[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
A gente tem o mesmo cpu, placa mãe e também tenho memórias b-die.. Meus resultados estão bem parecidos com os seus. Também precisei subir o tRCDRD pra 17 pra estabilizar.. Porém aqui o tRRDS abaixo de 6 e o tRDWR de 18 já tenho uma chuva de erros no testmem5.. Também uso 1.44v e também fico com 63~64ns no bench do aida kkk
Esperando o post com seus números no CO, aqui dependendo do quão longe eu for lá começo a ter instabilidades no over da ram...
Sim, (Tô usando o Fast do Dram Calculator, mas um pouquinho mais agressivo) mas essa instabilidade da Ram na realidade é do CPU... (Também tive o mesmo sintoma).
Na Ram, ainda consigo apertar mais algum subtimming, só que preciso fazer um teste bem afiado para saber quais não geraram instabilidade.

Senão me engano usei o CO assim:

-20
-23
-25
-26
-26
-25

Nessa ordem lá na BIOS. (Depois vou upar a foto da config certinho lá no tópico).

PBO em avançado, setei "Motheboard". (Pra mim não teve ganhos modificar o EDC, PTT e o outro que esqueci o nome agora).

Já o Scaler foi determinante em vários fatores, aqui o meu ponto perfeito é 5X.

Consegui o melhor Clock possível assim, com 6X ou mais o CPU começa a usar menos Clock no Boost e com 4X ou menos o rendimento vai caindo um pouco. (3X ou 4X ainda é muito bom).

Em Full Load fica 4.6/4.650Ghz, mas principalmente em 4.625Ghz. (1.28v +/- )

Em jogos oscila bastante, mas a média é 4.675Ghz a 4.825Ghz, sendo que várias vezes bate 4.85Ghz rapidamente em um núcleo ou dois.
A média geral é 4.7 a 4.775Ghz. (1.4v +/- no pico e bem rápido)

jogos leves vão bater 4.8Ghz frequentemente.

Mudei algo lá em cima, já começo a perder rendimento ou fica instável.

Foi muito difícil achar nos últimos 4 núcleos uma maneira de usar o CO em -26 estável, mas achei. (Contudo, em -25 cai levemente o rendimento).

Com todos os cores em -26 e alguns em -27 a estabilidade do boost aumenta mais ainda e se aproxima muito de 4.8Ghz.
infelizmente é instável no meu CPU, mas não deve ser difícil em um CPU com silício melhor.

Esse é o meu limite quanto a clock, já memória ram, talvez me aventure acima de 3800Mhz, mas pelo o que pesquisei terei trabalho e mesmo se conseguir posso ter que deixar o CPU com voltagens bem mais agressivas para tal. Não sei se vale a pena visto que aparentemente o limite de latência é esse, mas vou tentar por entusiasmo mesmo...

Última edição:
dica : baixar o app intelburntest.
pode rodar ele no preset que vem , STANDART, esse modo é mais do que suficiente para não crashar nenhum game.
ele tem modos mais agressivo , mas se torna desnecessário para o uso game.

o test é rapido , 2min mais ou menos..
repita ele 3x... se der sucesso OK... pode até ir la na bios e tentar abaixar mais um pouco e refazer os tests.. ( eu afino meu menor vcore possivel desta forma )
se não passar no test , ele pode até parecer estável , mas mais cedo ou mais tarde , vc vai levar um crash em algum game ou app pesado. Recomendo ir na bios e subir 0.05V ou então aumentar uma casa do LLC

se quiser algo um pouco mais afundo , pode entrar tbm na brincadeira do LLC...
exemplo...
eu consigo usar tanto em 1.19 + LLC2 e tbm 1.205 LLC3.

Caramba, nesse teste ai ele bate os 91c, vou ver se da pra baixar mais entao a voltagem, nao queria que ele chegasse muito acima dos 80

Caramba, nesse teste ai ele bate os 91c, vou ver se da pra baixar mais entao a voltagem, nao queria que ele chegasse muito acima dos 80
esse test é PUNK , e pouquíssimo conhecido..
tem mta gente que acha que esta com OC , UV , PBO estável , quando roda isso ae , se assusta.. rsrsrs
minha máxima nesse test , que é a pior TEMP aqui pra mim , foi um pico inicial rápido de 82c... que é até o wc "entender"e abaixar pra casa dos 75c

Alguém ai de 5600x que também teve problemas com aquecimento ?

Fiz um undervolt aqui pra 1.1625 e ficou bom, alguém ai gostaria de opinar? Acho que resolveu meu problema, nao deu nenhum throttle como podem ver no grafico dos FPS, curva bem constante.

Lian Li 011 Dynamic XL

3 Fans da QL corsair + Gamemax Rainbow Iceberg 360

Deixando a voltagem no automático nesse heavyload a parada bate 100c

Cara, você já tentou reinstalar o WC e reaplicar a pasta térmica? Estou achando as temps estranhas. Eu tenho um 5800x em stock, em um gabinete pior que o seu e com um WC de 120mm em push and pull. O 5800x por natureza já esquenta mais que o 5600x. Com o teste do Aida64 full stress, deixei por 1 hora e 30min sem parar e minha temp máxima foi de 82/83 graus. Será que não tem alguma coisa errada com a instalação do seu WC ou pasta térmica? Cinebench R23 ficou na casa dos 77 graus pelo que eu lembre.

vou usar um linguajar mais pratico..
undervolt = travar o vcore do cpu o mais baixo possível , sem que atrapalhe a estabilidade ( tela azul , crash do win , fechar jogo sozinho ) - numero esse que pode variar de acordo com a loteria do seu chip... tenho + 3 amigos com 5800x e todos foram o mesmo vcore...
Fix = clock fixo travado... no meu caso , achei um numero intermediário que foi o 4550 , que seria algo stock ALLCLOCKS do boost. Em single ele pinga na faixa de 4850... Porem como relatei no psot anterior.. esse Single pra mim não está fazendo diferença alguma.
LLC = loadlinecalbrition... toda mb tem isto , é um regulador de voltagem x demanda... tendo valores de 1 a 5... no meu caso o 1 seria o mais agressivo , porem em 2 já tenho esta estabilidade.. Há placas mae que o mais agressivo é o numero 5 , dai inverteria o caso.

sim , meu VCORE é FIXO em 1.1975 e o tal LLC em 2.
benchs pesadissimos , máxima de 78c , consumindo por volta de 105-110w , e usando apenas 65a70% do meu cooler ( q eh bem de entrada , apesar de 360mm )
BFV 1080p , que é meu game favorito e praticamente único , 55a60c consumindo 70-80W e usando 50% do wc.
outros games, ex : forza , need , fifa , cod , farcry que usam pouco cpu , fica na casa de 50-55c e consumindo 60-65w.

temperaturas acima considerando que não tenho A.C no cômodo e aqui sempre bem quente.

Nunca vi essa regulagem LLC. Não sei se isso existia no tempo em que eu mexia com overclock. Agora, esse vcore é assustadoramente baixo. Imagino que mesmo em stock tenha uma boa margem pra diminuir o vcore aqui porque o meu tá em 1.3875v que é o padrão da AMD. Temperatura eu já desisti e desencanei. Se com WC tem gente batendo quase 80 graus, não tem como eu querer que o meu não passe um pouco disso.

Nunca vi essa regulagem LLC. Não sei se isso existia no tempo em que eu mexia com overclock. Agora, esse vcore é assustadoramente baixo. Imagino que mesmo em stock tenha uma boa margem pra diminuir o vcore aqui porque o meu tá em 1.3875v que é o padrão da AMD. Temperatura eu já desisti e desencanei. Se com WC tem gente batendo quase 80 graus, não tem como eu querer que o meu não passe um pouco disso.
acredito que vc consiga abaixar seu vcore sim... da forma que citei acima..

Cara, você já tentou reinstalar o WC e reaplicar a pasta térmica? Estou achando as temps estranhas. Eu tenho um 5800x em stock, em um gabinete pior que o seu e com um WC de 120mm em push and pull. O 5800x por natureza já esquenta mais que o 5600x. Com o teste do Aida64 full stress, deixei por 1 hora e 30min sem parar e minha temp máxima foi de 82/83 graus. Será que não tem alguma coisa errada com a instalação do seu WC ou pasta térmica? Cinebench R23 ficou na casa dos 77 graus pelo que eu lembre.

Caramba mano nao achei que podia ser pq monteie sse WC umas 3x ja, por desencargo limpei a pasta e reapliquei, montei novamente e CARALHO

Naquele Heavy load baixou de 83c pra 57c e no intelburn baixou de 95c pra 66

Mano esses WC que usa esses esquema de pressao quando rosqueia o parafuso eh uma merda nao da pra ter certeza mesmo se fez um contato bom com o processador

Olha isso

esse test é PUNK , e pouquíssimo conhecido..
tem mta gente que acha que esta com OC , UV , PBO estável , quando roda isso ae , se assusta.. rsrsrs
minha máxima nesse test , que é a pior TEMP aqui pra mim , foi um pico inicial rápido de 82c... que é até o wc "entender"e abaixar pra casa dos 75c

Mano, remontei meu WC e no teste mais pesado do intelburn ele chegou a 67, e ja baixa pra uns 64 e fica, caramba nao pensei que teria errado 3x montando esse WC

Última edição:
vou usar um linguajar mais pratico..
undervolt = travar o vcore do cpu o mais baixo possível , sem que atrapalhe a estabilidade ( tela azul , crash do win , fechar jogo sozinho ) - numero esse que pode variar de acordo com a loteria do seu chip... tenho + 3 amigos com 5800x e todos foram o mesmo vcore...
Fix = clock fixo travado... no meu caso , achei um numero intermediário que foi o 4550 , que seria algo stock ALLCLOCKS do boost. Em single ele pinga na faixa de 4850... Porem como relatei no psot anterior.. esse Single pra mim não está fazendo diferença alguma.
LLC = loadlinecalbrition... toda mb tem isto , é um regulador de voltagem x demanda... tendo valores de 1 a 5... no meu caso o 1 seria o mais agressivo , porem em 2 já tenho esta estabilidade.. Há placas mae que o mais agressivo é o numero 5 , dai inverteria o caso.

sim , meu VCORE é FIXO em 1.1975 e o tal LLC em 2.
benchs pesadissimos , máxima de 78c , consumindo por volta de 105-110w , e usando apenas 65a70% do meu cooler ( q eh bem de entrada , apesar de 360mm )
BFV 1080p , que é meu game favorito e praticamente único , 55a60c consumindo 70-80W e usando 50% do wc.
outros games, ex : forza , need , fifa , cod , farcry que usam pouco cpu , fica na casa de 50-55c e consumindo 60-65w.

temperaturas acima considerando que não tenho A.C no cômodo e aqui sempre bem quente.
putz então fica bem pior do que em stock, aqui em stock fica em 1.048v em idle só que com o clock em 3.675mhz mas a 42 graus no calor de 32 do rj, o problema é os picos que ele dá pico por qualquer coisa, mas como o amigo ali recomendou botei o ryzen master e setei 1.6ghz pra idle e usos comuns tipo navegador e etc e consegui pôr a 0.700v pra isso, aí agora ele não fica dando os picos bizarros

ingame é quente mesmo, 75 graus de máxima mas geralmente tipo em um hitman 3 tem ficado nos 62, cs a 400fps nos 71 graus e por aí vai, mas pelo menos não perco performance, aqui se eu baixar o vcore ingame ferrou, despenca, só no pes 2021 caía de 370 pra 220fps ao setar 1.30v de vcore fixo

Caramba mano nao achei que podia ser pq monteie sse WC umas 3x ja, por desencargo limpei a pasta e reapliquei, montei novamente e CARALHO

Naquele Heavy load baixou de 83c pra 57c e no intelburn baixou de 95c pra 66

Mano esses WC que usa esses esquema de pressao quando rosqueia o parafuso eh uma merda nao da pra ter certeza mesmo se fez um contato bom com o processador

Olha isso

Mano, remontei meu WC e no teste mais pesado do intelburn ele chegou a 67, e ja baixa pra uns 64 e fica, caramba nao pensei que teria errado 3x montando esse WC

Agora sim hehehe, um WC de 360mm com essas temps ai, ainda mais num gabinete TOP desses estava muito estranho! Ficou filé demais agora!!! Eu aproveitaria pra testar o 5600x em stock e até quem sabe fazer uns testes com o CO!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra galera das Gigabyte's B450, alguém fez up de bios pra versão F60f recém lançada? Vi que o resizable bar foi adicionado e agora o PBO vai até +500mhz. Não sei se houve alguma melhoria de estabilidade entre outros. Se alguém fez o UP ai e puder me dizer o que tem achado!

Agora sim hehehe, um WC de 360mm com essas temps ai, ainda mais num gabinete TOP desses estava muito estranho! Ficou filé demais agora!!! Eu aproveitaria pra testar o 5600x em stock e até quem sabe fazer uns testes com o CO!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra galera das Gigabyte's B450, alguém fez up de bios pra versão F60f recém lançada? Vi que o resizable bar foi adicionado e agora o PBO vai até +500mhz. Não sei se houve alguma melhoria de estabilidade entre outros. Se alguém fez o UP ai e puder me dizer o que tem achado!
Aproveitei pra testar aqui.
5800x (em default) WC360 no AIDA em System stress fica em 67 graus.
Tá com? Alto? Baixo?

Eu quando faço aquele stress teste do AIDA, dá algum erro (não lembro qual, não estou em casa) e o teste é interrompido. De OC, só as rams, 3000 CL15 pra 3800 CL16. Engraçado que nunca tive problemas de travamento ou o PC reiniciar durante as jogatinas.

"Chutei o balde" aqui. Limitei a 1 ghz todos os núcleos e 1.2v de vcore. Acho que agora tá bom. Vejam a bizarrice que fica no padrão da AMD:

Bizarrice-clock-3600x.jpg

Qual sua placa mãe?
Aqui tenho um 3300X + Asus B450-F que tmbm ficava com esse dente de serra na temperatura, até que atualizei a BIOS para a versão 4007 (a primeira compatível com os Ryzen 5000) e acabaram os problemas. 😅 Agora fica normal.
Achei estranho o seu 3600 não baixar as frequências de forma automática, e também o vcore que precisa para sustentar as frequências.

Aproveitei pra testar aqui.
5800x (em default) WC360 no AIDA em System stress fica em 67 graus.
Tá com? Alto? Baixo?

Maravilhoso!!! O full stress do Aida representa o extremo, e talvez você não chegue nem a 80% disso! Nas suas aplicações do dia a dia deve ficar MUITO mais baixo! Sensacional. Qual seu WC e gabinete?

putz então fica bem pior do que em stock, aqui em stock fica em 1.048v em idle só que com o clock em 3.675mhz mas a 42 graus no calor de 32 do rj, o problema é os picos que ele dá pico por qualquer coisa, mas como o amigo ali recomendou botei o ryzen master e setei 1.6ghz pra idle e usos comuns tipo navegador e etc e consegui pôr a 0.700v pra isso, aí agora ele não fica dando os picos bizarros

ingame é quente mesmo, 75 graus de máxima mas geralmente tipo em um hitman 3 tem ficado nos 62, cs a 400fps nos 71 graus e por aí vai, mas pelo menos não perco performance, aqui se eu baixar o vcore ingame ferrou, despenca, só no pes 2021 caía de 370 pra 220fps ao setar 1.30v de vcore fixo
nao vou ressuscitar o defunto desse debate de paginas atrás.. eu sinceramente não sei o que tu apronta ae para "PERDER TANTA PERFORMANCE" como fala..
jogo BFV, que é um total chupa cabra de CPU, e não vejo esse abismo de performance que vc tanto diz.. Na verdade eu nem vejo diferença nos fps.. afinal , ambas as formas ficam em 200 ( numero esse limite do game , se liberar via comando vai fácil 250+ )
O que vejo é um aumento de 15 a 20C um ruido grande pra segurar a temp e 30Watts a mais.

Compensa sair de um rizen 1700x para os mais novos?

Se for pra um 3600 / 3700X ou 5600X "compensa" porque é um baita salto, claro se o seu 1700X não estiver entregando o que você precisa.

Se o 1700X estiver entregando 97 - 99% da RTX 3070, não vai fazer muita diferença.

vi que vc possui uma 3070...
e aparentemente , pelo monitor , esta jogando em QHD neh ??
se for para essa resolução , acho que vc não precisa pensar nos topo de linha (5950,5900,5800)

se sua mobo ja tiver ATT para rodar os Ryzen 5000.... e pela pouca diferenca de valor entre um 3700/3800 para um 5600... Pegaria o 5600 sem dúvida alguma.. Estaria SAFE por mto tempo nessa resolução

Bom dia pessoal, como vão?

Meu PC sofreu um acidente e minha placa mãe morreu, eu tinha uma GA-AB350-Gaming 3 e queria dicas de qual placa comprar.

Meu processador: Ryzen 5 1600
Memorias: 8Gb (2x) T-Force TUF 3200mhz

Eu até vi algumas placas, como as com chiptset 550, mas to confuso nessa questão de placas compatíveis e não compatíveis com o meu processador ryzen de 1° geração.

Maravilhoso!!! O full stress do Aida representa o extremo, e talvez você não chegue nem a 80% disso! Nas suas aplicações do dia a dia deve ficar MUITO mais baixo! Sensacional. Qual seu WC e gabinete?
WC = Galahad 360
Gabinete = o11 Dynamic +6 fans Lian li (Bora e UniFan)
Tirei uma print ontem
4maI1kk.jpg

Qual sua placa mãe?
Aqui tenho um 3300X + Asus B450-F que tmbm ficava com esse dente de serra na temperatura, até que atualizei a BIOS para a versão 4007 (a primeira compatível com os Ryzen 5000) e acabaram os problemas. 😅 Agora fica normal.
Achei estranho o seu 3600 não baixar as frequências de forma automática, e também o vcore que precisa para sustentar as frequências.

Então, a bios dessa AsRock B450M-HDV que tava antes era uma bios que sequer suportava o Ryzen 3600X, tanto que instalei o processador, ele não funcionou e depois que me liguei nisso. Aí tive que colocar o 2200G de volta pra atualizar. Eu até cheguei a pensar em não instalar a última bios (que é a 1ª e até agora a única que suporta os Ryzen de 5ª geração). Até porque eu nunca vou sair de um Ryzen 3600X pra um 5600X. Não vejo diferença de desempenho na prática que justifique. Só se eu vender esse 3600X aqui e arrumar um 5600X na China pelo mesmo preço. Eu até tentei achar o 5600X na China, mas não achei e não quis pagar R$ 2600 que é o que custa no Brasil.

Mas enfim, eu acabei atualizando pra última bios que é a que suporta os Ryzen 5xxx, então não tenho o que tentar aqui em termos de versão de bios. Só se essa bios tá meio bugada. Porque o processador até baixa a frequência, mas é muito pouco e continua dando picos pra 4ghz, mesmo que eu não esteja fazendo nada.
Esse dente de serra é porque o processador fica variando o clock toda hora, então a temperatura acaba variando 2-3 graus toda hora também.
Confesso que parei de reparar muito nessas coisas nos últimos anos. Queria ligar o PC e ver ele funcionar bem. Então nem sei se isso acontecia com os Ryzen 2600x e 2200G que tive antes desse 3600X. Depois que resolvi voltar a mexer com overclock no 2200G é que voltei a reparar nesses detalhes.
Pode ser alguma defiência dessa placa-mãe ou versão da bios. Ao menos consegui contornar fazendo esse underclock.

Então, a bios dessa AsRock B450M-HDV que tava antes era uma bios que sequer suportava o Ryzen 3600X, tanto que instalei o processador, ele não funcionou e depois que me liguei nisso. Aí tive que colocar o 2200G de volta pra atualizar. Eu até cheguei a pensar em não instalar a última bios (que é a 1ª e até agora a única que suporta os Ryzen de 5ª geração). Até porque eu nunca vou sair de um Ryzen 3600X pra um 5600X. Não vejo diferença de desempenho na prática que justifique. Só se eu vender esse 3600X aqui e arrumar um 5600X na China pelo mesmo preço. Eu até tentei achar o 5600X na China, mas não achei e não quis pagar R$ 2600 que é o que custa no Brasil.

Mas enfim, eu acabei atualizando pra última bios que é a que suporta os Ryzen 5xxx, então não tenho o que tentar aqui em termos de versão de bios. Só se essa bios tá meio bugada. Porque o processador até baixa a frequência, mas é muito pouco e continua dando picos pra 4ghz, mesmo que eu não esteja fazendo nada.
Esse dente de serra é porque o processador fica variando o clock toda hora, então a temperatura acaba variando 2-3 graus toda hora também.
Confesso que parei de reparar muito nessas coisas nos últimos anos. Queria ligar o PC e ver ele funcionar bem. Então nem sei se isso acontecia com os Ryzen 2600x e 2200G que tive antes desse 3600X. Depois que resolvi voltar a mexer com overclock no 2200G é que voltei a reparar nesses detalhes.
Pode ser alguma defiência dessa placa-mãe ou versão da bios. Ao menos consegui contornar fazendo esse underclock.
De forma alguma me entenda mal por favor.
3600x é um excelente CPU , com CxB absurdamente bom.
eu não sei em qual resolução vc joga , mas citar o termo "NÃO VEJO DIFERENCA DE DESEMPENHO NA PRATICA QUE JUSTIFIQUE" , eu tenho que colocar uma pulga atras da sua orelha rsrsrs.
Tu precisa ver na sua frente a diferença.. Com videos da net , reviews eu ja havia ficado empolgado e esperava X ganho... Quando montei foi muito além do que esperava.

a diferença de um 3xxx para um 5xxx , independente de ql linhagem 600 , 700 , 800 , 900.... é grotesca.. Para qlq tipo de aplicação , seja jogo , seja um bench , render.
no primeiro dia que recebi o 5800x ( começo de dezembro ) fiz o swap do 3800x(chip gold , vcore mto baixo , clocks super alto) , troquei bios e coloquei o 5800x... cara que SURREAL.
O ganho de ipc é fantástico... como sempre vou citar o BFV.
3800x = 110min 155avg 190max.
5800x = 170min 196avg 200max
SE usar a config pra passar dos 200fps..
170min 220-230avg 280-300max.

mas enfim , não estou desmerecendo nenhum cpu , cada um investe como gosta/pode/necessita.

De forma alguma me entenda mal por favor.
3600x é um excelente CPU , com CxB absurdamente bom.
eu não sei em qual resolução vc joga , mas citar o termo "NÃO VEJO DIFERENCA DE DESEMPENHO NA PRATICA QUE JUSTIFIQUE" , eu tenho que colocar uma pulga atras da sua orelha rsrsrs.
Tu precisa ver na sua frente a diferença.. Com videos da net , reviews eu ja havia ficado empolgado e esperava X ganho... Quando montei foi muito além do que esperava.

a diferença de um 3xxx para um 5xxx , independente de ql linhagem 600 , 700 , 800 , 900.... é grotesca.. Para qlq tipo de aplicação , seja jogo , seja um bench , render.
no primeiro dia que recebi o 5800x ( começo de dezembro ) fiz o swap do 3800x(chip gold , vcore mto baixo , clocks super alto) , troquei bios e coloquei o 5800x... cara que SURREAL.
O ganho de ipc é fantástico... como sempre vou citar o BFV.
3800x = 110min 155avg 190max.
5800x = 170min 196avg 200max
SE usar a config pra passar dos 200fps..
170min 220-230avg 280-300max.

mas enfim , não estou desmerecendo nenhum cpu , cada um investe como gosta/pode/necessita.

Talvez tenha ficado estranha a forma que escrevi. Veja bem, eu sei que teve uma boa melhoria do 3600x pro 5600x. Em tarefas que exigem produtividade certamente existe um ganho que deva ser considerado. Agora, eu sou o cara que baixa o clock pra 1ghz e pro meu uso isso não faz qualquer diferença, exceto em jogos. Então a minha experiência de uso não deve servir como regra pra outros.

Agora, em jogos, eu realmente não ligo se um jogo rodar a 120 fps ou 240 fps. Ou se pegar 70 de fps mínimo enquanto pegaria 85 fps com o 5600x. Me satisfaço com uma boa taxa de fps e não necessariamente com a mais alta possível. E sim, eu sei que o 5600x em certos casos chega a dar 20-25% a mais de fps médio/mínimo dependendo do jogo pelos testes que vi. E isso é muita coisa considerando que é o processador dando mais desempenho em algo que não depende só dele. A questão é o quanto isso muda a forma de jogar.
Até porque não tenho e nem pretendo ter VGA pra empurrar jogos modernos com alta taxa de fps (nos competitivos da vida ela até dá conta relativamente bem). Antes eu jogava em 4K e hoje regredi pra full HD.
Aliás, eu nem jogo direito mais. Sou chato pra caramba com essas porcarias de jogos modernos mais do mesmo e grande parte eu paro no meio rs. Estou jogando aqui: Red Dead Redemption 2, Ghost Recon Wildlands, Cyberpunk e os velhos Pubg e CS GO. Nenhum deles com muita frequência ou entusiasmo rs.

E esse 3600x me custou R$ 1050. Um 5600X custa R$ 2500 ou mais (não tinha ele no Ali Express pra comparar na época). Hoje o 5600x tá batendo R$ 2200 com frete. Ou seja, nem tá compensando comprar fora porque não tá tão mais barato assim em relação ao Brasil.

Por isso que falei que na prática não faria muita diferença pra mim. Mais fácil mais pra frente eu gastar R$ 400 num watercooler e meter overclock nesse 3600x do que gastar uma nota num 5600x. Agora, vender esse 3600x no Brasil e comprar o 5600x na China é algo que não descarto, apesar do medo de ser taxado.

Boa tarde, sou novo no fórum e tive uma decepção por não saber sobre single e dual rank... não alongando muito é o seguinte:
Estou com um Ryzen 5 2600 em stock e uma Gigabyte Aorus B450 Pro Wifi, e adquiri recentemente 4x8GB HyperX Predator RGB 2933MHz (pensando no design em geral que com os 4 slots com leds ficariam mais bonitos e no desempenho que eu poderia ter ganho caso fosse possível a frequência prometida nos 4 módulos), na tentativa de usar o XMP ativado para os 2933 MHz obtive instabilidades e erros, quando acionei a Gigabyte e a HyperX eles me falaram a respeito de minhas memórias serem single rank, e neste caso meu R5 2600 teria uma certa limitação, visto que testando somente 2 módulos com XMP ativo, obtive estabilidade. Hoje estou usando os 4 módulos com XMP desativado na frequência de 2400 MHz.
-Pensando em desempenho para jogos, compensa utilizar os 4 módulos em 2400 MHz (32 GB) ou somente 2 módulos em 2933 MHz (16 GB)?
Obs: os timings se não me engano ficam 17 - 17 - 17 e o outro valor não sei ( p/ 2400MHz) e 15 - 17 - 17 o último valor não sei tbm, mas acho que é o mesmo do outro (p/ 2933 MHz).

Boa tarde, sou novo no fórum e tive uma decepção por não saber sobre single e dual rank... não alongando muito é o seguinte:
Estou com um Ryzen 5 2600 em stock e uma Gigabyte Aorus B450 Pro Wifi, e adquiri recentemente 4x8GB HyperX Predator RGB 2933MHz (pensando no design em geral que com os 4 slots com leds ficariam mais bonitos e no desempenho que eu poderia ter ganho caso fosse possível a frequência prometida nos 4 módulos), na tentativa de usar o XMP ativado para os 2933 MHz obtive instabilidades e erros, quando acionei a Gigabyte e a HyperX eles me falaram a respeito de minhas memórias serem single rank, e neste caso meu R5 2600 teria uma certa limitação, visto que testando somente 2 módulos com XMP ativo, obtive estabilidade. Hoje estou usando os 4 módulos com XMP desativado na frequência de 2400 MHz.
-Pensando em desempenho para jogos, compensa utilizar os 4 módulos em 2400 MHz (32 GB) ou somente 2 módulos em 2933 MHz (16 GB)?
Obs: os timings se não me engano ficam 17 - 17 - 17 e o outro valor não sei ( p/ 2400MHz) e 15 - 17 - 17 o último valor não sei tbm, mas acho que é o mesmo do outro (p/ 2933 MHz).
Não tem outro perfil de xmp que seja um meio termo? Os zen1/zen+ são meio chatinhos pra conseguirem clocks "altos" em memória.

Users who are viewing this thread

Voltar