• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Troquei minha RX 580 pela 6700XT e coincidentemente os reprodutores de video, VLC, K-lite e do windows estão travando e pulando a imagem quando adianto o video. Se eu parar no meio e fechar, depois tenho voltar do começo pois é impossível assistir, só o áudio que vai certo.
Atualizei para o driver mais recente e também voltei pra um WHQL e não mudou nada.
Será que é algo com a placa mesmo?

Pode adicionar uns 35~40W no consumo da sua placa.
Aqui tem o video do red fox medindo o consumo na parede

Quando eu tinha a 6800 dava a mesma diferença na parede.


Peguei uma RX6700 Pulse na Kabum a vista, com cupom de aniversario que tinha aqui... no pior dos cenarios pra mineração em 22 eu vendo a minha RX5700 não-XT por 3k e deve ficar elas por elas

Um R7 2700 @4.0ghz com SMT desligado vai gargalar muito a 6700 em 1440p 60hz no ultra e raytracing nos jogos?


chegou a placa aqui. Baita performance, mas como eu só tenho monitor 1080p 75hz ela tá sobrando pra jogos... ponho 1800p no GTAV e mantem os 75hz sossegado com muita coisa no ultra, coisa que a 5700 não consegue. Com grama e efeitos no ultra ela peida lá pros 40FPS rs

/Agora com as 2 placas 5700+6700 minerando mede 296W na parede. A leitura da 6700Xt no hiveOS é 91W mas acho que bate uns 120/130w mesmo com undervolt. Vou tentar por outros valores pra ver se baixa o power limit real depois
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei uma 6700 xt recentemente, e fiz tanto undervolt nela que consegui abaixar em cerca de 50w o full load dela e faço mineiração de 48mhs a 69-70 watts, estou achando a placa incrível... Por falar nisso, não vi ninguém chegar a esses resultados, vou fazer um vídeo tutorial logo mais, mas foi tudo pelo more power tools. Undervolt é algo que vale demais a pena, chega a ser absurdo o quão longe da pra ir nas placas AMD, realmente muda elas de categoria.

deve pegar uns 100/110 na parede... se puder medir e reupar o video ia ajudar. Aqui aparece offline pra mim
 
Esperava mais problemas pra montar a 6700 ontem, mas foi de boas. 1 dedo de espaço entre elas. A 6700 é a da esquerda, não tem LED no logo "sapphire" como na 5700. Até me assustou na hora de ligar na 1a vez

Na hora de jogar vou tirar a 5700 e botar os 2 cabos na 6700 pra não ter sustos nos picos de energia

 
Não sei se ja postaram aqui, https://forums.guru3d.com/threads/d...21-12-1-whql-gcn-legacy-pack-released.436611/

Consegui ativar o SAM com minha RX580 + 10600kf usando esse modded driver, e funcionou , da uma diferença ~5% de performance no bench do AC valhalla aqui (jogo + fácil pra testar o SAM).

O comentário do user desse forum, kaneology , foi crucial pra opção do SAM aparecer dentro la do radeon settings, antes não aparecia nem com reza braba.

" With the newest driver Rebar / Sam is working on my Vega 56 /64Bios.
The trick is first uninstall ur driver with ddu or the amd tool, after that start the nimez driver and choose option "3" and install the PCI driver, when done close the setup and restart ur pc (till this point we only installed the pci driver nothing else). After the restart, install the driver/radeon software and select finally option "4" to enable Rebar/Sam.
All u now have to do is restart again and check if Rebar is enabled. And if everything worked, the option should be enabled inside your performance tab."

Galera aí que quiser tentar, tentem por conta e risco. Queria deixar meu relato aqui já que funcionou aqui :D.
 
Não sei se ja postaram aqui, https://forums.guru3d.com/threads/d...21-12-1-whql-gcn-legacy-pack-released.436611/

Consegui ativar o SAM com minha RX580 + 10600kf usando esse modded driver, e funcionou , da uma diferença ~5% de performance no bench do AC valhalla aqui (jogo + fácil pra testar o SAM).

O comentário do user desse forum, kaneology , foi crucial pra opção do SAM aparecer dentro la do radeon settings, antes não aparecia nem com reza braba.

" With the newest driver Rebar / Sam is working on my Vega 56 /64Bios.
The trick is first uninstall ur driver with ddu or the amd tool, after that start the nimez driver and choose option "3" and install the PCI driver, when done close the setup and restart ur pc (till this point we only installed the pci driver nothing else). After the restart, install the driver/radeon software and select finally option "4" to enable Rebar/Sam.
All u now have to do is restart again and check if Rebar is enabled. And if everything worked, the option should be enabled inside your performance tab."

Galera aí que quiser tentar, tentem por conta e risco. Queria deixar meu relato aqui já que funcionou aqui :D.

Aparentemente a AMD estava mentindo sobre isso, então o recurso além de ser compatível com a série RX 5000 também é compatível com a RX 580. E pensar que tem muita gente que diz que são Intel e Nvidia que possuem práticas de mercado questionáveis.:fanboys:
 
Não sei se ja postaram aqui, https://forums.guru3d.com/threads/d...21-12-1-whql-gcn-legacy-pack-released.436611/

Consegui ativar o SAM com minha RX580 + 10600kf usando esse modded driver, e funcionou , da uma diferença ~5% de performance no bench do AC valhalla aqui (jogo + fácil pra testar o SAM).

O comentário do user desse forum, kaneology , foi crucial pra opção do SAM aparecer dentro la do radeon settings, antes não aparecia nem com reza braba.

" With the newest driver Rebar / Sam is working on my Vega 56 /64Bios.
The trick is first uninstall ur driver with ddu or the amd tool, after that start the nimez driver and choose option "3" and install the PCI driver, when done close the setup and restart ur pc (till this point we only installed the pci driver nothing else). After the restart, install the driver/radeon software and select finally option "4" to enable Rebar/Sam.
All u now have to do is restart again and check if Rebar is enabled. And if everything worked, the option should be enabled inside your performance tab."

Galera aí que quiser tentar, tentem por conta e risco. Queria deixar meu relato aqui já que funcionou aqui :D.
Pensei em testar na minha RX550, mas muito trabalho só pra 5% de performance. Eu consegui 26% de aumento de performance só na base do over, sem alterar voltagem nem nada.

EDIT: testei e habilitei aqui. No The Long Dark, vi minha performance ser dropada praticamente pela metade! O sistema está com uns lags de vez em quando. Instalei a última versão do driver lá, do tópico.

Outra coisa é que o painel de controle da AMD parou de funcionar. Sério, esse driver modificado pra mim é uma bela bosta, isso sim.
 
Última edição:
Pensei em testar na minha RX550, mas muito trabalho só pra 5% de performance. Eu consegui 26% de aumento de performance só na base do over, sem alterar voltagem nem nada.

EDIT: testei e habilitei aqui. No The Long Dark, vi minha performance ser dropada praticamente pela metade! O sistema está com uns lags de vez em quando. Instalei a última versão do driver lá, do tópico.

Outra coisa é que o painel de controle da AMD parou de funcionar. Sério, esse driver modificado pra mim é uma bela bosta, isso sim.
Parece que é tentativa e erro, para algumas placas funciona e outras não. Em relação ao radeon settings não abrir , tem que baixar a versão correta lá no forum do Adrenalin UI , e colocar na pasta dependencies do nimez driver ( se fez isso e não funciona, aí já não sei).
 
Não sei se ja postaram aqui, https://forums.guru3d.com/threads/d...21-12-1-whql-gcn-legacy-pack-released.436611/

Consegui ativar o SAM com minha RX580 + 10600kf usando esse modded driver, e funcionou , da uma diferença ~5% de performance no bench do AC valhalla aqui (jogo + fácil pra testar o SAM).

O comentário do user desse forum, kaneology , foi crucial pra opção do SAM aparecer dentro la do radeon settings, antes não aparecia nem com reza braba.

" With the newest driver Rebar / Sam is working on my Vega 56 /64Bios.
The trick is first uninstall ur driver with ddu or the amd tool, after that start the nimez driver and choose option "3" and install the PCI driver, when done close the setup and restart ur pc (till this point we only installed the pci driver nothing else). After the restart, install the driver/radeon software and select finally option "4" to enable Rebar/Sam.
All u now have to do is restart again and check if Rebar is enabled. And if everything worked, the option should be enabled inside your performance tab."

Galera aí que quiser tentar, tentem por conta e risco. Queria deixar meu relato aqui já que funcionou aqui :D.

a AMD/Microsoft tentando matar as GPUs antigas e os modders mantendo o suporte só modificando chave de registro no instalador do driver hahaha. Se bobear rodam até no Win11

movimento classico que a creative fazia com as suas placas de som pq não tinha concorrencia e as placas onboard eram muito ruins/não existira DAC USB ainda e aparecia o daniel_k e outros modders pra meter driver custom no coo deles

Esse subforum "Radeon drivers" é muito bom pra quem tem Radeon, sempre tiro suco de pedra em dicas de performance por lá. A ultima foi da vram sem escalonar energia em VSR, ficava clock sempre no talo sem mexer no CRU e ao baixar um pouco a frequencia - 75>73hz p ex consertava
 
o monstro chegou!!!
Sapphire 6900 XTXH LC OEM

tive que tirar meu vertical GPU , pois ela recusou o extensor pci-e 3.0 ( e nem bootava o PC )




 
Fiz uns testes aqui, e aparentemente o SAM funciona melhor em cenário CPU bound, rodei o bench do HZD com tudo no ULTRA ( forçando a GPU), e deu uma diferença só de 2.7%, já com algumas configs no High/Med, deu uma diferença de 4% (rodei 2 runs em cada pra descartar ser margem de erro). Vou tentar testarno cyberpunk depois, só não lembro se ele tem algum benchmark embutido.

PS: Testes rodados no PC da assinatura.
não reparem na mesa suja, tenho q dar uma limpada nela rsrs.

*único problema que tive até agora usando o driver mod, é que o radeon settings fica crashando de tempos em tempos, porém isso já acontecia só de eu ativar o resizable bar na bios + usando o driver normal. Mexi no regedit e troquei o tdrdelay para 4, e aparentemente parou, só não sei se isso é prejudicial de alguma forma, parece que esse delay é o que o windows espera o driver responder, se não ele reseta o driver , o padrão é 2s.




EDIT: Fazendo aquele passo a passo descrito la no meu post de cima, consegui ativar o SAM também no driver normal também agora, (21.40.03.01) que é o que eu usava antes. vou descrever aqui.

1) baixar o nimez driver
2)desconectar a net (evitar o windows atualizar o driver automaticamente por precaução), e passar o DDU.
3)Abrir o nimez driver, ir na opção 3 e instalar o AMD PCI bus, depois Reiniciar o PC.
4) agora vem o pulo do gato, invés de instalar o driver MOD, instalar o driver normal ( no meu caso instalei o 21.40.03.01 que era o main driver aqui antes), talvez funcione em outros.
5) terminando de instalar o driver, abrir o nimez novamente ir na opção 4, e depois ir na opção 12 (Enable/disable rebar), coloca em enable, depois reinicia o PC.
6) se deu certo, o SAM vai aparecer ativado no radeon settings.

Vou testar aqui se no driver normal, realmente da diferença ou a opção só aparece e não faz nada. se não surtir efeito eu volto aqui e aviso.

resposta: No driver NORMAL 21.40.03.01, com o SAM on ou off ( a opção aparece no radeon settings) , não deu diferença, porém com o driver 21.12.1 (versão NORMAL, sem ser a do mod) funcionou o SAM e deu diferença. e mexendo no registro pra ver o que o MOD mudava eu achei isso aqui:

Parece que esse KMD_RebarControlMode e KMD_EnableReBarForLegacyASIC, são os caras que ativam o rebar para as placas antigas. E como na versão normal do 21.40.03.01 não teve aumento de performance mesmo a opção do SAM aparecendo e na versão normal 21.12.1 (já que é o driver mais recente) teve aumento, das duas uma, ou a AMD ta trabalhando para ativar nas placas antigas, ou o SAM funcionar vai variar de driver para driver, tem que ir testando...

para quem estiver curioso o caminho dessas chaves do regedit é esse aqui

Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0000
 
Última edição:
o monstro chegou!!!
Sapphire 6900 XTXH LC OEM

tive que tirar meu vertical GPU , pois ela recusou o extensor pci-e 3.0 ( e nem bootava o PC )





Bem bruta mesmo, semana passada vi 6900 mais em conta que a 6800xt (se não me falhe a memória acho que eram o modelo Red Devil)...estou com tanta dúvida entre ir numa 6800 xt ou numa 3080...tive uma 5700xt Red Devil por 1 ano e a experiência foi sensacional.....
 
Bem bruta mesmo, semana passada vi 6900 mais em conta que a 6800xt (se não me falhe a memória acho que eram o modelo Red Devil)...estou com tanta dúvida entre ir numa 6800 xt ou numa 3080...tive uma 5700xt Red Devil por 1 ano e a experiência foi sensacional.....
Eu peguei uma 6900 red devil tem uns 2 meses (sem ser a ultimate) e cara, eu tô achando a placa fantástica.

A única preocupação é a garantia de 1 ano
 
Eu peguei uma 6900 red devil tem uns 2 meses (sem ser a ultimate) e cara, eu tô achando a placa fantástica.

A única preocupação é a garantia de 1 ano

Pois é, mesmo com os modelos Red Devil sendo do alto escalão no que tange qualidade de construção, esses preços exorbitantes exigem uma garantia a mais. Eu estou de olho nos modelos da ASUS ROG com a carcaça de alumínio, gostei do que vi.
 
Se fosse pelo menos 2 anos, ficava tranquilo.
 
A 6800 XT de jeito nenhum, mas as vezes me bate uma ponta de arrependimento por não ter pego a 6700 XT. Ainda tá em tempo, mas a preguiça de tentar vender a 6600 XT pra ficar garimpando 6700 XT tá grande. Minha paciência se esgotou pra fazer isso. Já foi um parto essa transição da 1660 Super para a 6600 XT.
peguei por 5.5k na kabunda (6700 pulse) faz 2 semanas, pq o mais baixo que vi recente foi anuncio de agosto por 5k de loja obscura de marketplace no pelando. Agora tá no minimo 6600,00 outros modelos pq a Pulse já esgotou

dolar não baixa de jeito nenhum, acho que esses preços de RX6600 na black friday vão deixar saudade mesmo sendo ruins
 
peguei por 5.5k na kabunda (6700 pulse) faz 2 semanas, pq o mais baixo que vi recente foi anuncio de agosto por 5k de loja obscura de marketplace no pelando. Agora tá no minimo 6600,00 outros modelos pq a Pulse já esgotou

dolar não baixa de jeito nenhum, acho que esses preços de RX6600 na black friday vão deixar saudade mesmo sendo ruins
Dei a sorte de ficar de butuca na BF vendo a 6600 XT e peguei das poucas unidades da 6700 XT Pulse na Pichau por 4,9K, passou do orçamento programado, mas nesse caso uma diferença válida. Possivelmente 5,5K deixaria passar. Agora placa pra mais de 3 anos/PC +3 anos também. Bora ficar desatualizado em hardware que a build ta pronta rsrsrs...
 
Realmente, basta alterar essas chaves KMD_RebarControlMode e KMD_EnableReBarForLegacyASIC que o SAM aparece nas GPUs antigas, consegui ativar ele no 21.Q4 também , apenas alterando/criando essas 2 chaves do registro.
 
to com as 2 placas Pulse no gabinete ainda, 5700 não-xt perto da CPU e a 6700 embaixo, e uma besteirinha dessas diminuiu 6 graus na junção da memoria minerando



Fica apertado pra entrar, mas a ventoinha da akasa entra certinho no buraco da backplate da 5700


Pra quem não tem ar condicionado no ambiente em que joga/minera eu recomendo demais esse cooler da akasa. Paguei 20 reais rs
 
Bem bruta mesmo, semana passada vi 6900 mais em conta que a 6800xt (se não me falhe a memória acho que eram o modelo Red Devil)...estou com tanta dúvida entre ir numa 6800 xt ou numa 3080...tive uma 5700xt Red Devil por 1 ano e a experiência foi sensacional.....

Se gostou da 5700, vc vai amar as 6xxx, maioria só teve problemas com as RX 5000 kkkk.
 
to com as 2 placas Pulse no gabinete ainda, 5700 não-xt perto da CPU e a 6700 embaixo, e uma besteirinha dessas diminuiu 6 graus na junção da memoria minerando



Fica apertado pra entrar, mas a ventoinha da akasa entra certinho no buraco da backplate da 5700


Pra quem não tem ar condicionado no ambiente em que joga/minera eu recomendo demais esse cooler da akasa. Paguei 20 reais rs
Tem link do cooler? Aqui a temp da VGA fica bem de boa, mas não tenho AC e a temp ambiente aqui é sempre 30ºC +.
 
peguei por 5.5k na kabunda (6700 pulse) faz 2 semanas, pq o mais baixo que vi recente foi anuncio de agosto por 5k de loja obscura de marketplace no pelando. Agora tá no minimo 6600,00 outros modelos pq a Pulse já esgotou

dolar não baixa de jeito nenhum, acho que esses preços de RX6600 na black friday vão deixar saudade mesmo sendo ruins

Cara, eu me arrependo hoje de não ter pego, mas eu juro que vi (ou vai ver sonhei com isso :haha: ) 6700 XT por R$ 4800 antes de comprar minha 6600 XT. Dei mole porque a 6700 XT valorizou mais que a 6600 XT (essa continua aparecendo por R$ 4000 em promoções).
Mas enfim, já era e não adianta chorar. Apesar dos pesares, estou satisfeito com a compra.
 
eu peguei no mercado livre desse anuncio por 20,00 porque era aqui de SP com frete mais barato. Chegou certinho, arrisquei com vendedor de poucas vendas por ser valor baixo


---
esse de 30 reais é de SP tb com frete mais barato pra outros estados, provavelm


> https://informatica.mercadolivre.com.br/componentes-pc-coolers/akasa/

Tem link do cooler? Aqui a temp da VGA fica bem de boa, mas não tenho AC e a temp ambiente aqui é sempre 30ºC +.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei a sorte de ficar de butuca na BF vendo a 6600 XT e peguei das poucas unidades da 6700 XT Pulse na Pichau por 4,9K, passou do orçamento programado, mas nesse caso uma diferença válida. Possivelmente 5,5K deixaria passar. Agora placa pra mais de 3 anos/PC +3 anos também. Bora ficar desatualizado em hardware que a build ta pronta rsrsrs...

Cara, eu me arrependo hoje de não ter pego, mas eu juro que vi (ou vai ver sonhei com isso :haha: ) 6700 XT por R$ 4800 antes de comprar minha 6600 XT. Dei mole porque a 6700 XT valorizou mais que a 6600 XT (essa continua aparecendo por R$ 4000 em promoções).
Mas enfim, já era e não adianta chorar. Apesar dos pesares, estou satisfeito com a compra.
perdi essa então... mas na black friday são tão ligeiras as ofertas rs. Ainda mais na pichau que eu evito por causa de instabilidade de varios anos - não sei como foi esse ultimo bf

e na black friday ainda não tava decidido a pegar outra GPU, muito na duvida da fonte evga ainda que eu não tava confiando pra ficar 24h por dia ligada nem com 1 placa... Peguei a super flower 650w gold modular por 450,00 e segurei a onda um pouco no resto de hardware
 
Última edição:
Tem link do cooler? Aqui a temp da VGA fica bem de boa, mas não tenho AC e a temp ambiente aqui é sempre 30ºC +.

hoje tirei as placas pra limpar e vi que a parte exposta da backplate ("X") da 6700XT é mais alta do que a da 5700 não-xt medindo a partir do parafuso do slot PCI... se for comprar pra essa 6800 sua talvez não bata certo a ventoinha da akasa como bate na minha 5700
 
hoje tirei as placas pra limpar e vi que a parte exposta da backplate ("X") da 6700XT é mais alta do que a da 5700 não-xt medindo a partir do parafuso do slot PCI... se for comprar pra essa 6800 sua talvez não bata certo a ventoinha da akasa como bate na minha 5700
É, aqui não vai rolar, vai ficar bem apertado no backplate. Era mais pra curiosidade mesmo, pq as temps estão boas.
 
É, aqui não vai rolar, vai ficar bem apertado no backplate. Era mais pra curiosidade mesmo, pq as temps estão boas.

Mas o problema de ficar apertado é qual? Chega a pressionar a placa?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo