[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 91 9.8%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 200 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 182 19.5%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.7%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 44 4.7%

  • Total de votos
    932
já devem ter perguntado inúmeras vezes
Sim, mas não me incomodo.
você faz como com a língua?
Vim pra cá sabendo falar "guten Tag" e só. Agora já estou bem melhor, consigo me virar bem.
Mora em que cidade?
Stuttgart, Capital de Baden-Württemberg. Sexta maior cidade do país, com cerca de 600 mil habitantes.
Dizem que na Alemanha é meio foda ficar só no inglês (eu sou fluente), daí fico na dúvida, meu alemão é ZERO.
Depende. Em Berlim e Munique, acredito que se vire muito bem. Em cidades menores, principalmente aquelas indo pros lados de vilarejos, vai ser sofrível. Mas mesmo em cidades maiores talvez você tenha um pouco de dor de cabeça em repartições públicas e tal, tanto por falta de inglês por parte dos funcionários, como possível má vontade dos mesmos.
mandou do Brasil mesmo pra empresa gringa?
Sim senhor. Pra uns 20 países da Europa, África, Ásia.
As entrevistas foram online?
Todas. A exceção foi da Amazon, que pagaram viagem, mas foi antes dessa minha onda de 600 currículos.
queria saber como eu consigo filtrar quais empresas tem algum interesse por alguém "não-nativo".
Mandando e vendo se cola. Sinceramente não conheço outro modo.
eu penso que a empresa deve preferir 300x mais um engenheiro alemão do que um brazuca kkkkk.
Preferir pode até preferir, mas pelo que vejo engenharia mecânica cai na mesma coisa da TI. Falta profissional local.
Será que ir na "louca", (sendo cidadão, mas desempregado) é pior?
Difícil saber. Se não me engano, por ser cidadão alemão você pode solicitar o Hartz IV, que é um super bolsa família do governo. Além de, acredito eu, ajuda do Agentur für Arbeit (algo como ministério do trabalho) e Jobcenter (tipo agência do trabalhador) com cursos e encaminhamentos pra entrevistas.

Eu e minha esposa não somos cidadãos europeus (desde semana passada eu sou, mas isso não vem ao caso) e mesmo assim estamos ganhando vários agrados do governo. Minha esposa é formada em economia no Brasil, e o governo alemão tá pagando curso A2, B1 e B2 de alemão pra ela. Se ela pedir o C1, com certeza vão pagar também. Além disso, ela vai também fazer de graça um curso de economia intensivo pela Volkshochschule. Se você for cidadão, a mamata provavelmente vá ser ainda maior.
 
Sim, mas não me incomodo.

Vim pra cá sabendo falar "guten Tag" e só. Agora já estou bem melhor, consigo me virar bem.

Stuttgart, Capital de Baden-Württemberg. Sexta maior cidade do país, com cerca de 600 mil habitantes.

Depende. Em Berlim e Munique, acredito que se vire muito bem. Em cidades menores, principalmente aquelas indo pros lados de vilarejos, vai ser sofrível. Mas mesmo em cidades maiores talvez você tenha um pouco de dor de cabeça em repartições públicas e tal, tanto por falta de inglês por parte dos funcionários, como possível má vontade dos mesmos.

Sim senhor. Pra uns 20 países da Europa, África, Ásia.

Todas. A exceção foi da Amazon, que pagaram viagem, mas foi antes dessa minha onda de 600 currículos.

Mandando e vendo se cola. Sinceramente não conheço outro modo.

Preferir pode até preferir, mas pelo que vejo engenharia mecânica cai na mesma coisa da TI. Falta profissional local.

Difícil saber. Se não me engano, por ser cidadão alemão você pode solicitar o Hartz IV, que é um super bolsa família do governo. Além de, acredito eu, ajuda do Agentur für Arbeit (algo como ministério do trabalho) e Jobcenter (tipo agência do trabalhador) com cursos e encaminhamentos pra entrevistas.

Eu e minha esposa não somos cidadãos europeus (desde semana passada eu sou, mas isso não vem ao caso) e mesmo assim estamos ganhando vários agrados do governo. Minha esposa é formada em economia no Brasil, e o governo alemão tá pagando curso A2, B1 e B2 de alemão pra ela. Se ela pedir o C1, com certeza vão pagar também. Além disso, ela vai também fazer de graça um curso de economia intensivo pela Volkshochschule. Se você for cidadão, a mamata provavelmente vá ser ainda maior.
Sobre esses benefícios da alemanha, vc se refere sempre a cidadão europeu? Não tem que se “naturalizar” alemão ou algo do tipo? Mesmo se recem chegado?To tirando minha Cidadania italiana, tenho inglês já e estou estudando espanhol, mas tenho muito interesse em começar alemão, já devia ter começado na verdade, só to de preguiça…

Será que ir na "louca", (sendo cidadão, mas desempregado) é pior? Ou a pessoa "se arranja" melhor com entrevistas presenciais já estando no país?
Eu pretendo ir dessa forma pra algum país da europa, com o passaporte italiano e a cara a tapa :haha: . Ainda não faço ideia como seria, mas acho que com documentos deve ser mais facil conseguir algo de escritório, que não seja sofrido talvez.
 
Eu pretendo ir dessa forma pra algum país da europa, com o passaporte italiano e a cara a tapa :haha: . Ainda não faço ideia como seria, mas acho que com documentos deve ser mais facil conseguir algo de escritório, que não seja sofrido talvez.
Faz primeiro um pé de chinelo por aqui para não se lascar tanto.
 
Faz primeiro um pé de chinelo por aqui para não se lascar tanto.
Eu tenho alguma migalha, tenho uns planos muito loucos antes de ir pra europa com documento (Passar uma temporada nos eua)... mas pretendo sair do brasil só com uns 30k e deixar uns 70k aqui, isso se eu sair em janeiro como planejado, se atrasar eu junto mais, se eu me der bem eu faço dinheiro antes de chegsr na europa, se tudo der errado, eu gastei 30k bem gastos como uma experiencia, volto pro br na casa dos meus pais até ficsr pronto meu passaporte italiano (vai levar mais ou menos um ano e meio, familia deu entrada semana passada no processo).
 
Sobre esses benefícios da alemanha, vc se refere sempre a cidadão europeu? Não tem que se “naturalizar” alemão ou algo do tipo? Mesmo se recem chegado?
Se você for cidadão alemão, com passaporte alemão, você ganha umas mamatas a mais, que é o caso do super bolsa família Hartz IV. Não sei se cidadão de outros países da UE recebe isso, mas ACHO que não.

No entanto, no geral, o governo alemão é bem mão aberta quando o assunto é pagar cursos pra estrangeiros, afinal ninguém quer estrangeiro vadiando no país. Esses cursos que minha esposa recebeu, bastou ela mandar um email pro Agentur für Arbeit explicando a situação e eles se ofereceram pra pagar.
 
Se você for cidadão alemão, com passaporte alemão, você ganha umas mamatas a mais, que é o caso do super bolsa família Hartz IV. Não sei se cidadão de outros países da UE recebe isso, mas ACHO que não.

No entanto, no geral, o governo alemão é bem mão aberta quando o assunto é pagar cursos pra estrangeiros, afinal ninguém quer estrangeiro vadiando no país. Esses cursos que minha esposa recebeu, bastou ela mandar um email pro Agentur für Arbeit explicando a situação e eles se ofereceram pra pagar.
Sobre Hartz IV: em tese, qualquer morador com Anmeldung na Alemanha pode requisitar ele. Sei pq pedir/nao-pedir ele influencia no tempo que precisa morar no pais para requisitar cidadania aqui, e minha esposa esta bem a par disso. Quem pede Hartz IV "perde" 2 anos no processo de cidadania por tempo na Alemanha. Em vez de esperar "soh" 5 anos precisa esperar 7 anos.

E parabens pelo incremento salarial!
Pelo que vi ali no print, a empresa seria a Wayfair? Pergunto isso pq tenho um amigo brasileiro que tambem esta indo trabalhar la no final do ano. P*ta coincidencia...

-------
On topic:
Começo do ano ganhei um incrível aumento de 5% no pagamento na firma atual.
Por conseguinte, estou em múltiplos processos seletivos, procurando algo mais proximo da minha nova carreira (Data Eng) em vez de Software Eng.
Meta salarial esta em 75k-80k ao ano, o que seria a media salarial de Berlin para Senior Engineer.
 
Pelo que vi ali no print, a empresa seria a Wayfair
A concorrente, Westwing.

Acho até engraçado que em 2018 eu trabalhei no Brasil na MadeiraMadeira que, por acaso se inspirava/roubava ideias justamente da Westwing e Wayfair.
 
A Alemanha só pede esse tempo de residência para conceder cidadania?!
Yeap.
7 anos para quem vive legalmente aqui e pede auxilio governamental para viver.
6 anos para quem alem de estar legal e com auxilio, faz algum curso academico em alemao (bacharelado, mestrado...)
5 anos para quem vive aqui, faz curso academico mas nao requisita auxilio.

Tem tambem o requisito de falar alemao. Acho que eh soh nivel B1.

PS: esse tempo ai eh para requisitar a cidadania. Ate o processo ser concluido, o governo tem 1 ano para entregar a cidadania real. Mas a partir da requisicao, tu jah se enquadra como cidadao alemao.
 
Bom, depois daquela minha conversa com meu chefe onde meu salário subiu de incríveis 45k pra 48k ao ano, sosseguei o cu e dei uma pausa nos processos seletivos.

Mas, acabou que um insistiu. Ignorei por uma semana e o cara ainda tava insistindo. Enfim, dei prosseguimento. Fiz mais duas entrevistas semana passada. Ontem ele me ligou falando que hoje eu receberia um "sim, não ou pedido pra fazer uma terceira entrevista".

De manhã ele me ligou e falou que eu havia sido aprovado. Pediu pra eu confirmar minha pretensão e eu disse de 60k a 65k. Obviamente, ele disse que pagariam 60k. Dei uma chorada e ele falou que ia ver. Agora recebi um e-mail falando que vão pagar 62k, que pra mim tá ótimo. Eu já tava disposto a aceitar 60k, mas quem não chora não mama. Valores em euro, por ano.

Cargo sera Software Engineer II, algo que seria como sênior, acredito eu, com 28 dias de férias e data de início 01.10.2021. Líquido, vai dar cerca de 3500, o que é um aumento de quase 1000 euros em cima do meu salário antigo.

É um ecommerce que vende móveis de uma qualidade um pouco melhor. Viraram unicórnio esses tempos, a equipe de TI tem mais de 40 nacionalidades. Vou trabalhar 100% remoto, com possibilidade de me mudar pra outros países se quiser.

Eu já havia feito entrevista com eles em 2018, pra trabalhar na Polônia. Tinha ido até a última etapa mas não tinha rolado. Acabou que agora foi.

Agora amanhã vai ser a parte que eu odeio, que é pedir demissão. Por mais que eu saiba que não vou ser nem o primeiro nem o último a pedir demissão, e que a empresa também me demitiria sem dor no coração, é um momento que sempre me incomoda.

Parabens cara, quem procura acha, agora sobre a demissão eles estão mais do que acostumados, a gente fica meio desconfortável porque apesar de tudo é chato fazer isso mas é algo que vale a pena a longo prazo.
 
Parabens cara, quem procura acha, agora sobre a demissão eles estão mais do que acostumados, a gente fica meio desconfortável porque apesar de tudo é chato fazer isso mas é algo que vale a pena a longo prazo.
Com certeza. Fiquei meio chateado de fazer, pois o chefe é super gente boa, mas cinco minutos depois já nem lembrava mais.
 
E quando você passa numa seleção esperando receber mais e no fim oferecem o mesmo que você recebe hoje. Que piada ein?

:haa:

Falei que estou satisfeito onde trabalho, e que se não for na faixa salarial que informei logo na primeira entrevista não tem sentido para mim. Aí ficaram de retornar...
 
E quando você passa numa seleção esperando receber mais e no fim oferecem o mesmo que você recebe hoje. Que piada ein?

:haa:

Falei que estou satisfeito onde trabalho, e que se não for na faixa salarial que informei logo na primeira entrevista não tem sentido para mim. Aí ficaram de retornar...
Única vez que sair pra ganhar menos foi quando estava completamente insatisfeito com a empresa. Acho um absurdo você já dizer sua pretensão salarial e deixar você passar por todo o processo só pra te oferecer o mesmo 🤦‍♀️
 
Única vez que sair pra ganhar menos foi quando estava completamente insatisfeito com a empresa. Acho um absurdo você já dizer sua pretensão salarial e deixar você passar por todo o processo só pra te oferecer o mesmo 🤦‍♀️

Pois é, na primeira entrevista em comentei o range salarial que estava disposto a aceitar, dependendo dos benefícios oferecidos. Aí esperam todas as etapas para eu receber um feedback positivo e falarem "Olha, é que não conseguimos chegar nesses valores".....

:gente:
 
Já aconteceu comigo. Uma merda. Perda de tempo do cacete.
 
É minha gente, estou voltando a empreender. Fiquei os últimos 6 meses como CLT e não gostei. Tinha inativado minha empresa por vários motivos, o principal deles, essa crise toda por causa da covid, mas não tem jeito. Eu não tenho mais perfil pra trabalhar em baia batendo cartão.

Paz de espirito é a coisa mais importante na nossa vida, ganhando muito ou pouco.

Vou voltar pra minha empresa e pras pessoas que gosto de trabalhar. Já pedi demissão e estou em aviso prévio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que acham da idéia de cursar Ciências Contábeis mesmo sendo programador? Para me especializar em tributação, ajudando a empresa que quiser automatizar a contabilidade, pois muito programador ajuda a empresa na parte contábil, mesmo a empresa tendo contador e controlador. Alguém com opinião sobre o assunto para compartilhar? Obrigado.

Resumindo:

Programador com curso de Ciências Contábeis faz sentido?

Tributação pode ser dominada sem curso superior?

Rapaz, eu faço exatamente isso que você tá se propondo a fazer, faz sentido sim!

Sou professor de contabilidade também. Se você quiser a gente bate um papo. Acabei de concluir uma especialização com objetivo de desenvolver uma plataforma de automatização contábil. Se lhe interessar a leitura posso lhe mandar o TCC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com certeza. Fiquei meio chateado de fazer, pois o chefe é super gente boa, mas cinco minutos depois já nem lembrava mais.
Também não gosto de pedir demissão, mas faz parte da carreira. Tem muita chefia e dono de empresa que não entende isso, aí o processo é pior ainda, porque o camarada vive num mundinho as vezes que não lhe da condição de entender os motivos.
 
Última edição:
.
 
Última edição:
Boa noite pessoal, faz um tempo que acompanho o tópico, agora resolvi interagir com vocês.

Idade: 24 Anos
Salário: R$ 2118,00
Cargo: Assistente de PCP
Tempo na atual empresa: 8 anos e 8 meses, comecei aos 15 anos como menor aprendiz, depois de 1 ano e 10 meses fui efetivado e estou lá desde então.
Graduação: Tecnólogo em Logística

Desde bem novo tinha vontade de fazer Engenharia Mecânica, mas como a grana era curta não rolava, e agora vendo a condições que muitos bons profissionais tem que se sujeitar para conseguir sobreviver, não sei se ficaria mais tão empolgado em iniciar o curso.
Acho que como a maioria dos jovens brasileiros, sou mais um que se sente frustrado e insatisfeito com o trabalho/vida que tem hoje, então estou buscando uma maneira de "recomeçar" minha vida.

Aproveitando o tópico gostaria de pedir algumas dicas pro pessoal.

Estou querendo aprender programação pois pelo que andei pesquisando é uma boa, e como sempre tive afinidade com exatas e tecnologia acho que pode ser uma boa opção.
Pelo que andei lendo muita gente sugere aprender lógica de programação e algoritmo, partir pra uma linguagem de programação e me aprofundar bastante nela, e aí quando eu quiser aprender uma nova ficaria mais fácil.
Eu tinha começado a fazer o curso de lógica e algoritmo do Gustavo Guanabara mas acabei não terminando por causa de uns problemas que tive, agora estou pensando em recomeçar do zero e me aprofundar nos estudos.
Acham que é um começo razoável? Se alguém tiver alguma dica de estudos e puder me passar ficar muito grato.
Sim, no geral é isso mesmo. Sem entender lógica você não vai a lugar nenhum.
 
em muita chefia e dono de empresa que não entende isso
Não entender o motivo da demissão já é uma coisa ruim mas que não depende da vontade do fulano, imagina quando a pessoa não permite que o outro ganhe uma promoção?

Eu vi isso acontecer pelo menos umas duas vezes no último mês. Um colega passou em um seletivo para um cargo de assessor (o equivalente seria um analista/consultor ou algo do tipo), para trabalhar na diretoria da empresa(saindo do telemarketing). O chefe escroto que temos não deixou e usou uma regra de falta de funcionários (tem 31% de vacância no departamento) sendo que existem +150 pessoas na mesma função

:poker:
 
Idade: 22 anos
Cargo: Técnico Suporte TI II
Formação: Cursando Bacharelado Ciência da Computação - FURB / Academia Back Java - Apex
Salário atual: R$2633,64 Base
Área de atuação: Sustentação Sistema Senior (Gestão de pessoas) na empresa onde trabalho, desde liberação de acesso aos usuários quanto desenvolvimento.

Mês que vem troco de empresa (admissão marcada), o salário irá aumentar para R$2700,00 mas com N benefícios a mais e PPLR todo ano, inclusive 50% da facul que hoje não ganho nada (+R$500).
Update que ainda não fiz após trocar de empresa,

Entrei nessa nova empresa como Técnico de Suporte II também, mudei para a área de desenvolvimento como desenvolvedor I e já estou como II.

Idade: 23 anos (11 dias pra 24)
Cargo: Desenvolvedor II
Formação: Cursando Bacharelado Ciência da Computação - FURB (Trancado a um ano, volto em janeiro).
Salário atual: R$4091,94 Base + 50% da facul + uns 670 de VR + desconto plano de saúde e afins
Área de atuação: Desenvolvimento.
 
Irei participar de um bootcamp de desenvolvimento mobile utilizando kotlin, sempre tive curiosidade do mundo mobile, essa será a chance.
Uma coisa que tenho dúvida é, como está o mercado de desevolvimento nativo (Kotlin em específico)? Será que algum dia um Flutter irá dominar a parada toda, por ser multiplataforma?
Pergunto isso porque sou totalmente leigo nessa área de Mobile.
 
E quando você passa numa seleção esperando receber mais e no fim oferecem o mesmo que você recebe hoje. Que piada ein?

:haa:

Falei que estou satisfeito onde trabalho, e que se não for na faixa salarial que informei logo na primeira entrevista não tem sentido para mim. Aí ficaram de retornar...
Poxa a galera perdeu sua pretensão ou deu uma de joão sem braço?
Se eu não sei o quanto querem me pagar eu nem participo, sinceramente, nem bom dia eu dou :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo