[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Revivendo a conta (ainda ta com o icone de natal que fizeram aqui alguns anos atras) para agradecer a claro por ter fibrado meu predio kkkk
9 Anos de docsis, e do nada decidiram cortar novos clientes hfc na regiao e tao fibrando tudo, ate o meu predio que é extremamente complexo (e que a vivo decidiu so encerrar o serviço e a oi nao entrou)

Zona leste/Porto Alegre

Agora to aqui com docsis e ftth. Pena a ONU ser uma zte fixura, no futuro espero tirar ela. o meu fast 3896 que colocaram no 1gbps docsis parece mt mais parrudo
E pena eu n poder converter meu docsis pra fibra sem perder os descontos
 
Revivendo a conta (ainda ta com o icone de natal que fizeram aqui alguns anos atras) para agradecer a claro por ter fibrado meu predio kkkk
9 Anos de docsis, e do nada decidiram cortar novos clientes hfc na regiao e tao fibrando tudo, ate o meu predio que é extremamente complexo (e que a vivo decidiu so encerrar o serviço e a oi nao entrou)

Zona leste/Porto Alegre

Agora to aqui com docsis e ftth. Pena a ONU ser uma zte fixura, no futuro espero tirar ela. o meu fast 3896 que colocaram no 1gbps docsis parece mt mais parrudo
E pena eu n poder converter meu docsis pra fibra sem perder os descontos
Acho difícil ser do nada, pois pra empresa tudo é gasto.
Com certeza a sua região vinha precisando de cada vez mais reparos na rede externa, ao ponto que se tornou economicamente inviável manter as vendas no coaxial para novos clientes.
E quanto aos equipamentos, a lógica é que o equipamento HFC seja mais parrudo, pois tem que lidar com pra lá de 30 canais de RF no cabo para entregar a conexão pro cliente, e ainda sobrar processamento pra rede cabeada ethernet e Wi-Fi.
 
Acho difícil ser do nada, pois pra empresa tudo é gasto.
Com certeza a sua região vinha precisando de cada vez mais reparos na rede externa, ao ponto que se tornou economicamente inviável manter as vendas no coaxial para novos clientes.
E quanto aos equipamentos, a lógica é que o equipamento HFC seja mais parrudo, pois tem que lidar com pra lá de 30 canais de RF no cabo para entregar a conexão pro cliente, e ainda sobrar processamento pra rede cabeada ethernet e Wi-Fi.
Concordo contigo, tambem tem alguns predios novos sendo lançados aqui na regiao, o investimento necessario ja nao deveria valer a pena na HFC.
Bom, eu agradeço hehe
750, bateu 880/365 (menor) 927/381 (maior)


Porém ja veio com uma firmware bem mais capada da claro(mesmo se comparado ao meu docsis que ja era novo), ela é cheia de erros de layout e tradução
No mais, nao tive dor de cabeça, tirando a instalação demorada (6 horas ao todo) pois o tecnico fez adequação errada no inicio (colocou uma DO grande no bloco 1, sendo que a unica ligação dos blocos é um conduite xifrunho. ai teve que puxar outra DO menor pro meu bloco)

O FTTH Pegou ate ip privado e tudo (estou fora do cgnat)
 
Você está com as duas aí funcionando?
Duas internets no mesmo contrato?
Essa é nova pra mim.
Sim.
Resumo da historia é , meu plano ta com discontos gigantes depois de um acordo judicial, porem eu iria perder eles se eu trocar qualquer coisa

Ate pensei que fosse enrolação, mas todos os canais me disseram o mesmo, inclusive anatel, mas consegui adição do FTTH sem perde-los, ja mando umas fotos e os testes
Eu ja tive 2 internets no passado, antes de 1gbps eu tinha 2x500, mas faz uns anos, postei aqui no topico

Assim que eu conseguir testar eu edito aqui o post

EDIT: Inclui os testes e fotos aqui
Os 2 vao pro meu mikrotik, como ambos sao wifi 6, mantenho eles em router, desligo somente DHCP na Lan e crio regras de roteamento e firewall no mikrotik
No lease dos dispositivos que uso muito up (meu pc e nas) vou utilizar a /32 que criei pro ftth, o resto continua na docsis

Ja serve pro meu uso e nao preciso gastar muito tempo configurando, nao preciso de load balance e failover ja fiz usando um script no mikrotik

9Uar3oA.png

BWMPyTd.png

NFt234j.png
1I11yXU.png
nI9NTXn.png
5Y7oQ7f.png
ywicVEc.png
HtQf35u.png
LHN2qAj.png
6DuxRJG.png

Bonus:
o9iq7eP.png

mzYWx6q.png
 
Última edição:
Sim.
Resumo da historia é , meu plano ta com discontos gigantes depois de um acordo judicial, porem eu iria perder eles se eu trocar qualquer coisa

Ate pensei que fosse enrolação, mas todos os canais me disseram o mesmo, inclusive anatel, mas consegui adição do FTTH sem perde-los, ja mando umas fotos e os testes
Eu ja tive 2 internets no passado, antes de 1gbps eu tinha 2x500, mas faz uns anos, postei aqui no topico

Assim que eu conseguir testar eu edito aqui o post

EDIT: Inclui os testes e fotos aqui
Os 2 vao pro meu mikrotik, como ambos sao wifi 6, mantenho eles em router, desligo somente DHCP na Lan e crio regras de roteamento e firewall no mikrotik
No lease dos dispositivos que uso muito up (meu pc e nas) vou utilizar a /32 que criei pro ftth, o resto continua na docsis

Ja serve pro meu uso e nao preciso gastar muito tempo configurando, nao preciso de load balance e failover ja fiz usando um script no mikrotik

9Uar3oA.png

BWMPyTd.png

NFt234j.png
1I11yXU.png
nI9NTXn.png
5Y7oQ7f.png
ywicVEc.png
HtQf35u.png
LHN2qAj.png
6DuxRJG.png

Bonus:
o9iq7eP.png

mzYWx6q.png


Nacional fica 8~9ms de diferença do coaxial para fibra, mas no internacional fica bem menor. Obrigado pelos testes.
 
Alguém sabe a página dos novos receptores no site da Claro?
 
Mantive o mesmo contrato, mas tecnicamente não migrei, mantive tudo docsis (internet,tv,telefone) e adicionei ftth
Poderia mandar um print de como ficou no Minha Claro? Como ficou com 2 "internets" no contrato, deve exibir de uma forma diferente do habitual...
 
Pelo visto o plano giga no HFC está com overhead generoso no download:

55952ed4-9bc6-4ae3-b0c1-35a670718f96.png
 
Poderia mandar um print de como ficou no Minha Claro? Como ficou com 2 "internets" no contrato, deve exibir de uma forma diferente do habitual...
No computador não aparece em lugar nenhum, nem no consumo de franquia
Pelo app, não aparece nos produtos e vitrine, porém, no consumo da franquia, aparece a opção de escolher o dispositivo, mas o da FTTH é Zerada 0/0GB (pelo menos hoje, pode ser delay de sincronismo interno)
uG1tjjv.png
7EMqD9Z.png
 
Amigos de POA que fizeram testes ai no HFC 1gbps no EMTA fast , se possível poderiam fazer testes de bufferbloat no waveform?

Meio off , porém não encontrei o lugar adequado no fórum. Esse link empresarial que a embratel vende, onde encontro detalhes do tipo de equipamento usado se é 100% fibra etc? Será que o ping vai melhorar bastante em rota internacional?

Eles vendem internet empresarial R$ 99,99 sem impostos, eu tenho CNPJ para assinar, o sonho seria aquele link dedicado ali mas é quase 500 mensal. De qualquer forma deve ser muito melhor que essa podreira de HFC aqui

Por mim pode ser até 100mbps já está ótimo, desde que tenha ping bom, rotas e ipv4 fora de cgnat e não perca pacotes.
 
Última edição:
No computador não aparece em lugar nenhum, nem no consumo de franquia
Pelo app, não aparece nos produtos e vitrine, porém, no consumo da franquia, aparece a opção de escolher o dispositivo, mas o da FTTH é Zerada 0/0GB (pelo menos hoje, pode ser delay de sincronismo interno)
uG1tjjv.png
7EMqD9Z.png
Interessante, então é possível ter HFC e GPON no mesmo endereço. Mas o sistema aparenta não estar preparado.
 

Sagemcom S4KCW5​

A Claro trocou aquele receptor redondo lá no apartamento do meu filho por esse. Estava sem sinal, ele não teve paciência e arrancou aquele tubo preto que não deixa o cliente mexer no cabo branco e nem no TAP ou redutor da força do sinal. Pelo que o técnico falou, a Claro vai cobrar pelo receptor. Se cobrar, eles deveriam devolver o receptor danificado.
 

Sagemcom S4KCW5​

A Claro trocou aquele receptor redondo lá no apartamento do meu filho por esse. Estava sem sinal, ele não teve paciência e arrancou aquele tubo preto que não deixa o cliente mexer no cabo branco e nem no TAP ou redutor da força do sinal. Pelo que o técnico falou, a Claro vai cobrar pelo receptor. Se cobrar, eles deveriam devolver o receptor danificado.
Saiu bem cara essa falta de paciência.
E mesmo danificado, o equipamento continua sendo patrimônio da Claro.
Geralmente encaminham para o setor de reparo de equipamentos quando há defeito ou dano físico no equipamento, e lá tentam recondicionar o mesmo para uso futuro.
Esse setor de reparo fica em Americana/SP.
Só após ser constatado que não há chance de reparo do mesmo que ele é descartado.
Por isso que acho pouco provável vocês terem algum sucesso de receberem esse equipamento após pagarem pelo dano.
A não ser que levem o caso à esfera judicial.
 
Última edição:
ele não teve paciência e arrancou aquele tubo preto que não deixa o cliente mexer no cabo branco e nem no TAP ou redutor da força do sinal
Já respondeu a pergunta na própria postagem.
Qual foi a causa da falta de paciência dele? falta de atendimento? demora? sinal com perca de 2% de pacote? ping 4ms maior que a argentina? Ou ele simplesmente não quis chamar o suporte e tentou dar uma de MacGyver?
 
Última edição:

Sagemcom S4KCW5​

A Claro trocou aquele receptor redondo lá no apartamento do meu filho por esse. Estava sem sinal, ele não teve paciência e arrancou aquele tubo preto que não deixa o cliente mexer no cabo branco e nem no TAP ou redutor da força do sinal. Pelo que o técnico falou, a Claro vai cobrar pelo receptor. Se cobrar, eles deveriam devolver o receptor danificado.
Até onde sei, cobram o valor da visita (Se nao me engane sao 100 reais que podem ser parcelados pelo restante da fidelidade, caso haja), mas não cobram o valor do aparelho.
É o protocolo para erro de usuario. O equipamento não conheço de cobrarem, justamente por não ser teu (ser comodato)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo