[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Entrei pro grupo dos limitados.

Internet está limitada a 30Mbps.

Visita técnica agendada.

Consumo de 402 GB.

Colega, o meu meu cunhado também foi limitado, é tudo que você já acompanhou aqui no grupo com o contrato sendo posto em black list permanente.

Anote o que vou lhe dizer: o técnico irá na sua casa, provavelmente fará a troca do roteador, a partir desse momento a sua velocidade será restabelecida, no dia seguinte o data center dispara um comando e você novamente estará com restrição, isso ocorre pela manhã cedo. Constatado esse fato, abra uma queixa na Anatel e consumidor.gov, fica o alerta de que você terá que ter "sangue nos olhos" para resolver, porque? Haverá negativa de bloqueio, você passará por inúmeras visitas técnicas geradas pelos responsáveis pelas tratativas da Anatel e consumidor.gov, você passará por vistoria técnica, essa vistoria pode ser na surdina em caráter ilegal e sem comunicá-lo, de repente aparece 1 ou 2 técnicos na sua residência, vão tirar fotos do roteador e de todos os equipamentos a ele conectados! Mesmo após a vistoria você seguirá com a restrição, tens que reabrir a queixa na Anatel e consumidor.gov a cada resposta atribuindo o status de não resolvido com a nota mais baixa possível, na impossibilidade de reabri-la crie uma nova reclamação elencando no texto o protocolo anterior. Você pode receber a sugestão de que para resolver o problema, terá que migrar para um plano empresarial, minha sugestão: não aceite!

Dificilmente você conseguirá resolver em menos de 2 meses, pode levar até 3 meses insistindo muito! O objetivo é fazer você desistir e sair da base de assinantes, cada vez mais veremos esse tipo de caso aqui! Com a pandemia, os Procons de muitas capitais estão aceitando denúncias online, se for o seu caso, não titubeie e abra também no Procon.

Puts, espero que consiga resolver. :facepalm: Ridículo isso, consumidor como sempre é último plano. Viva os PPPs!

Visita surpresa não é possível. Condomínio fechado com câmeras, vejo a imagem de quem está tocando interfone antes de atender.
Tirar foto, pode, desde que eu tire foto da cara do técnico também. Visita técnica só permito uma. Depois é Anatel e procon, obviamente.

Vish, boa sorte aí mano, e haja paciência!

Sera que essa limitacao que a Claro Net esta fazendo com varios assinantes nao tem a ver com links que estao fora do CGNAT e/ou que estejam em bridge (com o endereco MAC do roteador do usuario sendo identificado pela Claro), ou um segundo roteador em cascata (sendo identificado pela Claro atraves do numero de hop/TTL) no cabecalho de pacote, ou mesmo DNS de terdeiros (tipo Cloudflare, Google, Level 3) configurado no roteador do usuario, e direcionando as requisicoes fora do cache/CDN ou PTT, causando transito IP internacional (desnecessario no ponto de vista da Claro)? Eu levanto essas questoes, pois para a Claro é facil identificar tais acoes feitas pelo usuario, o que pode sugerir um compartilhamento com vizinhos do link por parte do assinante, ou mesmo sobreutilizacao de transito IP internacional (como no caso de utilizacao de servicos fora de cache/CDN/PPT reginal). Nao estou advogando em favor da Claro (pelo contrario); o que eu quero é entender como funciona esse acionamento de gatilhos/flag de diminuicao de velocidade (throttle) que a Claro esta praticando com seus usuarios. Valeu colegas

Palhaçada esse negócio da Claro. Entendo pouco (nada...) sobre processos e questões legais, mas não seria uma questão de começar a juntar a galera, procurar um advogado e abrir uma ação coletiva contra a Claro sobre essa atitude? Acho que mais gente junto teria mais força...

Se ela me limitar eu assino a Vivo hehehe.

Essa é uma condição que faz com que algumas pessoas interpretem como sendo uma humilhação, esse é o público que vai abrir 1 ou 2 queixas no consumidor.gov achando que o caso estará resolvido em até 2 semanas, é o público que não vai buscar a justiça sob hipótese alguma e que vai sair de cabeça baixa da prestadora. É o perfil da maioria, paga de “machão” dizendo que vai correr atrás e a prestadora verá o quão valente ele é, depois sai pela porta dos fundos com as "fraldas pesadas" e de cabeça baixa. Aí não é humilhação? São os chamados guerreiros de fórum! É o tipo que a Claro sabe que vai encontrar pela frente.

O "perfil Frajola" é maioria, medroso e desestimulado, acha que na justiça a operadora poderia demonstrar que ele baixava Torrent como eu já li por aqui, com o marco civil esse tipo de argumento jamais seria colocado em discussão, abdicando da legalidade a prestadora vai assumir criminosamente que monitorava o trafego do cliente e ainda usar uma prova que será nula perante a justiça, justamente por ter caráter ilegal?


Uma tv 4k ligada umas 4h/dia fazendo streaming de fontes variadas consumiu uns 300GB. Multiplica por 2, pois são duas TVs.
O Xbox chegou a 1,5TB, download de jogos.
Meu Pc fez o download do onedrive depois de uma formatação, mais 1 TB.
Daí tem o resto.

Usuário padrão no Brasil é redes sociais em celular. Netflix eventual e alguma coisa de YouTube 480p. Isso aí não dá 500GB num mês. Muitos já nem tem desktop. Só celular em casa.

capa_da_gaita, eu não sou a favor das restrições da Tim, da Claro ou de qualquer prestadora que seja. Eu sempre me posicionei contra esse tipo de ação e digo o motivo, ontem foi com você, amanhã será comigo ou com outros. Não me traz curiosidade saber a origem do trafego de ninguém, apenas disse que grandes consumidores de trafego não atingem esse volume através de partidas online como nós costumamos ler. E sim, você é minoria e não há nada de errado nisso! O universo do fórum com usuários que demandam mais trafego não reflete a média da base instalada, longe disso!

Eu sempre fui um incentivador de que os clientes limitados pela prestadora não desistissem, refuto alegações de que essa demora e o processo são uma humilhação! A humilhação é você aceitar calado e sair da prestadora pelo porta dos fundos! Sair com o rabo entre as pernas como um covarde. Isso sim, é humilhação e infelizmente o caminho adotado pela maioria.

E o pior que a gente ainda tem que ver usuário aqui do fórum defendendo operadora como se fosse amor platônico. Segunda-feira mesmo teve usuário postando mensagem aqui no tópico demonstrando sua torcida tácita para “a concorrência [da Claro] já ter triturada a sua participação no mercado“. Eu não vou citar nomes, mas quem quiser ver o post original, é só usar as ferramentas de busca do fórum.

Ou seja, pro cidadão aí, a Claro tem que “dominar o mundo”, triturar e aniquilar a concorrência, monopolizar tudo e nos enfiar goela abaixo suas vontades (cortes de velocidade arbitrários, tecnologia HFC ad aeternum, taxas rídiculas de upload, preços abusivos etc.).

Pra mim, definitivamente, das duas uma:

i) Atestado de estupidez em duas vias, com firma reconhecida em cartório, com testemunhas e tudo; ou
ii) Alerta vermelho pra camisa de força e tratamento psiquiátrico urgente.

Pra mim, isso é que nem defender político, ídolo famoso, time de futebol etc., e ainda ter como inimigo mortal quem discorda disso ou critica algum ídolo desses.

Minha torcida aqui é por mais concorrência ainda, em todas as ruas, bairros e cidades. Que a Claro tenha concorrência, que a Vivo tenha tb, a Oi, a TIM, os PPPs e cia. Que a Claro tenha que brigar pra manter sua clientela, expanda bem mais rápido o FTTH, reduza preços, amplie área de cobertura e não precise mais ficar cortando velocidade de alguns usuários. Tudo isso só a concorência e a opção de escolha podem trazer pro consumidor.

"Claro, você merece o novo" Parece piada...
Você merece o novo, só que com rede e tecnologia da década de 1980.

😆
 
E o pior que a gente ainda tem que ver usuário aqui do fórum defendendo operadora como se fosse amor platônico. Segunda-feira mesmo teve usuário postando mensagem aqui no tópico demonstrando sua torcida tácita para “a concorrência [da Claro] já ter triturada a sua participação no mercado“. Eu não vou citar nomes, mas quem quiser ver o post original, é só usar as ferramentas de busca do fórum.

Ou seja, pro cidadão aí, a Claro tem que “dominar o mundo”, triturar e aniquilar a concorrência, monopolizar tudo e nos enfiar goela abaixo suas vontades (cortes de velocidade arbitrários, tecnologia HFC ad aeternum, taxas rídiculas de upload, preços abusivos etc.).

Pra mim, definitivamente, das duas uma:

i) Atestado de estupidez em duas vias, com firma reconhecida em cartório, com testemunhas e tudo; ou
ii) Alerta vermelho pra camisa de força e tratamento psiquiátrico urgente.

Pra mim, isso é que nem defender político, ídolo famoso, time de futebol etc., e ainda ter como inimigo mortal quem discorda disso ou critica algum ídolo desses.

Minha torcida aqui é por mais concorrência ainda, em todas as ruas, bairros e cidades. Que a Claro tenha concorrência, que a Vivo tenha tb, a Oi, a TIM, os PPPs e cia. Que a Claro tenha que brigar pra manter sua clientela, expanda bem mais rápido o FTTH, reduza preços, amplie área de cobertura e não precise mais ficar cortando velocidade de alguns usuários. Tudo isso só a concorência e a opção de escolha podem trazer pro consumidor.


Você merece o novo, só que com rede e tecnologia da década de 1980.

😆
Tenha honra e cite o nome e post. Coisa feia ficar falando em termos genéricos....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@dudu1505 @phobosxtx marcada visita técnica, pediram para encaminhar técnico para verificar no local pois no datacenter está setado em 35mbps ainda e a atendente não conseguiu fazer alterar remotamente para 50mbps.
 
Última edição:
Tenha honra e cite o nome e post. Coisa feia ficar falando em termos genéricos....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@dudu1505 @phobosxtx marcada visita técnica, pediram para encaminhar técnico para verificar no local pois no datacenter está setado em 35mbps ainda e a atendente não conseguiu fazer alterar remotamente para 50mbps.
Vou aguardar "oficializar" esse perfil 600/50 por enquanto, não quero técnico pisando na minha casa com bandeira vermelha do covid na minha cidade.... por enquanto está mais do que bom 600/35.... Obviamente que 50Mb de upload seria o ideal, mas vou aguardar essas toupeiras avisarem o pessoal do atendimento que mudou os valores. Obrigado por avisar, boa sorte aí com o técnico, depois nos diga como foi.
 
E o pior que a gente ainda tem que ver usuário aqui do fórum defendendo operadora como se fosse amor platônico. Segunda-feira mesmo teve usuário postando mensagem aqui no tópico demonstrando sua torcida tácita para “a concorrência [da Claro] já ter triturada a sua participação no mercado“. Eu não vou citar nomes, mas quem quiser ver o post original, é só usar as ferramentas de busca do fórum.

Ou seja, pro cidadão aí, a Claro tem que “dominar o mundo”, triturar e aniquilar a concorrência, monopolizar tudo e nos enfiar goela abaixo suas vontades (cortes de velocidade arbitrários, tecnologia HFC ad aeternum, taxas rídiculas de upload, preços abusivos etc.).

Pra mim, definitivamente, das duas uma:

i) Atestado de estupidez em duas vias, com firma reconhecida em cartório, com testemunhas e tudo; ou
ii) Alerta vermelho pra camisa de força e tratamento psiquiátrico urgente.

Pra mim, isso é que nem defender político, ídolo famoso, time de futebol etc., e ainda ter como inimigo mortal quem discorda disso ou critica algum ídolo desses.

Minha torcida aqui é por mais concorrência ainda, em todas as ruas, bairros e cidades. Que a Claro tenha concorrência, que a Vivo tenha tb, a Oi, a TIM, os PPPs e cia. Que a Claro tenha que brigar pra manter sua clientela, expanda bem mais rápido o FTTH, reduza preços, amplie área de cobertura e não precise mais ficar cortando velocidade de alguns usuários. Tudo isso só a concorência e a opção de escolha podem trazer pro consumidor.


Você merece o novo, só que com rede e tecnologia da década de 1980.

😆
Concorrencia de verdade é o que a Oi está fazendo.
Nem cito a vivo (fibra e vdsl) pois nunca vi quem usa, parece uma lenda aqui na cidade.
Outra que está chegando forte e tomando cliente na regiao é a MHNET.
Algar Telecom que comprou a Vogel poderia vender planos pra pessoa física, daí a coisa iria ficar séria.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A prerrogativa usada por prestadoras como Tim e Claro é o "abuso de rede". É um heavy user, e nessa condição de grande consumidor de trafego ele teria potencial para prejudicar os demais assinantes do serviço na mesma rede. É uma justificativa de caráter frágil, vinda de uma das prestadoras que detém a maior parcela de marketshare do país, com uma enorme infraestrutura de rede instalada, é uma brecha que vem sendo usada para eliminar da sua base de assinantes heavy users. Na ausência de regulamentação definitiva, algumas prestadora de grande porte vem se valendo disso. Eu não vou entrar no mérito do assunto, mas existem uma série de irregularidades na maneira como a operadora faz, no caráter das vistorias sem aviso prévio, no não abatimento proporcional no valor da fatura.

Agora sobre o assunto tráfego de dados, aqui no fórum nós vemos usuários consumindo alguns terabytes por mês e justificando que esse volume de dados é normal para os dias de hoje, isso não é verdade em provedor algum do Brasil! Seja de grande ou pequeno porte, tenha certeza absoluta que a maioria esmagadora não chega nem perto de demandar 500GB, nem perto! Se o usuário leigo tem por lógica que o "novo normal" é demandar da rede 5 terabytes por mês, saiba que o custo da internet estaria em um patamar muito maior do que é hoje, se você acha que a maioria puxa 1TB está enganado!

Eu não estou fazendo juízo de valor do que cada um demanda da rede, só estou alertando que o heavy user é minoria e que muitos chegam a demandar o volume de trafego equivalente a outros 50 assinantes com base no valor médio de consumo mensal. Sou totalmente contra esse tipo de ação que algumas prestadoras vem fazendo, quem está passando por isso e puder seguir na briga faça-o!
veja o cenário: vc tem uma conexão boa mas nao pode usar quando precisa pois a operadora te corta.
se tiver um mês que vc vai viajar e nao usa, não recebe desconto. Mas quando usa demais é bloqueado. É uma via sempre favoravel para a operadora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Saindo agora do prédio tinha um carro da claro na frente do prédio. Já devem estar procurando o gato ou o provedor que eu montei no apartamento.
 
Última edição:
Deve ser muito barato mandar vários técnicos pra procurar cabelo em casca de ovo.
Um dos motivos que me fizeram sair da empresa, na vivo o problema que eu tive foi solucionado à distância, central tecnica me ligou e resolveu! Na claro um dos problemas era todo o bairro sem ipv6, mas insistiam em mandar tecnico trocar modem, trocar fiação... é muita burrice, se o bairro todo tá sem ipv6 não é meu modem, nem o coaxial do meu prédio! A equipe é muito leiga, dava raiva
 
Um dos motivos que me fizeram sair da empresa, na vivo o problema que eu tive foi solucionado à distância, central tecnica me ligou e resolveu! Na claro um dos problemas era todo o bairro sem ipv6, mas insistiam em mandar tecnico trocar modem, trocar fiação... é muita burrice, se o bairro todo tá sem ipv6 não é meu modem, nem o coaxial do meu prédio! A equipe é muito leiga, dava raiva

O envio de técnico na casa do cliente é predileção na Claro de tal sorte que até procedimentos que podem ser executados remotamente demandam a presença dele, um exemplo é a solicitação de rollback. Todo aquele que já precisou de suporte sentiu isso na pele, no menor sinal de problema o atendente tem gosto e sente prazer em lhe dizer que enviará um técnico.

Você pediu a saída do CGNAT/rollback? Vamos mandar um técnico!

Seu upload não está batendo o que deveria nos testes e vc já reiniciou o roteador? Vamos mandar um técnico!

Você quer trocar o plano de 240MB para 250MB? O técnico irá ai para trocar o roteador! Mas são 10MB a mais e o meu roteador suporta! Não interessa! O técnico vai aí!

Você foi limitado pela Claro em 30MB e reclamou no telefone ou no ResolvaAqui? Vamos estar enviando um técnico!

A sua região está com problema mas o sistema da claro não atualizou e você ligou pra lá, qual é a palavra mágica? Técnico :awesome:


Pessoal, eu sei que ao ler isso alguns virão aqui para dizer que tem que ser assim pois o sistema não permite fazer remotamente, poupem-nos! Que mudem o sistema!
 
Última edição:
Um dos motivos que me fizeram sair da empresa, na vivo o problema que eu tive foi solucionado à distância, central tecnica me ligou e resolveu! Na claro um dos problemas era todo o bairro sem ipv6, mas insistiam em mandar tecnico trocar modem, trocar fiação... é muita burrice, se o bairro todo tá sem ipv6 não é meu modem, nem o coaxial do meu prédio! A equipe é muito leiga, dava raiva
Nesse caso aí de "limitação" aí realmente mandam alguém para verificar.
Mas realmente, para questões lógicas da rede, é toupeirice mandar técnico.
 
Um dos motivos que me fizeram sair da empresa, na vivo o problema que eu tive foi solucionado à distância, central tecnica me ligou e resolveu! Na claro um dos problemas era todo o bairro sem ipv6, mas insistiam em mandar tecnico trocar modem, trocar fiação... é muita burrice, se o bairro todo tá sem ipv6 não é meu modem, nem o coaxial do meu prédio! A equipe é muito leiga, dava raiva
pois é,
e no outro setor os vendedores tem q se virar pra bater a metas de vendas pra injetar mais dinheiro na empresa.
enquanto no suporte gastam mal o dinheiro que os vendedores conseguiram.
 
Pois é... ridículo, eles precisam mudar isso! Tem cada coisa que é óbvio até pro meu primo de 8 anos que é no sistema, e que a porra do técnico não vai fazer nada aqui pra resolver... perda de tempo, de dinheiro, demora pra resolver o problema... é complicado
 
O envio de técnico na casa do cliente é predileção na Claro de tal sorte que até procedimentos que podem ser executados remotamente demandam a presença dele, um exemplo é a solicitação de rollback. Todo aquele que já precisou de suporte sentiu isso na pele, no menor sinal de problema o atendente tem gosto e sente prazer em lhe dizer que enviará um técnico.

Você pediu a saída do CGNAT/rollback? Vamos mandar um técnico!

Seu upload não está batendo o que deveria nos testes e vc já reiniciou o roteador? Vamos mandar um técnico!

Você quer trocar o plano de 240MB para 250MB? O técnico irá ai para trocar o roteador! Mas são 10MB a mais e o meu roteador suporta! Não interessa! O técnico vai aí!

Você foi limitado pela Claro em 30MB e reclamou no telefone ou no ResolvaAqui? Vamos estar enviando um técnico!

A sua região está com problema mas o sistema da claro não atualizou e você ligou pra lá, qual é a palavra mágica? Técnico :awesome:


Pessoal, eu sei que ao ler isso alguns virão aqui para dizer que tem que ser assim pois o sistema não permite fazer remotamente, poupem-nos! Que mudem o sistema!
me parece que isso é intencional para desencorajar o cliente a abrir chamados para não correr o risco de precisar pagar por um técnico.
 
Galera, nos últimos tempos venho acompanhando bastante essa seção de Internet e Redes do forúm para expandir meus conhecimentos. Tô gostando bastante, já passei a reparar bem mais nos postes das ruas, e nessas indas e vindas, me bateu uma curiosidade. Na frente da minha casa tem essa caixa da NET/Claro e uma coisa que parece um "foguete" com uma plaquina escrito "Cabo Óptico Claro", o que seriam essas coisas? Só de curiosidade mesmo.

K1c74YX.jpg


Vlw!
 
Galera, nos últimos tempos venho acompanhando bastante essa seção de Internet e Redes do forúm para expandir meus conhecimentos. Tô gostando bastante, já passei a reparar bem mais nos postes das ruas, e nessas indas e vindas, me bateu uma curiosidade. Na frente da minha casa tem essa caixa da NET/Claro e uma coisa que parece um "foguete" com uma plaquina escrito "Cabo Óptico Claro", o que seriam essas coisas? Só de curiosidade mesmo.

K1c74YX.jpg


Vlw!
é literalmente um cabo de fibra ótica.

o foguete, na verdade é uma CEO, caixa de emenda optica, serve pra proteger o secionamento de fibras e afins quando se tem que emendar o cabo ou retirar 1 fio de fibra dele para uso.

no caso ele ta ae pq a caixa cinza pendurada na fiação é um node optico usado na rede HFC da empresa, converte o sinal do cabo de fibra para o coaxial.
a caixa cinza no poste é fonte de energia da rede coaxial.

se quiser saber mais sobre como funciona uma rede HFC que a net utiliza muito, de uma lida: https://forum.adrenaline.com.br/thr...s-hfc-coaxial-tecnologia-equipamentos.406428/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a anatel virou puxadinho da claro.
apaga a imagem que ta aparecendo teu contrato, cep e numero da casa.
fora teu nome completo.

tenor.gif
 
Galera, nos últimos tempos venho acompanhando bastante essa seção de Internet e Redes do forúm para expandir meus conhecimentos. Tô gostando bastante, já passei a reparar bem mais nos postes das ruas, e nessas indas e vindas, me bateu uma curiosidade. Na frente da minha casa tem essa caixa da NET/Claro e uma coisa que parece um "foguete" com uma plaquina escrito "Cabo Óptico Claro", o que seriam essas coisas? Só de curiosidade mesmo.

K1c74YX.jpg


Vlw!

Um zoom nessa plaquinha maravilhosa:

yFgP5qH.jpg
 
Sei que a página aqui é de internet residencial, porem vou perguntar assim mesmo, alguém aqui tem plano controle da claro que tem o WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter ilimitado, queria saber se realmente é ilimitado essas redes sociais ou se bloqueia depois que atinge a franquia?
 
é literalmente um cabo de fibra ótica.

o foguete, na verdade é uma CEO, caixa de emenda optica, serve pra proteger o secionamento de fibras e afins quando se tem que emendar o cabo ou retirar 1 fio de fibra dele para uso.

no caso ele ta ae pq a caixa cinza pendurada na fiação é um node optico usado na rede HFC da empresa, converte o sinal do cabo de fibra para o coaxial.
a caixa cinza no poste é fonte de energia da rede coaxial.

se quiser saber mais sobre como funciona uma rede HFC que a net utiliza muito, de uma lida: https://forum.adrenaline.com.br/thr...s-hfc-coaxial-tecnologia-equipamentos.406428/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Muito obrigado pela informação, vou dar uma olhada nesse link ai.

Um zoom nessa plaquinha maravilhosa:

É essa plaquinha mesmo, essa foto dai foi tirada com uma camera profissional hahaha.

Sei que a página aqui é de internet residencial, porem vou perguntar assim mesmo, alguém aqui tem plano controle da claro que tem o WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter ilimitado, queria saber se realmente é ilimitado essas redes sociais ou se bloqueia depois que atinge a franquia?

Eu tenho! O meu plano é o Controle 5GB+bônus de 5GB. Eu pagava R$64,99 pelo Controle de 5GB, ai surgiu o Flex. Quando liguei na central pedindo pra mudar pro pré pago (o único jeito de ir pro Flex é saindo de um pré pago, pelo menos quando liguei lá), a moça perguntou o motivo e eu expliquei que eu ia mudar pro Flex de 8GB por R$39,99 e nisso ela me deu um bônus de 5GB e abaixou o meu Controle para R$40,58 (no começo achei estranho esse valor nada convencional). Pago no débito automático e nunca tive problemas.

E sim, os aplicativos são ilimitados. Eu nunca estourei a franquia, porque no 4G eu só uso eles, e como eles não contam, eu praticamente não tenho consumo.

Vlw!
 
é literalmente um cabo de fibra ótica.

o foguete, na verdade é uma CEO, caixa de emenda optica, serve pra proteger o secionamento de fibras e afins quando se tem que emendar o cabo ou retirar 1 fio de fibra dele para uso.

no caso ele ta ae pq a caixa cinza pendurada na fiação é um node optico usado na rede HFC da empresa, converte o sinal do cabo de fibra para o coaxial.
a caixa cinza no poste é fonte de energia da rede coaxial.

se quiser saber mais sobre como funciona uma rede HFC que a net utiliza muito, de uma lida: https://forum.adrenaline.com.br/thr...s-hfc-coaxial-tecnologia-equipamentos.406428/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


apaga a imagem que ta aparecendo teu contrato, cep e numero da casa.
fora teu nome completo.

tenor.gif

Pensava que o node ficava no poste, então o node é pequeno kkkkk.
 
Galera, nos últimos tempos venho acompanhando bastante essa seção de Internet e Redes do forúm para expandir meus conhecimentos. Tô gostando bastante, já passei a reparar bem mais nos postes das ruas, e nessas indas e vindas, me bateu uma curiosidade. Na frente da minha casa tem essa caixa da NET/Claro e uma coisa que parece um "foguete" com uma plaquina escrito "Cabo Óptico Claro", o que seriam essas coisas? Só de curiosidade mesmo.

K1c74YX.jpg


Vlw!
Esse armário no poste é as caixas de bateria, e essa ''caixinha'' cinza em cima é o famoso NODE. Essa placa da claro que vc ta vendo é sinalização de uma CEO que provavelmente alimenta esse NODE pois a fibra sai do headend e chega no node, como nessa foto. Ai depois do node sai sinal coachial até o tap de onde vem o cabo da rua :)
 
Pensava que o node ficava no poste, então o node é pequeno kkkkk.
Eu também, na minha cabeça o Node era uma central mo cabulosa kkkkkk

Vlw!
 
Para sair do CGNAT, Vs. falam com o suporte ou algo mais? É imediato?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E me espantei com esse trecho.

"As empresas de cabo do norte Euskaltel, R e Telecable, como seu nome sugere, usam principalmente o cabo HFC como uma tecnologia para oferecer Internet aos seus clientes. No entanto, essa tecnologia está bastante estagnada. Requer investimento para adotar os novos padrões e sempre oferece um desempenho inferior ao da fibra doméstica. Isso paralisou a implantação na Espanha e algumas operadoras já começaram a migração do cabo HFC para a fibra FTTH. Em Euskaltel, R e Telecable, haverá um total de 480.000 residências"

E sim todas as grandes operadoras da europa estão migrando do cabo para fibra.

somente algumas pessoas que ouvem vozes dentro de suas cabeças continuam com a narrativa de evolução do HFC.

mais engraçado é o fato da Claro usar fibra pura em todas as novas cidades em que começa a atuar, desde 2018. Sem mais.
 
Para sair do CGNAT, Vs. falam com o suporte ou algo mais? É imediato?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



somente algumas pessoas que ouvem vozes dentro de suas cabeças continuam com a narrativa de evolução do HFC.

mais engraçado é o fato da Claro usar fibra pura em todas as novas cidades em que começa a atuar, desde 2018. Sem mais.
Pode falar na central mesmo ou por chat. Pode ser que mandem um técnico (totalmente desnecessário). No atendimento, pessoal entenderá melhor se falar IP NATEADO.
 
Para sair do CGNAT, Vs. falam com o suporte ou algo mais? É imediato?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



somente algumas pessoas que ouvem vozes dentro de suas cabeças continuam com a narrativa de evolução do HFC.

mais engraçado é o fato da Claro usar fibra pura em todas as novas cidades em que começa a atuar, desde 2018. Sem mais.
As tecnologias usadas vão mudando conforme a conveniência. Por conveniência entenda-se custo de implantação, velocidade de implantação, melhoria em relação a plataforma anterior, e isto tudo comparando ainda com as outras tecnologias.
Apenas para exemplificar: ADSL -> ADSL2 -> ADSL2+ -> VDSL2 Tudo sobre par metálico usado em telefonia fixa. Começou com 128/256Kb/s e terminou ( no Brasil ) com 50/90Mb/s.
No caso do cabo, começou como coaxial puro com infraestrutura de amplificadores. Com o advento do DOCSIS, começaram a fazer rede híbrida com trechos de backbone em fibra e última milha em coaxial, introduzindo o canal de retorno ( upstream ) não existente no cabo original. Onde existir uma planta de HFC em boas condições e for avaliado o custo tecnológico da evolução ( DOCSIS3.1 por exemplo ) como rentável, não irão migrar tão cedo. Claro que novas cidades dão o exemplo de começo a partir do zero, onde a NET/CLARO considerou melhor ir para o GPON direto.
Apenas para pensar ... imagine se desativam todos os canais de TV que ocupam o espectro do cabo, migrando tudo para streaming. Teria assim quase um 1GHz de banda para dados, tendo uma capacidade enorme no node ( vários gigabits ).
Acho bem improdutivo, no forum, a batalha "futebolistica" de tecnologia A x B.

Resumo, de novo, tudo se reduz a lucro e competitividade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo