Vocês têm percebido como o tamanho (e peso) das embalagens de alimentos e outros produtos têm diminuído?

eu era pré adolescente, e diminuíram o peso e tamanho do pacote de bolacha trakinas
fiquei boladão! Desde então, só tem piorado. E já faz mais de 15 anos isso
 
Lembro de muitos anos atrás quando a caixa de bombom da lacta e similares tinha cerca de um palmo de altura. Agora é aquela porcaria fina.

Sem falar na qualidade e variedade de bombons. Hoje você compra e vem meia dúzia, a maioria porcaria.

Não só a quantidade diminuiu como também a qualidade piorou na maioria dos produtos mainstream.

A solução é buscar as alternativas naturais, orgânicas, integrais, saudáveis, elas costumam ser mais caras mas rendem muito mais, pois pequenas quantidades com muita qualidade são capazes de satisfazer muito mais.

Exemplo: sabão de coco em pó Positiv.a (que é natural e mais saudável) rende muito mais e tem qualidade muito superior aos mainstream, podendo ser usado até para lavar roupas delicadas e claras. E assim é com a maioria dos produtos naturais e saudáveis em relação aos mainstream.

Concordo plenamente. Aqui na Terra da Xaxixa tem um mercado muito grande de produtos "bio". São mais caros, mas supostamente de melhor qualidade e mais saudáveis.

Negócio é que qualquer coisa vendida como melhor ou mais saudável é mais cara. E mesmo o pequeno produtor vai ter que vender mais caro que grandes corporações.

Então como fazer a galera que tem que contar cada real do salário a comprar desses caras?

É uma situação de merda.
 
É isso ou aumentar o preço :haha:
Pior do que diminuir o pacote é aumentar o preço, consumidor não aceita.
Chocolate é um problema global, pois o consumo é muito alto e a produção não acompanha, se parar pra pensar, chega a ser impressionante que tu ainda consiga alegrar teu filho com uma barra por menos de 4 reais. E discordo do que muitos falaram aqui da questão de qualidade, chocolate de mercado não é ruim assim. Chocolate da Garoto tem mais cacau que a concorrência de mercado e é cremoso, trazendo uma boa experiência; o Alpino de Gianduia é saboroso como todo chocolate com avelã; os chocolates da Neugebauer são interessantes pelo CxB. Já os bombons foram sucateados pelas marcas, diminuindo muito a qualidade (troca de chocolate ao leite pelo hidrogenado), bem como a quantidade. Claro, não é a mesma coisa que tu comprar uma barra da Nugali, mas aí tu está comprando algo 6x mais caro. A opção ainda existe.
 
Diminui e o preço cada vez aumenta mais...

Já noto isso desde que começaram a fazer com os chocolates, antes eram 4 tabletes em cada fileira, agora são 3 e menores ainda que os anteriores...daqui a pouco uma barra de chocolate vai ser um bis da vida...o negócio é comprar chocolate Sneakers ou Toblerone, não mudaram o tamanho ainda...
tbm percebi a primeira vez em chocolates e bolachas, é oq eu mais compro :haha:
e já faz uns bons anos!
 
chocolate de mercado não é ruim assim. Chocolate da Garoto tem mais cacau que a concorrência de mercado e é cremoso, trazendo uma boa experiência

Não são ruins, são péssimos. Mudaram a qualidade de forma indiscutível. Pega uma caixa da Garoto. É tudo sem gosto e praticamente não tem mais aquela sensação de cada bombom um sabor bem diferente. O Serenata virou uma pasta. Acho que aquele com pé de moleque é um dos poucos que ainda se salvam. A caixa da Nestlé também está péssima.

Recomendo você comprar um Lindt ou Milka ou até mesmo Cacau Show pra sentir a diferença.
 
O engraçado é quando os caras diminuem tanto uma coisa que depois lançam "tamanho família" que nada mais era do que o original de uns 5-10 anos atrás...
sim, a lacta tem desse.... barra de chocolate tamanho família... nego q nasceu por esses últimos anos olha e pensa: olha q legal, grandão
mal sabem q esse era o tamanho normal :feelbad:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É isso ou aumentar o preço :haha:
Pior do que diminuir o pacote é aumentar o preço, consumidor não aceita.
mas eles aumentam :haha:
aumentam o preço e diminuem o tamanho... nos mercados aqui já tá assim há um bom tempo....
tá foda :mesa:
 
Última edição:
Não são ruins, são péssimos. Mudaram a qualidade de forma indiscutível. Pega uma caixa da Garoto. É tudo sem gosto e praticamente não tem mais aquela sensação de cada bombom um sabor bem diferente. O Serenata virou uma pasta. Acho que aquele com pé de moleque é um dos poucos que ainda se salvam. A caixa da Nestlé também está péssima.

Recomendo você comprar um Lindt ou Milka ou até mesmo Cacau Show pra sentir a diferença.
Saudade dos bombons de banana, não acho mais pra comprar aqui em minas.
 
Eu comecei a perceber isso há uns anos atrás com o chocolate, que sempre comprava para agradar a patroa. É uma tática muito esperta das indústrias, pois maximiza o lucro, especialmente quando vamos considerar isso em grande escala. Atualmente, raramente consumo esses produtos, estou com uma alimentação mais saudável e praticando exercícios físicos, então se dependesse de mim quebrariam kkk
 
Já venho percebido a muito tempo isso... é ridiculo... diminui o tamanho e aumenta o preço

Agora uma das coisas q realmente me revolta tem sido essa questão de mudança de receita das coisas... eu simplesmente parei de comer qualquer bolacha recheada pois todas ficaram amargas! Todas mudaram para farinha integral e diminuiram açucar, e simplesmente todas tem aquele gosto amargo... a unica que se salva ainda é a Chocolicia que segura as pontas e ainda tem o gosto que as outras ainda tinham... mas cobra seu preço em dobro por isso

Minha mãe mesmo tem reclamado do gosto de tudo... parece que tudo tem perdido seu gosto tipico... hoje vc compra um queijo branco e parece uma borracha sem sal... ta dificil viu

Não é a toa que tem explodido as receitas gourmet por ai... que é igual o tamanho... são tão boas pq as normais perderam o gosto de tudo :sei:
 
Não são ruins, são péssimos. Mudaram a qualidade de forma indiscutível. Pega uma caixa da Garoto. É tudo sem gosto e praticamente não tem mais aquela sensação de cada bombom um sabor bem diferente. O Serenata virou uma pasta. Acho que aquele com pé de moleque é um dos poucos que ainda se salvam. A caixa da Nestlé também está péssima.

Recomendo você comprar um Lindt ou Milka ou até mesmo Cacau Show pra sentir a diferença.
Eu elogiei as barras, se ler tudo eu falo da porcaria dos bombons no final
Ultimamente no mercado ando comprando o Milka de floco de arroz e Kinder Bueno
Lindt tem uma textura incrível mas é muito doce, não me agrada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mas eles aumentam :haha:
aumentam o preço e diminuem o tamanho... nos mercados aqui já tá assim há um bom tempo....
Aqui as barras giram entre 3 e 4, conforme a promoção
Não é mais caro não
 
Aqui as barras giram entre 3 e 4, conforme a promoção
c fala das barras tradicionais, garoto, nestle e etc? sério? coroi manda umas aí

aqui a mais barata tá 5,99
qdo entram em promo de 1 dia, caem pra 4,99
já faz um bom tempo q não tem mais chocolate de 3, 4 reais.... só se for um bombonzinho :haha:
o bis já tá beirando os 6 reais aqui em SP :ohgod:

as vezes aí em SC a situação esteja melhor........ aqui tá foda :olar:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mardita bolacha deliciosa e cara
aqui tá 5 reais
americanas fazia umas promo boa dela... ia pra 2,50
eu comprava 20 pacotes
sim, 20 pacotes... pq nesse preço eu estocava.... 50% de desconto :mr:

mas ano passado não teve nenhuma promo dela :feelbad:
 
xreudcao-consumidor.jpg.pagespeed.ic.k59G8j6n1M.jpg


Encolheram os produtos? Embalagens ficam menores, mas preço não cai
Peso de itens alimentícios, de limpeza e higiene chega ser reduzido em até 20% e leva governo a notificar a indústria

RIO - Os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus chegaram às prateleiras dos mercados em forma de redução de peso de alimentos, guloseimas, produtos de limpeza e de higiene.

A diminuição, no entanto, não se reflete nos preços. Só para citar alguns exemplos, a batata palha extra fina da Elma Chips teve redução de peso de 16,67%; a aveia em flocos da Yoki, de 15%; os biscoitos da Nesfit, de 20%; a farinha de aveia integral da Quaker, de 17,5%; a sobremesa Creamy, da Batavo, de 10%; e o refil do Omo líquido também diminuiu 10%.

A nova onda de “encolhimento” chamou a atenção da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que notificou grandes fabricantes, associações das indústrias de alimentos, de limpeza e higiene e de supermercados a prestarem esclarecimentos esta semana.

— A redução de peso não é ilegal. No entanto, é preciso que a embalagem traga essa informação em destaque para que o consumidor não seja induzido a erro. Caso a informação não esteja adequada, os fabricantes terão que retificar as embalagens e poderão ser aplicadas punições — explica Juliana Domingues, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Senacon.

A professora Nathalia Mazzini diz que a sinalização de redução de peso é quase imperceptível:

— Os biscoitos diminuíram bastante de tamanho, assim como os produtos de limpeza, como sabão líquido. Mas os preços continuam iguais ou maiores. E o pior é que, às vezes, não dá para perceber.

A biofísica Júlia Santana concorda:

— As marcas diminuem aos poucos e colocam essa informação em letras pequenas para que as pessoas não notem.

Estratégia recorrente
Juliana Domingues lembra que a Portaria 81, de 2002, do Ministério da Justiça, determina que a informação de mudança de peso deve ser feita com destaque na embalagem por período mínimo de três meses.

— Ao se deparar com letras miúdas o consumidor deve reclamar no Consumidor.gov.br ou aos Procons — orienta.

Jorge Duro, coordenador acadêmico do MBA de Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC Rio, diz que reduzir peso ou volume é uma estratégia usada pela indústria em tempos de crise há décadas:

— Para manter a lucratividade, ou se reduz custo ou aumenta preço. As empresas não querem correr o risco de campanhas negativas com aumento no preço nominal quando a economia registra deflação e optam por reduzir o peso. É uma maquiagem, pois o consumidor está pagando 15%, 20% a mais sem perceber. E depois ainda fazem promoção com a gramatura anterior.

Para a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a única forma de interromper essa prática é com a mobilização do consumidor:

— A lei não impede, é fato, mas é um abuso. E a única forma de interromper essa prática é o consumidor constranger as empresas, expondo suas marcas.

A Associação da Indústria de Alimentos (Abia) diz que as reduções no peso ou quantidade de produtos são definidas pelas empresas, de acordo com a demanda de mercado, pesquisas, mudanças de necessidades e comportamento de compra do consumidor.

Dados: Falha no Ifood expõe informações de usuários

A Abia diz que suas associadas seguem rigorosamente a portaria 81 e informam de forma clara “qualquer alteração quantitativa no painel frontal da embalagem, em letras de tamanho e cor destacados”. A associação diz que “o consumidor tem a prerrogativa de buscar os produtos que melhor atendam à sua demanda quanto aos quesitos de quantidade e preço."

Tendências de mercado
Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla, que representa as indústria de produtos de higiene e limpeza, ressalta um aumento da procura por embalagens menores, sustentáveis e que possam ser armazenadas facilmente em suas casas.

A Wickbold, responsável pela marca Seven Boys, informa que a redução de gramatura da linha Sanduíche, de 500g para 450g, está relacionada ao aumento de custos das matérias-primas. A fabricante disse ter optado por diminuir o peso e manter a quantidade habitual de fatias, o que estaria informado na embalagem de acordo com as normas vigentes.

A PepsiCo, empresa que responde por Quaker e Elma Chips, diz que “o posicionamento de suas marcas é baseado nas necessidades do consumidor” e que oferece diversos tamanhos de embalagens. A companhia destaca ainda que não determina o preço no comércio.

A Nestlé, que responde pela marca Nesfit, afirma que a redução foi feita em março e que a comunicação segue todas as regras legais. A empresa destaca que novos formatos e tamanhos de embalagens têm como objetivo acompanhar tendências de mercado e expectativas do consumidor.

A Omo disse que a mudança de embalagem foi feita em abril de 2019, seguindo todas as normas estabelecidas pela legislação vigente.

A General Mills, fabricante da Yoki, diz que a Abia responde pela empresa. A Batavo, procurada, não respondeu.

Sim, diminui o tamanho mas o preço continua o mesmo e depois aumenta.... Infelizmente.
Cadê os órgãos de proteção ao consumidor?
 
Eu elogiei as barras, se ler tudo eu falo da porcaria dos bombons no final
Ultimamente no mercado ando comprando o Milka de floco de arroz e Kinder Bueno
Lindt tem uma textura incrível mas é muito doce, não me agrada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui as barras giram entre 3 e 4, conforme a promoção
Não é mais caro não

Depende muito da barra, mas pra mim a maioria também caiu muito de qualidade. Eu gostava de Crunch e hoje não consigo comer mais porque virou uma pasta sem graça. Acho alguns Talento da Garoto comíveis e alguns da Hersheys.

Fora que diminuíram de tamanho e qualidade também, e o preço aqui fica sempre variando entre 4,90 a 6 e pouco.
 
Tem muita coisa com redução de tamanho, pode ir em qualquer fileira do supermercado e pegar uns 3 produtos do mesmo tipo, pelo menos 1 vai ter esse aviso de redução que só da pra ler chegando bem de perto.
Outro que diminuiu bastante e não vi comentários: Ketchup.

Uma das maiores enganações pra mim é tbm o rótulo da H2OH, ondem vem escrito "CONTEM 3,1% DE SUCO" mas a vírgula é tão minúscula que vc acha que é 31%.
 
Tem muita coisa com redução de tamanho, pode ir em qualquer fileira do supermercado e pegar uns 3 produtos do mesmo tipo, pelo menos 1 vai ter esse aviso de redução que só da pra ler chegando bem de perto.
Outro que diminuiu bastante e não vi comentários: Ketchup.

Uma das maiores enganações pra mim é tbm o rótulo da H2OH, ondem vem escrito "CONTEM 3,1% DE SUCO" mas a vírgula é tão minúscula que vc acha que é 31%.
eu acho engraçado nas caixas de OMO: 800g = 1kg RENDE MUITO
:wtf: :bwahaha:
omo-lavagem-perfeita-1565718435365_v2_1200x1200.jpg



 
Já percebo isso faz tempo! O salgadinho Fandangos foi um dos que mais sofreu com isso, antes era 70g, dps 65g, chegou a 55g e hj não sei mais onde está. A versão de 200g não existe mais, dói fracionada por uma de 100g e outra de 160g se não me engano. Outro salgadinho que seguiu o baile foi o Cheetos, até pacote de 45g vendem pelo preço de Fandangos de 65, ah pá pqp!

Fora que o gosto desses salgadinhos e de outros produtos tmb mudaram. Seja pela fórmula mais "saudável" ou por corte de gastos para ter mais lucro. O foda de comprar produtos saudáveis no BR é que, se forem de marcas grandes como a Nestlé, de saudável ele não tem nada, é pura massa e porcaria com aroma de produto saudável.

Quando vc começa a verificar mais de perto no rótulo as informações nutricionais vc começa a ficar mais puto ainda e exigente de ver quanta merda eles vendem por ai como sendo integral ou os crl a quatro, sendo que é a msm porcaria de um produto não-integral.
 
É isso ou aumentar o preço :haha:
Pior do que diminuir o pacote é aumentar o preço, consumidor não aceita.
Chocolate é um problema global, pois o consumo é muito alto e a produção não acompanha, se parar pra pensar, chega a ser impressionante que tu ainda consiga alegrar teu filho com uma barra por menos de 4 reais. E discordo do que muitos falaram aqui da questão de qualidade, chocolate de mercado não é ruim assim. Chocolate da Garoto tem mais cacau que a concorrência de mercado e é cremoso, trazendo uma boa experiência; o Alpino de Gianduia é saboroso como todo chocolate com avelã; os chocolates da Neugebauer são interessantes pelo CxB. Já os bombons foram sucateados pelas marcas, diminuindo muito a qualidade (troca de chocolate ao leite pelo hidrogenado), bem como a quantidade. Claro, não é a mesma coisa que tu comprar uma barra da Nugali, mas aí tu está comprando algo 6x mais caro. A opção ainda existe.

Mas na prática há aumento de preço. Se antes uma pessoa pagava R$ 20,00 em 1kg de sabão em pó e agora paga R$ 20,00 em 900gr, houve um aumento de preço de 11,1% pelo kg do produto de limpeza.

Essa é uma estratégia preguiçosa, mas funcional, que as empresas usam para garantirem e até aumentar seus lucros. Daria para fazer isso visando redução de custos, mas eles optam pelo método mais prático que é cobrando o mesmo valor por uma quantidade menor do mesmo produto. O preço "continua o mesmo", mas por uma fração do que se comprava antes.

Resultado: aumento de preço. O consumidor não aceita ver saindo mais dinheiro, mas nem percebe quando acaba entrando menos produto.
 
Um panettone importado tem o mesmo gosto de um panettone Bauducco do passado.
eu costumava comprar essa bolacha aqui até ano passado, mas essa semana comprei um pacote e pra minha surpresa o gosto mudou, e ficou duro, mal da pra comer. medo de quebrar o dente. tive q jogar o pacote fora.

11634823.jpg

outro q mudou o sabor radicalmente foi a linha wafer, não tem gosto de chocolate, parece sabor massa queimada com açúcar.

615097.png
 
Cara, mas essa é a tendência mesmo. Olha um pacote de bolacha, custa 1,5 reais. Como vc acha q isso é possível? Hj um pão na padaria custa quase 1 real.
Lembro que no japão, por ex, o aumento de preços de produtos e muito mal visto pela população, então as empresas foram diminuindo a quantidade de produto. Tudo vem subindo de preço, como as pessoas esperam que os produtos continuem com os preços iguais?
 
Mas na prática há aumento de preço. Se antes uma pessoa pagava R$ 20,00 em 1kg de sabão em pó e agora paga R$ 20,00 em 900gr, houve um aumento de preço de 11,1% pelo kg do produto de limpeza.

Essa é uma estratégia preguiçosa, mas funcional, que as empresas usam para garantirem e até aumentar seus lucros. Daria para fazer isso visando redução de custos, mas eles optam pelo método mais prático que é cobrando o mesmo valor por uma quantidade menor do mesmo produto. O preço "continua o mesmo", mas por uma fração do que se comprava antes.

Resultado: aumento de preço. O consumidor não aceita ver saindo mais dinheiro, mas nem percebe quando acaba entrando menos produto.
Exatamente. Aqui tem um negócio muito útil que eu nunca vi em mercado algum no Brasil que é a etiqueta com o preço do produto mostrar também o preço por quilo ou litro. Facilita muito a comparação.
 
Ultimamente no mercado ando comprando o Milka de floco de arroz e Kinder Bueno
Lindt tem uma textura incrível mas é muito doce, não me agrada

Pra mim as duas (Milka e Ferrero) são ainda mais doces que Lindt.

Quem é fã de chocolate ao leite menos enjoativo vai se amarrar nesse:

callebaut-41-percent-cocoa-milk-chocolate-drops-2.5kg-600x800.jpg


Vende em algumas lojas de produtos de festa e afins.
 
Sim, diminui o tamanho mas o preço continua o mesmo e depois aumenta.... Infelizmente.
Cadê os órgãos de proteção ao consumidor?

Chocolate, farinha e o combustível que transporta suas mercadorias são cotados em dólar e conforme valor de mercado internacional ( lembrando que tendência é de sempre o aumento do consumo pois a população mundial não para de crescer). Vc quer q o órgão de proteção ao consumidor faça o q? Obrigue a empresa a trabalha no prejuízo? Virou caridade?

Se em 1994 o real era 1 pra 1 em dólar e hoje 1 dólar vale quase 5,4 reais, é claro que tudo vai ficar mais caro.

Lembro da época que um bigmac era 1,99 reais, hoje por menos de 12reais vc não compra um mísero bigmac. Kindle ovo é outro exemplo, inflacionou tanto q ninguém mais compra.
 
Última edição:
eu acho engraçado nas caixas de OMO: 800g = 1kg RENDE MUITO
:wtf: :bwahaha:
omo-lavagem-perfeita-1565718435365_v2_1200x1200.jpg




Tem gente que ainda perde muito dinheiro com isso, até parece sabão em pó "gourmet" porque tem um pra cada tipo de roupa. :facepalm:
 
Exatamente. Aqui tem um negócio muito útil que eu nunca vi em mercado algum no Brasil que é a etiqueta com o preço do produto mostrar também o preço por quilo ou litro. Facilita muito a comparação.

Ja existe uma lei desde 2016 de não me engano, que obriga a ter essa informação em todos os produtos. (no parana pelo menos)

ex:

gWcoJpS.jpeg
 
Última edição:
Eu não como chocolate com menos de 60% de cacau e como bem pouco também (umas 15g) e nem é todo dia. Estava prestando atenção na barra de chocolate amargo Hershey's que ainda tenho aqui, foi reduzida de 100g para 85g. Pela quantidade que eu como acho que está valendo mais a pena investir nas barrinhas de 5g de chocolate amargo orgânico que custam R$1,48 - têm qualidade melhor em todos os aspectos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo