Elden Ring - PS5
Matei esse bicho gigantesco - mais de 250 horas!
Sem tem uma palavra pra definir esse jogo é
ESQUISITO.
Gameplay
Nunca tinha jogado nenhum desses famosos souls games, foi uma das coisas que me segurou, a novidade. O gameplay é basicamente explorar o mundo aberto a procura dos tais pontos de graça, looteando e matando tudo o que aparecer na frente, meio que sem uma boa explicação do pq vc está fazendo isso. É um grind do início ao fim para subir de nível e ficar mais forte, eu cheguei ao lvl 150. Pense num Diablo mas em 3d, matar milhões de coisas pra upar seu personagem. É bem repetitivo nesse sentido, eu por exemplo do início ao fim joguei de escudo e espada, então a jogabilidade foi a mesma coisa por mais de 250 horas. O que salva dessa repetição são os inimigos serem tão variados e estranhos, e os encontros com bosses pelo mundo todo, além da própria exploração desse mundo diferentão.
Ouvidos
É bem esquisito no sentido áudio também, não tem muito o que ouvir, só basicamente o som dos bichos te atacando, com uma mistura quase imperceptível ao fundo de som ambiente com alguma melodia triste. Então o que deixou agradável pra mim foi ficar ouvindo podcasts enquanto jogava. É praticamente obrigatório jogar ouvindo alguma outra coisa. Ficou bem gostoso de jogar assim, quase uma terapia. Durante os bosses fica mais animado e aparece uma música mais empolgant, mas a única música memorável mesmo é a do menu, que é a mesma do boss final. Eu daria nota 10 pro jogo se tivessem colocado um Death Metal durante os chefões, combinaria perfeito demais. O jogo tem tudo a ver com metal.
História
Durante todo o tempo em que joguei não entendi absolutamente nada! E o jogo usa uma linguagem antiga, tipo do jeito que Shakespeare escreveria, o que não ajuda em nada no entendimento. Quando terminei fui olhar uns vídeos no youtube pra tentar entender alguma coisa, e aparentemente a história é bem complexa e elaborada, e agora acho que deveria ter feito isso antes de ter começado a jogar. Provavelmente aumentaria a graça do jogo se eu tivesse alguma ideia do que estava acontecendo. Dito isso, a falta de entendimento tb tem um certo charme, faz tudo parecer parte de um sonho, sei lá, então ok. (BTW, não tem anel nessa porra, O nome Elden Ring foi escolhido por ser cool, mas não faz sentido. Algo como Elden Order faria mais sentido, apesar de tosco.)
Arte
Acho que é aqui que o jogo se destaca né, visualmente tudo é muito incrível. Tem um sem fim de momentos em que vc parece estar num sonho ou pesadelo, só jogando mesmo pra entender. A parte das mulheres macabras dançando naquela vila por exemplo... Gigantes derrubando paredes e árvores... O mundo subterrâneo... As harpias cantando em latim, nossa, louco demais.
Prós
- É bem viciante o gameplay de explorar, matar bichos estranhos e lootear, e daí upar seu personagem.
- O combate é muito bom, vc e os inimigos têm peso, bem diferente do Skyrim por exemplo, onde tudo parecia ser de isopor.
- Mundo e inimigos sensacionais, muito loucos mesmo, com arte e animações de outro mundo.
Contras
- Não tem anel nenhum, the cake is a lie.
- Quase impossível entender alguma coisa da história por conta própria.
- Exige tempo demais! O mundo é grande demais!!! No início eu imaginei um tamanho pro mundo, e umas 4 vezes durante a jornada o jogo me deu um tapão na cara dobrando de tamanho, PQP! No final o mapa tinha umas 8X o tamanho que eu imaginei no início. Pra que tudo isso!??
- O final é decepcionante demais demais! Vc pode continuar jogando e vê que nada mudou no mundo depois de matar o último boss, nem os NPCs ganham falas novas e o final consiste de um videozinho de 1 minuto que não explica nada! Esse é o pior defeito do jogo, um negócio tão demorado precisa ter um gran finale, e esse não tem nada que chegue perto de ser satisfatório.
- O jogo me enganou e me fez comprar pra PS5 ao invés de PC pq disse que possui haptic feedback do PS5, é mentira, o controle mal vibra durante todo o jogo.
- Fiquei desconfiado dessa nota do Metacritic de 9.6, acho que compraram os reviews. O jogo é bom mas não é do mesmo nível de um troço histórico como um Half Life 2 por exemplo, nem aqui nem na china.
A New World Created By Hidetaka Miyazaki And George R. R. Martin ELDEN RING, developed by FromSoftware, Inc. and BANDAI NAMCO Entertainment Inc., is a fantasy action-RPG adventure set within a world created by Hidetaka Miyazaki creator of the influential DARK SOULS video game series; and George...
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Eu daria um sólido 8 por essa experiência
esquisitassa.