[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Começaram os problemas comigo depois de mais de 1 ano de sossego (no quesito qualidade da internet, fatura errada é outros quinhentos).

Há dias percebo meus downloads Steam/Epic capados entre 10~17MBps, como se meu plano fosse de 120Mbps, sendo que é aquele 240Mb automático que teve e baixava a mais de 25MBps facilmente, chegando a pico de 30MBps.

Hoje fui baixar um jogo grátis e não passava de ~1MBps. Sacanagem.

No teste do BrasilBandaLarga tá dando uns 70~99Mbps, Fast.com 90~110Mbps. No https://beta.simet.nic.br/ tá dando 31Mbps de download apenas. Downloads do meu OneDrive não passam de 1MBps (que basicamente era sempre máximo, 25MBps+).

Vou ligar amanhã e tentar algo.

O nível de sinal TX está vermelho, não sei o normal pra comparar, não tinha visto essa interface nova do modem deles da Claro. (Eu uso ele em modo bridge, com um Archer C6 fazendo o resto).

NÍVEL DO SINAL
TX 36.3 DBMV
RX 9.6 DBMV
É 120 + 120 ou realmente 240?
 
Começaram os problemas comigo depois de mais de 1 ano de sossego (no quesito qualidade da internet, fatura errada é outros quinhentos).

Há dias percebo meus downloads Steam/Epic capados entre 10~17MBps, como se meu plano fosse de 120Mbps, sendo que é aquele 240Mb automático que teve e baixava a mais de 25MBps facilmente, chegando a pico de 30MBps.

Hoje fui baixar um jogo grátis e não passava de ~1MBps. Sacanagem.

No teste do BrasilBandaLarga tá dando uns 70~99Mbps, Fast.com 90~110Mbps. No https://beta.simet.nic.br/ tá dando 31Mbps de download apenas. Downloads do meu OneDrive não passam de 1MBps (que basicamente era sempre máximo, 25MBps+).

Vou ligar amanhã e tentar algo.

O nível de sinal TX está vermelho, não sei o normal pra comparar, não tinha visto essa interface nova do modem deles da Claro. (Eu uso ele em modo bridge, com um Archer C6 fazendo o resto).

NÍVEL DO SINAL
TX 36.3 DBMV
RX 9.6 DBMV
Tem lá na primeira página os valores considerados "normais" de sinal. Para TX a variação entre 40 e 51 é considerada "normal". Por isso o seu está em vermelho, o que está afetanto a "qualidade" do sinal, se é que essa joça da NET/Claro tem alguma qualidade. Mas enfim....

Link para o post de abertura com todos os níveis de sinal considerados "normais"
Thread 'Banda Larga Claro / NET - HFC/FIBRA ÓPTICA' https://forum.adrenaline.com.br/threads/banda-larga-claro-net-hfc-fibra-optica.570254/
 
Está pesquisa poderia ser fixada no primeiro post. Vítimas da NET são exemplo de união e mobilização.

Fiz essa pesquisa rapidamente com apenas como exemplo. Como ela não exige identificação e está aberta para qualquer um, pode ser que tenham pessoas que só para zoar respondam a pesquisa com resultados falsos.

Se for para fazer algo sério, teria que adicionar pelo menos e-mail, nome completo e número do contrato da NET na pesquisa, aí sim acredito que poderia ter dados significativos.

Do jeito que está os resultados podem não ser confiáveis.
 
  • Curtir
Reações: HFS
Esses problemas de limitação começaram quando pessoal? Eu sempre tive um consumo alto por conta do trabalho, da minha esposa e filha no Netflix 4K, e alguns meses eu baixo alguns arquivos torrent (p2p em geral), lembro que em novembro de 2020 eu transferi 11,5TB (baixava pacotes de séries completas de mais de 500GB e deixava semeando dia e noite, isso com 240/20 ainda) e nada aconteceu.... no histórico dos últimos 12 meses o consumo nunca foi menos de 4,5TB. E nada aconteceu.... agora que subi para 600Mb naturalmente o consumo também vai subir, e eles tem que entender isso. É questão de lógica.
 
Esses problemas de limitação começaram quando pessoal? Eu sempre tive um consumo alto por conta do trabalho, da minha esposa e filha no Netflix 4K, e alguns meses eu baixo alguns arquivos torrent (p2p em geral), lembro que em novembro de 2020 eu transferi 11,5TB (baixava pacotes de séries completas de mais de 500GB e deixava semeando dia e noite, isso com 240/20 ainda) e nada aconteceu.... no histórico dos últimos 12 meses o consumo nunca foi menos de 4,5TB. E nada aconteceu.... agora que subi para 600Mb naturalmente o consumo também vai subir, e eles tem que entender isso. É questão de lógica.

Que sorte em, talvez teu node não esteja "Saturado".
 
Queria pedir ajuda a quem pudesse, estou com problemas, meu sinal não chega a cair no modem mas por um instantes para a conexão, não manda mensagem no whatsapp, não abre site,o jogo cai etc.. mas o modem permanece sincronizado, já troquei dns, meu cabeamento interno é novo, trocaram o do meu prédio, o modem é novo sagemcom 3895, meus niveis de sinais estão dentro dos parâmetros, meu TX fica variando entre 43, 46,5, 48, 50.5.. é normal essa variação nesses números?, o técnico colocou um tap de 9 pra equalizar o sinal q antes meu tx tava em 34.. alguém saberia me dizer se existe tamanho mínimo para o cabo coaxial? Pois tinha lido a respeito de cabo de rede que se for muito curto pode ter perda de pacote o sinal meio que bate e volta pelo tamanho pequeno.. não sei se o mesmo se aplica ao coaxial e se é isso que está interferindo mas aqui ta dessa forma da imagem.. aceito sugestões do que possa fazer, obrigado.

 
Que sorte em, talvez teu node não esteja "Saturado".
Isso aí acredito que esteja na cara que não é apenas consumo, deve ser uma série de fatores em que o usuário se enquadra.

Se fosse por consumo, todos os frequentadores do tópico já teriam sido limitados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Queria pedir ajuda a quem pudesse, estou com problemas, meu sinal não chega a cair no modem mas por um instantes para a conexão, não manda mensagem no whatsapp, não abre site,o jogo cai etc.. mas o modem permanece sincronizado, já troquei dns, meu cabeamento interno é novo, trocaram o do meu prédio, o modem é novo sagemcom 3895, meus niveis de sinais estão dentro dos parâmetros, meu TX fica variando entre 43, 46,5, 48, 50.5.. é normal essa variação nesses números?, o técnico colocou um tap de 9 pra equalizar o sinal q antes meu tx tava em 34.. alguém saberia me dizer se existe tamanho mínimo para o cabo coaxial? Pois tinha lido a respeito de cabo de rede que se for muito curto pode ter perda de pacote o sinal meio que bate e volta pelo tamanho pequeno.. não sei se o mesmo se aplica ao coaxial e se é isso que está interferindo mas aqui ta dessa forma da imagem.. aceito sugestões do que possa fazer, obrigado.


Provavelmente seja ingresso de FEC na rede.

Consegue ver o log de eventos no modem?
Acho que o Fast 3895 ainda tenha essa funcionalidade...
 
Isso aí acredito que esteja na cara que não é apenas consumo, deve ser uma série de fatores em que o usuário se enquadra.

Se fosse por consumo, todos os frequentadores do tópico já teriam sido limitados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Provavelmente seja ingresso de FEC na rede.

Consegue ver o log de eventos no modem?
Acho que o Fast 3895 ainda tenha essa funcionalidade...
É chamado de log remoto? Se sim, tenho acesso e posso mandar imagens, agradeço a ajuda, o porém é que tem o MAC aqui eu acho dos dispositivos, tem algum termo específico que aparece quando surge o erro? O que causaria esse FEC? Então o tamanho desse cabo pouco importa?
 
Isso aí acredito que esteja na cara que não é apenas consumo, deve ser uma série de fatores em que o usuário se enquadra.

Se fosse por consumo, todos os frequentadores do tópico já teriam sido limitados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Provavelmente seja ingresso de FEC na rede.

Consegue ver o log de eventos no modem?
Acho que o Fast 3895 ainda tenha essa funcionalidade...

O problema é achar o "gatilho" que dispara o bloqueio, quem vai saber essas variáveis hehehee, mas me lembro que teve um colega forista que tinha 3 contratos, houve o bloqueio em um e pra testar no outro contrato ele deixou rodando a Twitch 24 horas e terminou sendo bloqueado também, não me recordo quem foi.
 
Isso aí acredito que esteja na cara que não é apenas consumo, deve ser uma série de fatores em que o usuário se enquadra.

Se fosse por consumo, todos os frequentadores do tópico já teriam sido limitados.

O problema é achar o "gatilho" que dispara o bloqueio, quem vai saber essas variáveis hehehee, mas me lembro que teve um colega forista que tinha 3 contratos, houve o bloqueio em um e pra testar no outro contrato ele deixou rodando a Twitch 24 horas e terminou sendo bloqueado também, não me recordo quem foi.
Não sei se tem a ver, mas desde que sou cliente da antiga NET em 2015 lá em Porto Alegre ainda, meus boletos sempre tinham vencimento dia 10 de cada mês, mas SEMPRE pago no dia 23~25 do mês anterior. No que aparece a fatura no Minha Claro (antes minha NET) eu escaneio o cód de barras e já pago. Sempre recebo por email o pdf com a fatura mas sempre recebo com a fatura já paga e descarto. Outra coisa é que tenho os planos mais caros de tudo deles: TV pacote top 4k com 5 pontos e gravação.... fixo ilimitado total Brasil... internet fixa 600Mb PME c/CPF, móvel pós pago linha totalmente ilimitada + 65GB de dados (30GB + 30GB de extra play e 5GB de bônus). Teoricamente perder um cliente como eu que pago ~400 reais todo santo mês, religiosamente antes do vencimento, sem ter NUNCA vencido uma fatura pode ser algo que eles evitam à qualquer custo.
 
Hoje me ligou a moça do consumidor.gov.br pra agendar visita técnica. Hahaha
Está em paralelo uma solução meio estranha: a Claro irá fornecer um modem vinculado à própria claro, sem restrições, pra eu usar enquanto resolvem o problema. A coisa está estranha.
Antes eu achava que era proposital, mas agora estou achando que a Claro realmente não tem controle sobre o sistema que, provavelmente, não foi ela que desenvolveu. Acho que se removerem o gatilho pra um cliente não é possível sem remover pra todos, o que não é interessante. É minha teoria.
 
Hoje me ligou a moça do consumidor.gov.br pra agendar visita técnica. Hahaha
Está em paralelo uma solução meio estranha: a Claro irá fornecer um modem vinculado à própria claro, sem restrições, pra eu usar enquanto resolvem o problema.
É o modem que o Técnico usa para fazer testes, funciona na rede normal sem precisar registrar o mac. seria como fosse comprar um cable modem pararelo.
 
Última edição:
É o modem que o Técnico usa para fazer testes, funciona na rede normal sem precisar registrar o mac. seria como fosse comprar um cable modem pararelo.
Um modem "universal" então. E pq não vemos esses modens sendo vendidos por aí?

Como é possível haver mais de uma forma de autenticação?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

IPoE autentica pelo MAC e certificados do cable modem, podendo ainda validar o MAC do router/computador.
DHCP é um dos métodos de leasing de ip. No PPPoE, o ip é designado pela seção ppp dentro do link.
O que me diz sobre esse modem da Claro?
 
Queria pedir ajuda a quem pudesse, estou com problemas, meu sinal não chega a cair no modem mas por um instantes para a conexão, não manda mensagem no whatsapp, não abre site,o jogo cai etc.. mas o modem permanece sincronizado, já troquei dns, meu cabeamento interno é novo, trocaram o do meu prédio, o modem é novo sagemcom 3895, meus niveis de sinais estão dentro dos parâmetros, meu TX fica variando entre 43, 46,5, 48, 50.5.. é normal essa variação nesses números?, o técnico colocou um tap de 9 pra equalizar o sinal q antes meu tx tava em 34.. alguém saberia me dizer se existe tamanho mínimo para o cabo coaxial? Pois tinha lido a respeito de cabo de rede que se for muito curto pode ter perda de pacote o sinal meio que bate e volta pelo tamanho pequeno.. não sei se o mesmo se aplica ao coaxial e se é isso que está interferindo mas aqui ta dessa forma da imagem.. aceito sugestões do que possa fazer, obrigado.


Qual sua velocidade? Eu tive um problema parecido quando mudei pros 500Mb, estava com perda de pacotes. Vieram vários técnicos aqui, trocaram modem, cabeamento e nada. Até que um supervisor veio e ficou quase dois dias aqui, fazendo os testes, vendo as perdas de pacotes e fizeram alguma alteração e resolveu depois de 14 dias.
O que percebi é que quando mudaram para os 500Mb e começaram as quedas, tinha sido o OFDMA na minha internet. Quando resolveram o problema, fui olhar os sinais e o OFDMA tinha sido desabilitado.
Para saber se é perda de pacotes, abra o cmd e faça um ping pra algum site e coloca -t no final do endereço e deixa pingando.
 
Um modem "universal" então. E pq não vemos esses modens sendo vendidos por aí?

Como é possível haver mais de uma forma de autenticação?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O que me diz sobre esse modem da Claro?
A NET/CLARO sempre usou IPoE nas conexões de banda larga fixa.
Os modems novos DOCSIS3.1, refletem a necessidade de hardware melhor para as velocidades ofertadas.
Os modems GPON idem.
 
Como esse cablemodem autentica? Na Brisanet funciona tanto pppoe como ipoe.
 
O problema é achar o "gatilho" que dispara o bloqueio, quem vai saber essas variáveis hehehee, mas me lembro que teve um colega forista que tinha 3 contratos, houve o bloqueio em um e pra testar no outro contrato ele deixou rodando a Twitch 24 horas e terminou sendo bloqueado também, não me recordo quem foi.
Foi eu que fiz o teste, os bloqueios começaram em agosto de 2020 aqui no RJ, depois começou a aparecer outros users com mesmo problema em outros estados depois de alguns meses, alguns até mantendo conversa sobre o andamento da ação contra claro.
Na primeira vez fui cortado com exatos 7TB de dados trafegados (monitoramento de cameras o principal consumidor), não uso torrent.
No segundo contrato fiz o teste rodando live na twitch pq queria ver se era devido ao upload, mas somente download já ativou o gatilho, foram 7 TBs em 1 mês, mas pelo relato da galera recentemente tá por volta de 4~5tb.
 
Como esse cablemodem autentica? Kkkkkkkkk
serial do cable modem, mac dele e certificado docsis que tem dentro de cada modem.
é registrado as infos na central, e liberado o sinal pro modem quando permitido.
 
Qual sua velocidade? Eu tive um problema parecido quando mudei pros 500Mb, estava com perda de pacotes. Vieram vários técnicos aqui, trocaram modem, cabeamento e nada. Até que um supervisor veio e ficou quase dois dias aqui, fazendo os testes, vendo as perdas de pacotes e fizeram alguma alteração e resolveu depois de 14 dias.
O que percebi é que quando mudaram para os 500Mb e começaram as quedas, tinha sido o OFDMA na minha internet. Quando resolveram o problema, fui olhar os sinais e o OFDMA tinha sido desabilitado.
Para saber se é perda de pacotes, abra o cmd e faça um ping pra algum site e coloca -t no final do endereço e deixa pingando.
Então, eu tenho 250mb e eu já tinha testado o ping e não acusava perda, segue o resultado de agora pingando pra uol:

Estatísticas do Ping para 2600:9000:214e:5e00:1:5a19:8b40:93a1:
Pacotes: Enviados = 500, Recebidos = 500, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 57ms, Máximo = 68ms, Média = 58ms

Além de acontecer isso que falei, também percebo em certos momentos meio que um travamento com vídeos do youtube pra carregar, como por ex pular do trecho de 1 min pra 2 min do vídeo, não vai de imediato. Isso do tamanho do cabo não tem nada a ver mesmo? O que mais poderia ser?
 
Então, eu tenho 250mb e eu já tinha testado o ping e não acusava perda, segue o resultado de agora pingando pra uol:

Estatísticas do Ping para 2600:9000:214e:5e00:1:5a19:8b40:93a1:
Pacotes: Enviados = 500, Recebidos = 500, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 57ms, Máximo = 68ms, Média = 58ms

Além de acontecer isso que falei, também percebo em certos momentos meio que um travamento com vídeos do youtube pra carregar, como por ex pular do trecho de 1 min pra 2 min do vídeo, não vai de imediato
Desabilita o IPv6 e ver se melhora, aqui as vezes acontecia isso depois verifiquei que era devido ao IPv6, acontecia no adrenaline também IPv6 ficava só carregando e não abria a página.
 
o modem funciona em qualquer node? ou somente naquele que é configurado?
ACHO que se estão no mesmo bairro, qualquer cabo coaxial que você ligar, se o MAC Address dele estiver registrado no datacenter com informações da velocidade, número do contrato, dados do assinante,etc, deve funcionar sim. Já se é um bairro diferente já não tenho certeza se funciona. Acredito que em toda a região que certo datacenter funciona, um modem com MAC xxxx irá funcionar tranquilamente em qualquer saída de sinal no conector coaxial.
 
Desabilita o IPv6 e ver se melhora, aqui as vezes acontecia isso depois verifiquei que era devido ao IPv6, acontecia no adrenaline também IPv6 ficava só carregando e não abria a página.
Desculpa a pergunta.. só pra entender, sempre ouvi falar que era vantajoso o ipv6, que ele melhorava a conexão, ping etc., não é não?e tem como fazer isso pelo modem? Não achei essa opção
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo