Geralmente eu começo me baseando em uma build solo tipo do Lord Hizen, ou uma build de condition damage de raid, aí boto as armas que quero usar e vou adaptando e testando diferentes traits e specs, e testando o dps. Eu tento colocar o máximo de defesa nas traits e utilities porém mantendo um bom dps, e assim vou testando.
O gear mais popular pra jogar solo é o celestial, que é um gear híbrido que tem todos os stats. Pra aproveitar bem os stats, você vai querer se buffar através de traits ou armas, principalmente gerar stacks de might (stacka até 25), e se conseguir coisas como quickness, alacrity ou fury também ajuda. Outra coisa a se levar em conta é que gear celestial tem tanto dano power como condition, então você vai querer se basear em uma build mais puxada pra condition pra fazer uso de ambos stats. Toda arma mesmo que seja focada em condition também dá dano power, enquanto que armas e builds power não vão aplicar muito condition, por isso que build power não fica legal com gear celestial.
As specs e traits geralmente puxam pra algum lado, seja power, condition ou mais suporte, aí é usar as que fazem mais sentido.
Outra coisa que você vai querer como jogador solo é aplicar vulnerability nos inimigos, que também stacka até 25 vezes e aumenta o dano que o inimigo toma. Atualmente a forma mais comum é usando Sigil of Frailty nas armas, e dá pra aplicar mais com skills ou escolher traits que apliquem também em determinadas condições.
Existem classes que conseguem ter um bom sustain com gear berseker/full dano power, principalmente Revenant e creio que Warrior também dê, pois warrior tem um hp base bem alto e tem a spec Defense, e isso ajuda a compensar as defesas. Mas daí é questão de ir testando as classes e vendo. Guardian por exemplo tem um hp base bem baixo e as traits de cura perdem muito dano, aí precisa de gear pra ter defesa e não ficar uma bosta no dano, mas em contrapartida guardian tem muita utilidade opcional que dá pra escolher.
Nesse jogo não tem como realmente tankar e ficar imortal, existem classes e builds com muito sustain mas você precisa ficar ativamente usando skills e ativando buffs, pois se ficar parado vai morrer mesmo que esteja full defesa.
O dps a galera testa no golem de treino lá em Lion's Arch. A cada 20% de vida que você tira dele o jogo mostra o seu dps no chat, porém eu uso também um plugin chamado arcdps, que é basicamente um dps meter e dá pra ver o dps a todo momento:
https://www.deltaconnected.com/arcdps/
Lógico que um teste parado assim não é realista, mas é a base que o pessoal usa. De verdade geralmente vai ficar um pouco abaixo.
Sobre o quanto de dps é bom, até algum tempo atrás dificilmente você conseguia dar mais do que 10 ou 12k de dps solo. Eu lembro que quando o Lord Hizen chegou com um Reaper dando 14k de dps solo com gear celestial todo mundo ficou de cara.
Nos últimos meses teve power creep por conta de buffs e as armas e relics liberadas com a expansão nova, e teve algumas classes extremamente fortes durante um tempo chegando a dar 20 ou 22k de dps solo, mas creio que hoje isso já foi nerfado. Creio que na casa dos 16 as 18k sejam as builds mais fortes, pessoalmente eu diria que 12 a 14k seria o que considero bom pro estado atual das classes.
Porém o jogo não foi rebalanceado pro power creep, antigamente 9 ou 10k de dps solo era bom, então se você tiver isso você vai fazer praticamente qualquer coisa sem problemas. No máximo talvez não tenha dps pra matar um Champion com limite de tempo, mas daí é algo mais específico.
Quando a gente fala de solar, na maior parte é matar mobs Champion, que são inimigos que dão muito dano e têm bastante hp. Abaixo disso (Elite/Veteran) não é problema pra builds full dps e não tem nada realmente considerável que precise ser mega tank, a menos que você puxe uns 2 ou 3 elites ao mesmo tempo junto com mais mobs.
Sobre testar as defesas, seria jogar no open world e solar champions mesmo ou grupos de mobs, porém a dificuldade entre os champions também varia. Alguns você precisa de mais sustain constante, em outros não precisa se curar direto. Uma forma básica de testar é na área de teste do golem, no painel da direita você tem uma opção pra colocar um campo que dá dano constante ao redor do golem pra você testar o seu sustain, geralmente eu testo na opção de dano moderada.