[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Quando você tá sem nada pra fazer e vai pro modo criativo:
pUaDma8.jpg
2iCkmHu.jpg

Jacias, isso daqui é um fórum, e não o "Blog do Jacias", ninguém está interessado em ver q tu grampeou o logo da operadora na fibra.
Ninguém aguenta mais ver essas bullshits no tópico...
Só por Deus.
 
Quando você tá sem nada pra fazer e vai pro modo criativo:
pUaDma8.jpg
2iCkmHu.jpg
Vei , tu não percebe que isso que tu faz é off topic? Isso é um fórum, não um blog ou Twitter. Ninguém te aguenta mais, isso me da desanimo de postar aqui
 
Vei , tu não percebe que isso que tu faz é off topic? Isso é um fórum, não um blog ou Twitter. Ninguém te aguenta mais, isso me da desanimo de postar aqui
Não é off, mostrei um negócio manual que fiz pra identificar as fibras da Claro e da Vivo. Tanto que o Killme curtiu aí.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou a procura de uma dessas pela rua faz é tempo pra colocar aqui no Coaxial "Cabo Óptico" kkkkk

Estou achando só dá Oi, já estou com duas
¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯
Pessoal que faz vende no ML e também já achei uma loja aqui em SP na Santa Ifigenia que faz por encomenda e já deixa algumas feitas pra vender na hora. Talvez eles mandem para outros locais.
 
em qual plano? 500MB? está pagando quanto?
a Tim Ultrafibra cancelou minha internet com 1 mês de uso, eles consideram 2TB com "uso excessivo", e eu já tinha consumido 24TB.
Agora estou procurando outra que não tenha "uso excessivo" (franquia de dados mascarado) para deixar de backup para a Vivo Fibra.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Esta velocidade de 370mb que tem na maioria dos prints aqui.. não era pra chegar nos 500mb no plano de 1gb?
Ah a TIM Ultra Fibra cancela mesmo, tenho vários amigos que tiveram a internet cancelada por isso, inclusive um deles a TIM cortou a internet em um sabado a noite, o cara ficou p da vida. Se você não quer ter dor de cabeça com franquia amigo, sugiro assinar Oi, Vivo ou uma internet local, porque na Claro você pode dar o azar de entrar na black list, até hoje não conheço alguém que tenha entrado, mas já vi relatos aqui no fórum de pessoas com problemas de franquia. Agora em questão a Oi especifica que não tem franquia e a Vivo bota franquia no contrato mas não tem essa de cortar internet ou reduzir ou seja ela não pratica, e as locais tem franquia ilimitada.
 
Se você não quer ter dor de cabeça com franquia amigo, sugiro assinar Oi, Vivo ou uma internet local, porque na Claro você pode dar o azar de entrar na black list, até hoje não conheço alguém que tenha entrado, mas já vi relatos aqui no fórum de pessoas com problemas de franquia.
Na fibra ainda não teve esse problema até onde eu vi, já no HFC nem da pra brincar
 
Gente, a ont da claro TCG2232 eu consigo usar em outra operadora ou ele é bloqueado so para a claro ? Simplesmente algum técnico deixou aqui na frente de casa esse modem na caixa (que não é dele) e sem a fonte, resolvi ficar

Joga no lixo isso aí para garantir que nenhum outro humano sofra com ele. Se vc conseguir desbloquear o firmware dele, talvez consiga utilizar. Mas não existe nenhum desbloqueio para ele, pelo menos eu não vi nenhum.

Da para utilizar como wifi na sua rede, precisa desligar o dhcp dele.
 
A Claro fez uma visita no prédio que eu vou morar, que entregaram recentemente, e disseram que não tem viablidade técnica por causa da distancia de um equipamento que nao sei o nome , nao entendi direito pois sao termos tecnicos, mas a Vivo e as operadoras locais passaram a fibra no predio, tá certo isso? Ou tem que abrir uma ouvidoria?

Outra dúvida, na rua passa HFC da Claro, dá pra transformar em FTTH dentro do prédio ao cabear?

Se nao der pra transformar em FTTH, melhor que nem passem mesmo e assino a vivo.
 
A Claro fez uma visita no prédio que eu vou morar, que entregaram recentemente, e disseram que não tem viablidade técnica por causa da distancia de um equipamento que nao sei o nome , nao entendi direito pois sao termos tecnicos, mas a Vivo e as operadoras locais passaram a fibra no predio, tá certo isso? Ou tem que abrir uma ouvidoria?

Outra dúvida, na rua passa HFC da Claro, dá pra transformar em FTTH dentro do prédio ao cabear?

Se nao der pra transformar em FTTH, melhor que nem passem mesmo e assino a vivo.
Perai, mas não tem viabilidade do FTTH ou do HFC?

Se for do HFC, só se estiver longe do amplificador, do node, ou ainda o TAP mais próximo com vaga estar lotada, e o TAP com vaga ser muito distante.

Tu pode tentar abrir chamado, sem garantia de êxito.

Agora, se na rua é HFC, vai entrar HFC, será HFC no prédio e no seu apartamento. FTTH somente quando (e se) a NET fizer sobreposição.
 
Então, é HFC na rua do prédio, então deve ser um desses problemas de vc citou. Já que não dá pra converter, entao deixa quieto, acho que ela falou sobre esse TAP estar muito longe. A moça no telefone falou que instalação nova em predio ta fazendo tudo fibra, achei estranho pq nao tinha fibra na rua, mas fiquei quieto pq nao sei de nada tbm kkkk
É que a Claro acho que dá pra negociar preço melhor que a Vivo, apesar de nunca ter tido Vivo, mas essa é a impressão que tenho. Hoje tenho Claro HFC na mesma cidade faz anos já e nunca tive problema.
 
Quando você tá sem nada pra fazer e vai pro modo criativo:
pUaDma8.jpg
2iCkmHu.jpg
Seria bom o modo criativo atuar nessas gambiarras fora do padrão aí na sua casa hehehe energia, conduíte vazado, cano de água, internet, tudo passando junto

:limo::limo::limo:
 
@FabianoSR Obrigado por ser o único a se prontificar a tentar ajudar.
O erro da porta 23 era devido estar entrando com o usuário user/user escrito na caixa da vsol e não me liberava todas configurações.
Depois fui descobrir o login admin/stdONUi0i libera todas opções de configuração, assim consegui o acesso via telnet e por via das dúvidas antes desabilitei LAN ACL Switch antes kkkk.
É algo simples, mas não imaginava, pois sempre usava o login de referência do produto.

Vsol V2802RH configurada e agora estou tendo tudo oque 1GB me oferece sem limitações...



Acho que passa disso se eu colocar vários filmes baixando junto no utorrent ou internet download manager em algum servidor premium...

@jpz Não consegui a solicitação do ZTE F6645P via anatel, a ouvidoria tentou, mas não se conseguiram trazer o produto de outra região somente pra resolver o meu problema.
Eles entenderam sobre a limitação, o ganho que teria e por não ter o aparelho mais top de linha da empresa para o plano mais premium da Fibra, no fim ganhei um desconto em 1GB, fora que eu já pagava abaixo do preço de tabela da região, desconte me deixou feliz e nem me fez sentir a falta do F6645P e valeu a compra da vsol kkkk. (Não quero mencionar valores).
Fim da novela.
 
Última edição:
A Claro fez uma visita no prédio que eu vou morar, que entregaram recentemente, e disseram que não tem viablidade técnica por causa da distancia de um equipamento que nao sei o nome , nao entendi direito pois sao termos tecnicos, mas a Vivo e as operadoras locais passaram a fibra no predio, tá certo isso? Ou tem que abrir uma ouvidoria?

Outra dúvida, na rua passa HFC da Claro, dá pra transformar em FTTH dentro do prédio ao cabear?

Se nao der pra transformar em FTTH, melhor que nem passem mesmo e assino a vivo.
No caso a Claro deve ter achado melhor nem entrar com o HFC no prédio, quando eles vierem com fibra, terá uma sobreposição na sua rua, existindo as duas redes. Só que a fibra entrará no seu prédio. Se já tem Vivo disponível, vá de Vivo por enquanto, tenho Claro e Vivo aqui e as duas são ótimas em praticamente tudo.

Seria bom o modo criativo atuar nessas gambiarras fora do padrão aí na sua casa hehehe energia, conduíte vazado, cano de água, internet, tudo passando junto

:limo::limo::limo:
Pode crer kkk, em breve terá reforma nisso, esses conduites irão sair pra dar lugar a canaletas já que o passa dentro deles são cabos de rede e as fibras. Os canos de água não passa água e sim cabo de energia. Feito assim pra tentar diminuir a interferência da energia nos cabos de rede. Colocar um switch distribuindo cabos pra 4 pontos específicos também. Pensei em pagar pra Claro fazer isso com o tal Ponto Ultra. Será que compensa? Não tá caro.
 
A Claro fez uma visita no prédio que eu vou morar, que entregaram recentemente, e disseram que não tem viablidade técnica por causa da distancia de um equipamento que nao sei o nome , nao entendi direito pois sao termos tecnicos, mas a Vivo e as operadoras locais passaram a fibra no predio, tá certo isso? Ou tem que abrir uma ouvidoria?

Outra dúvida, na rua passa HFC da Claro, dá pra transformar em FTTH dentro do prédio ao cabear?

Se nao der pra transformar em FTTH, melhor que nem passem mesmo e assino a vivo.

Depende do síndico do prédio entrar em contato com a operadora pra adequar a instalação. Aqui só tinha claro HFC, mas a vivo passava na rua e nunca tinha viabilidade no prédio.

Quando entrou um síndico mais agilizado tanto claro quanto vivo ficaram disponíveis.

Acabei trocando meu HFC pela fibra finalmente.
 
Bom dia, galerinha!

Técnico veio no meu apartamento instalar 500mbps coaxial ontem, e depois de muita luta conseguiu.
Instalou um modem Kaon com Wi-fi 6, fez bastante propaganda e tal, mas a internet não passa de 250mbps (com upload a 180, achei incrível, nunca tinha visto isso em HFC)

Meu sinal está assim

Situação do Cable:
ONLINE
Níveis de Sinais:
Sinal TX - 49.0
Sinal RX 13.2 (tá amarelo)
SNR DS 42.6
SNR UP 42.1
Receive Power -0.5

O técnico disse "seu sinal tá alto, mas isso não te interfere" mas não tô recebendo meus 500mbps ainda

Em quem boto a culpa e onde procuro ajuda?
 
Bom dia, galerinha!

Técnico veio no meu apartamento instalar 500mbps coaxial ontem, e depois de muita luta conseguiu.
Instalou um modem Kaon com Wi-fi 6, fez bastante propaganda e tal, mas a internet não passa de 250mbps (com upload a 180, achei incrível, nunca tinha visto isso em HFC)

Meu sinal está assim

Situação do Cable:
ONLINE
Níveis de Sinais:
Sinal TX - 49.0
Sinal RX 13.2 (tá amarelo)
SNR DS 42.6
SNR UP 42.1
Receive Power -0.5

O técnico disse "seu sinal tá alto, mas isso não te interfere" mas não tô recebendo meus 500mbps ainda

Em quem boto a culpa e onde procuro ajuda?
Já abre ANATEL e Consumidor.gov.br informando que não está recebendo o plano contratado.
 
Bom dia, galerinha!

Técnico veio no meu apartamento instalar 500mbps coaxial ontem, e depois de muita luta conseguiu.
Instalou um modem Kaon com Wi-fi 6, fez bastante propaganda e tal, mas a internet não passa de 250mbps (com upload a 180, achei incrível, nunca tinha visto isso em HFC)

Meu sinal está assim

Situação do Cable:
ONLINE
Níveis de Sinais:
Sinal TX - 49.0
Sinal RX 13.2 (tá amarelo)
SNR DS 42.6
SNR UP 42.1
Receive Power -0.5

O técnico disse "seu sinal tá alto, mas isso não te interfere" mas não tô recebendo meus 500mbps ainda

Em quem boto a culpa e onde procuro ajuda?
Arrisco dizer que provavelmente o NODE está saturado (mais provavel) ou um erro de configuração na central (menos provavel)
Vc já tinha claro coaxial antes?

Faça como o rcarvas disse: anatel ou consumidor gov.

Se for node saturado, nao adianta tentar via central ou chamar técnico, eles vão tentar vencer vc pelo cansaço. Esse tipo de problema (node saturado), só via canal crítico e com muita perseverança (abre reclamação, não resolveu, nota 1, abre de novo, e vai repetindo até resolver).
 
@FabianoSR Obrigado por ser o único a se prontificar a tentar ajudar.
O erro da porta 23 era devido estar entrando com o usuário user/user escrito na caixa da vsol e não me liberava todas configurações.
Depois fui descobrir o login admin/stdONUi0i libera todas opções de configuração, assim consegui o acesso via telnet e por via das dúvidas antes desabilitei LAN ACL Switch antes kkkk.
É algo simples, mas não imaginava, pois sempre usava o login de referência do produto.

Vsol V2802RH configurada e agora estou tendo tudo oque 1GB me oferece sem limitações...



Acho que passa disso se eu colocar vários filmes baixando junto no utorrent ou internet download manager em algum servidor premium...

@jpz Não consegui a solicitação do ZTE F6645P via anatel, a ouvidoria tentou, mas não se conseguiram trazer o produto de outra região somente pra resolver o meu problema.
Eles entenderam sobre a limitação, o ganho que teria e por não ter o aparelho mais top de linha da empresa para o plano mais premium da Fibra, no fim ganhei um desconto em 1GB, fora que eu já pagava abaixo do preço de tabela da região, desconte me deixou feliz e nem me fez sentir a falta do F6645P e valeu a compra da vsol kkkk. (Não quero mencionar valores).
Fim da novela.

Sugiro editar a segunda imagem e ocultar o nome do arquivo pois você pode sofrer uma advertência e até mesmo ser banido por conta dela.
 
Bom dia, galerinha!

Técnico veio no meu apartamento instalar 500mbps coaxial ontem, e depois de muita luta conseguiu.
Instalou um modem Kaon com Wi-fi 6, fez bastante propaganda e tal, mas a internet não passa de 250mbps (com upload a 180, achei incrível, nunca tinha visto isso em HFC)

Meu sinal está assim

Situação do Cable:
ONLINE
Níveis de Sinais:
Sinal TX - 49.0
Sinal RX 13.2 (tá amarelo)
SNR DS 42.6
SNR UP 42.1
Receive Power -0.5

O técnico disse "seu sinal tá alto, mas isso não te interfere" mas não tô recebendo meus 500mbps ainda

Em quem boto a culpa e onde procuro ajuda?
ta brabo ai hein esperar alguma alma da terceirizada balancear isso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Arrisco dizer que provavelmente o NODE está saturado (mais provavel) ou um erro de configuração na central (menos provavel)
Vc já tinha claro coaxial antes?

Faça como o rcarvas disse: anatel ou consumidor gov.

Se for node saturado, nao adianta tentar via central ou chamar técnico, eles vão tentar vencer vc pelo cansaço. Esse tipo de problema (node saturado), só via canal crítico e com muita perseverança (abre reclamação, não resolveu, nota 1, abre de novo, e vai repetindo até resolver).
Por isso HFC pra banda larga tem que ir pro museu e ficar la como atração... trosso antigo pra hoje nao vale mais
 
A Claro fez uma visita no prédio que eu vou morar, que entregaram recentemente, e disseram que não tem viablidade técnica por causa da distancia de um equipamento que nao sei o nome , nao entendi direito pois sao termos tecnicos,
Quando é feita adequação em prédios, a equipe de projetos da Claro tem alguns parâmetros técnicos que deve seguir, como o nível de sinal no drop que entrará no prédio.
Dito isso, se o node que atende tua região estiver numa distância acima do permitido tecnicamente, isso inviabiliza a instalação em áreas apenas HFC, pois a Claro desde 2018 não expande mais rede HFC. O que é feito é apenas manter funcionando a rede onde já tem.
Outra coisa que deve ser dita é que durante a adequação predial é instalado um amplificador interno no prédio, que eles chamam de MDU. Esse equipamento amplifica o sinal, que chega via cabo drop conectado à rede de rua, para toda a rede interna do prédio/condomínio.
Para o MDU funcionar de forma correta, há um sinal mínimo em termos de potência e qualidade que deve chegar pra ele. Se for menos que isso, a única coisa que o MDU vai amplificar é ruído, fazendo com que toda a rede interna do prédio fique com quedas intermitentes e perdas de pacotes na internet, quedas de ligação no fixo e quadriculamento na imagem ou mesmo ausência de sinal em vários canais da TV.
Sabendo disto tudo, acredito que fizeram certo em não realizarem a adequação nesse cenário atual.
Acredito que, num futuro cenário de sobreposição com fibra no seu bairro/rua, a história vai ser diferente e devem realizar a adequação predial no seu endereço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia, galerinha!

Técnico veio no meu apartamento instalar 500mbps coaxial ontem, e depois de muita luta conseguiu.
Instalou um modem Kaon com Wi-fi 6, fez bastante propaganda e tal, mas a internet não passa de 250mbps (com upload a 180, achei incrível, nunca tinha visto isso em HFC)

Meu sinal está assim

Situação do Cable:
ONLINE
Níveis de Sinais:
Sinal TX - 49.0
Sinal RX 13.2 (tá amarelo)
SNR DS 42.6
SNR UP 42.1
Receive Power -0.5

O técnico disse "seu sinal tá alto, mas isso não te interfere" mas não tô recebendo meus 500mbps ainda

Em quem boto a culpa e onde procuro ajuda?
Tem como você entrar no menu do modem em 192.168.0.1, ir na opção configurações avançadas > Menu > Status > Conexão RF?
Em Portadores de Downstream, conte quantos canais estão sincronizados. Você pode clicar em "Carregar mais" até aparecerem todos.
Se houverem menos de 25 canais sincronizados, isso pode ser a causa do problema da banda não ser atingida.
Aqui onde moro são 33 canais de downtream ao todo (32 QAM e 1 canal OFDM). Com essa quantidade de canais, mesmo o plano de 1 Gbps aqui bate o contratado a qualquer hora do dia.
Quanto ao upload, é isso mesmo. A Claro está testando esse upload em várias regiões usando canais OFDMA. Por aqui é 180 Mb o upload também.
 
Última edição:
Quando é feita adequação em prédios, a equipe de projetos da Claro tem alguns parâmetros técnicos que deve seguir, como o nível de sinal no drop que entrará no prédio.
Dito isso, se o node que atende tua região estiver numa distância acima do permitido tecnicamente, isso inviabiliza a instalação em áreas apenas HFC, pois a Claro desde 2018 não expande mais rede HFC. O que é feito é apenas manter funcionando a rede onde já tem.
Outra coisa que deve ser dita é que durante a adequação predial é instalado um amplificador interno no prédio, que eles chamam de MDU. Esse equipamento amplifica o sinal, que chega via cabo drop conectado à rede de rua, para toda a rede interna do prédio/condomínio.
Para o MDU funcionar de forma correta, há um sinal mínimo em termos de potência e qualidade que deve chegar pra ele. Se for menos que isso, a única coisa que o MDU vai amplificar é ruído, fazendo com que toda a rede interna do prédio fique com quedas intermitentes e perdas de pacotes na internet, quedas de ligação no fixo e quadriculamento na imagem ou mesmo ausência de sinal em vários canais da TV.
Sabendo disto tudo, acredito que fizeram certo em não realizarem a adequação nesse cenário atual.
Acredito que, num futuro cenário de sobreposição com fibra no seu bairro/rua, a história vai ser diferente e devem realizar a adequação predial no seu endereço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem como você entrar no menu do modem em 192.168.0.1, ir na opção configurações avançadas > Menu > Status > Conexão RF?
Em Portadores de Downstream, conte quantos canais estão sincronizados. Você pode clicar em "Carregar mais" até aparecerem todos.
Se houverem menos de 25 canais sincronizados, isso pode ser a causa do problema da banda não ser atingida.
Aqui onde moro são 33 canais de downtream ao todo (32 QAM e 1 canal OFDM). Com essa quantidade de canais, mesmo o plano de 1 Gbps aqui bate o contratado a qualquer hora do dia.
Quanto ao upload, é isso mesmo. A Claro está testando esse upload em várias regiões usando canais OFDMA. Por aqui é 180 Mb o upload também.
Não tenho essa informação agora, só amanhã talvez. Cheguei a olhar os canais sincronizados mas so vi uns cinco ou seis.

Mas no níveis.virtua não aparece nada sobre canais OFDM sincronizados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo