• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
e tambem o recurso de acesso direto a ram da gpu que por enquanto so nas mobs 5xx/*4xx (as 4xx nei todas saíram bios ainda)
Ah sim, mas com um ryzen 3000 não iria fazer muita diferença de todo jeito.
 
Talvez tenha ficado estranha a forma que escrevi. Veja bem, eu sei que teve uma boa melhoria do 3600x pro 5600x. Em tarefas que exigem produtividade certamente existe um ganho que deva ser considerado. Agora, eu sou o cara que baixa o clock pra 1ghz e pro meu uso isso não faz qualquer diferença, exceto em jogos. Então a minha experiência de uso não deve servir como regra pra outros.

Agora, em jogos, eu realmente não ligo se um jogo rodar a 120 fps ou 240 fps. Ou se pegar 70 de fps mínimo enquanto pegaria 85 fps com o 5600x. Me satisfaço com uma boa taxa de fps e não necessariamente com a mais alta possível. E sim, eu sei que o 5600x em certos casos chega a dar 20-25% a mais de fps médio/mínimo dependendo do jogo pelos testes que vi. E isso é muita coisa considerando que é o processador dando mais desempenho em algo que não depende só dele. A questão é o quanto isso muda a forma de jogar.
Até porque não tenho e nem pretendo ter VGA pra empurrar jogos modernos com alta taxa de fps (nos competitivos da vida ela até dá conta relativamente bem). Antes eu jogava em 4K e hoje regredi pra full HD.
Aliás, eu nem jogo direito mais. Sou chato pra caramba com essas porcarias de jogos modernos mais do mesmo e grande parte eu paro no meio rs. Estou jogando aqui: Red Dead Redemption 2, Ghost Recon Wildlands, Cyberpunk e os velhos Pubg e CS GO. Nenhum deles com muita frequência ou entusiasmo rs.

E esse 3600x me custou R$ 1050. Um 5600X custa R$ 2500 ou mais (não tinha ele no Ali Express pra comparar na época). Hoje o 5600x tá batendo R$ 2200 com frete. Ou seja, nem tá compensando comprar fora porque não tá tão mais barato assim em relação ao Brasil.

Por isso que falei que na prática não faria muita diferença pra mim. Mais fácil mais pra frente eu gastar R$ 400 num watercooler e meter overclock nesse 3600x do que gastar uma nota num 5600x. Agora, vender esse 3600x no Brasil e comprar o 5600x na China é algo que não descarto, apesar do medo de ser taxado.
Prefiro um 5600x pegando fogo com qualquer cooler do que um 3600 gelado... A diferença é brutal entre os cpu... Pessoal confunde muito teste aonde a gpu é o limitador do cpu... Gpu a 98% no ultra provavelmente está limitando o CPU... Por isso alguns acham que a diferença é pouca
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

por isso ainda gosto do Undervolt+fix..
sem oscilacoes de vcore bizarras , sem temperaturas de 35 pra 80 em 2 segundos , consumos de 28w pra 130w...

ate sair o novo agesa pra minha mobo , e eu tentar seguir o tutorial do @RHBH, e ter algum benéfico ( ou não ) com o PBO flexivel. sigo tranquilamente assim..

idle/navegação/digitação excel/trabalhos...
cpu abaixo de 45c e consumindo 30-45w
jogando abaixo de 60c , consumindo abaixo de 80watts..
vcore 1.19v+LLC2.. 4550mhz.

e antes que alguém levante o assunto já debatido... meus 200FPS AVG no BFV ( meu unico game ) continuam cravados. Ainda que exista alguma perca(insignificante) em SINGLE , pra mim não faz JUS ao restante dos benefícios que tenho desta forma. Afinal , não montei o pc para ficar fazendo Scores em benchmarks sintéticos , e sim para ter os 200FPS no meu game favorito.
Vc tem algum vídeo no low de suas game play para comparar aqui o CPU?
 
Última edição:
Prefiro um 5600x pegando fogo com qualquer cooler do que um 3600 gelado... A diferença é brutal entre os cpu... Pessoal confunde muito teste aonde a gpu é o limitador do cpu... Gpu a 98% no ultra provavelmente está limitando o CPU... Por isso alguns acham que a diferença é pouca
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vc tem algum vídeo no low de suas game play para comparar aqui o CPU?

Ah vá... É óbvio que todo mundo prefere o 5600x né? Agora, diferença brutal obviamente vai depender do uso e o meu tá bem especificado.
 
3600 atende a 99% do uso...5600x custa 2x(ou +) mais que ele e se tu n tiver uma 6800 pra cima, dificilmente vera diferenças significativas (ao menos de ligar pra frescura de 1080p a 4572848284hz)
 
3600 atende a 99% do uso...5600x custa 2x(ou +) mais que ele e se tu n tiver uma 6800 pra cima, dificilmente vera diferenças significativas (ao menos de ligar pra frescura de 1080p a 4572848284hz)
Se você acha frequência alta frescura, tem que ficar no 3600 mesmo.
Bobiar pode ir pra um 3100
 
Ah vá... É óbvio que todo mundo prefere o 5600x né? Agora, diferença brutal obviamente vai depender do uso e o meu tá bem especificado.
A diferença do cpu vai aparecer aonde ele não é limitado... É a diferença na prática seria nos HZ do monitor.... Agora usuários existem de todos os tipos... Mas a diferença é algo sólido e real....
 
Eu estou apostando que AMD irá lançar o Zen 3 refresh em 6nm.

O principal motivo é que no fim do ano a Intel lança seus 10nm+ SuperFin que é superior ao N7 da TSMC.

A AMD provavelmente vai usar os 6nm para manter a liderança enquanto o Zen 4 / 5nm não chegam.

Uma observação interessante é que os 6nm da TSMC tem espaço já que a Apple moveu sua produção para os 5nm em 2020.
Como a linha abaixo do 5600X só virá no segundo semestre, a AMD fica com duas escolhas:
1) Não lança uma geração este ano, faz um refresh (XT) dos CPUs 5600X para cima no segundo semestre de 2021 e em 2022 traz o Zen4;
2) Lança os Ryzen 6000 no terceiro trimestre desse ano, afinal de contas o Warhol/Zen3+ existe, no nó de 6nm.

A vantagem da primeira opção é o custo de fabricação reduzido, enquanto que a segunda opção temos maquinários com folga para produzir chips, mas vale constar que essa segunda opção não é tão salvadora assim não pois a quantidade de produção do N6 é bem inferior que o do N7, mas ao menos a AMD estará competindo com ninguém de peso para ter estes wafers.


7nm+ Curioso... Vai existir alguma APU Zen 3 refresh?
Sim, logo a próxima. Aqui o roadmap que temos:

/202020212022
Desktop/CPU (Q3)Vermeer (Zen3, 7nm, DDR4)Warhol (Zen3+, 6nm, DDR4)Raphael (Zen4, 5nm, DDR5)
Mobile/APU (Q1)Renoir (Zen2, 7nm, LPDDR4x)Cezanne (Zen3, 7nm+, LPDDR4x)Rembrandt (Zen3+, 6nm, LPDDR5)
Lucienne (Zen2+, 7nm+, LPDDR4x)


Nao sei se me perdi no texto, mas tem alguma previsão de um 5400g com núcleos Zen 3?
Não tem no texto mas está implícito: nenhum chip novo baseado no N7 deve aparecer no primeiro semestre desse ano, principalmente chips de entrada que por serem mais baratos vendem mais e portanto requerem uma oferta maior, oferta essa que não está sendo suficiente para produtos caros que vendem menos.

Para o setor OEM, porém, a AMD continuará lançando produtos pois eles pagam adiantado por lotes, então a linha PRO receberá APUs Zen3.

---
AMD estaria considerando fabricar APUs e algumas GPUs com a Samsung, para não depender totalmente da TSMC.

"Atualmente a AMD quer aumentar o volume de produção da TSMC em mais de 50%, mas é difícil aumentar qualquer capacidade da TSMC no momento, por isso há rumores de que a AMD está discutindo a opção da dual-sourcing para algumas linhas de APUs e GPUs para a Samsung. Diz-se que a escassez está se intensificando na TSMC até mesmo para o próximo processo [N5/N5P] pois ela tem que atender o gigante volume de seu maior cliente, a Apple, além da AMD. À portas fechadas está sendo dito que as negociações para garantir a próxima fatia de capacidade de produção também já foram reservadas pela Apple. Por esta razão que a AMD está discutindo se é mais vantajoso/lucrativo projetar [estes chips] no novo processo na Samsung ou continuar com problemas de vendas devido à contínua escassez na TSMC."

 
Última edição:
 
Galera vale a pena sair de um Ryzen 5 2400g pra um Ryzen 5 3600?

Minha vga é uma rx 480 4gb e não irei trocar tão cedo por conta dos atuais preços.
Valeria a pena fazer esse upgrade ou o ganho seria pouco por conta da vga fraca?
 
Galera vale a pena sair de um Ryzen 5 2400g pra um Ryzen 5 3600?

Minha vga é uma rx 480 4gb e não irei trocar tão cedo por conta dos atuais preços.
Valeria a pena fazer esse upgrade ou o ganho seria pouco por conta da vga fraca?
acho que depende mto do seu uso. Só pra jogos, acho que o ganho n deve ser tão grande. Mas se você fizer mto multitarefa ou usar mto app que faça uso dos cores extras, pode valer a pena.
E de toda forma, se for pegar uma GPU mais forte mais pra frente, terá de trocar a CPU pra aguentar, fica melhor "parcelar" o upgrade em duas fases do que comprar tudo numa paulada só. E o ryzen 3600 até está nuns preços razoáveis.
Eu mesmo fiz um upgrade parecido no fim do mês passado. sai de um ryzen 1600 pra um 3600. peguei no ali por 970 o processador. Achei que valeu a pena. principalmente considerando que o upgrade no fim saiu mais barato que isso, pois vendi o processador antigo.
Mas não sei como vc é com essas coisas, eu me preocupo: ele é bem quente. A AMD diz que é do design dele funcionar assim. E o meu com cooler box tava dando throttling (usando o wraith spire). Acabei pegando um gammaxx 400 v2 e agora tá funcionando em undervolt e OC aqui: 4.275mhz a 1.175v
Pelo CTR, subiria até 4450mhz a 1.25v mas ai as temperaturas passam de 90º C nos stress tests e não me sinto confortável. De toda forma, se quiser extrair todo poder desse processador, contabilize um custo extra com cooler.
 
Galera vale a pena sair de um Ryzen 5 2400g pra um Ryzen 5 3600?

Minha vga é uma rx 480 4gb e não irei trocar tão cedo por conta dos atuais preços.
Valeria a pena fazer esse upgrade ou o ganho seria pouco por conta da vga fraca?

Depende da diferença em Reais na troca.
O 3600 é melhor tanto para jogos quanto, principalmente, em multitarefa.
Mas, para avaliar se realmente compensa, precisamos saber qual a diferença de grana na troca.
 
deixa ver se entendi direito: essa nova versão do CTR vai permitir fazer OC mexendo nos boosts do PBO, em vez de setar o clock estaticamente pro valor que queremos? isso é função nova dos ryzen 5000 ou funcionaria nos 3000 tbm? achei bem interessante.

Também não entendi se alguma das melhorias do 2.0 ou 2.1 vão funcionar nos Zen 2 ou é tudo exclusivo dos Zen 3
 
acho que depende mto do seu uso. Só pra jogos, acho que o ganho n deve ser tão grande. Mas se você fizer mto multitarefa ou usar mto app que faça uso dos cores extras, pode valer a pena.
E de toda forma, se for pegar uma GPU mais forte mais pra frente, terá de trocar a CPU pra aguentar, fica melhor "parcelar" o upgrade em duas fases do que comprar tudo numa paulada só. E o ryzen 3600 até está nuns preços razoáveis.
Eu mesmo fiz um upgrade parecido no fim do mês passado. sai de um ryzen 1600 pra um 3600. peguei no ali por 970 o processador. Achei que valeu a pena. principalmente considerando que o upgrade no fim saiu mais barato que isso, pois vendi o processador antigo.
Mas não sei como vc é com essas coisas, eu me preocupo: ele é bem quente. A AMD diz que é do design dele funcionar assim. E o meu com cooler box tava dando throttling (usando o wraith spire). Acabei pegando um gammaxx 400 v2 e agora tá funcionando em undervolt e OC aqui: 4.275mhz a 1.175v
Pelo CTR, subiria até 4450mhz a 1.25v mas ai as temperaturas passam de 90º C nos stress tests e não me sinto confortável. De toda forma, se quiser extrair todo poder desse processador, contabilize um custo extra com cooler.
Depende da diferença em Reais na troca.
O 3600 é melhor tanto para jogos quanto, principalmente, em multitarefa.
Mas, para avaliar se realmente compensa, precisamos saber qual a diferença de grana na troca.

Obrigado pelo esclarecimento.
Ainda não tinha pensado nesse ponto da volta da grana se vender o processador antigo, o tenso é que moro no interior mas acho que numa base de uns 500 reais consigo vender o 2400g, então acho que no fim vai acabar compensando.

Outra dúvida, achei um cooler wraith prism por 250 reais, é um bom cooler por esse preço? ou tem melhores escolhas?
 
Obrigado pelo esclarecimento.
Ainda não tinha pensado nesse ponto da volta da grana se vender o processador antigo, o tenso é que moro no interior mas acho que numa base de uns 500 reais consigo vender o 2400g, então acho que no fim vai acabar compensando.

Outra dúvida, achei um cooler wraith prism por 250 reais, é um bom cooler por esse preço? ou tem melhores escolhas?
Cara, tem os DeepCool por 100 e tem WC 240 por 350.
 
Obrigado pelo esclarecimento.
Ainda não tinha pensado nesse ponto da volta da grana se vender o processador antigo, o tenso é que moro no interior mas acho que numa base de uns 500 reais consigo vender o 2400g, então acho que no fim vai acabar compensando.

Outra dúvida, achei um cooler wraith prism por 250 reais, é um bom cooler por esse preço? ou tem melhores escolhas?
wraith prism é cooler box de alguns processadores. eu não pagaria mais que cinquenta reais num desses. dá uma olhada no gammaxx 400 que é bem melhor e eu paguei 200 no meu (e foi caro. dá pra achar mais barato online). pelo que vi online, o preço stock desse prism é uns 15 dólares enquanto do gammaxx é uns 35. então esse preço que passou tá alto, era pra ser mais barato que o gammaxx. Se for pegar o gammaxx, só mede sua torre antes pra ter ctz que ele cabe lá dentro, pq o bicho é grande.
 
Prefiro um 5600x pegando fogo com qualquer cooler do que um 3600 gelado... A diferença é brutal entre os cpu... Pessoal confunde muito teste aonde a gpu é o limitador do cpu... Gpu a 98% no ultra provavelmente está limitando o CPU... Por isso alguns acham que a diferença é pouca
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vc tem algum vídeo no low de suas game play para comparar aqui o CPU?


esse video foi o primeiro que fiz , so tinha swapado o 3800x e colocado ele.. nao formatei , n troquei drive nem nada.. So fiz as config de bios feiijão com arroz a 4550mhz e as mesma 3533mhz da memoria.
OBS: eu uso as Texturas em Ultra..
 
Última edição:
Cara, tem os DeepCool por 100 e tem WC 240 por 350.
wraith prism é cooler box de alguns processadores. eu não pagaria mais que cinquenta reais num desses. dá uma olhada no gammaxx 400 que é bem melhor e eu paguei 200 no meu (e foi caro. dá pra achar mais barato online). pelo que vi online, o preço stock desse prism é uns 15 dólares enquanto do gammaxx é uns 35. então esse preço que passou tá alto, era pra ser mais barato que o gammaxx. Se for pegar o gammaxx, só mede sua torre antes pra ter ctz que ele cabe lá dentro, pq o bicho é grande.

Obrigado pelas dicas, comprei o ryzen 5 3600 e acabei comprando o gammax 400 v2 por 176 (contando o frete), ainda bem que achei a versão vermelha, pois meu gabinete tem 5 fans vermelhas então o setup vai ficar show.
 
Obrigado pelas dicas, comprei o ryzen 5 3600 e acabei comprando o gammax 400 v2 por 176 (contando o frete), ainda bem que achei a versão vermelha, pois meu gabinete tem 5 fans vermelhas então o setup vai ficar show.
show! boa sorte com o novo brinquedo ai. recomendo usar o ryzen clock tuner pra deixar o bicho com OC e esquentando menos =P
 
Caras, se puderem tirar uma duvida eu agradeço.

Tava usando um ryzen 3500x com um gamax 400 v2 com a pasta termica que acompanha o cooler, essa era a temperatura que batia no prime95:


Substituí por um ryzen 3600 também com o gammax 400 só que com uma Arctic Mx-4 que comprei no shopee, a principio achei massa que a temperatura em idle diminuiu uns 4~6º comparado ao 3500x, porém ao rodar o prime95 ficou tão esquentadinho quanto o anterior com menos voltagem aparentemente (deduzo que seja pelas threads extras):



Sei que dificilmente vai atingir essa temperatura fora de testes de stress, mas só gostaria de saber se é normal essa temperatura nessas condições com esse cooler ou eu caguei (duas vezes) na montagem. Demais informações pertinentes: Moro na região norte e no momento tá fazendo 26º segundo o google, mas tá bem quente e abafado. Meu gabinete é um velho Aerocool Sixth Element que acredito não ser um primor de airflow, possui 2 fans de 120mm (aerocool shark), 1 na frente e outro em cima, e uma fan de 80mm atrás.
 
Caras, se puderem tirar uma duvida eu agradeço.

Tava usando um ryzen 3500x com um gamax 400 v2 com a pasta termica que acompanha o cooler, essa era a temperatura que batia no prime95:


Substituí por um ryzen 3600 também com o gammax 400 só que com uma Arctic Mx-4 que comprei no shopee, a principio achei massa que a temperatura em idle diminuiu uns 4~6º comparado ao 3500x, porém ao rodar o prime95 ficou tão esquentadinho quanto o anterior com menos voltagem aparentemente (deduzo que seja pelas threads extras):



Sei que dificilmente vai atingir essa temperatura fora de testes de stress, mas só gostaria de saber se é normal essa temperatura nessas condições com esse cooler ou eu caguei (duas vezes) na montagem. Demais informações pertinentes: Moro na região norte e no momento tá fazendo 26º segundo o google, mas tá bem quente e abafado. Meu gabinete é um velho Aerocool Sixth Element que acredito não ser um primor de airflow, possui 2 fans de 120mm (aerocool shark), 1 na frente e outro em cima, e uma fan de 80mm atrás.

vc tá usando um fan só no gammaxx né? colocou ele soprando vento no dissipador, ou chupando ar do dissipador? pq isso faz diferença. Mas sobre as temperaturas, eu n me preocuparia. o meu em 1.175v bate 85º C nesse teste ai.

Overclock em memórias apenas com o XMP desligado ?
aqui eu seto XMP e vou editando em cima. n dá problema nenhum, todo software aponta a frequencia que setei na BIOS, msm com o XMP ativado lá.
 
vc tá usando um fan só no gammaxx né? colocou ele soprando vento no dissipador, ou chupando ar do dissipador? pq isso faz diferença. Mas sobre as temperaturas, eu n me preocuparia. o meu em 1.175v bate 85º C nesse teste ai.
Apenas 1 fan. Acredito que soprando, pois tô usando do jeito que as presilhas vieram pre-instaladas e a fan fica com uma setinha direcionada para o dissipador. Seria melhor chupando o ar ?

Uma coisa que eu achei esquisita com meu cooler é que a backplate não fica totalmente firme ou colada atrás da mobo em alguns dos cantos e eu tentei apertar o maximo que deu (talvez tenha feito até força demais) as porcas que fixam os parafusos por cima da placa-mãe junto com os aneis brancos.
Os parafusos por trás da backplate estão justamente como nesse vídeo:


Mas se essa temperatura era de se esperar fico mais tranquilo então. Agora ver se dá para fazer um over e melhorar as voltagens. O 3500x era uma caca, a partir de 4ghz dava erro nos primeiros segundos no prime com qualquer voltagem abaixo de 1.37 kkkk devia ser o pior sample de todos
 
Pessoal, preciso de uma segunda opinião, fechei compra de um 5800x + Asus ROG x570-f, consegui um cupom de desconto, mais desconto por ser a vista, deu uns 1088,00 o desconto, total R$4792,00, preço está "legal"? Por que estou com o medo da depressão pós compra uasdasuhdhd.. se é que vcs me entendem, udsadhua...
 
Apenas 1 fan. Acredito que soprando, pois tô usando do jeito que as presilhas vieram pre-instaladas e a fan fica com uma setinha direcionada para o dissipador. Seria melhor chupando o ar ?

Uma coisa que eu achei esquisita com meu cooler é que a backplate não fica totalmente firme ou colada atrás da mobo em alguns dos cantos e eu tentei apertar o maximo que deu (talvez tenha feito até força demais) as porcas que fixam os parafusos por cima da placa-mãe junto com os aneis brancos.
Os parafusos por trás da backplate estão justamente como nesse vídeo:


Mas se essa temperatura era de se esperar fico mais tranquilo então. Agora ver se dá para fazer um over e melhorar as voltagens. O 3500x era uma caca, a partir de 4ghz dava erro nos primeiros segundos no prime com qualquer voltagem abaixo de 1.37 kkkk devia ser o pior sample de todos

é melhor soprando mesmo. se tá soprando tá certinho. talvez colocar um segundo fan chupando melhor mais um pouco. mas eu mesmo n fiz isso, não vi muita necessidade.
Sobre o overclock, usa o Clock Tuner. ele não é 100% preciso, mas te dá um ótimo ponto de partida e com o diagnóstico te dá uma boa ideia se seu chip é bom ou ruim de OC. o meu é uma golden sample, só perde pras platinum.
Pra exemplificar, ele me deu duas configurações: 4.450mhz a 1.25v ou 4.325mhz a 1.175v. testei 4400mhz mas tava batendo 95ºC rapidinho no prime95, então baixei. e ai no stress teste deu erro depois de umas horas e fui baixando o clock aos poucos. estabilizou em 4275mhz na voltagem que o CTR me deu. foi MTOOOOOOOOOOO mais prático que qnd fiz o OC no ryzen 1600, que tive que ir tentando combinações na sorte.
Eu me pergunto se botar um segundo fan e trocar a pasta térmica genérica que tá nele agora por uma arctic silver 5 que comprei depois melhoraria a temperatura o suficiente pra eu colocar esses 4450mhz.
Mas a preguiça de tirar o gammaxx é mais forte, ô coolerzinho trabalhoso de colocar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo