Atualizando a situação sobre o AFMF, o "revolucionário" gerador de quadros da AMD via driver de vídeo, eu fiz o que muitos estão fazendo e instalei o driver para a GPU AMD Radeon™ 780M, o primeiro a disponibilizar a nova função. Para quem não sabe, instalar e usar esse driver é possível pq a APU do Rog Ally possui basicamente uma versão da GPU 780M da AMD. Mas fica um alerta: A instalação (e principalmente a desinstalação, se necessária) não são processos para principiantes. Para a maioria dos usuários o melhor a se fazer é aguardar o lançamento do driver oficial para o Rog Ally.
Continuando... O que verifiquei na prática é que uma coisa é o gerador de quadros quando este é implementado no game, via FSR3, outra coisa bem diferente é o gerador de quadros (AFMF) implementado via driver de vídeo para funcionar em qualquer título, que é o objeto dos meus testes no momento. Mas vamos para os resultados...
Verifiquei que via driver o AFMF só funciona em jogos que já rodavam em 60 FPS ou perto disto, ou seja, não há milagres: ele só ajuda games que já tinham um bom desempenho a terem um desempenho ainda melhor. Isto ocorre pq neste caso o AFMF tem um custo de processamento e gera uma latência, então para minimizar esse efeito o game já precisa estar rodando muito bem. Inclusive essa função não é recomendada para games competitivos (COD, Fortnite e etc) justamente por isso. Em minha opinião, sinceramente, essa limitação torna essa função quase que inútil, ainda mais no caso de um dispositivo como o Rog Ally. Digo isto pq dificilmente um game que já alcance 60 FPS nele irá conseguir, com o uso do AFMF (e consequente ganho em desempenho), a possibilidade de obter também um ganho em qualidade de imagem reajustando as opções gráficas do game, por exemplo. Preciso testar mais, porém pelo que vi é isso: devemos esperar desempenho excepcional somente em games indies ou antigos, sendo que nos antigos você não terá muita margem para tentar melhorar a qualidade visual, pois é algo que, dependendo do quão antigo seja o game, provavelmente já estará no limite ou próximo dele. Dentre os games que usei para os testes o novo Prince of Persia teve desempenho estrondoso: mais de 170 FPS, mesmo com os gráficos no ULTRA e resolução 1080p (modo 30W). Porém, cabe lembrar que este game é bastante leve, feito para dispositivos portáteis. É um game que já chegava a mais de 60 FPS facilmente. E o mais importante: na gameplay mesmo não foi perceptível para mim essa diferença de 60 FPS para cima, ao menos na telinha do Ally. Mas ainda assim o AFMF pode ser útil para certos cenários, como por exemplo para jogar em telas maiores, pois neste caso é praticamente obrigatório aumentar a resolução do game para obter um resultado minimamente aceitável em termos de qualidade de imagem, e o ganho de desempenho possibilitado pelo AFMF poderia criar a margem/folga necessária para fazer esses ajustes.
Já com o gerador de quadros implementado diretamente no game via FSR3 a coisa muda totalmente de figura: há um ganho de desempenho enorme mesmo que o game rode originalmente abaixo dos 60 FPS. Vai depender de cada game, claro. Em alguns o recurso acaba sendo mais bem implementado do que em outros, semelhante ao que já acontecia com o FSR2. Mas por enquanto eu pude testar apenas no COD Warzone, que ganhou suporte oficial para o FSR3 recentemente, e fiquei impressionado com os resultados. Neste game eu rodava oscilando por volta dos 45 aos 60 FPS no médio, sendo que com o FSR3 isso passou de 100 facilmente e não observei nenhum lag adicional. É bom salientar que não sou nenhum especialista/profissional em jogos de tiro e que o Warzone talvez não seja o game ideal para avaliar outros aspectos fora desempenho, mas agora sim parece ser possível subir a configuração dos gráficos dos jogos mantendo um desempenho estável acima dos 60 FPS, ou seja, o sonho de todo gamer. Mais tarde vou testar também com o game Avatar: Frontiers of Pandora, provavelmente um título melhor para este tipo de avaliação, e posto minha opinião aqui. (Edit: Os testes com o Avatar infelizmente não tiveram bons resultados. O game é muito pesado para o Ally e tem problemas que nem o FSR3 e seu gerador de quadros consegue resolver. Se quiser jogar este game a dica é utilizar o gerenciador de quadros do app Lossless Scaling, disponível na Steam).
Resumindo: baixem MUITO as expectativas quanto às atualizações de driver de vídeo. Elas não vão trazer nada revolucionário e apenas vão melhorar o que já estava bom.
Agora, se alguns dos seus games prediletos já ganharam ou estiverem para ganhar suporte ao FSR3, pode soltar os fogos e fazer a festa.
Por enquanto estes são os games que já possuem suporte oficial:
- Forspoken (Setembro 2023) -> Demo disponível
- Immortals of Aveum (Setembro 2023) -> Demo disponível
- Avatar: Frontiers of Pandora (Dezembro 2023)
- Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name (Dezembro 2023)
- MotorCubs RC (Janeiro 2024)
- Call of Duty Modern Warfare III & Warzone (Janeiro 2024)
- Farming Simulator 22 (Janeiro 2024)
- The Talos Principle 2 (Janeiro 2024)
- Estencel (Janeiro 2024)
A AMD revelou que outros títulos irão receber suporte muito em breve. São eles:
- Cyberpunk 2077
- Starfield
- Frostpunk 2
- Black Myth: Wukong
- Crimson Desert
- Like a Dragon: Infinite Wealth
- Eve Online
- Warhammer 40.000: Darktide
- Warhammer 40.000: Space Marine II
- Warhammer Age of Sigma: Realms of Ruin
- Pax Dei
- The Alters
- Squad
- Starship Troopers Extermination
Aproveitem!