• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Pessoal, não sei se esse pode ser o tópico certo, mas preferi comentar aqui antes de criar um.
Hoje à noite retirei minha RX 5700 XT (modelo ASUS ROG STRIX) do gabinete pra remover dela uma camadinha de poeira artificial... até aí tudo ok, já fiz isso umas 10x, sempre tudo tranquilo, tudo ok. Porém desta vez, quando religuei a placa, a temperatura dela subiu absurdamente nos jogos. Antes de retirá-la hoje, a temperatura dela sempre ficou estável entre 70º / 80º, raramente subindo pra 84º e caindo em seguida, isso porque moro no interior da Bahia, num lugar bem quente. Mas hoje rodei o mesmo jogo (Assassins Valhalla), e a placa ficou na casa dos 90º / 95º constantemente, sem diminuir essa temperatura.

Quando estou com o PC na área de trabalho sem nenhum jogo, ela fica tranquilamente em 45º / 50º, como antes. Mas em jogos a temperatura explode pra 95º de forma constante...

Já conferi se liguei os cabos corretamente, as 3 fans da placa estão rodando corretamente, inclusive no RPM máximo, sem nenhuma obstrução, e já reinstalei o driver da AMD Adrenalin... porém essa temperatura anormal continua a ocorrer.

Alguém pode me ajudar? Lembrando apenas que nunca desmontei a placa, mas sim limpei superficialmente e sempre com muito cuidado.
Você removeu o placa do gabinete para fazer a limpeza? Comigo aconteceu a mesma coisa, eu tinha uma rx 5700 da msi que mal passava dos 50 graus, um dia tirei ela fora para limpar e depois que recoloquei as temperaturas dispararam. Dei uma pesquisada em forum gringo e parece que nesse modelo que eu tinha quando vc retira a placa quente do gabinete ou muda ela de posição a pasta térmica mole acaba escorrendo e causando esse problema, solução é abrir e recolocar a pasta, eu preferi vender a placa
 
Você removeu o placa do gabinete para fazer a limpeza? Comigo aconteceu a mesma coisa, eu tinha uma rx 5700 da msi que mal passava dos 50 graus, um dia tirei ela fora para limpar e depois que recoloquei as temperaturas dispararam. Dei uma pesquisada em forum gringo e parece que nesse modelo que eu tinha quando vc retira a placa quente do gabinete ou muda ela de posição a pasta térmica mole acaba escorrendo e causando esse problema, solução é abrir e recolocar a pasta, eu preferi vender a placa
Sim, removi apenas a placa pra fazer limpeza superficial com pincel. Em uso normal (redes sociais, área de trabalho etc.) ela fica tranquila em 40/50º, exatamente como antes. Basta abrir UM JOGO, e a temperatura fica CONSTANTEMENTE ACIMA DE 90º... isso aconteceu do nada. (testei assassins, star wars e até o benchmark que baixei e deu a mesma coisa)
 

AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) será lançado este ano para PCs​


FidelityFX Super Resolution é uma das maiores iniciativas de software da AMD​

Scott Herkelman da AMD confirmou durante o podcast Full Nerd Special da PCWorld que a tecnologia de Super Resolução da AMD está programada para ser lançada este ano.


FidelityFX Super Resolução com foco na qualidade da imagem

Scott Herkelman - CVP & GM da AMD Radeon - confirmou hoje que a tecnologia de super-resolução da AMD, a resposta para NVIDIA DLSS, ainda está em desenvolvimento, mas a AMD pretende lançá-la este ano. Ele confirmou que a empresa ainda tem muito trabalho a fazer e ainda está avaliando a tecnologia real por trás do algoritmo de aumento de escala.

Está progredindo muito bem internamente em nosso laboratório, mas é nosso compromisso com a comunidade de jogos que ele precisa ser aberto para funcionar em todas as coisas e os desenvolvedores de jogos precisam adotá-lo. Mesmo que esteja progredindo bem, ainda temos mais trabalho a fazer, não apenas internamente, mas com nossos parceiros desenvolvedores de jogos. Queremos lançá-lo este ano. Acreditamos que podemos fazer isso este ano, mas ao mesmo tempo temos muito mais trabalho pela frente. Precisamos ter certeza de que a qualidade da imagem está lá. Precisamos ter certeza de que ele pode ser dimensionado em diferentes resoluções. E ao mesmo tempo que nossos desenvolvedores de jogos estão felizes com o que estamos produzindo.
- Scott Herkelman
FSR a sigla oficial de FidelityFX Super Resolution

Não é FFS, nem é FXSS, na verdade a sigla oficial para NVIDIA DLSS concorrente é FSR, Scott Herkelman confirmou durante a entrevista:

É provavelmente uma das maiores iniciativas de software que temos internamente, porque sabemos o quão importante é se você quiser ativar o rastreamento de raios, que você não queira apenas ter aquele sucesso competitivo ou sua GPU ser atingida com tanta força. O FSR (que vai se chamar a sigla), é algo fundamental para lançarmos este ano, mas vai demorar um pouco mais. Estamos progredindo bem, mas ainda temos muito trabalho a fazer.
- Scott Herkelman
Não necessariamente baseado em aprendizado de máquina

Curiosamente, foi mencionado que o FSR pode não ser baseado em aprendizado de máquina como o NVIDIA DLSS.
Na verdade, isso não é muito surpreendente, considerando que as GPUs RDNA não têm núcleos tensores, núcleos especializados que aceleram os cálculos de aprendizado de máquina. A implementação de super-resolução do Microsoft DirectML também não precisa de núcleos do Tensor.

Você não precisa do aprendizado de máquina para fazer isso, você pode fazer isso de muitas maneiras diferentes e estamos avaliando de muitas maneiras diferentes. O que mais importa para nós é o que os desenvolvedores de jogos querem usar, porque se no final das contas for só para nós, forçamos as pessoas a fazer isso, não é um bom resultado. Nós preferimos dizer: comunidade de jogos, qual dessas técnicas você prefere ver implementada de forma que desta forma possa ser imediatamente espalhada por toda a indústria e, esperançosamente, entre plataformas.
- Scott Herkelman
Embora Scott tenha dito que o plano para a tecnologia é espalhar em todas as plataformas, o objetivo agora é lançar FSR para PCs primeiro. Esta é a prioridade atual da AMD. A AMD quer que a tecnologia se torne aberta e multiplataforma. Os detalhes sobre suporte de GPU específico, prazo de lançamento ou possíveis atualizações futuras não foram compartilhados.

T0q48hX.png
 
Pessoal, não sei se esse pode ser o tópico certo, mas preferi comentar aqui antes de criar um.
Hoje à noite retirei minha RX 5700 XT (modelo ASUS ROG STRIX) do gabinete pra remover dela uma camadinha de poeira artificial... até aí tudo ok, já fiz isso umas 10x, sempre tudo tranquilo, tudo ok. Porém desta vez, quando religuei a placa, a temperatura dela subiu absurdamente nos jogos. Antes de retirá-la hoje, a temperatura dela sempre ficou estável entre 70º / 80º, raramente subindo pra 84º e caindo em seguida, isso porque moro no interior da Bahia, num lugar bem quente. Mas hoje rodei o mesmo jogo (Assassins Valhalla), e a placa ficou na casa dos 90º / 95º constantemente, sem diminuir essa temperatura.

Quando estou com o PC na área de trabalho sem nenhum jogo, ela fica tranquilamente em 45º / 50º, como antes. Mas em jogos a temperatura explode pra 95º de forma constante...

Já conferi se liguei os cabos corretamente, as 3 fans da placa estão rodando corretamente, inclusive no RPM máximo, sem nenhuma obstrução, e já reinstalei o driver da AMD Adrenalin... porém essa temperatura anormal continua a ocorrer.

Alguém pode me ajudar? Lembrando apenas que nunca desmontei a placa, mas sim limpei superficialmente e sempre com muito cuidado.
A Asus teve um problema assim com o modelo TUF, onde se montada horizontalmente o heat sink perdia contato com a GPU e memos fazendo a temperatura subir.

Experimente empurrar o cooler pra cima um pouco ou colocar algo em baixo pra fazer uma pressão leve e veja se melhora.

--------------------------------------

Recebi uma visita sinistra hoje:

a9bfca13095e239d2d6fc8945e17569c.png


RUvOa7M.jpg
 
Última edição:
Sim, removi apenas a placa pra fazer limpeza superficial com pincel. Em uso normal (redes sociais, área de trabalho etc.) ela fica tranquila em 40/50º, exatamente como antes. Basta abrir UM JOGO, e a temperatura fica CONSTANTEMENTE ACIMA DE 90º... isso aconteceu do nada. (testei assassins, star wars e até o benchmark que baixei e deu a mesma coisa)
Veja na configuração no ARS se ele voltou a configuração para default.
 
Veja na configuração no ARS se ele voltou a configuração para default.
Pode me explicar isso melhor? Desculpe a ignorância, mas não sei o que é ARS
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode me explicar isso melhor? Desculpe a ignorância, mas não sei o que é ARS
Amd Radeon Software
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amd Radeon Software
Ah sim!!! Sempre usei o ARS o tempo todo nas configurações padrão, e NUNCA vi chegar a 90º / 100º em jogos, nem mesmo jogando em 4k. Notei que minha placa tá batendo 220 wtt de consumo, sendo que em outros testes que pesquisei geralmente fica em 200... aí alterei o ajuste de potência da VGA de 0% pra -10 e -20, e mesmo assim a temperatura se manteve em 95º / 100º nos testes de benchmark Unigine Heaven e FurMark.

Isso simplesmente aconteceu DO NADA. Já verifiquei as fans, coloquei elas pra rodarem a 95% do limite máximo apenas pra testar, e mesmo assim as temperaturas nao caem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Asus teve um problema assim com o modelo TUF, onde se montada horizontalmente o heat sink perdia contato com a GPU e memos fazendo a temperatura subir.

Experimente empurrar o cooler pra cima um pouco ou colocar algo em baixo pra fazer uma pressão leve e veja se melhora.
Nada ainda amigo. Os coolers estão todos ok, já fixei a placa da melhor maneira que consigo imaginar, e mesmo assim não consegui estabilizar a temperatura.

Só mais um detalhe. Levei a placa pra casa de um amigo (o processador dele é mais fraco que meu 3600, mas não lembro qual agora), e lá as temperaturas ficaram acima de 85º com fans a quase 80% da rotação máxima... ele foi no software da AMD e modificou o ajuste de potência pra -10, e caiu pra 75º +/-... Fiz o mesmo procedimento aqui em casa e não funcionou... continua esquentada.
 
Ah sim!!! Sempre usei o ARS o tempo todo nas configurações padrão, e NUNCA vi chegar a 90º / 100º em jogos, nem mesmo jogando em 4k. Notei que minha placa tá batendo 220 wtt de consumo, sendo que em outros testes que pesquisei geralmente fica em 200... aí alterei o ajuste de potência da VGA de 0% pra -10 e -20, e mesmo assim a temperatura se manteve em 95º / 100º nos testes de benchmark Unigine Heaven e FurMark.

Isso simplesmente aconteceu DO NADA. Já verifiquei as fans, coloquei elas pra rodarem a 95% do limite máximo apenas pra testar, e mesmo assim as temperaturas nao caem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nada ainda amigo. Os coolers estão todos ok, já fixei a placa da melhor maneira que consigo imaginar, e mesmo assim não consegui estabilizar a temperatura.

Só mais um detalhe. Levei a placa pra casa de um amigo (o processador dele é mais fraco que meu 3600, mas não lembro qual agora), e lá as temperaturas ficaram acima de 85º com fans a quase 80% da rotação máxima... ele foi no software da AMD e modificou o ajuste de potência pra -10, e caiu pra 75º +/-... Fiz o mesmo procedimento aqui em casa e não funcionou... continua esquentada.
A sua placa tem dual bios? vai que ao limpar sem querer vc passou de "normal" para "over" :haha:
 
A sua placa tem dual bios? vai que ao limpar sem querer vc passou de "normal" para "over" :haha:
Sabe me dizer onde posso verificar isso? Realmente não faço ideia porque nunca tive intenção de mexer em nada disso :(:(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Verifiquei aqui e de fato ela tem uma chavezinha nela, uma pra direção com um "P", e do outro lado a direção com o "O" ou "Q", não consegui ver nitidamente. No momento, a chave ta ligado no "P"...

Pois bem, mudei de uma pra outra, e mesmo assim as temperaturas estão travadas em 97~99º / 100º
 
Última edição:
A Asus teve um problema assim com o modelo TUF, onde se montada horizontalmente o heat sink perdia contato com a GPU e memos fazendo a temperatura subir.

Experimente empurrar o cooler pra cima um pouco ou colocar algo em baixo pra fazer uma pressão leve e veja se melhora.
Velho, deixa eu me corrigir aqui... o problema parece ser EXATAMENTE esse. Eu tava aqui verificando o PC e fiz o seguinte:

Liguei o pc com o gabinete DEITADO = TEMPERATURAS DA PLÁCA DE VÍDEO NORMAIS (74º, 80ª no máximo nos benchmarks)
Em seguida, coloquei o gabinete de pé = placa de vídeo esquentou pra 100 graus...

Aí, com o gabinete em pé, fiz uma leve pressão na placa forçando suavemente a parte lateral dela para cima, e instantaneamente tive as temperaturas NORMAIS / Quando tirei a mão e parei de "empurrá-la" pra cima, ela esquentou pra 100º...

O problema agora é que me desagrada um bocado ter que fazer armengue pra deixar a placa de vídeo resfriada. Não sei se isso é um bom motivo pra acionar garantia ou se simplesmente compro um suporte vertical, MAS MUITO OBRIGADO por indicar o problema... antes eu havia entendido que fosse algum problema com o encaixe dela, mas mesmo com o encaixe perfeito, o problema está nos POUCOS MILÍMETROS que ela desce com o peso...
 
Velho, deixa eu me corrigir aqui... o problema parece ser EXATAMENTE esse. Eu tava aqui verificando o PC e fiz o seguinte:

Liguei o pc com o gabinete DEITADO = TEMPERATURAS DA PLÁCA DE VÍDEO NORMAIS (74º, 80ª no máximo nos benchmarks)
Em seguida, coloquei o gabinete de pé = placa de vídeo esquentou pra 100 graus...

Aí, com o gabinete em pé, fiz uma leve pressão na placa forçando suavemente a parte lateral dela para cima, e instantaneamente tive as temperaturas NORMAIS / Quando tirei a mão e parei de "empurrá-la" pra cima, ela esquentou pra 100º...

O problema agora é que me desagrada um bocado ter que fazer armengue pra deixar a placa de vídeo resfriada. Não sei se isso é um bom motivo pra acionar garantia ou se simplesmente compro um suporte vertical, MAS MUITO OBRIGADO por indicar o problema... antes eu havia entendido que fosse algum problema com o encaixe dela, mas mesmo com o encaixe perfeito, o problema está nos POUCOS MILÍMETROS que ela desce com o peso...
Putz que vacilo no projeto hein.
 
164678488_449124469672243_256932966642270922_n.jpg


Solução pra minha dor de cabeça: UM PREGADOR DE ROUPA e mais UM PEDAÇO DE PAPELÃO... BR FOREVER
 
Velho, deixa eu me corrigir aqui... o problema parece ser EXATAMENTE esse. Eu tava aqui verificando o PC e fiz o seguinte:

Liguei o pc com o gabinete DEITADO = TEMPERATURAS DA PLÁCA DE VÍDEO NORMAIS (74º, 80ª no máximo nos benchmarks)
Em seguida, coloquei o gabinete de pé = placa de vídeo esquentou pra 100 graus...

Aí, com o gabinete em pé, fiz uma leve pressão na placa forçando suavemente a parte lateral dela para cima, e instantaneamente tive as temperaturas NORMAIS / Quando tirei a mão e parei de "empurrá-la" pra cima, ela esquentou pra 100º...

O problema agora é que me desagrada um bocado ter que fazer armengue pra deixar a placa de vídeo resfriada. Não sei se isso é um bom motivo pra acionar garantia ou se simplesmente compro um suporte vertical, MAS MUITO OBRIGADO por indicar o problema... antes eu havia entendido que fosse algum problema com o encaixe dela, mas mesmo com o encaixe perfeito, o problema está nos POUCOS MILÍMETROS que ela desce com o peso...
O problema de acionar a garantia agora, é que eles não vão ter placa pra trocar, e se te devolverem o que você pagou, no mercado atual não deve dar pra comprar nada.
Eu colocaria um suporte e acionaria o RMA perto do fim da garantia ou quando o mercado estiver melhor pra comprar outra.
 
Galera, existe alguma maneira de manter as configurações de Over, voltagem, e etc no driver da AMD após Reset ou falha no Windows?

Faltou luz, quando voltou toda a configuração salva foi restaurada. Não é a primeira vez e isso já tá enchendo o saco.
 
Galera, existe alguma maneira de manter as configurações de Over, voltagem, e etc no driver da AMD após Reset ou falha no Windows?

Faltou luz, quando voltou toda a configuração salva foi restaurada. Não é a primeira vez e isso já tá enchendo o saco.
usa o msi ou faz um perfil ai vc salva 2 perfil igual se travar ao reiniciar vc carrega ele
 
Galera, existe alguma maneira de manter as configurações de Over, voltagem, e etc no driver da AMD após Reset ou falha no Windows?

Faltou luz, quando voltou toda a configuração salva foi restaurada. Não é a primeira vez e isso já tá enchendo o saco.
Salve o perfil no próprio software da AMD.
 
Pra quem perdeu os sensores de temp das memos com o ultimo driver da AMD, já tem uma versão beta do hwinfo que restaura a leitura do sensor.
 
apagado
 
Última edição:
6700XT CUSTANDO +7K

:lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2:
 
Esse último driver da amd 21.3.1 despencou uns 4-5 graus na temperatura da minha gpu e me deu mais estabilidade em alguns jogos, gostei muito.
 
Esse último driver da amd 21.3.1 despencou uns 4-5 graus na temperatura da minha gpu e me deu mais estabilidade em alguns jogos, gostei muito.
O com WHQL ou o mesmo 21.3.1, mas sem o WHQL?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo