[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Computador, testando pelo spedtest pelo cabo que o rapaz instalou hoje. Google Chrome. Vários servidores, principalmente os da Claro e nenhum passava de 600 mega (que sempre teve aqui). Tenho um s22 U e também continua variando entre 500 e 600 mega.
Melhor testar com o SpeedTest Cli, navegador geralmente da problema, pra pegar a velocidade total via wi-fi teria que ser WIFI AX com banda de 160Mhz e o Samsung tem que ser compatível pra essas altas velocidades, no iPhone consigo teoricamente 1200Mbs pelo wi-fi, porém como não tenho 1Gb pra testar fica difícil hehehe.
 
aaa.png


Ta por R$99,90 Tirei o telefone ficou R$89,90 não sei se da pra assinar sem o telefone, Plano PME. da BlackFriday.

Fui dar uma olhada nos planos residenciais, mas ainda não entrou nenhuma promo oficial da Black Friday né? No PME também vi esse plano que você postou, talvez nas próximas semanas tenhamos mais opções.
 
Fui dar uma olhada nos planos residenciais, mas ainda não entrou nenhuma promo oficial da Black Friday né? No PME também vi esse plano que você postou, talvez nas próximas semanas tenhamos mais opções.
Aqui na região a Claro ta dormindo no escuro, Brisanet lançou 600 com globoplay por 99 e a net cobrando 500 por 120 pila kkkk.
 
agradeça a GBLX/LEVEL3/LUMEN/CIRION.

a embratel ultimamente resolver SOCAR de trânsito pra cima da lvl3 com as diversos peerings que eles têm aqui no Brasil.
pra se ter uma ideia, ate no site de report bgp da HE, já está refletindo essa saída pela lvl3 no asn da embratel.

só pra constartar, deem tracert pra esse endereço ae e postem galera, vão ver que vai sair tudo pela LVL.
Agr q eu largo esses putos (lê-se Embratel/Claro) por causa de rota (e mais um poucos) eles decidem melhorar?
:bem:
Bem, pelo menos to com o bonus da falta de overhead do FTTH.
 
Agr q eu largo esses putos (lê-se Embratel/Claro) por causa de rota (e mais um poucos) eles decidem melhorar?
:bem:
Bem, pelo menos to com o bonus da falta de overhead do FTTH.
na real já tem um tempo que estão jogando trafego pra cima da lvl3.

link meu msm de ppp la na roça quando conecto na vpn do escritorio(é plano pme hfc da claro), tem uns 5 pra 6 meses que passa pela lvl3 aqui em BH, já que o ppp la da roça tb usa a lvl3 como trânsito.
 
na real já tem um tempo que estão jogando trafego pra cima da lvl3.

link meu msm de ppp la na roça quando conecto na vpn do escritorio(é plano pme hfc da claro), tem uns 5 pra 6 meses que passa pela lvl3 aqui em BH, já que o ppp la da roça tb usa a lvl3 como trânsito.
Ah saquei, eu tava monitorando rota e tipo algumas só vi piorar :/
Já basta o overhead do HFC e os pings pra europa batendo 230 quando na Predial eu consigo no máximo 220 (com sorte 185-190).
 
pra quem quer cancelar mas ainda tem fidelização, como vcs tem feito? funciona só suspender os serviços alegando que não tem condições de pagar e manter assim até o fim da fidelização? ou tem algum outro meio?
 
Hoje a Claro veio em casa e instalou o cabinho do ponto ultra, entretanto até agora minha velocidade não subiu para 1 giga, continua travada entre 500 e 600 mega (antiga). Além disso, no meu Minha Claro diz que tenho 1 giga e 50 de up. 50 de up? Como assim se assinei baseado nos 100 mega? Enfim, já reclamei, mas se não resolverem volto oficialmente para minha velocidade antiga (500 mega), antes de vencer os 7 dias de arrependimento.

Com a escuro é SÓ ABORRECIMENTO.

Atualização: ontem depois de reclamar pelo telefone e e-mail, fui dormir. Hoje acordei e fui testar no computador. Tudo normalizado.
20221111-080230.jpg
 
Evitem essa bomba e peguem provedoras locais, os cara lucraram 10Bilhoes esse ano(e ainda compraram a Oi com bilhoes) e ainda sim, tem a possibilidade deles fazerem "trothlling" por que vc esta usando a internet """demais""".
Lembrando que essa palhaçada é proibida pela anatel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sempre lucraram socando 40 pessoas num node que aguenta 20, 20 num node que aguenta 10... é por isso que acontece o Trothlling/traffic shapping, a empresa nao tem interesse em melhorar os nodes des de Quase sempre, e agora a conta chegou,


Streaming com 2-3 tvs ligadas, streaming de jogos na nuvem, Jogos ficando 2-4-5-10x mais pesados. esta a mesma situaçao da Live tim("provavelmente" vendem Internet com Nodes hiper saturados, por isso a censura de 2tb), 2tb é o que eu uso em 2semanas(somente contando o meu IP da casa), Sorte que a minha provedora é local e nao fizeram nada até o momento.


E ainda tem a cara de pau de vender internet de 1gb.... Puro olho gordo, ou seja, oferecem mais do que conseguem.
 
Última edição:
fica com ele por um tempo, será sua prova cabal caso eles colocarem faturas cavernosas vindo além do nada
Pelo menos na última fatura já consta que foi só até o dia 17/10, dia que solicitei o cancelamento. Só fiquei pensando se teria como eu comprovar que devolvi essa tranqueira, se na entrega a loja gera algum documento (duvido muito) mas no primeiro protocolo/agendamento já consta como concluído e devolvido pelo que o atendente me relatou pelo telefone. O técnico teria que admitir que não realizou o atendimento e que deu baixa em equipamento gasparzinho, junto com supervisão.
 
Consegui o acesso ao Minha Claro, e está tudo ok no plano, 50 mega por 54,99. Falei com o consultor que me atendeu, pedi para ele verificar a velocidade, pois estava alta. Acho que ele ajustou alguma coisa que devia estar errdo mesmo. Agora a velocidade no teste está batendo 170mb down e 40 de up. Aparentemente esta na velocidade do plano de 150mega, pagando apenas 54 reais esta mto bom.
Tive essa velocidade também quando tive o plano de 50 megas, o up batia 60, agr com os 500 por 50 reais bate 70 megas ate um pouquinho mais, custava nada bater 100 ne ?
 
Pessoal, bom dia! Eu tinha NET 500mbps e recentemente dei upgrade para 1gbps (cabo coxial), a conexão não é fibra porque infelizmente não chegou na minha região. Porem eles não trocaram o modem atual que é um F@st 3865 alegando que não era necessário, que esse modem suportaria a conexão de 1gbps. Porem esse modem não tem porta 2.5gb, somente porta giga convencial. Mesmo usando cabo cat6, quando testo em um computador com placa 2.5gbps. eu consigo no máximo 900mbps. Preciso saber se alguém tem algum modem da NET com porta 2.5gbps, que ai eu abro uma reclamação na ouvidoria pedindo para trocar o modem. Preciso saber a marca e modelo desse modem por gentileza.
 
Pessoal, bom dia! Eu tinha NET 500mbps e recentemente dei upgrade para 1gbps (cabo coxial), a conexão não é fibra porque infelizmente não chegou na minha região. Porem eles não trocaram o modem atual que é um F@st 3865 alegando que não era necessário, que esse modem suportaria a conexão de 1gbps. Porem esse modem não tem porta 2.5gb, somente porta giga convencial. Mesmo usando cabo cat6, quando testo em um computador com placa 2.5gbps. eu consigo no máximo 900mbps. Preciso saber se alguém tem algum modem da NET com porta 2.5gbps, que ai eu abro uma reclamação na ouvidoria pedindo para trocar o modem. Preciso saber a marca e modelo desse modem por gentileza.
Não tem. Contente-se com os 900mb
 
Pessoal, bom dia! Eu tinha NET 500mbps e recentemente dei upgrade para 1gbps (cabo coxial), a conexão não é fibra porque infelizmente não chegou na minha região. Porem eles não trocaram o modem atual que é um F@st 3865 alegando que não era necessário, que esse modem suportaria a conexão de 1gbps. Porem esse modem não tem porta 2.5gb, somente porta giga convencial. Mesmo usando cabo cat6, quando testo em um computador com placa 2.5gbps. eu consigo no máximo 900mbps. Preciso saber se alguém tem algum modem da NET com porta 2.5gbps, que ai eu abro uma reclamação na ouvidoria pedindo para trocar o modem. Preciso saber a marca e modelo desse modem por gentileza.
Estou no mesma situação, porém aqui normalmente pega 940-950Mbps, já vi que tem cable modem homologado na Anatel com porta 2,5Gbps,o que resta saber é se eles fazem a troca na Claro.
 
Pessoal, bom dia! Eu tinha NET 500mbps e recentemente dei upgrade para 1gbps (cabo coxial), a conexão não é fibra porque infelizmente não chegou na minha região. Porem eles não trocaram o modem atual que é um F@st 3865 alegando que não era necessário, que esse modem suportaria a conexão de 1gbps. Porem esse modem não tem porta 2.5gb, somente porta giga convencial. Mesmo usando cabo cat6, quando testo em um computador com placa 2.5gbps. eu consigo no máximo 900mbps. Preciso saber se alguém tem algum modem da NET com porta 2.5gbps, que ai eu abro uma reclamação na ouvidoria pedindo para trocar o modem. Preciso saber a marca e modelo desse modem por gentileza.

O modelo é o Sagemcom F@st 3896 (https://tecnoblog.net/noticias/2022...-fi-6-para-internet-fixa-segundo-homologacao/). Até agora ninguém viu a cor dele hehehhe.
 
Eu vi esse modelo também, porem quando indaguei isso ao técnico, ele disse que esse modem não está disponivel ainda. Sacanagem...em fim..quando a net resolver disponibilizar conexão acima de 1gbps, ela será obrigada a adotar um modem com porta 2.5gbps.

Tem uma maneira de contornar esse limite, mas é trabalhosa e exige que vc gaste dinheiro:

  1. Deixar o modem em bridge
  2. Ter um roteador (mini pc com pfsense) com pelo 3 portas 1Gbps e uma 2.5 Gbps
  3. Ligar o roteador em duas portas LAN do modem da Claro
  4. Fazer LOAD BALANCE dessas duas portas (somar a banda).
  5. Disponibilizar uma porta para algum device com placa de rede 2.5 Gbps e a outra para o resto da rede.
É o que eu faço hoje, vale a pena? Aí vai de cada um.

 
Última edição:
No caso não...

Em relação a internet, a ONT em modo bridge acaba virando um "conversor de mídia" e toda e qualquer configuração que esteja na ONT tirando claro aquelas que afetam a ONT estar no modo bridge ou router, é "descartada\ignorada" por assim dizer, ou seja, o firewall da ONT não vai afetar nada a sua internet e etc.

O voip continua funcionando porque usa outra interface com outra vlan geralmente, e essa interface se conecta ao um IP interno do ISP... Por isso que o voip continua funcionando, pois é separado do da internet.

É na conexão da internet que é aonde está a questão da segurança, no voip nem tanto. Pois ele não está exposto a internet e sim apenas a rede interna do ISP, pelo menos todos os provedores que usam voip e que eu já vi fazem assim, a não ser que a claro faça diferente o que eu acho dificil.

Pelo que eu sei a claro permite o modo bridge para internet sem problemas, portanto ao colocar em bridge vc pode esquecer a ONT quanto a questão da internet conforme eu expliquei acima. Agora se tu quer controle do voip tbm para poder por exemplo criar uma interface no seu roteador a ponto de ter o VOIP do ISP nele afim de usar esse voip em qualquer dispositivo da sua rede, então no caso sim vc vai ter que ter total controle sobre a ONT.
@xShARkx vc pode considerar esse bridge só de internet seguro se vc confiar no ISP. Com uma falha de segurança que dá acesso root eu iria me preocupar em bloquear este acesso até mesmo na VLAN do ISP.
Só por curiosidade, como você descobriu aquilo tudo que você colocou em seu tutorial?
Vou trocar meu ONT, e gostaria de aprender a modificar o firmware dele.
Parece que os ONT da Sagemcom são os mais fáceis de se conseguir acesso total?
 
Assinei Apple TV mês passado, em outubro. Assistimos bastante e maratonamos bastante séries.

Fui olhar o consumo de Outubro, chegou 850GB. Agora em novembro já passou de 500Gb e não estou nem na metade do mês. Antes a média mensal era de 400Gb.

Eles não podem limitar a minha Internet certo? Por que pelo meus cálculos devo chega a 1.5TB, talvez 2TB.
 
Assinei Apple TV mês passado, em outubro. Assistimos bastante e maratonamos bastante séries.

Fui olhar o consumo de Outubro, chegou 850GB. Agora em novembro já passou de 500Gb e não estou nem na metade do mês. Antes a média mensal era de 400Gb.

Eles não podem limitar a minha Internet certo? Por que pelo meus cálculos devo chega a 1.5TB, talvez 2TB.
 Um fato em comum nos clientes que foram cortados é consumo acima de 4TB.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo