[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Só percebi esse mês que a Net aumentou a minha velocidade de 350 mega para 500, detalhe eles fizeram isso em janeiro...
Acho que eles já alteraram a minha velocidade umas 4 vezes com aumento de preço baixíssima.
Pior que nem tinha notado diferença e ainda não percebi diferença de ter saído de 350 para 500 megas.
300, 500, 750 ou até 1 Giga não dá pra sentir a diferença mesmo se você usa mais para navegação e streaming. Eu só percebo a diferença porque meu foco é upload, que entre usar 500/250 e 750/375, melhorou demais meus trabalhos, vai muito mais rápido. Fora que sempre entrega mais.
 
Terminaram o conserto na minha região ao que parece.

Me ligaram ontem informando que a infraestrutura na minha localidade não comporta mais conexões de 750MB, então o meu plano de internet foi "rebaixado" para 600MB. Aconteceu o mesmo com o meu vizinho que mora em frente da minha casa.

Realmente, dei uma olhada aqui no app da Claro Residencial e o meu contrato agora é de 600MB. Por conta do transtorno me deram mais 3 meses de graça e depois fica no valor de R$ 49,90 pelos outros 9 meses, sem fidelidade.
 
Terminaram o conserto na minha região ao que parece.

Me ligaram ontem informando que a infraestrutura na minha localidade não comporta mais conexões de 750MB, então o meu plano de internet foi "rebaixado" para 600MB. Aconteceu o mesmo com o meu vizinho que mora em frente da minha casa.

Realmente, dei uma olhada aqui no app da Claro Residencial e o meu contrato agora é de 600MB. Por conta do transtorno me deram mais 3 meses de graça e depois fica no valor de R$ 49,90 pelos outros 9 meses, sem fidelidade.
É em lugares como o seu que deveriam fazer um projeto de expansão da fibra e tirar essa tecnologia antiga. Estão preferindo ir para lugares onde não estavam primeiro, ao invés de melhorar para quem já é cliente.
 
É em lugares como o seu que deveriam fazer um projeto de expansão da fibra e tirar essa tecnologia antiga. Estão preferindo ir para lugares onde não estavam primeiro, ao invés de melhorar para quem já é cliente.
A Claro está confortável no meu bairro até agora.

Aqui sempre foi assim (parece ciclo vicioso):

-Claro reinava de 2005 a 2013. Veio a GVT e todos trocaram para a GVT.
-Vivo comprou a GVT e manteve a mesma infraestrutura. Começaram os problemas de interrupções frequentes (ficava até uns 2 dias seguidos sem serviço).
-Em 2019 a Claro volta com tudo (colocando nova infraestrutura). Todos trocaram para Claro.
-Agora a Vivo tomou vergonha na cara e está oferecendo fibra aqui. A Claro está ficando ruim com frequência.

Já sei no que isso vai dar. A Oi e provedores de bairro sempre foram irrelevantes aqui.

Talvez vou voltar para Vivo até o final do ano.
 
A Claro está confortável no meu bairro até agora.

Aqui sempre foi assim (parece ciclo vicioso):

-Claro reinava de 2005 a 2013. Veio a GVT e todos trocaram para a GVT.
-Vivo comprou a GVT e manteve a mesma infraestrutura. Começaram os problemas de interrupções frequentes (ficava até uns 2 dias seguidos sem serviço).
-Em 2019 a Claro volta com tudo (colocando nova infraestrutura). Todos trocaram para Claro.
-Agora a Vivo tomou vergonha na cara e está oferecendo fibra aqui. A Claro está ficando ruim com frequência.

Já sei no que isso vai dar. A Oi e provedores de bairro sempre foram irrelevantes aqui.

Talvez vou voltar para Vivo até o final do ano.
Volte pra Vivo, melhor coisa que você pode fazer. Paz e tranquilidade, se precisa de assistência eles vão rápido, resolve tudo pelo app sem ter que ficar falando com mil atendentes. A Claro é muito rica, infraestrutura gigantesca, tem dinheiro pra investir, mas isso não reflete nada no serviço prestado por ela que vira e mexe dá problema. Só peça a Vivo e espere instalar, instalou, deu sinal, saia da Claro. Depois que eu testei todas as grandes, posso afirmar que apesar de ser um pouco mais cara, igual a Vivo não tem. Atualmente tenho Vivo e Claro aqui em casa e a Oi na casa da minha companheira. O serviço, atendimento, estabilidade, qualidade e benefícios da Vivo, é muito superior ao das outras. Já relatei aqui que um amigo meu tá passando tudo o que de ruim a Claro pode oferecer, ele tinha Oi, a família dele tá reclamando já, pra que tirou a Oi? A Oi é muito estável, atendimento é bom, porém, não oferta Móvel e não possui loja aqui na cidade, então dependendo do nível de atendimento que você precisa, tem que abrir protocolo e esperar 7 dias pra tudo.
 
Eu só consegui depois de agendar a retirada dos aparelhos no cancelamento. Entraram em contato pelo WhatsApp no dia seguinte e ofereceram os seguintes valores:

750 megas + Globoplay por 104,90
500 megas + Globoplay por 94,90
350 megas + Globoplay por 84,90
250 megas por 74,90
É uma tentativa arriscada porque, vai que eles cancelem de verdade e você fica sem a sua internet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Volte pra Vivo, melhor coisa que você pode fazer. Paz e tranquilidade, se precisa de assistência eles vão rápido, resolve tudo pelo app sem ter que ficar falando com mil atendentes. A Claro é muito rica, infraestrutura gigantesca, tem dinheiro pra investir, mas isso não reflete nada no serviço prestado por ela que vira e mexe dá problema. Só peça a Vivo e espere instalar, instalou, deu sinal, saia da Claro. Depois que eu testei todas as grandes, posso afirmar que apesar de ser um pouco mais cara, igual a Vivo não tem. Atualmente tenho Vivo e Claro aqui em casa e a Oi na casa da minha companheira. O serviço, atendimento, estabilidade, qualidade e benefícios da Vivo, é muito superior ao das outras. Já relatei aqui que um amigo meu tá passando tudo o que de ruim a Claro pode oferecer, ele tinha Oi, a família dele tá reclamando já, pra que tirou a Oi? A Oi é muito estável, atendimento é bom, porém, não oferta Móvel e não possui loja aqui na cidade, então dependendo do nível de atendimento que você precisa, tem que abrir protocolo e esperar 7 dias pra tudo.
Se um dia a VIVO entrasse no meu condomínio que acho ser difícil eu sairia da CLARO FIBRA e só ficaria com a Claro TV+ no HFC.
 
Última edição:
Terminaram o conserto na minha região ao que parece.

Me ligaram ontem informando que a infraestrutura na minha localidade não comporta mais conexões de 750MB, então o meu plano de internet foi "rebaixado" para 600MB. Aconteceu o mesmo com o meu vizinho que mora em frente da minha casa.

Realmente, dei uma olhada aqui no app da Claro Residencial e o meu contrato agora é de 600MB. Por conta do transtorno me deram mais 3 meses de graça e depois fica no valor de R$ 49,90 pelos outros 9 meses, sem fidelidade.
Isso é completamente bizarro.

Em caso de saturação, o procedimento correto que deveria ter sido realizado pelos técnicos seria dividir o node (ou seja, adicionar um novo node e dividir os clientes entre eles).

Aposto com vc: se vc acessar o site e tentar fazer uma nova assinatura vai aparecer 750mb e 1gb como opção.

-Vivo comprou a GVT e manteve a mesma infraestrutura. Começaram os problemas de interrupções frequentes (ficava até uns 2 dias seguidos sem serviço).
Lamentavelmente, após a compra da GVT pela vivo, a Vivo simplesmente deixou o par metálico/VDSL abandonado, com pouca manutenção... em muitos lugares que tinha par metálico GVT, eles nem chegaram a fazer sobreposição da fibra...

Talvez vou voltar para Vivo até o final do ano
Aconselho vc verificar e ver a situação da vivo na região (se tem portas disponível, se os vizinhos estão satisfeitos, etc)

É uma tentativa arriscada porque, vai que eles cancelem de verdade e você fica sem a sua internet.
Quando a pessoa negociar, o ideal é sempre deixar claro que não quer cancelar, mas sim dizer que precisa de um desconto, que está caro, que precisa reduzir custos, etc. Costuma dar certo.
Se um dia a VIVO entrasse no meu condomínio que acho ser difícil eu sairia da CLARO FIBRA e só ficaria com a Claro TV+ no HFC.
Olha, vou ser honesto: ao menos aqui, tanto vivo quanto claro fibra são excelentes, atingem velocidade contratada e Ping é bom (com a diferença que a Vivo tem rotas boas para o Mercosul e a Claro para a Europa)...
 
Sim, mas o caso aqui é que foi uma "peruada" dele sem noção mesmo. Em momento algum o drop passa por tubulações que poderiam causar algum problema como você precisamente lembrou. Eu não sei de onde só porque ele viu que passava junto num ponto com o fio da concessionária, ele cismou de groselhar isso de interferência e justo na fibra! E nem mencionei que o coaxial da Claro faz exatamente o mesmíssimo trajeto, se tem alguém ali mais propenso a tomar interferências mil na cara, seria o da Claro apesar de toda a blindagem que o coaxial tem. Não acho nem questão de não saber explicar que não era interferência e sim uma possível energização porque ele nem sabe o que fala... é meio triste isso.

E vou te contar, precisa estar sem sorte mesmo para conseguir deixar aquela alma de aço exposta numa tubulação plástica e que vá gerar um problema elétrico. Já viu como aquela capa é grossa? Enfim, pior está nos postes com aqueles emaranhados de fios que mais parecem um ninho de Pomba bêbada... aquilo sim oferece um perigo grande, e o cara vem cantar de galo na minha casa? Ah ô... :clo:

Com certeza! :limo: E nem com o antigo drop metálico eu tinha problemas, justo a fibra ia dar merda... :bwahaha:
Não, claro. Eu entendi o seu ponto.
Eu passei o motivo correto pelo fato deste fórum ser utilizado com fonte de informação pra muita gente. E como é algo relativo a segurança, é uma informação muito relevante.
Sim, é falta de sorte acontecer algo do tipo, mas não é impossível.
O que impede muito desse tipo de acidente acontecer é a qualidade dos drops que os provedores e grandes operadoras utilizam nas instalações hoje, mas até pouco tempo se comprava o mais barato ou o que "funcionava".
Por sorte essa mentalidade mudou, muito em função do barateamento da instalação de forma geral das tecnologias xPON como um todo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lamentavelmente, após a compra da GVT pela vivo, a Vivo simplesmente deixou o par metálico/VDSL abandonado, com pouca manutenção... em muitos lugares que tinha par metálico GVT, eles nem chegaram a fazer sobreposição da fibra...
É o que sempre dizia no tópico da Vivo aqui do Adrena.
Parei de falar isso porque notei que a galera nutre uma paixão pela Vivo aqui no fórum que parece que é proibido criticar.
Essa percepção de que "vão trocar tudo que é ADSL por fibra" é muito longe da realidade. No Estado de São Paulo pode até ser, mas fora dele, não mesmo.
Na grande maioria dos bairros aqui de Fortaleza, a rede metálica da Vivo só não caiu do poste por um milagre.
Uma informação curiosa é que em 2015, antes da compra da GVT pela Vivo, a GVT era líder com folga de mercado aqui em Fortaleza.
Hoje a Vivo é a quinta em número de clientes, atrás da Giga+/Mob Telecom, Brisanet, Claro e Oi Fibra.
E olhe que a Claro aqui é coaxial, viu?
Não sei que estratégia burra é essa da Vivo, pois os caras entregaram de mão beijada a carteira de clientes pros concorrentes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em caso de saturação, o procedimento correto que deveria ter sido realizado pelos técnicos seria dividir o node (ou seja, adicionar um novo node e dividir os clientes entre eles).

Essa estratégia foi abandonada em 2018.
A Claro não faz nenhum tipo de expansão mais em rede coaxial, e sim apenas manter a rede já existente funcionando.
O que se faz hoje é incluir a área com problema como área de futura sobreposição FTTH, ou mesmo o que foi feito no caso do(a) colega acima: descontos, readequação de plano e liberação de multa pro cliente insatisfeito procurar outra opção.
 
Última edição:
Essa percepção de que "vão trocar tudo que é ADSL por fibra" é muito longe da realidade. No Estado de São Paulo pode até ser, mas fora dele, não mesmo.
No fundo, nunca irão substituir tudo, só os locais que eles tem maior interesse, o resto fica com adsl/vdsl sem manutenção ou recebe carta de encerramento de serviço
Uma informação curiosa é que em 2015, antes da compra da GVT pela Vivo, a GVT era líder com folga de mercado aqui em Fortaleza.
Hoje a Vivo é a quinta em número de clientes, atrás da Giga+/Mob Telecom, Brisanet, Claro e Oi Fibra.
E olhe que a Claro aqui é coaxial, viu?
Não sei que estratégia burra é essa da Vivo, pois os caras entregaram de mão beijada a carteira de clientes pros concorrentes.
Dizem que o interesse da vivo com a compra da GVT era impedir a entrada/expansão/concorrencia da GVT em cidades médias do interior do estado de SP, e também devido a GEODEX. No fundo, o foco não era a carteira de clientes.

Essa estratégia foi abandonada em 2018.
A Claro não faz nenhum tipo de expansão mais em rede coaxial, e sim apenas manter a rede já existente funcionando.
O que se faz hoje é incluir a área com problema como área de futura sobreposição FTTH, ou mesmo o que foi feito no caso do(a) colega acima: descontos, readequação de plano e liberação de multa pro cliente insatisfeito procurar outra opção.
Então, desculpe discordar, mas o que eles não fazem desde 2018 é cobrir novas áreas em coaxial. Mas divisão de node por saturação, pelo menos até algum tempo atrás ainda faziam, aqui na minha região fizeram a divisão do node em 2021.

Hoje, 2024, não tenho certeza, mas acho que eles ainda fazem divisão de node.
 
Isso é completamente bizarro.

Em caso de saturação, o procedimento correto que deveria ter sido realizado pelos técnicos seria dividir o node (ou seja, adicionar um novo node e dividir os clientes entre eles).

Aposto com vc: se vc acessar o site e tentar fazer uma nova assinatura vai aparecer 750mb e 1gb como opção.
Olhei aqui e tem sim a opção no site deles para contratação dos planos de 750MB e 1GB, mas a mulher da Claro no telefone me disse que todas as ofertas ficam sujeitas a possibilidade técnica de instalação.

Para o nosso uso cotidiano, uma conexão de 500MB dá e sobra. O mais importante é a estabilidade (utilizamos bastante para videoconferências, streaming).

Não fiquei incomodada com o "rebaixamento" em si, desde que as quedas de conexão por conta de chuvas cessem. O valor do plano pelos próximos 12 meses está muito bom.

Aconselho vc verificar e ver a situação da vivo na região (se tem portas disponível, se os vizinhos estão satisfeitos, etc)
Dois vizinhos aqui no condomínio usam a Vivo Fibra. Até outubro do ano passado era bem porcaria (ouvia meu vizinho xingando bem alto).

Conversei com ele recentemente e ele me falou que a Vivo melhorou bastante e não tem tido problemas de conexão, desde que não precise contar com o suporte, este continua ruim.

Por isso fiquei tentada em mudar de operadora até o final do ano.

Volte pra Vivo, melhor coisa que você pode fazer. Paz e tranquilidade, se precisa de assistência eles vão rápido, resolve tudo pelo app sem ter que ficar falando com mil atendentes. A Claro é muito rica, infraestrutura gigantesca, tem dinheiro pra investir, mas isso não reflete nada no serviço prestado por ela que vira e mexe dá problema. Só peça a Vivo e espere instalar, instalou, deu sinal, saia da Claro. Depois que eu testei todas as grandes, posso afirmar que apesar de ser um pouco mais cara, igual a Vivo não tem. Atualmente tenho Vivo e Claro aqui em casa e a Oi na casa da minha companheira. O serviço, atendimento, estabilidade, qualidade e benefícios da Vivo, é muito superior ao das outras. Já relatei aqui que um amigo meu tá passando tudo o que de ruim a Claro pode oferecer, ele tinha Oi, a família dele tá reclamando já, pra que tirou a Oi? A Oi é muito estável, atendimento é bom, porém, não oferta Móvel e não possui loja aqui na cidade, então dependendo do nível de atendimento que você precisa, tem que abrir protocolo e esperar 7 dias pra tudo.
Olha, o suporte da Vivo aqui só não perde para o da Oi. É bem ruim.

Sempre que precisei demoravam uns 6 a 10 dias para fazer a visita técnica. E pelo que me falaram continua igualzinho.

A Claro pode ter seus percalços, mas consigo agendar uma visita técnica para no máximo em 3 dias.
 
Uma coisa que não muda é que a qualidade de qualquer operadora depende de cada localidade. Existem localidades em que a operadora A pode ser excelente, e na outra localidade uma porcaria. Por isso que o mais importante é sempre checar na sua localidade a real condição da operadora que for escolhida, e não ir apenas porque A ou B disse que é excelente. Pode ser excelente na casa dele, mas não tem nenhuma garantia que na sua será também.
Tenho Vivo fibra e Claro HFC (preciso das 2 por conta do trabalho) e no meu endereço antigo a Vivo pelo menos 2 dias no mês caia e ficava o dia inteiro sem serviço. Já a Claro caia 1 vez no ano e olhe lá (sem exagero) e sempre entregou uma velocidade bem maior do que a contratada. Agora que estou no novo endereço, pode ser totalmente o contrário. Como ainda não tenho 1 semana morando no novo endereço, então não tenho parâmentro para saber ainda qual a melhor.
 
Olhei aqui e tem sim a opção no site deles para contratação dos planos de 750MB e 1GB, mas a mulher da Claro no telefone me disse que todas as ofertas ficam sujeitas a possibilidade técnica de instalação.

Para o nosso uso cotidiano, uma conexão de 500MB dá e sobra. O mais importante é a estabilidade (utilizamos bastante para videoconferências, streaming).

Não fiquei incomodada com o "rebaixamento" em si, desde que as quedas de conexão por conta de chuvas cessem. O valor do plano pelos próximos 12 meses está muito bom.


Dois vizinhos aqui no condomínio usam a Vivo Fibra. Até outubro do ano passado era bem porcaria (ouvia meu vizinho xingando bem alto).

Conversei com ele recentemente e ele me falou que a Vivo melhorou bastante e não tem tido problemas de conexão, desde que não precise contar com o suporte, este continua ruim.

Por isso fiquei tentada em mudar de operadora até o final do ano.


Olha, o suporte da Vivo aqui só não perde para o da Oi. É bem ruim.

Sempre que precisei demoravam uns 6 a 10 dias para fazer a visita técnica. E pelo que me falaram continua igualzinho.

A Claro pode ter seus percalços, mas consigo agendar uma visita técnica para no máximo em 3 dias.
Reclamação em alto e bom som pra vizinhança inteira saber: A Vivo caiu de novo :haha:
Pior que essa relação de visita técnica/assistência é igual a minha relação com banco: É bom ter pessoal prestativo, que te atenda quando você tem alguma necessidade e rápido mas melhor ainda não precisar de nada disso
 
Olhei aqui e tem sim a opção no site deles para contratação dos planos de 750MB e 1GB, mas a mulher da Claro no telefone me disse que todas as ofertas ficam sujeitas a possibilidade técnica de instalação.

Para o nosso uso cotidiano, uma conexão de 500MB dá e sobra. O mais importante é a estabilidade (utilizamos bastante para videoconferências, streaming).

Não fiquei incomodada com o "rebaixamento" em si, desde que as quedas de conexão por conta de chuvas cessem. O valor do plano pelos próximos 12 meses está muito bom.


Dois vizinhos aqui no condomínio usam a Vivo Fibra. Até outubro do ano passado era bem porcaria (ouvia meu vizinho xingando bem alto).

Conversei com ele recentemente e ele me falou que a Vivo melhorou bastante e não tem tido problemas de conexão, desde que não precise contar com o suporte, este continua ruim.

Por isso fiquei tentada em mudar de operadora até o final do ano.


Olha, o suporte da Vivo aqui só não perde para o da Oi. É bem ruim.

Sempre que precisei demoravam uns 6 a 10 dias para fazer a visita técnica. E pelo que me falaram continua igualzinho.

A Claro pode ter seus percalços, mas consigo agendar uma visita técnica para no máximo em 3 dias.
Minha nossa, 6 a 10 dias pra enviar técnico? Então é questão de localidade, a empresa que atende minha região da Vivo é a Tel, eu agendo técnico pro mesmo dia ou pro dia seguinte aqui. Na Claro sempre pro dia seguinte ou 2 dias depois (Carso). Oi marca pro dia seguinte (Telemont).
A TIM que abusou aqui demorando 17 dias pra vir fazer a visita (Dominion).
 
Minha nossa, 6 a 10 dias pra enviar técnico? Então é questão de localidade, a empresa que atende minha região da Vivo é a Tel, eu agendo técnico pro mesmo dia ou pro dia seguinte aqui. Na Claro sempre pro dia seguinte ou 2 dias depois (Carso). Oi marca pro dia seguinte (Telemont).
A TIM que abusou aqui demorando 17 dias pra vir fazer a visita (Dominion).
a Carso é muito ruim mesmo, eles atendem aqui tb.
 
Então, desculpe discordar, mas o que eles não fazem desde 2018 é cobrir novas áreas em coaxial. Mas divisão de node por saturação, pelo menos até algum tempo atrás ainda faziam, aqui na minha região fizeram a divisão do node em 2021.

Hoje, 2024, não tenho certeza, mas acho que eles ainda fazem divisão de node.
Não precisa pedir desculpas. O fórum é pra isso mesmo.
Isso é uma notícia boa, afinal deve ter muita região que só tem Claro de opção que não deve ser interessante fazer sobreposição (pelo menos nesse momento).
Amigo meu mudou de endereço aqui na cidade e foi pra um condomínio completamente novo.
Lá na região já existiam diversos outros prédios com Claro e com bastante clientes conectados.
Na hora que o condomínio dele ficou pronto, na adequação a equipe de cara já barrou a instalação de coaxial no lá, por alegaram que a rede lá foi dimensionada para uma quantidade menor de clientes, e que isso impactaria na qualidade para os prédios vizinhos.
Com isso, adequaram apenas o condomínio dele com fibra e mantiveram todos os demais no coaxial.
É tanto que no CEP do prédio dele apenas tem Claro FTTH e não há a opção de contratar TV via coaxial também lá.
 
Última edição:
Não precisa pedir desculpas. O fórum é pra isso mesmo.
Isso é uma notícia boa, afinal deve ter muita região que só tem Claro de opção que não deve ser interessante fazer sobreposição (pelo menos nesse momento).
Amigo meu mudou de endereço aqui na cidade e foi pra um condomínio completamente novo.
Lá na região já existiam diversos outros prédios com Claro e com bastante clientes conectados.
Na hora que o condomínio dele ficou pronto, na adequação a equipe de cara já barrou a instalação de coaxial no lá, por alegaram que a rede lá foi dimensionada para uma quantidade menor de clientes, e que isso impactaria na qualidade para os prédios vizinhos.
Com isso, adequaram apenas o condomínio dele com fibra e mantiveram todos os demais no coaxial.
É tanto que no CEP do prédio dele apenas tem Claro FTTH e não há a opção de contratar TV via coaxial.
Achei curioso agora antes deste feriado da semana santa, que uma equipe da Claro fez visita num poste em frente a minha casa, e um dos técnicos foi lá cutucar aquele amplificador e aparentemente ajustando alguma coisa. Eu estava de saída e achei estranho 3 carros e 6 funcionários só para essa tarefa... quando voltei, apareceu um enorme rolo de um cabo dependurado no poste com a ponta solta e uma etiqueta amarela. Na posição onde está eu não consigo ler, mas no prédio metros a frente de minha casa há quase 3 anos fizeram a mesma coisa, existem 2 rolos desses dependurados e nesse eu consegui ler "Cabo Óptico Claro". Curiosamente, todos eles sempre "estacionam" onde estão os TAPs com o coaxial dos assinantes ligados e ficam largados.

Aqui, apesar da Tchau Fibra ter angariado uma boa parcela, e a Tim concluído a migração aparentemente com sucesso, a Claro parece ainda ser forte no HFC pelo que vejo conectado nos TAPs, e tudo indica que sobreposição não chega tão cedo e se chegar. Não ligo muito se está no "cabo de parabólica", desde que o preço esteja OK e o serviço 100%, mas que já está na hora de se mexerem, já passou do tempo. O que hoje está funfando tranquilo amanhã pode ser tornar um inferno de Dante no coaxial... a rede aqui é bem, mas bem antiga, vou te contar.
 
300, 500, 750 ou até 1 Giga não dá pra sentir a diferença mesmo se você usa mais para navegação e streaming. Eu só percebo a diferença porque meu foco é upload, que entre usar 500/250 e 750/375, melhorou demais meus trabalhos, vai muito mais rápido. Fora que sempre entrega mais.
Se você baixar também, por exemplo, eu tenho um monte de jogo no PC, e aí lança uma atualização do jogo de 30/40 Gigabyte, baixa rapidão, além do mais dá para economizar um tempo grande, visto que eu só tenho domingo pra entra no PC e jogar, quanto maior a velocidade maior é o tempo que ganha pra jogar.
 
É em lugares como o seu que deveriam fazer um projeto de expansão da fibra e tirar essa tecnologia antiga. Estão preferindo ir para lugares onde não estavam primeiro, ao invés de melhorar para quem já é cliente.
Que na minha visão é o correto, ☑️ negócio é conseguir novos clientes aonde não existe a rede HFC.
 
Se você baixar também, por exemplo, eu tenho um monte de jogo no PC, e aí lança uma atualização do jogo de 30/40 Gigabyte, baixa rapidão, além do mais dá para economizar um tempo grande, visto que eu só tenho domingo pra entra no PC e jogar, quanto maior a velocidade maior é o tempo que ganha pra jogar.
Baixar jogos baixa rápido mesmo. Mas infelizmente alguns serviços limitam a velocidade. A Steam por exemplo, começa muito rápido, depois vai caindo a velocidade, não mantém um pico. Na PSN, começa a toda velocidade e depois vai caindo também. Já na Epic e Amazon baixa no talo do começo ao fim.

Que na minha visão é o correto, ☑️ negócio é conseguir novos clientes aonde não existe a rede HFC.
Mas eles deveriam ter interesse em trocar a rede HFC por fibra onde já tem também, não limitando os já clientes enquanto ganha novos onde não existia rede. Seriam 2 projetos diferentes. A TIM faz a mesma coisa que a Claro, tem muita sobreposição nas áreas legadas dela em SP e RJ no metálico, mas tem muitos lugares que ainda só tem o metálico. Trocar a rede do cliente da rede antiga melhora o serviço pra ele e retém ele na empresa. Senão vem outra oferecendo algo melhor pelo mesmo preço ou menos e o cliente vai embora né. Mas a Claro tem muito chão pra trocar HFC pra Fibra, já que de 10 milhões de clientes, falta trocar para 8 milhões e meio. Vai demorar.
 
Baixar jogos baixa rápido mesmo. Mas infelizmente alguns serviços limitam a velocidade. A Steam por exemplo, começa muito rápido, depois vai caindo a velocidade, não mantém um pico. Na PSN, começa a toda velocidade e depois vai caindo também. Já na Epic e Amazon baixa no talo do começo ao fim.


Mas eles deveriam ter interesse em trocar a rede HFC por fibra onde já tem também, não limitando os já clientes enquanto ganha novos onde não existia rede. Seriam 2 projetos diferentes. A TIM faz a mesma coisa que a Claro, tem muita sobreposição nas áreas legadas dela em SP e RJ no metálico, mas tem muitos lugares que ainda só tem o metálico. Trocar a rede do cliente da rede antiga melhora o serviço pra ele e retém ele na empresa. Senão vem outra oferecendo algo melhor pelo mesmo preço ou menos e o cliente vai embora né. Mas a Claro tem muito chão pra trocar HFC pra Fibra, já que de 10 milhões de clientes, falta trocar para 8 milhões e meio. Vai demorar.
Rapaz, isso já foi discutido a exaustão aqui. Qualquer um com 2 neurônios e lápis e papel na mão faz a conta e vê que em locais onde o time está ganhando, não vai se mexer tão cedo. A Tim se mexeu porque a água estava (e está) batendo na bunda, sendo pelo avanço da concorrência com velocidades maiores ou prejuizos constantes com manutenção de VDSL. Felizmente ainda valia a pena e ela migrou uma pá de gente, continuando a mesma de uma bosta de empresa apenas mais rápida agora. O que ficou para trás não vale a pena, ou perdeu para locais, mesmo caso da Vivo em áreas de SP que literalmente largou de mão por N motivos.

O negócio é investimento x retorno. Não fechou a conta, sinto muito, é a Lei do Oeste. Ficar de "ain deveria levar para lugar x" já era, parceiro. Quando se ia com o fubá, já vinha o bolo pronto, já estudaram e chegaram a alguma conclusão. A Claro goza de conforto na sua posição, quem poderia apresentar alguma ameaça é esse caco de vidro aí que você gosta, que é um pastel de vento do cacete, um bêbado que não para em pé pedindo pelo amor de Deus que alguém venha comprar.
 
Terminaram o conserto na minha região ao que parece.

Me ligaram ontem informando que a infraestrutura na minha localidade não comporta mais conexões de 750MB, então o meu plano de internet foi "rebaixado" para 600MB. Aconteceu o mesmo com o meu vizinho que mora em frente da minha casa.

Realmente, dei uma olhada aqui no app da Claro Residencial e o meu contrato agora é de 600MB. Por conta do transtorno me deram mais 3 meses de graça e depois fica no valor de R$ 49,90 pelos outros 9 meses, sem fidelidade.
Aqui aconteceu o seguinte: tentei migrar de 600 Megas PME para 750 Megas PME e foi informado que a infraestrutura na minha localidade não comporta conexões de 750Megas.
Então o meu plano de internet ficou na mesma: 600 Megas.
O estranho é o seguinte, na tecnologia HFC suporta 750 Megas
Mas em FTTH (Gpon) não suporta.
Não está ruim pois 600 Megas Down | 300 Megas Upload está batendo 6ms de ping para a capital 320 km +/- e está dando uma média de 873,60 Mbps Down | 439,88 Mbps Upload

:yeah:
 
Esse valor de 149 reais para 750MB fibra é somente para novos assinantes? Quero mudar meu coaxial para fibra, mas pelo app ta 154,90.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo