[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Com essa modulação elevada, o sinal fica muito mais sensível à qualidade da conexão, não? Qualquer variação no sinal já quebra o esquema.
Fica sim, mas pelo que parece, a DOCSIS 3.1 tem um novo método de correção FEC, que é LDPC, que provavelmente vem para conter possíveis erros de constelação nessas modulações mais altas.
 
Boa!
Aqui em Fortaleza, segue os 19 de upload:
2QMIHfG.png

Acredito que vão remover aos poucos de cada cidade do HFC.
Acho que teve alguns relatos de gente do Rio com 21 Mb de up.

Em Brasília, agora, 14h de terça-feira:

10396478946.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sua rede está merecendo um filtro de -6,5db, deixar esse RX quase 0

A meu RX está em +7db. Como sei se há ou não esse filtro de -6,5db? É aquele divisor do qual sai o cabo que vai no decoder e outro para o modem? Qual seria a vantagem próximo de zero?

Captura-de-tela-2020-11-10-140700.png
 
Em Brasília, agora, 14h de terça-feira:

10396478946.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



A meu RX está em +7db. Como sei se há ou não esse filtro de -6,5db? É aquele divisor do qual sai o cabo que vai no decoder e outro para o modem? Qual seria a vantagem próximo de zero?

Captura-de-tela-2020-11-10-140700.png
na verdade o filtro seria de 6db/9db/12db, geralmente são os TAPs utilizados para dividir sinal entre modem e tv.

o tap instalado na sua rede aí, qual é a perca dele?
 
Aproveitando sobre o assunto dos nodes.. Em prédios com 12 apartamentos a NET costuma puxar fibra pro Hall (M.D.U) e dali saem os coaxiais para cada apartamento?
Aqui em SP no bairro do Tatuapé vi em um conjunto residencial de 4 torres (22 andares) entrando fibra e lá dentro saia um coaxial para cada torre
 
Aumentar a capacidade dos nodes, acredito que seja a saída mais tranquila.
Prédios/condomínios muito densos devem ter nodes próprios, aqui em Cotia tem alguns condomínios que tem node dentro mesmo.
Aumentando a modulação pode ser uma saída tbm, até agora não vi a Claro usando 4096QAM, no máximo 2K-QAM. Aqui estavam usando 1K-QAM.

A rede tem capacidade para aguentar, quanto a isso, pode ficar tranquilo. E quanto ao @Rcarvas, só espere mais um pouco que o upload vai subir (ou então suma desse fórum enquanto há tempo).
Oi Hemerson Silva, sou o gaúcho de PoA que precisou se mudar pra Santa Maria à trabalho, lembra que falamos dos aparelhos e tal?

Então, aqui no HGJ310 tem 32 canais de downstream e 4 canais de upstream (2 de 2560 e 2 de 5120) e está dando 254/18 no speedtest. No site niveis.virtua não aparece nada de canal OFDM, só os parâmetros comuns de sempre como TX, RX, SNR etc.... esses 32 canais de down será que é possível a Claro me vender 500Mega nessa black friday ou só quem tem aquela parte de baixo que diz OFDM 3.1? Aqui no interior do RS é bem mais complicado as coisas,acho até que se a Claro começar a vender 500Mega aqui vai demorar, mesmo meus sinais estando perfeitos no modem e nos decoders.
 
Oi Hemerson Silva, sou o gaúcho de PoA que precisou se mudar pra Santa Maria à trabalho, lembra que falamos dos aparelhos e tal?

Então, aqui no HGJ310 tem 32 canais de downstream e 4 canais de upstream (2 de 2560 e 2 de 5120) e está dando 254/18 no speedtest. No site niveis.virtua não aparece nada de canal OFDM, só os parâmetros comuns de sempre como TX, RX, SNR etc.... esses 32 canais de down será que é possível a Claro me vender 500Mega nessa black friday ou só quem tem aquela parte de baixo que diz OFDM 3.1? Aqui no interior do RS é bem mais complicado as coisas,acho até que se a Claro começar a vender 500Mega aqui vai demorar, mesmo meus sinais estando perfeitos no modem e nos decoders.
Acredito fortemente (mais do que acreditar na verdade hehe) que os 500mbps virão em cima dos 32 canais down 3.0 mesmo. É mais fácil entregar assim e não precisa esperar implementar 3.1 em 100% da rede.
 
Acredito fortemente (mais do que acreditar na verdade hehe) que os 500mbps virão em cima dos 32 canais down 3.0 mesmo. É mais fácil entregar assim e não precisa esperar implementar 3.1 em 100% da rede.
Puxa muito obrigado Hemerson, me deixou com expectativa kkkkkk só não sei se nesse fim de mundo aqui a rede não vai congestionar, pq na verdade nem sei onde é o node que me atende. A velocidade está batendo certinha 254 e 18 de upload (era pra ser 20 mas ok), mesmo em horários de pico, o que me deixa mais tranquilo (em PoA acredite ou não depois das 18h custava para dar 230Mega).
 
  • Curtir
Reações: HFS
Puxa muito obrigado Hemerson, me deixou com expectativa kkkkkk só não sei se nesse fim de mundo aqui a rede não vai congestionar, pq na verdade nem sei onde é o node que me atende. A velocidade está batendo certinha 254 e 18 de upload (era pra ser 20 mas ok), mesmo em horários de pico, o que me deixa mais tranquilo (em PoA acredite ou não depois das 18h custava para dar 230Mega).
aqui no node colado na minha casa, colocaram 96 canais downstream, provavelmente para seguir nessa tendencia.
 
aqui no node colado na minha casa, colocaram 96 canais downstream, provavelmente para seguir nessa tendencia.
Mas que loucura! Muito ineficiente, era melhor volocar ofdm logo a 4k, se bem que ia ser dificil pela interferência
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui no node colado na minha casa, colocaram 96 canais downstream, provavelmente para seguir nessa tendencia.
96 canais 3.0 downstream cabem 3 ofdm completos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aumentar a capacidade dos nodes, acredito que seja a saída mais tranquila.
Prédios/condomínios muito densos devem ter nodes próprios, aqui em Cotia tem alguns condomínios que tem node dentro mesmo.
Aumentando a modulação pode ser uma saída tbm, até agora não vi a Claro usando 4096QAM, no máximo 2K-QAM. Aqui estavam usando 1K-QAM.

A rede tem capacidade para aguentar, quanto a isso, pode ficar tranquilo. E quanto ao @Rcarvas, só espere mais um pouco que o upload vai subir (ou então suma desse fórum enquanto há tempo).
Mas o foda é que aqui ja tem mt node, literalmente colados... e ja com ofdm... colocar dentro dos predios mesmo... e olha que são pequenos os prédios, o meu sao 9 andares 6 por andar, um dos maiores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aumentar a capacidade dos nodes, acredito que seja a saída mais tranquila.
Prédios/condomínios muito densos devem ter nodes próprios, aqui em Cotia tem alguns condomínios que tem node dentro mesmo.
Aumentando a modulação pode ser uma saída tbm, até agora não vi a Claro usando 4096QAM, no máximo 2K-QAM. Aqui estavam usando 1K-QAM.

A rede tem capacidade para aguentar, quanto a isso, pode ficar tranquilo. E quanto ao @Rcarvas, só espere mais um pouco que o upload vai subir (ou então suma desse fórum enquanto há tempo).
Agora fiquei pensando, estão tendo dificuldades na implantação do ofdm, as vezes colocam e tiram pela interferência, falam que o ofdm 4k é muito pior quanto a isso, imaginem o 16k... preocupante
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com essa modulação elevada, o sinal fica muito mais sensível à qualidade da conexão, não? Qualquer variação no sinal já quebra o esquema.
sim... imagina o 16k de modulação, pq os 10gbps do docsis 3.1 é usando de 5 a 1700mhz com 5ofdm em cada node a 16k cada um de modulação
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando sobre o assunto dos nodes.. Em prédios com 12 apartamentos a NET costuma puxar fibra pro Hall (M.D.U) e dali saem os coaxiais para cada apartamento?
Acho que não, meu predio tem 54 e usam na rua, a rua é lotada de node, mas mesmo assim não entram ainda, só prédios maiores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fica sim, mas pelo que parece, a DOCSIS 3.1 tem um novo método de correção FEC, que é LDPC, que provavelmente vem para conter possíveis erros de constelação nessas modulações mais altas.
Por falar nisso o ofdm do meu node bate volta e meia depois de 1 semana ligado 1bilhao de corrigidos, sim! 1 000 000 000
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acredito fortemente (mais do que acreditar na verdade hehe) que os 500mbps virão em cima dos 32 canais down 3.0 mesmo. É mais fácil entregar assim e não precisa esperar implementar 3.1 em 100% da rede.
Tomara que lançem sim! Meu medo é a rede aguentar, espero que estejam preparando
 
Última edição:
Mas que loucura! Muito ineficiente, era melhor volocar ofdm logo a 4k, se bem que ia ser dificil pela interferência
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


96 canais 3.0 downstream cabem 3 ofdm completos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas o foda é que aqui ja tem mt node, literalmente colados... e ja com ofdm... colocar dentro dos predios mesmo... e olha que são pequenos os prédios, o meu sao 9 andares 6 por andar, um dos maiores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Agora fiquei pensando, estão tendo dificuldades na implantação do ofdm, as vezes colocam e tiram pela interferência, falam que o ofdm 4k é muito pior quanto a isso, imaginem o 16k... preocupante
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


sim... imagina o 16k de modulação, pq os 10gbps do docsis 3.1 é usando de 5 a 1700mhz com 5ofdm em cada node a 16k cada um de modulação
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Acho que não, meu predio tem 54 e usam na rua, a rua é lotada de node, mas mesmo assim não entram ainda, só prédios maiores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por falar nisso o ofdm do meu node bate volta e meia depois de 1 semana ligado 1bilhao de corrigidos, sim! 1 000 000 000
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tomara que lançem sim! Meu medo é a rede aguentar, espero que estejam preparando
Eita lasqueira, kkkkkkk tanto quote assim kkkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas que loucura! Muito ineficiente, era melhor volocar ofdm logo a 4k, se bem que ia ser dificil pela interferência
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


96 canais 3.0 downstream cabem 3 ofdm completos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas o foda é que aqui ja tem mt node, literalmente colados... e ja com ofdm... colocar dentro dos predios mesmo... e olha que são pequenos os prédios, o meu sao 9 andares 6 por andar, um dos maiores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Agora fiquei pensando, estão tendo dificuldades na implantação do ofdm, as vezes colocam e tiram pela interferência, falam que o ofdm 4k é muito pior quanto a isso, imaginem o 16k... preocupante
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


sim... imagina o 16k de modulação, pq os 10gbps do docsis 3.1 é usando de 5 a 1700mhz com 5ofdm em cada node a 16k cada um de modulação
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Acho que não, meu predio tem 54 e usam na rua, a rua é lotada de node, mas mesmo assim não entram ainda, só prédios maiores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por falar nisso o ofdm do meu node bate volta e meia depois de 1 semana ligado 1bilhao de corrigidos, sim! 1 000 000 000
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tomara que lançem sim! Meu medo é a rede aguentar, espero que estejam preparando
aqui era assim tbm no OFDM, mas aí certo dia ele começou a oscilar e causar interferencia, e percebia isso na tv que quadriculava no momento dessa interferencia.
Resultado: desativaram essa portadora e aumentaram os canais 3.0
 
To tentando acessar o "Minha Net' mas depois de logar só fica carregando.

Alguém com o mesmo problema?
 
Eita lasqueira, kkkkkkk tanto quote assim kkkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


aqui era assim tbm no OFDM, mas aí certo dia ele começou a oscilar e causar interferencia, e percebia isso na tv que quadriculava no momento dessa interferencia.
Resultado: desativaram essa portadora e aumentaram os canais 3.0
Muito quote né? Meu record! kkk
Uma curiosidade, os canais de downstream aí começa em qual frequencia? e vai até qual? Se soubesse todos seria ótimo
 
Se quem tem 32 canais de DS ativos no modem 3.1 estiver apto a 500Mega sem precisar mexer na rede, vai ser uma beleza na black friday....só espero que não coloquem só em capitais e sim em todos os lugares que tem cabeamento, nem que segurem um pouco as assinaturas com um preço um pouco mais alto tipo 249, pra não ter tanta assinatura e detonar a rede da NET/Claro. Pensamento de um leigo, pura e simplesmente um leigo.
 
Se quem tem 32 canais de DS ativos no modem 3.1 estiver apto a 500Mega sem precisar mexer na rede, vai ser uma beleza na black friday....só espero que não coloquem só em capitais e sim em todos os lugares que tem cabeamento, nem que segurem um pouco as assinaturas com um preço um pouco mais alto tipo 249, pra não ter tanta assinatura e detonar a rede da NET/Claro. Pensamento de um leigo, pura e simplesmente um leigo.
Eu nunca entendi isso! desde o início do ano, com meu dual band 3.0 já aparecia a opção aqui pra mim dos 500 megas, e o node nem ofdm tinha, só que era esse preço que é, então liberado já ta a tempo, falta é baixarem o preço...
 
Eu nunca entendi isso! desde o início do ano, com meu dual band 3.0 já aparecia a opção aqui pra mim dos 500 megas, e o node nem ofdm tinha, só que era esse preço que é, então liberado já ta a tempo, falta é baixarem o preço...
Aqui nunca apareceu, tanto em PoA como na minha cidade atual Santa Maria/RS. O máximo era 240mb com netflix... 500mb acho que só aparece em SP pelos "módicos" 450,00. Se colocarem o perfil para todas as praças por uns 250 reais ficaria uma boa, não ia ter muita gente colocando por ser um preço não tão convidativo e com isso não degradaria a capacidade da rede.
 
Se dois mamute na mesma rua tiver 500mb e os dois lascando DS 100% uptime sem parar os outros clientes são prejudicado ou nem afeta?
 
Eu nunca entendi isso! desde o início do ano, com meu dual band 3.0 já aparecia a opção aqui pra mim dos 500 megas, e o node nem ofdm tinha, só que era esse preço que é, então liberado já ta a tempo, falta é baixarem o preço...
Colocaram um preço absurdo nos 500 Mb porque não é viável e não querem muitas pessoas contratando 500 mega.
 
Se dois mamute na mesma rua tiver 500mb e os dois lascando DS 100% uptime sem parar os outros clientes são prejudicado ou nem afeta?
Mesma temática no GPON, se porventura algum problema ocorrer, desloca-se a demanda adicional para outro node ou então divide o node.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Colocaram um preço absurdo nos 500 Mb porque não é viável e não querem muitas pessoas contratando 500 mega.
Na verdade é esse preço devido a implantação onerosa do DOCSIS 3.1, tanto que só é em poucas praças.
 
Última edição:
Se dois mamute na mesma rua tiver 500mb e os dois lascando DS 100% uptime sem parar os outros clientes são prejudicado ou nem afeta?
Se for via docsis 3.0 você está meio fudido heuhuehue, mas se os 500mb forem via docsis 3.1 está de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mesma temática no GPON, se porventura algum problema ocorrer, desloca-se a demanda adicional para outro node ou então divide o node.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na verdade é esse preço devido a implantação onerosa do DOCSIS 3.1, tanto que só é em poucas praças.
Tenho "sorte", só tem 4 portas gpon aq no meu prédio, nenhum high user (só eu rsrsr), na vivo fibra. Quando eu havia net dava umas 7 da noite a internet já ficava zoada, não tinha o que fazer. Tenho a teoria q a net é a internet do "povão", pelo menos aqui na minha cidade, tem viabilidade em qualquer lugar, preço relativamente baixo se comparado a vivo fibra.
 
Última edição:
Na verdade é esse preço devido a implantação onerosa do DOCSIS 3.1, tanto que só é em poucas praças.
Ou é porque estão oferecendo 500Mb com o docsis 3.0 como você mesmo disse:
Acredito fortemente (mais do que acreditar na verdade hehe) que os 500mbps virão em cima dos 32 canais down 3.0 mesmo. É mais fácil entregar assim e não precisa esperar implementar 3.1 em 100% da rede.
E o docsis 3.0 só suporta banda total de 1Gbps, então apenas dois users com 500 mega já tem capacidade de sugar tudo. Parece que tem algum problema sério com a implementação do DOCSIS 3.1 que não querem revelar!
 
Ou é porque estão oferecendo 500Mb com o docsis 3.0 como você mesmo disse:

E o docsis 3.0 só suporta banda total de 1Gbps, então apenas dois users com 500 mega já tem capacidade de sugar tudo. Parece que tem algum problema sério com a implementação do DOCSIS 3.1 que não querem revelar!
Divisão de rede não funciona assim, se fosse desse jeito, no GPON 2.5/1.25 basicamente vc colocaria só 5 pessoas em 500mbps e já era, e não funciona assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou é porque estão oferecendo 500Mb com o docsis 3.0 como você mesmo disse:

E o docsis 3.0 só suporta banda total de 1Gbps, então apenas dois users com 500 mega já tem capacidade de sugar tudo. Parece que tem algum problema sério com a implementação do DOCSIS 3.1 que não querem revelar!
Os nodes podem ter mais de 32 canais, essa capacidade do node pode ser muito maior. Uma coisa é a capacidade do modem, outra coisa é do node.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for via docsis 3.0 você está meio fudido heuhuehue, mas se os 500mb forem via docsis 3.1 está de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tenho "sorte", só tem 4 portas gpon aq no meu prédio, nenhum high user, na vivo fibra. Quando eu havia net dava umas 7 da noite a internet já ficava zoada, não tinha o que fazer. Tenho a teoria q a net é a internet do "povão", pelo menos aqui na minha cidade, tem viabilidade em qualquer lugar, preço relativamente baixo se comparado a vivo fibra.
A batalha é segurar todo esse market share. A Claro realmente coloca viabilidade em todo canto, e isso causa uma pressão no sistema. A operadora precisa então buscar meios de desafogar a rede (apesar que esses problemas aí são pontuais).
 
Última edição:
Pessoal, preciso de uma luz por favor.

Uso NET Virtua há alguns anos e nunca tive maiores problemas. Poucas quedas de sinal e quando aconteciam, era por conta de alguma manutenção na região.

Por volta de coisa de 1 mês minha internet começou a apresentar lentidão logo após as 18h, em alguns casos com queda de sinal (luz online do modem apaga e fica piscando por um tempão até conseguir reestabelecer o sinal) e a coisa as vezes melhorava lá pelas 19h, as vezes melhorava mais tarde, não tinha uma regularidade.

Nessa ultima semana a coisa ficou bem ruim. Domingo a internet caiu por volta das 18h, liguei pra NET e mesmo com reforço de sinal deles (?) o led 'online' do modem não queria ficar aceso nem por decreto, levou mais de meia hora até o sinal reestabelecer. Depois disso a conexão ficou bem ruim até o momento de desligar o PC, lá pelas 21h.

No dia seguinte acordei de manhã pra trabalhar (home office) e a internet continuava extremamente lenta. Liguei pra NET e agendei uma visita tecnica que veio aqui em casa no mesmo dia.

Até então eu usava o plano de 10mb e aumentei pro plano de 120mb, foi efetuada a troca do modem e o tecnico detectou um certo ruído no cabo da net e comentou que pra conexão de 10mb esse ruído poderia atrapalhar um pouco mas que pra de 120mb não faria diferença. Como falei no inicio, uso NET Virtua há anos e nunca tive problemas de queda nem de lentidão.

Logo após a saída do tecnico tudo estava relativamente ok, mas novamente pela noite a conexão voltou a ficar lenta.

Hoje pela manhã continuou ruim, liguei pra NET e fiz o procedimento usual de tirar o modem da tomada, esperar alguns segundos para reforço de sinal e depois disso a conexão melhorou até agora há pouco. Às 18h agora tentei fazer alguns pagamentos pelo banco e levaram uma eternidade. Aparentemente a velocidade deu uma melhorada agora, mas não aguento mais essas oscilações. Alguem tem ideia do que pode ser e como resolver?

Já testei outro notebook, já liguei o note no modem pelo cabo ethernet mas não vi diferença.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo