minha placa não ter a entrada de 5V tive que comprar a controladora junto, mas só alegria quanto a fluxo de ar e iluminação.

Tenho mais 2 que veio junto com o gabinete que deixo na parte de cima puxando o ar quente, porém sem RGB, enquanto não pego o WC.

P-20201016-073247.jpg
 
Qual sua config ? Tenho a mesma nao passa de 55c jogando qualquer coisa o processador , placa de video 70c
Ryzen 7 1700 + GTX 1060 6GB, nao sei pq esquenta tanto...
 
Ryzen 7 1700 + GTX 1060 6GB, nao sei pq esquenta tanto...

Voce ajustou as tensou do processador? Vcore ! , trocou pasta termica e qual wc usa?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiquei em dúvida sobre onde postar esta dúvida, se colocaria aqui ou no tóco do Sharkoon TG5, mas resolvi colocar aqui porque pode servir para outros gabinetes semelhantes.

A dúvida é o seguinte: No gabinete Sharkoon TG5 é possível instalar 3 fans de 120mm ou 2 fans de 140mm na frente. Uma das minhas fans frontais está fazendo barulho, aparentemente é defeito no rolamento, as outras fans estão normais. Eu então pretendo adquirir duas fans de 140mm para colocar na frente, o problema é que ficará um vão bem grande entre uma fan e outra e acredito que as fans da frente poderão "reutilizar" uma boa parte do ar interno já aquecido ao invés de somente puxar ar externo. O que vocês acham, isso realmente pode acontecer e atrapalhar a refrigeração ou é só coisa da minha cabeça? Quanto aos outros dois fans bons que estão na frente, passarão a serem exaustores no topo.

Eu tenho 3 na frente de 120mm,do lado de dentro 2 fazendo pushn pull no radiador , 3 em cima retirando o ar e um atras retirando o ar tambem minhas config nao passa de 55c jogando
 
Última edição:
Voce ajustou as tensou do processador? Vcore ! , trocou pasta termica e qual wc usa?
Não ajustei não, nem sei fazer isso, tem algum guia? Não troquei pasta térmica ainda e uso o cooler stock que vem nele (Wraith Spire).
 
Quero deixar duas ventoinhas de exaustão no gabinete. É melhor colocar uma atrás e uma no teto ou as duas no teto?
 
Quero deixar duas ventoinhas de exaustão no gabinete. É melhor colocar uma atrás e uma no teto ou as duas no teto?

As de exaustão caso não tenha WC eu deixo no teto as minhas, devido o ar quente subir.
 
Quero deixar duas ventoinhas de exaustão no gabinete. É melhor colocar uma atrás e uma no teto ou as duas no teto?

Fica a critério pessoal, o que esteticamente agradar mais.

Particularmente acho melhor traseira e teto.
A fan do topo a direita tem o inconveniente de soprar para fora parte do ar fresco que poderia ser usado pelo cooler do processador.
Veja outras opiniões aqui, aqui e aqui.
Mas de qualquer forma a diferença de temperatura não chega a ser muito perceptível.
 
Galera, boa noite. Notei uma coisa estranha em relaçao a rotação das minhas ventoinhas ligadas na placa mãe.. Estou usando 2 ventoinhas da scythe kaze flex (1.200 RPM) no meu air cooler Scythe mugen 5 conectados na placa mãe e 1 deepcool na traseira do Gabinete (1,500 RPM). Quando deixei configurado em "standart" as ventoinhas scythe, a ventoinha da deepcool ficou batendo 1,400 RPM em "full load", porém, quando coloquei as ventoinhas sycthes em full load também, a ventoinha da deepcool não passou de 1,200 RPM em full load.. e as ventoinhas da sycthe sempre ficam abaixo dos 1,200 RPM em full load tbm.. e as ventoinhas sempre ultrapassam o RPM que é informado pela fabricante. Alguém saberia dizer oq pode ser isso?
 
Pessoal, troquei meu Lian Li O11 Dynamic por um gabinete Mini ITX (Lian Li TU150), então estou com 9 unidades das lendárias Scythe Gentle Typhon sobrando aqui, sendo 4 do modelo AP-14 (1450RPM) e 5 do modelo AP-15 (1850RPM). Se alguém tiver interesse, to pedindo só R$ 100,00 em cada...

Quem conhece essas fans sabe que elas são as melhores do mundo, junto com as Noctua NF-A12x25. Há inclusive um vídeo do Optimum Tech comparando-as:

 
Galera, boa noite. Notei uma coisa estranha em relaçao a rotação das minhas ventoinhas ligadas na placa mãe.. Estou usando 2 ventoinhas da scythe kaze flex (1.200 RPM) no meu air cooler Scythe mugen 5 conectados na placa mãe e 1 deepcool na traseira do Gabinete (1,500 RPM). Quando deixei configurado em "standart" as ventoinhas scythe, a ventoinha da deepcool ficou batendo 1,400 RPM em "full load", porém, quando coloquei as ventoinhas sycthes em full load também, a ventoinha da deepcool não passou de 1,200 RPM em full load.. e as ventoinhas da sycthe sempre ficam abaixo dos 1,200 RPM em full load tbm.. e as ventoinhas sempre ultrapassam o RPM que é informado pela fabricante. Alguém saberia dizer oq pode ser isso?
+-10% de diferença.
 
+-10% de diferença.

Sim, isso eu sei que tem também.. Mas oq me deixou pensativo é que quando as ventoinhas do air cooler estavam em standart, a ventoinha da deepcool bateu 1 400 +RPM.. E depois que deixei as ventoinhas do air cooler em full load também, o RPM da deepcool diminuiu pra 1,200 RPM ao invés de 1,400 pra mais, entende?

Isso dá a entender que quanto mais ventoinhas em full load estiverem conectadas na placa mãe, menos fortes elas ficam
 
Sim, isso eu sei que tem também.. Mas oq me deixou pensativo é que quando as ventoinhas do air cooler estavam em standart, a ventoinha da deepcool bateu 1 400 +RPM.. E depois que deixei as ventoinhas do air cooler em full load também, o RPM da deepcool diminuiu pra 1,200 RPM ao invés de 1,400 pra mais, entende?

Isso dá a entender que quanto mais ventoinhas em full load estiverem conectadas na placa mãe, menos fortes elas ficam
Já olhou se cada conector da placa está configurado de forma diferente? Tenta deixar todos na mesma curva.
 
Senhores,

Depois de muita pesquisa, e uns 8 anos sem quase acompanhar os lançamentos de hardware, fechei minha configuração, e agora só falta os coolers do gabinete pra terminar.

AMD 3400G
Gigabyte B550M DS3H mATX
Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB
Fonte Corsair RM550X, 550W
SSD XPG SX8200 Pro, 512GB
Gabinete Galax Nebulosa

Usarei o cooler padrão do 3400G. No Gabinete Galax Nebulosa, podem ser colocados 5 coolers: 2 na parte frontal, 1 na traseira e dois no teto. Pretendo utilizar todos os espaços de fans.

Aí vem as dúvidas:

- A placa-mãe possui dois conectores SYSFAN, e pelo o que eu entendi, preciso de um cabo Split ou de algo assim Placa Split para ligar todos os Fans ao mesmo tempo, certo? Aí não conseguiria controlar individualmente os FANS, mas seriam controlados como se fossem um só?

- Escolhi este modelo Cooler Master, SickleFlow MasterFan, que não possui LEDs, mas não achei muitas informações. Eles são interessantes mesmo? Possuem um bom CxB?

O "problema" é que quero fechar a compra amanhã. E pra economizar o frete, teria que ser na Terabyte ou na Kabum. Quem puder/quiser fazer outras indicações de FANS nestas lojas, sem LEDs, com um bom CxB, fico agradecido!
 
Já olhou se cada conector da placa está configurado de forma diferente? Tenta deixar todos na mesma curva.

Então.. irei te mostrar em fotos aqui pra ficar melhor.

1° configuração com as ventoinhas do air cooler em "standart" e a ventoinha da deepcool "full load"







2° configuração com todas as ventoinhas em full load (ventoinha do deepcool estava em full load no 1° teste acima também). Nota-se que teve um pequena redução no RPM na ventoinha da deepcool (chassi fan 1)






3° Nesta terceira configuração, eu desconectei uma das ventoinhas do aircooler e o RPM da ventoinha da deepcool passou dos 1,500 RPM

 
Última edição:
Sim, isso eu sei que tem também.. Mas oq me deixou pensativo é que quando as ventoinhas do air cooler estavam em standart, a ventoinha da deepcool bateu 1 400 +RPM.. E depois que deixei as ventoinhas do air cooler em full load também, o RPM da deepcool diminuiu pra 1,200 RPM ao invés de 1,400 pra mais, entende?

Isso dá a entender que quanto mais ventoinhas em full load estiverem conectadas na placa mãe, menos fortes elas ficam

Talvez a rotação máxima da fan traseira esteja sendo afetada pela proximidade com as fans do cooler do processador.
Mas de qualquer forma esses 100 rpm e 200 rpm ainda estão dentro da margem de erro de uns 10% conforme foi comentado pelo colega acima.

Na dúvida experimente testar com a fan em outra posição ou fora do gabinete.
 
Scythe Kaze Flex 140, 140mm 1800 RPM

Fluxo de ar:
16.8~100.8CFM

Alguém manja se chega tudo isso?? Entre ele e o Cosair ML 140, qual seria o melhor?? iria colocar 2 na frente e futuramente atrás e no teto do gabinete.
 
Scythe Kaze Flex 140, 140mm 1800 RPM

Fluxo de ar:
16.8~100.8CFM

Alguém manja se chega tudo isso?? Entre ele e o Cosair ML 140, qual seria o melhor?? iria colocar 2 na frente e futuramente atrás e no teto do gabinete.
Já procurou sobre o ruído? Saporra aí deve passar de 30 dB fácil. E se for pra ter 100 CFM com ruído alto, tem que ver se vai te atrapalhar.
 
As fans inferiores não são muito efetivas, por não conseguirem captar ar do interior do cover.
Abaixo do cover o espaço para captação de ar é bem limitado, sendo bloqueado pela fonte e cabos.
Apesar de que me pareceu, a fan inferior frontal é exclusiva para colocar ar dentro do cover.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo