Sim, (Tô usando o Fast do Dram Calculator, mas um pouquinho mais agressivo) mas essa instabilidade da Ram na realidade é do CPU... (Também tive o mesmo sintoma).A gente tem o mesmo cpu, placa mãe e também tenho memórias b-die.. Meus resultados estão bem parecidos com os seus. Também precisei subir o tRCDRD pra 17 pra estabilizar.. Porém aqui o tRRDS abaixo de 6 e o tRDWR de 18 já tenho uma chuva de erros no testmem5.. Também uso 1.44v e também fico com 63~64ns no bench do aida kkk
Esperando o post com seus números no CO, aqui dependendo do quão longe eu for lá começo a ter instabilidades no over da ram...
Na Ram, ainda consigo apertar mais algum subtimming, só que preciso fazer um teste bem afiado para saber quais não geraram instabilidade.
Senão me engano usei o CO assim:
-20
-23
-25
-26
-26
-25
Nessa ordem lá na BIOS. (Depois vou upar a foto da config certinho lá no tópico).
PBO em avançado, setei "Motheboard". (Pra mim não teve ganhos modificar o EDC, PTT e o outro que esqueci o nome agora).
Já o Scaler foi determinante em vários fatores, aqui o meu ponto perfeito é 5X.
Consegui o melhor Clock possível assim, com 6X ou mais o CPU começa a usar menos Clock no Boost e com 4X ou menos o rendimento vai caindo um pouco. (3X ou 4X ainda é muito bom).
Em Full Load fica 4.6/4.650Ghz, mas principalmente em 4.625Ghz. (1.28v +/- )
Em jogos oscila bastante, mas a média é 4.675Ghz a 4.825Ghz, sendo que várias vezes bate 4.85Ghz rapidamente em um núcleo ou dois.
A média geral é 4.7 a 4.775Ghz. (1.4v +/- no pico e bem rápido)
jogos leves vão bater 4.8Ghz frequentemente.
Mudei algo lá em cima, já começo a perder rendimento ou fica instável.
Foi muito difícil achar nos últimos 4 núcleos uma maneira de usar o CO em -26 estável, mas achei. (Contudo, em -25 cai levemente o rendimento).
Com todos os cores em -26 e alguns em -27 a estabilidade do boost aumenta mais ainda e se aproxima muito de 4.8Ghz.
infelizmente é instável no meu CPU, mas não deve ser difícil em um CPU com silício melhor.
Esse é o meu limite quanto a clock, já memória ram, talvez me aventure acima de 3800Mhz, mas pelo o que pesquisei terei trabalho e mesmo se conseguir posso ter que deixar o CPU com voltagens bem mais agressivas para tal. Não sei se vale a pena visto que aparentemente o limite de latência é esse, mas vou tentar por entusiasmo mesmo...
Última edição: