[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Boa noite a todos.


Acabei não relatando aqui, mas a Claro, após quase 2 meses de tratativas, reembolsou o valor do meu Mini PC que teve a porta ethernet queimada e não tinha conserto. As tratativas se iniciaram em novembro e terminaram agora no início de janeiro (pra variar, a Claro ainda atrasou o pagamento em 1 semana).

Enfim, entre idas e vindas, como recusa inicial dos laudos, o parecer dado foi válido, o reembolso emitido e a infra aqui já recuperada, com a compra de outro Mini PC de mesmas características. Foi um valor considerável, tendo em vista que o equipamento queimado tinha um custo global de mais de 3k reais, e o que a Claro reembolsou ficou em +- 95% do valor original gasto com o produto - valor este que agora em janeiro, foi suficiente para repor o mesmo equipamento, devido ao custo ligeiramente mais baixo.
Eu sempre desconecto tudo quando termino de usar por medo de entrar descarga elétrica pelo o coaxial e queimar tudo conectado nos equipamentos, o pessoal diziam que era paranoia minha.
 
todos, a menos que por algum motivo a claro desligue o ipv6 na região(e sim de vez e nunca eles fazem isso sem dar qual quer motivo), tu não recebe o ipv6.

detalhe, IPV6 PD da claro é /64 apenas, independente se tu contrata residencial ou pme.
PME realmente não entendo o motivo de entregarem /64.
Mas residencial acho OK.
Quantos clientes são avançados o suficiente pra criar várias sub redes em casa? 1 em 100?
Fora que, se a intenção é criar uma rede de convidados, o convidado vai conseguir acessar perfeitamente internet sem IPv6. O problema seria sem IPv4.
 
Após girar por todos os provedores grandes (Oi, Vivo, Tim) e alguns pequenos, a Claro liberou fibra aqui onde moro...

Fiquei tentado a assinar a fim de testes mesmo, 500Mbps por R$ 99,90 (provavelmente liberarão 750).
Atualmente tenho 1Gbps/1Gbps por R$ 105,00. Ping ótimo para SP (nos eventuais games competitivos fica top), mas througput baixo para serviços comuns: atualização de iOS/Android (e suas respectivas lojas), atualização de drivers, update de sistemas Linux, etc. Geralmente fica limitado a 50~60Mbps, é coisa do provedor, pois se eu utilizar o Cloudflare Warp sobe para 800Mbps +-.

Alguém do nordeste (ou mais espeficamente PE) poderia testar ping para servidores em SP (teste.gamersclub.com.br por exemplo)?

No meu provedor atual as respostas para SP fica em torno de 34ms.
Na época da Oi ficava em 50ms.
Na época da Tim ficava em 60ms.

As chances da Claro ter ping menor que o provedor local são mínimas, você pode até ter uma melhora nos downloads, mas o ping ficará maior.
 
Olá pessoal,

Sou novo no fórum, mas acompanho vocês a muito tempo.

Estou com um problema esquisito na minha Internet. Eu tinha o plano de 600 MB e tudo funcionava perfeitamente (pegava 600 MB no download via Wi-Fi). De uma hora para outra, a velocidade no Wi-Fi passou a ser de 120 MB). Abri um chamado na Claro e foi trocado o modem por um HGJ310. A velocidade permaneceu limitada a 120 MB no novo modem via Wi-Fi. O supervisor dos técnicos foi até a minha casa e fez uma série de testes (trocando canais do Wi-Fi, desabilitando opções no modem, solicitando para eu passar a automação residencial para a rede IoT, etc.). Abri um novo chamado, foi autorizada a substituição do cabo coaxial por fibra ótica no plano de 750 MB sem alteração de valor, pois não conseguiram resolver o problema do Wi-Fi. No cabo, a velocidade oscilava bastante e em uma das medições foi obtido 450 MB, o que não se conseguiu obter nas medições seguintes. No dia da troca de tecnologia, o chamado foi aberto de forma incorreta, e o técnico alterou o plano de 600 MB para 750 MB, com substituição do modem por um com Wi-Fi6 (Sagecom F@st3896). Entretanto, o problema persiste é a velocidade máxima atingida é se 120 MB. Estou agora tratando com eles para substituir a tecnologia efetivamente para fibra. Já tive visitas canceladas unilateralmente pela própria Claro e sigo na luta... Alguém tem alguma ideia do que poderia causar essa limitação de velocidade em 120 MB? Utilizo as redes separadas (2,4 GHZ e 5 GHZ) e agora com a VLAN de convidados/IoT.

Sobre a automação residencial, tenho apenas uma fita LED Wi-Fi. O restante dos equipamentos são Zigbee. Fiz um teste desligando todos os disjuntores e deixando apenas o do modem ativo, mas não mudou nada. 120 MB.

Alguma sugestão? Lembrando que tudo funcionava perfeitamente (600 MB no SpeedTest) antes de dezembro.

Testei a velocidade com vários dispositivos também (S23, iPhone 14, A52s, Galaxy Book3 360). Sempre bate nos 120 MB na rede de 5 GHZ e no 2,4 GHZ.

[]'s
 
Olá!! Alguém do DF que tenha Claro FIBRA e joga CS2 frequentemente? Poderiam dizer quanto está dando o ping? E de forma geral, tem funcionado bem? Chegou a fibra aqui no meu condomínio. Abs
 
Depois de muitos problemas com a VIVO, to cancelando e trocando pela Claro, nem me importo se e cabo coaxial preciso de uma internet que FUNCIONE!!
alguem ai de Belo horizonte poderia me dizer como anda o atendimento dos tecnicos da claro?
o técnico esta programado para ele vir instalar na sexta feira, mas to cabreiro com esses tecnicos depois do atendimento HORROROZO da vivo aonde tecnicos faltam constantemente com a desculpa de ''massiva'', massiva que nunca termina esta assim desde NOVEMBRO com a vivo!!!
Pelo menos aqui a Claro atende bem(se o aparelho instalado não for bomba). Dificilmente cai, chega mais download e upload do que o contratado, Wi-fi alcança todo o terreno da casa.
 
modems da claro pegam IPV6?
pegam
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá pessoal,

Sou novo no fórum, mas acompanho vocês a muito tempo.

Estou com um problema esquisito na minha Internet. Eu tinha o plano de 600 MB e tudo funcionava perfeitamente (pegava 600 MB no download via Wi-Fi). De uma hora para outra, a velocidade no Wi-Fi passou a ser de 120 MB). Abri um chamado na Claro e foi trocado o modem por um HGJ310. A velocidade permaneceu limitada a 120 MB no novo modem via Wi-Fi. O supervisor dos técnicos foi até a minha casa e fez uma série de testes (trocando canais do Wi-Fi, desabilitando opções no modem, solicitando para eu passar a automação residencial para a rede IoT, etc.). Abri um novo chamado, foi autorizada a substituição do cabo coaxial por fibra ótica no plano de 750 MB sem alteração de valor, pois não conseguiram resolver o problema do Wi-Fi. No cabo, a velocidade oscilava bastante e em uma das medições foi obtido 450 MB, o que não se conseguiu obter nas medições seguintes. No dia da troca de tecnologia, o chamado foi aberto de forma incorreta, e o técnico alterou o plano de 600 MB para 750 MB, com substituição do modem por um com Wi-Fi6 (Sagecom F@st3896). Entretanto, o problema persiste é a velocidade máxima atingida é se 120 MB. Estou agora tratando com eles para substituir a tecnologia efetivamente para fibra. Já tive visitas canceladas unilateralmente pela própria Claro e sigo na luta... Alguém tem alguma ideia do que poderia causar essa limitação de velocidade em 120 MB? Utilizo as redes separadas (2,4 GHZ e 5 GHZ) e agora com a VLAN de convidados/IoT.

Sobre a automação residencial, tenho apenas uma fita LED Wi-Fi. O restante dos equipamentos são Zigbee. Fiz um teste desligando todos os disjuntores e deixando apenas o do modem ativo, mas não mudou nada. 120 MB.

Alguma sugestão? Lembrando que tudo funcionava perfeitamente (600 MB no SpeedTest) antes de dezembro.

Testei a velocidade com vários dispositivos também (S23, iPhone 14, A52s, Galaxy Book3 360). Sempre bate nos 120 MB na rede de 5 GHZ e no 2,4 GHZ.

[]'s
Meu Deus! :thinking:


Fica em cima na ouvidoria... Ja testou no cabo? dar mesma coisa , significa perfil errado com tudo sobrecarregado
 
Última edição:
Você tem 7 dias para cancelar mas acho que não vai.
Não vou cancelar, já contratei com a intenção de ficar 1 ano independente do comportamento. É minha backup. Consegui um desconto bom, 500 por 99, mas só vou pagar 79 porque as duas telas do Globoplay que veio já negociei cada uma por 10 rsrs.

modems da claro pegam IPV6?
Pegam sim, mas não é muito bom.
 
Olá pessoal,

Sou novo no fórum, mas acompanho vocês a muito tempo.

Estou com um problema esquisito na minha Internet. Eu tinha o plano de 600 MB e tudo funcionava perfeitamente (pegava 600 MB no download via Wi-Fi). De uma hora para outra, a velocidade no Wi-Fi passou a ser de 120 MB). Abri um chamado na Claro e foi trocado o modem por um HGJ310. A velocidade permaneceu limitada a 120 MB no novo modem via Wi-Fi. O supervisor dos técnicos foi até a minha casa e fez uma série de testes (trocando canais do Wi-Fi, desabilitando opções no modem, solicitando para eu passar a automação residencial para a rede IoT, etc.). Abri um novo chamado, foi autorizada a substituição do cabo coaxial por fibra ótica no plano de 750 MB sem alteração de valor, pois não conseguiram resolver o problema do Wi-Fi. No cabo, a velocidade oscilava bastante e em uma das medições foi obtido 450 MB, o que não se conseguiu obter nas medições seguintes. No dia da troca de tecnologia, o chamado foi aberto de forma incorreta, e o técnico alterou o plano de 600 MB para 750 MB, com substituição do modem por um com Wi-Fi6 (Sagecom F@st3896). Entretanto, o problema persiste é a velocidade máxima atingida é se 120 MB. Estou agora tratando com eles para substituir a tecnologia efetivamente para fibra. Já tive visitas canceladas unilateralmente pela própria Claro e sigo na luta... Alguém tem alguma ideia do que poderia causar essa limitação de velocidade em 120 MB? Utilizo as redes separadas (2,4 GHZ e 5 GHZ) e agora com a VLAN de convidados/IoT.

Sobre a automação residencial, tenho apenas uma fita LED Wi-Fi. O restante dos equipamentos são Zigbee. Fiz um teste desligando todos os disjuntores e deixando apenas o do modem ativo, mas não mudou nada. 120 MB.

Alguma sugestão? Lembrando que tudo funcionava perfeitamente (600 MB no SpeedTest) antes de dezembro.

Testei a velocidade com vários dispositivos também (S23, iPhone 14, A52s, Galaxy Book3 360). Sempre bate nos 120 MB na rede de 5 GHZ e no 2,4 GHZ.

[]'s
Aqui em casa, acontece o seguinte, eu tenho o plano de 500 Megas só que o que acontece é o seguinte, sempre quando eu faço um teste no speedtest bate apenas 350 Megas de download, mas aí eu faço um segundo teste a bate a velocidade normal, não sei se isso é um bug ou problema na Claro, mas aqui sempre foi assim.

Teste 1


Teste 2


Esses são os dois testes.
 
Aqui em casa, acontece o seguinte, eu tenho o plano de 500 Megas só que o que acontece é o seguinte, sempre quando eu faço um teste no speedtest bate apenas 350 Megas de download, mas aí eu faço um segundo teste a bate a velocidade normal, não sei se isso é um bug ou problema na Claro, mas aqui sempre foi assim.

Teste 1


Teste 2


Esses são os dois testes.
Pois é... Aqui é constante 120 MB... Hehehe... Interessante que em um dos testes chegou a bater 300 MB de upload.

Mas não parece ter nada que eu possa fazer, exceto cobrar a Claro...

[]'s
 
Uma coisa que falta nessa interface da Claro é uma opção de Fixar o IP de um dispositivo no DHCP. No Fast 3895 reiniciou, trocou o IP dos dispositivos na LAN.

Se tiver algo que precisa de um IP local Fixo não tem como fixar.
Estranho, nunca peguei um modem/roteador que não pudesse definir um IP estático para certos dispositivos.
No meu modem Claro TCG2232 tenho duas opções;

1ª opção é definir uma faixa de IP dinâmicos e outra faixa para alocação manual, dai você define/fixa direto nos dispositivos necessários.

rb1BZPL.jpeg


2ª opção é definir pela lista de concessões estáticas.

dEnY7Q9.jpeg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá pessoal,

Sou novo no fórum, mas acompanho vocês a muito tempo.

Estou com um problema esquisito na minha Internet. Eu tinha o plano de 600 MB e tudo funcionava perfeitamente (pegava 600 MB no download via Wi-Fi). De uma hora para outra, a velocidade no Wi-Fi passou a ser de 120 MB). Abri um chamado na Claro e foi trocado o modem por um HGJ310. A velocidade permaneceu limitada a 120 MB no novo modem via Wi-Fi. O supervisor dos técnicos foi até a minha casa e fez uma série de testes (trocando canais do Wi-Fi, desabilitando opções no modem, solicitando para eu passar a automação residencial para a rede IoT, etc.). Abri um novo chamado, foi autorizada a substituição do cabo coaxial por fibra ótica no plano de 750 MB sem alteração de valor, pois não conseguiram resolver o problema do Wi-Fi. No cabo, a velocidade oscilava bastante e em uma das medições foi obtido 450 MB, o que não se conseguiu obter nas medições seguintes. No dia da troca de tecnologia, o chamado foi aberto de forma incorreta, e o técnico alterou o plano de 600 MB para 750 MB, com substituição do modem por um com Wi-Fi6 (Sagecom F@st3896). Entretanto, o problema persiste é a velocidade máxima atingida é se 120 MB. Estou agora tratando com eles para substituir a tecnologia efetivamente para fibra. Já tive visitas canceladas unilateralmente pela própria Claro e sigo na luta... Alguém tem alguma ideia do que poderia causar essa limitação de velocidade em 120 MB? Utilizo as redes separadas (2,4 GHZ e 5 GHZ) e agora com a VLAN de convidados/IoT.

Sobre a automação residencial, tenho apenas uma fita LED Wi-Fi. O restante dos equipamentos são Zigbee. Fiz um teste desligando todos os disjuntores e deixando apenas o do modem ativo, mas não mudou nada. 120 MB.

Alguma sugestão? Lembrando que tudo funcionava perfeitamente (600 MB no SpeedTest) antes de dezembro.

Testei a velocidade com vários dispositivos também (S23, iPhone 14, A52s, Galaxy Book3 360). Sempre bate nos 120 MB na rede de 5 GHZ e no 2,4 GHZ.

[]'s
Você poderia fazer o seguinte teste;

Fornecer arquivos para teste por compartilhamento usando algum PC por cabo, então você copia esse(s) arquivos. Com isso você deve descobrir a capacidade de banda do seu Wifi.
Se a velocidade de copia for maior do que o download pela internet, é pq provavelmente o provedor esta limitando a banda de internet pelo Wifi, sem querer querendo.
 
Última edição:
Aqui em casa, acontece o seguinte, eu tenho o plano de 500 Megas só que o que acontece é o seguinte, sempre quando eu faço um teste no speedtest bate apenas 350 Megas de download, mas aí eu faço um segundo teste a bate a velocidade normal, não sei se isso é um bug ou problema na Claro, mas aqui sempre foi assim.
Deve ser da sua região.
Pois é... Aqui é constante 120 MB... Hehehe... Interessante que em um dos testes chegou a bater 300 MB de upload.

Mas não parece ter nada que eu possa fazer, exceto cobrar a Claro...

[]'s
Aqui o meu é constante 700/340 variando um pouco para + ou para -

SERVIDOR DA TIM

15819037887.png


SERVIDOR DA CLARO NET VIRTUA

15819093398.png

Como 300M de Upload? Você tá na Fibra ou no HFC? Lá encima você disse que colocaram o Fast 3896
Deve ser plano 750, pelo visto.
 
Última edição:
Porque será que o ping do meu upload tá alto +50ms eu testei no roteador da própria claro e no meu roteador e não tem muita diferença fica entre 45 e 50 e no download geralmente 3-4ms
Normal, se estourar a banda disponível para vc a primeira cooisa que acontece é o aumento de Ping.

Pra isso que existe qos, evitar estes bufferbloat e dar prioridade para tráfego mais importante.

E sim conexão fibra tb é afetada por este problema, se tu tem exemplo 10Mb de conexão num sentido e esta usando tudo que tem disponível, e entra tá fila mais pacotes para serem enviados, a fila só vai aumentar, logo o tempo para enviar cada pacote aumenta.
 
Última edição:
Deve ser da sua região.

Aqui o meu é constante 700/340 variando um pouco para + ou para -

SERVIDOR DA TIM

15819037887.png


SERVIDOR DA CLARO NET VIRTUA

15819093398.png


Deve ser plano 750, pelo visto.
Acredito que não seja da minha região e sim da minha casa que tem 2 pontos de TV.
Deve ser da sua região.

Aqui o meu é constante 700/340 variando um pouco para + ou para -

SERVIDOR DA TIM

15819037887.png


SERVIDOR DA CLARO NET VIRTUA

15819093398.png


Deve ser plano 750, pelo visto.
eu acredito que aqui seja na minha casa também, porque aqui eu tenho 2 pontos de TV também, e a rede na rua é toda suja, os cabos dos antigos clientes ficam pendurado nos postes isso gera ruídos na rede, e a Claro também cagando pra isso, eles só querem saber de instalar novos clientes os antigos que se dane e por aí vai…
Eu espero que eles tragam a fibra logo porque pelo menos a rede vai ficar limpa de ruídos.
 
Esse contador de franquia não funciona na Claro Fibra?
Otg4tzK.png
Ou só vai contar depois de 1 mês que reconhece que eu tenho um plano? No app Minha Claro Residencial não diz que tenho plano nenhum ainda, só no site.
 
Acredito que não seja da minha região e sim da minha casa que tem 2 pontos de TV.

eu acredito que aqui seja na minha casa também, porque aqui eu tenho 2 pontos de TV também, e a rede na rua é toda suja, os cabos dos antigos clientes ficam pendurado nos postes isso gera ruídos na rede, e a Claro também cagando pra isso, eles só querem saber de instalar novos clientes os antigos que se dane e por aí vai…
Eu espero que eles tragam a fibra logo porque pelo menos a rede vai ficar limpa de ruídos.
Não tem nada a ver isso aí.
Ruído na rede afeta mais o canal de retorno, que é o upload.
Se a rede realmente fosse ruidosa, jamais que você obteria mais que 1 Mb de upload.
Seria até zerado nos testes, se duvidar.
Um sintoma de rede ruidosa é o SNR up atenuado, geralmente abaixo de 30 dBm.
Outra afirmação sem sentido é relacionar número de pontos de TV com ruído.
Aqui em casa eu tenho 5 pontos de TV, e o SNR up do modem é na faixa de 40 dBm, indicando que a rede tem pouquíssimo ruído.
A não ser que a pessoa tenha gatonet em casa, pois esse sim injeta ruído.
 
Não tem nada a ver isso aí.
Ruído na rede afeta mais o canal de retorno, que é o upload.
Se a rede realmente fosse ruidosa, jamais que você obteria mais que 1 Mb de upload.
Seria até zerado nos testes, se duvidar.
Um sintoma de rede ruidosa é o SNR up atenuado, geralmente abaixo de 30 dBm.
Outra afirmação sem sentido é relacionar número de pontos de TV com ruído.
Aqui em casa eu tenho 5 pontos de TV, e o SNR up do modem é na faixa de 40 dBm, indicando que a rede tem pouquíssimo ruído.
A não ser que a pessoa tenha gatonet em casa, pois esse sim injeta ruído.
aqui na rua , vejo pelos meus vizinhos, cada modem mostra snr up de 38 pra baixo, menor que ja vi foi na casa dos 29... eu mesmo tenho pencas de taps, atenuadores... o que mais me deixa bolado e um da holland -3.5 fica 25 ate enganou um técnico anos atrás kkk, deu ate lembrança ver poste por poste achar quem é o vilão ruidoso kkk

a novela do TX ainda e uma novela na rede

edit: rx , tx e snr fora dos padroes influenciam muito no ping, download e upload
 
Esse contador de franquia não funciona na Claro Fibra?
Otg4tzK.png
Ou só vai contar depois de 1 mês que reconhece que eu tenho um plano? No app Minha Claro Residencial não diz que tenho plano nenhum ainda, só no site.
Do tempo que sou cliente da Claro fibra (quase 1,5 anos) nunca saiu do zero.
 
Esse contador de franquia não funciona na Claro Fibra?
Otg4tzK.png
Ou só vai contar depois de 1 mês que reconhece que eu tenho um plano? No app Minha Claro Residencial não diz que tenho plano nenhum ainda, só no site.
Não computa pra gente mas, eles devem ficar de olho nos excessos.
Do tempo que sou cliente da Claro fibra (quase 1,5 anos) nunca saiu do zero.
Eu já tenho a FRIBA perto de 3 meses e também nunca saiu do zero.
 
Do tempo que sou cliente da Claro fibra (quase 1,5 anos) nunca saiu do zero.

Não computa pra gente mas, eles devem ficar de olho nos excessos.

Eu já tenho a FRIBA perto de 3 meses e também nunca saiu do zero.
Bom, nesse caso em caso deles reduzirem por algum motivo, primeiro teriam que provar ali naquele contador que algo foi excedido mas não conta como vocês dizem, segundo, que nenhuma operadora pode aplicar franquia né? Talvez no meu caso nem chegue a ter esse problema, porque eu uso na casa dos 1,4TB/mês. Mas eu vou precisar fazer um grande backup em breve na nuvem, nesse mês vai passar longe desse valor. Aí eu quero ver se a Claro vai chiar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, alguém pode testar aí a Claro com a TIM Santo André? Tava aqui fazendo inúmeros testes e me deparei com esse que não efetua conexão alguma:
YYLdLFm.png
UvdAWSm.png

Com a Vivo vai normal e pega 3ms ainda.
 
Última edição:
Esse contador de franquia não funciona na Claro Fibra?
Otg4tzK.png
Ou só vai contar depois de 1 mês que reconhece que eu tenho um plano? No app Minha Claro Residencial não diz que tenho plano nenhum ainda, só no site.
Do tempo que sou cliente da Claro fibra (quase 1,5 anos) nunca saiu do zero.
Posso estar enganado, mas acho que nas cidades que são de cobertura predominantemente coaxial, nem o site de níveis e nem a página de consumo de franquia funcionam.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não computa pra gente mas, eles devem ficar de olho nos excessos.
Só fazem isso no coaxial. Fibra não tão nem aí.
Qual tua opinião, @KILLME ?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo