[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eu sou bem leigo com rede, o site 192.168.1.1. não abre aqui, mas 192.168.0.1 funciona e entra em um site da claro do meu modem, o técnico usou esse site pra me mostrar que tudo estava ok, procuro alguma informação especifica? não sei o que é o ONT
ONT é o modem. Estranho não ser 192.168.1.1. Mas o endereço correto está na etiqueta do aparelho assim como os dados de login e senha de acesso.
E qual o modelo? Está na etiqueta também.
 
Já mando todas infos aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nível
TX 49 dbmv
RX 8.8 dBmv
MODEL F@ST3896
SNR 40dBmv
Taxa simbolica 2560 Ksym/sec
Status de conexao Bonded
Portadora de Downstream adquiria 603000000 Hz - Locked
Estado da conectividade Ok - Operacional
Estado da inicialização - Ok Operacional
 
Já mando todas infos aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nível
TX 49 dbmv
RX 8.8 dBmv
MODEL F@ST3896
SNR 40dBmv
Taxa simbolica 2560 Ksym/sec
Status de conexao Bonded
Portadora de Downstream adquiria 603000000 Hz - Locked
Estado da conectividade Ok - Operacional
Estado da inicialização - Ok Operacional
Sua conexão é coaxial (HFC) e não fibra. Agora só os entendidos de HFC para te ajudar.
Internet via coaxial tem velocidade de upload bem mais baixa que a fibra e portando não vai conseguir enviar arquivos na mesma velocidade que conseguia na internet via fibra da Vivo.
Porém conforme você relatou tanto a velocidade de download quanto upload estão abaixo que se você conseguiria mesmo no coaxial.
 
Última edição:
Sua conexão é coaxial (HFC) e não fibra. Agora só os entendidos de HFC para te ajudar.
Internet via coaxial tem velocidade de upload bem mais baixa que a fibra e portando não vai conseguir enviar arquivos na mesma velocidade que conseguia na internet via fibra da Vivo.
Porém conforme você relatou tanto a velocidade de download quanto upload estão abaixo que se você conseguiria mesmo no coaxial.
Pois é! o técnico disse que era coaxial mesmo, na rua de trás é fibra e aqui é coaxial, mas o que pega é esse valor real ser quase 10x menor que o medido, se eu conseguisse pelo menos os 8 mb/s de upload já seria menos desesperador, 700kb/s fica inviável de trabalhar :(
 
Pois é! o técnico disse que era coaxial mesmo, na rua de trás é fibra e aqui é coaxial, mas o que pega é esse valor real ser quase 10x menor que o medido, se eu conseguisse pelo menos os 8 mb/s de upload já seria menos desesperador, 700kb/s fica inviável de trabalhar :(
Deve ser algum problema ai na sua região este upload ridículo. Não existe opção de fibra no seu prédio de outra empresa, tipo provedores regionais?
 
Eu to numa situação em que não consigo colocar nenhuma internet aqui, me sobrou apenas a starlink, vocês acham que pode ser uma saída? ou é muito inferior a fibra? se eu não conseguir uma conexao razoavel vou precisar alugar outro lugar :(
 
Pois é! o técnico disse que era coaxial mesmo, na rua de trás é fibra e aqui é coaxial, mas o que pega é esse valor real ser quase 10x menor que o medido, se eu conseguisse pelo menos os 8 mb/s de upload já seria menos desesperador, 700kb/s fica inviável de trabalhar :(
Rapaz era pra conseguir pelo menos 85% de 35 Mega no Speedteste. (Posso estar errado).

Posta imagens do seu Speedtest ai
 
Oi gente, tudo bem?

Estou com um problema sem explicação, recentemente me mudei para um apto que só é possivel colocar internet fibra da claro, a vivo por exemplo que era minha antiga internet não está disponivel no predio. O meu problema é: Contratei uma internet de 750M de download, quando faço o speed test meus valores são: 481.51 Mbps e upload 8.13 mbps, mas quando faço upload no google drive, usando diretamente o drive ou programas como cyberduck, airexplorer e também fiz o mesmo teste usando o dropbox, meu upload fica em média 600 kb/s. O computador esta ligado via cabo, e fiz o mesmo teste com meu notebook no wifi. Ambos batem o mesmo valor de upload. No apto anterior ambos faziam upload bem rápido com a internet vivo. O tecnico fez visista tecnica hoje e testou tudo o que era possivel e me passou que não tem problema na rede, que o modem está ok.. Eu também troquei o cabo ethernet, troquei a porta do modem... Não sei o que pode ser o problema, alguém imagina o que seja? Não era para minhas transferencias de upload serem iguais aos medidores de velocidade?
vamos passo a passo, baixa app speedtest e roda sem nada conectado no modem, depois nos mostre que velocidade esta alcançando...

outra diga-nos que modem foi instalado ai, toda vez que postam , nao falam qual modem, fica difícil interpretar o problema , estamos aguardando
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já mando todas infos aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nível
TX 49 dbmv
RX 8.8 dBmv
MODEL F@ST3896
SNR 40dBmv
Taxa simbolica 2560 Ksym/sec
Status de conexao Bonded
Portadora de Downstream adquiria 603000000 Hz - Locked
Estado da conectividade Ok - Operacional
Estado da inicialização - Ok Operacional
cabo coaxial fibra plus, sinais ok
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deve ser algum problema ai na sua região este upload ridículo. Não existe opção de fibra no seu prédio de outra empresa, tipo provedores regionais?
nao adianta, ai onde ele ta vai ser assim upload baixo, pode mandar equipe externa o que for, é característica da tecnologia, se tiver muito usuário ai ferrou node... isso que chamo sempre atenção:

coaxial pra banda larga É MUSEU!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

print do speed test


print de um upload pelo airexplorer

seu plano parece ( estou suspeitando ) perfil 350 mega
 
Última edição:
Coaxial aqui diz que o DL/UL fica:

350/35, 500/50, 750/50, 1 Gbps/50
Na prática os uploads no coaxial são maiores, em geral entre 100 ou 150mb. Só fica 35mb ou 50mb se a rede for muito antiga.
Mas até onde lembro, onde já rola (ou só tem) coaxial, eles não põem fibra. Até porque não é só vontade, tem que adequar o edifício $$$$$$ pra receber esses cabeamentos...
Não necessariamente.
Aonde eu moro era coaxial, em 2022 eles colocaram fibra e eu passei para a fibra.
Apesar de estar a passos lentos, a sobreposição (implantação do FTTH aonde era HFC) já é uma realidade em vários locais.
 
vamos passo a passo, baixa app speedtest e roda sem nada conectado no modem, depois nos mostre que velocidade esta alcançando...

outra diga-nos que modem foi instalado ai, toda vez que postam , nao falam qual modem, fica difícil interpretar o problema , estamos aguardando
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


cabo coaxial fibra plus, sinais ok
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


nao adianta, ai onde ele ta vai ser assim upload baixo, pode mandar equipe externa o que for, é característica da tecnologia, se tiver muito usuário ai ferrou node... isso que chamo sempre atenção:

coaxial pra banda larga É MUSEU!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


seu plano parece ( estou suspeitando ) perfil 350 mega
o roteador é o wi fi 6
print pelo app na maquina desktop windows com cabo direto no roteador
 
Rapaz, tenho um parente que tem 350 Mega contratado pega 10 mega de Upload. (Mas o modem é 3.0)

Aqui 500 Mega tá chegando 80 de Upload (3.1)
Sim, mas o ponto é que a net normalmemte só oferta uploads menores que 100 caso a rede seja antiga ou saturada.
 
Eu sou um que tenho coaxial e tá de boa.
O upload aqui é 150 Mb e me atende bem.
Enquanto não me der dor de cabeça, vou ficar.
A minha banda larga da Claro (HFC) era boa, não era saturada.
Mas até onde lembro, onde já rola (ou só tem) coaxial, eles não põem fibra. Até porque não é só vontade, tem que adequar o edifício $$$$$$ pra receber esses cabeamentos...
Aqui no condomínio eles adequaram para a entrada da FIBRA apesar de já ter HFC.
Aonde eu moro era coaxial, em 2022 eles colocaram fibra e eu passei para a fibra.
Apesar de estar a passos lentos, a sobreposição (implantação do FTTH aonde era HFC) já é uma realidade em vários locais.
Aqui em Vicente de Carvalho, RJ foi desse jeito. Hoje eu tenho Claro TV+ no cabo coaxial(HFC), Banda Larga e Fixo na FIBRA.
 
A minha banda larga da Claro (HFC) era boa, não era saturada.

Aqui no condomínio eles adequaram para a entrada da FIBRA apesar de já ter HFC.

Aqui em Vicente de Carvalho, RJ foi desse jeito. Hoje eu tenho Claro TV+ no cabo coaxial(HFC), Banda Larga e Fixo na FIBRA.
Agora lembrei, a Oi instalou a fibra dela no mesmo cabo que a VIVO, bastou ligar no poste, não foi preciso trocar o cabeamento que vai até meu modem, que pelo conduíte estar entupido (prédio de 50 anos...) veio que nem antena de TV. Mas aposto que se pedisse CLARO hoje, continuaria no coaxial ou iriam embaçar...

Ou então, como eu simulei, seria fibra, mas tá 750 Mbps a R$ 130, só que mesmo com portabilidade do fixo, tão enfiando mais R$ 35 do PLANO ILIMITADO BRASIL TOTAL... ficando R$ 164.90. Na Oi, 600/300 tá R$ 110. Ficou isso 1 ano já portado o fixo, e ainda deram Globoplay no plano mais simples (sem canais).
 
A minha banda larga da Claro (HFC) era boa, não era saturada.
A galera é meio bitolada com isso, mas nem sempre é saturação.
Muitas vezes o datacenter na cidade é relapso, e ativa poucos canais de download e upload na região, de forma que a rede fica subaproveitada.
Isso causa prejuízo à empresa, inclusive, já que foram gastos milhões em equipamentos que são subaproveitados por deficiência técnica da mão de obra da empresa.
Só voltar algumas páginas que você vai ver o relato do @Mosqueteirors falando que tinham poucos canais de download ativos na região dele, e isso atrapalhava da conexão bater a banda, que foi resolvido depois de reclamar nos órgãos do consumidor.
Tem toda uma questão relativa à interferência algumas vezes, mas em vários casos é puro descuido mesmo.
 
Última edição:
o roteador é o wi fi 6
print pelo app na maquina desktop windows com cabo direto no roteador

Esse caso você leva para o consumidor.gov, como já teve o técnico aí e disse que estava ok, e sabemos que não está, pq este upload é ridículo, abre uma reclamação lá e vê se eles resolvem, porque pelo seu relato, o técnico pouco caso fez para esse upload. Para servir de exemplo, claro que são regiões, estados e cidades diferentes, mas o meu plano aqui é HFC 500 e a minha velocidade tanto no speedtest como no nperf é de 720/70 e a rede aqui é nova, tem coisa de 10 a 12 anos.
 
Problemas recorrentes de upload estão relacionados ao modelo Technocolor TC 3102 que após uma atualização de firmware não estão marcando corretamente upload em testes de velocidade.

Está tudo ok, mas a marcação é problema de bug de software.

O modem funciona normalmente. Acredito que deverá sair uma correção. Vejam video desse técnico no RIo.

Claro portanto, já está ciente do problema.

 
Problemas recorrentes de upload estão relacionados ao modelo Technocolor TC 3102 que após uma atualização de firmware não estão marcando corretamente upload em testes de velocidade.

Está tudo ok, mas a marcação é problema de bug de software.

O modem funciona normalmente. Acredito que deverá sair uma correção. Vejam video desse técnico no RIo.

Claro portanto, já está ciente do problema.


soluçao: ficar longe dessa aberração
 
soluçao: ficar longe dessa aberração
Na verdade, em minha opinião esse modem é excelente. É 3.1. Só não é Wi-Fi6.

Não está em bridge, mas com acess point. Nunca me deixou na mão. Muito estável.

Se checar a velocidade muitas vezes, uma ou outra o upload marcará corretamente. Na maioria das vezes, não. Claramente um bug do último firmware que não deixa marcar corretamente a velocidade de upload.

Como sei que está funcionando corretamente? Não percebi nada de anormal no funcionamento do dia a dia. Descobri o problema do upload por causa do canal desse técnico da Claro.

Faço muitas vídeo conferências, e sempre tudo ocorreu bem. No meu trabalho uso VPN e preciso de um pouco de upload. Sem problemas até agora.

Como esse modem é muito difundido na base de clientes, tenho certeza que haverá uma atualização de firmware. Sou de SP. Esse técnico do vídeo é do RJ.

O problema, portanto, é em larga escala.

Acredito ser inviável trocar todos 3102 da base de clientes.
 
Na verdade, em minha opinião esse modem é excelente. É 3.1. Só não é Wi-Fi6.

Não está em bridge, mas com acess point. Nunca me deixou na mão. Muito estável.

Se checar a velocidade muitas vezes, uma ou outra o upload marcará corretamente. Na maioria das vezes, não. Claramente um bug do último firmware que não deixa marcar corretamente a velocidade de upload.

Como sei que está funcionando corretamente? Não percebi nada de anormal no funcionamento do dia a dia. Descobri o problema do upload por causa do canal desse técnico da Claro.

Faço muitas vídeo conferências, e sempre tudo ocorreu bem. No meu trabalho uso VPN e preciso de um pouco de upload. Sem problemas até agora.

Como esse modem é muito difundido na base de clientes, tenho certeza que haverá uma atualização de firmware. Sou de SP. Esse técnico do vídeo é do RJ.

O problema, portanto, é em larga escala.

Acredito ser inviável trocar todos 3102 da base de clientes.

Vou ter que discordar de você. Esses modems da technicolor são uma bela porcaria, já usei mais de um e sempre tive problema (mesmo deixando em bridge).

O primeiro eu tive a sorte dele ter queimado em uma chuva forte e o outro tive vários problemas na internet com lentidões e quedas. Foram 3 chamados pra vir um técnico resolver trocar o technicolor pelo f@st.

Hoje estou com a fibra e a onu é zte, muito boa. Zero problemas até hoje.
 
Oi gente, tudo bem?

Estou com um problema sem explicação, recentemente me mudei para um apto que só é possivel colocar internet fibra da claro, a vivo por exemplo que era minha antiga internet não está disponivel no predio. O meu problema é: Contratei uma internet de 750M de download, quando faço o speed test meus valores são: 481.51 Mbps e upload 8.13 mbps, mas quando faço upload no google drive, usando diretamente o drive ou programas como cyberduck, airexplorer e também fiz o mesmo teste usando o dropbox, meu upload fica em média 600 kb/s. O computador esta ligado via cabo, e fiz o mesmo teste com meu notebook no wifi. Ambos batem o mesmo valor de upload. No apto anterior ambos faziam upload bem rápido com a internet vivo. O tecnico fez visista tecnica hoje e testou tudo o que era possivel e me passou que não tem problema na rede, que o modem está ok.. Eu também troquei o cabo ethernet, troquei a porta do modem... Não sei o que pode ser o problema, alguém imagina o que seja? Não era para minhas transferencias de upload serem iguais aos medidores de velocidade?
O Upload depende muito da plataforma de armazenamento, depende da quantidade de pessoas que estão upando naquele momento, tudo isso influencia, do link da plataforma também.
foi feita a correção para o valor antigo, inclusive deram um desconto maior ao invés de pagar 44,89 esse mês ficou 36,65
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


foi feita a correção para o valor antigo, inclusive deram um desconto maior ao invés de pagar 44,89 esse mês ficou 36,65
Eles sempre arruma um jeito de segurar o cliente.
 

Users who are viewing this thread

  • rfL2
Voltar
Topo