[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Porto Alegre, região sul.
aqui em Londrina, Ribeirao do pinhal, Andira, Wencelau bras, e agora cornelio procopio- tudo parana, por enquanto tudo ok, unica b.o. da oi e as vezes, mas isso pode acontecer com qualquer uma, romper fibra, regiao aqui tem muita cana-de-acucar, e direto rompe de uma ou outra.
 
Boa tarde, o cara veio instalar a Fibra da Oi aqui, veio com modem da Huawei só que não consigo alterar o DNS no Modem, fica cinza, sem condição de trocar, alguém sabe como habilita isso? Grato.

EDIT: O modelo é o HG8145V5.
 
O negócio não ta bom pra BOI aqui no meu bairro, até usuarios "menos exigentes" estão cancelando seus planos, segundo relatos. Reclamações de internet lenta (para navegar em facebook, youtube, zap), telefone mudo entre outros.

Primeiro vi esses relatos em grupos do facebook, depois vi geral reclamando até quando fui na padaria. Complicado.
É só a boi voltando as raízes do Velox, foi igualzinho! Ou seja, bastou entupir de usuário que a rede deles arregou na época o que gerou aquela debandada de clientes e agora vai começar a acontecer a mesma coisa rsrs.

Consegue sim, mas não conseguirá colocar o "modem" da Oi em modo bridge. Para mitigar, ele permite com facilidade você desligar as redes sem fio. Aqui em casa, por exemplo, eu uso uma solução de rede mesh da Linksys atrás do modem da Oi sem problemas.
É possível colocar em bridge sim, se for huawei é simples! Se for nokia é mais complicado e pode exigir até um gasto financeiro isso claro se a pessoa realmente quiser o bridge.

Boa tarde, o cara veio instalar a Fibra da Oi aqui, veio com modem da Huawei só que não consigo alterar o DNS no Modem, fica cinza, sem condição de trocar, alguém sabe como habilita isso? Grato.

EDIT: O modelo é o HG8145V5.
 
Considerando a grande utilização do NOKIA G-240W-C pela Oi Fibra, irei lançar minha dúvida nesse tópico. Peço desculpas caso seja o local incorreto.

O provedor de fibra no meu bairro instalou exatamente esse modelo de Modem/Roteador por aqui. Ocorre que estou achando o desempenho do Wi-fi deste aparelho bastante sofrível quanto ao alcance do sinal em minha residência, ele consegue perder para o Technicolor TD5336 que eu usava no VDSL da OI.

O novo aparelho parece mais robusto que o anterior, o que me faz acreditar que deveria - pelo menos em tese - ser melhor que o Technicolor. Ambos estão instalados no mesmo lugar. A minha dúvida é a seguinte: há algo que eu possa fazer para melhorar o alcance do sinal desse NOKIA G-240W-C?
 
Considerando a grande utilização do NOKIA G-240W-C pela Oi Fibra, irei lançar minha dúvida nesse tópico. Peço desculpas caso seja o local incorreto.

O provedor de fibra no meu bairro instalou exatamente esse modelo de Modem/Roteador por aqui. Ocorre que estou achando o desempenho do Wi-fi deste aparelho bastante sofrível quanto ao alcance do sinal em minha residência, ele consegue perder para o Technicolor TD5336 que eu usava no VDSL da OI.

O novo aparelho parece mais robusto que o anterior, o que me faz acreditar que deveria - pelo menos em tese - ser melhor que o Technicolor. Ambos estão instalados no mesmo lugar. A minha dúvida é a seguinte: há algo que eu possa fazer para melhorar o alcance do sinal desse NOKIA G-240W-C?
O nokia G-240W-C não é um aparelho novo, na realidade é bem antigo! Tem pelo menos uns 4 a 5 anos ou + de vida já... E por experiencia própria com esse aparelho durante um ano, é de longe a pior ONT usada pela boi fibra, inclusive a parte mais sofrível é o wifi realmente!

Unica coisa que da para ajustar é canal, largura de banda e potencia! Se nada resolver ai só comprando um AP descente para fornecer o wifi.

Wifi bom = AP descente.
 
Alguém sabe se eu resetar o OnT para os padrões de fábrica volta as configurações de quando o técnico instalou ou fica sem configuração nenhuma?
 
Alguém sabe se eu resetar o OnT para os padrões de fábrica volta as configurações de quando o técnico instalou ou fica sem configuração nenhuma?
Volta as configurações pois a ONT busca as configs automaticamente com a OLT e através do TR-069 também.
 
Pessoal!

Comprei uma ONT Nokia G-2425G-A no MercadoLivre para substituir a G-1425G-A que a Oi me forneceu.

A ideia era colocar o firmware 3FE49025JJII03-AAA do ONT Lab na G-2425G-A, clonar os dados da G-1425G-A e então usar em modo bridge.

Fiz alguma ********** e não consigo mais acessar a G-2425G-A de jeito nenhum. Reset simples pelo botão físico não usa o firmware de standby/recuperação.

Existe alguma maneira de recuperar esta ONT? Enviar o firmware para ela via TFTP?

Os últimos comandos que executei nela foram:

Código:
ritool set OperatorID 0000
ritool set G984Serial fafc4d23
ritool set YPSerialNum fafc4d23
ritool set MACAddress 38:47:10:40:32:20
ritool set HardwareVersion 3FE77771ADAA
ritool set PartNumber 3FE77771ADAA
ritool set Mnemonic G-1425G-A
ritool set OperatorID ALCL

Pensei que após estes comandos, conectando a fibra na G-2425G-A, ela ia ficar funcionando roteada como a G-1425G-A está. Depois, iria mudar para modo bridge.

Mas deu ruim... 😕

Uma vez detonei um roteador mas achei no Google uma combinação de botões/reset que fazia ele entrar em modo TFTP. Então pude restaurar o firmware original. Mas sobre esta ONT Nokia G-2425G-A não encontrei nada.

Alguém sabe se tem alguma maneira de recuperar esta G-2425G-A?

Ela parece não estar com o endereço IP padrão 192.168.1.254...

Não responde ping nem abre a página web. Tentei achar qualquer IP na faixa 192.168.0.0/16 usando nmap no Linux e nada!

@Zapahacks você poderia me dizer como e quais dados da G-1425G-A da Oi você clonou para a sua G-2425G-A? Que comandos usou?

Parece que a "última chance" de tentar restaurar o firmware da G-2425G-A é conectando nela via serial (já que parece que TCP/IP foi pro saco). Alguém já fez isso e poderia dar as dicas?
 
A oi me ofereceu 200 Megas por R$79,90 ou 400 Megas por R$99,00. Uso Sumicity, para jogos é melhor pelas suas rotas e ping mais baixo. Vale a pena ficar com as duas? Obs:A Sumicity tem ipv4 público por ter cgnat
 
Pessoal!

Comprei uma ONT Nokia G-2425G-A no MercadoLivre para substituir a G-1425G-A que a Oi me forneceu.

A ideia era colocar o firmware 3FE49025JJII03-AAA do ONT Lab na G-2425G-A, clonar os dados da G-1425G-A e então usar em modo bridge.

Fiz alguma ********** e não consigo mais acessar a G-2425G-A de jeito nenhum. Reset simples pelo botão físico não usa o firmware de standby/recuperação.

Existe alguma maneira de recuperar esta ONT? Enviar o firmware para ela via TFTP?

Os últimos comandos que executei nela foram:

Código:
ritool set OperatorID 0000
ritool set G984Serial fafc4d23
ritool set YPSerialNum fafc4d23
ritool set MACAddress 38:47:10:40:32:20
ritool set HardwareVersion 3FE77771ADAA
ritool set PartNumber 3FE77771ADAA
ritool set Mnemonic G-1425G-A
ritool set OperatorID ALCL

Pensei que após estes comandos, conectando a fibra na G-2425G-A, ela ia ficar funcionando roteada como a G-1425G-A está. Depois, iria mudar para modo bridge.

Mas deu ruim... 😕

Uma vez detonei um roteador mas achei no Google uma combinação de botões/reset que fazia ele entrar em modo TFTP. Então pude restaurar o firmware original. Mas sobre esta ONT Nokia G-2425G-A não encontrei nada.

Alguém sabe se tem alguma maneira de recuperar esta G-2425G-A?

Ela parece não estar com o endereço IP padrão 192.168.1.254...

Não responde ping nem abre a página web. Tentei achar qualquer IP na faixa 192.168.0.0/16 usando nmap no Linux e nada!

@Zapahacks você poderia me dizer como e quais dados da G-1425G-A da Oi você clonou para a sua G-2425G-A? Que comandos usou?

Parece que a "última chance" de tentar restaurar o firmware da G-2425G-A é conectando nela via serial (já que parece que TCP/IP foi pro saco). Alguém já fez isso e poderia dar as dicas?
Acho que você ter alterado a versão do G-2425G-A para G-1425G-A fez brickar ele, pra recuperar agora é só tendo já um backup da Nand e gravar usando um RT809h.
 
Acho que você ter alterado a versão do G-2425G-A para G-1425G-A fez brickar ele, pra recuperar agora é só tendo já um backup da Nand e gravar usando um RT809h.
Meu roteador, eu acho, tá com algum problema que a conexão cai e ele capa @90Mb pra Down e 90Mb pra Up.
 
Meu roteador, eu acho, tá com algum problema que a conexão cai e ele capa @90Mb pra Down e 90Mb pra Up.
Já verificou se o problema não é o cabo? Olha no adaptador de rede no Windows e veja se está em 1GB ou 100MB.
ANG1Zyd.png
 
Pessoal!

Comprei uma ONT Nokia G-2425G-A no MercadoLivre para substituir a G-1425G-A que a Oi me forneceu.

A ideia era colocar o firmware 3FE49025JJII03-AAA do ONT Lab na G-2425G-A, clonar os dados da G-1425G-A e então usar em modo bridge.

Fiz alguma ********** e não consigo mais acessar a G-2425G-A de jeito nenhum. Reset simples pelo botão físico não usa o firmware de standby/recuperação.

Existe alguma maneira de recuperar esta ONT? Enviar o firmware para ela via TFTP?

Os últimos comandos que executei nela foram:

Código:
ritool set OperatorID 0000
ritool set G984Serial fafc4d23
ritool set YPSerialNum fafc4d23
ritool set MACAddress 38:47:10:40:32:20
ritool set HardwareVersion 3FE77771ADAA
ritool set PartNumber 3FE77771ADAA
ritool set Mnemonic G-1425G-A
ritool set OperatorID ALCL

Pensei que após estes comandos, conectando a fibra na G-2425G-A, ela ia ficar funcionando roteada como a G-1425G-A está. Depois, iria mudar para modo bridge.

Mas deu ruim... 😕

Uma vez detonei um roteador mas achei no Google uma combinação de botões/reset que fazia ele entrar em modo TFTP. Então pude restaurar o firmware original. Mas sobre esta ONT Nokia G-2425G-A não encontrei nada.

Alguém sabe se tem alguma maneira de recuperar esta G-2425G-A?

Ela parece não estar com o endereço IP padrão 192.168.1.254...

Não responde ping nem abre a página web. Tentei achar qualquer IP na faixa 192.168.0.0/16 usando nmap no Linux e nada!

@Zapahacks você poderia me dizer como e quais dados da G-1425G-A da Oi você clonou para a sua G-2425G-A? Que comandos usou?

Parece que a "última chance" de tentar restaurar o firmware da G-2425G-A é conectando nela via serial (já que parece que TCP/IP foi pro saco). Alguém já fez isso e poderia dar as dicas?
Tu saiu dando esses comandos cegamente? Tu sabe o que eles fazem pelo menos? De onde tu tirou eles?
 
Já verificou se o problema não é o cabo? Olha no adaptador de rede no Windows e veja se está em 1GB ou 100MB.
ANG1Zyd.png
Tá sim 1GB:

Captura-de-tela-2022-08-30-143826.png


Já ocorreu uma vez de ficar 100MB, mas reinstalei o driver da Placa de Rede e normalizou.

Eu tô começando a achar que pode ser o cabo mesmo, mas o engraçado é que quando cai a internet e reconecta, fica capada a velocidade a 90Mb tanto pra Down quanto no Up.
 
Fala pessoal
Aqui em Sao Paulo um novo provedor de internet esta rodando em cima da rede de fibra da Oi. Queria saber se alguem de SP ou de outro canto esta utilizando os servicos da Obvious Fibra (https://www.obvious.com.br/) ja que os precos deles estao bem mais baratos que os da Oi.
 
Tá sim 1GB:

Captura-de-tela-2022-08-30-143826.png


Já ocorreu uma vez de ficar 100MB, mas reinstalei o driver da Placa de Rede e normalizou.

Eu tô começando a achar que pode ser o cabo mesmo, mas o engraçado é que quando cai a internet e reconecta, fica capada a velocidade a 90Mb tanto pra Down quanto no Up.
isso e cabo
 
Pessoal!

Comprei uma ONT Nokia G-2425G-A no MercadoLivre para substituir a G-1425G-A que a Oi me forneceu.

A ideia era colocar o firmware 3FE49025JJII03-AAA do ONT Lab na G-2425G-A, clonar os dados da G-1425G-A e então usar em modo bridge.

Fiz alguma ********** e não consigo mais acessar a G-2425G-A de jeito nenhum. Reset simples pelo botão físico não usa o firmware de standby/recuperação.

Existe alguma maneira de recuperar esta ONT? Enviar o firmware para ela via TFTP?

Os últimos comandos que executei nela foram:

Código:
ritool set OperatorID 0000
ritool set G984Serial fafc4d23
ritool set YPSerialNum fafc4d23
ritool set MACAddress 38:47:10:40:32:20
ritool set HardwareVersion 3FE77771ADAA
ritool set PartNumber 3FE77771ADAA
ritool set Mnemonic G-1425G-A
ritool set OperatorID ALCL

Pensei que após estes comandos, conectando a fibra na G-2425G-A, ela ia ficar funcionando roteada como a G-1425G-A está. Depois, iria mudar para modo bridge.

Mas deu ruim... 😕

Uma vez detonei um roteador mas achei no Google uma combinação de botões/reset que fazia ele entrar em modo TFTP. Então pude restaurar o firmware original. Mas sobre esta ONT Nokia G-2425G-A não encontrei nada.

Alguém sabe se tem alguma maneira de recuperar esta G-2425G-A?

Ela parece não estar com o endereço IP padrão 192.168.1.254...

Não responde ping nem abre a página web. Tentei achar qualquer IP na faixa 192.168.0.0/16 usando nmap no Linux e nada!

@Zapahacks você poderia me dizer como e quais dados da G-1425G-A da Oi você clonou para a sua G-2425G-A? Que comandos usou?

Parece que a "última chance" de tentar restaurar o firmware da G-2425G-A é conectando nela via serial (já que parece que TCP/IP foi pro saco). Alguém já fez isso e poderia dar as dicas?
Infelizmente, já era. Foi o que eu fiz com meu primeiro roteador quando comecei fazer as provas. Só o tripleoxygen conseguiu resgatar ele, mais para fins didáticos e de aprendizado, porque mesmo restaurando não consigo acceso como admin, mas tenho acesso ssh (por algum motivo que ainda não consigo entender).

Eu achei bem estranho a ont ja vir com o firmware da ont labs. As 3 onts que comprei não vieram assim não.

O processo certo, resumido, é habilitar ssh, trocar o firmware com ritool para a versão certa das onts da oi (a generica é diferente), conectar a ont à fibra para ela atualizar o firmware para a versão suportada pela ont labs, trocar serial gpon, flashear a custom firmware da ont lab, e criar o perfil bridge. Tudo isso é feito sem perder o acceso genérico ALC#...mas como te falei, agora não tem jeito :/
 
Fala pessoal
Aqui em Sao Paulo um novo provedor de internet esta rodando em cima da rede de fibra da Oi. Queria saber se alguem de SP ou de outro canto esta utilizando os servicos da Obvious Fibra (https://www.obvious.com.br/) ja que os precos deles estao bem mais baratos que os da Oi.
falei com eles no whats realmente usam fibra da oi e tem aqui, plano de 500mb upload 250mb deles 89 reais contra 119 da oi e nao tem o tel fixo pra fazer chamadas ilimitadas, se vc nao usa ae compensa, no plano de 1gb custa 209 reais contra 279 reais da oi
@Aline Ogawa oi bom dia princesa, pra voce talvez compense o plano de 1gb 209 reais, sem telefone, nesse provedor que @antoniosms indicou ali em cima, que usa a fibra da propria oi devem apenas mudar a vlan no modem, ou nao usam mesma vlan da oi sera ?

mas gostei disso varios provedores usando infra da oi alguem saberia dizer quais outros ou a lista com todos provedores que usam a mesma fibra da oi ou ate da vivo?
ou so tem por enquanto esse obvious
 
Última edição:
falei com eles no whats realmente usam fibra da oi e tem aqui, plano de 500mb upload 250mb deles 89 reais contra 119 da oi e nao tem o tel fixo pra fazer chamadas ilimitadas, se vc nao usa ae compensa, no plano de 1gb custa 209 reais contra 279 reais da oi
@Aline Ogawa oi bom dia princesa, pra voce talvez compense o plano de 1gb 209 reais, sem telefone, nesse provedor que @antoniosms indicou ali em cima, que usa a fibra da propria oi devem apenas mudar a vlan no modem, ou nao usam mesma vlan da oi sera ?

mas gostei disso varios provedores usando infra da oi alguem saberia dizer quais outros ou a lista com todos provedores que usam a mesma fibra da oi ou ate da vivo?
ou so tem por enquanto esse obvious

Valeu @maur0 pela sua informacao. Li uma reportagem sobre eles e eles estao atendendo o Brasil todo rodando na fibra da Oi. Ja nao uso mais telefone fixo entao valeria a pena. Vou arriscar assinar com eles e ver no que vai dar. Pior que ainda nao ha clientes aqui no forum para a gente saber se o servico realmente presta.... Entao vou ser a cobaia em breve.
 
Valeu @maur0 pela sua informacao. Li uma reportagem sobre eles e eles estao atendendo o Brasil todo rodando na fibra da Oi. Ja nao uso mais telefone fixo entao valeria a pena. Vou arriscar assinar com eles e ver no que vai dar. Pior que ainda nao ha clientes aqui no forum para a gente saber se o servico realmente presta.... Entao vou ser a cobaia em breve.
nao tem nem videos de speed test da galera nem nada se assinar ae vc posta os testes, torcer pra nao ser CGNAt ip dado ao usuário tomara que seja como a oi ip publico verdadeiro
 
Valeu @maur0 pela sua informacao. Li uma reportagem sobre eles e eles estao atendendo o Brasil todo rodando na fibra da Oi. Ja nao uso mais telefone fixo entao valeria a pena. Vou arriscar assinar com eles e ver no que vai dar. Pior que ainda nao ha clientes aqui no forum para a gente saber se o servico realmente presta.... Entao vou ser a cobaia em breve.
Tem no perfil do Instagram deles comentários de alguns usuários nas pastagens.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo