Pra começar, devo salientar que sou ultra fã da série desde o RE1 original e praticamente zerei todos, exceto o 6 que véi, VÉI, não consegui... RE3R, RE2R, RE1R e RE8 foram inclusive platinados, além do fato de meu nick do forum refletir isso, enfim... Eu gostei demais do Village, por mais que a camera possa tirar a impressão de ser um RE, este é de fato um game da série em todos os seus elementos e isso é ótimo, na minha visão, o 7 havia se inspirado bem mais em Outlast e talz mas este, por mais que haja trechos e trechos, é bem mais um Resident do que ele, por mais que lá houvessem também vários elementos. Eles brincaram um pouco com o "genero" do jogo mas achei bem legal, mesclando momentos de ação e tensão, isso não é novidade na série mas a forma com que fizeram aqui foi bem diferente;
Tecnicamente o jogo é competente, boa dublagem [em inglês], audio bacana, a performance é boa no geral mas tem momentos que desmorona, teve uma boss fight que fiz a 31FPS sei lá porque, quando você é atacado por certos inimigos também pode rolar um frame drop, mas são pequenos ajustes que devem ser corrigidos ai com o tempo [ou não] mas que também não incomodam tanto no geral. A jogabilidade é boa e bem equilibrada e os visuais eu gostei muito, claro que algumas texturas, principalmente do mato são bem estranhas mas na boa? Lindo os cenários, principalmente o castelo, esse é de matar MESMO, ótimo.
Eu gostei bastante do sistema de combate, de upgrade baseado no 4, vendedor, malas e etc... Mas ao contrario 4, o gerenciamento do inventário exige bem menos interação e pra ser sincero, só precisei redistribuir o meu uma vez para caber uma carne e foi só, noutro momento não tinha espaço para uma arma mas foi porque tive a oportunidade há umas horas atrás de comprar uma maleta nova, não o fiz por não ver necessidade naquele momento e dai encheu tudo, nada que uma corrida no vendedor pra atualizar a mala não resolvesse. Falando basicamente de armas, elas são bem variadas e não tive problemas com munição, só teve um momento que fiquei sem mas estava LOTADO de itens de craft que joguei mais da metade do jogo sem nem mexer por falta de necessidade.
Sobre a dificuldade, eu joguei em quase todas elas [tirando o insano, mas fui numa pior que ela] mas no normal, o jogo não é díficil. Talvez exija um certo cuidado aqui e ali mas no fim você sempre terá opções de munição e item. Por mais que os inimigos não dropem munição, mata-los rende dinheiro ou artigos que podem ser vendidos e acaba compensando comprar munição pra continuar matando, por mais que com o craft como já comentei, se torna desnecessário. O esquema de saúde também é bem facilitado porque o Ethan sempre recupera um minimo de HP pra não levar um golpe letal, ou seja, ao tomar um golpe forte, você fica lento, a tela meio estranha e tal, mas depois de uns minutos, tudo volta ao normal e você ainda continua no vermelho mas nunca levará um ataque letal e o sistema de craft ainda ajuda nisso.
Não dá pra terminar de comentar sobre o jogo sem falar do level design maravilhoso né? Eu na DEMO nem explorei a vila, logo, minha experiência foi com o game final mesmo. Quando comecei a andar por ela, com aquele monte de local fechado exigindo chave cara, não tinha como, meu primeiro pensamento foi "não tem como eu não adorar essa merda", porque isso esta novamente, na essência da série desde o RE1 lá pra PS1 e se seguiu por vários até aqui. Claro que não se resume a vila, os outros cenários também tem formas bem criativas de você dar aquele rolê enorme e voltar pro mesmo lugar a partir de um simples acesso, genial.
Como também adiantei no texto, RE8 tem vários momentos que balanceiam a experiência, por exemplo, em algumas areas você terá um nível de ação bem alto, onde vários inimigos virão e o tiroteio come solto, com você nem tendo tempo de se recuperar e tome uma porradaria de novo enquanto há outros momentos mais tranquilos e inclusive, existe um que alguns players chamaram de "momento P.T", não o partido, o jogo. Esse ponto em específico eu não gostei muito por pura frescura. Você meio que entra em um "modo de exploração" que te impede de andar e correr na velocidade padrão, ficando bem mais lento e caras, eu odeio isso, eu quero me movimentar livremente pelo cenário, qual o problema com isso? É frescura de fato, mas isso me incomoda quando é estendido como foi, mas é bem pessoal e não levem como uma critica, talvez seja sua parte favorita;
Uma coisa bem legal que também é o poder de replay que este jogo tem, recomendo você jogar pelo menos mais uma vez depois de finalizar, pois você obtem o newgame+ que te permite armas exclusivas e munição infinita se você quiser, o jogo fica bem mais fácil mas é legal pra se vingar de um inimigo ou area que te deu um trampo;
Pra finalizar, preciso comentar da minha "frustração" com as conquistas do jogo. Lá no menu, existe a opção "desafios", que são varias tarefas que você tem que fazer e várias delas estão atreladas a conquistas e outras apenas a premios internos... Tem várias Coisas que estão faltando que eu completei. Um dos coletáveis são umas cabras que você tem que atirar nelas, na minha primeira run eu joguei normal e deixei várias passarem, na segunda run eu olhei todas as localizações, algumas tinha certeza que havia ido nos lugares e atirado nelas e não fui checar, terminei com 19/20. Na run seguinte pensei "agora não tem essa de achar que quebrei, irei em todas", fui e todas completas. Na ultima run fiz questão de metralhar/granadar o lugar pra ter certeza que não estava invisível e ainda printei, mesmo resultado... Ou seja, o jogo ta platinado ao mesmo momento que não está, uma pena;