Eu devo ter umas 12~15h de jogo e estou sentindo falta de encontrar um arco forte para comprar, sinto que está demorando bem mais no que no primeiro jogo.
Você é novato em consoles?
Porque eu entendo 60fps ser melhor, agora falar que não consegue se acostumar em 30fps?
Só se você joga há anos no pc, porque eu jogo no pc vários jogos na base de até 100fps,
e quando vou jogar no console um jogo em 30fps é questão de 1h pra ficar adaptado..
Você é novato em consoles?
Porque eu entendo 60fps ser melhor, agora falar que não consegue se acostumar em 30fps?
Só se você joga há anos no pc, porque eu jogo no pc vários jogos na base de até 100fps,
e quando vou jogar no console um jogo em 30fps é questão de 1h pra ficar adaptado..
Você é novato em consoles?
Porque eu entendo 60fps ser melhor, agora falar que não consegue se acostumar em 30fps?
Só se você joga há anos no pc, porque eu jogo no pc vários jogos na base de até 100fps,
e quando vou jogar no console um jogo em 30fps é questão de 1h pra ficar adaptado..
Sim, sou novato em consoles ... Só estou nessa desde 1988.
Na verdade cada tem um nível de percepção/tolerância. Simples assim.
No meu caso a imagem trêmula dos 30 fps atrapalha a concentração no game. E não é necessário vir do PC para acontecer isso. Eu já jogava com o interpolador da tv ligado desde a época do PS3, quando as tvs de LCD/LED se popularizaram e escancararam esse problema. Por conta disso jogava com um input lag desagradável, mas achava mais fácil me adaptar a isso do que à imagem trêmula dos 30 fps via Modo Jogo.
Na LED também acho muito ruim, mas pelo visto na OLED é pior mesmo. Efeitos colaterais da tecnologia. Fazer o quê?
Mas eu acho que uma boa parte das pessoas que não notam problema algum na imagem ao jogar com os 30 fps é pq na verdade está com o interpolador da TV ligado (ou seja, Modo Jogo desligado) e nem sabe. Tem isso também... O input lag algumas pessoas também não percebem, ainda mais quando o jogo não é competitivo/online.
Cara, até poderia tentar, embora ache difícil me adaptar. Até pq uma coisa é se adaptar ao problema, se acostumar com ele, e outra bem diferente é deixar de perceber o problema. Essa última possibilidade não rola, ao menos pra mim.
E convenhamos... Ter console e tv modernos pra ficar tendo que jogar somente a 30 fps por causa de um jogo ou outro mal otimizado não acho muito vantajoso.
Tenho uma OLED e joguei em 60 e em 30. No final acabei indo por 30 fps mesmo. Realmente o jogo fica mais fluído em 60 mas em 30 a qualidade gráfica é bem melhor. É notável a diferença de resolução. Em outros jogos, por exemplo, spider man, eu joguei em 60 e não notei muita diferença de resolução mas em HFW é muito notável. Não achei que fica ruim jogar na OLED em 30.
Cara, até poderia tentar, embora ache difícil me adaptar. Até pq uma coisa é se adaptar ao problema, se acostumar com ele, e outra bem diferente é deixar de perceber o problema. Essa última possibilidade não rola, ao menos pra mim.
E convenhamos... Ter console e tv modernos pra ficar tendo que jogar somente a 30 fps por causa de um jogo ou outro mal otimizado não acho muito vantajoso.
Bem, fique à vontade. Caso deseje, encorajo a fazer um teste.
Joguei HFW por 110 horas em 30fps. As primeiras 4 horas foram bem sofridas, depois me acostumei tanto que tinha horas que eu até duvidava que estava em 30fps e ia até o menu olhar.
Eu e vários colegas já fizemos o teste, e todo mundo depois de algumas horas de adaptação (e sofrimento ) acaba se acostumando, ao ponto de achar o jogo até fluido depois da fase de adaptação.
Com relação à diferença dos modos, nem acho que seja problema de otimização. Simplesmente 60fps exige o dobro do poder computacional de 30fps. Ou seja, 60fps é 100% mais pesado do que 30fps.
Quando você joga em 30fps, metade do poder computacional da GPU fica a disposição para investir em maiores resoluções e melhores filtros e efeitos, deixando o gráfico mais bonito.
Para mim, problema de otimização é quando o modo de 30fps fica praticamente idêntico ao modo de 60fps, pois isso não faz nenhum sentido.
Mas é assim mesmo, o negócio é não ficar trocando de 30 pra 60fps. Hoje prefiro obviamente e sei o quanto é melhor a fluidez. Mas quando paro pra pensar que joguei por anos no PS3 e PS4 e basicamente era 99% em 30fps e me divertia horrores.
Obras como Sekiro que preferi jogar no PS4, platinei em 30 fps e nem foi tão ruim assim, uma hora acostuma mesmo. Bloodborne é mesma coisa.
Vou recomeçar HFW, parei com 30 horas antes do ER, e vou de 30 fps mesmo. Aqueles serrilhados do modo desempenho é uma decepção.
Com relação à diferença dos modos, nem acho que seja problema de otimização. Simplesmente 60fps exige o dobro do poder computacional de 30fps. Ou seja, 60fps é 100% mais pesado do que 30fps.
Quando você joga em 30fps, metade do poder computacional da GPU fica a disposição para investir em maiores resoluções e melhores filtros e efeitos, deixando o gráfico mais bonito.
Para mim, problema de otimização é quando o modo de 30fps fica praticamente idêntico ao modo de 60fps, pois isso não faz nenhum sentido.
Quando eu falei mal otimizado eu me referia ao modo 60 fps mesmo. Não tenho nenhuma crítica quanto ao modo de resolução. Acho que ele entrega o que deveria entregar, apenas eu que não gosto de jogar este tipo de jogo com esse framerate. Porém, o mesmo não acontece no modo desempenho, pois ele passa de todo e qualquer limite aceitável: você literalmente muda de um jogo lindo no modo resolução pra um jogo feio. Dá a impressão que eu voltei pro começo da geração PS4. E veja bem: eu não faço questão se tiver que perder algo na parte gráfica (tipo resolução, ray tracing e etc) por causa disso, é normal aceitar perdas deste tipo para obter mais desempenho em fps, mas o resultado encontrado em HFW pra mim é inaceitável.
Partindo daí, parece um tanto evidente que eles focaram no modo resolução quando desenvolveram o game, e acabaram sem tempo para encontrar saídas para um resultado melhor no modo desempenho. Não sou desenvolvedor e nem sei detalhes sobre o desenvolvimento deste título específico, mas é muito estranho o jogo ter resolução dinâmica de 1800p e ainda assim apresentar aquelas falhas na vegetação e etc (que depois foram pioradas via atualizações, quando adotaram um borrão generalizado pra tentar reduzir o incômodo pela resolução baixa desses elementos). Talvez pudessem ter conseguido um resultado melhor reduzindo a resolução para 1440p ou mesmo 1080p, aplicando algum filtro que deixasse a imagem mais uniforme em todos os elementos gráficos presentes na tela, pois não adianta a personagem e os elementos próximos a ela estarem em alta definição e o resto estar totalmente serrilhado. Digo isso pq a essa altura já aprendemos bem que resolução não é tudo. Não é uma ciência exata como você sugeriu (mais poder livre = mais beleza). São escolhas. Depende de como esse poder livre é aplicado. Quando o jogo é bem otimizado pode até ficar mais bonito mesmo não rodando em 4K, por exemplo. Claro, não sei nem se no caso deste game essas mudanças pro modo 60fps poderiam ser implementadas durante o desenvolvimento, mas é um chute razoável baseado no que a gente vê em outros títulos. Mas agora, depois de lançado, provavelmente não faz mais sentido, inclusive financeiramente. Também gostaria de poder testar a versão de PS4 pra verificar quais mudanças eles fizeram para garantir um bom desempenho, mas infelizmente só tenho a versão física de PS5. Vou ter que apelar pro Digital Foundry e aqueles vídeos fazendo essas comparações.
Mas é assim mesmo, o negócio é não ficar trocando de 30 pra 60fps. Hoje prefiro obviamente e sei o quanto é melhor a fluidez. Mas quando paro pra pensar que joguei por anos no PS3 e PS4 e basicamente era 99% em 30fps e me divertia horrores.
Obras como Sekiro que preferi jogar no PS4, platinei em 30 fps e nem foi tão ruim assim, uma hora acostuma mesmo. Bloodborne é mesma coisa.
Vou recomeçar HFW, parei com 30 horas antes do ER, e vou de 30 fps mesmo. Aqueles serrilhados do modo desempenho é uma decepção.
Qualquer coisa tenta o modo de 30 fps com o interpolador da tv ligado (ou o modo de suavização de imagens). Nas tvs LG a primeira função é chamada de BFI (mas escurece a imagem) e a segunda função é chamada de TruMotion. Eu prefiro a última, só que infelizmente introduz input lag, pois só pode usar com o Modo Jogo desativado. Testei ontem e ficou satisfatório pra mim, só preciso ver como fica agora com essa atualização do VRR, mas acho que nesse caso não muda nada pq essa função provavelmente só rola com o Modo Jogo ativado e é algo que não vai influenciar em jogos que usam 30 fps.
O que acaba distoando muito a qualidade é aquela planta vermelha, quando o jogo está no modo de 60fps a imagem dessa planta em específica fica muito ruim.
A Guerrilla poderia se esforçar pra lançar um modo de 40fps, tal como a Insomniac fez com R&C e Spider-Man.
Sim, se eu apertar/pressionar centralizado, funciona normal. Mas se apertar mais pra os cantos isso acontece. Quando estou em uma luta, nem sempre aperto centralizado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Agora confirmei que acontece em outros jogos mas com menos frequência. No Gta v ao usar o celular isso também ocorre.
Vou ligar na Sony pra ver o que me dizem.
O que acaba distoando muito a qualidade é aquela planta vermelha, quando o jogo está no modo de 60fps a imagem dessa planta em específica fica muito ruim.
A Guerrilla poderia se esforçar pra lançar um modo de 40fps, tal como a Insomniac fez com R&C e Spider-Man.
Para quem zerou, após zerar você volta para antes da última missão como HZD ou a Quest final fica realmente completa e você da continuidade na exploração?
Se puder responder, sem spoiler, apenas bem direto.
Até.