[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Olhei a Obvious essa semana também aqui pro Rio, mas o que me impediu foi que não dá pra passar o modem deles pra bridge.

De acordo com o WhatsApp deles, o primeiro mês é "gratuito", só pagando no mês seguinte (vulgo normal, mas sem taxa de instalação). Pretendo pegar 1Gb, mas vou pegar um modem por fora pra poder alterar. Eles falaram que por eles tá ok, mas não sei se é ok mesmo.
 
  • Curtir
Reações: wwt
alguem faz um teste carrega essa imagem, aqui demora mais de 10 minutos pra carregar essa foto huahha parece discado imagem vai carregando linha a linha e demora oque sera q deu? tirar espaco do http antes de testar

h ttps://i.imgur.com/CWavnlq.png
 
alguem faz um teste carrega essa imagem, aqui demora mais de 10 minutos pra carregar essa foto huahha parece discado imagem vai carregando linha a linha e demora oque sera q deu? tirar espaco do http antes de testar

h ttps://i.imgur.com/CWavnlq.png
Rota internacional da Oi aqui foi de base.
Todas variando para 300ms acima e com perda de pacote, tive que colocar na Claro pra poder ver as imagens do Imgur
 
Será que tem como descobrir quais são as operadoras virtuais que estão disponíveis na rede da V.tal para cada localidade? Ou depende única e exclusivamente da divulgação do "inquilino"?
 
  • Curtir
Reações: wwt
Será que tem como descobrir quais são as operadoras virtuais que estão disponíveis na rede da V.tal para cada localidade? Ou depende única e exclusivamente da divulgação do "inquilino"?
seria bom se propria operadora no caso a oi divulgase isso, mas se ela fizer isso ela iria perder clientes pois certamente teria provedores com tarifas menores? fica essa questao
 
seria bom se propria operadora no caso a oi divulgase isso, mas se ela fizer isso ela iria perder clientes pois certamente teria provedores com tarifas menores? fica essa questao
Por mais que tenha participação a Oi é tão cliente como as outras na V.tal. Passou a pagar pelo uso da rede.
 
  • Curtir
Reações: wwt
alguem faz um teste carrega essa imagem, aqui demora mais de 10 minutos pra carregar essa foto huahha parece discado imagem vai carregando linha a linha e demora oque sera q deu? tirar espaco do http antes de testar

h ttps://i.imgur.com/CWavnlq.png
Aqui em curitiba, demorou 4 minutos na oi, 2 segundos na copel/ligga kkk, que boshta...ainda no speedtest atingindo 940 Mbs. Triste situacao
 
Infelizmente, já era. Foi o que eu fiz com meu primeiro roteador quando comecei fazer as provas. Só o tripleoxygen conseguiu resgatar ele, mais para fins didáticos e de aprendizado, porque mesmo restaurando não consigo acceso como admin, mas tenho acesso ssh (por algum motivo que ainda não consigo entender).

Eu achei bem estranho a ont ja vir com o firmware da ont labs. As 3 onts que comprei não vieram assim não.

O processo certo, resumido, é habilitar ssh, trocar o firmware com ritool para a versão certa das onts da oi (a generica é diferente), conectar a ont à fibra para ela atualizar o firmware para a versão suportada pela ont labs, trocar serial gpon, flashear a custom firmware da ont lab, e criar o perfil bridge. Tudo isso é feito sem perder o acceso genérico ALC#...mas como te falei, agora não tem jeito :/
Passa os comandos que vc usa e na ordem que eles são usados.

Eu fiz isso muito tempo atrás e nem lembro a ordem ou quais comandos usei, e consegui com sucesso clonar o serial gpon de um nokia G-240W-C da boi para uma nokia G-240W-C genérica que peguei no ML e que tinha acesso AdminGpon e isso muito antes do triple oxygen começar a mexer com essas ONT de verdade(tem mais de 2 anos isso).
Aqui em curitiba, demorou 4 minutos na oi, 2 segundos na copel/ligga kkk, que boshta...ainda no speedtest atingindo 940 Mbs. Triste situacao
Por isso que eu repito novamente, speedtest =

meh-so-what.gif


Pois não reflete a realidade, igual eu mostrei aqui no tópico mesmo com aquele servidor da hetzner que tem servidores tanto no speedtest como servidor de teste de download de arquivos e ambos ficam no mesmo lugar! Aonde no speedtest aparecia mais de 100 mbps no teste de down, enquanto no download de um arquivo realmente estava vindo muito mais muito abaixo disso!
 
Eu queria mesmo é que alguém testasse a Boi VS um outro ISP que já esteja usando a rede neutra da v.tal de uma mesma localização, pois eu morro de curiosidade para saber se o backbone inteiro da v.tal é cagado ou se é só a parte que atende cliente residencial da boi que é.
 
Última edição:
Passa os comandos que vc usa e na ordem que eles são usados.

Eu fiz isso muito tempo atrás e nem lembro a ordem ou quais comandos usei, e consegui com sucesso clonar o serial gpon de um nokia G-240W-C da boi para uma nokia G-240W-C genérica que peguei no ML e que tinha acesso AdminGpon e isso muito antes do triple oxygen começar a mexer com essas ONT de verdade(tem mais de 2 anos isso).

Por isso que eu repito novamente, speedtest =

meh-so-what.gif


Pois não reflete a realidade, igual eu mostrei aqui no tópico mesmo com aquele servidor da hetzner que tem servidores tanto no speedtest como servidor de teste de download de arquivos e ambos ficam no mesmo lugar! Aonde no speedtest aparecia mais de 100 mbps no teste de down, enquanto no download de um arquivo realmente estava vindo muito mais muito abaixo disso!


Caro, segue um preview do que será o tutorial que estou construindo para usuários sem experiência no processo:

"SOBRE OS PASSOS DESTE TUTORIAL
1. Verificação do hardware, firmware e modelo original do modelo comprado.
2. Backup das configurações originais e liberação de usuário ONTUSER com o decodificador de arquivos config.cfg da Nokia.
a. Usando Python e o script original do GitHub.
b. Usando a calculadora disponível na ONTLabs.
3. Acesso com usuário ONTUSER pelo SSH e software necessário para isto.
4. Dump dos dados originais da sua ONT genérica.
5. Clonagem dos dados necessários da sua ONT original da Oi na sua ONT genérica adquirida.
6. Atualização de firmware ao equivalente das ONT originais da Oi.
7. Verificação da autenticação e funcionamento do aparelho genérico em modo Router após clonagem do SerialGPON da ONT original da Oi.
8. Atualização do firmware para a versão custom AAA do Triple Oxygen disponível na ONTLabs.
9. Configuração do perfil em modo Bridged"

Como você é um usuário já com experiência seguem os comandos: (usuários sem experiência evitem simplesmente usar os comandos a não ser que entendam o procedimento completo!)

ritool set OperatorID 0000
--- Enter
ritool set MfrID ALCL
--- Enter
ritool set G984Serial aabbccdd (seu serial nesse formato)
--- Enter
ritool set YPSerialNum ALCLAABBCCDD (seu serial original nesse formato)
--- Enter
ritool set OperatorID ALCL
--- Enter
De novo:
ritool dump (verifique que tenham sido salvos os dados anteriores). Por motivo nenhum reinicie o aparelho se o OperatorID não ter ficado em ALCL neste último dump
--- Enter, reinicie o aparelho, confirme se ainda tem acceso AdminGPON e SSH.

Entre de novo:
ritool set OperatorID 0000
--- Enter.
ritool set HardwareVersion 3FE48299BFAA
--- Enter.
ritool set OperatorID ALCL
--- Enter.
ritool dump (verifique que tenham sido salvos os dados anteriores). Por motivo nenhum reinicie o aparelho se o OperatorID não ter ficado em ALCL neste último dump.
--- Enter, reinicie o aparelho, confirme se ainda tem acceso AdminGPON e SSH.

Conecte agora na fibra, o aparelho deve puxar o último software usado pela BOI para este dispositivo, deve reiniciar duas vezes, depois desse processo, você deve ter o aparelho funcionando, autenticado, e funcionando normal em modo router, mas com acceso AdminGPON.

Posteriormente siga os passos para atualizar custom firmware e ativar bridge do tutorial da ONT Labs.

Assim que eu tiver um tempinho livre, e algum usuário passar para mim pelo whats algumas fotos que estão faltando para completar o tutorial, postarei o tutorial completo.

Abraço.
 
  • Curtir
Reações: wwt
alguem faz um teste carrega essa imagem, aqui demora mais de 10 minutos pra carregar essa foto huahha parece discado imagem vai carregando linha a linha e demora oque sera q deu? tirar espaco do http antes de testar

h ttps://i.imgur.com/CWavnlq.png
OI Fibra, RJ.

Aqui foi de boa. Inclusive a front page do imgur. Bem rápido a carga da página e imagens.
 
A Oi acabou de alterar os valores dos planos, agora ta 400 mega por R$ 99,90, 500 por R$ 119,90 e 1 giga por R$ 199,90. Consultei em várias cidades, em todas o plano de 1 giga está por R$ 199,90.

Tenho um print antigo salvo aqui. Plano de 400 e 500mb na minha região já estavam nesses valores aí, mas 1gb baixou realmente.

image.png
 
A Oi acabou de alterar os valores dos planos, agora ta 400 mega por R$ 99,90, 500 por R$ 119,90 e 1 giga por R$ 199,90. Consultei em várias cidades, em todas o plano de 1 giga está por R$ 199,90.

Essa oferta já estava a um tempo aqui na minha cidade, só os 1GB que mudou, mas nem vai rolar contratar pra você receber 50kbps apenas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo