• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Galera, qual placa comprar para levar um 10900KF? Linha Z490 ou Z590? A Asus Prime 590-A é boa ou a TUF GAMING Z590 PLUS é superior?
Se olhar o preço na gringa, a Prime A (não confundir com a lixosa P) é mais cara do que a TUF. O painel traseiro é mais recheado e tem PCI-X 16 a mais (não que faça alguma diferença). Eu achei uma A no OLX e saiu por 1540 com cupom, full of win.

Fora que é bem superior à Z590 Aorus Elite que eu estava cogitando pegar por 1700.
 
Se olhar o preço na gringa, a Prime A (não confundir com a lixosa P) é mais cara do que a TUF. O painel traseiro é mais recheado e tem PCI-X 16 a mais (não que faça alguma diferença). Eu achei uma A no OLX e saiu por 1540 com cupom, full of win.

Fora que é bem superior à Z590 Aorus Elite que eu estava cogitando pegar por 1700.
Tinha uma aqui no RJ a venda a Prime A, mais já foi. Está difícil achar uma 590 com preço bom. Esse cupom é na olx?
 
Última edição:
Fala pessoal, tudo bem?

Eu tinha uma ótima relação com meu i7 10700f, sobrava quando eu estava jogando em 1440p aliado a uma 3060 e era friozaço quando idle a ponto de não saber se o PC estava ligado ou não... isso com um h100i.
Mas essa semana troquei a vga por uma 3080ti e fiz testes em jogos e benchs e a performance+temp sob stress está ótima para o meu sufocado mini-itx. MAS...

Em idle o bicho passou passou de 35 para 41 graus, e a rotação do h100i se fez audível. Olhando aqui ele agora passa o tempo todo com o boost ativo a +4600MHz mesmo que eu apenas reinicie o PC e sem nada sério rodando em back.

Eu apliquei um undervolt de na VGA durante a semana pra dar uma aliviada, está 850mv-1850mhz, mas mesmo voltando o default dela, e mesmo ela em idle e "desligada" a CPU continua bombadona a 4600MHz.


Alguém teria uma palavra amiga?
 
Fala pessoal, tudo bem?

Eu tinha uma ótima relação com meu i7 10700f, sobrava quando eu estava jogando em 1440p aliado a uma 3060 e era friozaço quando idle a ponto de não saber se o PC estava ligado ou não... isso com um h100i.
Mas essa semana troquei a vga por uma 3080ti e fiz testes em jogos e benchs e a performance+temp sob stress está ótima para o meu sufocado mini-itx. MAS...

Em idle o bicho passou passou de 35 para 41 graus, e a rotação do h100i se fez audível. Olhando aqui ele agora passa o tempo todo com o boost ativo a +4600MHz mesmo que eu apenas reinicie o PC e sem nada sério rodando em back.

Eu apliquei um undervolt de na VGA durante a semana pra dar uma aliviada, está 850mv-1850mhz, mas mesmo voltando o default dela, e mesmo ela em idle e "desligada" a CPU continua bombadona a 4600MHz.


Alguém teria uma palavra amiga?
Tentou resetar a BIOS pro padrão?
Comigo aconteceu coisa similar, mas com a GPU ficava com o Boost Clock o tempo todo até no Desktop. Solucao foi reinstalar o driver de video. CPU já não sei, mas será que pode ser algo do Windows? (power plan etc)
 
Tentou resetar a BIOS pro padrão?
Comigo aconteceu coisa similar, mas com a GPU ficava com o Boost Clock o tempo todo até no Desktop. Solucao foi reinstalar o driver de video. CPU já não sei, mas será que pode ser algo do Windows? (power plan etc)

O power plan eu verifiquei e continuava no balance. Baixando ele pra econômico e botando o h100 em silencioso o barulho diminui...Mas é chatinho ficar mudando isso pra idle.

Curti a idéia de limpar a bios! Depois vou lá testar! Valeu
 

A suposta placa-mãe Intel Z690 foi retratada​

Placa-mãe Intel Z690 retratada pela primeira vez​

Um protótipo de placa equipado com um alegado chipset Z690 foi retratado.


As recomendações de corrente de pico Intel Alder Lake ATX12V são mais altas do que as de Rocket Lake​

Intel Alder Lake pode precisar de um pouco mais de energia​

As diretrizes de fontes de alimentação mais recentes da Intel para o próximo processador Alder Lake-S da 12ª Geração foram reveladas pela FCPOWERUP , uma mídia chinesa dedicada à análise de energia de CPU, GPU e PSU.


Embora a Intel nunca tenha lançado um SKU TDP 165W para as séries Comet Lake ou Rocket Lake, tais recomendações existem. Pelo menos é o que as próprias recomendações da Intel parecem sugerir. A FCPOWERUP conseguiu obter um gráfico com a série ALD-S, que significa “Alder Lake-S”, a próxima série de processadores de desktop mainstream da 12ª Geração. O gráfico é na verdade uma comparação entre as séries da 10ª / 11ª geração e da 12ª geração.

Embora as recomendações de corrente de pico e contínua não tenham mudado quando a Intel estava mudando de Comet Lake para Rocket Lake, há claramente um aumento para Alder Lake, especialmente para a corrente de pico. Como essas são correntes ATX12V, também é fácil calcular a potência de pico.

No caso do misterioso TDP SKU de 165W, a potência de pico aumentaria de 480W para 540W. Outros SKUs também apresentam um aumento de potência de pico de 14,7% até 28,3%. Os SKUs mais populares, que são da série 65W Core, veriam, por exemplo, um aumento da corrente de pico de 30A para 38,5A, o que aumentou a potência de pico de 360W para 462W.

Enquanto Intel Alder Lake deve apresentar os mesmos valores PL1 / PL2, as recomendações de corrente de pico estão mais relacionadas aos valores PL3 e PL4, que são freqüentemente omitidos quando falamos sobre a capacidade de overclock do processador. Eles são relevantes apenas para correntes de pico e não têm impacto real no desempenho geral da CPU. No entanto, eles têm um grande impacto na fonte de alimentação, que terá que ser escolhida com muito mais cuidado.

Conforme observado pelo FCPOWERUP, as fontes de alimentação que cumprem estritamente com o limite de 240VA engajarão sua proteção de sobrecorrente já em 30A. As pessoas que estão pensando em fazer um upgrade para o Lago Alder terão que contabilizar um adicional de 50 a 100 W ao escolher uma nova fonte de alimentação. Também pode ser necessário verificar a corrente máxima para uma fonte de alimentação de barramento único.

v8d4pjm.png


Intel: A próxima Fab nos EUA será uma cidade pequena, que custará US $ 60 a US $ 120 bilhões

A Intel revela detalhes adicionais sobre o futuro complexo de fabricação.


A Intel revelou alguns detalhes adicionais sobre seu novo complexo de fabricação nos Estados Unidos. Patrick Gelsinger, presidente-executivo da Intel, disse que o novo campus da fabricação custará entre US $ 60 bilhões e US $ 120 bilhões, incluirá vários módulos capazes de processar wafers usando o da Intel tecnologias de processo avançadas e instalações de empacotamento de chips. Além disso, a empresa pretende construí-lo ao lado de uma universidade para simplificar a contratação de novos funcionários.

Como parte de sua estratégia IDM 2.0 , a Intel deve decidir sobre a localização exata de seu próximo grande centro de fabricação de semicondutores nos Estados Unidos até o final deste ano.

A fábrica incluirá entre seis e oito módulos que produzirão chips usando os processos de fabricação de ponta da empresa, serão capazes de embalar chips usando técnicas proprietárias da Intel, como EMIB e Foveros, e também operará uma usina de energia dedicada, disse Pat Gelsinger em uma entrevista com o Washington Post .

Cada módulo de fabricação de semicondutor custará entre US $ 10 bilhões e US $ 15 bilhões, de modo que os investimentos da Intel no hub na próxima década podem ser tão baixos quanto US $ 60 bilhões e chegar a US $ 120 bilhões.

“Estamos observando amplamente os Estados Unidos”, disse Gelsinger ao Washington Post . “Este seria um site muito grande, portanto, de seis a oito módulos de fab, e em cada um desses módulos de fab, entre 10 e US $ 15 bilhões. É um projeto para a próxima década da ordem de US $ 100 bilhões de capital, 10.000 empregos diretos. 100.000 empregos são criados como resultado desses 10.000, por nossa experiência. Então, basicamente, queremos construir uma pequena cidade. ”

Neste ponto, a Intel não divulga quais nós o primeiro módulo da fábrica irá suportar. No entanto, uma vez que iniciará as operações em 2024, no mínimo, a nova instalação provavelmente produzirá chips usando as tecnologias de fabricação Intel 4 e Intel 3. Eventualmente, o complexo da fábrica adotará tecnologias de fabricação mais avançadas. A capacidade de produção da próxima fábrica é desconhecida, assim como sua localização. A Intel precisa construir sua próxima manufatura em um local com infraestrutura bem desenvolvida, suprimento adequado de água e energia. Além disso, a empresa planeja construí-lo perto de grandes cidades com universidades em uma licitação para pessoal mais qualificado.

“Estamos engajados com vários estados dos Estados Unidos hoje que estão nos dando propostas de localizações de sites, energia, água, meio ambiente, universidades próximas, capacidade técnica, e espero fazer um anúncio sobre esse local antes do final de este ano ”, disse Gelsinger.

No início deste ano, a Intel traçou planos para gastar US $ 20 bilhões no avanço de suas operações de manufatura no Arizona. Além disso, a empresa anunciará um local para seu novo hub de fábrica, como os que a empresa possui no Arizona e Oregon.

Os codinomes Intel Arrow, Lunar and Nova Lake aparecem em um vazamento como sucessores do Lago Meteor​

O futuro da Intel é híbrido​

Uma lista das próximas séries de desktops da Intel supostamente foi postada no Reddit, que eventualmente (e também supostamente) foi excluída.

A lista foi copiada pelo membro do fórum Anandtech “ Curmudgeon666 “, que a partir de agora é a única fonte desta informação. Não há como confirmar a autenticidade da lista original, pois todos os dados estão relacionados a produtos não lançados, alguns nunca mencionados antes em qualquer vazamento. O autor da postagem original estava supostamente usando o apelido de um popular técnico YouTuber “ A Lei de Moore está morta ”, que confirmou ao VideoCardz que não fez a postagem, nem postou nada parecido no Reddit. No entanto, pelo menos algumas dessas informações parecem estar alinhadas com o que o YouTuber já compartilhou em seu canal, possivelmente porque são simplesmente informações refeitas.


Intel Alder Lake

Meteor Lake

Apesar da natureza desse vazamento, achamos que pode valer a pena compartilhar, apenas no caso, ele está realmente fornecendo novas informações. Afinal, não é provável que a Intel confirme qualquer um desses codinomes pós-Meteor Lake tão cedo, simplesmente porque eles se referem a produtos agora esperados no final de 2023, pelo menos.

Arrow Lake e Lunar Lake supostamente usam núcleos “grandes” de alto desempenho Lion Cove e núcleos “pequenos” de alta eficiência Skymont . De acordo com o vazamento, Arrow Lake iria, mais uma vez, dobrar a contagem de pequenos núcleos em comparação com Raptor Lake, que já há rumores de que oferece o dobro da contagem de núcleos sobre o Lago Alder. Isso significa que Arrow Lake apresentaria 8 núcleos grandes e 32 núcleos pequenos e 40 núcleos no total.

O Intel Lunar Lake, que já apareceu nos vazamentos, estaria usando o nó 3nm TSMC, mas não é mencionado se isso se refere exclusivamente ao bloco de computação ou ao chip inteiro. Afinal, Meteor Lake será o primeiro chip de design adequado da Intel, que supostamente estará no núcleo das futuras arquiteturas da Intel.

O último novo codinome a ser mencionado é Nova Lake , que apresentaria uma "arquitetura inteiramente nova". Seria construído com grandes núcleos Panther Cove e pequenos núcleos Darkmont . A contagem de núcleos não é mencionada, mas o vazamento afirma um desempenho de CPU até 50% maior em comparação com o Lago Lunar. A série seria lançada em 2025.


  • Alder Lake (Golden Cove / Gracemont) Q4'21 / Q1'22
    previsto para ser competitivo em relação às ofertas da AMD / Apple naquela época.
  • Raptor Lake (Raptor Cove / Gracemont) Q3'22 / Q4'22
    10% de aumento de desempenho da CPU e configuração 8/16 coloca a Intel de volta no mesmo nível, mas espera que a AMD / Apple atualize seus produtos também.
  • Meteor Lake (Redwood Cove / Crestmont) Segundo trimestre de 23
    O primeiro projeto baseado em chip ou ladrilho verdadeiro da Intel. Matrizes diferentes construídas em processos TSMC / Intel. Mais de um encolhimento de nó com melhorias de desempenho de um dígito. A AMD novamente estenderá a liderança com o Zen 4+ / 5.
  • Arrow Lake (Lion Cove / Skymont) Q4'23
  • Apresentará um bloco de computação atualizado com configuração 8/32 para os produtos entusiastas de ponta. Pode atingir paridade com as ofertas da AMD na época, mas perde para a Apple em eficiência de energia.
  • Lunar Lake (Lion Cove / Skymont) Q4'24
    Este é o produto que usará TSMC 3nm conforme relatado por Nikkei. Espera-se um grande salto de desempenho e foi projetado para atingir a paridade ou superar a AMD e a Apple em desempenho e eficiência de energia.
  • Nova Lake (Panther Cove [tentativa] / Darkmont) 2025
    Isso marcará a maior mudança arquitetônica na arquitetura da CPU desde que a arquitetura Core foi introduzida em 2006. A Intel está trabalhando para construir uma arquitetura inteiramente nova do zero, muito parecida com Ryzen com até Melhoria de desempenho da CPU de 50% do lago lunar. Esta também é a razão pela qual Glenn Hinton voltou.
Rumores de codinomes da série Intel Core-S, Fonte: Reddit via Curmudgeon666

A Intel agora deve revelar sua arquitetura híbrida de desktop e móvel conhecida como Alder Lake em outubro deste ano, com implantação completa prevista para o primeiro trimestre de 2022. A série será sucedida por Raptor Lake, que oferecerá mais núcleos de alta eficiência. Ambos devem utilizar o nó de fabricação Intel 7, anteriormente referido como SuperFin aprimorado de 10 nm.

RNLwwtn.png
 
Última edição:
SemiAnalysis sobre reivindicações de fundição da Intel

Intel exagera grosseiramente a "vitória" da fundição com a Qualcomm e a Amazon, não há negócios para chips de fabricação​



Novo CEO da Intel promete avançar mais rápido. Isso ajudará o stock?​



A INTEL FICOU PARA TRÁS​

Olhando para trás, um ano depois, para o pior verão da Intel e como ela tem lutado para voltar desde


Intel's Arrowlake visa a Apple​





ez4XGru.png

DyRU2uQ.png


GiDDv0z.png








Der8auer conversando com engenheiros da Intel sobre altura da matriz, novos nomes de processos e impacto de OC na vida útil

 
Última edição:
Boa tarde amigos,

Vou dar um up em meu setup home-office trocando minha Placa-mãe e Processador.
Meu investimento vai ficar em torno de 4,5K e não jogo "nada", utilizo o desktop exclusivamente para renderizações, VMs e softwares de engenharia.
Vou manter o restante da minha configuração (assinatura).
Qual dos kit abaixo me recomendam e pq?
Minha dúvida paira principalmente entre os processadores... um com mais núcleos e o outro com tecnologias mais recentes (PCIe 4.0, DDR4 3200 nativo).

Estou entre 2 KIT:
1) MOBO (Asus Prime Z590-P WIFI) CPU (i7-11700K)
2) MOBO (Asus TUF Z490 Plus WIFI) CPU (i9-10900K)
 

A Noctua anunciou kits de atualização gratuitos da Intel “Alder Lake-S” LGA1700 para seus coolers de CPU​

Noctua anuncia atualizações de montagem gratuitas e coolers de CPU atualizados para LGA1700​



Requisitos de energia do Intel Core 13ª geração “Raptor Lake-S” revelados​

Dados de energia do Intel Raptor Lake-S​

Uma peça exclusiva acaba de ser compartilhada por Igor Wallossek na próxima série de CPU para desktop da Intel de 12ª e 13ª Geração.


Intel-AlderLake-RaptorLake-Power-01-ADL-RPL-125-Watts-1.png


Intel-AlderLake-RaptorLake-Power-01-ADL-RPL-125-Watts.png


Intel-AlderLake-RaptorLake-Power-03.png


Intel Core i9 “Raptor Lake-S” com 24 núcleos, vazamento completo​

Intel Core i9-13900K com 24 núcleos, 125 W TDP?​

Jim, da AdoredTV, tem novas informações sobre o sucessor de Alder Lake-S, codinome Raptor Lake-S.


O Intel Raptor Lake-S apresentará a mesma arquitetura híbrida do Alder Lake, que é baseada em núcleos Golden Cove de alto desempenho e núcleos Gracemont de alta eficiência. O sucessor de Alder Lake verá um núcleo de alto desempenho atualizado com o codinome Raptor Cove , bem como um número maior de núcleos de alta eficiência. O boato sobre a contagem dobrada de 'pequenos núcleos' parece ser confirmado. Isso significa que a série apresentará configuração de até 8C + 16c (máximo de 24 núcleos).

A AdoredTV revelou que a série será oferecida em três configurações: 8C + 16c, 8C + 8c e 6C + 0. Na verdade, Jim vazou toda a linha de Core i9, Core i7, Core i5, Core i3 e até mesmo SKUs do Pentium. De acordo com esta lista, a série entusiasta “K” deve ser oferecida em configurações de 24, 16 e 14 núcleos. Curiosamente, a Intel deve manter CPUs dual-core, mesmo no final de 2022, como a linha do Pentium para contar exclusivamente com essa configuração, enquanto o Core i3 será quad-core. As coisas ficam muito mais interessantes na série Core i5, que vai de 10 a 14 núcleos.

O que todas essas CPUs têm em comum são os mesmos suportes TDP da série anterior, que são 125W para os entusiastas da “série K”, 65W para os principais e 35W para a “série T” de baixa potência. Apenas os SKUs do Pentium devem apresentar 16 unidades de execução, enquanto o restante deve ser oferecido com 32 unidades gráficas. O slide não menciona qual arquitetura de GPU será usada, mas deve ser igual a Alder Lake-S, que é Gen12.2 (Xe).

Melhorias de desempenho e mais núcleos

Intel Raptor Lake-S deve ter melhorias de potência e desempenho, bem como aumento de IPC e frequências. Os CPUs baseados nesta arquitetura também terão um Cache L2 maior . Adored afirma que agora se espera que a Intel aumente a frequência em cerca de 200 MHz com turbo frequências chegando a 5,5 GHz (os SKUs desbloqueados de Alder Lake-S são de até 5,3 GHz).

O sucessor de Alder Lake também é ver um suporte aprimorado de memória DDR5 de até 5600 MT / s (6500 MT / s para memória móvel LPDDR5). Isso obviamente se refere ao suporte de memória padrão, que é 4800 MT / s para Alder Lake.

Intel 13th Gen Core Series “Raptor Lake-S”, Fonte: AdoredTV

De acordo com a AdoredTV, o Intel Raptor Lake-S deve ser lançado no final de 2022.



424xerF.png


Intel-Raptor-Lake-SKUs.jpg


JwFjdeF.png


eyAYIzb.png


QrfT6WW.png


8fc2Jos.png


CjFK7Ow.png
 
Boa tarde amigos,

Vou dar um up em meu setup home-office trocando minha Placa-mãe e Processador.
Meu investimento vai ficar em torno de 4,5K e não jogo "nada", utilizo o desktop exclusivamente para renderizações, VMs e softwares de engenharia.
Vou manter o restante da minha configuração (assinatura).
Qual dos kit abaixo me recomendam e pq?
Minha dúvida paira principalmente entre os processadores... um com mais núcleos e o outro com tecnologias mais recentes (PCIe 4.0, DDR4 3200 nativo).

Estou entre 2 KIT:
1) MOBO (Asus Prime Z590-P WIFI) CPU (i7-11700K)
2) MOBO (Asus TUF Z490 Plus WIFI) CPU (i9-10900K)
Eu iria no 10900k ... existe uma mobo z490 da asus que é própria para a área de render, acho que é a pro-art ...
 
galera uma ajuda.....
placa mae-z490i
memoria 2x ddr 4 8gigas kingstom
processador-i5 11400
placa de captura elgado 4k pro mk2
GABINETE COOLERMASTER ELITE 110

entao esse pc e so para capturas tanto do meu pc como video game.
eu estou usando quiksync da intel, porem nao estou gostando muito da qualidade em lives.
exemplo


mais usando x264 ate consigo um resultado bem melhor.
mais ai que entra o problema o cooler box nao esta dando conta, o processador chega a 100graus muito facil.

ja estou a procura de um cooler melhor, porem fico limitado pelo gabinete.

entao no meu outro pc que um 9900k eu consegui baixar a temperatura com um undervolt, e ficou otimo.
sera que rola tambem no 11440 ???????

entao qual seria o v-core minimo para rodar em stock ???????
ok sei que varia de um processador para outro, mais so para ter uma ideia..

desde ja valeu pela ajuda.
 
galera uma ajuda.....
placa mae-z490i
memoria 2x ddr 4 8gigas kingstom
processador-i5 11400
placa de captura elgado 4k pro mk2
GABINETE COOLERMASTER ELITE 110

entao esse pc e so para capturas tanto do meu pc como video game.
eu estou usando quiksync da intel, porem nao estou gostando muito da qualidade em lives.
exemplo


mais usando x264 ate consigo um resultado bem melhor.
mais ai que entra o problema o cooler box nao esta dando conta, o processador chega a 100graus muito facil.

ja estou a procura de um cooler melhor, porem fico limitado pelo gabinete.

entao no meu outro pc que um 9900k eu consegui baixar a temperatura com um undervolt, e ficou otimo.
sera que rola tambem no 11440 ???????

entao qual seria o v-core minimo para rodar em stock ???????
ok sei que varia de um processador para outro, mais so para ter uma ideia..

desde ja valeu pela ajuda.

A qualidade do quicksync é bem meia boca, o ideal é, como vc tem um PC aparte, usar o x264 mesmo. Se fosse pra usar só o quicksync era melhor usar o 9900k mesmo e não iria fazer diferença alguma de desempenho.

Qual preset vc usou no x264? Tente usar o fast ou medium até achar o melhor balanço de desempenho x qualidade.
 
o 11400 aguenta de boa ate no medio no x264, o problema e o processador bater 100 graus direto...

meu problema e temperatura
 
o minimo na bios e 1.00
 

Projeto Intel Royal Core para melhorar a eficiência da arquitetura x86​

Há rumores do projeto Intel Royal Core para melhorar a arquitetura X86 para competir melhor com os produtos da Apple​

A Lei de Moore está morta tem um vídeo que cobre um amplo espectro de futuros produtos de consumo e data center da Intel.


De acordo com o YouTuber, que tem um histórico muito bom de vazamentos da Intel, a fabricante tem planos ambiciosos para seu futuro. Enquanto ainda aguardamos o lançamento da série “Alder Lake” da 12ª Geração da Intel no final deste ano, já sabemos cerca de cinco gerações depois de Alder Lake. Depois de anos de estagnação do mercado e da reutilização de núcleos do Skylake pela Intel, esse roteiro certamente parece impressionante.

Provavelmente levará anos para que alguns desses vazamentos tenham confirmação, com alguns projetos sendo abandonados e outros alterados ou renomeados. No entanto, é interessante ver como o roteiro conhecido em 2021 mudará assim que passarmos pela arquitetura de soquete LGA1700

A Intel está supostamente preparando um novo tipo de série Core para melhorar a eficiência da arquitetura X86. Uma eficiência sem brilho em comparação com a arquitetura ARM foi a principal razão pela qual a Apple decidiu abandonar os produtos Intel em favor de seu próprio design SoC interno. Este novo tipo de Core é internamente referido como Royal Core Project, conforme revelado pelo MLID. Como ele observa, este projeto era originalmente para ser lançado com o Lago Lunar, mas no momento é esperado com o Lago Nova, que fica a 6 gerações do Lago Rocket. Uma das pessoas que trabalhava neste projeto era supostamente o próprio Jim Keller, que deixou a Intel no ano passado.

Além disso, o MLID fornece citações de suas fontes com ganhos de IPC impressionantes para cada geração, mas também revelando os planos da Intel para SMT4 (hyperthreading de 4 vias) e suporte de memória DDR5-7400. Uma das citações parece confirmar o boato anterior sobre os codinomes da microarquitetura de Lion Cove e Panther Cove para Lunar e Nova Lake.



Intel-Emeralds-Rapids.jpg


olAvyQ1.jpeg


XBoICgf.jpeg


JG3SYSb.jpeg


Intel Xeon in 2023+

Intel-Royal-Core2.jpg


Intel-Royal-Core.jpg


tXmLkpc.png


Futuro Xeon: Emeralds e Diamond Rapids

O YouTuber mencionou brevemente o Granite Rapids , que deve permitir à Intel competir agressivamente com a AMD no mercado de servidores. Essas séries do Xeon escalável devem usar a microarquitetura Redwood Cove, a mesma que o Emeralds Rapids, mas a contagem de núcleos supostamente aumenta para além dos 64 núcleos. Não foram fornecidos mais detalhes.

Diamond Rapids também é mencionado, este sucessor do Granite Rapids não é esperado até 2025. Nenhum detalhe sobre esta arquitetura está disponível, mas é bom adivinhar que ela usará uma nova plataforma e novo tipo de microarquitetura. O Diamon Rapids também deve usar a tecnologia de processo Intel 4, que seu sucessor Granite Rapids está oficialmente confirmado para usar.

Zlc99L0.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Todos os chipsets da série 600 da Intel para CPUs Alder Lake vazam, X699 HEDT listado também​

Intel 600 series: X699, Z690, W680​

As próximas placas-mãe da série 600 abrangerão um amplo espectro de plataformas, incluindo desktops topo de linha até a série mainstream, um novo vazamento diretamente da Intel parece sugerir.


O driver do chipset Intel “10.1.18836.8283” lista uma gama completa de placas-mãe da série 600. Isso inclui o chipset Z690 topo de linha para a série Alder Lake-S, o chipset W680 supostamente para Alder Lake Xeons e X699 HEDT, o que implica em uma contagem de núcleos mais alta.

Intel-600-series-chipsets-e1629551615877.png


A programação completa que vazou através dos recursos do driver:

  • X699 (entusiasta de HEDT)
  • Z690 (entusiasta convencional)
  • W685 (entusiasta da estação de trabalho)
  • W680 (estação de trabalho principal)
  • Q670 (negócios / empresas)
  • Q670E (Laptop Empresarial / Corporativo)
  • R680E (laptop integrado R)
  • H670 (orçamento principal)
  • B660 (orçamento principal)
  • H610 (entrada principal)
  • H610E (Laptop de entrada convencional)
Embora não esteja muito claro o que X699 significa, pode-se supor que ele possa ser Sapphire Rapids-X, embora já tenhamos visto esse codinome associado à série W790 . Pode haver, no entanto, duas séries, uma para jogadores e outra para estações de trabalho, de forma semelhante às séries AMD Threadripper e Threadripper PRO. No entanto, isso é apenas especulação neste momento.

Também vemos uma grande lista de séries intermediárias, como H670, B660, e suas variantes comerciais, como Q670. Essas placas-mãe oferecem funcionalidade limitada ou não possuem certos recursos que nem sempre são necessários ou úteis, como rede de alta velocidade, vários slots PCIe ou recursos de overclock.

As placas-mãe da série 600 serão as primeiras a apresentar um soquete LGA1700 e suporte de memória DDR5-4800. Além disso, a Intel recentemente confirmou que sua nova série de placas-mãe também será o primeiro produto de consumo a apresentar PCI Gen5, um recurso que não é esperado das placas-mãe AM5 da próxima geração para a série Ryzen baseada no Zen4. No entanto, o requisito de PCIe Gen5 da série de placas-mãe de última geração não parece ser tão importante, já que não há drives NVMe e GPUs com suporte para esse padrão.

Intel Raptor Lake e Meteor Lake também listados​

O vazador do Twitter Komachi afirma que a versão 17 do Intel Management Engine será compatível com a série Raptor Lake (RPL), enquanto a versão 18 deve suportar a série Meteor Lake-M (móvel). Isso reafirmaria as expectativas de que o Lago Meteor sucederia o Lago Raptor como a 14ª série Gen Core. Neste ponto, no entanto, não está claro se Meteor Lake compartilhará a mesma plataforma da série Alder / Raptor Lake com o soquete LGA1700.



CPU Intel Core i9-12900K localizado ao lado da placa-mãe ASUS ROG Strix Z690-E​

Intel Core i9-12900K no PugetBenchmark: tão rápido quanto o Core i9-11900K​

Um primeiro resultado de teste do processador Intel Alder Lake foi visto no site da PugetBenchmark.


fPPc7Uk.png


Intel Alder Lake apresentará desempenho e núcleos eficientes, programador Intel Thread Director revelado​

Intel Alder Lake apresentará Performance & Efficient Core, novo agendador híbrido​

A Intel está pronta para falar sobre sua primeira arquitetura híbrida de alto desempenho, “Alder Lake para desktops e computadores móveis.


As primeiras especificações oficiais da série 12ª Geração “Alder Lake-S” estão disponíveis. A arquitetura deve oferecer uma nova iteração da Tecnologia Híbrida Intel com núcleos de alto desempenho (chamados de Cores de Desempenho ou P-Cores) e núcleos de alta eficiência (chamados de Cores Eficientes ou E-Cores). Claro, alternativamente, podemos nos referir a esses tipos de núcleos como grandes e pequenos / pequenos, porque essa abordagem no design da CPU não é nova, mas comumente usada em dispositivos móveis. No entanto, trazer Cores eficientes para dispositivos de desktop certamente é.

A arquitetura deve ser oferecida em três configurações diferentes, incluindo 8 núcleos de desempenho com 8 núcleos eficientes, configurações 6 + 8 e 2 + 8. Os SKUs da Intel Alder Lake irão, portanto, abranger desde desktops de alta tecnologia da série LGA1700 até dispositivos ultramóveis. O SKU de desktop carro-chefe será equipado com 16 núcleos e 24 threads, pois os E-Cores não suportam hyper threading.

As CPUs Alder Lake apresentarão três tipos de Fabrics: Fabric de Computação, Fabric de I/O e Fabric de Memória. Os detalhes ainda não chegaram aqui, mas seria de se supor que o Compute Fabric será comparável ao bloco de construção do Infinity Fabric, que é o Scalable Data Fabric (SDF), enquanto o I / O Fabric pode ser comparado ao Scalable Control Fabric (SCF).

A Intel também confirma que seus processadores Alder Lake suportarão interface PCIe Gen5 de até 16 pistas, apenas o suficiente para suportar GPUs de próxima geração com suporte para novos padrões de interconexão. A CPU também terá quatro pistas Gen4, totalizando 20 pistas para a própria CPU. O chipset da série 600 oferecerá adicionalmente pistas x12 PCIe Gen4 e x16 PCIe Gen 3 pistas.

A Intel está fornecendo mais detalhes sobre seus núcleos eficientes. Uma configuração quad-core deve oferecer 80% mais desempenho do que uma CPU Skylake dual-core e requer 80% menos energia no desempenho ISO (a mesma frequência).

Além disso, a Intel confirmou que suas CPUs Alder Lake apresentarão um agendador de threads de hardware que se comunicará com o agendador do sistema operacional. Essa tecnologia é chamada Intel Thread Director e se adaptará dinamicamente com base nas configurações térmicas e de energia.

Intel-Alder-Lake-Details-2.jpg


Intel-Alder-Lake-Details-1.jpg


Intel-Alder-Lake-Dies.jpg


Intel-Alder-Lake-Blocks-2.jpg


Intel-Alder-Lake-Blocks-1.jpg


Intel-Performance-and-Efficient-Cores-1.jpg


Intel-Performance-and-Efficient-Cores-2.jpg


Intel-Thread-Director.jpg


Intel-Alder-Lake-IPC.jpg
 
Última edição:

Intel Architecture Day 2021: Alder Lake, Golden Cove e Gracemont detalhadas



74.jpg


76.jpg


77.jpg


70.jpg


56.jpg


Conclusões​

Alder Lake está definido para chegar ao mercado tanto para desktop quanto para celular, e esperamos que o hardware para desktop comece a aparecer no final do ano - talvez um pouco mais tarde para o resto da família, mas no geral esperamos que a Intel esteja passando por um período de extrema dificuldade em relação a como todas as peças se encaixarão naquele lançamento. Os dois principais fatores críticos são sistemas operacionais e memória.

Como Alder Lake é a primeira tentativa full-stack da Intel de comercializar um design híbrido, ela teve que trabalhar em estreita colaboração com a Microsoft para habilitar todos os recursos necessários para tornar o gerenciamento de um design de núcleo híbrido adequadamente benéfico para os usuários. A nova tecnologia Thread Director da Intel acopla um microcontrolador integrado por P-core e uma nova API para Windows 11 de forma que o agendador no sistema operacional pode dar dicas sobre o fluxo de trabalho no núcleo em uma granularidade super fina - a cada 30 microssegundos ou mais. Com informações sobre o que cada thread está fazendo (de AVX2 pesado até a ociosidade do bloqueio de rotação), o sistema operacional pode reagir quando um novo thread precisa de desempenho e escolher quais threads precisam ser relegados para o E-core ou como um hyperthread (que é classificado como mais lento do que um E-core).

Quando descobri que Alder Lake seria um design híbrido, talvez eu fosse um dos usuários mais céticos sobre como ele iria funcionar, especialmente com alguns dos limites do Windows 10. No entanto, a esta altura de hoje, com as explicações Eu tenho da Intel, estou mais confiante do que não de que eles fizeram tudo certo. Algumas conversas não oficiais que tive apenas reforçaram a ideia de que a Microsoft fez tudo o que a Intel pediu, e os usuários precisarão do Windows 11 para obter esse benefício. O Windows 10 ainda tem algum agendamento guiado por hardware, mas é o mesmo que saber apenas metade da história. A única questão é se o Windows 11 estará totalmente pronto quando Alder Lake chegar ao mercado.

P
ara memória, como projeto principal, Alder Lake terá suporte para DDR4 e DDR5, no entanto, apenas um pode ser usado por vez. Os sistemas terão que ser projetados para um ou outro - a Intel afirmará que, ao oferecer ambos, os OEMs terão a oportunidade de usar a memória certa no momento certo pelo custo certo, no entanto, o impulso para DDR5 completo simplificaria a plataforma. muito mais. Estamos começando a ver DDR5 chegar ao mercado consumidor, mas não em um volume que faça sentido para o consumidor - as empresas de pesquisa de mercado esperam que o mercado seja 10% DDR5 até o final de 2022, o que significa que os consumidores podem ter que ficar com DDR4 por um tempo, e os fornecedores terão que escolher se querem agrupar DDR5 com seus sistemas. De qualquer forma, não há uma resposta fácil para a pergunta "que memória devo usar com o Alder Lake".

Uma crítica severa que a Intel vai receber é a queda do AVX-512 para esta geração. Para a conversa que tivemos sobre 'nenhum transistor foi deixado para trás', Alder Lake largou a questão com força. Isso não quer dizer se a funcionalidade voltará mais tarde, mas se os rumores forem acreditados e o Zen 4 tiver algum suporte para AVX-512, podemos estar em uma situação em que o único hardware de consumidor mais recente no mercado com suporte para AVX-512 seja da AMD. Isso seria uma reviravolta. Mas o suporte da AMD é apenas um boato, e realmente se a Intel quiser empurrar o AVX-512 novamente, terá uma tarefa de Sísifo para convencer a todos que é o que a indústria precisa.

Para onde vamos a partir daqui​

Ainda há algumas perguntas sem resposta quanto ao design do Lago Alder e coisas que testaremos quando tivermos o hardware em mãos. A Intel tem um evento planejado para o final de
outubro denominado evento Intel InnovatiON (parte da série ON), que seria o momento certo para apresentar Alder Lake como um produto ao mundo. Exatamente quando se trata de varejo será uma questão diferente, mas enquanto a Intel executar este ano na tecnologia, ela deverá ser uma competição interessante com o resto do mercado.
 

Ta começando pintar testes do alderlake , comparando com o 5800x
12700 vs AMD 5800X
Single: 1595, -4.5%
Multi: 10170, -2.5%

levemente abaixo do 5800x ,
 
Intel Core i9-12900K é 12% mais rápido em single core do que Ryzen 9 5950X em benchmark vazado do Geekbench 5

Intel Core i9-12900K é 12% mais rápido do que Ryzen 9 5950X em single-core e 3% mais rápido em testes multi-core
Um novo resultado de benchmark com o processador Intel Core i9-12900K foi encontrado no site do Geekbench .


Intel-Alder-Lake-Hero-Banner-1200x208.jpg


De acordo com os dados, o processador que possui 8 núcleos de desempenho e 8 núcleos eficientes foi testado no sistema Windows 11 Pro, sugerindo que o hardware e o software aproveitaram ao máximo a nova tecnologia Thread Director da Intel. Este é o modelo principal da próxima série 12ª Geração Core, oferecendo um total de 16 núcleos e 24 threads (núcleos eficientes não suportam hyperthreading).

Essa arquitetura heterogênea aproveitará as vantagens das memórias DDR5 mais recentes, mas a Intel ainda fornecerá suporte para sistemas DDR4, para evitar custos de atualização desnecessários para clientes em potencial. O Core i9-12900K que foi testado neste caso estava usando uma memória DDR5 provavelmente configurada para 4800 MT / s, pois os tempos parecem corresponder às especificações JEDEC.

O processador tem relatado um clock base de 3,2 GHz, enquanto o boost de clock não é lido corretamente (exibido como 3 MHz na página de resultados e 29 GHz na página detalhada da pontuação). De acordo com os rumores, o Core i9-12900K deve oferecer um clock de aumento de 5,3 GHz nos P-Cores e 3,9 GHz nos E-Cores. A CPU foi testada na plataforma de referência e validação da Intel para teste.


Especificações do Intel Core i9-12900K Geekbench, fonte: Geekbench

O Core i9-12900K marcou 1893 pontos no benchmark single-core Geekbench 5 e 17299 pontos no multi-core. Isso significa que o processador é realmente mais rápido do que o carro-chefe Ryzen 9 5950X da AMD em ambos os testes em 12% e 3%, respectivamente. Ao mesmo tempo, o CPU é mais rápida do que o atual carro-chefe da Intel 11ª Geração, o Core i9-11900K em 2% e 57%, respectivamente, demonstrando a grande melhoria de desempenho de Alder Lake em operações multi-core.



Pontuação geral do Intel Core i9-12900K Geekbench V5, Fonte: Geekbench


Pontuação detalhada do Intel Core i9-12900K Geekbench V5, Fonte: Geekbench

É assim que a pontuação vazada se compara à classificação oficial do Geekbench V5:

VideoCardz.comClock base (contagem de núcleos)Single-CoreMulti-Core
Pontuações comparativas do Geekbench V5
Intel Core i9-12900K3.2 GHz (8+8 Cores)

1893


17299
Intel Core i9-11900K3.5 GHz (8 cores)

1856


10995
Intel Core i9-11900KF3.5 GHz (8 cores)

1759


10128
Intel Core i9-11900F2.5 GHz (8 cores)

1726


9432
Intel Core i7-11700KF3.6 GHz (8 cores)

1707


9882
Intel Core i7-11700K3.6 GHz (8 cores)

1707


9830
AMD Ryzen 9 5950X3.4 GHz (16 cores)

1691


16724
AMD Ryzen 7 5800X3.8 GHz (8 cores)

1672


10376
AMD Ryzen 9 5900X3.7 GHz (12 cores)

1671


14142
Intel Core i7-117002.5 GHz (8 cores)

1633


8822
AMD Ryzen 5 5600X3.7 GHz (6 cores)

1619


8175
Intel Core i9-119002.5 GHz (8 cores)

1600


9011
Intel Core i7-127002.1 GHz (8 cores)

1595


10170

Até agora, apenas as especificações de três processadores Alder Lake desbloqueados da série K vazaram. Ontem houve um vazamento com o Core i7-12700 non-K , no entanto, nem os clocks nem a configuração do CPU foram totalmente confirmados.

 
Intel Core i9-12900K é 12% mais rápido em single core do que Ryzen 9 5950X em benchmark vazado do Geekbench 5

Intel Core i9-12900K é 12% mais rápido do que Ryzen 9 5950X em single-core e 3% mais rápido em testes multi-core
Um novo resultado de benchmark com o processador Intel Core i9-12900K foi encontrado no site do Geekbench .


Intel-Alder-Lake-Hero-Banner-1200x208.jpg


De acordo com os dados, o processador que possui 8 núcleos de desempenho e 8 núcleos eficientes foi testado no sistema Windows 11 Pro, sugerindo que o hardware e o software aproveitaram ao máximo a nova tecnologia Thread Director da Intel. Este é o modelo principal da próxima série 12ª Geração Core, oferecendo um total de 16 núcleos e 24 threads (núcleos eficientes não suportam hyperthreading).

Essa arquitetura heterogênea aproveitará as vantagens das memórias DDR5 mais recentes, mas a Intel ainda fornecerá suporte para sistemas DDR4, para evitar custos de atualização desnecessários para clientes em potencial. O Core i9-12900K que foi testado neste caso estava usando uma memória DDR5 provavelmente configurada para 4800 MT / s, pois os tempos parecem corresponder às especificações JEDEC.

O processador tem relatado um clock base de 3,2 GHz, enquanto o boost de clock não é lido corretamente (exibido como 3 MHz na página de resultados e 29 GHz na página detalhada da pontuação). De acordo com os rumores, o Core i9-12900K deve oferecer um clock de aumento de 5,3 GHz nos P-Cores e 3,9 GHz nos E-Cores. A CPU foi testada na plataforma de referência e validação da Intel para teste.


Especificações do Intel Core i9-12900K Geekbench, fonte: Geekbench

O Core i9-12900K marcou 1893 pontos no benchmark single-core Geekbench 5 e 17299 pontos no multi-core. Isso significa que o processador é realmente mais rápido do que o carro-chefe Ryzen 9 5950X da AMD em ambos os testes em 12% e 3%, respectivamente. Ao mesmo tempo, o CPU é mais rápida do que o atual carro-chefe da Intel 11ª Geração, o Core i9-11900K em 2% e 57%, respectivamente, demonstrando a grande melhoria de desempenho de Alder Lake em operações multi-core.


Pontuação geral do Intel Core i9-12900K Geekbench V5, Fonte: Geekbench


Pontuação detalhada do Intel Core i9-12900K Geekbench V5, Fonte: Geekbench

É assim que a pontuação vazada se compara à classificação oficial do Geekbench V5:

Pontuações comparativas do Geekbench V5
VideoCardz.comClock base (contagem de núcleos)Single-CoreMulti-Core
Intel Core i9-12900K3.2 GHz (8+8 Cores)

1893


17299
Intel Core i9-11900K3.5 GHz (8 cores)

1856


10995
Intel Core i9-11900KF3.5 GHz (8 cores)

1759


10128
Intel Core i9-11900F2.5 GHz (8 cores)

1726


9432
Intel Core i7-11700KF3.6 GHz (8 cores)

1707


9882
Intel Core i7-11700K3.6 GHz (8 cores)

1707


9830
AMD Ryzen 9 5950X3.4 GHz (16 cores)

1691


16724
AMD Ryzen 7 5800X3.8 GHz (8 cores)

1672


10376
AMD Ryzen 9 5900X3.7 GHz (12 cores)

1671


14142
Intel Core i7-117002.5 GHz (8 cores)

1633


8822
AMD Ryzen 5 5600X3.7 GHz (6 cores)

1619


8175
Intel Core i9-119002.5 GHz (8 cores)

1600


9011
Intel Core i7-127002.1 GHz (8 cores)

1595


10170

Até agora, apenas as especificações de três processadores Alder Lake desbloqueados da série K vazaram. Ontem houve um vazamento com o Core i7-12700 non-K , no entanto, nem os clocks nem a configuração do CPU foram totalmente confirmados.


mbvdrfS.png
 
Galera, qual seria um valor legal pra pedir num 9900k usado e sem cooler? Tô com um parado aqui
 
Galera, qual seria um valor legal pra pedir num 9900k usado e sem cooler? Tô com um parado aqui
considerando que temos 10700k beirando 2k e novos, acho que em torno de 1500-1600 no maximo; 5600x também está por 1700 guedes novo e é mais forte. Considerando que só quem tem uma z390 iria pegar um 9900k, dificil pedir mais que isso, sendo que não da pra justificar a compra dele acima disso se não for pra aproveitar uma placa mãe que um comprador já tenha (ao menos se tu planeja vender ja o kit mobo + cpu)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo