[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
As duas VSOL 2802RH que tenho estão na v1.1.7 e tão com o BUG de não conseguir acessar elas via navegador kkkkkkk

Ai quando clico pra acessar via telnet parece que da um "empurrãozinho" e milagrosamente carrega a tela de login no navegador

Não tenho acesso Telnet bem webgui, vou tentar o botão atrás e ver se o acesso é restaurado.
Obrigado pela dica
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não deu certo =|

Man, outro dia deu zica aqui na minha e perdi os acessos nela também...
Não consegui resetar por nada...
Ai eu tirei a placa da ONU do gabinete dela e segurei o botão de reset por uns 30 segundos,
Ai deu certo, acho que tinha algo impedindo o acesso ao botão.
Dá uma olhada ai na sua.

Tava olhando no Ali e achei esse switch 2,5GbE com porta SFP+:
https://pt.aliexpress.com/item/1005005890926981.html

O preço parece bom, alguém já comprou e testou?

Só para entender: a ideia seria usar a porta SFP+ para plugar um módulo ODI para usar como ONT, certo? Pergunto isso pois nesse caso, se você quiser usar um roteador externo (pfSense ou OpenWrt) com a ODI em bridge, seria necessária uma configuração adicional no switch para criar uma VLAN para passar apenas a comunicação do ODI para a porta WAN do roteador. E teria que ligar a porta LAN do roteador de volta no switch, o que não faria muito sentido, além de ter uma configuração complexa...

Meu ponto: acho que esse equipamento (switch com porta SFP+) para usar com ODI só valeria a pena se você planeja usar a ODI em modo router (que teria limitações pois as funcionalidades de roteamento da ODI são muito reduzidas quando comparadas com pfSense ou OpenWrt). Caso a ideia é usar um roteador externo e a ODI em bridge, aí pelo menos até onde eu consigo ver, esse setup não seria muito vantajoso. O ideal, para esse caso, seria mesmo então comprar um roteador com porta SFP+.

Última edição:
Só para entender: a ideia seria usar a porta SFP+ para plugar um módulo ODI para usar como ONT, certo? Pergunto isso pois nesse caso, se você quiser usar um roteador externo (pfSense ou OpenWrt) com a ODI em bridge, seria necessária uma configuração adicional no switch para criar uma VLAN para passar apenas a comunicação do ODI para a porta WAN do roteador. E teria que ligar a porta LAN do roteador de volta no switch, o que não faria muito sentido, além de ter uma configuração complexa...

Meu ponto: acho que esse equipamento (switch com porta SFP+) para usar com ODI só valeria a pena se você planeja usar a ODI em modo router (que teria limitações pois as funcionalidades de roteamento da ODI são muito reduzidas quando comparadas com pfSense ou OpenWrt). Caso a ideia é usar um roteador externo e a ODI em bridge, aí pelo menos até onde eu consigo ver, esse setup não seria muito vantajoso. O ideal, para esse caso, seria mesmo então comprar um roteador com porta SFP+.
Pelo que vi aqui, ela não negocia 2,5GbE no SFP+, então não valeria a pena com o ODI.

Estava pesquisando switch 2,5GbE pra usar com a VSOL mesmo, minha dúvida seria se ele realmente aguenta manter todas as portas em 2,5GbE.

Pelo que vi aqui, ela não negocia 2,5GbE no SFP+, então não valeria a pena com o ODI.

Estava pesquisando switch 2,5GbE pra usar com a VSOL mesmo, minha dúvida seria se ele realmente aguenta manter todas as portas em 2,5GbE.
A julgar pela aparência do switch, ele se assemelha a este aqui:

Alguém aqui teve problemas com Vlan no openwrt 23?

cara o Van Tech soltou um vídeo configurando um ODI STICK, achei curioso que ele só clona o serial da ONU e configura a VLAN pelo Openwrt e funciona que é uma beleza

Ele só clona essas informações pois o provedor não tem muita restrições, essa questão de mais bloqueio acho que é só aqui no BR. Sei por outros vídeos que já vi, na AT&T no EUA se tu ligar pra eles é liberado usar qualquer ONU sem problemas.

No Brasil que eles são mais chatos referente a essa questão de mudança, não sei porque isso ... Se for por questão de não ter problema de manutenção na rede, se eles não permitem pois perdem a gerência. Inclusive aqui no meu antigo provedor eles não queriam me dar acesso a página de gerência da ONU, se for analisar não tem nenhuma informação ou dados que possa infiltrar na rede do provedor 🤣🤣🤣🤣

Já esse provedor que fiquei agora, eles não dão acesso também. Mas por felicidades um usuário aqui no fórum sabia a senha padrão, aí consegui acessar a página da ONU ZTE que colocaram. Aí consegui clonar todas as informações pra ONU V.Sol e mesmo reiniciando, e perdendo as info do OMCI ela conecta e atingi O5 e Initial Status 😁
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Defina problema, eu já usei vlan no openwrt a um tempo (não era a versão 23.

Mas acho MUITO complexo a maneira que eles lidam as VLAN, eu estou usando pfsense e ubnt e ambos é criar vlan e colocar qual porta é. Já no openwrt tem que criar a vlan, associar a porta e mais uma coisa que eu não lembro agora!

Defina problema, eu já usei vlan no openwrt a um tempo (não era a versão 23.

Mas acho MUITO complexo a maneira que eles lidam as VLAN, eu estou usando pfsense e ubnt e ambos é criar vlan e colocar qual porta é. Já no openwrt tem que criar a vlan, associar a porta e mais uma coisa que eu não lembro agora!

Para VLAN na porta WAN não tem segredo no OpenWrt: basta adicionar o número da VLAN na interface da WAN. Por exemplo, se a interface da WAN for a eth0 e a VLAN for 11, basta editar a interface da WAN e colocar eth0.11.

Mas caso for para usar VLAN na rede interna aí de fato é mais complicado.

Sobre o OpenWrt 23.05.0, não uso VLAN no OpenWrt (minha VSOL está em bridge com filtro de VLAN na ONU). Por outro lado tive uns problemas com o OpenWrt 23.05.0 com o NanoPi R4S (interface Ethernet não está ativando Flow Control) e voltei para o 22.03.5.

Última edição:
cara eu tb uso openwrt aqui mas ainda estou com o problema de pegar o primeiro IP de VOIP, e ai toda vez que a VSOL reiniciar eu preciso ou reiniciar o router ou então dar restart na interface. Tentei uns comandos indicados no fórum do openwrt mas n resolveu.

Alguém sabe alguma coisa que configurando faz com que a interface WAN ignore esse ip do VOIP (10.XXX.X.XX) e vá direto pro ip público?

Bom dia pessoal, consegui conectar a onu TP Link XZ000-G3 no meu provedor só alterando o sn, sem precisar mexer na firmware. (NBELXXXXXXXX precisa converter NBEL em hexa. Ficou 4E42454C e juntando os 8 dígitos restantes em maiúsculo, o numero serial ficou 4E42454CXXXXXXXX). Configurei a Vlan e conectou de primeira. No entanto, a velocidade de download ficou muito baixa, coisa de 200kbps e o upload ficou normal. Como podem observar:
15439594679.png
Alguma sugestão do que possa estar interferindo? Equipamentos, mikrotik routerboard. Desativando o controle de fluxo, tanto o download quanto upload caia ou dava erro . Com vlan bridge configurada no tp link, não conectou.
*Detalhe, o conector utilizado é Upc com sinal chegando no modulo sfp odi DFP-34X-2C2 -26dbm, enquanto o TP-link XZ000-G3 é Apc sinal final -15dbm. Conector ou nível de sinal pode interferir desta forma?

cara eu tb uso openwrt aqui mas ainda estou com o problema de pegar o primeiro IP de VOIP, e ai toda vez que a VSOL reiniciar eu preciso ou reiniciar o router ou então dar restart na interface. Tentei uns comandos indicados no fórum do openwrt mas n resolveu.

Alguém sabe alguma coisa que configurando faz com que a interface WAN ignore esse ip do VOIP (10.XXX.X.XX) e vá direto pro ip público?
Você configurou corretamente a VLAN na porta WAN? E qual porta você configurou a VLAN da internet? a 2.5Gb ou a 1Gb ou ambas?

Você configurou corretamente a VLAN na porta WAN? E qual porta você configurou a VLAN da internet? a 2.5Gb ou a 1Gb ou ambas?
na VSOL esta tudo configurado corretamente. cara to usando a porta amarelinha que acredito ser a de 2.5gb no openwrt nao configurei nada sobre VLAN na WAN, ta basicamente default

Mas pelas especificações ele funciona como switch plug-and-play. se ligar direto na porta 2.5 da v-sol deve distribuir o sinal para as demais portas. Não precisa ter o ODI pra funcionar.

pessoal alguém que utiliza a VSOL está experimentando reboots?

tipo aqui agora a pouco caiu a luz, e a VSOL entrou em um loop de reboots, só parou quando eu dei umas 3 reiniciadas no meu roteador.

uma outra dúvida boba: se eu quiser alterar alguma configuração tipo HWVER, eu preciso desconectar a fibra? ou é só alterar e reiniciar, sem risco de brickar a VSOL?

Última edição:

tipo aqui agora a pouco caiu a luz, e a VSOL entrou em um loop de reboots, só parou quando eu dei umas 3 reiniciadas no meu roteador.

uma outra dúvida boba: se eu quiser alterar alguma configuração tipo HWVER, eu preciso desconectar a fibra? ou é só alterar e reiniciar, sem risco de brickar a VSOL?
Aqui, a minha está normal...

O mão de "M" aqui fez o favor de detonar a configuração do minipc com Openwrt, portanto, estou refazendo a configração do mesmo.
:facepalm:

Não tive problemas de reboot. Qual versão do firmware vc está usando?

Pergunto isso porque eu tive outro problema. Estava usando o firmware 1.9.4 do O3 (equivalente ao 1.1.7) e volta e meia a VSOL demorava um pouco para abrir a página web.

Porém ontem verifiquei que com esse firmware o Flow Control da porta de 1Gbps não estava funcionando mais (que estava OK com o firmware 1.1.4). Por exemplo, com o firmware 1.9.4/1.1.7 meu OpenWrt estava reportando como segue para a porta WAN ligada no VSOL:

Código:
root@router:~# ethtool -a eth0
Pause parameters for eth0:
Autonegotiate:    on
RX:        off
TX:        off
RX negotiated:    off
TX negotiated:    off

Bastou eu voltar a VSOL para o firmware 1.1.4 e o flow control passou a ser negociado corretamente:

Código:
root@router:~# ethtool -a eth0
Pause parameters for eth0:
Autonegotiate:    on
RX:        off
TX:        off
RX negotiated:    on
TX negotiated:    on

Não tive problemas de reboot. Qual versão do firmware vc está usando?

Pergunto isso porque eu tive outro problema. Estava usando o firmware 1.9.4 do O3 (equivalente ao 1.1.7) e volta e meia a VSOL demorava um pouco para abrir a página web.
eu to usando um firmware custom que muda os filtros da minha VLAN automaticamente. Mas foi questão de configuração mesmo, mandei um e-mail pro O3 ele teorizou que poderia ser o seguinte: como a G-240W-C é antiga, a BOI manda um pacote pedindo p/ atualizar, e como a VSOL n tem memória ela buga e reinicia. Bastou eu configurar como se fosse uma G-2425G-A que parou de ficar reiniciando em loop.

esse problema de abrir a página web acontece aqui tb, mas basta usar a navegação privada q funciona.

Users who are viewing this thread

Voltar