• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tutorial - Como colocar ONTs Nokia em bridge sem ter a senha "master"

Comprei um aparelho da TPLINK semana passada: XZ000-G3. Ele é o sucessor do TX-6610, a interface web de configuração é identica.
Coloquei lá o GPON Serial Number (você consegue achar atrás do modem da Nokia qual é que tem que colocar, convertendo para o hex o código dos 4 primeiros dígitos (ALCL -> 414c434c) e copiando o resto do código da etiqueta. Mudei também a VLAN para tag 210. O GPON password deixei em branco como não sei da onde ver essa informação no modem da Nokia.
O resultado é que a fibra sincroniza, mostra como se não tivesse erro nenhum no TPLINK, mas não navega.
Penso eu que ainda falta saber como ver o GPON password da Oi Fibra. Alguém aí não tem alguns contatos "quentes" na Oi pra perguntar?
Tem que ver qual a compatibilidade dele com as OLTs...
 
Comprei um aparelho da TPLINK semana passada: XZ000-G3. Ele é o sucessor do TX-6610, a interface web de configuração é identica.
Coloquei lá o GPON Serial Number (você consegue achar atrás do modem da Nokia qual é que tem que colocar, convertendo para o hex o código dos 4 primeiros dígitos (ALCL -> 414c434c) e copiando o resto do código da etiqueta. Mudei também a VLAN para tag 210. O GPON password deixei em branco como não sei da onde ver essa informação no modem da Nokia.
O resultado é que a fibra sincroniza, mostra como se não tivesse erro nenhum no TPLINK, mas não navega.
Penso eu que ainda falta saber como ver o GPON password da Oi Fibra. Alguém aí não tem alguns contatos "quentes" na Oi pra perguntar?

Acabei de testar isso que vc falou na ONT Nokia desbloqueado que tenho aqui. Não resolveu.

Só pra ficar mais claro, peguei o SN na etiqueta da ONT da Oi e, substituindo ALCL por 414c434c, coloquei no campo SLID como o @dudu1505 falou. Como não deu nada, reiniciei a ONT. Também não deu nada. Daí, fui na tela de LOID que postei acima, coloquei essa serial no campo LOID e deixei a senha em branco. Não resolveu, nem depois de reiniciar a ONT.
 
Acabei de testar isso que vc falou na ONT Nokia desbloqueado que tenho aqui. Não resolveu.

Só pra ficar mais claro, peguei o SN na etiqueta da ONT da Oi e, substituindo ALCL por 414c434c, coloquei no campo SLID como o @dudu1505 falou. Como não deu nada, reiniciei a ONT. Também não deu nada. Daí, fui na tela de LOID que postei acima, coloquei essa serial no campo LOID e deixei a senha em branco. Não resolveu, nem depois de reiniciar a ONT.

Então isso derruba por terra a teoria do pessoal que afirma que TEM que ser marca compatível com a OLT. Talvez não seja o caso. Na minha opinião pessoal ainda o problema maior é que ninguém sabe o GPON Password para ser colocado. Sem ele, não adianta nem ser Nokia ou qualquer outra ONU "compatível".
 
Então isso derruba por terra a teoria do pessoal que afirma que TEM que ser marca compatível com a OLT. Talvez não seja o caso. Na minha opinião pessoal ainda o problema maior é que ninguém sabe o GPON Password para ser colocado. Sem ele, não adianta nem ser Nokia ou qualquer outra ONU "compatível".

Pelo que andei olhando, varia de operadora para operadora, pois o GPON Password é algo que nem sempre as operadoras usam. Tem operadora que usa inclusive PPPoE, em vez de DHCP (IPoE).

Agora, sobre essa compatibilidade entre ONT e OLT, eu não sei lhe dizer se realmente existe ou não, pois, até onde eu entendi pesquisando sobre isso, existe um padrão do ITU-T para redes FTTH. Se existe um padrão, então realmente teria que ter interoperabilidade entre equipamentos de fabricantes diferentes.
 
Então isso derruba por terra a teoria do pessoal que afirma que TEM que ser marca compatível com a OLT. Talvez não seja o caso. Na minha opinião pessoal ainda o problema maior é que ninguém sabe o GPON Password para ser colocado. Sem ele, não adianta nem ser Nokia ou qualquer outra ONU "compatível".
não derruba, só vc ver as próprias olts a venda no mercado.
a lista de compatibilidade com onu.

uma mudança de 1 caractere no modelo do dispositivo pode ser qual quer coisa, a fabricante pode mudar completamente o projeto do equipamento, mas só muda 1 caractere e fica por isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que andei olhando, varia de operadora para operadora, pois o GPON Password é algo que nem sempre as operadoras usam. Tem operadora que usa inclusive PPPoE, em vez de DHCP (IPoE).

Agora, sobre essa compatibilidade entre ONT e OLT, eu não sei lhe dizer se realmente existe ou não, pois, até onde eu entendi pesquisando sobre isso, existe um padrão do ITU-T para redes FTTH. Se existe um padrão, então realmente teria que ter interoperabilidade entre equipamentos de fabricantes diferentes.
sim, itu-t normatiza o gpon, mas não normatiza a gerencia de equipamentos.

o problema da incompatibilidade não é de sinal gpon, e sim é de gerencia de equipamento, sem autenticar o equipamento na rede o mesmo simplesmente não é liberado pra utilizar o sinal.

não adianta pegar, a exemplo de marcas, uma olt fiberhome e onu huawei de forma aleatória as duas, se a gerencia(controle de equipamentos assim por dizer) não falarem a mesma língua.

pode ocorrer de uma fabricante utilizar tr-069 pra gerencia completa dos equipamentos dela, e outra fabricante utilizar protocolo proprietário, outra utilizar snmp, e dentro do próprio snmp uma fabricante utilizar uma estrutura de gerencia e outra utilizar outra estrutura dentro do snmp completamente diferente.

no pior dos casos, tu pode conseguir autenticar na rede gpon com o endereço mac ou com gponid + gpon password, mas não conseguir conexão em si pelo seguinte:
vc autentica a onu a usar o sinal gpon
a olt manda o arquivo de config(via uma dos N métodos de gerencia existentes) pra onu
a onu não suporta o método de gerencia utilizado pela olt.

o melhor a se fazer numa rede gpon é usar o proprio modem que a operadora coloca e meter ele em bridge, essa tentativa de colocar outro equipamento é tiro no escuro total se vai funcionar ou não.
 
Última edição:
não derruba, só vc ver as próprias olts a venda no mercado.
a lista de compatibilidade com onu.

uma mudança de 1 caractere no modelo do dispositivo pode ser qual quer coisa, a fabricante pode mudar completamente o projeto do equipamento, mas só muda 1 caractere e fica por isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


sim, itu-t normatiza o gpon, mas não normatiza a gerencia de equipamentos.

o problema da incompatibilidade não é de sinal gpon, e sim é de gerencia de equipamento, sem autenticar o equipamento na rede o mesmo simplesmente não é liberado pra utilizar o sinal.

não adianta pegar, a exemplo de marcas, uma olt fiberhome e onu huawei de forma aleatória as duas, se a gerencia(controle de equipamentos assim por dizer) não falarem a mesma língua.

pode ocorrer de uma fabricante utilizar tr-069 pra gerencia completa dos equipamentos dela, e outra fabricante utilizar protocolo proprietário, outra utilizar snmp, e dentro do próprio snmp uma fabricante utilizar uma estrutura de gerencia e outra utilizar outra estrutura dentro do snmp completamente diferente.

Na configuração WAN, eu não habilitei o "TR-069", nem "VOIP" ou "IPTV". Só habilitei "Internet". Será que o fato de eu não ter habilitado o TR-069 é um possível motivo de eu não ter conseguido ter a conexão funcionando?

Por enquanto, eu tô tentando usar essa ONT desbloqueada como roteador, assim como é a ONT da Oi, só para reproduzir uma situação conhecida em que essa ONT provavelmente funcione. Quando (ou se) eu ver que tá tudo funcionando, eu apagaria essa conexão e deixaria a porta 1 em bridge e colocaria o meu roteador pfsense para fazer o roteamento.
 
Na configuração WAN, eu não habilitei o "TR-069", nem "VOIP" ou "IPTV". Só habilitei "Internet". Será que o fato de eu não ter habilitado o TR-069 é um possível motivo de eu não ter conseguido ter a conexão funcionando?

Por enquanto, eu tô tentando usar essa ONT desbloqueada como roteador, assim como é a ONT da Oi, só para uma situação conhecida em que essa ONT funciona. Quando (ou se) eu ver que tá tudo funcionando, eu apagaria essa conexão e deixaria a porta 1 em bridge e colocaria o meu roteador pfsense para fazer o roteamento.
dei uma editada pra complementar a info.

e cara, tr-069 não é o que faz funcionar internet na oi, la no tópico principal a uns 8 meses atrás ajudando um forista a testar pra ver oque dava pra fazer com o modem.
ele tinha o nokia que dava pra colocar em bridge, e como teste falei pra ele desliga o tr-069 e reinicia o modem pra ver no que da, a internet continuou funcionando normal mas o telefone parou de funcionar.
obs. ele não tinha tv, então ficou fora do teste.

seja qual for o método que a oi utiliza pra liberar a internet, não é via tr-069, é algum gerenciamento proprietário de algum fabricante ou ate msm proprietário da própria empresa com as especificações dela.
 
dei uma editada pra complementar a info.

e cara, tr-069 não é o que faz funcionar internet na oi, la no tópico principal a uns 8 meses atrás ajudando um forista a testar pra ver oque dava pra fazer com o modem.
ele tinha o nokia que dava pra colocar em bridge, e como teste falei pra ele desliga o tr-069 e reinicia o modem pra ver no que da, a internet continuou funcionando normal mas o telefone parou de funcionar.
obs. ele não tinha tv, então ficou fora do teste.

seja qual for o método que a oi utiliza pra liberar a internet, não é via tr-069, é algum gerenciamento proprietário de algum fabricante ou ate msm proprietário da própria empresa com as especificações dela.
Hj a noite, quando a esposa estiver pra dormir, vou fazer mais testes e posto screenshots e fotos do que fiz aqui, junto com os resultados.

Aqui em casa eu não tenho IPTV, só o telefone mesmo, mas eu não me importo em deixá-lo sem funcionar.
 
Hj a noite, quando a esposa estiver pra dormir, vou fazer mais testes e posto screenshots e fotos do que fiz aqui, junto com os resultados.

Aqui em casa eu não tenho IPTV, só o telefone mesmo, mas eu não me importo em deixá-lo sem funcionar.
E aí, alguma novidade?
 
E aí, alguma novidade?
Tiago, não tive como fazer antes, mas tentei mais uma vez agora de manhã. Não deu certo. Está havendo problema de autenticação.

As configurações da ONT ficaram assim:

Desconsidere o bridge mode na porta 1. Eu fiz todos os testes na porta 2.
5lan.png


Nada a descrever aqui.
6ipv6.png


Como eu disse a uns posts atrás, estou deixando a ONT primeiramente como roteador. Quando (ou se) eu conseguir colocar ela para funcionar, aí eu mudo pra bridge. Coloquei as mesmas configs de VLAN que estão na ONT da Oi.
7wan.png


Esta é uma página que não aparece para nós na ONT da Oi. Quando se habilitam essas opções, aparece um campo de texto para cada opção DHCP:
  1. Opção 60: Vendor Class Identifier 60
  2. Opção 61: Vendor Class Identifier 61
  3. Opção 77: User Class Information
  4. Opção 90: Authentication Information
Sendo assim, testei em duas situações: 1) todas as opções desmarcadas, como na imagem abaixo e 2) habilitando a opção 90, colocando a SLID do ONT da Oi, mas não deu certo. Creio que, se a Oi utilizar essa opção 90, deve ser um valor fixo.
7wandhcp.png


Não mexi nada nesta página:
8tr069.png


Como falei nos posts anteriores, coloquei como LOID a SLID da ONT da Oi:
9loid.png


Aqui também:
10slid.png


O resultado que se tem é isso aqui -- PON Link Up e WAN Link Down, denotando um aparente problema de autenticação.
1wan-status.png


Outra coisa que percebi entre a minha ONT e a ONT da Oi é que os dois últimos parâmetros estão zerados, enquanto no da Oi eles são -27,95 dBm e -7,00 dBm, respectivamente.
3optics.png


Assim que eu conecto a fibra na minha ONT, o led 'LINK' se acende e começa a piscar o led 'AUTH' por alguns segundos. Depois disso, ele fica desligado. Na ONT da Oi, o processo é semelhante, com a diferença óbvia que a ONT deles passa pela autenticação. Assim, o led 'AUTH' pisca, desliga e liga novamente, junto com o led 'INTERNET'.
 
Eu dei uma pesquisada no tópico principal da banda larga Oi aqui no fórum e o máximo que vi foi um cara em março de 2020 que tem uma ONT Huawei que conseguiu deixá-la em bridge, mas o telefone parou de funcionar, depois voltou quando ele reabilitou o TR-069.

A algumas semanas atrás, eu vi num outro fórum um cara que também tinha um Huawei e ele não conseguia deixar em bridge até que, assim como esse cara que eu citei acima, fez a ONT funcionar ao deixar a conexão original (com roteador ativo) junto da conexão bridge. Ele apenas desabilitou a conexão original em vez de deletar ela por completo da ONT.

Contudo, isso não vai resolver na minha ONT Nokia desbloqueada, já que o problema é anterior a isso, pois a ONT que eles usaram era o fornecido pela própria Oi.
 
Eu dei uma pesquisada no tópico principal da banda larga Oi aqui no fórum e o máximo que vi foi um cara em março de 2020 que tem uma ONT Huawei que conseguiu deixá-la em bridge, mas o telefone parou de funcionar, depois voltou quando ele reabilitou o TR-069.

A algumas semanas atrás, eu vi num outro fórum um cara que também tinha um Huawei e ele não conseguia deixar em bridge até que, assim como esse cara que eu citei acima, fez a ONT funcionar ao deixar a conexão original (com roteador ativo) junto da conexão bridge. Ele apenas desabilitou a conexão original em vez de deletar ela por completo da ONT.

Contudo, isso não vai resolver na minha ONT Nokia desbloqueada, já que o problema é anterior a isso, pois a ONT que eles usaram era o fornecido pela própria Oi.

A huawei da para colocar em bridge pois descobriram a senha master dela, e funciona muita bem! Posso atestar isso pois no aonde eu morava instalaram huawei e eu coloquei ela em bridge com o meu roteador asus rt-ac86u pegando o ip publico diretamente nele, ou seja, huawei passou a ser um conversor de fibra apenas! Não que a ONT da huawei fosse ruim como essas nokia que demoram entre 5 a 10 min para iniciar ou reiniciar e subir a conexão e tem uma interface totalmente lagada e não responsiva :facepalm:(huawei demora uns 30 segundos para iniciar e subir a conexão e os menus são rápidos) e na casa de uma amigo tbm é huawei e eu coloquei em bridge para ele e funciona 100% com rt-ac68u dele até hoje(tem uns 2 anos)!

Porém, mudei de endereço e no novo endereço instalaram uma nokia G-240W-C e até o momento não consegui nenhum técnico que fizesse a mudança de ont para huawei para mim, de acordo com todos os técnicos, para a esse região que eu moro atualmente é apenas nokia!

Quanto a nokia, no momento estou sem roteador nenhum aqui para tentar colocar a mesma em bridge, porém, eu comprei um AX6000 da xiaomi e estou esperando chegar e quando chegar eu vou tentar futucar!

Quando eu fiz esse tutorial, eu estava em um provedor local de fibra e eles me deram uma G-240W-A como ont, depois de procurar e muito na internet, eu tinha achado o usuário e senha master padrão dessa ONT(em forum francês) e com isso coloquei ela em bridge mesmo com o provedor se negando a fazer isso! E para isso eu apenas deletei as configs da wan, mudei a porta 1 na lan para bridge e no meu asus que eu tinha na epoca coloquei a vlan usada pelo provedor e funcionou o bridge... Depois de um tempo eu vi que a oi estava usando a mesma ONT G-240W-A que o meu provedor, resolvi então testar se apenas editando o html seria possível colocar ela em bridge e se funcionaria corretamente(deletando as configs da wan e porta 1 da lan em bridge) e sim, pelo html também funcionou o bridge!

Eu também não gosto dessa palhaçada de ficar preso a essas ONT meia boca sendo roteador da minha rede, sendo mais um hop no caminho, mais uma questão de segurança e etc, por isso sempre tento arrumar um jeito de colocar em bridge e usar um roteador bom para gerenciar a rede.
 
Última edição:
A huawei da para colocar em bridge pois descobriram a senha master dela, e funciona muita bem! Posso atestar isso pois no aonde eu morava instalaram huawei e eu coloquei ela em bridge com o meu roteador asus rt-ac86u pegando o ip publico diretamente nele, ou seja, huawei passou a ser um conversor de fibra apenas! Não que a ONT da huawei fosse ruim como essas nokia que demoram entre 5 a 10 min para iniciar ou reiniciar e subir a conexão e tem uma interface totalmente lagada e não responsiva :facepalm:(huawei demora uns 30 segundos para iniciar e subir a conexão e os menus são rápidos) e na casa de uma amigo tbm é huawei e eu coloquei em bridge para ele e funciona 100% com rt-ac68u dele até hoje(tem uns 2 anos)!

Porém, mudei de endereço e no novo endereço instalaram uma nokia G-240W-C e até o momento não consegui nenhum técnico que fizesse a mudança de ont para huawei para mim, de acordo com todos os técnicos, para a esse região que eu moro atualmente é apenas nokia!

Quanto a nokia, no momento estou sem roteador nenhum aqui para tentar colocar a mesma em bridge, porém, eu comprei um AX6000 da xiaomi e estou esperando chegar e quando chegar eu vou tentar futucar!

Quando eu fiz esse tutorial, eu estava em um provedor local de fibra e eles me deram uma G-240W-A como ont, depois de procurar e muito na internet, eu tinha achado o usuário e senha master padrão dessa ONT(em forum francês) e com isso coloquei ela em bridge mesmo com o provedor se negando a fazer isso! E para isso eu apenas deletei as configs da wan, mudei a porta 1 na lan para bridge e no meu asus que eu tinha na epoca coloquei a vlan usada pelo provedor e funcionou o bridge... Depois de um tempo eu vi que a oi estava usando a mesma ONT G-240W-A que o meu provedor, resolvi então testar se apenas editando o html seria possível colocar ela em bridge e se funcionaria corretamente(deletando as configs da wan e porta 1 da lan em bridge) e sim, pelo html também funcionou o bridge!

Eu também não gosto dessa palhaçada de ficar preso a essas ONT meia boca sendo roteador da minha rede, sendo mais um hop no caminho, mais uma questão de segurança e etc, por isso sempre tento arrumar um jeito de colocar em bridge e usar um roteador bom para gerenciar a rede.


Tenho um desses da huawei(hg8245w5-6t) e já tinha desistido de colocar em bridge, você compartilharia essa senha master?
 
Última edição:
Tenho um desses da huawei(hg8245w5-6t) e já tinha desistido de colocar em bridge, você compartilharia essa senha master?

Usuário: super
Senha: admintelecom

Agora essa senha é valida para o modelo HG8245Q2, não sei se vai funcionar na hg8245w5-6t. Outro detalhe é que dependendo, se faz necessário resetar a ONT para os padrões de fabrica para depois a senha funcionar.
 
Estou acompanhando este tópico de perto, pois estou passando pela mesma situação que o amigo hugovinicius. Adquiri recentemente um Nokia g-240w-a (sem o firmware da Oi) e não consigo autenticar ele no meu plano Oi Fibra 400mb (deixaram a ONT "oficial" do modelo g-140w-h aqui), apenas fica dizendo "linking", apesar do status do PON estar ON.

Meu plano cobre o serviço chamado "Oi Expert", que "supostamente" deveria ser o auxílio técnico avançado deles, devo ligar pra lá e perguntar se eles mesmos liberam ou fazem a autenticação de ONTs particulares.
 
Última edição:
Vi no tópico uma foto com uma memória flash da Micron. Alguém daqui já tentou dumpar a mesma? Uma programadora como a TL866II consegue trabalhar com esse modelo.
ate o momento não, nem aqui nesse tópico nem no dedicado da oi.
 
Eu posso fazer (ou ao menos tentar, pode ser que haja trava ou algum dispositivo de segurança) um dump, se alguém tiver um equipamento reserva disposto a me enviar. Possuo o ferramental necessário pra isso.
 
Vi no tópico uma foto com uma memória flash da Micron. Alguém daqui já tentou dumpar a mesma? Uma programadora como a TL866II consegue trabalhar com esse modelo.
Acho que vc se referiu à foto que eu tirei da ONT da Oi que eu postei a algumas semanas atrás aqui nesse tópico.

Eu vi na Internet que tem gente que acessa os pinos JTAG para fazer o dump usando um módulo que tem o chip FT2232.
Daí, eu comprei no AliExpress esse aqui:
https://pt.aliexpress.com/item/32833600047.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.5ddeb90anW8VLI
Ainda não chegou da China e tb nunca mexi com isso. Não sei onde posso encontrar esses pinos JTAG na ONT da Oi. Eu tenho as fotos em alta resolução aqui no meu PC e vou dar mais uma olhada nisso.

Eu posso fazer (ou ao menos tentar, pode ser que haja trava ou algum dispositivo de segurança) um dump, se alguém tiver um equipamento reserva disposto a me enviar. Possuo o ferramental necessário pra isso.

Eu estou em Goiânia. Vc está onde?
 
Última edição:
Tenho o Nokia G-140W-H (branco) aqui. Na firma de um amigo cancelaram a fibra da Oi e não foram retirar o Nokia G-240W-C (preto). Será que esse funcionaria aqui só trocando um pelo outro? Quais as diferenças entre os dois (sinal wi-fi, funções, etc)? Esse preto pode ser liberado para modo bridge, né? Tem alguma desvantagem nele em relação ao branco?
 
Boa tarde. O técnico instalou hoje a internet fibra 200mb aqui em casa e o modem é este Nokia G-140W-H (branco). Gostaria de saber como faço para funcionar a TV conectada a porta WAN 1. Tentei plugar o cabo na tv e no modem e a luz não acende. Alguem pode me ajudar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo