• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Acredito que quem está comprando nesses valores, vai usar pra minerar, aí coloca na conta que os rendimento irão pagar a placa.

É basicamente o exemplo de "vou arrumar um trabalho de entregar jornal pra poder comprar meu PS5".

Supondo que em 10 meses ou 1 ano o cara pague a placa minerando, pra ele está bom, só o que precisa é ter o dinheiro disponível ou então crédito no cartão pra adquirir.

Única desvantagem é que nesse tempo de uso, eles "esfolou" a VGA mais do que se ela tivesse 2 anos de uso "normal" :haha:

Pra quem quer quer um PC exclusivamente para jogar, o ideal é partir pra console...agora pra quem precisa para outras atividade, inclusive de "ganha pão", aí podemos dizer que é necessidade.

Na verdade minerar em condições adequadas de temperatura desgasta menos a placa que jogando por rodar em baixo consumo baixos e clocks.

Minha Vega 64 jogando puxa 250W, com over 300 a 350W, minerando apenas 135W.



Peguei a 6700TX Red Devil hoje, desconfio que vou ficar melhor com ela do que com a 3070 mesmo sendo um pouco mais fraca.
Vai levar uma semana pra chegar porque eu não quis pagar frete, agora pensando bem ela minerava o valor do frete em 2 ou 3 dias :genio:.

Quando chegar posto algo sobre ela.
 
Na verdade minerar em condições adequadas de temperatura desgasta menos a placa que jogando por rodar em baixo consumo baixos e clocks.

Minha Vega 64 jogando puxa 250W, com over 300 a 350W, minerando apenas 135W.



Peguei a 6700TX Red Devil hoje, desconfio que vou ficar melhor com ela do que com a 3070 mesmo sendo um pouco mais fraca.
Vai levar uma semana pra chegar porque eu não quis pagar frete, agora pensando bem ela minerava o valor do frete em 2 ou 3 dias :genio:.

Quando chegar posto algo sobre ela.
Estressa menos a GPU, mas a memória é solicitada de forma bem mais intensa.
 
 
Na verdade minerar em condições adequadas de temperatura desgasta menos a placa que jogando por rodar em baixo consumo baixos e clocks.

Minha Vega 64 jogando puxa 250W, com over 300 a 350W, minerando apenas 135W.



Peguei a 6700TX Red Devil hoje, desconfio que vou ficar melhor com ela do que com a 3070 mesmo sendo um pouco mais fraca.
Vai levar uma semana pra chegar porque eu não quis pagar frete, agora pensando bem ela minerava o valor do frete em 2 ou 3 dias :genio:.

Quando chegar posto algo sobre ela.
pagou quanto? não achei ela em nenhum preço aceitavel(sub 5k).
 
Estressa menos a GPU, mas a memória é solicitada de forma bem mais intensa.
É verdade mas nem sempre, tanto minha Vega 64 como 3070 mineram com as memos em clocks (e voltagem no caso da Vega) mais baixos do que uso pra jogar.

pagou quanto? não achei ela em nenhum preço aceitavel(sub 5k).
£680, dá cerca de R$ 5178, mas moro em UK.

Na realidade de 2018 eu nunca pagaria mais do que £400, mas hoje mesmo com esses preços dá pra recuperar minerando.
 
21.3.1 saiu hoje



Não tem prazo pro DLSS da Radeon ainda e eles começam a relançar as features tiradas dos Drivers 2018>19>20 :bem:

Pra limitar FPS eu uso Chill 73-73 e funciona bem em 1440p/1800p em super-resolução 1080p
Na 6800 esse driver fez sumir o sensor de temp das memos !
 
É verdade mas nem sempre, tanto minha Vega 64 como 3070 mineram com as memos em clocks (e voltagem no caso da Vega) mais baixos do que uso pra jogar.
Não é apenas uma questão de clocks, afinal tem um motivo se jogando vc tem 95ºC e minerando pode chegar a 110ºC.
A diferença é o workload.
 
Não é apenas uma questão de clocks, afinal tem um motivo se jogando vc tem 95ºC e minerando pode chegar a 110ºC.
A diferença é o workload.
Tá falando besteira cara, VGA roda mais fria minerando do que jogando, power limit, voltagem, fan speed, tudo é configurado para o menor consumo e calor possível, basta saber o que está fazendo.
 
Tá falando besteira cara, VGA roda mais fria minerando do que jogando, power limit, voltagem, fan speed, tudo é configurado para o menor consumo e calor possível, basta saber o que está fazendo.
O que fica mais frio é o chip da GPU, as memórias são solicitadas de forma muito mais agressiva do que num jogo.
Pode tentar melhorar a situação fazendo downclock das mesmas (e perdendo parte do poder de mineração), mas mesmo assim ficarão mais quentes do que num jogo na mesma frequência por causa do workload.

Esse é um comportamento visível nas 3080, que tem sensor de temperatura na VRAM. A gente que tem uma 3070 nem pode monitorar esse tipo de comportamento, portanto fica aí o risco.
 

Teste interessante. Se me lembro bem o mesmo ocorreu entre as Pascal vs Maxwell onde a Nvidia trocou um pequena perda de IPC por um aumento gigantesco nos clocks exatamente como a AMD fez agora nas RDNA2.

Na época compensou bastante para a Nvidia já que chips relativamente menores eram bem mais rápidos que os da geração anterior.
 
Última edição:
O que fica mais frio é o chip da GPU, as memórias são solicitadas de forma muito mais agressiva do que num jogo.
Pode tentar melhorar a situação fazendo downclock das mesmas (e perdendo parte do poder de mineração), mas mesmo assim ficarão mais quentes do que num jogo na mesma frequência por causa do workload.

Esse é um comportamento visível nas 3080, que tem sensor de temperatura na VRAM. A gente que tem uma 3070 nem pode monitorar esse tipo de comportamento, portanto fica aí o risco.
A 3080 esquenta mais pelo tipo de memo, na 6800 por exemplo a temp das memos minerando fica em torno de 75-80 graus, temp tranquila demais pra memórias.
 
Teste interessante. Se me lembro bem o mesmo ocorreu entre as Pascal vs Maxwell node a Nvidia trocou um pequena perda de IPC por um aumento gigantesco nos clocks exatamente como a AMD fez agora nas RDNA2.

Na época compensou bastante para a Nvidia já que chips relativamente menores eram bem mais rápidos que os da geração anterior.
Só queria que a AMD permitisse mais de 1025mV na 6800. :thinking:
 
O que fica mais frio é o chip da GPU, as memórias são solicitadas de forma muito mais agressiva do que num jogo.
Pode tentar melhorar a situação fazendo downclock das mesmas (e perdendo parte do poder de mineração), mas mesmo assim ficarão mais quentes do que num jogo na mesma frequência por causa do workload.

Esse é um comportamento visível nas 3080, que tem sensor de temperatura na VRAM. A gente que tem uma 3070 nem pode monitorar esse tipo de comportamento, portanto fica aí o risco.
As memórias GDDR6X das 3080 e 3090 esquentam acima da média não tem nem como comparar com as GDDR6 das outras placas, tanto q pra minerar tranquilo com uma 3080 ou 3090 a galera tá tendo q escolher o modelo a dedo, por exemplo quem pegou 3080/90 MSI Trio pra minerar só tá esquentando a cabeça

Aqui nas 3070 até agora não passou de 55° isso em dias quentes com casa alta e quarto de telha, hoje q tá um dia normal elas estão batendo 49° e vc coloca a mão no backplate e o maximo q nota é q elas estão mornas

Eu desencarnei dessa de q minerar judia da placa quando estava com a RX6800XT Saphire Nitro+ q jogando em 4k batia 67° facil facil, fui minerar com ela e não passava de 52°, hoje em dia eu teria mais receio de pegar uma placa de video q o cara usava pra jogar em 4k com gabinete fechado do q placa de mineração, mais receio ainda se o gabinete fosse ITX kkkk
 
Última edição:
As memórias GDDR6X das 3080 e 3090 esquentam acima da média não tem nem como comparar com as GDDR6 das outras placas, tanto q pra minerar tranquilo com uma 3080 ou 3090 a galera tá tendo q escolher o modelo a dedo, por exemplo quem pegou 3080/90 MSI Trio pra minerar só tá esquentando a cabeça

Aqui nas 3070 até agora não passou de 55° isso em dias quentes com casa alta e quarto de telha, hoje q tá um dia normal elas estão batendo 49° e vc coloca a mão no backplate e o maximo q nota é q elas estão mornas

Eu desencarnei dessa de q minerar judia da placa quando estava com a RX6800XT Saphire Nitro+ q jogando em 4k batia 67° facil facil, fui minerar com ela e não passava de 52°, hoje eu dia eu teria mais receio de pegar uma placa de video q o cara usava pra jogar em 4k com gabinete fechado do q placa de mineração, mais receio ainda se o gabinete fosse ITX kkkk
é bem isso, aqui minerando o memory junction fica em 68°, ontem enquanto estava jogando Warzone e Apex ele teve picos de 82°.
 
é bem isso, aqui minerando o memory junction fica em 68°, ontem enquanto estava jogando Warzone e Apex ele teve picos de 82°.
Eu sempre via esse junction e ficava nessa faixa de 63° a 69° mas não sabia q se tratava da memória kkkk

Dá pra ver o memory junction nas RX5700xt ?
 
As memórias GDDR6X das 3080 e 3090 esquentam acima da média não tem nem como comparar com as GDDR6 das outras placas, tanto q pra minerar tranquilo com uma 3080 ou 3090 a galera tá tendo q escolher o modelo a dedo, por exemplo quem pegou 3080/90 MSI Trio pra minerar só tá esquentando a cabeça

Aqui nas 3070 até agora não passou de 55° isso em dias quentes com casa alta e quarto de telha, hoje q tá um dia normal elas estão batendo 49° e vc coloca a mão no backplate e o maximo q nota é q elas estão mornas

Eu desencarnei dessa de q minerar judia da placa quando estava com a RX6800XT Saphire Nitro+ q jogando em 4k batia 67° facil facil, fui minerar com ela e não passava de 52°, hoje em dia eu teria mais receio de pegar uma placa de video q o cara usava pra jogar em 4k com gabinete fechado do q placa de mineração, mais receio ainda se o gabinete fosse ITX kkkk
A questão é que na 3070 não dá pra medir, existem vários modelos (dos mais porcos até os bem projetados), sem contar no air flow do gabinete e temperatura ambiente.
Vi gente com a 6800XT bater 95ºC, próximo do limite, enquanto outros mal chegavam a 75ºC. Mas pelo menos dá pra medir e tomar providências pra tentar corrigir. Na 3070 não.
 
O que fica mais frio é o chip da GPU, as memórias são solicitadas de forma muito mais agressiva do que num jogo.
Pode tentar melhorar a situação fazendo downclock das mesmas (e perdendo parte do poder de mineração), mas mesmo assim ficarão mais quentes do que num jogo na mesma frequência por causa do workload.

Esse é um comportamento visível nas 3080, que tem sensor de temperatura na VRAM. A gente que tem uma 3070 nem pode monitorar esse tipo de comportamento, portanto fica aí o risco.
Cara, Vega também sensor nas memórias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Teste interessante. Se me lembro bem o mesmo ocorreu entre as Pascal vs Maxwell node a Nvidia trocou um pequena perda de IPC por um aumento gigantesco nos clocks exatamente como a AMD fez agora nas RDNA2.

Na época compensou bastante para a Nvidia já que chips relativamente menores eram bem mais rápidos que os da geração anterior.

Uma coisa que o Steve não mencionou (ou eu perdi no vídeo) é que a 6700 XT tem a mesma performance no mesmo clock, mas com apenas 75% do memory bus da 5700 XT.

Infinity cache não é fraco mesmo.
 
Última edição:
Cara, Vega também sensor nas memórias.
Sim, mas são HBM2 e tem seu peak performance até 65ºC.
Cada um faz o que quiser com a própria placa, só estou descrevendo o comportamento das memórias.

No mais, com a 3070 é um tiro no escuro por não termos como monitorar.
 
A questão é que na 3070 não dá pra medir, existem vários modelos (dos mais porcos até os bem projetados), sem contar no air flow do gabinete e temperatura ambiente.
Vi gente com a 6800XT bater 95ºC, próximo do limite, enquanto outros mal chegavam a 75ºC. Mas pelo menos dá pra medir e tomar providências pra tentar corrigir. Na 3070 não.
Msm assim da pra notar q minerando esquenta muito menos, aqui eu tenho duas 3070 tuf e as duas não passam de 55° não consigo ver a memoria mas só de colocar a mão na placa da pra ver q ta td frio pois ela é toda em metal e eu sempre coloco a mão nelas kkkkk, e aqui a casa é alto e o quarto de telha entre 11 e 15 horas é normal aqui bater 32° de temperatura ambiente, em dias infernais bate 38° facil fácil e é nesse horário q as 3070 chegam a 55° em outros horários não chega nem a 49° e de noite ficam na casa dos 44° 46°

Só colocando as placas pra minerar pra ver q força muito menos q jogando em 4k por exemplo, mas as 3080 e 3090 não são parâmetros pra isso pq as GDDR6x basicamente pegam fogo e ainda tem vários modelos aí q usam backplate de plástico e thermalpads porcos como é o caso da MSI trio
 
Aqui a 3060ti Aorus esquenta bastante no backplate próximo da parte do chip (onde ficam as memórias). Eu chuto que elas devem estar entre 60-80 graus, que é o que minha 6800XT pega nas memórias quando tá carpindo.
 
A questão é que na 3070 não dá pra medir, existem vários modelos (dos mais porcos até os bem projetados), sem contar no air flow do gabinete e temperatura ambiente.
Vi gente com a 6800XT bater 95ºC, próximo do limite, enquanto outros mal chegavam a 75ºC. Mas pelo menos dá pra medir e tomar providências pra tentar corrigir. Na 3070 não.
DAVA pra medir... na versão nova do software da AMD não dá mais, pelo menos até darem um jeito no HWinfo.
 
Mas sobre isso de minerar, não é diferente de jogar pois você ficará nessa média de temperatura (55-60) quase 24/7, enquanto jogando seriam pouquíssimas horas, mesmo numa temperatura maior? Eu até tava pensando em usar minha 2060 6GB pra isso, fica mais ou menos 55c geral e 70c no Hotspot, não sei se é o mesmo pras AMDs, mas mesmo com uma AMD equivalente eu não correria o mesmo risco usando 24/7?
 
Mas sobre isso de minerar, não é diferente de jogar pois você ficará nessa média de temperatura (55-60) quase 24/7, enquanto jogando seriam pouquíssimas horas, mesmo numa temperatura maior? Eu até tava pensando em usar minha 2060 6GB pra isso, fica mais ou menos 55c geral e 70c no Hotspot, não sei se é o mesmo pras AMDs, mas mesmo com uma AMD equivalente eu não correria o mesmo risco usando 24/7?

O tipo de carga para jogar x minerar é diferente... a GPU aqui fica com uso baixo mas o consumo das memórias la em cima, jogar é normalmente o contrário. Um uso é placa gráfica o outro é computação, são coisas diferentes.
 
Pessoal, não sei se esse pode ser o tópico certo, mas preferi comentar aqui antes de criar um.
Hoje à noite retirei minha RX 5700 XT (modelo ASUS ROG STRIX) do gabinete pra remover dela uma camadinha de poeira artificial... até aí tudo ok, já fiz isso umas 10x, sempre tudo tranquilo, tudo ok. Porém desta vez, quando religuei a placa, a temperatura dela subiu absurdamente nos jogos. Antes de retirá-la hoje, a temperatura dela sempre ficou estável entre 70º / 80º, raramente subindo pra 84º e caindo em seguida, isso porque moro no interior da Bahia, num lugar bem quente. Mas hoje rodei o mesmo jogo (Assassins Valhalla), e a placa ficou na casa dos 90º / 95º constantemente, sem diminuir essa temperatura.

Quando estou com o PC na área de trabalho sem nenhum jogo, ela fica tranquilamente em 45º / 50º, como antes. Mas em jogos a temperatura explode pra 95º de forma constante...

Já conferi se liguei os cabos corretamente, as 3 fans da placa estão rodando corretamente, inclusive no RPM máximo, sem nenhuma obstrução, e já reinstalei o driver da AMD Adrenalin... porém essa temperatura anormal continua a ocorrer.

Alguém pode me ajudar? Lembrando apenas que nunca desmontei a placa, mas sim limpei superficialmente e sempre com muito cuidado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo