• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tutorial - Como colocar ONTs Nokia em bridge sem ter a senha "master"

tentei remover ipv6 deixando so ipv4 ali mas da isso

SRLZOEz.png
 
Última edição:
Tenho o Nokia G-140W-H (branco) aqui. Na firma de um amigo cancelaram a fibra da Oi e não foram retirar o Nokia G-240W-C (preto). Será que esse funcionaria aqui só trocando um pelo outro? Quais as diferenças entre os dois (sinal wi-fi, funções, etc)? Esse preto pode ser liberado para modo bridge, né? Tem alguma desvantagem nele em relação ao branco?

Pode ser que funcione, pois todos são da Oi. Contudo, creio que não vai haver diferença nenhuma em termos de poder colocar em bridge ou não, já que o firmware do G-240W-C também deve ser todo bloqueado, assim como o firmware do seu G-140W-H.
 
Pode ser que funcione, pois todos são da Oi. Contudo, creio que não vai haver diferença nenhuma em termos de poder colocar em bridge ou não, já que o firmware do G-240W-C também deve ser todo bloqueado, assim como o firmware do seu G-140W-H.
Não, pois tenho um G-240W-C e pelo inspecionar o elemento da para mudar as configs assim como no modelo A... Tanto que eu mudei o dns tanto em IPv4 como em IPv6
 
Última edição:
Não, pois tenho um G-240W-C e pelo inspecionar o elemento da para mudar as configs assim como no modelo A... Tanto que eu mudei o dns tanto em IPv4 como em IPv6
Quando eu me refiro ao firmware da Oi ser todo bloqueado, é no sentido de que as configurações mais importantes são bloqueadas, pois exige você estar logado com o usuário AdminGPON. Alterar o DNS via inspeção da página realmente é possível com o usuário admin, mas não colocar a ONU no modo bridge.
 
Quando eu me refiro ao firmware da Oi ser todo bloqueado, é no sentido de que as configurações mais importantes são bloqueadas, pois exige você estar logado com o usuário AdminGPON. Alterar o DNS via inspeção da página realmente é possível com o usuário admin, mas não colocar a ONU no modo bridge.
A sim, porém, questão de bridge das ONU nokia pode tbm ter uma questão da OLT e não ser apenas configs da ONU... Porque como eu já falei antes, quando eu tinha um provedor local que me forneceu uma onu nokia modelo A, a senha dela AdminGPON ainda era a padrão é com isso eu coloquei ela em bridge e para isso tu só precisa fazer igual ao tutorial que eu fiz(deletar a config wan e botar porta 1 da lan para bridge) e funcionou, porém, na oi fibra isso não da certo! Hoje mesmo chegou o meu roteador novo e nada, não consegui colocar o modelo C em bridge!

Acredito que bridge na Oi fibra, apenas com ONU huawei pois ai sim com a senha master é possível colocar em bridge, tanto que eu usei por 1 ano em bridge no meu antigo endereço e um colega ainda usa em bridge(já faz 2 anos) com ONU huawei modelo G2

Acho sem necessidade esse bloqueio por parte da BOI impedindo assim o bridge.
 
Última edição:
Olá, alguém sabe se as portas usb dessa ONT são liberadas? Não consigo achar o HD na rede..
 
Uma curiosidade, meus sogros atrasaram a conta (falha no sistema de débito automático da Oi) e tiveram o sinal suspenso, como tenho duas Internets em casa (Oi fibra e West), tive a ideia de levar minha ONU Nokia pra eles usarem (moro a 800m deles)... Qual foi minha surpresa? Não funciona, ou seja, além da autenticação na ONU, há algo associado além que delimita fisicamente... Por essa eu não esperava...
 
E pelo que eu saiba essas onts depois que vão para as casas dos clientes não são mais atualizadas.
 
Última edição:
Vieram passar o cabeamento e instalar tudo ontem à tarde, e o modelo específico do modem que veio é o G-140W-H.

Comversei com o técnico e, segundo ele, a Oi realmente não libera o modo bridge sob hipótese alguma. A saída foi realizar o procedimento que indiquei na página anterior, mesmo. Desabilitei quase tudo o que era possível na ONT, e habilitei o DMZ pro IP do meu roteador. Ou seja, meu roteador continua responsável pela rede doméstica (DHCP, servidor, firewall etc.).

O foda é que, para todos os efeitos, a ONT continua acessível como backdoor pro serviço técnico da Oi. Quando a Oi bem entender, se quiser, pode acessar a ONT remotamente e até mesmo desabilitar o DMZ... fora os já famosos relatos de brechas e vulnerabilidades em vários desses aparelhos...

Por outro lado, a velocidade contratada é 100% entregue. Percebi uma menor latência também em vários cenários, quando comparado ao meu plano antigo da Vivo.
Fiquei frustrado por não conseguir colocar o modem da Oi em Bridge. Comprei um roteador top da Huawei, AX3 Pro. Fiz o tutorial do link que você disponibilizou, funcionou certinho, mas fui pesquisar sobre o DMZ e não sei se entendi muito bem o conceito. O que entendi é como se a rede ficasse vulnerável, então fiquei com receio e desfiz a configuração. A melhor alternativa foi colocar o roteador em modo AP, o problema é que o roteador perde a maioria das funções. É um desperdício deixar um roteador desses em AP, com tantas funções. Então o modem da Oi faz todo o gerenciamento e o roteador fica responsável somente pela rede sem fio. Estou procurando a melhor alternativa.
 
Uma curiosidade, meus sogros atrasaram a conta (falha no sistema de débito automático da Oi) e tiveram o sinal suspenso, como tenho duas Internets em casa (Oi fibra e West), tive a ideia de levar minha ONU Nokia pra eles usarem (moro a 800m deles)... Qual foi minha surpresa? Não funciona, ou seja, além da autenticação na ONU, há algo associado além que delimita fisicamente... Por essa eu não esperava...
Porta PON diferente... Normal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiquei frustrado por não conseguir colocar o modem da Oi em Bridge. Comprei um roteador top da Huawei, AX3 Pro. Fiz o tutorial do link que você disponibilizou, funcionou certinho, mas fui pesquisar sobre o DMZ e não sei se entendi muito bem o conceito. O que entendi é como se a rede ficasse vulnerável, então fiquei com receio e desfiz a configuração. A melhor alternativa foi colocar o roteador em modo AP, o problema é que o roteador perde a maioria das funções. É um desperdício deixar um roteador desses em AP, com tantas funções. Então o modem da Oi faz todo o gerenciamento e o roteador fica responsável somente pela rede sem fio. Estou procurando a melhor alternativa.
Não cara, não precisa desfazer. Contanto que deixe o firewall no Huawei ativo, nada que se preocupar...
 
Será que se comprar uma ONU Nokia 240 g e colocar no lugar dessa Nokia da Oi, não resolveria o problema ? Pq essa 240g tem a senha master e desbloqueia o aparelho todo.
 
Será que se comprar uma ONU Nokia 240 g e colocar no lugar dessa Nokia da Oi, não resolveria o problema ? Pq essa 240g tem a senha master e desbloqueia o aparelho todo.
se manda email pra nókia e pedir a senha do 140-h sera q eles falariam?
 
Será que se comprar uma ONU Nokia 240 g e colocar no lugar dessa Nokia da Oi, não resolveria o problema ? Pq essa 240g tem a senha master e desbloqueia o aparelho todo.
Não, porque é autenticado via serial de cada ONT na oi fibra! E na nokia não existe uma maneira simples de adulterar\clonar o serial da ONT da oi para uma que vc comprou por fora... É bem complicado na realidade e passível de brick... Eu tentei! Agora quando é huawei, facilmente vc trocar\clona o serial da ONT.

Tanto que eu peguei uma huawei q2 no ml, clonei o serial da nokia e autenticou na rede da oi! Porém, só recebeu o ip do sistema de telefone e não da internet o que indica que também existe uma certa configuração diferente entre as duas marcas no sistema da OI. Fui também na casa de um colega no bairro vizinho que tem oi fibra e que colocaram uma q2 para ele la, clonei o serial da dele e funcinou 100% a internet.

Agora estou no aguardo do técnico vir aqui hoje ou amanhã trocar a minha nokia por uma huawei para que assim finalmente eu consiga ter o bridge novamente na oi fibra.
se manda email pra nókia e pedir a senha do 140-h sera q eles falariam?
A oi trocou a senha padrão, não adianta pedir a nokia!
 
Última edição:
Porta PON diferente... Normal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não cara, não precisa desfazer. Contanto que deixe o firewall no Huawei ativo, nada que se preocupar...
Vou realizar novamente a configuração! Não é para utilizar mais as portas do modem né. A partir de agora utilizar somente as portas do roteador. Valeu!
 
Esse roteador é lamentavel (Nokia G-140wh), conhecido meu fez dump e quebrou a senha do usuário AdminGPON, porém ao colocar a porta LAN como bridge não há conexão pela porta (não dá link), alguem conseguiu resolver?
 
Esse roteador é lamentavel (Nokia G-140wh), conhecido meu fez dump e quebrou a senha do usuário AdminGPON, porém ao colocar a porta LAN como bridge não há conexão pela porta (não dá link), alguem conseguiu resolver?
Acho que a Oi desabilitou o bridge nos nokias com o firmware customizado deles! É a mesma situação que acontece aqui no G-240W-C, ele aceita alterar as configs via inspecionar o elemento, porém, ao fazer todas as configs do bridge, o mesmo não funciona e uma coisa que eu noto é que a porta que vc muda para bridge, vira fast ethernet(negocia a 100 mbps apenas).

Mesmo quando eu seto vlan 210 no aparelho que receberia o ip publico! De qualquer forma esse seu conhecido plugou em um roteador que tem suporte a vlan na wan?
 
Acho que a Oi desabilitou o bridge nos nokias com o firmware customizado deles! É a mesma situação que acontece aqui no G-240W-C, ele aceita alterar as configs via inspecionar o elemento, porém, ao fazer todas as configs do bridge, o mesmo não funciona e uma coisa que eu noto é que a porta que vc muda para bridge, vira fast ethernet(negocia a 100 mbps apenas).

Mesmo quando eu seto vlan 210 no aparelho que receberia o ip publico! De qualquer forma esse seu conhecido plugou em um roteador que tem suporte a vlan na wan?
Quem está configurando sou eu (a ONU está aqui em casa), mas foi ele que fez o dump e pegou a senha... Sim está no meu mikrotik e configurei vlanid como 210, porém o LED da LAN não acende, provavelmente mais um bloqueio nesse firmware customizado da Oi...
 
Quem está configurando sou eu (a ONU está aqui em casa), mas foi ele que fez o dump e pegou a senha... Sim está no meu mikrotik e configurei vlanid como 210, porém o LED da LAN não acende, provavelmente mais um bloqueio nesse firmware customizado da Oi...
Realmente, então agora temos confirmação de que a Oi literalmente desabilitou o bridge nos nokias deles! Acho que a solução ou é encontrar o firmware nativo na net desse modelo e subir ele para esse ONU da Oi ou comprar uma de modelo igual e adulterar o serial dela para o serial da ONU da Oi! No momento eu estou com uma G-240W-C que comprei no ML porém, ainda não consegui fazer a clonagem\spoof do serial dessa nokia do ML para o serial do da Oi... Na huawei é mole, via interface tu muda em 1 min o serial.

Estou quebrando a cabeça aqui, achei pouca referencia do processo de adulterar o serial das nokias, só vi um gringo afirmando que o processo pode ser passível de brick.
 
Pra quem interessar:

 
Pra quem interessar:

Eu já tinha visto esse repositório, no momento estou tentando adulterar o serial da nokia modelo C que peguei no ml para o serial da nokia da Oi fibra já que o firmware dessa nokia do ML não é adulterado pela Oi fibra, porém, existe a possibilidade da OLT atualizar o firmware dela depois de autenticar na rede ou não.
 
Eu já tinha visto esse repositório, no momento estou tentando adulterar o serial da nokia modelo C que peguei no ml para o serial da nokia da Oi fibra já que o firmware dessa nokia do ML não é adulterado pela Oi fibra, porém, existe a possibilidade da OLT atualizar o firmware dela depois de autenticar na rede ou não.
Eu nunca vi relatos de atualização de firmware com modelos Nokia na Oi, acho difícil isso acontecer.
 
Sim, porém, o firmware que está na nokia que eu peguei no ML é de 2018 fora que a ONT da nokia se vc olhar no log, ela checa por atualizações nesse endereço:


Assim como a config do telefone:

Sim, eu já reparei nesse link do firmware do voip, mas a config na ont vem vazia de fábrica, então teoricamente a OLT manda esse link para baixar. Agora nunca reparei em outro check de firmware no log usando endereço parecido, e por mais q faça é só um check porque atualizar até hoje nunca vi isso acontecer.

Minha ONT é a 140-W-H
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo