[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Mas essa é a graça da parada, fica fuçando e testando possibilidades. :vinho:

tem nego ali no topico há mais de 1 ano trocando de aparelho pq não conseguiu fazer sua rede ficar estavel

e sempre aparece um maluco falando que tem a solução milagrosa :oremos: ai o maluco vai lá e acredita em um desconhecido
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tudo é uma questão de necessidade como disse o @j4nus, aqui uso em bridge mais um RT-AX88U e zero dor de cabeças :yeah:


roteadores Asus, TP-link e NetGear são melhores em performance e mais estáveis que qualquer solução Mikrotik, PFSense, OpenWRT, Ubiquiti, etc...

vc fez uma boa escolha, uma pena que a maioria não esta preparado para essa conversa
 
tem nego ali no topico há mais de 1 ano trocando de aparelho pq não conseguiu fazer sua rede ficar estavel

e sempre aparece um maluco falando que tem a solução milagrosa :oremos: ai o maluco vai lá e acredita em um desconhecido
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




roteadores Asus, TP-link e NetGear são melhores em performance e mais estáveis que qualquer solução Mikrotik, PFSense, OpenWRT, Ubiquiti, etc...

vc fez uma boa escolha, uma pena que a maioria não esta preparado para essa conversa

Só faltou botar d-link, multilaser, intelbras nessa sua lista doida aí hehehhe
 
Só faltou botar d-link, multilaser, intelbras nessa sua lista doida aí hehehhe

as unicas marcas que valem a pena mesmo são TP-Link, Asus e NetGear...

tem uma diferença enorme entre essas e D-link, miltilaser, intelbras, pqp né fera, se ta viajando ai nas comparações :bwahaha:

nunca tive problemas com tp-link, asus e netgear, sempre performance estabilidade excelentes, inclusive em empresas com mais de 100 aparelhos conectados, nunca ninguem reclamou na hora de assistir youtube, jogar e fazer video chamada em 1080p, tudo sempre estável
 
acho que vcs compraram roteadores extremamente baixa renda, bem de entrada e acham que os mais robustos e mais caros da TP-Link, Asus e Netgear são problematicos...

tem uma diferença abismal entre um roteador de R$ 200 e outro de R$ 800/1000... são 2 aparelhos totalmente diferentes, mesmo sendo de uma mesma marca.

nunca vi alguem pagar R$ 1000 em um roteador e reclamar, só se não souber configurar IPs :limo:
 
Oque deu para entender é que aonde tem HFC e a fibra entra, eles dão opção para o cliente se for cliente do plano
de TV manter essa estrutura apenas para o HFC igual o caso do @daviddiniz.
Se não é cliente do plano de tv da claro e esta numa area ainda com HFC, eles vão te dar a opção do claro box. (iptv) ou pode assinar a tv via coaxial.
Aonde ja foi implantado fibra, (gpon) eles dão a opção do claro box apenas, pq não tem mais opção da claro tv via fibra.
Foi sso que entendemos até o momento.
O que tem aqui em casa é legado pois acho que a claro não vende mais plano de TV no Coaxial, somente aquela box ou via aplicativo de TV.
Não duvido em nada a claro vir buscar esse equipamento um dia e falar para migrar para o APP ou a Box.
 
acho que vcs compraram roteadores extremamente baixa renda, bem de entrada e acham que os mais robustos e mais caros da TP-Link, Asus e Netgear são problematicos...

tem uma diferença abismal entre um roteador de R$ 200 e outro de R$ 800/1000... são 2 aparelhos totalmente diferentes, mesmo sendo de uma mesma marca.

nunca vi alguem pagar R$ 1000 em um roteador e reclamar, só se não souber configurar IPs :limo:

Eu sempre usei esses baratinhos mesmo, acho que o mais caro que peguei foi 270 num tp-link em 2013.
 
Quem mora em um AP pequeno, até 50 metros quadrados, o roteador da operadora da conta.

Agora tem pessoas com APs e Casas gigantes, não vai existir 1 aparelho Wifi para cobrir tudo.

A cada 40 metros é recomendado ter 1 roteador Wifi.
Se você tem 80 metros, tenha 2 roteadores Wifi
se vc tem 120 metros, tenha 3 roteadores wifi
RELATOS DE TEMPOS ATRÁS
1-Eu supria a minha necessidade com repetidores da TP-Link e estava feliz (quarto e sala).
2-O meu último modem robusto da TIM LIVE nem precisei usá-los.

DE MUDANÇA
1-Pretendo contratar o plano de 750MEGAS com o router WI-FI 6 que acredito que no meu AP de 57M² irá suprir.
2-Eu não jogo online, não preciso de aberturas de portas, etc...
3-Caso eu veja a necessidade, uso os meus 2 repetidores da TP-Link e pronto.
 
acho que vcs compraram roteadores extremamente baixa renda, bem de entrada e acham que os mais robustos e mais caros da TP-Link, Asus e Netgear são problematicos...

tem uma diferença abismal entre um roteador de R$ 200 e outro de R$ 800/1000... são 2 aparelhos totalmente diferentes, mesmo sendo de uma mesma marca.

nunca vi alguem pagar R$ 1000 em um roteador e reclamar, só se não souber configurar IPs :limo:
Bom, aqui o "roteador" é um Mini PC appliance com Ryzen 7 5800u, 4 portas 2.5GbE, 16GB RAM DDR4 e dois NVME, rodando proxmox e pfsense virtualizado, além do uso para outras VMs.

Serve?

:coolface:
 
vcs subestimam os modens mais atuais que as operadoras oferecem, se fosse há 12 anos atrás, até concordaria...
Mas vc acha que um modem que oferece 1Gb não tem CPU e RAM suficiente para gerenciar 200 conexões em Lan ??
O unico ponto fraco dos modens são a potencia das antenas, apenas isso.

Bridge só tem utilidade quando você precisa ter um servidor dedicado e/ou uma aplicação e ela precisa rodar em um servidor dedicado. Ai você faz o bridge para o servidor fazer a conexão PPoE e ter controle de portas e firewall muito robusta.

Em termos de performance para 99% dos usuários domésticos não tem utilidade alguma, não há aumento de performance, é puro achismo e placebo.


Você já se conectou a algum wifi publico e ele pede um cadastro ? vc faz o cadastro e o Wifi é todo bugado ou lento ?? a maioria desses wifi publicos são um lixo completo pq eles pegam um linux fundo de quintal ou aquele openWRT e fazem uma gambirra frankstein sinistra que deixa toda a conexão instável...

Antes de mudar para o plano de 500mb eu já tive um Thomson / Technicolor / Arris / Humax nos planos de velocidade mais baixos e sempre tive problemas em relação a cobertura de wifi na casa, ping oscilando, quedas intermitentes da rede e desconexões dos aparelhos no wifi.


A minha solução na época era colocar o modem em bridge e distribuir a internet para outros roteadores, comprei até roteadores Mesh que me serviram bastante e fui acompanhando esse mesmo pensamento até o mês passado com esse modem Humax HGJ310, só que nesse meio tempo aumentou o número de aparelhos ligados e consequentemente o gargalo na rede aumentou, até estava deixando um notebook com servidor Zabbix rodando 24/7 e estava piorando o ping na rede, foi então que os problemas acabaram quando deixei o modem como principal, mas muitos deixam o modem como bridge por conta dos problemas anteriores ou para em casos de uso avançado, não condeno quem faz isso.
 
O que tem aqui em casa é legado pois acho que a claro não vende mais plano de TV no Coaxial, somente aquela box ou via aplicativo de TV.
Não duvido em nada a claro vir buscar esse equipamento um dia e falar para migrar para o APP ou a Box.
Ainda vende sim. Meu filho acabou de se mudar para um condomínio com rede HFC da CLARO e contratou a TV com aquele plano 4K.

jTfjo31.jpeg
 
acho que vcs compraram roteadores extremamente baixa renda, bem de entrada e acham que os mais robustos e mais caros da TP-Link, Asus e Netgear são problematicos...

tem uma diferença abismal entre um roteador de R$ 200 e outro de R$ 800/1000... são 2 aparelhos totalmente diferentes, mesmo sendo de uma mesma marca.

nunca vi alguem pagar R$ 1000 em um roteador e reclamar, só se não souber configurar IPs :limo:
Entre comprar roteador porcaria e usar o da operadora eu prefiro o usar da operadora é menos estressante
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom, aqui o "roteador" é um Mini PC appliance com Ryzen 7 5800u, 4 portas 2.5GbE, 16GB RAM DDR4 e dois NVME, rodando proxmox e pfsense virtualizado, além do uso para outras VMs.

Serve?

:coolface:
Meu sonho é comprar um roteador de 10W na china kkkkkkkkkkk
 
1MvvPOR.png

No papel tudo é bonito...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Hemerson Silva @acs.sandro
Descobri que a Claro não atualizou o software do F@st 3896 desde que saiu o primeiro documento de treinamento para instalação em outubro de 2022, a versão de software descrita no documento é EXATAMENTE a mesma que está instalada no eMTA atualmente, ou seja, há MUITA coisa a ser corrigida.

h91hY0m.png


xevnQ0o.png
Interessante, eu tava com dúvida aqui com esse modem e esse documento tirou a dúvida: o LED US tá LARANJA... tinha reparado que o OFDMA tinha sido desligado tem uns 5/6 dias, e ali diz âmbar/laranja OFDMA desligado na rede externa. Tava até achando que era um bug e/ou meu modem com problema, mas tá funcionando perfeito. Valeu pelo documento!
 
Interessante, eu tava com dúvida aqui com esse modem e esse documento tirou a dúvida: o LED US tá LARANJA... tinha reparado que o OFDMA tinha sido desligado tem uns 5/6 dias, e ali diz âmbar/laranja OFDMA desligado na rede externa. Tava até achando que era um bug e/ou meu modem com problema, mas tá funcionando perfeito. Valeu pelo documento!
Seu Wifi tá normal?
 
a versão de SW do 3895 foi atualizada hoje cedo, consegui entrar e ver só uma vez a nova versão.. agora nao to conseguindo entrar nas congifs mais...
a luz do 5GHZ/2.4GHZ agora fica piscando quando está em atividade.
 
Qual versão está agora?
Cara, o número da versão tá muito grande e cheio de letras. Kkkkk.. consegui ver só uma vez pq agora tá demorando demais pra entrar nas configurações.. vou tentar mais tarde... mas vi algo de MiMo nas configurações..
 
algum consultor da claro as vezes consegue te passar a informação ou alguma loja fisica da claro, ou ficar entrando no site para consultar, ja tem alguma CTO da claro na frente da sua casa? se tiver ja é bom sinal.
Aqui em São Paulo a sobreposição tem dado as caras , muito se deve por conta da concorrência, isso está mais claro do que agua, e que não tem nada a ver
com node sobrecarregado.
Ainda não tinha visto relatos de sobreposição na ZN. se puder tirar umas fotos seria interessante aqui para o tópico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pra quem é leigo e usuario apenas de redes sociais não tem diferença mesmo.. Meu tio e minha tia por exemplo.
Agora para quem é entusiasta e quer usurfluir melhor de seu plano de internet e utilizar um roteador e ter uma experiência
Sim, vou tirar fotos dos postes assim que eles finalizarem a instalação das CTOs. Por enquanto eles estão deixando um loop de excesso de fibra próximos aos postes para a instalação das CTOs. E a maioria dos conectores de HFC quase lotados no bairro...
Vamos ver se serão rápidos na instalação e disponibilização da fibra após finalizado o trabalho.
Postarei assim que tiver novidades.
 
Que merda, acho que fui abençoado com um F@st 3896 zicado, pedi tanto e recebi isso...
e o pior de tudo agora, pelo que pessoal que trabalha ae na claro postou, os técnicos estão autorizados a colocar modem wifi5 na troca de equipamento defeituoso :limo:

boa sorte na troca desse fast ae por outro igual, vai precisar.
 
Que merda, acho que fui abençoado com um F@st 3896 zicado, pedi tanto e recebi isso...
O Wi-fi do 3896 aqui está perfeito, apesar de que eu utilizo minha rede mesh da Xiaomi.

Agora, único bug que encontrei foi a questão do IP público parar de pingar internet após 200GB baixados ininterruptamente (em modo router, funcionando normalmente).
 
Que merda, acho que fui abençoado com um F@st 3896 zicado, pedi tanto e recebi isso...
Que chato man, é por isso que nunca mais uso roteador de operadora, é só problemas e estresse, desde que comprei um asus, faz mais de anos que não sei o que é problema com internet, simplesmente as coisas fluem perfeitamente...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo