[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

g4KcrMg.png


:bem: já capei pra 488 mas nem chega lá.
 
Hoje chegando em casa me deparei com essa visão maravilhosa kkk a Claro está sobrepondo a minha região com fibra. O porteiro do meu prédio disse que colocaram ontem. Quanto tempo demora pra liberarem no site? eu consigo pedir a troca para fibra ?

Vitoria - ES.

Whats-App-Image-2022-10-12-at-12-48-54.jpg

No site demora, liga lá ou veja com um vendedor local.

Isso é apenas um caixa de emenda óptica. Isso tem em qualquer lugar que tenha a Claro, independente de ser hfc ou FTTH.

Essa caixa CEO é da fibra, ela é preta com tarja azul e códigos em amarelo.
 
Precisei desligar a luz da casa pra trocar um bocal de uma lampada, liguei a internet e achei o DNS meio lento.. Fui ver a velocidade e tá batendo quase 800mb com quase 100mb de upload? Wtf '-'? Plano de 500mb por R$99,99

Teste 1:
13795205331.png


Teste 2:
13795217497.png
 
Precisei desligar a luz da casa pra trocar um bocal de uma lampada, liguei a internet e achei o DNS meio lento.. Fui ver a velocidade e tá batendo quase 800mb com quase 100mb de upload? Wtf '-'? Plano de 500mb por R$99,99

Teste 1:
13795205331.png


Teste 2:
13795217497.png

Bem vindo.
 
Precisei desligar a luz da casa pra trocar um bocal de uma lampada, liguei a internet e achei o DNS meio lento.. Fui ver a velocidade e tá batendo quase 800mb com quase 100mb de upload? Wtf '-'? Plano de 500mb por R$99,99

Teste 1:
13795205331.png


Teste 2:
13795217497.png
Perdi o upgrade dos 700mb faz uns 2 ou 3 meses e de vez em quando reinicio pra ver se volta.
Esse seu comentário me lembrou de reiniciar e... 780~90 / 100 !

De brinde veio aquele firmware que apareceu em um video há tempo atrás e que só dava pra alterar a senha do wifi.
Aqui não ficou travado naquela parte da senha e não percebi a falta de nenhuma configuração avançada, só não gostei muito do layout.
Edit: Com esse firmware novo perdi a possibilidade de ativar bridge por porta específica e ainda não achei como fixar IP por máquina.
 
Última edição:
Perdi o upgrade dos 700mb faz uns 2 ou 3 meses e de vez em quando reinicio pra ver se volta.
Esse seu comentário me lembrou de reiniciar e... 780~90 / 100 !

De brinde veio aquele firmware que apareceu em um video há tempo atrás e que só dava pra alterar a senha do wifi.
Aqui não ficou travado naquela parte da senha e não percebi a falta de nenhuma configuração avançada, só não gostei muito do layout.
Edit: Com esse firmware novo perdi a possibilidade de ativar bridge por porta específica e ainda não achei como fixar IP por máquina.

Dei uma olhada no firmware do meu modem que é o F@st 3895 e continua a msm de antes.. Inclusive continua em modo bridge com wifi off.
 
Hoje chegando em casa me deparei com essa visão maravilhosa kkk a Claro está sobrepondo a minha região com fibra. O porteiro do meu prédio disse que colocaram ontem. Quanto tempo demora pra liberarem no site? eu consigo pedir a troca para fibra ?

Vitoria - ES.

Whats-App-Image-2022-10-12-at-12-48-54.jpg
Isso aí é só uma caixa de emenda ótica. Tem que observar se colocaram também CTO.
 
Olá pessoal,
Recentemente comprei um Unifi 6 PRO, e infelizmente até o momento não pude usar, pois ao conectar o Unifi via cabo de rede na porta LAN do modem, o modem não reconhece o Unifi, é como se não estivesse plugado, nem sequer aparece na tabela ARP do modem, ou seja, não recebe IP via DHCP. Mas ao conectar o Unifi em outro modem de outra operadora, no meu caso, da Ligga Telecom (antiga COPEL), reconhece na hora e aparece para adotar na controladora. Pelo que vi, isso ocorre pois a NET CLARO bloqueia todas as portas em seu modem, mesmo sendo link empresarial (Sem CGNAT). Mas o pior é o fato do lixo do modem deles ter esse software personalizado extremamente simplista, parece laptop da xuxa, feito apenas para usuários mais domésticos possíveis apenas trocar o nome senha do Wifi. Já colocaram 3 modens aqui e nenhum deu certo, os "técnicos" parecem que nem sabem o que é uma porta lógica. Agora colocaram um Sagemcom f@st 3895, mesma porcaria, com software da NET personalizado ao invés da configuração "crua" do modem.
Minha pergunta é: Alguém tem os links diretos desse modelo de Modem? Pois no modem da VIVO por exemplo, que também tem software personalizado, podemos acessar "menus secretos" seja via link direto das configurações do modem, ou logando com um usuário superadmin.
Preciso acessar configurações avançadas para ver o que posso fazer pra que o modem reconheça o Unifi conectado. O Unifi utiliza a porta UDP 10001 para ser reconhecido na controladora, e como essa porta esta bloqueada no modem, o modem nem sequer atribui um IP ao equipamento, (como se nem tivesse conectado na LAN do modem) impedindo sua adoção.

A controladora que me refiro é o programa para desktop, não a física. Se eu ligo, por exemplo, o cabo LAN da fonte POE direto no meu notebook, a controladora reconhece na hora para adoção, gerando normal o IP padrão 192.168.1.20. Agora, se ligo novamente no modem da NET CLARO, o Unifi parece que "morre", não recebe IP do DHCP do modem, e o modem não reconhece ele como conectado.

Exemplo.jpg
 
a claro reduziu do nada minha franquia de 1.5tb para agora 1.0tb, é assim mesmo? eles reduzem conforme o belprazer?
É isso mesmo, reduziram a minha de 2TB para 800Gb mês passado, neste mes estou usando bastante e imagino que irão capar, mas o que adianta ter 790/100 se não se pode trafegar os dados
 
É isso mesmo, reduziram a minha de 2TB para 800Gb mês passado, neste mes estou usando bastante e imagino que irão capar, mas o que adianta ter 790/100 se não se pode trafegar os dados
Aqui no minha claro tá 2000GB e já estamos dia 12 e tá 0GB de 2000GB lá

dados.jpg


OBS.: Tenho 500Mb e NÃO RECEBI upgrade, tá 527/62. Talvez seja essa a "diferença"...

2000GB já é pouco pra 500 (ou 700 do pessoal), baixar a franquia pra MENOS de 1000GB é uma palhaçada da Claro.
 
Última edição:
Aqui no minha claro tá 2000GB e já estamos dia 12 e tá 0GB de 2000GB lá

dados.jpg


OBS.: Tenho 500Mb e NÃO RECEBI upgrade, tá 527/62. Talvez seja essa a "diferença"...

2000GB já é pouco pra 500 (ou 700 do pessoal), baixar a franquia pra MENOS de 1000GB é uma palhaçada da Claro.
Meu está 1500gb, mas meu plano é 250M e 1000gb de franquia.

Tem q ver contrato no fim e reclamar.
 
Olá pessoal,
Recentemente comprei um Unifi 6 PRO, e infelizmente até o momento não pude usar, pois ao conectar o Unifi via cabo de rede na porta LAN do modem, o modem não reconhece o Unifi, é como se não estivesse plugado, nem sequer aparece na tabela ARP do modem, ou seja, não recebe IP via DHCP. Mas ao conectar o Unifi em outro modem de outra operadora, no meu caso, da Ligga Telecom (antiga COPEL), reconhece na hora e aparece para adotar na controladora. Pelo que vi, isso ocorre pois a NET CLARO bloqueia todas as portas em seu modem, mesmo sendo link empresarial (Sem CGNAT). Mas o pior é o fato do lixo do modem deles ter esse software personalizado extremamente simplista, parece laptop da xuxa, feito apenas para usuários mais domésticos possíveis apenas trocar o nome senha do Wifi. Já colocaram 3 modens aqui e nenhum deu certo, os "técnicos" parecem que nem sabem o que é uma porta lógica. Agora colocaram um Sagemcom f@st 3895, mesma porcaria, com software da NET personalizado ao invés da configuração "crua" do modem.
Minha pergunta é: Alguém tem os links diretos desse modelo de Modem? Pois no modem da VIVO por exemplo, que também tem software personalizado, podemos acessar "menus secretos" seja via link direto das configurações do modem, ou logando com um usuário superadmin.
Preciso acessar configurações avançadas para ver o que posso fazer pra que o modem reconheça o Unifi conectado. O Unifi utiliza a porta UDP 10001 para ser reconhecido na controladora, e como essa porta esta bloqueada no modem, o modem nem sequer atribui um IP ao equipamento, (como se nem tivesse conectado na LAN do modem) impedindo sua adoção.

A controladora que me refiro é o programa para desktop, não a física. Se eu ligo, por exemplo, o cabo LAN da fonte POE direto no meu notebook, a controladora reconhece na hora para adoção, gerando normal o IP padrão 192.168.1.20. Agora, se ligo novamente no modem da NET CLARO, o Unifi parece que "morre", não recebe IP do DHCP do modem, e o modem não reconhece ele como conectado.

Exemplo.jpg
Isso tem cara de ser alguma configuração anterior que ficou pela metade.

Experimentou dar um reset físico de fábrica e refazer a configuração inicial do Unifi usando um celular? Eu particularmente acho-o bem mais prático, especialmente se tiver apenas um AP na rede e não tiver a intenção de deixar esse notebook com a controladora ligado 24/7, até porque no dia a dia ela é bem inútil pois as configurações ficam salvas no AP.

Outra opção (apesar de tosca) é fazer a configuração usando o roteador da outra operadora que vc tem e depois 'virar' o cabeamento para o da Claro, como o Unifi não atua ativamente no roteamento o que importa é que os dispositivos conectados a ele via Wi-Fi estejam recebendo o endereçamento correto.
 
É isso mesmo, reduziram a minha de 2TB para 800Gb mês passado, neste mes estou usando bastante e imagino que irão capar, mas o que adianta ter 790/100 se não se pode trafegar os dados
aqui continua 2tb padrão, mas não deve ter bloqueio nenhum não, se estourar os 5tb/mes já acho que cabe um plano dedicado
 
Bom, não é exatamente ESSA pergunta, mas respondendo a outra que você postou no outro tópico, ping pode ser várias coisas. Se o teste está sendo feito no cabo, direto no modem, dá uma olhada nos níveis que chegam no modem, se está tudo no verde.
Um teste que dá pra fazer fácil pelo cabo é abrir o CMD, digitar:

ping -t www.youtube.com

e deixa isso daí rodando por uns tempos. Pode ser outro endereço mesmo, eu uso ele mais por estabilidade e porque por bem por mal é uma das páginas mais acessadas de toda forma. Não sei de qual região você é, mas aqui no meio do Mato do Sul costuma dar em torno de 50ms. Se ver perda de pacote, ou variação muito grande tipo 100 - 200ms ou mais, tem coisa errada na rede da Claro e aí precisa ver com a parte técnica deles. Tira uns prints, cola no paint e deixa salvo e arquivado pra mostrar pro técnico.

Agora se o problema é wifi, lascou-se que a Claro não se responsabiliza pela potência/sinal/alcance. Aí é melhor conversar no outro tópico lá e pegar alguma sugestão de roteador com melhor alcance.

É só o aviso que existe a possibilidade de ser taxado. Pelo menos não lembro de ter visto pessoal reclamando que a Receita barrou a importação e mandou voltar ou confiscou o produto, no máximo estavam aplicando a taxa de importação. Não sei se mudaram alguma coisa porque realmente há uns... 2 anos se não me engano, estavam barrando e apreendendo, parece que mudaram isso. A Anatel alegava que eram produtos sem homologação, igual alguns celulares e por isso estavam barrando e apreendendo, talvez os roteadores chineses estão homologados agora?
Vou fazer esse teste do cmd, meu Ping varia de 20-45 no csgo, enquanto amigos com net parecida ficam com 5-10, quem joga cs sabe que faz diferença
 
Não sei se tô pegando o bonde "andando", mas essa franquia de consumo é só pra HFC ? Tenho fibra da Claro e não minha cota tá zerada desde que contratei no inicio do ano...
 
aqui continua 2tb padrão, mas não deve ter bloqueio nenhum não, se estourar os 5tb/mes já acho que cabe um plano dedicado
Eu gastei só 264gb na quase metade do mês, e tá contando certinho até. Pelo jeito dificilmente passarei dos 1T, então se continuar 1,5T de franquia tá mais q suficiente.
Eles deviam dar plano pra quem gasta mais de 3T por mês aí invés de capar AFF.
 
É isso mesmo, reduziram a minha de 2TB para 800Gb mês passado, neste mes estou usando bastante e imagino que irão capar, mas o que adianta ter 790/100 se não se pode trafegar os dados
Eu gastei só 264gb na quase metade do mês, e tá contando certinho até. Pelo jeito dificilmente passarei dos 1T, então se continuar 1,5T de franquia tá mais q suficiente.
Eles deviam dar plano pra quem gasta mais de 3T por mês aí invés de capar AFF.
Meu está 1500gb, mas meu plano é 250M e 1000gb de franquia.

Tem q ver contrato no fim e reclamar.
Aqui no minha claro tá 2000GB e já estamos dia 12 e tá 0GB de 2000GB lá

dados.jpg


OBS.: Tenho 500Mb e NÃO RECEBI upgrade, tá 527/62. Talvez seja essa a "diferença"...

2000GB já é pouco pra 500 (ou 700 do pessoal), baixar a franquia pra MENOS de 1000GB é uma palhaçada da Claro.
que tal nós printarmos isto e colocarmos no reclame aqui? lá é público e se isso incentivar mais gente a fazer o mesmo a operadora vai acabar tendo que acabar com isso ou fazer algo, pois é proibido pela anatel inclusive, acho até que se isso virar uma reclamação na anatel com o print de medição de consumo e estabelecendo limite já faria eles se mexerem, nós consumidores temos muito poder, o problema é que muitos se omitem disso

Vou fazer esse teste do cmd, meu Ping varia de 20-45 no csgo, enquanto amigos com net parecida ficam com 5-10, quem joga cs sabe que faz diferença
sim de fato, na tim eu tinha 5 a 12ms de ping sempre, agora na claro é 15 a 20ms, eu era um mito na rodada de pistol, agora não sou ninguém
 
que tal nós printarmos isto e colocarmos no reclame aqui? lá é público e se isso incentivar mais gente a fazer o mesmo a operadora vai acabar tendo que acabar com isso ou fazer algo

A Claro assim como outras operadoras sequer responde no Reclame Aqui, esse ano está chegando a 57.000 reclamações e nenhuma respondida. Não significa que a Claro vai reduzir a sua largura de banda se a franquia estipulada no site venha a ser consumida, a aplicação de franquia está proibida. Também não é verdadeira a alegação de que todo mundo pode consumir a vontade e que ninguém vai ser capado se puxar 5TB ou 6TB da rede, se tem gente que não teve problema ao fazer isso outros tiveram e postaram inclusive a tabela de consumo do aplicativo no fórum, em muitos casos não precisou chegar nem a 4TB no mês.

Claro.png
 
Última edição:
Isso tem cara de ser alguma configuração anterior que ficou pela metade.

Experimentou dar um reset físico de fábrica e refazer a configuração inicial do Unifi usando um celular? Eu particularmente acho-o bem mais prático, especialmente se tiver apenas um AP na rede e não tiver a intenção de deixar esse notebook com a controladora ligado 24/7, até porque no dia a dia ela é bem inútil pois as configurações ficam salvas no AP.

Outra opção (apesar de tosca) é fazer a configuração usando o roteador da outra operadora que vc tem e depois 'virar' o cabeamento para o da Claro, como o Unifi não atua ativamente no roteamento o que importa é que os dispositivos conectados a ele via Wi-Fi estejam recebendo o endereçamento correto.
Já fiz o reset várias vezes e tentei das duas formas citadas. Inclusive fiz a configuração do AP no modem de casa (VIVO) tudo certinho, mas ao ir pro escritório e plugar no modem da NET CLARO, o AP simplesmente não recebe IP algum, impedindo de gerar as redes Wi-fi criadas. Ao entrar nas configurações do modem aparece as poucas máquinas do local, mas nem sinal de que o Unifi está conectado via cabo no aparelho. E ao tentar adicionar pelo celular, escaneando o QR code, também não é encontrado na rede, justamente pelo Unifi não ter recebido um IP para ser detectável.
 
Só sei que antes eu tinha 1TB e agora está como 800GB, eu lembro que qdo peguei a promo dos 500 mega por 99 reais estava como 2TB, e agora não acho mais a print.
 
Já fiz o reset várias vezes e tentei das duas formas citadas. Inclusive fiz a configuração do AP no modem de casa (VIVO) tudo certinho, mas ao ir pro escritório e plugar no modem da NET CLARO, o AP simplesmente não recebe IP algum, impedindo de gerar as redes Wi-fi criadas. Ao entrar nas configurações do modem aparece as poucas máquinas do local, mas nem sinal de que o Unifi está conectado via cabo no aparelho.
Pergunta tosca e que certamente vc já teve ter checado algumas vezes: Ambos os cabos que entram e saem do injetor PoE estão ok, né? Já tentou com outros? Na casa de um cliente já tive um problema parecido e a culpa era do cabo de rede que saía do roteador e ia para o injetor, ou seja, basicamente o AP era energizado (led acendia/piscava) mas os dados não chegavam nele, logo, não havia comunicação na rede e ele não era detectado.

De repente um caminho é colocar esse equipamento da Claro em bridge e outro roteador atrás dele, se vc tiver mais um link de internet no mesmo local já dá pra fazer um load balance/failover.

E ao tentar adicionar pelo celular, escaneando o QR code, também não é encontrado na rede, justamente pelo Unifi não ter recebido um IP para ser detectável.
Salvo engano a primeira etapa do processo é feita via bluetooth, mas para ir adiante deve depender de conectividade mesmo.

Sinceramente é a primeira vez que vejo um caso assim, poderíamos colocar a culpa no equipamento da Claro mas não faz sentido dar problema com 3 equipamentos distintos, é bem estranho.

Como último teste eu tentaria colocar um switch gigabit simples (se tiver) entre o roteador da Claro e o cabo que vai para o injetor pra ver se o comportamento muda, em outra porta do switch vc pode colocar o notebook com a controladora, se houver bloqueio sendo feito pelo roteador da Claro nenhum deles deve receber um IP e/ou trafegar dados.
 
Pergunta tosca e que certamente vc já teve ter checado algumas vezes: Ambos os cabos que entram e saem do injetor PoE estão ok? Já tentou com outros né? Na casa de um cliente já tive um problema parecido e a culpa era do cabo de rede que saía do roteador e ia para o injetor, ou seja, basicamente o AP era energizado (led acendia/piscava) mas os dados não chegavam nele, logo, não havia comunicação na rede e ele não era detectado.

De repente um caminho é colocar esse equipamento da Claro em bridge e outro roteador atrás dele, se vc tiver mais um link de internet no mesmo local já dá pra fazer um load balance/failover.


Salvo engano a primeira etapa do processo é feita via bluetooth, mas para ir adiante deve depender de conectividade mesmo.

Sinceramente é a primeira vez que vejo um caso assim, poderíamos colocar a culpa no equipamento da Claro mas não faz sentido dar problema com 3 equipamentos distintos, é bem estranho.

Como último teste eu tentaria colocar um switch gigabit simples (se tiver) entre o roteador da Claro e o cabo que vai para o injetor pra ver se o comportamento muda.
Cabos Ok, padrão CAT6 blindado. Inclusive quando tiro o cabo da LAN do modem e ligo direto na ethernet do meu notebook, reconhece normal na controladora e aparece também no App do celular para adicionar, só da falha pois precisa da conectividade com internet para finalizar na conta. Nos 3 modens que a NET mandou o problema persistiu, o que basicamente comprova ser bloqueio de portas lógicas utilizadas para o discovery e adoção do Unifi. Porta UDP 10001 por exemplo. Mas o pior é o fato desse bloqueio até mesmo impedir o Unifi de ser detectado no modem, como se não tivesse nenhum cabo de rede ligado nele.
** Quando coloco um roteador básico na frente do modem, esses TP Link Archer da vida, reconhece na hora. Porém não é o cenário desejado, o ideal nesse escritório é o cabo de rede ir diretamente em uma das 4 portas LAN do modem da NET.
 
A Claro assim como outras operadoras sequer responde no Reclame Aqui, esse ano está chegando a 57.000 reclamações e nenhuma respondida. Não significa que a Claro vai reduzir a sua largura de banda se a franquia estipulada no site venha a ser consumida, a aplicação de franquia está proibida. Também não é verdadeira a alegação de que todo mundo pode consumir a vontade e que ninguém vai ser capado se puxar 5TB ou 6TB da rede, se tem gente que não teve problema ao fazer isso outros tiveram e postaram inclusive a tabela de consumo do aplicativo no fórum, em muitos casos não precisou chegar nem a 4TB no mês.

Claro.png
entendo que ela pode ignorar no reclame aqui, mas na anatel não, e é justamente lá que acho que pode resultar em algo já que é uma norma deles
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo