[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, como funciona esse lance da Vtal? pergunto pois, aqui em Curitiba tem aparecido os reports do pessoal no fórum, mostrando as caixas de fibra da Claro nos postes e tal, e hoje fui fazer um speedtest, e apareceu na lista de servidores um da Vtal que não existia antes.

Queria saber se pode ter relação com a implementação do ftth da Claro aqui em Curitiba, ou pode não ter relação nenhuma isso. (não entendo muito desse lance de rede neutra).

não tem relação, a vtal andou subindo servidores novos no speedtest só isso, como a tereza(vivo) que REMOVEU TODOS os delas ultimamente tb hahahaha.

a claro começou a usar a rede da vtal numa cidade vizinha ae de curitiba, mas a capital suas ae ate o momento é rede 100% da claro.
Acho que ta explicado porque apareceu server da Vtal aqui recentemente. Ligaram essa semana pra minha irmã (ela mora num condomínio em São josé do pinhais, não muito longe da nossa casa em cwb) oferecendo Tim Fibra (a moça inclusive foi insuportável segundo ela, ligando 3 vezes pra oferecer o serviço, mesmo com a negativa da irmã em todas).

Fui dar uma olhada no tópico lá da Tim e pimba! Chegou esse ano a Tim Fibra aqui no Paraná (Leia-se: Vtal com adesivo da Tim por cima).
 
Só sinal de TV, e com aquela revista mensal com a grade de programação, igual a TVA, lembra? O Velox eu lembro dele em 2003, namorei uma garota na época que morava na Prudente de Morais, e um dia chegou o Velox para ela com o SpeedStream 5200, o famoso "cara de palhaço" com incríveis 256k! Rapaz... como o tempo passa. Não sabia da Vivo, para mim só tinha ficado a Claro e Oi VDSL se arrastando por aí.

Bem capaz agora da Tim querer meter o focinho aí, usando a merda neutra. Só vai mudar a cor de verde para azul... kkkkkk...
Teve um periodo que so tinha Claro HFC pq a Oi parou de ofertar xDSL, se nao me engano ficou assim de 2019 ate 2021.
Tanto é que a GRANDE maioria dos assinantes de BL em ipanema é formado de assinantes Claro.
Eu tinha Veloz 256 e depois 512kbps.
Sobre a tim querer meter o focinho aqui... sei nao acho bem dificil, ademais live tim é uma bosta, faz menor diferenca.
O que tem cabeado aqui é fibra da intelig e da tim, mas é rede empresarial e de antena de celular.
A aqui tem cabeado varias fibras "empresariais".
Por exemplo, level3, centurylink, at&t, mundivox, algar telecom.
 
O PG2449 da Claro não tem porta 2.5Gbps, somente o PG2447 da TIM:

AuD2ZF6.png

Xi22XKl.png

7pBdNgA.png

JPC0vQI.png
 
Pessoal, me tirem uma dúvida aqui. Primeiro desculpa pelo formato do post. Não consegui adicionar a imagem.
Meus sinais estão assim:

Sinal TXSinal RXSNR DSSNR UPReceive Power
Níveis de Sinais:
Situação do Cable:
ONLINE
47.52.742.737.6-25.0


ChannelsBase Freq. (Mhz)Chan. Width (MHz)TX
Docsis 3.1 OFDMA:
ChannelsMedia RXDesvio RXSlope6MHZ Slices
Docsis 3.1 OFDM:
142.60.60.128
116.4510.745.0

Eu reclamei que o REceive Power estava fora e me ligaram dizendo que estaria tudo certo e que eles não monitoram os sinais mais pelo receive power ou coisa similar.
O fato é que eu queria ter argumentos para poder cobrar que resolvam questões de perda de pacotes que estou tendo atualmente.


O meu está exatamente igual o Receive Power, e o Sinal RX está pior, chegou a resolver?


zqFlxC7.png



Sinal ruim assim resolve só pela central ou precisa mandar um técnico?
 
Última edição:
O meu está exatamente igual o Receive Power, e o Sinal RX está pior, chegou a resolver?


zqFlxC7.png



Sinal ruim assim resolve só pela central ou precisa mandar um técnico?
depende do caso.

como deu bo tanto no rx quanto no receive do tx no cmts, capaz de ter que mandaram um cara ae pra fazer as medições internamente e revisar a rede medindo sinal ate o tap na rua, e depois uma equipe externa passar dando ajustada na rede externa.
 
Buenas pessoal. Aqui na minha mãe tenho instalado o router HG8515-W5-6T e não estou conseguindo trocar o DNS IPV4 nem IPV6. O router deixa desabilitado o campo da config. Andei pesquisando e vi que falam de acessar com user telecomadmin e senha admintelecom, mas no router da Claro não aceita. Sabem alguma outra forma?
Screenshot-20230211-125506-Chrome.jpg
 
Buenas pessoal. Aqui na minha mãe tenho instalado o router HG8515-W5-6T e não estou conseguindo trocar o DNS IPV4 nem IPV6. O router deixa desabilitado o campo da config. Andei pesquisando e vi que falam de acessar com user telecomadmin e senha admintelecom, mas no router da Claro não aceita. Sabem alguma outra forma?
Screenshot-20230211-125506-Chrome.jpg

Só setando manualmente o DNS no device ou botando modem em bridge e adicionando outro roteador. Os logins telecomadmin não funcionam mais faz um tempão.

-------

Novas cidades FTTH:

Bady BassittSP
GuararapesSP
MirandópolisSP
Nova MutumMT
ParauapebasPA
Santa Helena De GoiásGO
ValparaisoSP
VassourasRJ


Cidades fibrando:

PotirendabaSP
Santa Cruz Das PalmeirasSP
 
Última edição:
Aguem sabe se o Claro empresas tem ip fixo na fibra? No site não aparece. No cabo tem ip fixo, mas na fibra não consegui confirmar, alguem sabe?
Tanto no HFC como na fibra existem planos com ou sem IP fixo no Claro Empresas.
Aqui na minha cidade, entretanto, as áreas com Claro Fibra são as de sobreposição.
Não sei informar se nas cidades que comercializam apenas fibra se a situação muda.
 
Última edição:
Aguem sabe se o Claro empresas tem ip fixo na fibra? No site não aparece. No cabo tem ip fixo, mas na fibra não consegui confirmar, alguem sabe?

Antes não tinha, somente HFC, hoje tem mas não sei se é erro do site:

nFrBikm.png


O ip dinamico da claro se comporta quase como um ip fixo, só troca quando cai a energia por muito tempo.
 
O meu está exatamente igual o Receive Power, e o Sinal RX está pior, chegou a resolver?


zqFlxC7.png



Sinal ruim assim resolve só pela central ou precisa mandar um técnico?
@JCMais

Consegui resolver. Depois de mostrar as telas dos testes que eu fiz e conversa com o supervisor do técnico consegui que trocassem o modem, pois no meu caso não era externo e sim o meu modem.
Fora isso a perda de pacotes que eu tenho no gateway da claro nao resolveu e eles passaram para o proximo nível deles de manutenção porque o problema ou é no cabeamento ou no datacenter deles. Como minha sogra mora no andar debaixo e tem claro eu fui lá e fiz os mesmos testes que fiz em casa e deu pra confirmar que o meu modem tinha algum problemas e que a perda de pacotes é algo externo porque no modem da minha sogra tambem está dando a mesma perda no gateway deles
Fiquei com o contato do técnico e segunda vou falar com ele pra ver se conseguiram resolver a questão da perda de pacotes.
 
Antes não tinha, somente HFC, hoje tem mas não sei se é erro do site:

nFrBikm.png


O ip dinamico da claro se comporta quase como um ip fixo, só troca quando cai a energia por muito tempo.
Aqui na fibra ainda aparecem apenas as opcoes de ip dinamico.

Vc pode me passar as velocidades e valores que aparecem com ip fixo fibra? Ou melhor, me diga qual o CEP consultado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui na fibra ainda aparecem apenas as opcoes de ip dinamico.

Vc pode me passar as velocidades e valores que aparecem com ip fixo fibra? Ou melhor, me diga qual o CEP consultado.
Aqui 600 mega empresa fibra no ip dinamico ta R$ 150 (sp capital)
 
Aqui na fibra ainda aparecem apenas as opcoes de ip dinamico.

Vc pode me passar as velocidades e valores que aparecem com ip fixo fibra? Ou melhor, me diga qual o CEP consultado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui 600 mega empresa fibra no ip dinamico ta R$ 150 (sp capital)

11660-020 número 100

 
Só setando manualmente o DNS no device ou botando modem em bridge e adicionando outro roteador. Os logins telecomadmin não funcionam mais faz um tempão.

-------

Novas cidades FTTH:

Bady BassittSP
GuararapesSP
MirandópolisSP
Nova MutumMT
ParauapebasPA
Santa Helena De GoiásGO
ValparaisoSP
VassourasRJ


Cidades fibrando:

PotirendabaSP
Santa Cruz Das PalmeirasSP
Lembrando que em Vassouras eu já tinha visto rede pronta no centro em Setembro/2022 logo é de 2022 a rede lá.
 
Pessoal, como funciona esse lance da Vtal? pergunto pois, aqui em Curitiba tem aparecido os reports do pessoal no fórum, mostrando as caixas de fibra da Claro nos postes e tal, e hoje fui fazer um speedtest, e apareceu na lista de servidores um da Vtal que não existia antes.

Queria saber se pode ter relação com a implementação do ftth da Claro aqui em Curitiba, ou pode não ter relação nenhuma isso. (não entendo muito desse lance de rede neutra).
Sou do RJ e fui fazer um speedtest esses dias e reparei que o servidor teste era vtal.
Peguei o IP do servidor e o asn é 7738 e pertencia a telemar/oi

Aqui vai uma lista dos asn q eu lembro de cabeça

1 - Telefônica Vivo (Telesp)
2 - Claro Nextel
3 - Vtal (Antiga Telemar)
4 - Claro (antiga Embratel)
5 - Telefônica Vivo (GVT)
6 - Vtal (Brasil Telecom) - Não tenho certeza.
7 - Claro Móvel e Fixo

borKjl.jpg

Logicamente há algumas exceções nesta lista.
Por exemplo, eu uso Claro móvel, às vezes eu fico no ASN 22085 e as vezes fico no ASN 4230, este último quando eu conecto no 5G.

Em casa (RJ/RJ) assino vivo fibra, as vezes fico no asn 18881/GVT e as vezes 26599/Telefônica.
Quando fico no asn26599 reparo que muitas rotas passam por SP a toa.

Obs.: eu não utilizo ipv6 nem em casa nem na rede móvel.

Agora às 11:45 12/02/2023 estou conectado no 4G (com 5G desligado) e estou no ASN4230.

borevS.jpg


Edit: Desliguei o VoLTE e peguei asn 22085
bor13v.jpg



Edit2: olha como fica a rota para o dns do cloudflare.

boriQ3.jpg



bor6FT.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo