[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 88 33.2%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.4%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.2%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    265
Afinal, colocar as DDR5 acima de 6000 vai alterar o desempenho ou não? Ainda tenho dúvidas no AM5 por causa da proporção utilizada em relação ao processador...
Depende de muita coisa, se aumentar a frequência mantendo os timings melhora sim, se subir os timings junto talvez sim talvez não, e melhorar pode ser 1%, 5%, 10%, tem muita variável em jogo pra resumir em só sim ou não, sem contar que pra sequer ter diferenca tem que estar mais CPU-bound que geralmente não é o caso
 
Afinal, colocar as DDR5 acima de 6000 vai alterar o desempenho ou não? Ainda tenho dúvidas no AM5 por causa da proporção utilizada em relação ao processador...
Como o usuário acima falou, muitas vezes os timings da memória são mais importantes que a frequência. Nesse comparativo do HU mostra isso, onde DDR5-6400 stock foi mais lenta que DDR5-6000 e até DDR5-5200 tunada:

 
Última edição:
É amigos. Definitivamente entrei pro time AM5.

Então sai o kit AM4
- Asus ROG STRIX X570-E Gaming
- Ryzen 9 3900x
- 2x8 DDR4 G.Skill 3600 (F4-3600C18D-16GTZRX)
F57-DF853-EA10-44-CE-AB61-DF28962-B4906.jpg


Entra o kit AM5
- Asus Prime X670E-Pro Wifi
- Ryzen 7 7800x3D
- 2x16 DDR5 XPG 6000CL30
84-AFE785-08-AA-4373-87-F6-1-ADAE6-D9-F5-DC.jpg

A ideia inicial era usar uma Asus STRIX B650-A que além de mais barata, acredito que supriria minha necessidade tranquilamente, porém estava em falta.

Acabei arriscando nessa prime pois a STRIX x670E-A acabava subindo significativamente o custo. Como preciso trocar a 970 guerreira, acabei optando por segurar essa diferença pra fazer upgrade na GPU.

É incrível a diferenca de acessórios e “mimos” nas caixas entre a ROG e a PRIME.

Domingo início a montagem da placa. Atualizar bios, montagem e etc. se tudo funcionar bem, show! Se der algum “BO” com as memórias aí vou cogitar fazer a troca pela B650 quando retornar os estoques.

Eu não sei quanto a prime, mas já comprei pizza com caixa melhor que a caixa da TUF x570 :limo:
 
Galera, recentemente peguei um 7800x3D e uma Asrock B650E Taichi.

Junto disso peguei, nos EUA, um par 2x16Gb CORSAIR VENGEANCE 7200 CL34 (CMH32GX5M2X7200C34).

Setei o preset XMP 7200 e o sistema está rodando 100%, nenhum problema por enqto, mas vi que a bios setou a memória a 1,45V, eh isso mesmo? Essas memórias trabalham nessas tensões altas ?

Vlwww
 
Galera, recentemente peguei um 7800x3D e uma Asrock B650E Taichi.

Junto disso peguei, nos EUA, um par 2x16Gb CORSAIR VENGEANCE 7200 CL34 (CMH32GX5M2X7200C34).

Setei o preset XMP 7200 e o sistema está rodando 100%, nenhum problema por enqto, mas vi que a bios setou a memória a 1,45V, eh isso mesmo? Essas memórias trabalham nessas tensões altas ?

Vlwww
Olhou o datasheet dela? Talvez seja característica deste modelo.

As minhas originalmente são 5600 CL36 @ 1.25v e mesmo em 6000Mhz não precisei subir, quando vc carrega o preset normalmente aparece a tensão que a bios irá setar também.

Dá pra tentar reduzir mas pode causar instabilidade, se está 100% não vejo porque mexer, só veja se não esquentam demais, especialmente se usar watercooler.
 
Olhou o datasheet dela? Talvez seja característica deste modelo.

As minhas originalmente são 5600 CL36 @ 1.25v e mesmo em 6000Mhz não precisei subir, quando vc carrega o preset normalmente aparece a tensão que a bios irá setar também.

Dá pra tentar reduzir mas pode causar instabilidade, se está 100% não vejo porque mexer, só veja se não esquentam demais, especialmente se usar watercooler.
Olhei o PDF da corsair e realmente eh 1.45V, vou deixar do jeito que está.

Vlww pela ajuda.
 
 
Peguei um 7950X3D e uma 7900 XT
agora sim vamos rodar emulador de game boy com tudo no máximo :fire:
 
Peguei um 7950X3D e uma 7900 XT
agora sim vamos rodar emulador de game boy com tudo no máximo :fire:
tem placa que vem com ajustes pré definidos exclusivos para esse x3d, na Asus tem. Eu acho que com o tempo esse processador vai ficar como o queridinho, a menos que surja algum problema que não consigam resolver, o chato é que jogos antigos podem não ter suporte nunca e há novos que podem ter problemas nunca resolvidos para tirar proveito do cache extra, algo que acontece parecido com a Intel e seus núcleos diferentes, a menos que já tenham corrigido no software, porque a Intel tem um time capaz e enorme para isso.
Pena que ele não pegou o 7995WX, 50% a mais de cores e dobro de canais com o exato mesmo consumo:
vai pegar um desses? E será que rola as memórias de 1TB por slot, 2TB por channel
 
vai pegar um desses?
Por módicos $10k, só se eu ganhar na loteria ou se alguém me der de presente kkkkk
E será que rola as memórias de 1TB por slot, 2TB por channel
Ele suporta ECC RDIMM e LRDIMM, mas acho que o maior pente RDIMM comercial é só 256GB (tinha notícias de 512GB, mas nunca vi ninguém usando), e como as mobos pra essas CPUs são só 1DPC, então seria no máximo 2TB de ram (8x256). Nos non-pro ficaria 4x256GB.
Lembrando que os TR Pro pra terem acesso aos 8 canais tem de usar com mobos WRX90, as TRX50 (que suportam tanto os pro quanto non-pro) só tem 4 canais (e 1DPC também).
 
tem placa que vem com ajustes pré definidos exclusivos para esse x3d, na Asus tem. Eu acho que com o tempo esse processador vai ficar como o queridinho, a menos que surja algum problema que não consigam resolver, o chato é que jogos antigos podem não ter suporte nunca e há novos que podem ter problemas nunca resolvidos para tirar proveito do cache extra, algo que acontece parecido com a Intel e seus núcleos diferentes, a menos que já tenham corrigido no software, porque a Intel tem um time capaz e enorme para isso.

vai pegar um desses? E será que rola as memórias de 1TB por slot, 2TB por channel
mais a grande maioria dos jogos antigos ja batem full FPS... gta V mesmo trava em 185FPS... e o melhor processador para jogos HOJE é o 7800x3d... pois o 7900x3d ou acima vem com uma tecnologia nova que os jogos nao estao aproveitando e ficando confusos e entregando menor desempenho... e o 7800x3d é mais barato que um 14700K que é seu concorrente DIRETO... em jogos BEM MELHOR... em outraz tarefaz leva surra pela falta de núcleos
 
mais a grande maioria dos jogos antigos ja batem full FPS... gta V mesmo trava em 185FPS... e o melhor processador para jogos HOJE é o 7800x3d... pois o 7900x3d ou acima vem com uma tecnologia nova que os jogos nao estao aproveitando e ficando confusos e entregando menor desempenho... e o 7800x3d é mais barato que um 14700K que é seu concorrente DIRETO... em jogos BEM MELHOR... em outraz tarefaz leva surra pela falta de núcleos
cada um tem um nicho, 7800x3d é para esse caso específico, os outros para quem quer ir além do jogo.

Por módicos $10k, só se eu ganhar na loteria ou se alguém me der de presente kkkkk
pra trabalho não se paga? e um 7950x talvez seja equivalente
Ele suporta ECC RDIMM e LRDIMM, mas acho que o maior pente RDIMM comercial é só 256GB (tinha notícias de 512GB, mas nunca vi ninguém usando), e como as mobos pra essas CPUs são só 1DPC, então seria no máximo 2TB de ram (8x256). Nos non-pro ficaria 4x256GB.
Lembrando que os TR Pro pra terem acesso aos 8 canais tem de usar com mobos WRX90, as TRX50 (que suportam tanto os pro quanto non-pro) só tem 4 canais (e 1DPC também).
In 2024, 1TB DDR5 RAM will be available, followed by DDR5-7200 RAM in 2025 says Samsung
isso?
 
pra trabalho não se paga?
Dependendo do trablho, com certeza. No meu caso sai mais barato ao longo do ano só pegar máquina na nuvem quando precisar e de resto seguir no meu desktop.
e um 7950x talvez seja equivalente
7950x não me parece muito atrativo ainda, esperar essa geração consumer DDR5 amadurecer mais.
Acho que em 2021 a samsung fez demo de módulos de 512gb, mas não tem nenhum pra venda, o maior deles é 256gb. Se já se passaram quase 3 anos e nada dos de 512gb, podemos esperar mais tempo ainda pra ver esses de 1tb.
 
7950x não me parece muito atrativo ainda, esperar essa geração consumer DDR5 amadurecer mais.
é um bom processador, esquentado, mas bom e a amd vem liberando aos poucos algumas coisas. As DDR5 tem que pegar do QVL e com EXPO, preferencialmente, é um problema dos caras não testarem direito na placa-mãe e o fabricante de memória faz um XMP/EXPO só pra funcionar, nada otimizado. Peguei a minha chinesa já ciente que teria algum problema, mas foi a menos cara até hoje. Consigo atualmente na última bios 6000MTs estáveis novamente, são DDR5 esticadas pelo pessoal da GeIL chinesa, as originais de Taiwan são no máximo 5600MTs e com temporizações altas.
E os mesmos problemas na amd acontecem no intel, até risco de queimar a controladora que o hat rat menciona no intel vai ao infinito tb.
 
é um bom processador, esquentado, mas bom e a amd vem liberando aos poucos algumas coisas. As DDR5 tem que pegar do QVL e com EXPO, preferencialmente, é um problema dos caras não testarem direito na placa-mãe e o fabricante de memória faz um XMP/EXPO só pra funcionar, nada otimizado. Peguei a minha chinesa já ciente que teria algum problema, mas foi a menos cara até hoje. Consigo atualmente na última bios 6000MTs estáveis novamente, são DDR5 esticadas pelo pessoal da GeIL chinesa, as originais de Taiwan são no máximo 5600MTs e com temporizações altas.
E os mesmos problemas na amd acontecem no intel, até risco de queimar a controladora que o hat rat menciona no intel vai ao infinito tb.
Eu tenho um 5950x, não acho que o custo compense o ganho, nem ter acesso a "apenas" 50% a mais de ram. O mais tentador é o avx512, mas consigo viver sem de boas.
 
Eu tenho um 5950x, não acho que o custo compense o ganho, nem ter acesso a "apenas" 50% a mais de ram. O mais tentador é o avx512, mas consigo viver sem de boas.
bem provável, no meu caso a máquina tá sobrando, muito mais rápido do que o i7 4790k e, enquanto o haswell caia em cada upgrade do win ou do linux, esse 7950x sobe, além de aparecer algumas novas acelerações configuráveis. O melhor é o ajuste para baixo da temperatura, ponho 80° C e fica top, já coloquei 89 e no padrão 95° C e o Assassin III peida, embora tenha culpa tb meu gabinete ruizão reaproveitado.
com o novo WC que está vindo, o SSD mais rápido e o gabinete melhor ventilado, mas que vou ter de serrar um pedaço, né, a coisa pode melhorar nos 80° C, principalmente o curve optimizer.
 
bem provável, no meu caso a máquina tá sobrando, muito mais rápido do que o i7 4790k e, enquanto o haswell caia em cada upgrade do win ou do linux, esse 7950x sobe, além de aparecer algumas novas acelerações configuráveis. O melhor é o ajuste para baixo da temperatura, ponho 80° C e fica top, já coloquei 89 e no padrão 95° C e o Assassin III peida, embora tenha culpa tb meu gabinete ruizão reaproveitado.
com o novo WC que está vindo, o SSD mais rápido e o gabinete melhor ventilado, mas que vou ter de serrar um pedaço, né, a coisa pode melhorar nos 80° C, principalmente o curve optimizer.
Como falei em outro tópico, acho que só vou esperar as DDR5 de maior densidade (pentes de no mínimo 64GB), e a plataforma de consumer ganhar pelo menos mais um canal de memória, esse dual channel já tá muito vergonhoso e limitando bastante as CPUs.
 
Se for olhar o preço pode parecer que o Threadripper não vale a pena, mas quando coloca o consumo e o tempo na balança a coisa pode mudar.
 
Como falei em outro tópico, acho que só vou esperar as DDR5 de maior densidade (pentes de no mínimo 64GB), e a plataforma de consumer ganhar pelo menos mais um canal de memória, esse dual channel já tá muito vergonhoso e limitando bastante as CPUs.
talvez essa maior densidade venha com mais problemas nos ajustes, não era para as de 32GB terem tanto assim, até EXPO andou tropeçando feio, teve situação em que nem JEDEC ia, não sei nas outras, mas somente a v1813 que melhorou andando de lado, mas com muitos novos problemas por conta do suporte aos APUs. Na minha opinião, essas APUs nem deveriam ser lançadas agora enquanto não refinarem bem o que temos.
 
talvez essa maior densidade venha com mais problemas nos ajustes, não era para as de 32GB terem tanto assim, até EXPO andou tropeçando feio, teve situação em que nem JEDEC ia, não sei nas outras, mas somente a v1813 que melhorou andando de lado, mas com muitos novos problemas por conta do suporte aos APUs. Na minha opinião, essas APUs nem deveriam ser lançadas agora enquanto não refinarem bem o que temos.
Pra quem precisa de quantidade, não vai ter problema em rodar a 4800~5200MHz.
Mas sim, as DDR5 32gb começaram com muitos problemas, é até impressionante como as 48gb são mais estáveis. Talvez pq elas tenham vindo muito cedo no ciclo de vida da plataforma? As 32gb ddr4 demoraram um pouquinho pra aparecer, por exemplo.
Se for olhar o preço pode parecer que o Threadripper não vale a pena, mas quando coloca o consumo e o tempo na balança a coisa pode mudar.
Dependendo do workload, com certeza, mas entra aquele gigante "depende".
 
opss, topico errado
 

E o Record já foi atualizado:
 
Comprei um kit na Amazon US, agora só esperar chegar em dezembro

~ 3600 reais

AMD Ryzen 7 7800X3D
GIGABYTE B650 AORUS Elite AX
G.SKILL Trident Z5 Neo RGB 32GB (2x16GB) 6400MT/s CL32-39-39-102 (F5-6400J3239G16GX2-TZ5NR)
 
Pessoal, uns parentes meus virão da Suíça agora em dezembro, e pedi pra comprar e me trazer esse kit:


CPU 7800 X3D - https://www.toppreise.ch/price-comp...-Raphael-X-8x-4-2GHz-100-100000910WOF-p724752

Mobo Asus Proart https://www.toppreise.ch/price-comp...I-AMD-X670-90MB1B90-M0EAY0-p705310?selsort=rd ou a Gigabyte https://www.toppreise.ch/price-comp...-ELITE-AX-Rev-1-0-AMD-X670-p705415?selsort=rd

Memórias: https://www.toppreise.ch/price-comp...-RGB-DDR5-6000-Kit-CMT64GX5M2B6000C40-p712325


Eu ia pedir pra trazer esse WC - https://www.toppreise.ch/price-comp...NZXT-Kraken-360-RGB-White-RL-KR360-W1-p726086 mas tenho receio que danifique alguma coisa na viagem...


Depois de muitos e muitos anos com Intel, quero voltar para o lado AMD da força, vocês acham que essas peças que escolhi têm chances de dar problemas ou está bom?


PS: Demais itens tenho aqui, fonte, vga, ssd.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo