• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Qual a velocidade da sua internet e a velocidade reportada no teste?

Hoje, 19/06/2023, peguei o voo da Azul (AD2785) POA - SDU e para minha surpresa, ao speedtest bateu 95mbps de download.
Aeronave PR-YRK.
Na Azul, o wifi é gratuito, não tem opcao para vc comprar nenhum pacote.
IP: 45.232.114.134
b1HSDr.jpg

b1HkY2.jpg
 
Hoje, 19/06/2023, peguei o voo da Azul (AD2785) POA - SDU e para minha surpresa, ao speedtest bateu 95mbps de download.
Aeronave PR-YRK.
Na Azul, o wifi é gratuito, não tem opcao para vc comprar nenhum pacote.
IP: 45.232.114.134
b1HSDr.jpg

b1HkY2.jpg
Manda o link o teste que fez no RJ com 5g acima de 3 giga.
 
ISP: Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda (PredialNet Telecom)
Bairro: Vila da Penha/Vicente de Carvalho
Cidade: Rio de Janeiro, RJ

fdd068ed-2849-4c68-9629-5a43180157fe.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

WI-FI PredialNet 5Ghz: Galaxy S21 FE 5G

9395252789.png


VIVO 4G: Galaxy S21 FE 5G

9395257366.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

WI-FI Claro 5Ghz: Galaxy S21 FE 5G

9395265472.png


ISP: Claro NET
Server: Claro Net Vírtua - Niterói

649d1fde-4db3-43b7-bddf-d92ead3d837c.png
 
Última edição:
NaveNet 700/300, instalado hoje

Mais de 5 anos com Net Virtua, de março de 2022 pra cá a conexão sofre com diversas quedas por dia (coincidentemente após a ativação do OFDMA), chegando ao ponto de 1 dia me deixar mais de 14 horas sem conexão.

13370227557.png
O que é o OFDMA? Alguma configuração no modem do Wi-Fi 6?
 
O Código de Defesa do Consumidor, art 39, inciso II, determina que é proibido ao fornecedor de produtos ou serviços recusar atendimento. Se um serviço está ofertado ao público todos têm o direito de contratá-lo, mas vindo de uma operadora que atua na surdina limitando cliente na banda larga fixa e dando chá de cadeira para fazê-lo desistir vai esperar o que?
Eu posso abrir uma nova reclamação na ANATEL e usar esse artigo 39 inciso II
A questão é: determinadas coisas dentro da net tem análise de crédito. Em uns documentos que achei na Internet, tinha alguns que eram para quem não passava na análise de crédito. Mas ainda assim tinha um status em sistema que era em outras palavras "motivo interno", não especificava, falava que por políticas internas não iriam fornecer o serviço.
No meu caso a resposta foi exatamente essa, política interna.
 
  • Curtir
Reações: YO!
Eu posso abrir uma nova reclamação na ANATEL e usar esse artigo 39 inciso II

Se você quiser correr atrás dos seus direitos deixarei a fundamentação para abertura de protocolo junto à Anatel, consumidor.gov, Procon ou justiça.

Queixa: Recusa no fornecimento do serviço de internet.

Fundamentação Anatel: Artigo 47, parágrafo VII da resolução 614.

Art. 47. Sem prejuízo do disposto na legislação aplicável, as Prestadoras de SCM têm a obrigação de:

"VII - Observadas as condições técnicas e capacidades disponíveis nas redes das Prestadoras, não recusar o atendimento a pessoas cujas dependências estejam localizadas na Área de Prestação do Serviço, nem impor condições discriminatórias, salvo nos casos em que a pessoa se encontrar em área geográfica ainda não atendida pela rede"

Texto oficial


Fundamentação Código de Defesa do Consumidor:

Art. 39, parágrafo II da lei 8.078

Das Práticas Abusivas:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

II - recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes;

Texto oficial
 
Última edição:
Tava lendo o report do Speedtest/Ookla.
A media de velocidade de download na internet fixa do Brasil esta em 117mbps
estamos na frente da Noruega, Qatar, Suécia.
Alias, me lembro na epoca q eu era nerdao harcore e ficava nos foruns de torrente a galera da suecia em 2008 ja tinha internet de 100 e 200 mbps pagando 15 USD.
Parece q eles pararam no tempo.

 
Tava lendo o report do Speedtest/Ookla.
A media de velocidade de download na internet fixa do Brasil esta em 117mbps
estamos na frente da Noruega, Qatar, Suécia.
Alias, me lembro na epoca q eu era nerdao harcore e ficava nos foruns de torrente a galera da suecia em 2008 ja tinha internet de 100 e 200 mbps pagando 15 USD.
Parece q eles pararam no tempo.

Vale lembrar que esses países são do tamanho de estados brasileiros, como o Piauí.
O Brasil, enorme do jeito que é, ainda ter essa marca é incrível.
 
Vale lembrar que esses países são do tamanho de estados brasileiros, como o Piauí.
O Brasil, enorme do jeito que é, ainda ter essa marca é incrível.
Na verdade esse argumento sobre o tamanho do Brasil não e o mais correto de se usar hoje em dia.
A gente acaba pegando a dimensão inteira do pais para efeito comparativo e isso é um equivoco.
A velocidade da internet fixa, no geral, aumentou no mundo inteiro.
Veja a China como exemplo, observe o gráfico do link https://www.speedtest.net/global-index

Agora veja a Austrália como exemplo tbm. Eu morei la em 2015 por um ano e voltei la em 2019 e posso afirmar que a qualidade da infra estrutura da internet banda larga esta muito atrasada, visto que a Austrália é um pais extremamente rico, e apesar do tamanho da Austrália ser parecido com o tamanho do Brasil, 70% da população mora em 8 cidades. Ou seja tamanho do país não é problema ai.

O que fez aumentar a velocidade media da internet no pais e no mundo foram vários fatores, mas aqui são os principais:
  • Redução do preço dos equipamentos de rede fibra óptica.
  • Investimento das principais telecons e ISP's regionais em fibra optica.
  • Mudança na precificação dos pacotes ofertados pelas operadoras.
Hoje em dia é raro vc ver algum ISP ofertar plano com velocidade de download abaixo de 100mbps.
O número de acessos via Fibra (FTTH) aumentou absurdamente enquanto o número de acessos via HFC e xDSL diminuiu.
O que elevou a média de velocidade nacional foram os ISP's locais que representam 52% de todos os acessos de internet banda larga no país.
Obs.: A Anatel considera Vivo, Claro, Oi, TIM e SKY como prestadoras de Grande Porte, as demais são consideradas PPPs (prestadoras de Pequeno Porte "ISP Regional").

Veja esse gráfico:
2c09954aee967ea06ada89d2f5e651a9.png

f369e75153e04eada47d7924d1a5e68d.png


Fonte: https://www.teleco.com.br/blarga_tec.asp

Evolução do FTTH no Brasil por Operadora (importante ressaltar que houve subnotificação para os valores de mai/23).

9bf79b36d1725a623541c55ac9cae9f5.png


Fonte: https://www.teleco.com.br/ftth_br.asp


Leia mais aqui: https://www.teleco.com.br/blarga.asp
 
O que fez aumentar a velocidade media da internet no pais e no mundo foram vários fatores, mas aqui são os principais:
  • Redução do preço dos equipamentos de rede fibra óptica.
  • Investimento das principais telecons e ISP's regionais em fibra optica.
  • Mudança na precificação dos pacotes ofertados pelas operadoras.
Existem outros fatores também, sendo que um deles foi a desregulamentação feita pela Anatel, no qual provedores de até 5 mil assinantes não precisam de licença.

Com isto, cidades pequenas aonde as opções eram um adsl que ninguem conseguia assinar ou provedor a radio que nao funcionava direito, comecaram a ter muitos PPPs, com fibra, fornecendo conexão de alta velocidade. Hoje qualquer cidade pequena tem provedor de fibra.
 
Na verdade esse argumento sobre o tamanho do Brasil não e o mais correto de se usar hoje em dia.
A gente acaba pegando a dimensão inteira do pais para efeito comparativo e isso é um equivoco.
A velocidade da internet fixa, no geral, aumentou no mundo inteiro.
Veja a China como exemplo, observe o gráfico do link https://www.speedtest.net/global-index

Agora veja a Austrália como exemplo tbm. Eu morei la em 2015 por um ano e voltei la em 2019 e posso afirmar que a qualidade da infra estrutura da internet banda larga esta muito atrasada, visto que a Austrália é um pais extremamente rico, e apesar do tamanho da Austrália ser parecido com o tamanho do Brasil, 70% da população mora em 8 cidades. Ou seja tamanho do país não é problema ai.

O que fez aumentar a velocidade media da internet no pais e no mundo foram vários fatores, mas aqui são os principais:
  • Redução do preço dos equipamentos de rede fibra óptica.
  • Investimento das principais telecons e ISP's regionais em fibra optica.
  • Mudança na precificação dos pacotes ofertados pelas operadoras.
Hoje em dia é raro vc ver algum ISP ofertar plano com velocidade de download abaixo de 100mbps.
O número de acessos via Fibra (FTTH) aumentou absurdamente enquanto o número de acessos via HFC e xDSL diminuiu.
O que elevou a média de velocidade nacional foram os ISP's locais que representam 52% de todos os acessos de internet banda larga no país.
Obs.: A Anatel considera Vivo, Claro, Oi, TIM e SKY como prestadoras de Grande Porte, as demais são consideradas PPPs (prestadoras de Pequeno Porte "ISP Regional").

Veja esse gráfico:
2c09954aee967ea06ada89d2f5e651a9.png

f369e75153e04eada47d7924d1a5e68d.png


Fonte: https://www.teleco.com.br/blarga_tec.asp

Evolução do FTTH no Brasil por Operadora (importante ressaltar que houve subnotificação para os valores de mai/23).

9bf79b36d1725a623541c55ac9cae9f5.png


Fonte: https://www.teleco.com.br/ftth_br.asp


Leia mais aqui: https://www.teleco.com.br/blarga.asp
Cara, concordo com todos os pontos que você levantou, mas é um desafio e tanto levar internet a todos os locais do Brasil. Especialmente se você levar em conta sim a dimensão, as diferenças socioeconômicas e a dificuldade de se levar infra adequada para regiões como a Amazônica, que só depois de se levar fibra junto à infraestrutura energética que se livrou cidades como Manaus de se pagar 400 reais por 300 k de Velox. China e Austrália tem realidades bem diferentes dessas que citei.
E por fim ainda tem o segundo sócio de qualquer empresa no Brasil, que é o governo, devido à alta carga tributária. Mesmo o pequeno provedor tem muita dificuldade de sobreviver no inicio por conta dos encargos.
O ponto que o @KILLME levantou foi o divisor de águas, pois se fôssemos depender das grandes operadoras, ainda estávamos no ADSL de 1 Mb e pagando quase 200 reais, que era o valor que eu pagava por internet até 2010. Fora que a estrutura das grandes, além de ultrapassada, só contemplava Sudeste, Sul e as capitais do Nordeste e Norte.
Serviços como Oi Fibra e Claro Fibra só saíram do papel por conta da concorrência dos PPPs.
 
Existem outros fatores também, sendo que um deles foi a desregulamentação feita pela Anatel, no qual provedores de até 5 mil assinantes não precisam de licença.

Com isto, cidades pequenas aonde as opções eram um adsl que ninguem conseguia assinar ou provedor a radio que nao funcionava direito, comecaram a ter muitos PPPs, com fibra, fornecendo conexão de alta velocidade. Hoje qualquer cidade pequena tem provedor de fibra.
Excelente adendo.
Com certeza esse fato influenciou no aumento da velocidade geral do país.
 
Cara, concordo com todos os pontos que você levantou, mas é um desafio e tanto levar internet a todos os locais do Brasil. Especialmente se você levar em conta sim a dimensão, as diferenças socioeconômicas e a dificuldade de se levar infra adequada para regiões como a Amazônica, que só depois de se levar fibra junto à infraestrutura energética que se livrou cidades como Manaus de se pagar 400 reais por 300 k de Velox. China e Austrália tem realidades bem diferentes dessas que citei.
E por fim ainda tem o segundo sócio de qualquer empresa no Brasil, que é o governo, devido à alta carga tributária. Mesmo o pequeno provedor tem muita dificuldade de sobreviver no inicio por conta dos encargos.
O ponto que o @KILLME levantou foi o divisor de águas, pois se fôssemos depender das grandes operadoras, ainda estávamos no ADSL de 1 Mb e pagando quase 200 reais, que era o valor que eu pagava por internet até 2010. Fora que a estrutura das grandes, além de ultrapassada, só contemplava Sudeste, Sul e as capitais do Nordeste e Norte.
Serviços como Oi Fibra e Claro Fibra só saíram do papel por conta da concorrência dos PPPs.
Mas @Vanísio a maioria da populacao do pais esta concentrada nas cidades.
O aumento da velocidade da internet no Brasil se deve a esses usuários que estao localizados em cidades grande/medias. Até pq se a maioria dos acessos fosse através dos usuários de regiões remotas, a media nacional seria bem menor.
Ou seja, o que faz a media nacional aumentar, é ter mais usuários de regiões populosas assinando planos de 100mbps ou mais.
Ha poucos anos atras, nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 só heavy user assinava planos de 100mbps ou mais.
Agora, se vc abrir o site da vivo o plano mais lento é de 300mbps. Ou seja se vc pegar a media de acessos da Vivo Fibra provavelmente esta mais proximo dos 200-300mbps do que 100mbps.
795e6b372b9d53466e4cfebb4ff2b051.png
 
Mas @Vanísio a maioria da populacao do pais esta concentrada nas cidades.
O aumento da velocidade da internet no Brasil se deve a esses usuários que estao localizados em cidades grande/medias. Até pq se a maioria dos acessos fosse através dos usuários de regiões remotas, a media nacional seria bem menor.
Ou seja, o que faz a media nacional aumentar, é ter mais usuários de regiões populosas assinando planos de 100mbps ou mais.
Ha poucos anos atras, nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 só heavy user assinava planos de 100mbps ou mais.
Agora, se vc abrir o site da vivo o plano mais lento é de 300mbps. Ou seja se vc pegar a media de acessos da Vivo Fibra provavelmente esta mais proximo dos 200-300mbps do que 100mbps.
795e6b372b9d53466e4cfebb4ff2b051.png
Como falei, eu entendo o seu ponto.
Sobre o fato da maioria da população morar nas cidades, no Brasil pra boa parte da população isso não fazia muita diferença, pois muitas vezes a infra de internet não chegava mesmo tu morando na cidade. Aqui no Nordeste isso era muito comum, inclusive. Mesmo aqui sendo a segunda região mais populosa do Brasil.
O fato de ter esses planos mais em conta hoje é por conta da concorrência dos milhares de PPPs que o @YO! citou muito bem. Ainda mais quando citamos a dona Vivo.
 
Vivo fibra 700Mb/s

 
Vivo 700Mb/s



 
Última edição:
  • Curtir
Reações: YO!
Teste que realizei na sexta-feira, 5g NSA da vivo, n78, aqui em Santos:

9426564838.png

Ressalto que isso para mim foi até espantoso, uma vez que aqui em Santos a qualidade da vivo movel é pessima (péssima a ponto de ter lugar que lte agrega 55mhz e chega 1,5mb; ficar sem sinal no meio da rua, entre outras bizarrices que só acontecem com a vivo)


Além disto, anexo outro teste, do 5g NSA da TIM, em n78, aqui em santos (até aonde eu sei, única antena que a TIM ativou a n78 aqui até o momento). Ressalto que o resultado não foi aquela brastemp devido a distância de mais de 1km até a antena, e ao fato de ter vários prédios no meio do caminho.

9427997477.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo