[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Sempre estão atualizando essa Firmware, ou seja, melhorando e corrigindo. Ela é bem mais ampla e avançada que as firmwares originais dos Roteadores. Só que não são todos os roteadores que são com
patíveis para instalar o OpenWRT e as vezes para cada um que é compatível, a maneira de instalar é diferente. Se tentar instalar em um que não seja compatível ou da maneira errada, pode brickar seu roteador, aí nem garantia cobre.

Ah você quer dizer os routers comprados a parte e não o modem/router NOKIA da Oi certo?

Se é isso, então pensei errado aqui, mesmo porque não tem muito o que fazer com este modem/router NOKIA da Oi, porque ele está bloqueado para quase tudo, inclusive o famoso BRIDGE, que por pessoas poderem usar ele para revender conexão, todos foram prejudicados por isso :medo: .

Att.

Druid®.
 
Oi amigo @Skydrive, OpenWRT, isto é para melhorar windows 11 desktop ou celular android/iOS?

Att.

Druid®.
Openwrt é um sistema linux para aparelhos embarcados(roteadores, minipc e muitos outros tipos), ou seja, no caso de um roteador, é um firmware open source "modular"(trabalha com pacotes), em outras palavras é um sistema de verdade para roteamento(não é limitado como os firmwares que fabricantes como tp-link e afins usam).

Com o Openwrt vc pode ter SQM(ou seja, independente do uso da sua rede os pacotes são priorizados corretamente e o ping não sobe para aplicações sensíveis como nos jogos), bloqueio de propagandas para rede toda(todos os dispositivos), criptografar o dns para que o seu ISP não saiba as URL dos sites que vc visita, instalar uma vpn diretamente no roteador e disponibilizar ela para seus dispositivos, vc também pode configurar um servidor de VPN no openwrt assim vc tem acesso a sua rede de casa e qualquer dispositivo de forma segura e remota(já que expor eles diretamente a internet é perigoso) e etc.

São milhares de pacotes diferentes, com funções e possibilidades diferentes:

DlVYMwf.png


Openwrt só é limitado pelo o que vc consegue fazer com ele e pelo hardware onde ele é instalado. Até docker ele tem, ou seja, aumenta mais ainda as possibilidades desse sistema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah você quer dizer os routers comprados a parte e não o modem/router NOKIA da Oi certo?

Se é isso, então pensei errado aqui, mesmo porque não tem muito o que fazer com este modem/router NOKIA da Oi, porque ele está bloqueado para quase tudo, inclusive o famoso BRIDGE, que por pessoas poderem usar ele para revender conexão, todos foram prejudicados por isso :medo: .

Att.

Druid®.
Bloquear a ONT não é impossibilidade para se "revender" conexão, é apenas putaria da boi mesmo! Assim as Boi limita o uso de banda(trocentas regras QoS que a Boi configura nas ONT de todos os clientes), mantém acesso remoto a ONT e etc.
 
Openwrt é um sistema linux para aparelhos embarcados(roteadores, minipc e muitos outros tipos), ou seja, no caso de um roteador, é um firmware open source "modular"(trabalha com pacotes), em outras palavras é um sistema de verdade para roteamento(não é limitado como os firmwares que fabricantes como tp-link e afins usam).

Com o Openwrt vc pode ter SQM(ou seja, independente do uso da sua rede os pacotes são priorizados corretamente e o ping não sobe para aplicações sensíveis como nos jogos), bloqueio de propagandas para rede toda(todos os dispositivos), criptografar o dns para que o seu ISP não saiba as URL dos sites que vc visita, instalar uma vpn diretamente no roteador e disponibilizar ela para seus dispositivos, vc também pode configurar um servidor de VPN no openwrt assim vc tem acesso a sua rede de casa e qualquer dispositivo de forma segura e remota(já que expor eles diretamente a internet é perigoso) e etc.

São milhares de pacotes diferentes, com funções e possibilidades diferentes:

DlVYMwf.png


Openwrt só é limitado pelo o que vc consegue fazer com ele e pelo hardware onde ele é instalado. Até docker ele tem, ou seja, aumenta mais ainda as possibilidades desse sistema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bloquear a ONT não é impossibilidade para se "revender" conexão, é apenas putaria da boi mesmo! Assim as Boi limita o uso de banda(trocentas regras QoS que a Boi configura nas ONT de todos os clientes), mantém acesso remoto a ONT e etc.
falar no openwrt, que interface é essa ae? to com o luci bootstrap antigo aqui ainda.
mesma cara des de 2017 se não me engano.
 
Openwrt é um sistema linux para aparelhos embarcados(roteadores, minipc e muitos outros tipos), ou seja, no caso de um roteador, é um firmware open source "modular"(trabalha com pacotes), em outras palavras é um sistema de verdade para roteamento(não é limitado como os firmwares que fabricantes como tp-link e afins usam).

Com o Openwrt vc pode ter SQM(ou seja, independente do uso da sua rede os pacotes são priorizados corretamente e o ping não sobe para aplicações sensíveis como nos jogos), bloqueio de propagandas para rede toda(todos os dispositivos), criptografar o dns para que o seu ISP não saiba as URL dos sites que vc visita, instalar uma vpn diretamente no roteador e disponibilizar ela para seus dispositivos, vc também pode configurar um servidor de VPN no openwrt assim vc tem acesso a sua rede de casa e qualquer dispositivo de forma segura e remota(já que expor eles diretamente a internet é perigoso) e etc.

São milhares de pacotes diferentes, com funções e possibilidades diferentes:

DlVYMwf.png


Openwrt só é limitado pelo o que vc consegue fazer com ele e pelo hardware onde ele é instalado. Até docker ele tem, ou seja, aumenta mais ainda as possibilidades desse sistema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bloquear a ONT não é impossibilidade para se "revender" conexão, é apenas putaria da boi mesmo! Assim as Boi limita o uso de banda(trocentas regras QoS que a Boi configura nas ONT de todos os clientes), mantém acesso remoto a ONT e etc.
Sei que aqui talvez não seja o melhor lugar pra falar sobre, mas aproveitando o gancho..
Qual seria o melhor roteador custo X benefício para uma conexão de 400mb usando esses recursos pra deixar a rede melhor? E para uma conexão de 1gb?

Pergunto pois acompanho esse tópico e eu achava "normal" quando estava baixando algo usando a velocidade toda e dar lag no jogo, e acompanhando aqui vi que não é "normal" isso e tem solução
 
Sei que aqui talvez não seja o melhor lugar pra falar sobre, mas aproveitando o gancho..
Qual seria o melhor roteador custo X benefício para uma conexão de 400mb usando esses recursos pra deixar a rede melhor? E para uma conexão de 1gb?

Pergunto pois acompanho esse tópico e eu achava "normal" quando estava baixando algo usando a velocidade toda e dar lag no jogo, e acompanhando aqui vi que não é "normal" isso e tem solução
Nanopi R4S:

hzvHLMS.png
 
Únicas soluções são mudar de operadora ou usar VPN, ou a boa vontade dos subumanos responsáveis pelo backbone da boi fazer algo.

Quando é provedor pequeno as vezes até tu consegue o contato de alguem da gerencia e essa pessoa da jeito(comigo foi assim em 3 pequenos que eu usei), agora em provedor grande e bagunçado e que está pouco se fudendo como a Boi? Nem ferrando.
Essa é a vantagem do PPP (Provedor de Pequeno Porte). Claro, existem uns que são lastimáveis, mas muitos prestam serviço decente e com suporte que entende a gente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Infelizmente, porém, quem cuida da rede da Boi não é profissional é amador! Se fosse só problema com rota de jogo que pouca gente joga como o rts que jogo até da para entender a falta de atenção para tal rota, agora trocentos CDN principais, rota para SP com ping 130 ms e os caralho, ai é puro amadorismo mesmo!
Isso é coisa regional. A Oi tem gente muito boa! Mas, obivamente não é de se generalizar. De nada adianta se em certos pontos a galera não é boa - o que acontece na sua região por exemplo. É que nem a minha experiência com net virtua em fortaleza. Foi um desastre total, a minha conexão caia ao fazer upload (meados de 2016~2017). O @Vanísio foi prova disso, era bizarro. Até que um belo dia a gestão mudou e o problema foi resolvido.

PS: No fim das contas era um problema no CMTS e só eu reclamava das quedas. A equipe nova fez uma manutenção no headend (aqui o datacenter deles é no mesmo predio do headend) e aí resolveram-se todos os problemas. Foi uma semana, todo dia sem internet durante a madrugada e resolveram. A outra equipe estava a 7 meses e não sabia nem por onde começar.
 
Última edição:
Pessoal estou pensando em fazer uma assinatura da Oi fibra pra testar, mas no site vi 200, 400 e 1Gb, e vi no tópico pessoas com plano de 500/250... como faço pra assinar 500 ou invés de 400? Não que 400 seja ruim, mas como estou com 600Mb da Claro, queria fazer um load balance legal aqui, mas teria que ser pelo menos 500Mb, estou "mal acostumado"... se alguém puder me falar o caminho das pedras pra pegar 500 ao invés de 400 eu agradeço.
 
Gente, alguém conseguiu a senha master do G-240W-C
No site https://ont-lab.tripleoxygen.net/ tem esse modelo disponível para gerar a senha, mas não consegui gerar, acho que preciso pagar.
Não precisa pagar, mas libera muito poucas vezes durante o dia. Acho que esse gerador gera pro público normal umas 3x só durante o dia, tem que ficar entrando o dia todo e dar sorte de já ter liberado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe se a fidelidade da Oi dá pra parcelar? Ou eles cobram numa lapada só?
 
Não precisa pagar, mas libera muito poucas vezes durante o dia. Acho que esse gerador gera pro público normal umas 3x só durante o dia, tem que ficar entrando o dia todo e dar sorte de já ter liberado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muitísimo obrigado pela informação!
Vou ficar tentando aqui então...

EDIT: A sorte não demorou haha
 
Última edição:
Eles chegaram:

"D-Link lança roteador com 1 porta de 10 Gigabit e outras 5 de 2.5 Gigabit" - https://adrenaline.com.br/noticias/...-porta-de-10-gigabit-e-outras-5-de-25-gigabit

Só vai adiantar se as operadoras atualizarem as portas delas para 2.5Gbs também.
Estava na hora mesmo, via roteadores de mais de 1,5mil reais com portas gigabit... era um absurdo... roteadores top com WiFi AX e tal.... esse momento é de transição igual foi o de fast ethernet pra gigabit... de uns 7 anos pra cá ou mais, TODAS as placas mãe tem rede gigabit, já as mais caras tem 2,5 como diferencial, isso de uns 3~4 anos pra cá... mas muito bom ver esse ponta-pé inicial da D-Link. Realmente como disseste, só falta as operadoras começarem a entregar aos clientes o equipamento de comodato com pelo menos 1 saída 2,5Gbps, senão ficamos igual um cão atrás do próprio rabo, ou uma Ferrari limitada a 30km/h.
 
Pessoal estou pensando em fazer uma assinatura da Oi fibra pra testar, mas no site vi 200, 400 e 1Gb, e vi no tópico pessoas com plano de 500/250... como faço pra assinar 500 ou invés de 400? Não que 400 seja ruim, mas como estou com 600Mb da Claro, queria fazer um load balance legal aqui, mas teria que ser pelo menos 500Mb, estou "mal acostumado"... se alguém puder me falar o caminho das pedras pra pegar 500 ao invés de 400 eu agradeço.
Vc precisa assinar primeiro 400 mega, depois de instalada, passa umas semanas e vc vai no computador e entra na minha oi, em ofertas, ai vai aparecer 500 mega, foi assim que eu fiz e deu certo cmg
 
A promoção de BF aqui é 400 por 99,90.
Eu havia assinado, mas por algum motivo do lado da Oi, não rolou a instalação...

Após isso, alguém do setor de qualidade me ligou e ofertou 500 por 99,90, aceitei. Teoricamente virão instalar amanhã...
Sigo receoso, meu provedor atual é extremamente decente (400Mbps por R$ 145,00), mas a economia é - de fato - um fator relevante.
 
@xShARkx Opa, tudo bem? Eu andei contratando a oi a um tempo atrás e cancelei pq o serviço tava um lixo dps das 18h, tava pensando se dava uma nova chance com essa promo da blackfriday, gostaria de saber como que tá a situação por ai visto que a gente tinha problemas parecidos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo