[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Tenta monitorar o clock no MSI Afterburner pra ver se ele tá realmente aumentando sem necessidade. Desconheço alguém relatar aumento perceptível na conta de luz somente pela troca de processador.
Uma segunda ideia seria usar o Ryzen Master e criar um perfil de economia de energia nele. Eu mesmo aqui uso um perfil que limita o clock a 2ghz.
Sei que isso afeta o psicológico de alguns, mas acredite: 2ghz num six core moderno ainda é um exagero pra navegar, usar Office ou qualquer outra tarefa leve desse nível.
Com o perfil padrão ativado ele frequentemente fica batendo 3,7- 4ghz de clock, mesmo com o processador ocioso com o Chrome aberto e não fazendo nada mais no PC. Totalmente desnecessário. Agora não passa de 2ghz e não muda nada na prática (nada mesmo).

Dá pra criar perfis baseado no que você está usando no momento? Tipo, se estou com o Opera aberto, perfil A; se fecho o Opera e vou fazer qualquer outra coisa, perfil B.

Lamentável isso. PC virando artigo de luxo novamente. Um 3300X é um monstro com o qual já se faz tudo hoje em dia falando de forma genérica. Além do preço absurdo, agora temos que ter o que o mercado manda pra nós porque a disponibilidade tá ridícula. Não sei o que faria se não tivesse comprado esse 3600X na China. Me recuso a pagar o valor que pedem no Brasil. Isso vai além da questão de ter ou não ter dinheiro.

Tenta monitorar o clock no MSI Afterburner pra ver se ele tá realmente aumentando sem necessidade. Desconheço alguém relatar aumento perceptível na conta de luz somente pela troca de processador.
Uma segunda ideia seria usar o Ryzen Master e criar um perfil de economia de energia nele. Eu mesmo aqui uso um perfil que limita o clock a 2ghz.
Sei que isso afeta o psicológico de alguns, mas acredite: 2ghz num six core moderno ainda é um exagero pra navegar, usar Office ou qualquer outra tarefa leve desse nível.
Com o perfil padrão ativado ele frequentemente fica batendo 3,7- 4ghz de clock, mesmo com o processador ocioso com o Chrome aberto e não fazendo nada mais no PC. Totalmente desnecessário. Agora não passa de 2ghz e não muda nada na prática (nada mesmo).
Boa idéia, eu não tinha pensado nisso, sim ele fica em 3.675ghz de clock mínimo e qualquer coisa, acredite qualquer, até mexer o mouse rápido já faz ele boostar uns 2 a 3 núcleos pros 4.9ghz e jogar o ppt pra 120w ou acima naquele momento, aqueles serviços de windows que surgem puxando 2% do cpu então ele boosta que é uma blz

Mas tu usa o winrar no dia a dia ou é só pra benchmark? Baixa o 7zip e testa com ele.

Muito melhor!
o 7-zip e o winrar se vc comprimi o mesmo arquivo a diferença e bem pouca por 7-zip que fica menor dependendo dos parâmetros
mais se for muito arquivo o 7-zip ganha so que o winrar da pra colocar registro de recuperação (usava isso na epoca dos disketes)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

da pra habilitar o raid por sata igual fazia nos fx ou so em todos de uma vez ?
e isso que eles tem que olhar

Dá pra criar perfis baseado no que você está usando no momento? Tipo, se estou com o Opera aberto, perfil A; se fecho o Opera e vou fazer qualquer outra coisa, perfil B.

Dá sim. Ele tem 4 perfis, creator mode, game mode, profile 1 e profile 2. Todos vc consegue alterar ou deixar "default". Aqui mexi somente no profile 2 pra manter o clock do processador mais baixo quando eu não estiver jogando e não quis mexer em mais nada, até por achar completamente desnecessário overclockar esse 3600X. Mas dá pra mexer em muita coisa.
Sou do tempo em que vc tinha que ir na bios pra mexer com overclock rs. Agora que não vejo mais necessidade é molezinha demais. :haha:

Boa idéia, eu não tinha pensado nisso, sim ele fica em 3.675ghz de clock mínimo e qualquer coisa, acredite qualquer, até mexer o mouse rápido já faz ele boostar uns 2 a 3 núcleos pros 4.9ghz e jogar o ppt pra 120w ou acima naquele momento, aqueles serviços de windows que surgem puxando 2% do cpu então ele boosta que é uma blz

Pois é. É uma falha bem tosca isso. Ficar vendo o processador batendo 4 ghz porque vc tá parado olhando um navegador aberto rs.

Última edição:
Lamentável isso. PC virando artigo de luxo novamente. Um 3300X é um monstro com o qual já se faz tudo hoje em dia falando de forma genérica. Além do preço absurdo, agora temos que ter o que o mercado manda pra nós porque a disponibilidade tá ridícula. Não sei o que faria se não tivesse comprado esse 3600X na China. Me recuso a pagar o valor que pedem no Brasil. Isso vai além da questão de ter ou não ter dinheiro.

Por curiosidade,quais testes tu chegou a fazer pra ver o estado da CPU? Tenho ainda um pouco de receio em importar cpu

Por curiosidade,quais testes tu chegou a fazer pra ver o estado da CPU? Tenho ainda um pouco de receio em importar cpu

Eu também tinha medo de importar, mas vi alguns falando que importaram, aí tomei coragem e importei.

Bom, 100% de certeza que o processador é zerado e nunca utilizado não dá pra ter. O que tenho são indícios. Primeiramente eu vi as avaliações do vendedor que comprei. Grande maioria 5 estrelas e só 1 nota 4 estrelas porque o processador veio com 1 pino ligeiramente amassado, mas que não atrapalhou o uso.
Se resto, o processador não tem nenhuma marca de uso (marca de pasta etc), veio naquela embalagem plástica original com adesivo (não garante nada. Podem ter arrumado uma embalagem e um adesivo :haha:). Enfim, se esse processador não é novo, o vendedor tá enganando muito bem os compradores rs.

Teste mesmo eu fiz alguns de curiosidade, tipo teste de estresse pra ver a temperatura, teste do CPU-Z pra ver se meu desempenho tá compatível com outros processadores similares. Mas esses testes só te garantem que o processador é o que diz ser e que tá funcionando.
Mas o preço já tá aumentando.... Já subiu R$ 110 em relação ao que paguei 20 dias atrás :kidding:

Dá sim. Ele tem 4 perfis, creator mode, game mode, profile 1 e profile 2. Todos vc consegue alterar ou deixar "default". Aqui mexi somente no profile 2 pra manter o clock do processador mais baixo quando eu não estiver jogando e não quis mexer em mais nada, até por achar completamente desnecessário overclockar esse 3600X. Mas dá pra mexer em muita coisa.
Sou do tempo em que vc tinha que ir na bios pra mexer com overclock rs. Agora que não vejo mais necessidade é molezinha demais. :haha:

Pois é. É uma falha bem tosca isso. Ficar vendo o processador batendo 4 ghz porque vc tá parado olhando um navegador aberto rs.

Boa, obrigado!

Baixei aqui por curiosidade. Até comentei aqui no inicio, quando peguei o 5600X, que estava achando o clock muito alto para coisas comuns (como agora, em que apenas estou postando aqui).

Mas sempre olhei "por cima". Indo no detalhe, neste momento minha CPU está operando na casa dos 500 MHz. Vez ou outra, como uma troca de aba ou alt+tab para o Ryzen Master, sobe para 1 GHz. Vou olhar com mais calma, mas acho que está tudo certo.

Boa, obrigado!

Baixei aqui por curiosidade. Até comentei aqui no inicio, quando peguei o 5600X, que estava achando o clock muito alto para coisas comuns (como agora, em que apenas estou postando aqui).

Mas sempre olhei "por cima". Indo no detalhe, neste momento minha CPU está operando na casa dos 500 MHz. Vez ou outra, como uma troca de aba ou alt+tab para o Ryzen Master, sobe para 1 GHz. Vou olhar com mais calma, mas acho que está tudo certo.

Sua CPU tava operando a 500mhz sem vc ter feito alteração alguma no Ryzen Master? Se for, a AMD provavelmente deve ter feito alguma melhoria.
Aqui agora fica cravado em 1,98ghz. Não baixa disso nunca, prova que no caso do 3600X o clock nunca baixa pra menos de 2ghz, o que considero algo ridículo. Aliás, baixei o vcore pra 1.29 e o clock pra 1.8ghz agora. Desde o Core 2 Duo E6300 eu não tinha um processador com clock tão baixo. :haha:

Sua CPU tava operando a 500mhz sem vc ter feito alteração alguma no Ryzen Master? Se for, a AMD provavelmente deve ter feito alguma melhoria.
Aqui agora fica cravado em 1,98ghz. Não baixa disso nunca, prova que no caso do 3600X o clock nunca baixa pra menos de 2ghz, o que considero algo ridículo. Aliás, baixei o vcore pra 1.29 e o clock pra 1.8ghz agora. Desde o Core 2 Duo E6300 eu não tinha um processador com clock tão baixo. :haha:

Pois é, não fiz alteração alguma. Eu ia surtar ver alguns GHz sem uso algum, mas achei bem de boa. Acho que o que eu vi antes era quando aquela bosta de Epic Games Laucher estava rodando junto, daí ele subia o clock mesmo.

Pois é, não fiz alteração alguma. Eu ia surtar ver alguns GHz sem uso algum, mas achei bem de boa. Acho que o que eu vi antes era quando aquela bosta de Epic Games Laucher estava rodando junto, daí ele subia o clock mesmo.

Legal demais então. Com certeza a AMD tomou uma atitude e melhorou essa questão de uma geração pra outra. Algo tão básico, tão trivial... Mas enfim, antes tarde do que nunca.
1.6ghz agora aqui com 1.2875 de vcore. Clock de um Semprom 2600+ que tive. :haha:
Vamos ver até onde vai sem que eu perceba alguma coisa no desempenho pra tarefas básicas.

por isso ainda gosto do Undervolt+fix..
sem oscilacoes de vcore bizarras , sem temperaturas de 35 pra 80 em 2 segundos , consumos de 28w pra 130w...

ate sair o novo agesa pra minha mobo , e eu tentar seguir o tutorial do @RHBH, e ter algum benéfico ( ou não ) com o PBO flexivel. sigo tranquilamente assim..

idle/navegação/digitação excel/trabalhos...
cpu abaixo de 45c e consumindo 30-45w
jogando abaixo de 60c , consumindo abaixo de 80watts..
vcore 1.19v+LLC2.. 4550mhz.

e antes que alguém levante o assunto já debatido... meus 200FPS AVG no BFV ( meu unico game ) continuam cravados. Ainda que exista alguma perca(insignificante) em SINGLE , pra mim não faz JUS ao restante dos benefícios que tenho desta forma. Afinal , não montei o pc para ficar fazendo Scores em benchmarks sintéticos , e sim para ter os 200FPS no meu game favorito.

sem oscilacoes de vcore bizarras , sem temperaturas de 35 pra 80 em 2 segundos , consumos de 28w pra 130w...

ate sair o novo agesa pra minha mobo , e eu tentar seguir o tutorial do @RHBH, e ter algum benéfico ( ou não ) com o PBO flexivel. sigo tranquilamente assim..

e antes que alguém levante o assunto já debatido... meus 200FPS AVG no BFV ( meu unico game ) continuam cravados. Ainda que exista alguma perca(insignificante) em SINGLE , pra mim não faz JUS ao restante dos benefícios que tenho desta forma. Afinal , não montei o pc para ficar fazendo Scores em benchmarks sintéticos , e sim para ter os 200FPS no meu game favorito.

Jaja vai sair o CTR 2.0 do 1usmus.

Quero ver os ganhos e metodologia que o 1usmus fez.

Sobre as oscilações de temperatura, tensão e frequência. Eu não ligo, não sou apegado aos padrões Intel, não estou numa plataforma Intel.

Legal demais então. Com certeza a AMD tomou uma atitude e melhorou essa questão de uma geração pra outra. Algo tão básico, tão trivial... Mas enfim, antes tarde do que nunca.
1.6ghz agora aqui com 1.2875 de vcore. Clock de um Semprom 2600+ que tive. :haha:
Vamos ver até onde vai sem que eu perceba alguma coisa no desempenho pra tarefas básicas.

Pô, se tivesse mantido algo do tipo, ficaria bem fulo. :haha:

Confirmado, mantém clock baixo em coisas que não exigem nada. Passo mais tempo usando o PC para inutilidades, então de boa.

Sempron... acho que eu tive.

Lembro do Athlon X2 3600+ e Phenom II X4 955 (depois fui de i7 4770K e o atual). Tô tentando lembrar da lacuna entre meu Celeron 900 MHz e o Athlon X2 agora.

A
A única q vejo direto + ou - no preço das b450 é a GB b550m ds3h, mas considero bem básica. Agr se tiver pensando em pegar aquelas de modelos melhores, acho pouco provável abaixarem devido à pandemia, e algumas fabricantes ainda anunciaram q vão aumentar os preços pelo - de vga's (Asus, agr EVGA e Zotac), pode ser q placas mães tbm sejam afetadas. Complicado :medo:.

Valeu pelo retorno! A b550 ds3h é melhor que a TUF b450-plus?

A

Valeu pelo retorno! A b550 ds3h é melhor que a TUF b450-plus?
depende do que tu precisa
recomendo olhar as caracteristicas de cada uma
(vrm, numero de portas SATA ou m2 nvme, numero de entradas pra fans etc) e ver o que te impacta mais. Eu, por exemplo, tenho uma tuf pro b450m porque queria uma palca matx com pelo 4sata ou 2 nvme, então pra mim era uma opção boa

Como prometido, meus testes de CPUs:

Meu antigo R5 3600 ao seu máximo potencial:
fvJiXPt.jpg

Meu R5 5600X próximo ao limite do seu potencial:

sVlmVxG.png

Considerações:

BIOS utilizada tanto no R5 3600 como no R5 5600X possuem o último AGESA disponível até a data dessa postagem.

Tanto meu R5 3600 como o R5 5600X não possuem bons "chips".

O R5 3600 fica 100% estável com essa meta que coloquei a vocês na imagem, e no PBO subia muito pouco... acaba que valia apena fixar a voltagem e clocks conforme a imagem.
Já o R5 5600X, não consegui 4.7Ghz estável com menos de 1.35v fixo, ou seja, chip ruim...

Mas aqui o PBO e a curva de otimização brilha - esse foi meu melhor resultado estável (Instável consigo até mais um pouco) e pelo que vi de vários users que possuem esse CPU, meu resultado é muito bom.

Memória Ram conseguia 3733Mhz estável no R5 3600 e consegui 3800 Mhz estável com bastante facilidade no R5 5600X. (Só precisei subir o tRCDRD para 17 e ainda consegui apertar outros subtimmigs em relação aos 3733Mhz do R5 3600). Depois com calma, vou tentar descobrir se meu CPU quebra a barreira dos 3800Mhz na memória sem ter que sacrificar demais...

A queda de latência na memória foi boa de um CPU para outro... e no R5 5600X parece que o limite é por volta de 53/54ns mesmo.
Aqui tanto o 3733Mhz quanto 3800mhz tiveram desempenho semelhante, mas ganhei um pouquinho de largura de banda com 3800Mhz.

Em jogos, o R5 5600X, em relação ao R5 3600, me deu muito mais estabilidade nos FPS e mínimas melhores em 4K - Que é a resolução onde devo sentir o menor ganho e que ainda deu pra sentir uma melhora sensível junto a RX 6800XT. (Talvez o PCI 4.0 e o SAM contribuam também...).
Em 1440p e 1080p não preciso nem falar que os ganhos são surreais... ( Isso porque o R5 3600 já era muito bom).

Enfim, duas CPUs fantástica, a única coisa que realmente senti que foi ruim no R5 5600X foi sua temperatura... CPU extremamente quente.
Faz mais de 70°C jogando facilmente... e meu Kit de Refrigeração é até bom, mas enfim; é o calcanhar de aquiles dos Ryzen 5000.

Para trabalho com produtividade os ganhos foram excelentes tbm, enfim, satisfeito.

Minha Config de OC (PBO + Curva de Otimização) mais os clocks que consegui no Boost posto lá no tópico do @RHBH pra dá uma fortalecida.

Última edição:
"Chutei o balde" aqui. Limitei a 1 ghz todos os núcleos e 1.2v de vcore. Acho que agora tá bom. Vejam a bizarrice que fica no padrão da AMD:

Bizarrice-clock-3600x.jpg

O que seria o undervolt + fix amigo? E esse LLC2? Tô por fora dessas coisas.
Vc limita o vcore em 1.19v e o turbo em 4550mhz e funciona perfeitamente? Não pensei que o Ryzen aguentasse um vcore tão menor que o padrão. Aqui tô com 1.2v com um underclock absurdo.
Acha que tenho margem pra diminuir o vcore e ainda manter estabilidade com o processador com clock stock? Lembrando que aqui o vcore máximo por padrão é 1.3875v. Ao menos é o que o Ryzen Master informa.

Temperatura abaixo de 45 graus aqui em idle é fácil. Mas a torradeira do 3600x passa dos 80 graus no teste de estresse do Aida. Fazer o que... Como não rodo teste de estresse o tempo todo, deixei assim mesmo. Ainda tá longe do limite, então deixa arder. Até porque a torradeira pior é essa porcaria de 1660S Mini da Asus que a 100% bate 85-86 graus dependendo da temperatura ambiente. Também já desencanei disso.

Pô, se tivesse mantido algo do tipo, ficaria bem fulo. :haha:

Confirmado, mantém clock baixo em coisas que não exigem nada. Passo mais tempo usando o PC para inutilidades, então de boa.

Sempron... acho que eu tive.

Lembro do Athlon X2 3600+ e Phenom II X4 955 (depois fui de i7 4770K e o atual). Tô tentando lembrar da lacuna entre meu Celeron 900 MHz e o Athlon X2 agora.

Aqui o 1º foi Intel (486 DX4 100mhz), depois um AMD K6-2 350 até um Athlon 64 2800+. Depois Pentium 4 3.2ghz até um i5 2500 pra saltar pra um Ryzen 5 2600x e seguir na AMD até hoje.
Processador rodando a 1ghz agora. Acho que paro por aqui. O seu aí baixa o clock pra menos de 1ghz pelo o que vc falou né? De repente baixo pra 800mhz pra lembrar o Pentium 3 de um amigo que era o top da época. :haha:

depende do que tu precisa
recomendo olhar as caracteristicas de cada uma
(vrm, numero de portas SATA ou m2 nvme, numero de entradas pra fans etc) e ver o que te impacta mais. Eu, por exemplo, tenho uma tuf pro b450m porque queria uma palca matx com pelo 4sata ou 2 nvme, então pra mim era uma opção boa

Em relação a entradas, ela me agrada mais que a b450 TUF. Eu só fico em dúvida em relação ao VRM, não sei se é melhor, fiz minha pesquisa mas não consegui concluir como ela se compara.

Memória Ram conseguia 3733Mhz estável no R5 3600 e consegui 3800 Mhz estável com bastante facilidade no R5 5600X. (Só precisei subir o tRCDRD para 17 e ainda consegui apertar outros subtimmigs em relação aos 3733Mhz do R5 3600). Depois com calma, vou tentar descobrir se meu CPU quebra a barreira dos 3800Mhz na memória sem ter que sacrificar demais...
Qual voltagem pra esses timings foi necessário pra 3800 na sua b-die?

Aqui o 1º foi Intel (486 DX4 100mhz), depois um AMD K6-2 350 até um Athlon 64 2800+. Depois Pentium 4 3.2ghz até um i5 2500 pra saltar pra um Ryzen 5 2600x e seguir na AMD até hoje.
Processador rodando a 1ghz agora. Acho que paro por aqui. O seu aí baixa o clock pra menos de 1ghz pelo o que vc falou né? De repente baixo pra 800mhz pra lembrar o Pentium 3 de um amigo que era o top da época. :haha:

Estou no note agora, mas depois posto uma screen. Ontem enquanto postava, com Opera aberto, era na casa dos 500 MHz mesmo.

Qual voltagem pra esses timings foi necessário pra 3800 na sua b-die?
1.44v; não importa se é 3733Mhz, 3800Mhz ou menos... a minha B-Die ama essa voltagem e alguns timmings em CL15.

Última edição:
"Chutei o balde" aqui. Limitei a 1 ghz todos os núcleos e 1.2v de vcore. Acho que agora tá bom. Vejam a bizarrice que fica no padrão da AMD:

Bizarrice-clock-3600x.jpg

O que seria o undervolt + fix amigo? E esse LLC2? Tô por fora dessas coisas.
Vc limita o vcore em 1.19v e o turbo em 4550mhz e funciona perfeitamente? Não pensei que o Ryzen aguentasse um vcore tão menor que o padrão. Aqui tô com 1.2v com um underclock absurdo.
Acha que tenho margem pra diminuir o vcore e ainda manter estabilidade com o processador com clock stock? Lembrando que aqui o vcore máximo por padrão é 1.3875v. Ao menos é o que o Ryzen Master informa.

Temperatura abaixo de 45 graus aqui em idle é fácil. Mas a torradeira do 3600x passa dos 80 graus no teste de estresse do Aida. Fazer o que... Como não rodo teste de estresse o tempo todo, deixei assim mesmo. Ainda tá longe do limite, então deixa arder. Até porque a torradeira pior é essa porcaria de 1660S Mini da Asus que a 100% bate 85-86 graus dependendo da temperatura ambiente. Também já desencanei disso.

vou usar um linguajar mais pratico..
undervolt = travar o vcore do cpu o mais baixo possível , sem que atrapalhe a estabilidade ( tela azul , crash do win , fechar jogo sozinho ) - numero esse que pode variar de acordo com a loteria do seu chip... tenho + 3 amigos com 5800x e todos foram o mesmo vcore...
Fix = clock fixo travado... no meu caso , achei um numero intermediário que foi o 4550 , que seria algo stock ALLCLOCKS do boost. Em single ele pinga na faixa de 4850... Porem como relatei no psot anterior.. esse Single pra mim não está fazendo diferença alguma.
LLC = loadlinecalbrition... toda mb tem isto , é um regulador de voltagem x demanda... tendo valores de 1 a 5... no meu caso o 1 seria o mais agressivo , porem em 2 já tenho esta estabilidade.. Há placas mae que o mais agressivo é o numero 5 , dai inverteria o caso.

sim , meu VCORE é FIXO em 1.1975 e o tal LLC em 2.
benchs pesadissimos , máxima de 78c , consumindo por volta de 105-110w , e usando apenas 65a70% do meu cooler ( q eh bem de entrada , apesar de 360mm )
BFV 1080p , que é meu game favorito e praticamente único , 55a60c consumindo 70-80W e usando 50% do wc.
outros games, ex : forza , need , fifa , cod , farcry que usam pouco cpu , fica na casa de 50-55c e consumindo 60-65w.

temperaturas acima considerando que não tenho A.C no cômodo e aqui sempre bem quente.

1.44v; não importa se é 3733Mhz, 3800Mhz ou menos... a minha B-Die ama essa voltagem e alguns timmings em CL15.
A gente tem o mesmo cpu, placa mãe e também tenho memórias b-die.. Meus resultados estão bem parecidos com os seus. Também precisei subir o tRCDRD pra 17 pra estabilizar.. Porém aqui o tRRDS abaixo de 6 e o tRDWR de 18 já tenho uma chuva de erros no testmem5.. Também uso 1.44v e também fico com 63~64ns no bench do aida kkk
Esperando o post com seus números no CO, aqui dependendo do quão longe eu for lá começo a ter instabilidades no over da ram...

Alguém ai de 5600x que também teve problemas com aquecimento ?

Fiz um undervolt aqui pra 1.1625 e ficou bom, alguém ai gostaria de opinar? Acho que resolveu meu problema, nao deu nenhum throttle como podem ver no grafico dos FPS, curva bem constante.

Lian Li 011 Dynamic XL

3 Fans da QL corsair + Gamemax Rainbow Iceberg 360

Deixando a voltagem no automático nesse heavyload a parada bate 100c

Alguém ai de 5600x que também teve problemas com aquecimento ?

Fiz um undervolt aqui pra 1.1625 e ficou bom, alguém ai gostaria de opinar? Acho que resolveu meu problema, nao deu nenhum throttle como podem ver no grafico dos FPS, curva bem constante.

Lian Li 011 Dynamic XL

3 Fans da QL corsair + Gamemax Rainbow Iceberg 360

Deixando a voltagem no automático nesse heavyload a parada bate 100c

dica : baixar o app intelburntest.
pode rodar ele no preset que vem , STANDART, esse modo é mais do que suficiente para não crashar nenhum game.
ele tem modos mais agressivo , mas se torna desnecessário para o uso game.

o test é rapido , 2min mais ou menos..
repita ele 3x... se der sucesso OK... pode até ir la na bios e tentar abaixar mais um pouco e refazer os tests.. ( eu afino meu menor vcore possivel desta forma )
se não passar no test , ele pode até parecer estável , mas mais cedo ou mais tarde , vc vai levar um crash em algum game ou app pesado. Recomendo ir na bios e subir 0.05V ou então aumentar uma casa do LLC

se quiser algo um pouco mais afundo , pode entrar tbm na brincadeira do LLC...
exemplo...
eu consigo usar tanto em 1.19 + LLC2 e tbm 1.205 LLC3.

Users who are viewing this thread

Voltar