Caros, boa noite. Eu e meu irmão moramos na região metropolitana de Curitiba (casas em endereços diferentes) e a um pouco mais de uma semana estamos com alguns problemas que "aparentam" ser de rota. CSGO, por exemplo, estamos sendo redirecionados para servidores do Chile (ping 50ms) pois os de SP estão com +130ms, fora problemas frequentes de carregamento de páginas, fotos de redes sociais, etc. Fiz o teste também de trocar de DNS e não resolveu. Assinei o ExitLag e resolveu o problema com o CSGO (mas gostaria de resolver diretamente com a operadora). Liguei na central e disseram que não tem como resolver isso, portanto abri reclamação na Anatel e agora estou aguardando. Alguém mais com algo semelhante? (eu possuo 200mb e meu irmão 400mb). Valeu!
Rota é o calcanhar de Aquiles da Oi fibra, aqui no Nordeste é ainda pior. Não quero te desanimar, mas muito provavelmente vão só te enrolar e dizer que a latência está dentro dos parâmetros da Anatel bla bla bla. Eu pelo menos nunca vi ninguém relatar que o ping reduziu após reclamar com a Oi, geralmente melhora por conta própria, após alguma manutenção na rede. Tem relato de um usuário que mudou para um provedor local por que cansou de reclamar do ping algo para servidores de jogos.
E eu te aconselho a reclamar no Consumidor, pois de um tempo para cá, a fdp da Anatel passou a só permitir uma reabertura da reclamação. O que acontece hoje é que a operadora dá uma resposta inconclusiva e encerra a reclamação sem resolver o problema. O cliente solicita então a reabertura da manifestação, a empresa dá a mesma resposta e novamente encerra a reclamação sem sanar o problema, mas o sistema não permite que você reabra pela segunda vez, e no final fica por isso mesmo.