[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Uma pergunta que talvez já tenha aparecido aq, mas sempre é legal iniciar a discussão: será q as placas de 8gb tão começando a ser pouco pra jogos novos?
A gente vê lançamentos pesados vindo todos mal otimizados no pc e pensa se as Rtx 2060, 3050, 3060 ( de 8gb, que deveria ser na verdade uma 3050ti) e várias outras até high-end da série 30 vão ser suficiente pra jogar nos próximos anos…
Desenvolvedores da UE5 já avisaram q o mínimo vai ser 12gb, da até medo de se meter a comprar uma placa dessas e ser pouco até pra FHD. A 3060 de 8gb, que hj já se encontra por menos de 2000 e era uma opção interessante ao meu ver, junto com as rx 6600 xt e não xt, podem acabar se perdendo o sentido da compra só pela vram…
 
Uma pergunta que talvez já tenha aparecido aq, mas sempre é legal iniciar a discussão: será q as placas de 8gb tão começando a ser pouco pra jogos novos?
A gente vê lançamentos pesados vindo todos mal otimizados no pc e pensa se as Rtx 2060, 3050, 3060 ( de 8gb, que deveria ser na verdade uma 3050ti) e várias outras até high-end da série 30 vão ser suficiente pra jogar nos próximos anos…
Desenvolvedores da UE5 já avisaram q o mínimo vai ser 12gb, da até medo de se meter a comprar uma placa dessas e ser pouco até pra FHD. A 3060 de 8gb, que hj já se encontra por menos de 2000 e era uma opção interessante ao meu ver, junto com as rx 6600 xt e não xt, podem acabar se perdendo o sentido da compra só pela vram…
Eu não uso pra jogos e sempre tento pegar a placa com mais vram pros meus casos, então posso ser um pouco enviesado, mas de toda forma:

Isso vai depender das suas exigências, essas GPUs que vc listou já não rodavam muitos jogos no ultra em 1080p, então vc teria de jogar no high. Se vc estiver disposto a reduzir algumas configs, então ela vai ser sim placa pra jogar nos próximos anos, dado que vc mantenha suas expectativas alinhadas.

Claro, não leve em consideração jogos que mesmo diminuindo as configs ainda rodam mal até em placas mais caras, aí não tem pra onde correr e é rezar que isso não se torne norma. Se a maioria dos jogos realmente começar a ficar assim, aí vai ser melhor desistir de jogar no pc e só comprar um console.
 
Ao meu ver são placas que aguentam uns bons anos em questão de performance. As 3050 e 3060 de 8gb de o pessoal não vai muito com a cara, sempre achei q tinham um desempenho legal (claro que não se compara a 3050 com a 3060 pq o segmento é outro, embora ela já entregue um 1080p60 muito bonito, e a 3060 8gb apesar de ser uma boa placa, é uma 3050ti, desempenho nao muda muito da versão com mais vram, mas não da pra vender dois produtos diferentes com o mesmo nome).
O medo maior é a otimização horrível que alguns jogos vem recebendo pra pc, a rtx 2060 já não acho uma opção tão interessante assim justamente pelos 6gb (não me importo nada em jogar no médio com performance legal, mas a vram pode fazer falta, e os 20% que o pessoal fala da diferença pra 3050, se for ver é de 5~10 fps, mesmo aparecendo por 1500 reais um modelo da duex, q eu desconheço kkk, AO meu ver, compensa mais uma 6600 ou os modelos que eu falei da nvidia msm)
Se o trabalho dos desenvolvedores continuar assim, medo das gpu de 8gb serem capadas pela pouco vram, por exemplo a 3070, baita placa, q entregaria mais com mais vram
 
y4slo98838ta1.jpeg


A 1080 ti olhando essa treta com 8GB de vram em pleno 2023 heuhehueuheu

Mas a 1080 Ti, além de ter bastante memória em seu lançamento, também tinha muita força!
Sobrava tanto na época que ainda é uma placa MUITO boa hoje em dia, até mesmo para 1440p.

Uma pergunta que talvez já tenha aparecido aq, mas sempre é legal iniciar a discussão: será q as placas de 8gb tão começando a ser pouco pra jogos novos?
A gente vê lançamentos pesados vindo todos mal otimizados no pc e pensa se as Rtx 2060, 3050, 3060 ( de 8gb, que deveria ser na verdade uma 3050ti) e várias outras até high-end da série 30 vão ser suficiente pra jogar nos próximos anos…
Desenvolvedores da UE5 já avisaram q o mínimo vai ser 12gb, da até medo de se meter a comprar uma placa dessas e ser pouco até pra FHD. A 3060 de 8gb, que hj já se encontra por menos de 2000 e era uma opção interessante ao meu ver, junto com as rx 6600 xt e não xt, podem acabar se perdendo o sentido da compra só pela vram…

Pelo visto você postou sem olhar as mensagens anteriores...
Essa discussão já havia se iniciado algumas postagens atrás.
 
Comprei minha rtx 3060 ti esse mês e essa história de vram começa a ganhar força kkk. Espero que a placa segure uns 2 anos no Full HD pelo menos.
 
Mas a 1080 Ti, além de ter bastante memória em seu lançamento, também tinha muita força!
Sobrava tanto na época que ainda é uma placa MUITO boa hoje em dia, até mesmo para 1440p.
Mas o meme é isso mesmo, a placa idosa já tinha mais vram desde aquela época.
 
Comprei minha rtx 3060 ti esse mês e essa história de vram começa a ganhar força kkk. Espero que a placa segure uns 2 anos no Full HD pelo menos.

Relaxa cara,

Na minha opinião a discussão é valida pois a nvidia economizou vram assim como a intel economizou Cores um tempo atrás, o que não da para fazer é "jogar no lixo" um monte de placa(boa) por causa de 2 ou 3 lançamentos de jogos com má otimização.
 
Relaxa cara,

Na minha opinião a discussão é valida pois a nvidia economizou vram assim como a intel economizou Cores um tempo atrás, o que não da para fazer é "jogar no lixo" um monte de placa(boa) por causa de 2 ou 3 lançamentos de jogos com má otimização.

Também acho que há uma "histeria" com essa história. Claro que pra 1440p a 3070/Ti vão começar a se complicar no futuro, mas querer usar jogos mal otimizados como regra é demais pra qualquer um.

Enfim, pra mim o custo de um PC simplesmente não vale mais o retorno que ele proporciona. E o PS5 me fez consolidar ainda mais essa visão.
 
Última edição:
Comprei minha rtx 3060 ti esse mês e essa história de vram começa a ganhar força kkk. Espero que a placa segure uns 2 anos no Full HD pelo menos.

Bem mais que isso amigo. Fica tranquilo!

Também acho que há uma "histeria" com essa história. Claro que pra 1440p a 3070/Ti vão começar a se complicar no futuro, mas querer usar jogos mal otimizados como regra é demais pra qualquer um.

Enfim, pra mim o custo de um PC simplesmente não vale mais o retorno que ele proporciona. E o PS5 me fez consolidar ainda mais essa visão.

Pois é. E tem gente defendendo comprar uma 3060 de 12GB no lugar de uma 3060 Ti ou 3070...
Só trocaria a minha 3070 por uma 3060, se precisasse de grana.

Edit: Sobre PC e console de última geração... Concordo que se o uso for apenas para games, melhor ter um console. Já foi a época em que o preços dos jogos no PC eram bem mais baixos que os para console. Mas para quem usa o PC para as zilhões de outras coisas que ele proporciona, não tem console que o supere.
 
Última edição:
Relaxa cara,

Na minha opinião a discussão é valida pois a nvidia economizou vram assim como a intel economizou Cores um tempo atrás, o que não da para fazer é "jogar no lixo" um monte de placa(boa) por causa de 2 ou 3 lançamentos de jogos com má otimização.
Isso que é foda, parece que economizam de propósito pra forçar o upgrade…
Rumores da 4050 com 6gb, menos q a 50 da geração passada???
 
Isso que é foda, parece que economizam de propósito pra forçar o upgrade…
Rumores da 4050 com 6gb, menos q a 50 da geração passada???
Se eles lançarem a 4050 com 6gb dps do fiasco das 3000 com 8gb, vão levar um couro fervoroso da comunidade.
 
Se eles lançarem a 4050 com 6gb dps do fiasco das 3000 com 8gb, vão levar um couro fervoroso da comunidade.

Eles vão lançar, não tenho a menor dúvida

Depois que secou a teta da mineração a Nvidia tá pouco se fodendo pra política de preços e críticas da comunidade
 
Alguém sabe onde se acha ponte nvlink da 3090 pra vender aqui na huelândia? Achei poquíssimas no ali/ml, mas todas por mais de 1k.

Tô cogitando comprar outra 3090 e, se conseguisse achar uma ponte barata, 10% de performance extra seriam bem vindos.
 
Alguém sabe onde se acha ponte nvlink da 3090 pra vender aqui na huelândia? Achei poquíssimas no ali/ml, mas todas por mais de 1k.

Tô cogitando comprar outra 3090 e, se conseguisse achar uma ponte barata, 10% de performance extra seriam bem vindos.
nao da pra chamar no ebay?
 
y4slo98838ta1.jpeg


A 1080 ti olhando essa treta com 8GB de vram em pleno 2023 heuhehueuheu
Literalmente, a 1080ti foi a melhor placa já lançada, eu tinha a versão só 1080 e ainda rodava qualquer game até hoje, só não pegava específico pra RTX, como quake RTX
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe onde se acha ponte nvlink da 3090 pra vender aqui na huelândia? Achei poquíssimas no ali/ml, mas todas por mais de 1k.

Tô cogitando comprar outra 3090 e, se conseguisse achar uma ponte barata, 10% de performance extra seriam bem vindos.
Ml?
 
A bios me "enganou". Eu já tinha visto rebar ativado lá faz muito tempo. Mas a linha de baixo dizia "above 4G decoding" e estava desabilitado. Eu não sei oq é isso, mas sem isso o rebar não ativa. Agora eu vi no gpu-z e ativou o rebar. Sem atualizar o firmware da placa de vídeo. A confusão é porque na bios esta escrito "crypto mining" do lado do "above 4G decoding" e isso me fazia achar que era pra mineração e não pra rebar.
 
Última edição:
A bios me "enganou". Eu já tinha visto rebar ativado lá faz muito tempo. Mas a linha de baixo dizia "above 4G decoding" e estava desabilitado. Eu não sei oq é isso, mas sem isso o rebar não ativa. Agora eu vi no gpu-z e ativou o rebar. Sem atualizar o firmware da placa de vídeo. A confusão é porque na bios esta escrito "crypto mining" do lado do "above 4G decoding" e isso me fazia achar que era pra mineração e não pra rebar.
Essa é minha reclamação antiga, eles não deixam claro na Bios como ativar ReBAR, deveria ter a opção em favoritos "Ativar ReBar" e explicando que ativa todos os requisitos, bizarro.
 
Bom dia!
Peguei uma 3070ti Gigabyte Vision essa semana e to achando ela meio quente, com undervolt 0.937v 1935mhz com um perfil de fan agressivo ta toda hora batendo 72-74 graus... alguém sabe se é normal essa temperatura alta? A minha antiga 3060ti Asus KO fazia no maximo 68 graus nessa mesma config (0.937v 1935mhz)

Valeu
 

NVIDIA GeForce 531.61 WHQL Drivers Released, Support the New RTX 4070

NVIDIA today released the latest version of its GeForce Game Ready drivers. Version 531.61 WHQL comes with support for the new GeForce RTX 4070 "Ada" graphics card that goes on sale from today. The drivers also introduce official support for RTX Video Super Resolution, the new CUDA 12.1 compute API. The drivers also increases the number of concurrent NVENC sessions from 3 to 5 on RTX 40-series GPUs. Among the issues fixed with this release are game stability issues with "Assassin's Creed Origins when using the older 531.18 drivers; random game crashes noticed on RTX 30-series GPUs in "The Last of Us: Part 1," and black screen/hang noticed in the shader compile screen of "Hogwarts Legacy."

DOWNLOAD: NVIDIA GeForce 531.61 WHQL

Gaming
  • Introduces support for the GeForce RTX 4070
Fixed
  • [Assassin's Creed Origins] Game may have stability issues when using 531.18. [4008770]
  • [The Last of Us Part 1] Game may randomly crash during gameplay on GeForce RTX 30 series GPUs [4031676]
  • [Hogwarts Legacy] [Regression] Black Screen/Hang on Launch at Shader Compilation Screen using Driver 531.18 [4012825]
Open Issues
  • Toggling HDR on and off in-game causes game stability issues when non-native resolution is used. [3624030]
  • Monitor may briefly flicker on waking from display sleep if DSR/DLDSR is enabled. [3592260]
  • [Halo Wars 2] In-game foliage is larger than normal and displays constant flickering [3888343]
  • [GeForce RTX 4090] Watch Dogs 2 may display flickering when staring at the sky [3858016]
  • Increase in DPC latency observed in Latencymon [3952556]
  • Applying GeForce Experience Freestyle filters cause games to crash [4008945]
 
Bom dia!
Peguei uma 3070ti Gigabyte Vision essa semana e to achando ela meio quente, com undervolt 0.937v 1935mhz com um perfil de fan agressivo ta toda hora batendo 72-74 graus... alguém sabe se é normal essa temperatura alta? A minha antiga 3060ti Asus KO fazia no maximo 68 graus nessa mesma config (0.937v 1935mhz)

Valeu
Passou dos 70ºC já não me agrada muito independente da placa (ainda mais tendo que fazer undervolt e curva customizada nos fans), mas não deixa de estar dentro da faixa de operação normal dela, especialmente se morar em um local mais quente ou tiver um gabinete menor/mais restritivo em termos de fluxo de ar.

Teria que tê-la desde nova pra saber se sempre foi assim ou se houve alguma degradação ao longo do tempo, esse modelo vendeu bastante para o pessoal da mineração e não tenho recordação de queixas sobre construção/temperatura naquela época.

Temperatura de hot spot e memórias como estão?
 
Bom dia!
Peguei uma 3070ti Gigabyte Vision essa semana e to achando ela meio quente, com undervolt 0.937v 1935mhz com um perfil de fan agressivo ta toda hora batendo 72-74 graus... alguém sabe se é normal essa temperatura alta? A minha antiga 3060ti Asus KO fazia no maximo 68 graus nessa mesma config (0.937v 1935mhz)

Valeu
Não diria que tá alto, acho ok. Porém tá meio fora da curva pra uma Vision, a minha 3090 nem chega nos 70º em 100%.

Pegou usada? Será que não seria o caso de trocar a pasta térmica?
 
Abrir a GPU viola o termo de garantia da giga... Por mais que ela nao tenha lacre sempre fica algum arranhado em algum parafuso
Aí depende também se é nova ou usada, pode ser que nem garantia tenha mais, mas bem lembrado de toda forma.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo