[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Fala pessoal,

Depois de algumas experiências e testes com o AM5, descobri o seguinte:

Configuração: Processador Ryzen 9 7900
Placa mãe MSI MAG Mortar B650M Wi-Fi MATX
RAM 2x24 GB Corsair Vengeance 6000 Mhz XMP
Water Cooler Cougar Poseidon GT240
GPU Galax RTX 4070 EX OC Pink
Fonte Cougar GEX 750W
Gabinete Azza Elise MTX

1) O 7900 é realmente ecônomico e frio em stock (TDP 65W), mas o desempenho sofre em multi-threading. Na placa-mãe tem um ajuste simples de TDP (que ajusta o PPT, TDC e EDC). Vi que a melhor configuração seria um TDP de 95W (PPT 128W). Aumenta o consumo sim, mas também o desempenho de forma não linear (consumo em load aumenta muito mais). Mais que isso só aumenta muito o consumo e quase nada de desempenho.

2) O otimizador do Ryzen Master não presta. Rodei a otimização de All Cores e me sugeriu usar CO -82. Não cheguei a testar esse valor, mas com -50 o Windows nem carrega. Em -40 até dá pra fazer login, mas reinicia com qualquer coisa. Em -30 reinicia depois de 1 minuto no prime95. Em -20 até parecia estável, mas como acho a estabilidade muito importante, deixei em -10 all cores (não tava a fim de ficar testando em cada core). Parece totalmente estável (observação abaixo).

3) Estabilidade total só com XMP desativado. Com XMP ativado (todo o resto em stock, inclusive o CO) rodava os benchmarks e testes de stress usuais (passmark, prime95, etc). Mas num teste de stress manual que fiz o computador reiniciava. O teste manual era deixar o Memtest64 usando toda a memória disponível e ficar abrindo e fechando programas de carga média (Firefox, Adobe Reader) enquando rodava o Memtest64. Sempre iniciava o PC ou congelava tudo. Com XMP desativado dava alguns erros nos programas, driver de vídeo tinha reset, desktop ficava estranho, mas ao acabar o teste voltava tudo ao normal. Como era um caso extremo para estabilidade (tentar alocar mais memória que existia), resolvi deixar o XMP ativado mas se sua prioridade total é estabilidade, é recomendável não usar XMP ou EXPO.

4) O boot do AM5 é meio demorado mesmo, 35 segundos de POST com XMP ativado (ou 15 se desativado). Tem uma função de Memory Context Restore (MCR) na BIOS que é desativado por padrão e reduz o tempo para uns 10 segundos caso ativado com XMP. Mas aí descobri uma coisa estúpida nessa placa MSI: o Memory Power Down (MPD) vem como padrão em "Auto", mas esse "Auto" significa Ativado com XMP desativado e Desativado com XMP ativado (vi isso no reddit). E a combinação de MCR ativado e MPD desativado é totalmente instável no meu caso (travava com prime95 ou mesmo aleatoriamente). Com MCR ativado e MPD ativado ficou estável e deixei assim. Parece que placas ASUS fazem um link com os dois settings (ativando MCR, ativa MPD).

5) A placa-mãe também tem uma função de "High-Efficiency Mode" que supostamente melhora os timmings de módulos de memória populares. Tentei ativar para teste e deu pane geral no sistema, nem conseguia entrar mais na BIOS. Só resolvi abrindo o gabinete e retirando a bateria para dar reset no CMOS. Não mexi mais nisso.

6) É o primeiro sistema que monto com Water cooler e, apesar de terem Air Coolers bons também, vi que uma vantagem do Water cooler é que as variações de temperatura da CPU são mais suaves.

7) A bomba do meu Water cooler é barulhenta por padrão (3200 RPM), mas abaixei para 1900 RPM fixos e reduziu muito o ruído sem fazer qualquer diferença na temperatura. Os fans do water cooler e do gabinete deixo a 900 RPM até atingir 70 °C, só deixando subir até 1400 RPM em 82 °C para reduzir o ruído. Travei a temperatura do processador em 82 °C mas só chega nesse valor se rodar stress na CPU e GPU ao mesmo tempo.

8) A combinação de GPU gorda (2.5 slots), gabinete MATX, fans em baixa velocidade e placa-mãe com slot principal rebaixado deixou os fans da GPU com pouquíssimo espaço para puxar ar. O hotspot da 4070 chegava a mais de 100 °C fácil. Eu só baixei o power limit de 100% para 80%, as temperaturas, voltagens e ruído caíram bastante (GPU temp abaixo de 70 °C e hotspot não passa de 88 °C), e a perda de desempenho foi bem baixa (uns 100 Mhz no clock da GPU em stress, sem redução do clock da memória).

9) A fonte Cougar não entrega exatos 12V na linha +12V. Fica entre 12,090 e 12,192. A minha antiga Corsair RM650x ficava fixo em 12,000, mas como tá na margem de 5% do ATX acho que não problema.
 
Fala pessoal,

Depois de algumas experiências e testes com o AM5, descobri o seguinte:

Configuração: Processador Ryzen 9 7900
Placa mãe MSI MAG Mortar B650M Wi-Fi MATX
RAM 2x24 GB Corsair Vengeance 6000 Mhz XMP
Water Cooler Cougar Poseidon GT240
GPU Galax RTX 4070 EX OC Pink
Fonte Cougar GEX 750W
Gabinete Azza Elise MTX

1) O 7900 é realmente ecônomico e frio em stock (TDP 65W), mas o desempenho sofre em multi-threading. Na placa-mãe tem um ajuste simples de TDP (que ajusta o PPT, TDC e EDC). Vi que a melhor configuração seria um TDP de 95W (PPT 128W). Aumenta o consumo sim, mas também o desempenho de forma não linear (consumo em load aumenta muito mais). Mais que isso só aumenta muito o consumo e quase nada de desempenho.

2) O otimizador do Ryzen Master não presta. Rodei a otimização de All Cores e me sugeriu usar CO -82. Não cheguei a testar esse valor, mas com -50 o Windows nem carrega. Em -40 até dá pra fazer login, mas reinicia com qualquer coisa. Em -30 reinicia depois de 1 minuto no prime95. Em -20 até parecia estável, mas como acho a estabilidade muito importante, deixei em -10 all cores (não tava a fim de ficar testando em cada core). Parece totalmente estável (observação abaixo).

3) Estabilidade total só com XMP desativado. Com XMP ativado (todo o resto em stock, inclusive o CO) rodava os benchmarks e testes de stress usuais (passmark, prime95, etc). Mas num teste de stress manual que fiz o computador reiniciava. O teste manual era deixar o Memtest64 usando toda a memória disponível e ficar abrindo e fechando programas de carga média (Firefox, Adobe Reader) enquando rodava o Memtest64. Sempre iniciava o PC ou congelava tudo. Com XMP desativado dava alguns erros nos programas, driver de vídeo tinha reset, desktop ficava estranho, mas ao acabar o teste voltava tudo ao normal. Como era um caso extremo para estabilidade (tentar alocar mais memória que existia), resolvi deixar o XMP ativado mas se sua prioridade total é estabilidade, é recomendável não usar XMP ou EXPO.

4) O boot do AM5 é meio demorado mesmo, 35 segundos de POST com XMP ativado (ou 15 se desativado). Tem uma função de Memory Context Restore (MCR) na BIOS que é desativado por padrão e reduz o tempo para uns 10 segundos caso ativado com XMP. Mas aí descobri uma coisa estúpida nessa placa MSI: o Memory Power Down (MPD) vem como padrão em "Auto", mas esse "Auto" significa Ativado com XMP desativado e Desativado com XMP ativado (vi isso no reddit). E a combinação de MCR ativado e MPD desativado é totalmente instável no meu caso (travava com prime95 ou mesmo aleatoriamente). Com MCR ativado e MPD ativado ficou estável e deixei assim. Parece que placas ASUS fazem um link com os dois settings (ativando MCR, ativa MPD).

5) A placa-mãe também tem uma função de "High-Efficiency Mode" que supostamente melhora os timmings de módulos de memória populares. Tentei ativar para teste e deu pane geral no sistema, nem conseguia entrar mais na BIOS. Só resolvi abrindo o gabinete e retirando a bateria para dar reset no CMOS. Não mexi mais nisso.

6) É o primeiro sistema que monto com Water cooler e, apesar de terem Air Coolers bons também, vi que uma vantagem do Water cooler é que as variações de temperatura da CPU são mais suaves.

7) A bomba do meu Water cooler é barulhenta por padrão (3200 RPM), mas abaixei para 1900 RPM fixos e reduziu muito o ruído sem fazer qualquer diferença na temperatura. Os fans do water cooler e do gabinete deixo a 900 RPM até atingir 70 °C, só deixando subir até 1400 RPM em 82 °C para reduzir o ruído. Travei a temperatura do processador em 82 °C mas só chega nesse valor se rodar stress na CPU e GPU ao mesmo tempo.

8) A combinação de GPU gorda (2.5 slots), gabinete MATX, fans em baixa velocidade e placa-mãe com slot principal rebaixado deixou os fans da GPU com pouquíssimo espaço para puxar ar. O hotspot da 4070 chegava a mais de 100 °C fácil. Eu só baixei o power limit de 100% para 80%, as temperaturas, voltagens e ruído caíram bastante (GPU temp abaixo de 70 °C e hotspot não passa de 88 °C), e a perda de desempenho foi bem baixa (uns 100 Mhz no clock da GPU em stress, sem redução do clock da memória).

9) A fonte Cougar não entrega exatos 12V na linha +12V. Fica entre 12,090 e 12,192. A minha antiga Corsair RM650x ficava fixo em 12,000, mas como tá na margem de 5% do ATX acho que não problema.
geralmente, as memórias DDR5 ficam instáveis ao tentar desativar a gestão de economia, mas ativá-las melhora a performance. Se essas memórias constam do QVL da placa-mãe, você pode entrar em contato tanto com o fabricante das memórias e da placa relatando o problema, de repente há um bug ainda não resolvido. Ainda que não esteja no QVL e não tenha EXPO, você pode relatar ao fabricante das memórias que tem esse modelo, enviando uma foto, e uma máquina AMD e que solicita que eles entrem em contato com a AMD e a fabricante da sua placa-mãe para tentar ajudar.

às vezes os ajustes manuais funcionam melhor do que o XMP, tenho um ajuste fino aqui para 6200MHz que humilha o 6400MHz XMP. De resto a temperatura do processador influencia demais no desempenho como um todo, inclusive no clock das memórias e na estabilidade. Na temperatura limite, coloquei 80°C para já forçar uma redução preventiva de clock e evitar danos, mas já vi que daria para chegar aos 115°C com WC de 360mm. Em termos de usabilidade, tem tanto ajuste que a gente vai pegando uma ou outra manha com o tempo. Os sensores do processador detectam se dá pra subir, e sobe mesmo se a temperatura está melhor controlada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que entendi os problemas envolvendo EXPO no lançamento já foram resolvidos por updates na Bios. Galera que tem 7800X3d confirma isso? Tem que fazer update da bios e dos drivers, não é?
upgrade de BIOS em AM5 é fácil, nem precisa de processador e de memória, somente da placa mãe e da fonte. Drivers melhorou bastante. E o 7800x3d costumam ser os melhores chips, já que não podem subir muito o clock por conta do cache
 
Pois é, comparado com o 5600, o clock base (all-core) e o boost (single-core) são 500MHz e 300MHz mais baixos respectivamente, não é pouca coisa não. E o mais bizarro é que mesmo sendo um 5800X3D mal binado, ele ainda tem os mesmos 105W de TDP do 5800X3D e 5800X, a eficiência desse chip é bem ruim.
Ele não é de todo ruim, apesar de realmente ter clock baixo e ser um 5800X3D que o binning não deu certo, os testes com ele foram legais, melhor que o 5600X em tudo, e dependendo do jogo melhor até que o 5800X. Quanto ao consumo, ele será menor que o do 5800X3D mesmo com um binning ruim, são 400MHz a menos afinal, o TDP dele é 105W só por conformidade (ou melhor, porque consome mais de 88W, mas não necessariamente chega nos 140W). Edit: No tópico do AM4, tem um vídeo de alguém testando ele e o consumo do sistema foi ~40W a menos que o do 5800X3D, provando o ponto que disse.

Como isso é conversa para a área do AM4, vou deixar o resto dentro do spoiler ;)
"De acordo com estes testes, o 5700X3D supera 12600KF e compete de perto com o 13600KF. No entanto, o impacto do 3D V-Cache varia entre os títulos, com alguns jogos apresentando melhorias substanciais, enquanto outros mostram menos impacto. Em essência, o desempenho do CPU foi de 7 a 9% inferior ao do 5800X3D, principalmente devido a uma redução de frequência de 400MHz, sem outras alterações relatadas."

AMD-RYZEN-5700X3D-2.jpg


Ou seja, pegue qualquer review do 5800X3D e tire ~8%, pronto, será o resultado do 5700X3D. Uma pena que os chineses que colocaram a mão nesse 5700X3D para testar só compararam ele com o 12600KF e 13600KF, pois são os dois processadores com o preço mais próximo desse X3D da AMD. Ah, jogos da imagem (na ordem): League of Legends, CS:GO 2, Naraka Bladepoint, PUBG, RDR2 , Cyberpunk 2077, Forza Horizon 5.

Edit: A segunda imagem, com a comparação contra o 12600KF, ambos com DDR4-3200 (importa só a segunda coluna, de média de frames. Jogos são Cyberpunk, Naraka e PUBG):

AMD-RYZEN-5700X3D-1.jpg
 
Última edição:
bom vídeo do Peperaio

sobre as memórias, as de 4800MHz são JEDEC, mas pode ser que... dê para fazer um over sem garantias. Já as EXPO ou XMP podem ir bem, mas são relaxadas
 
Galera tenho uma tomahawk b550 voces acham que ela suporta uma 4070 ti super com um Ryzen 9 5900X? fico na duvida se a placa mae vai aquentar.
 
Galera tenho uma tomahawk b550 voces acham que ela suporta uma 4070 ti super com um Ryzen 9 5900X? fico na duvida se a placa mae vai aquentar.
Com bios atualizada, boas memórias e uma fonte adequada não vejo porque não iria 'aguentar'.

Esse tópico é dos AM5, temos um dos AM4 e outro dedicado a indicações gerais de componentes fixados no topo da seção também.
 
eae galera eu to terminando de monta minha build
b650m aorus elite ax rev 1 aliexpres
2x32gb Geil evo x II aliexpres
rtx 3070 aliexpres
fonte superflame pcie 5.0 1000 w
water cooler masterliquid 360l core chun-li
e gabinete gamer superframe cube

eu tava querendo compra o ryzen 7900 logo pra começa a brinca com ue5 e unity mas vi que ta pra lança os zen 5 esse ano e os x3d ano que vem vale a pena paga 1.4k no 7600 agora e la pra setembro ou janeiro do ano que vem comprar os novos zen 5? tipo consigo vende mais facil o ryzen 7600 ou 7900 depois se eu decidir fazer um upgrade

 
uma dica interessante, o Ryzen 9 7950X não se dá bem com Air Cooler, o negócio é mesmo Water Cooler forte para tirar 100% do processador, principalmente ao tentar usar o Curve Optimizer negativo o Ryzen 9 esquenta tanto que o melhor é desativar o SMT com um Air Cooler dual torre do tipo Assassin III. Estou fazendo mais testes e no TM5 com settings do 1usmus estava tendo erros de threads, isso porque o perfil 1usmus fica girando rapidamente entre diferentes sets de instruções vetoriais, causando de alguma forma aquecimento rápido, parecido com o que pode acontecer com o testes de FPU do AIDA64. Como o Curve Optimizer é muito dependente de temperatura, qualquer piora na refrigeração dificulta seu uso, além disso, o sistema mantém uma tensão abaixo de 1.30V devido o tipo de ajuste que faço, sendo que o Ryzen quer dar tudo quando bate 1.450V
Então o aviso: cuidado com a refrigeração e a exigência com a máquina.
EDITADO: parece que achei um possível culpado, a opção Medium Load Boostit, que tenta jogar o clock pra cima em brechas que só existem quando a temperatura é criogênica. Esse opção sempre anda dando algum problema, embora já tenham ajustado, deixa tudo mais sensível à temperatura por forçar o clock para ganhar desempenho e, embora dê algum ganho, pense em um WC 360mm+ com carinho.

editado e atualizado: descobri algo interessante, aparentemente o CPU VDDIO/MC, controladora de memória, não fica bem acima de 1.440V, o ponto máximo ideal fica em 1.40V no BIOS podendo ir a 1.424V, mas isso não é 100% certeiro porque tenho a questão da minha DDR5 ser um modelo 5600MTs remarcado para 6400MTs. Ao testar o 1usmus_v3, observei que havia erros de threads, que podem ser sinal de Curve Optimizer muito rigoroso, ou seja, muito negativo, ou de alguma tensão mais baixa do que deveria. Na verdade era algo entre o VDDIO/MC em acompanhar a tensão da memória, em 1.430V e a própria memória, ou seja, não tenho como saber 100% o culpado. A solução foi reduzir o Clock da memória, de 6200MHz para 6000MHz com temporização primária 28-35-34-36-70, assim passou no teste após 3h41, com a opção Medium Load Boostit [ativado] para tirar essa dúvida quanto à estabilidade das threads.
b650m aorus elite ax rev 1 aliexpres
2x32gb Geil evo x II aliexpres
rtx 3070 aliexpres
fonte superflame pcie 5.0 1000 w
water cooler masterliquid 360l core chun-li
e gabinete gamer superframe cube

eu tava querendo compra o ryzen 7900 logo pra começa a brinca com ue5 e unity mas vi que ta pra lança os zen 5 esse ano e os x3d ano que vem vale a pena paga 1.4k no 7600 agora e la pra setembro ou janeiro do ano que vem comprar os novos zen 5? tipo consigo vende mais facil o ryzen 7600 ou 7900 depois se eu decidir fazer um upgrade

pelo review do TechPowerUP você ficaria bem até com o 7700X para apenas brincar no desenvolvimento com o Unreal Engine 5. Abaixo disso pode ficar meio chato. Um cooler de torre dupla vai ajudar bastante para ter boa performance, daí vê o que acontece porque corre o risco do Zen 5 vir muito caro.

Pra lascar geral, um TR com 6400MHz usando 4 memórias, isso seria possível?
2024-02-03-02_51_59-greenshot-png.2646133

fonte https://www.overclock.net/threads/a...memory-stability-thread.1800926/post-29292904
 
Última edição:
Saiu a bios 2412 pra placas asus com agesa AM5 PI 1.1.0.2b pra quem quiser testar.

Instalei aqui e mexi mais um pouco nos timings e parece estar bem estavel.

Nao sei se jah postaram essa info aqui. Enfim.
 
Saiu a bios 2412 pra placas asus com agesa AM5 PI 1.1.0.2b pra quem quiser testar.

Instalei aqui e mexi mais um pouco nos timings e parece estar bem estavel.

Nao sei se jah postaram essa info aqui. Enfim.
já estou usando faz um tempo, consegui baixar a tensão vSoC para 1.140V com estabilidade! A memória é que não quer subir mais e parece que, por enquanto, cheguei no limite das temporizações mais apertadas fazendo 60,5ns e testado no y-crunche em 39 iteraçõs de 2 minutos cada.
 
Pessoal, bom dia! Sou novo no fórum então já peço desculpas se algo ficar fora do padrão/errado

Estou indo semana que vem para os EUA e quero pegar um Ryzen 7 7800X3D, porém estou entre duas placas-mãe e gostaria de ajuda para decidir qual combina melhor com o propósito que irei o hardware.

Estou entre essas duas:
  1. ASUS - TUF GAMING X670E-PLUS WIFI (https://www.bestbuy.com/site/asus-t...eries-atx-motherboard/6523727.p?skuId=6523727)
  2. MSI - MAG B650 Tomahawk WIFI (Socket LGA 1718) (https://www.bestbuy.com/site/msi-ma...amd-motherboard-black/6528249.p?skuId=6528249)
E aproveitando o post, sabem me dizer se a memória abaixo é compatível com ambas as placas?
-> CORSAIR - VENGEANCE 32GB (2PK 16GB) 6400MHz PC5-51200 DDR5 C32 (https://www.bestbuy.com/site/corsai...th-rgb-lighting-multi/6542592.p?skuId=6542592)

Agradeço a ajuda!
 


Video interessante sobre os novos núcleos AMD.
 
Pessoal, bom dia! Sou novo no fórum então já peço desculpas se algo ficar fora do padrão/errado

Estou indo semana que vem para os EUA e quero pegar um Ryzen 7 7800X3D, porém estou entre duas placas-mãe e gostaria de ajuda para decidir qual combina melhor com o propósito que irei o hardware.

Estou entre essas duas:
  1. ASUS - TUF GAMING X670E-PLUS WIFI (https://www.bestbuy.com/site/asus-t...eries-atx-motherboard/6523727.p?skuId=6523727)
  2. MSI - MAG B650 Tomahawk WIFI (Socket LGA 1718) (https://www.bestbuy.com/site/msi-ma...amd-motherboard-black/6528249.p?skuId=6528249)
E aproveitando o post, sabem me dizer se a memória abaixo é compatível com ambas as placas?
-> CORSAIR - VENGEANCE 32GB (2PK 16GB) 6400MHz PC5-51200 DDR5 C32 (https://www.bestbuy.com/site/corsai...th-rgb-lighting-multi/6542592.p?skuId=6542592)

Agradeço a ajuda!
A diferença de uma 670 para 650 é basicamente as features, dai é muito pessoal pro seu uso diário (qtd de nvme, usb c, phases e etc).
pra saber se já foi testada na placa mae, vc precisa do serial number, entrar no site proprio da mobo que quer comprar e olhar na lista de compatibilidade, porém nunca vi ninguem reclamar que suas memórias corsair não funcionaram. Eu só fico em dúvida se vale realmente a pena investir em qualquer coisa acima de 6000mhz, sendo que sem oc geralmente a mobo aceita 5200mhz e o sweet spot é 6000mhz.
 
Estou indo semana que vem para os EUA e quero pegar um Ryzen 7 7800X3D, porém estou entre duas placas-mãe e gostaria de ajuda para decidir qual combina melhor com o propósito que irei o hardware.

Estou entre essas duas:
  1. ASUS - TUF GAMING X670E-PLUS WIFI (https://www.bestbuy.com/site/asus-t...eries-atx-motherboard/6523727.p?skuId=6523727)
  2. MSI - MAG B650 Tomahawk WIFI (Socket LGA 1718) (https://www.bestbuy.com/site/msi-ma...amd-motherboard-black/6528249.p?skuId=6528249)
Se você não precisa de algo bem específico em placa-mãe no fim dá praticamente na mesma, uma A620 de entrada pode "combinar" tão bem quanto uma X670E de 10mil reais se você não fizer uso de nada que a X670E oferece. Precisa de 2 USB-C traseiro por algum motivo? A Asus entrega então pra você ela talvez seja uma opção melhor. Precisa de SPDIF pra equipamento de áudio? A Tomahawk entrega então pra você talvez seja uma opção melhor, pra 99,9% das pessoas não tem escolha certa ou errada porque muita gente sequer usa a maior parte das coisas que a placa-mãe entrega pelo que vejo, maior parte dos usuários só quer encaixar o CPU, placa de vídeo, uns 2 NVMe e se tiver umas 4 portas USB-A já atende >99% das pessoas :haha:
 
Pessoal, bom dia! Sou novo no fórum então já peço desculpas se algo ficar fora do padrão/errado

Estou indo semana que vem para os EUA e quero pegar um Ryzen 7 7800X3D, porém estou entre duas placas-mãe e gostaria de ajuda para decidir qual combina melhor com o propósito que irei o hardware.

Estou entre essas duas:
  1. ASUS - TUF GAMING X670E-PLUS WIFI (https://www.bestbuy.com/site/asus-t...eries-atx-motherboard/6523727.p?skuId=6523727)
  2. MSI - MAG B650 Tomahawk WIFI (Socket LGA 1718) (https://www.bestbuy.com/site/msi-ma...amd-motherboard-black/6528249.p?skuId=6528249)
E aproveitando o post, sabem me dizer se a memória abaixo é compatível com ambas as placas?
-> CORSAIR - VENGEANCE 32GB (2PK 16GB) 6400MHz PC5-51200 DDR5 C32 (https://www.bestbuy.com/site/corsai...th-rgb-lighting-multi/6542592.p?skuId=6542592)

Agradeço a ajuda!
MSI no Brasil teria a vantagem da garantia maior mas trazendo de fora acaba dando na mesma (nenhuma terá garantia aqui).

Voto no que o colega já disse acima, para analisar as diferenças entre entre elas ninguém melhor que vc mesmo para decidir, este link pode ajudar.
 
eae galera eu to terminando de monta minha build
b650m aorus elite ax rev 1 aliexpres
2x32gb Geil evo x II aliexpres
rtx 3070 aliexpres
fonte superflame pcie 5.0 1000 w
water cooler masterliquid 360l core chun-li
e gabinete gamer superframe cube

eu tava querendo compra o ryzen 7900 logo pra começa a brinca com ue5 e unity mas vi que ta pra lança os zen 5 esse ano e os x3d ano que vem vale a pena paga 1.4k no 7600 agora e la pra setembro ou janeiro do ano que vem comprar os novos zen 5? tipo consigo vende mais facil o ryzen 7600 ou 7900 depois se eu decidir fazer um upgrade

Todos são bem competentes e até setembro ou janeiro tem bastante chão pela frente, vai do uso e do bolso.

Em seu lugar eu já teria abraçado qualquer um para finalizar a máquina logo e também para saber se esses componentes que vieram do Aliexpress estão funcionando/são compatíveis.
 
MSI no Brasil teria a vantagem da garantia maior mas trazendo de fora acaba dando na mesma (nenhuma terá garantia aqui).

Voto no que o colega já disse acima, para analisar as diferenças entre entre elas ninguém melhor que vc mesmo para decidir, este link pode ajudar.
Obrigado pelo link da planilha! Vou analisar com calmas as features

Também agradeço ao insanee420 pela resposta!​

 
A diferença de uma 670 para 650 é basicamente as features, dai é muito pessoal pro seu uso diário (qtd de nvme, usb c, phases e etc).
pra saber se já foi testada na placa mae, vc precisa do serial number, entrar no site proprio da mobo que quer comprar e olhar na lista de compatibilidade, porém nunca vi ninguem reclamar que suas memórias corsair não funcionaram. Eu só fico em dúvida se vale realmente a pena investir em qualquer coisa acima de 6000mhz, sendo que sem oc geralmente a mobo aceita 5200mhz e o sweet spot é 6000mhz.
questão de memória é complicado pq pode acontecer de uma memória muito boa chegar no brasil com componentes diferentes, daí você vai tentar obter o mesmo resultado e não consegue, como um overclock. Já comprei DDR3 da Kingston e chip dessa marca que não consegue subir, enquanto um reviewer demonstrou uma Kingston com chip Hynix que subiu bastante. Nas DDR5 você pode pegar uma 5600 ou até uma 4800MHz e dar sorte de conseguir subir bastante, essas de clocks mais altos com XMP e EXPO foram porcamente testadas para aquele perfil gravado, depois podem precisar de ajustes, então, estar no QVL é uma ajuda no sentido de que, em havendo problema no XMP ou no EXPO, o usuário pode reclamar tanto junto ao fabricante das memórias, quanto ao da placa-mãe, para que corrijam ou problema ou façam um RMA.
Obrigatório de funcionar mesmo é o JEDEC que vem na memória, tipo 4800MHz que pode ter mais de um perfil desses, acima do JEDEC é na sorte ou por ajustes finos que o usuário encontrar
 
questão de memória é complicado pq pode acontecer de uma memória muito boa chegar no brasil com componentes diferentes, daí você vai tentar obter o mesmo resultado e não consegue, como um overclock. Já comprei DDR3 da Kingston e chip dessa marca que não consegue subir, enquanto um reviewer demonstrou uma Kingston com chip Hynix que subiu bastante. Nas DDR5 você pode pegar uma 5600 ou até uma 4800MHz e dar sorte de conseguir subir bastante, essas de clocks mais altos com XMP e EXPO foram porcamente testadas para aquele perfil gravado, depois podem precisar de ajustes, então, estar no QVL é uma ajuda no sentido de que, em havendo problema no XMP ou no EXPO, o usuário pode reclamar tanto junto ao fabricante das memórias, quanto ao da placa-mãe, para que corrijam ou problema ou façam um RMA.
Obrigatório de funcionar mesmo é o JEDEC que vem na memória, tipo 4800MHz que pode ter mais de um perfil desses, acima do JEDEC é na sorte ou por ajustes finos que o usuário encontrar
nao sabia que o jedec que era o obrigatório de funcionar, pensava que era o 5200mhz da plataforma ddr5. valeu pela informacao.
 
geralmente, as memórias DDR5 ficam instáveis ao tentar desativar a gestão de economia, mas ativá-las melhora a performance. Se essas memórias constam do QVL da placa-mãe, você pode entrar em contato tanto com o fabricante das memórias e da placa relatando o problema, de repente há um bug ainda não resolvido. Ainda que não esteja no QVL e não tenha EXPO, você pode relatar ao fabricante das memórias que tem esse modelo, enviando uma foto, e uma máquina AMD e que solicita que eles entrem em contato com a AMD e a fabricante da sua placa-mãe para tentar ajudar.

às vezes os ajustes manuais funcionam melhor do que o XMP, tenho um ajuste fino aqui para 6200MHz que humilha o 6400MHz XMP. De resto a temperatura do processador influencia demais no desempenho como um todo, inclusive no clock das memórias e na estabilidade. Na temperatura limite, coloquei 80°C para já forçar uma redução preventiva de clock e evitar danos, mas já vi que daria para chegar aos 115°C com WC de 360mm. Em termos de usabilidade, tem tanto ajuste que a gente vai pegando uma ou outra manha com o tempo. Os sensores do processador detectam se dá pra subir, e sobe mesmo se a temperatura está melhor controlada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


upgrade de BIOS em AM5 é fácil, nem precisa de processador e de memória, somente da placa mãe e da fonte. Drivers melhorou bastante. E o 7800x3d costumam ser os melhores chips, já que não podem subir muito o clock por conta do cache
Adorei saber desse detalhe sobre os 7800x3D
 
geralmente, as memórias DDR5 ficam instáveis ao tentar desativar a gestão de economia, mas ativá-las melhora a performance. Se essas memórias constam do QVL da placa-mãe, você pode entrar em contato tanto com o fabricante das memórias e da placa relatando o problema, de repente há um bug ainda não resolvido. Ainda que não esteja no QVL e não tenha EXPO, você pode relatar ao fabricante das memórias que tem esse modelo, enviando uma foto, e uma máquina AMD e que solicita que eles entrem em contato com a AMD e a fabricante da sua placa-mãe para tentar ajudar.

às vezes os ajustes manuais funcionam melhor do que o XMP, tenho um ajuste fino aqui para 6200MHz que humilha o 6400MHz XMP. De resto a temperatura do processador influencia demais no desempenho como um todo, inclusive no clock das memórias e na estabilidade. Na temperatura limite, coloquei 80°C para já forçar uma redução preventiva de clock e evitar danos, mas já vi que daria para chegar aos 115°C com WC de 360mm. Em termos de usabilidade, tem tanto ajuste que a gente vai pegando uma ou outra manha com o tempo. Os sensores do processador detectam se dá pra subir, e sobe mesmo se a temperatura está melhor controlada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


upgrade de BIOS em AM5 é fácil, nem precisa de processador e de memória, somente da placa mãe e da fonte. Drivers melhorou bastante. E o 7800x3d costumam ser os melhores chips, já que não podem subir muito o clock por conta do cache
Poderia me passar os timings primários que vc usa? Pensando em baixar dos 6400mhz que uso atualmente para dar uma apertada nos timings.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo