[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Dependendo do custo disso eu trocaria. No preço insano que tá no BR acho que não compensa, se for trazer do Ali já fica um bom valor pro ganho que tem, eu saí do 1600 pouco tempo atrás e em um ou outro jogo ele não tem uma estabilidade legal, BF, Odyssey e alguns outros. Não é a maioria dos jogos, mas sinceramente eu imagino que assim como eu, você também não investiu uma grana numa 2070S pra ficar na dúvida se vai ter ou não quedas chatas de frames por causa de IPC baixo. Eu detesto quedas muito mais do que detesto FPS baixo, se oscila muito eu sempre travo num framerate mais baixo pra jogar estável, nem que seja 45, 30 ou o que for.

Assino embaixo de tudo que vc falou, tenho um ryzen 1600 e percebo isso no Odyssey por exemplo, fps vai pra vala em Atenas sendo que o GPU tá longe de 100% (1080p)

Eu entendi teu ponto, mas realmente n joguei nada que um ryzen 1600 tivesse um mal desempenho. Até os jogos da ubisoft que são mal otimizados e cpu bound, rodam fácil aqui em 1440p em 65/70 fps fácil.
O cod, roda fácil nos 110-120 fps, então realmente pensando melhor, vejo que o upgrade é desnecessário.
Nunca precisei travar fps a menos de 60 fps, quando jogo algo em 4K e o game fica na faixa dos 70 fps, eu travo em 60 e já era.

Aí eu vejo que um watch dogs legion da vida, onde um ryzen 9 + rtx 3080 tava com quedas para 35 fps, percebo mais ainda que upgrade as vezes n é muito válido se o jogo é mal otimizado.

Lógico q se tiver uma promo irreal, tipo a do ali, poderia valer a pena. Mas considerando que prefiro garantia e resolver fácil aqui mesmo no Brasil, então prefiro esperar promo aqui.

Que estranho cara, eu tenho ryzen 1600 e quando chegou em Atenas (odyssey) o cpu fica louco, e no COD eu tenho frame drop pra 75 fps.
Como vc fica no horizon zero dawn? Eu tenho algumas quedas pra menos de 60 no open world e quando chega na cidade, é um deus me livre rs
Eu tenho uma 1070 ti, sua 2070 super é bem melhor, mas sempre que tenho essa quedas de fps o GPU está sempre longe de 100% então sempre achei que era culpa do ryzen 1600!
 
Essas mobos que suportam o Ryzen 5000 são muito caras.

Tô quase desistindo e indo pro Ryzen 7 3700x ou i7 10700 (LGA 1200 já tem umas mobos mais em conta).

Quero jogar Cyberpunk no lançamento, não tô afim de ficar esperando sair atualização da BIOS. :(

Quem diria?
AMD no topo com mobos mais caras que as da Intel...
 
Assino embaixo de tudo que vc falou, tenho um ryzen 1600 e percebo isso no Odyssey por exemplo, fps vai pra vala em Atenas sendo que o GPU tá longe de 100% (1080p)



Que estranho cara, eu tenho ryzen 1600 e quando chegou em Atenas (odyssey) o cpu fica louco, e no COD eu tenho frame drop pra 75 fps.
Como vc fica no horizon zero dawn? Eu tenho algumas quedas pra menos de 60 no open world e quando chega na cidade, é um deus me livre rs
Eu tenho uma 1070 ti, sua 2070 super é bem melhor, mas sempre que tenho essa quedas de fps o GPU está sempre longe de 100% então sempre achei que era culpa do ryzen 1600!
No Horizon é tranquilo também. Mas essas quedas que vc fala é de má otimização, basta colar nos tópicos dos games, a galera com i9, Ryzen 9, reclamando da mesma forma.
Quando os jogos por algum motivo ficam com esse baixo uso de gpu, é pq o jogo está mal otimizado mesmo. Os jogos da ubisoft são peritos nisso, péssimo uso de gpu.
Fiz até testes já, as vezes em algum local o fps ficava bem abaixo, eu colocava em 4K e/ou aumentava a escala(para tentar jogar tudo para a gpu) e mesmo assim o jogo em si não estava otimizado para aumentar o uso de gpu, continuava a mesma taxa de fps.
Também já coloquei tudo no low do low em 720p e ficava a mesma taxa de fps, ou seja, ponto negativo de alguns jogos.

Por isso falo muito que fazer upgrade por causa de jogos da ubisoft ou de um jogo mal otimizado é mesmo que jogar dinheiro no lixo, pois eles são mal otimizados para QUALQUER setup.
No Watch dogs legion, Ryzen 9 + rtx 3080 com 35-40 fps na cidade, pra tu ter ideia, mesmo em 4K onde praticamente a carga é toda da gpu.

Lógico que um single core pode ajudar na estabilidade, mas no geral, se for mal otimizado não vai mudar tanta coisa assim na prática.
 
@Snap

Pelo que estudei, quatro ranks de memória tem latência interna maior (pois o teste acessa todos os bancos de memória), o impacto tende a ser em torno de 2ns a 3ns no benchmark do AIDA64.

Então se você ver um conjunto similar com 2x8GB (2 ranks) vai ver algo entre 63ns e 64ns. Meu conjunto é 2x16GB (4 ranks).

Na prática quatro ranks de memória tem mais performance que dois ranks de memória (na mesma frequência e timings) pois o processador pode executar comandos em um par enquanto o outro par está em "refresh".

Segue:

UPC5Dcm.png
 
As b450 da Asus irão receber em breve atualização de bios para ryzen 5000.



Eles voltaram atraz ? Pq vi aqui mesmo que a Asus seria a única das fabricantes que não iriam disponibilizar bios para sua linha de B450 e X470.
 
@ppHp_ realmente a ubisoft é zuada, mas tb tem o caso do warzone que tenho drop pra 75 fps e vc disse que seu mínimo é 110 fps
fiquei com vontade de botar uma rtx2070 super com meu ryzen 1600 pra ver como fica aqui rs
obs: vc fez overclock no 1600? É o AF?
 
Assino embaixo de tudo que vc falou, tenho um ryzen 1600 e percebo isso no Odyssey por exemplo, fps vai pra vala em Atenas sendo que o GPU tá longe de 100% (1080p)



Que estranho cara, eu tenho ryzen 1600 e quando chegou em Atenas (odyssey) o cpu fica louco, e no COD eu tenho frame drop pra 75 fps.
Como vc fica no horizon zero dawn? Eu tenho algumas quedas pra menos de 60 no open world e quando chega na cidade, é um deus me livre rs
Eu tenho uma 1070 ti, sua 2070 super é bem melhor, mas sempre que tenho essa quedas de fps o GPU está sempre longe de 100% então sempre achei que era culpa do ryzen 1600!

Eu tinha o mesmo desempenho que vc relatou, realmente. E pro processador tanto faz se é 1080p ou 4k, se ele gera 60 quadros por exemplo, o esforço é o mesmo em qualquer resolução. Quando mudei pro 3300X resolveu, sem mudar mais nada no PC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Snap

Pelo que estudei, quatro ranks de memória tem latência interna maior (pois o teste acessa todos os bancos de memória), o impacto tende a ser em torno de 2ns a 3ns no benchmark do AIDA64.

Então se você ver um conjunto similar com 2x8GB (2 ranks) vai ver algo entre 63ns e 64ns. Meu conjunto é 2x16GB (4 ranks).

Na prática quatro ranks de memória tem mais performance que dois ranks de memória (na mesma frequência e timings) pois o processador pode executar comandos em um par enquanto o outro par está em "refresh".

Segue:

UPC5Dcm.png

Essa AGESA 1.1.0.0 subiu a latência do meu L3 de 9.9~9.8 pra 10.2, como vc tem um 3300X, se bobear aí rolou a mesma coisa. Está usando ela tb?
 
Última edição:
Meu 3700x da SZCPU foi postado ontem :)

Agora é só arrumar uma placa mãe decente até ele chegar.
 
Vocês estão é com sorte. Meu kit b550m + 5600x nem se quer aparece no rastreio ainda e foi enviado dia 13/11
 
@ppHp_ realmente a ubisoft é zuada, mas tb tem o caso do warzone que tenho drop pra 75 fps e vc disse que seu mínimo é 110 fps
fiquei com vontade de botar uma rtx2070 super com meu ryzen 1600 pra ver como fica aqui rs
obs: vc fez overclock no 1600? É o AF?
No meu caso o mínimo de 110 é no Multiplayer, o warzone realmente tem uns drops chatos, mas mais uma vez por culpa do jogo. Cola lá no tópico do jogo que tu vai ver o PC dos caras que estão reclamando do desempenho do jogo. É nível Ryzen 3800x, ryzen 9...RTX 2080 Ti, RTX 3080.
No cod eu conseguia 130 fps constantes quando o jogo foi lançado, mas com atualizações porcas hoje em dia fica assim cmg e com todos do tópico.

Eu não fiz overclock, é o primeiro ryzen lá de 2017.

No Assassin's Creed Valhalla, que está melhor otimizado, eu não tenho queda nenhuma nas cidades, o jogo fica liso o tempo inteiro, sempre 60 fps+, simplesmente pq eles utilizam directx 12 agora e a gpu tem mais impacto (o que é normal de um jogo fazer). E estou jogando quase com tudo no máximo em 1440p. O Setup aqui, com exceção da gpu é bem normal, ryzen 1600, dual channel de 2400mhz, tudo sem over. Já na gpu fiz um over maroto que aumentou uns 6-7 fps nos jogos e deixou o desempenho melhor ainda em tudo.

Estava vendo um vídeo, onde um cara com rtx 3080 + i9 10900k, estava com a taxa de 75 fps em 1440p no Valhalla, sendo que obtenho a taxa de 63-68 fps, algo bem próximo e com um setup bem mais simples, então tudo está ligado a forma que o jogo é desenvolvido.

O segredo é que se o jogo for mal otimizado, muitas vezes o upgrade não vai ter cara de upgrade, pois vai continuar com desempenho abaixo do esperado.
E o segredo também é a resolução que vc joga e quanto fps vc quer(ou precisa) obter, eu comprei a rtx 2070 super para jogar sempre em 1440p/4K com folga e não depender tanto de cpu e já era. Não tenho foco em 144hz, então por isso estou me segurando muito para não fazer o upgrade para ryzen 3600, pq apesar de ela melhorar não vejo tanta diferença em 1440p e em 4K a diferença beira a zero.

O que me chama mais para o upgrade é que os ryzen da 3 geração tem um melhor single core e bem mais estabilidade, isso pode sim valer o upgrade, mas desde que eu pague um valor bem baixo, pois nada aqui está ruim.
 
Última edição:
Eu tinha o mesmo desempenho que vc relatou, realmente. E pro processador tanto faz se é 1080p ou 4k, se ele gera 60 quadros por exemplo, o esforço é o mesmo em qualquer resolução. Quando mudei pro 3300X resolveu, sem mudar mais nada no PC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Essa AGESA 1.1.0.0 subiu a latência do meu L3 de 9.9~9.8 pra 10.2, como vc tem um 3300X, se bobear aí rolou a mesma coisa. Está usando ela tb?

Depois vou consultar.

Mas 0.3 deve ser oscilação normal do teste.
 
Depois vou consultar.

Mas 0.3 deve ser oscilação normal do teste.

Fiz 500x, com a F60c só dá 10.2, com a F51 dá sempre 9.9 e as vezes menos. Não sei na prática que diferença isso faz, mas são 0.3 de 10, não é tão pequeno assim. Como a F60c também não tinha nada de bom pra oferecer em overclock eu deixei na F51 mesmo.
 
Pessoal essa nova linha de Ryzen serve na minha Asus Tuf B450M Plus Gaming? Eu vou dar uma pesquisada no tópico para entender como está essa nova geração, mas aproveitando tenho um 2600 vale a pena trocar para a nova linha? Meu pc é o da assinatura.
 
Pessoal essa nova linha de Ryzen serve na minha Asus Tuf B450M Plus Gaming? Eu vou dar uma pesquisada no tópico para entender como está essa nova geração, mas aproveitando tenho um 2600 vale a pena trocar para a nova linha? Meu pc é o da assinatura.

Ainda não foi disponibilizado um suporte oficial, mas como já mostraram acima (tweet da ROG) vai ter em poucas semanas

 
Não compre nada da ASUS que tenha BR no final, sempre tem alguma coisa capada, seja em HW ou em SW

Nessa média de valor (R$ 1.500,00+-), recomenda algum modelo/marca com x570? Eu quase comprei essa asus no inicio do mês, e tava planejando comprar ela na BF, mas agora que vc comentou, fiquei com receio =/

Aproveitando, sabe de algo que rolou com essas tuf/br?
 
Ainda não foi disponibilizado um suporte oficial, mas como já mostraram acima (tweet da ROG) vai ter em poucas semanas


Boa vou acompanhar para ver, obrigado
 
Peguei um 5600x e vou vender o meu 3600x com caixa e acessórios
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém instalou a bios 2812 para as placas mae asus ?
 
Última edição:
Pessoal essa nova linha de Ryzen serve na minha Asus Tuf B450M Plus Gaming? Eu vou dar uma pesquisada no tópico para entender como está essa nova geração, mas aproveitando tenho um 2600 vale a pena trocar para a nova linha? Meu pc é o da assinatura.
Saindo de um R5 2600, só vale a pena se tu joga a 120/144 FPS.
 
Vocês estão é com sorte. Meu kit b550m + 5600x nem se quer aparece no rastreio ainda e foi enviado dia 13/11
Eu comprei exatamente esse mesmo kit e estou exatamente na mesma situação, está eternamente no "Packed for picking up", tinha questionado há uns dias e ele só escreveu "SENT" com o código de rastreio, questionei ele novamente hoje que está "packed por picking up" há dias seria bom se você questionasse ele tb pra ele entender que o pedido não foi sequer coletado pela transportadora.
 
Nessa média de valor (R$ 1.500,00+-), recomenda algum modelo/marca com x570? Eu quase comprei essa asus no inicio do mês, e tava planejando comprar ela na BF, mas agora que vc comentou, fiquei com receio =/

Aproveitando, sabe de algo que rolou com essas tuf/br?

Eu prefiro B550 cara do que X570 barata.
 
Eu comprei exatamente esse mesmo kit e estou exatamente na mesma situação, está eternamente no "Packed for picking up", tinha questionado há uns dias e ele só escreveu "SENT" com o código de rastreio, questionei ele novamente hoje que está "packed por picking up" há dias seria bom se você questionasse ele tb pra ele entender que o pedido não foi sequer coletado pela transportadora.

Aconteceu comigo com um NVMe Samsung, o restante que eu comprei já está até no meu bairro, chegou a jato.
 
Aconteceu comigo com um NVMe Samsung, o restante que eu comprei já está até no meu bairro, chegou a jato.
Sim eu comprei várias outras coisas todas já foram enviadas algumas já estão no Brasil, minha suspeita é que ele está sem a placa-mãe sei lá.
 
Saindo de um R5 2600, só vale a pena se tu joga a 120/144 FPS.

Então, geralmente eu jogo fps online e sempre coloco no low, mas sei que o cod não é exemplo mas não pego mais 144hz nele .. Faz tempo que eu não jogo um campanha, o ideal seria pegar 144+ pelo monitor, mas n sei se vale o investimentos só por causa dessas quedas.

De qualquer forma recomendaria qual?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo