[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
olha eu fui pro 5900x e não formatei e olha que usava um i7 2700k, o único bug que tive e ainda tenho é que o benchmark do winrar só puxa 80% de cada núcleo, todos os outros estão normais, no cpu-z estou fazendo 677/9800 e no cinebench r23 faço 1560/21650 ambos em stock já que mexendo no curve optimizer faço 700/10100 e no cinebench r23 1620/22280 mas igualmente o caronize eu vi foi perda de fps in game com isso e voltei pro stock, pode ser a bios pq estou na agesa 1.1.8.0 ainda já que ao pôr o agesa 1.1.9.0 beta deu um crash cabuloso que o pc não dava post por nada e só voltou após dar bios flashback pra bios anterior novamente, daí nem tive colhões pra pôr a agesa 1.2.0.0 ainda pq tb está em beta e to esperando a final
 
olha eu fui pro 5900x e não formatei e olha que usava um i7 2700k, o único bug que tive e ainda tenho é que o benchmark do winrar só puxa 80% de cada núcleo, todos os outros estão normais, no cpu-z estou fazendo 677/9800 e no cinebench r23 faço 1560/21650 ambos em stock já que mexendo no curve optimizer faço 700/10100 e no cinebench r23 1620/22280 mas igualmente o caronize eu vi foi perda de fps in game com isso e voltei pro stock, pode ser a bios pq estou na agesa 1.1.8.0 ainda já que ao pôr o agesa 1.1.9.0 beta deu um crash cabuloso que o pc não dava post por nada e só voltou após dar bios flashback pra bios anterior novamente, daí nem tive colhões pra pôr a agesa 1.2.0.0 ainda pq tb está em beta e to esperando a final
Mas tu usa o winrar no dia a dia ou é só pra benchmark? Baixa o 7zip e testa com ele.

Muito melhor!
 
639 no Single, no Multi era coisa de 6200.

Você ta conseguindo quanto ai?

Meu problema que troquei o proc e fiquei tentando ajustar os timmings, isso deu uma corrompida violenta no Windows, ai formatei e voilà .

No single consigo coisa de 640/645 e no multi 6500 e pouco. Com o curve optimizer meu single subiu para uns 665 e o multi pra 6600 e pouco.
 
 
Boa noite pessoal.

Uma placa-mãe B450 está de bom tamanho para hospedar um R5 3600 + 1070 não ? Porque B550 e X570 os preços estão malucos, sem chances de pegar uma dessas para um PC secundário.

Equilíbrio perfeito.

Uma boa B450 você deve achar na faixa dos R$ 800,00 (um pouco menos, talvez, em promoções); daí é só espetar o kit e GG. Não precisa de B550 ou X570 para essa proposta, pode ir na fé.

Confia.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

usava pras duas coisas, mas vou dar uma testada no 7zip então, uma vez que usei me pareceu bem mais rápido

Só uso o 7zip, acho ele bem melhor para o dia-a-dia. Mesmo com o Winrar dando aquele prazo vitalício para comprá-lo.
 
Consegui subir a memória para 3800, e fazer teste de estabilidade com ela sem erros por 2 horas no Aida64 e por uma hora e meia no TestMem5 (Perfil Extreme) sem erros. Tem mais algum teste que preciso fazer, ou esses dois já estão ok? Outra coisa, nesses Ryzen 5600X qual o FCLK que mais rende? Tem algum ponto mais indicado? É melhor mais clock, ou Timmings melhores e menos clock? Essas Samsung C não tem Timming bom, ela aguenta no máximo 1.34V. Se eu subir para 1.36v já dá erro, ela é muito sensível a voltagem.

v48jMXw.jpg
 
No single consigo coisa de 640/645 e no multi 6500 e pouco. Com o curve optimizer meu single subiu para uns 665 e o multi pra 6600 e pouco.
Consegui empatar o single (não fiz nada) com o Guru3D, 663.

O MP ainda ta unss 100 pontos atrás.

Mas preciso esperar a Bios atualizar pra conseguir dar os tweaks.
 
Consegui empatar o single (não fiz nada) com o Guru3D, 663.

O MP ainda ta unss 100 pontos atrás.

Mas preciso esperar a Bios atualizar pra conseguir dar os tweaks.

Isso é score do CPU-Z ou CB R20?
 
CPU-Z, porque?

Antes de formatar, tava ficando em 639.

Achei que estavam conseguindo 663 no CB R20 e já tomei um susto (esses cara tem golden chip). Porque a média é 620 a 640 no CB R20.

O single thread do CPU-Z não é uma boa referência, pois ele depende do primeiro núcleo do primeiro CCD (Core 0) ser bom...

Consegui 688 no CPU-Z com esse Core 0 batendo 4.91ghz, no meu caso esse núcleo é meu segundo melhor do CCD0, então "tive sorte".

Vou tentar ajustar o boost override do PBO e ver se consigo extrair 5GHz desse núcleo, deve ser o suficiente para 700 pontos.
 
CPU-Z, porque?

Antes de formatar, tava ficando em 639.

Pegando o bonde andando...
Vc fala a pontuação em single core no CPU-Z, certo? Se for, minha pontuação tá baixa então. Instalei o 3600x aqui e fiz só 519 pontos. Tá até dentro da referência porque o Ryzen 3700x que coloquei como referência tá até um pouco pior que o meu.

Será que sua pontuação tá melhor pela memória? Porque a pontuação do 2700x aqui na referência tá apenas 488. Não sei se o valor de referência é o mesmo pra todo mundo...
 
Pegando o bonde andando...
Vc fala a pontuação em single core no CPU-Z, certo? Se for, minha pontuação tá baixa então. Instalei o 3600x aqui e fiz só 519 pontos. Tá até dentro da referência porque o Ryzen 3700x que coloquei como referência tá até um pouco pior que o meu.

Será que sua pontuação tá melhor pela memória? Porque a pontuação do 2700x aqui na referência tá apenas 488. Não sei se o valor de referência é o mesmo pra todo mundo...

A pontuação dos Ryzen 3000 é bem por ai mesmo. Fazia mais ou menos essa média no 3700x.
 
A pontuação dos Ryzen 3000 é bem por ai mesmo. Fazia mais ou menos essa média no 3700x.

Mas não faz sentido um Ryzen de 2ª geração ter pontuação superior a um de 3ª em single core, a não ser que as memórias estejam capando o desempenho, o que acho que não chega a ser o caso aqui.
Não que minhas memórias sejam espetaculares também. :haha:
 
Mas não faz sentido um Ryzen de 2ª geração ter pontuação superior a um de 3ª em single core, a não ser que as memórias estejam capando o desempenho, o que acho que não chega a ser o caso aqui.
Não que minhas memórias sejam espetaculares também. :haha:

Ah entendi a confusão. O Snap se não me engano trocou o 2700x da assinatura dele por um 5600x ou 5800x se não me engano.
 
Chegou meu R5 5600X.

Simplesmente peguei minha Config de 3733mhz estável no R5 3600 e coloquei no R5 5600X.
Mudei a frequência para 3800 e Inf 1900Mhz.
Pronto, estável também. :hmm:

Consegui 54ns de Latência no AIDA.

É mais ou menos o limite né?

Confesso que estava esperando alguma dificuldade... será que meu chip é bom? kkk

Ainda preciso testar mais o limite da memória, mas como consegui isso rápido, vou explorar a CPU.
 
Última edição:
Me falavam que o Ryzen 3600X era quente, mas não imaginei que fosse essa torradeira. Fiz um teste de estresse aqui e bateu 83 graus. Como se não bastasse o lixo da VGA batendo 87 graus, agora tenho uma 2ª torradeira no PC. Por sorte são raras as vezes que o processador chega a 100% de uso.

Ah entendi a confusão. O Snap se não me engano trocou o 2700x da assinatura dele por um 5600x ou 5800x se não me engano.

Uhm... Aí faz sentido...
 
Chegou meu R5 5600X.

Simplesmente peguei minha Config de 3733mhz estável no R5 3600 e coloquei no R5 5600X.
Mudei a frequência para 3800 e Inf 1900Mhz.
Pronto, estável também. :hmm:

Consegui 54ns de Latência no AIDA.

É mais ou menos o limite né?

Confesso que estava esperando alguma dificuldade... será que meu chip é bom? kkk

Ainda preciso testar mais o limite da memória, mas como consegui isso rápido, vou explorar a CPU.

Normal, FLCK 1900 no Zen 2 é mais difícil que no Zen 3.

Tem um hardcap de 50ns, não é possível fazer menos que isso.

Zen 3/Chip bom faz FLCK acima de 1900 com 1.8v no PLL.

Não recomendo fazer OC/undervolt de RAM e CPU ao mesmo tempo. Se teu pc dar uma tela preta você não vai saber quem foi o culpado.
 
Pessoal vou tentar formular novamente minha pergunta dúvida !?

É possível aumentar apenas o clock BOOST em overclock do R5 3600 ?

Ficando assim , 3600 MHz e subir apenas o BOOST para 4.400mhz?
 
O novo SiSANDRA tentou esconder, mas não conseguiu, Zen3+ disfarçado como ZenX+ na lista de suporte da nova versão xD
* Suporte Adicional > Processadores > Suporte preliminar ao AMD Ryzen (ZenX+);


E o que tenho de novidade? Algo ruim, na verdade: Vocês sabem que a AMD permite a criação de chips semi-custom, não é? Então, algumas parceiras OEM da AMD (Lenovo, Dell, HP, ...) estão solicitando CPUs bloqueadas (com IDs diferentes/próprias) à AMD para que os mesmos funcionem apenas em suas placas-mãe, no caso apenas a BIOS desses computadores OEM reconhecerão estes processadores "bloqueados".




Até o momento apenas os Renoir PRO oriundos da Lenovo (linha ThinCentre) estão assim, mas já há relatos de APUs da HP (linha Desktop Pro) seguindo o mesmo caminho. O aviso que deixo é: Cuidado ao comprar CPUs e APUs da linha PRO da AMD, pois estes processadores podem não funcionar na sua placa-mãe, então atenção dobrada ao comprar APUs do Ali, por exemplo. Não há indícios de que os CPUs/APUs comums OEM (aka não-PRO) sejam afetados, mas não duvidaria de futuramente isso ocorrer com eles.

APUs já confirmadas como afetadas/bloqueadas: Renoir PRO 4350G(GE), 4650G(GE) e 4750G(GE) removidas de PCs da Lenovo e HP.
CPUs que poderão ser afetados/bloqueados: Vermeer PRO 5800 e 5900.
 
Última edição:
Pessoal vou tentar formular novamente minha pergunta dúvida !?

É possível aumentar apenas o clock BOOST em overclock do R5 3600 ?

Ficando assim , 3600 MHz e subir apenas o BOOST para 4.400mhz?

Essa é a definição de boost. Ele não altera o clock base.

O PBO não permite definir especificamente em qual valor a CPU vai tentar alcançar boost.
 
Pessoal, tenho duas dúvidas:

1) ativei o perfil XMP para 3200MHz (XPG Z1), mas vi que o controlador de memória do R5 1600AF suporta até 2667MHz. O sistema está funcionando normalmente, mas tem algum problema em deixar assim?

2) só por curiosidade, o 1600AF stock tem IPC semelhante a que modelo e geração da Intel? Um i5 de 4ª Geração/Haswell?
 
Última edição:
1) ativei o perfil XMP para 3200MHz (XPG Z1), mas vi que o controlador de memória do R5 1600AF suporta até 2667MHz. O sistema está funcionando normalmente, mas tem algum problema em deixar assim?
Tá tudo certo, isso só quer dizer que suas memórias estão rodando em overclock por estarem além do padrão validado de fábrica da controladora.

2) só por curiosidade, o 1600AF stock tem IPC semelhante a que modelo e geração da Intel? Um i5 de 4ª Geração/Haswell?
IPC dos Zen+ é pouca coisa maior que o do Skylake (6th gen). Porém, devido às maiores latências de memória e clocks mais baixos, a performance em single thread fica entre um haswell e um skylake.

Overclock/clock em geral não tem relação direta com o IPC.
 
Galera, como vocês tem deixado cppc preferred e cppc na bios? e também os outros parâmetros dessa aba, smt, global state, etc?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo