• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Boa, valeu! Foi falha minha, eu pulei a parte de desabilitar o ACL, mas eu pulei essa etapa pq quando eu desabilitava o ACL, eu deixava de acessar o menu web da V-Sol, não consegui entender o pq, por isso acabei deixando pra trás, mas depois q desabilitei eu consegui acessar via telnet. De qualquer forma obrigado! Agora preciso entender o pq desabilitando o ACL eu não consigo acessar o sistema web através do 192.168.1.1, talvez fazer o mesmo que vc fez via pfSense?
Eu configurei o ACL assim:
2023-10-20-18-12-40-Router-Mozilla-Firefox.png


Além do que fiz no pfSense.
 
Passando só pra dizer que consegui subir a VSOL na ITANET (Vtal), usando a firmware custom 1.9.4 do O3... Agora posso reiniciar a ONU que ela reconecta sem problemas!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

alguém que tenha vsol e queira testar a velocidade em uma versão de teste do triple pode me ajudar?
me manda direct para enviar a firmware para testar se der certo o dev vai liberar uma versão com aquela correção da porta 2.5G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Atualizei aqui

joguei comando no terminal segue print abaixo, depois de reiniciar umas 2x se manteve o comando, só não consigo testar a velocidade.

image.png


minha internet é 300/150 fiz um teste em miami e passou dos 50mb no upload.

image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

para aqueles que não confiam no custom firmware, pedi para os dev da VSOL tentar criar uma firmware com esse comando fixado.
espero que eles façam :D
Atualizei pra BETA Versão G e funcionou aqui tambem...
 
Última edição:
Pessoal.

Troquei meu modem da Tim que já estava habilitado ipv6 e estou tentando habilitar agora no edgerouter. Porém ainda sem sucesso. O prefixo que a tim usa seria o /64?

Valeu
 
Última edição:
@_Piccini_ @KILLME @reminho

Tem algum jeito de dar como se fosse um SUPER RESET na ODI? Eu estou tentando testar com meus dois links de fibra mas por algum motivo mesmo com PLOAM de um, ele fica autenticando com o PLOAM da outra que ja tinha usado, como se nao salvasse o PLOAM novo, até a VID que fico pegando é a do PLOAM antigo. Coisa de doido que não renova pro novo valor.
Vivo 1
 
Passando só pra dizer que consegui subir a VSOL na ITANET (Vtal), usando a firmware custom 1.9.4 do O3... Agora posso reiniciar a ONU que ela reconecta sem problemas!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Atualizei pra BETA Versão G e funcionou aqui tambem...
para os demais provedores vale a pena manter essa firmware da triple ou a original?
 
para os demais provedores vale a pena manter essa firmware da triple ou a original tem "mais" funções?
Então as alterações e adições, vem escrito em cada changelog lá no site o3, basta entrar lá e ler ela... Aparentemente não adiciona nenhuma função, mas corrige vários problemas e permite subir a VSOL na rede da vtal seja clonando um Nokia ou até um Huawei, coisa que na firmware original bugada não é possível...
 
Então as alterações e adições, vem escrito em cada changelog lá no site o3, basta entrar lá e ler ela... Aparentemente não adiciona nenhuma função, mas corrige vários problemas e permite subir a VSOL na rede da vtal seja clonando um Nokia ou até um Huawei, coisa que na firmware original bugada não é possível...
Entendi. Fiz o flash aqui do triple na vsol e vou tentar subir ela no regional aqui.
 
Qual a ONU que vc vai clonar?
aqui é uma onu bridge e a única informação q eu tenho é o gpon serial.
Mas eu to pensando em assinar essa itanet 1gb vitalizado...
 
Ontem aconteceu uma coisa bizarra com a Vsol, acho que foi cabacisse minha, mas vamos aos relatos:

Durante a semana toda, a noite, eu vinha fazendo alguns testes em modo router e modo bridge utilizando meu note e a cfg de IP padrão da Vsol... Isso no firmware padrão da Vsol e também no firmware custom do triple...

Ocorre que ontem, chegou meu adaptador Usb gigabit, liguei ele no minipc com a Openwrt, carreguei o kmod correto e pronto, tinha a segunda interface no minipc e resolvi fazer a baderna em casa...

Não queria mudar muita coisa em relação a infra já operacional da Vivo em casa, pois em caso de "dor de barriga", seria fácil e rápido voltar a infra anterior com a HGU deles. A rede aqui está no padrão 192.168.15.0/24...


Pois é, eu tentei de toda forma alterar o IP padrão da Vsol para 192.168.15.1 e nada dela alterar, nem mesmo resetando tudo para padrão e tentando por várias vezes. Parecia que nada resetava a bendita até que eram quase 19 horas e resolvi fazer o rollback da HGU, pous trabalho home-office e preciso da internet em ordem hoje.

Não dando por vencido, espetei a Vsol no note, fiz um reset para padrão novamente e subi o último firmware oficial da Vsol, após o boot, consegui mudar o IP sem problema algum....

Confesso que fiquei sem entender, mas como eu disse, acho que foi cabacisse minha...

Alguém passou por algo semelhante?
 
Ontem aconteceu uma coisa bizarra com a Vsol, acho que foi cabacisse minha, mas vamos aos relatos:

Durante a semana toda, a noite, eu vinha fazendo alguns testes em modo router e modo bridge utilizando meu note e a cfg de IP padrão da Vsol... Isso no firmware padrão da Vsol e também no firmware custom do triple...

Ocorre que ontem, chegou meu adaptador Usb gigabit, liguei ele no minipc com a Openwrt, carreguei o kmod correto e pronto, tinha a segunda interface no minipc e resolvi fazer a baderna em casa...

Não queria mudar muita coisa em relação a infra já operacional da Vivo em casa, pois em caso de "dor de barriga", seria fácil e rápido voltar a infra anterior com a HGU deles. A rede aqui está no padrão 192.168.15.0/24...


Pois é, eu tentei de toda forma alterar o IP padrão da Vsol para 192.168.15.1 e nada dela alterar, nem mesmo resetando tudo para padrão e tentando por várias vezes. Parecia que nada resetava a bendita até que eram quase 19 horas e resolvi fazer o rollback da HGU, pous trabalho home-office e preciso da internet em ordem hoje.

Não dando por vencido, espetei a Vsol no note, fiz um reset para padrão novamente e subi o último firmware oficial da Vsol, após o boot, consegui mudar o IP sem problema algum....

Confesso que fiquei sem entender, mas como eu disse, acho que foi cabacisse minha...

Alguém passou por algo semelhante?
Aqui com o firmware 1.1.6, para alterar o IP bastou ir em Setup->LAN->LAN->IP Address e alterar o IP. No meu caso alterei de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 e pronto.
 
Ontem aconteceu uma coisa bizarra com a Vsol, acho que foi cabacisse minha, mas vamos aos relatos:

Durante a semana toda, a noite, eu vinha fazendo alguns testes em modo router e modo bridge utilizando meu note e a cfg de IP padrão da Vsol... Isso no firmware padrão da Vsol e também no firmware custom do triple...

Ocorre que ontem, chegou meu adaptador Usb gigabit, liguei ele no minipc com a Openwrt, carreguei o kmod correto e pronto, tinha a segunda interface no minipc e resolvi fazer a baderna em casa...

Não queria mudar muita coisa em relação a infra já operacional da Vivo em casa, pois em caso de "dor de barriga", seria fácil e rápido voltar a infra anterior com a HGU deles. A rede aqui está no padrão 192.168.15.0/24...


Pois é, eu tentei de toda forma alterar o IP padrão da Vsol para 192.168.15.1 e nada dela alterar, nem mesmo resetando tudo para padrão e tentando por várias vezes. Parecia que nada resetava a bendita até que eram quase 19 horas e resolvi fazer o rollback da HGU, pous trabalho home-office e preciso da internet em ordem hoje.

Não dando por vencido, espetei a Vsol no note, fiz um reset para padrão novamente e subi o último firmware oficial da Vsol, após o boot, consegui mudar o IP sem problema algum....

Confesso que fiquei sem entender, mas como eu disse, acho que foi cabacisse minha...

Alguém passou por algo semelhante?

Eu alterei o IP da VSOL para 192.168.0.1 desde o primeiro setup (minha rede interna é 192.168.1.x), estava usando o firmware 1.1.4 (230628_S632) funcionou de boa, está assim até então.

Ainda falando da VSOL, mas mudando de assunto: nesse final de semana atualizei o firmware para o 1.1.7 (eu ainda estava com o 1.1.4). A princípio funcionou OK, mas percebi que a interface web da VSOL depois de um tempo demorava muito para subir. Por exemplo, ao acessar http://192.168.0.1, a VSOL demorava uns 30segundos para responder. Depois funcionava de boa, mas bastava parar de usar a interface web por uns 30min e esse problema voltava. Testei também com o firmware 1.9.4 do O3 (que é baseado no 1.1.7) e o comportamento foi o mesmo (interface web demora uns 30s para carregar se ficar um tempo sem ser usada).

Voltei para o firmware 1.1.6, e o comportamento é o mesmo do 1.1.7. Próximo teste é voltar para o 1.1.4. Não sei se é "bug" do 1.1.6/1.1.7 ou se implementaram algum tipo de watchdog para derrubar o serviço de http da VSOL quando não estiver sendo usado e o mesmo é iniciado sob demanda.
 
Eu alterei o IP da VSOL para 192.168.0.1 desde o primeiro setup (minha rede interna é 192.168.1.x), estava usando o firmware 1.1.4 (230628_S632) funcionou de boa, está assim até então.

Ainda falando da VSOL, mas mudando de assunto: nesse final de semana atualizei o firmware para o 1.1.7 (eu ainda estava com o 1.1.4). A princípio funcionou OK, mas percebi que a interface web da VSOL depois de um tempo demorava muito para subir. Por exemplo, ao acessar http://192.168.0.1, a VSOL demorava uns 30segundos para responder. Depois funcionava de boa, mas bastava parar de usar a interface web por uns 30min e esse problema voltava. Testei também com o firmware 1.9.4 do O3 (que é baseado no 1.1.7) e o comportamento foi o mesmo (interface web demora uns 30s para carregar se ficar um tempo sem ser usada).

Voltei para o firmware 1.1.6, e o comportamento é o mesmo do 1.1.7. Próximo teste é voltar para o 1.1.4. Não sei se é "bug" do 1.1.6/1.1.7 ou se implementaram algum tipo de watchdog para derrubar o serviço de http da VSOL quando não estiver sendo usado e o mesmo é iniciado sob demanda.
Eu tinha este problema até colocar a regra no firewall para permitir o acesso a VSOL. Antes de definir a regra as vezes acontecia este problema de velocidade de acesso ou até mesmo o bloqueio ao acesso. Sigo no firmware 1.1.6.
 
Aqui com o firmware 1.1.6, para alterar o IP bastou ir em Setup->LAN->LAN->IP Address e alterar o IP. No meu caso alterei de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 e pronto.
Fabiano, eu posso deixar todos os equipamentos na mesma subrede, certo?
Eu sinceramente, não vejo problemas e a HGU da Vivo está assim...
Mas vai saber rsrsrs
 
Fabiano, eu posso deixar todos os equipamentos na mesma subrede, certo?
Eu sinceramente, não vejo problemas e a HGU da Vivo está assim...
Mas vai saber rsrsrs
Aqui uso 192.168.2.1 na VSOL e 192.168.1.1 para o restante da rede. Cheguei a usar VLAN 192.168.5.1 para outra aplicação mas desativei.
 
Eu tinha este problema até colocar a regra no firewall para permitir o acesso a VSOL. Antes de definir a regra as vezes acontecia este problema de velocidade de acesso ou até mesmo o bloqueio ao acesso. Sigo no firmware 1.1.6.

No caso do OpenWrt tenho uma interface configurada específica pare esse acesso. Até vou ver o firewall, mas não acredito ser o caso (usava essa abordagem para modem bridge da Claro HFC, depois HGU da Vivo em bridge, depois HGU da Claro em bridge e agora VSOL e nunca precisei alterar nada no firewall). Até porque voltei para o firmware 1.1.4 e sem mexer nada no firewall o problema desapareceu (web ui da VSOL abre instantaneamente).
 
No caso do OpenWrt tenho uma interface configurada específica pare esse acesso. Até vou ver o firewall, mas não acredito ser o caso (usava essa abordagem para modem bridge da Claro HFC, depois HGU da Vivo em bridge, depois HGU da Claro em bridge e agora VSOL e nunca precisei alterar nada no firewall). Até porque voltei para o firmware 1.1.4 e sem mexer nada no firewall o problema desapareceu (web ui da VSOL abre instantaneamente).
Então a explicação mais plausível é:
meme-6540-que-bruxaria-e-essa!!!!!.jpg
 
Eu instalei a firmware do triple 1.9.4 que o @t1ago falou e alterei o IP pra faixa da rede e funcionou normal pra acessar a Vsol.
Só não substitui ainda a ONU do regional
 
Então a explicação mais plausível é:
meme-6540-que-bruxaria-e-essa!!!!!.jpg

O pior é que agora mesmo voltando para o 1.1.4 o problema começou a acontecer de novo. Vou verificar o OpenWrt mesmo, atualizei semana passada para o 23.05.0, pode ser que tenha mudado alguma coisa, sei lá...

O estranho é que com ping e telnet vai direto... Bruxaria mesmo...

EDITADO: fiquei pensando no que vc falou (sobre ser firewall). Até então a interface do OpenWrt com o IP na rede 192.168.0.x estava configurado na zona WAN do firewall, e nunca tinha dado nenhum problema. Mudei agora a zona do firewall dessa interface para LAN, aí não deve passar mais pelo firewall, vamos ver se faz alguma diferença...
 
Última edição:
como assim é coisa do passado? Sonho de muitos fazer uma rede cabeada gbic 10GB seja por cabo de rede seja por fibra..... Ou peguei o bonde andando?

EDIT: A maioria da minha rede residencial é com stics gbics 10GB (PC, NAS etc).

Acho que a questão aqui é que o formato físico GBIC foi substituído pelo SFP (Small Form factor Pluggable). A sinalização e funcionalidades continuam as mesmas, só que os adaptadores SFP são fisicamente menores que os antigos GBIC (tanto é que por um tempo foram chamados de "mini-GBIC", mas o termo correto é mesmo SFP). No teu caso vc não estaria usando SFP na tua rede (e não GBIC)?

gbic-sfp.jpg


 
Última edição:
O pior é que agora mesmo voltando para o 1.1.4 o problema começou a acontecer de novo. Vou verificar o OpenWrt mesmo, atualizei semana passada para o 23.05.0, pode ser que tenha mudado alguma coisa, sei lá...

O estranho é que com ping e telnet vai direto... Bruxaria mesmo...

EDITADO: fiquei pensando no que vc falou (sobre ser firewall). Até então a interface do OpenWrt com o IP na rede 192.168.0.x estava configurado na zona WAN do firewall, e nunca tinha dado nenhum problema. Mudei agora a zona do firewall dessa interface para LAN, aí não deve passar mais pelo firewall, vamos ver se faz alguma diferença...

O problema era mesmo o upgrade do OpenWrt para a versão 23.05.0 que eu havia feito no meu roteador na semana passada e coincidiu com o upgrade do firware do VSOL que fiz no domingo.

Bastou eu retornar o OpenWrt para a versão 22.03.5 no NanoPi R4S, e mesmo com o firmware 1.1.7 a interface web do VSOL agora carrega de boa agora. Tinha percebido algumas travadas da navegação ocasional em alguns sites, achei que pudesse ser algum problema transitório de DNS, mas acho que no fim a causa pode ser a mesma que estava causando a demora na carga da interface web do VSOL.

Como a versão 23.05.0 já tinha alguns outros problemas (ex: flow control desabilitado por default no R4S na nova versão do OpenWrt), e como não estou a fim de fazer troubleshooting desse novo problema, por enquanto retornei meu roteador para o OpenWrt 22.03.5 e mantive o firmware 1.9.4 do O3 no VSOL, tudo funcionando OK agora.
 
Última edição:
Boa tarde.. alguém com problema na onu tplink g7??? Aqui começou a dar problema hoje. Estranho pq estava funcionando redondo. Não está conectando por ela.. mas quando ligo a fast 5657 funciona de boa a Internet.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo