po eu tinha oi adsl 10mb, nunca falhou comigo ping de 20mb pra sp, sou do rj. ai botei um regional de 60mb funcionou bem por uns 2 anos ai eles venderam a area pra outra empresa ai começou meu inferno de 60mb quanod chegava 20 era dia bom sem contar caindo todo dia pelo menos 10x agora botei um provedor regional 200mb fibra absurdamente melhor que a oi fibra na minha namorada, lá na casa dela é 100mb da oi fibra e parece que a navegação é lenta atrasada, mais lenta que meus 10mb de 2013 e no speedtest chega os 100mb tranquilamente
Tipo, quando eu assinei adsl la em 2008 mais ou menos, funcionava de boa!!!
Primeiro peguei 600k e logo depois 1 mb! Porém, uns 4-5 anos depois começou a ficar bem ruim, principalmente em horário de pico com perdas, quedas e etc, eventualmente achei que era culpa do linha antiga(originalmente comprada nos anos 80) e assinei uma linha nova em 2014-2015, porém, única coisa que ganhei foi um spam de ligação de tudo quando é canto me oferecendo coisa, tanto que fui no consumidor.gov e ameacei processar a oi caso as ligações não parassem por eles terem vendidos meus dados para incontáveis empresas, já que essa linha nova existia só para ter o velox pois a antiga ainda era o telefone de fato!!! Eventualmente arranquei o telefone dessa linha...
Situação só foi melhorar mesmo em 2016 quando finalmente chegou vdsl 20 mb aqui no meu endereço, com isso assinei na hora e meu amigo como mudou a qualidade da internet!!! Foi da agua para o vinho, tudo 100% estável incluindo horário de pico... Porém, em 2017 chegou um provedor local fibra oferecendo 50/50 Mbps simétrico, naquela época eu jogava bastante fps e pensei "vou ter mais velocidade e ping menor, vou assinar!" assinei só para me arrepender 1 mês depois, devido a volta dos problemas que eu tinha na Oi adsl(quedas, velocidade abaixo do contratado, perda de pacote em horário de pico e etc).
Depois disso cancelei esse provedor com menos de um ano, fui para outro pequeno de fibra que tinha mais velocidade, porém, o link deles era sumicity e na época geral falava bem da sumicity, resolvi assinar e de inicio estava muito bom, pegava ip publico valido da sumicity, porém, passou 2-3 meses e acabou essa moleza, meteram cgnat e se negavam a vender ipv4 valido para cliente residencial! Blz, continuei com o provedor porque ele estava estável e não tinha nada de melhor no meu endereço, porém, alguns meses depois fizeram uma manutenção que literalmente cagou com o roteamento deles...
Perda de pacote 24hrs por dia, aviso de "TTL expirou em trânsito" em diversos pacotes e etc!!! Eu e mais 3 amigos que assinavam esse mesmo provedor notaram o problema e tentamos de mil maneiras reclamar no atendimento para que fosse resolvido, porém, o procedimento da empresa era mandar desligar a ONT e depois enviar técnico, ao mostrar e explicar o problema para o tal técnico, o mesmo então sempre falava que ia informar o "setor de redes" da empresa, porém, meses vão e vem e nada de resolver o problema!!!
Até que em um video do youtube deles ensinando a tirar boleto pelo site, eu noto o e-mail que foi usado durante o video "
diretoria@sitedoprovedor.com" kkkkkkkk... Na mesma hora falei com os meus amigos e eles então juntaram mais pessoas e a gente enviou um e-mail com testes e prints do problema junto umas 15 pessoas(eu, meus amigos e as pessoas que eles conheciam que também eram assinantes da mesma localidade) em copia para esse e-mail da diretoria e geral depois do e-mail inicial respondeu que estava de acordo com o e-mail inicial e cobraram devidas providencias do provedor senão todo mundo ia cancelar e assinar outro provedor, dia seguinte um cara da diretoria responde avisando que identificou o problema na faixa cgnat e que ia resolver a noite e resolveu! Até hoje tenho os e-mails kkkk
Depois disso chegou outro provedor pequeno de fibra na minha localização, esse então oferecia 200/200 Mbps simétrico com opção de comprar ip publico por 50 reais mensais!!!
Parti para esse só para me arrepender novamente com as perdas em horário de pico, quedas e os carai!! Só que nesse caso, eu enchi o saco na ouvidoria porque esse provedor tinha ouvidoria, e eventualmente com os prints do winmtr, simet e etc, um cara me responde, me passa o contato dele e avisa que ele ia resolver dentro das próximas horas e resolveu!!! O que ele fez? Mudou a vlan, me jogou para um roteador totalmente diferente do roteador que o resto do povão(assinantes) estavam\passavem por e normalizou!!! Acabei descobrindo depois que esse cara era o responsável pela rede do provedor com o nome dele inclusive estando na AS do provedor como responsável...
Pedi então que ele mudasse outros dois amigos também e ele fez, porém, de tempos em tempos voltava a dar perda em horário de pico e eu falava com ele, ele então resolvia, porém, depois novamente quando deu problema, falei como ele, ele falou que ia resolver, porém, parou de resolver!! Ele me respondia no Zap ainda, porém, o problema não era resolvido mais, mesmo com ele admitindo que o problema era lá com eles(provedor)!!!!
Após esses 3 provedores pequenos, cheios de problemas, com rede cagada, saturada, atendimento ruim, falta de preparo e etc... Eu tomei trauma de provedor pequeno!!!! E nessa época 2017-2019 era quase unanime internet a fora, com geral só metendo pau em provedor de fibra pequeno, porém, parece que agora esse não é mais o caso, ou seja, que existem bons provedores pequenos de fibra por ai!
Foi ai então que no inicio de 2019 já tinha chegado Boi Fibra e acabei assinando o que no inicio eu notei que a mesma tinha rotas piores\pings maiores do que esses 3 outros provedores que eu tinha usado antes, porém, estava sem perda e 100% estável! De lá para cá, as rotas e pings nunca melhoraram, porém, começou a as perdas de pacote em horário de pico... O que é triste, já que esse problema tem meses.
Hoje em dia eu nem jogo quase, apenas jogo um jogo de vez enquanto que é um rts de baixo apm chamado northgard para descontrair e fico puto que durante o horário que eu estou em casa e quero jogar, eu não posso jogar a única coisa que eu jogo porque a porcaria da Boi todo dia tem perda em horário de pico para os servidores do jogo!!! Fora que não são só as rotas para os servidores desse jogo que estão com problema, conforme eu relatei e demonstrei(youtube, reddit, direct go, prime video, agora amazon.com.br também e etc)!! A Boi acaba me forçando a usar um 4g da vida ou pagar por uma vpn, que eu so assinei para driblar a perda!!! Que acaba me custando quase 80 reais a mais por mês só de vpn, porque vpn é em dolar...
OBS: É acabar o horário de pico aqui, e magicamente tudo fica normal novamente: