Olá pessoal,
Sou novo no fórum, mas acompanho vocês a muito tempo.
Estou com um problema esquisito na minha Internet. Eu tinha o plano de 600 MB e tudo funcionava perfeitamente (pegava 600 MB no download via Wi-Fi). De uma hora para outra, a velocidade no Wi-Fi passou a ser de 120 MB). Abri um chamado na Claro e foi trocado o modem por um HGJ310. A velocidade permaneceu limitada a 120 MB no novo modem via Wi-Fi. O supervisor dos técnicos foi até a minha casa e fez uma série de testes (trocando canais do Wi-Fi, desabilitando opções no modem, solicitando para eu passar a automação residencial para a rede IoT, etc.). Abri um novo chamado, foi autorizada a substituição do cabo coaxial por fibra ótica no plano de 750 MB sem alteração de valor, pois não conseguiram resolver o problema do Wi-Fi. No cabo, a velocidade oscilava bastante e em uma das medições foi obtido 450 MB, o que não se conseguiu obter nas medições seguintes. No dia da troca de tecnologia, o chamado foi aberto de forma incorreta, e o técnico alterou o plano de 600 MB para 750 MB, com substituição do modem por um com Wi-Fi6 (Sagecom F@st3896). Entretanto, o problema persiste é a velocidade máxima atingida é se 120 MB. Estou agora tratando com eles para substituir a tecnologia efetivamente para fibra. Já tive visitas canceladas unilateralmente pela própria Claro e sigo na luta... Alguém tem alguma ideia do que poderia causar essa limitação de velocidade em 120 MB? Utilizo as redes separadas (2,4 GHZ e 5 GHZ) e agora com a VLAN de convidados/IoT.
Sobre a automação residencial, tenho apenas uma fita LED Wi-Fi. O restante dos equipamentos são Zigbee. Fiz um teste desligando todos os disjuntores e deixando apenas o do modem ativo, mas não mudou nada. 120 MB.
Alguma sugestão? Lembrando que tudo funcionava perfeitamente (600 MB no SpeedTest) antes de dezembro.
Testei a velocidade com vários dispositivos também (S23, iPhone 14, A52s, Galaxy Book3 360). Sempre bate nos 120 MB na rede de 5 GHZ e no 2,4 GHZ.
[]'s