Vocês têm percebido como o tamanho (e peso) das embalagens de alimentos e outros produtos têm diminuído?

Eu não como chocolate com menos de 60% de cacau e como bem pouco também (umas 15g) e nem é todo dia. Estava prestando atenção na barra de chocolate amargo Hershey's que ainda tenho aqui, foi reduzida de 100g para 85g. Pela quantidade que eu como acho que está valendo mais a pena investir nas barrinhas de 5g de chocolate amargo orgânico que custam R$1,48 - têm qualidade melhor em todos os aspectos.
Só uma curiosidade, aproveitando que falou em chocolate amargo. O fato do chocolate ser amargo não encarece o valor final do chocolate, pois a matéria prima mais cara do chocolate é a manteiga de cacau (que por sinal é amarela ou branca), quanto mais desta ele possuir mais caro fica a produção do chocolate. Tanto é que dificilmente vc encontra o chocolate branco mais barato em relação aos outros chocolates.
Muitos dizem que o chocolate de qualidade é definido pelo percentual de manteiga de cacau que este possui e não pela quantidade do pó de cacau torrado.
 
Só uma curiosidade, aproveitando que falou em chocolate amargo. O fato do chocolate ser amargo não encarece o valor final do chocolate, pois a matéria prima mais cara do chocolate é a manteiga de cacau (que por sinal é amarela ou branca), quanto mais desta ele possuir mais caro fica a produção do chocolate. Tanto é que dificilmente vc encontra o chocolate branco mais barato em relação aos outros chocolates.
Muitos dizem que o chocolate de qualidade é definido pelo percentual de manteiga de cacau que este possui e não pela quantidade do pó de cacau torrado.

Muito interessante! Tem dicas de quais comprar pela internet?
 
Muito interessante! Tem dicas de quais comprar pela internet?
Eu sou do tipo consumidor mão fechada, dificilmente compro chocolate "gourmet ". Vou mais pelo lado custo benefício.
Antigamente eu costumava comprar o chocolate do supermercado DIA que eram produzidos pela própria cacau show e eram renomeados com a marca DIA, mas com qualidade cacau show, baita custo benefício. Hoje nem sei mais se eles ainda vendem ele.
 
Só uma curiosidade, aproveitando que falou em chocolate amargo. O fato do chocolate ser amargo não encarece o valor final do chocolate, pois a matéria prima mais cara do chocolate é a manteiga de cacau (que por sinal é amarela ou branca), quanto mais desta ele possuir mais caro fica a produção do chocolate. Tanto é que dificilmente vc encontra o chocolate branco mais barato em relação aos outros chocolates.
Muitos dizem que o chocolate de qualidade é definido pelo percentual de manteiga de cacau que este possui e não pela quantidade do pó de cacau torrado.


hqdefault.jpg




nao sei se voce esta trolando nosso amigo espectral, ou se nao sabe nada de chocolate mesmo.

massa e manteiga de cacau sao coisa diferentes, preços diferentes.. so joguei no google e te mandei os 2 primeiros links que apareceram.. da uma pesquisada! (nacional e internacionalmente também)
 
Exatamente. Aqui tem um negócio muito útil que eu nunca vi em mercado algum no Brasil que é a etiqueta com o preço do produto mostrar também o preço por quilo ou litro. Facilita muito a comparação.
Nos embutidos há essa marcação também, seja em kg ou a cada 100gr, ao menos por aqui no RJ. Mas seria bom se tivesse para outros produtos também.
 
Só uma curiosidade, aproveitando que falou em chocolate amargo. O fato do chocolate ser amargo não encarece o valor final do chocolate, pois a matéria prima mais cara do chocolate é a manteiga de cacau (que por sinal é amarela ou branca), quanto mais desta ele possuir mais caro fica a produção do chocolate. Tanto é que dificilmente vc encontra o chocolate branco mais barato em relação aos outros chocolates.
Muitos dizem que o chocolate de qualidade é definido pelo percentual de manteiga de cacau que este possui e não pela quantidade do pó de cacau torrado.
Waaaaaaaaaaaaaaat? Chocolate é feito com as sementes/"nibs" de cacau, tanto é que muita gente diz que chocolate branco não é chocolate. Já viu o preço de uma barra de 80, 90 e 100% cacau? É absurdamente caro se comparar com os chocolates comuns do mercado.
 
Só uma curiosidade, aproveitando que falou em chocolate amargo. O fato do chocolate ser amargo não encarece o valor final do chocolate, pois a matéria prima mais cara do chocolate é a manteiga de cacau (que por sinal é amarela ou branca), quanto mais desta ele possuir mais caro fica a produção do chocolate. Tanto é que dificilmente vc encontra o chocolate branco mais barato em relação aos outros chocolates.
Muitos dizem que o chocolate de qualidade é definido pelo percentual de manteiga de cacau que este possui e não pela quantidade do pó de cacau torrado.

Mano, em que sites vocês andam lendo?

JESUS
 
Mas a manteiga de cacau é um produto derivado da semente. É mais cara que o cacau processado em si, seja pó ou em pedaços. Com o preço de varejo de 1kg de manteiga de cacau você compra uns 3-5Kg de cacau em pó.
 
Mas a manteiga de cacau é um produto derivado da semente. É mais cara que o cacau processado em si, seja pó ou em pedaços. Com o preço de varejo de 1kg de manteiga de cacau você compra uns 3-5Kg de cacau em pó.
Entendi.

Mas, para um chocolate preto ser considerado chocolate, ele precisa ter, no mínimo, 50% de cacau. O chocolate branco precisa apenas de 20%, sendo este a manteiga de cacau. Resumindo, chocolate branco tem menos concentração de cacau e, por isso, chocolate amargo 70%+ são bem mais caros.
 
supermercado DIA que eram produzidos pela própria cacau show e eram renomeados com a marca DIA
carai
eu nunca soube disso :mother:
vou procurar aqui pra ver se tem
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tudo vem subindo de preço
midira
o salário ó :salario:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra mim as duas (Milka e Ferrero) são ainda mais doces que Lindt.

Quem é fã de chocolate ao leite menos enjoativo vai se amarrar nesse:

callebaut-41-percent-cocoa-milk-chocolate-drops-2.5kg-600x800.jpg


Vende em algumas lojas de produtos de festa e afins.
vou experimentar, valeu a dica :bat:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja existe uma lei desde 2016 de não me engano, que obriga a ter essa informação em todos os produtos. (no parana pelo menos)

ex:

gWcoJpS.jpeg
71,02% de imposto :ohgod:

aqui no estado de SP n tem essa informação pra fazer nóis chorá não........
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

rycko
 
Última edição:
Quando eu era criança nos anos 90, bolacha pacote tinha 200g , barra de chocolate 200g, ovo de pascoa o pequeno era o 340g, tinha de 500g e 750g, e mesmo crianças de menos 10 anos ganhavam ovo de 500g, e não era caro, era até mais baratos que 3x barras de chocolate.
Hoje barra de chocolate tem 90g, e vc compra 10 delas e não compra um ovo de 500g, bolacha tb caiu tem as de 140g, e ovo de tem de 80g, e as crianças de hoje são muito mais obesas, vai entender.
 
Quando eu era criança nos anos 90, bolacha pacote tinha 200g , barra de chocolate 200g, ovo de pascoa o pequeno era o 340g, tinha de 500g e 750g, e mesmo crianças de menos 10 anos ganhavam ovo de 500g, e não era caro, era até mais baratos que 3x barras de chocolate.
Hoje barra de chocolate tem 90g, e vc compra 10 delas e não compra um ovo de 500g, bolacha tb caiu tem as de 140g, e ovo de tem de 80g, e as crianças de hoje são muito mais obesas, vai entender.

Tem anos que não compro mais Ovo de Páscoa, se há um produto que aumento de maneira absurda nos últimos anos é esse aí viu! Se eu for comprar só pós-páscoa quando tem aquelas promoções para acabar o estoque kk
 
Entendi.

Mas, para um chocolate preto ser considerado chocolate, ele precisa ter, no mínimo, 50% de cacau. O chocolate branco precisa apenas de 20%, sendo este a manteiga de cacau. Resumindo, chocolate branco tem menos concentração de cacau e, por isso, chocolate amargo 70%+ são bem mais caros.

Pra ser considerado chocolate branco deve ter no MÍNIMO 20% de manteiga de cacau e não apenas 20%.

Bom cada um com suas preferências.

Mas resumindo o que tentei falar é o seguinte.
Durante o processo da extração da manteiga de cacau são obtidos dois produtos, a manteiga em si de maior valor agregado e os resíduos sólidos que se tornam o cacau em pó. O que dá o sabor amargo ao chocolate escuro é o pó de chocolate, resíduos sólidos da extração da manteiga de cacau.

Tem muito chocolate amargo que substitui a manteiga de cacau (a matéria mais nobre do cacau) por outros tipos de gordura para baratear o produto e continuam a ser considerados chocolate amargo.
 
[TÓPICO OFICIAL] O papo é extração de cacau
 
prática não é ilegal, no entanto, empresas precisam deixar redução do tamanho explícita na parte frontal da embalagem do produto
 
Eu elogiei as barras, se ler tudo eu falo da porcaria dos bombons no final
Ultimamente no mercado ando comprando o Milka de floco de arroz e Kinder Bueno
Lindt tem uma textura incrível mas é muito doce, não me agrada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui as barras giram entre 3 e 4, conforme a promoção
Não é mais caro não
Pra mim as duas (Milka e Ferrero) são ainda mais doces que Lindt.

Quem é fã de chocolate ao leite menos enjoativo vai se amarrar nesse:

callebaut-41-percent-cocoa-milk-chocolate-drops-2.5kg-600x800.jpg


Vende em algumas lojas de produtos de festa e afins.
Eu não como chocolate com menos de 60% de cacau e como bem pouco também (umas 15g) e nem é todo dia. Estava prestando atenção na barra de chocolate amargo Hershey's que ainda tenho aqui, foi reduzida de 100g para 85g. Pela quantidade que eu como acho que está valendo mais a pena investir nas barrinhas de 5g de chocolate amargo orgânico que custam R$1,48 - têm qualidade melhor em todos os aspectos.
Não consumo chocolate pois não gosto mais, mas sei sobre o assunto.

Chocolate artesanal>>Lindt >>>>> Mondelez(milka etc) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> chocolate BR

motivo: a maioria dos chocolates importados tradicionais, como a lindt possui lecitina de soja, que devemos abolir da nossa dieta.

O brasileiro, vulgo "alimento à base de derivados de cacau" conforme mudanças na legislação durante a ditadura do proletariat, contém algo mais medíocre ainda, fluidificante de mamona, ou poliricinoleato, ou acido ricinoleico, gordura vegetal, etc, não deveria nem ser considerado "Alimento". Acho que nem formiga aceita chocolate brasileiro.

adendum: o Panettone de chocolate Lindt nada mais era que um bolo feito por alguma fábrica fundo de quintal no Brasil.
 
Uma redução que me deixou assustado foi a da Trakinas. Eu lembro que na época da escola (até na faculdade) era de um certo tamanho. Fiquei anos sem ver um pacote. Outro dia eu fui no mercado e vi um pacote. Sério, parecia uma miniatura. Diminuiu muito.

Quando eu era criança nos anos 90, bolacha pacote tinha 200g , barra de chocolate 200g, ovo de pascoa o pequeno era o 340g, tinha de 500g e 750g, e mesmo crianças de menos 10 anos ganhavam ovo de 500g, e não era caro, era até mais baratos que 3x barras de chocolate.
Hoje barra de chocolate tem 90g, e vc compra 10 delas e não compra um ovo de 500g, bolacha tb caiu tem as de 140g, e ovo de tem de 80g, e as crianças de hoje são muito mais obesas, vai entender.
Nem me fale. Lembro que eu ganhava ovos de páscoa enormes quando era criança, de marcas grandes, e sempre foi relativamente barato (época que Kinder ovo era 1 real, tempo que não volta). Hoje em dia eu me recuso a comprar. 50 paus num ovo de pouco mais de 200g é demais.
 
Ovo de pascoa já tem uns belos anos que eu não compro... a não ser aqueles que quebram... passa a Pascoa e vendem tipo 3 por 8 Reais hahahaha... mas eu lembro mesmo quando moleque ainda minha irmã sempre queria ovo de pascoa... ai a gente ia... ela escolhia um de valor X... dai eu comprava o mesmo valor só q em varios chocolates diferentes... eu voltava pra casa com 2 sacolas cheias de varios chocolates importados... Milka... Toblerone... fora os comuns... BIS... Twix e etc... comia chocolate por 2 semanas e ela ficava ai miguelando o ovo dela pq nao queria acabar hahahaha

Pelo menos nesse quesito eu sempre fui pra tudo pelo melhor CxB... nao me importo muito com marcas ou se é nacional ou importado... pra mim vale se é gostoso... mas ainda sim se não for algo absurdamente diferente eu não pago a diferença não hehehehe
 
Ovo de pascoa já tem uns belos anos que eu não compro... a não ser aqueles que quebram... passa a Pascoa e vendem tipo 3 por 8 Reais hahahaha... mas eu lembro mesmo quando moleque ainda minha irmã sempre queria ovo de pascoa... ai a gente ia... ela escolhia um de valor X... dai eu comprava o mesmo valor só q em varios chocolates diferentes... eu voltava pra casa com 2 sacolas cheias de varios chocolates importados... Milka... Toblerone... fora os comuns... BIS... Twix e etc... comia chocolate por 2 semanas e ela ficava ai miguelando o ovo dela pq nao queria acabar hahahaha

Pelo menos nesse quesito eu sempre fui pra tudo pelo melhor CxB... nao me importo muito com marcas ou se é nacional ou importado... pra mim vale se é gostoso... mas ainda sim se não for algo absurdamente diferente eu não pago a diferença não hehehehe
Ovo de páscoa dá para encarar o sonho de valsa e o ouro branco. Mesmo assim são lixos.

Já repararam que ovo de páscoa é a única coisa que ainda vem envolto em papel alumínio? É porque a forma dele não permite essa embalagem medíocre dos bombons.
 
Toda páscoa eu ganho ovo de páscoa de chocolate amargo da Cacau Show (Bendito Cacao 70% cacau), ano passado a loja deles estava proibida de abrir e eles entregaram aqui.
 
Nos embutidos há essa marcação também, seja em kg ou a cada 100gr, ao menos por aqui no RJ. Mas seria bom se tivesse para outros produtos também.

Aqui em SP, nos atacados (Maxxi, Assai, Tenda, etc) sempre vem essa informação de valor por kg/litro.

carai
eu nunca soube disso :mother:
vou procurar aqui pra ver se tem

Eu lembro que meu pai comprava cookies de chocolate no DIA, eram maravilhosamente bons e bem mais baratos que os outros. Não sei se ainda tem e se mantém a qualidade.

Ovo de páscoa só compro daqueles caseiros e olhe lá, mesmo assim são bem caros
 
Acho que nao comentaram ainda, mas a terminologia usada para essa reducao do tamanho/peso e manutencao do preco dos produtos eh Shrikflation/Reduflacao: https://en.wikipedia.org/wiki/Shrinkflation

E isso nao eh exclusividade tupiniquim:
All over the world, food packages are shrinking. A recent U.K. study suggests there are almost 3,000 food products that can be found in a typical grocery store that have shrunk since 2012. This came at a period of time when annual food inflation hit a whopping six per cent. And so people were paying more for less and the food industry was accused of gouging consumers.

https://theconversation.com/shrinkflation-when-less-is-not-more-at-the-grocery-store-97240
 
Essa diminuição de peso nos produtos irrita muito, lembro que o M&M diminuiu de 200g para 140g, aumentou o preço e tiveram a cara de pau de colocar na nova embalagem "para compartilhar com a família toda" :sefu:


Isso também acontece muito em lanchonetes por aqui, aumentam o preço do lanche, diminui o tamanho e perde a qualidade
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo