[Portateis] Asus ROG Ally [TÓPICO OFICIAL]

Não sei se vocês já viram, mas o novo Prince of Persia: The Lost Crown, que lança esta semana, é um jogo claramente feito visando os portáteis. Não só por ser um jogo mais leve (roda muito bem e gasta menos bateria), mas considerando também o tamanho das legendas e informações nos menus.

Muito interessante ver um movimento como este, ainda mais partindo de uma gigante do ramo como a Ubisoft. Já pensou se a moda pega?

Detalhe: Pra quem gosta de ação side scrolling o jogo é um prato cheio! A jogabilidade lembra uma mistura dos bons jogos da era 16 bits com características mais modernas estilo os primeiros God of War. Vale a pena conferir (e tem versão Demo disponível!).​
 
Taí vc levantou uma questão que senti muito quando testei o Game Pass quando estava como avaliador nas versões Beta e jogava na telinha do smartphone, os jogos tem esse problema do tamanho dos menus e textos, ainda mais tratando de jogos de videogame que sao feitos pensando para rodar em TV's gigantes... Jogos para PC alguns tem como vc aumentar nas configurações ou mesmo vc consegue reduzir a resolução e consequentemente fica tudo grande, mas são poucos e nem sempre dá certo... Realmente a industria de Games tem de repensar todos os jogos daqui em diante, com a questao dos portateis.
 
Taí vc levantou uma questão que senti muito quando testei o Game Pass quando estava como avaliador nas versões Beta e jogava na telinha do smartphone, os jogos tem esse problema do tamanho dos menus e textos, ainda mais tratando de jogos de videogame que sao feitos pensando para rodar em TV's gigantes... Jogos para PC alguns tem como vc aumentar nas configurações ou mesmo vc consegue reduzir a resolução e consequentemente fica tudo grande, mas são poucos e nem sempre dá certo... Realmente a industria de Games tem de repensar todos os jogos daqui em diante, com a questao dos portateis.
hj com a moda de acessibilidade, está bem mais comum poder aumentar a fonte dos textos
 
hj com a moda de acessibilidade, está bem mais comum poder aumentar a fonte dos textos
Sim, mas não é somente a fonte das legendas. São muitos fatores. Quando você joga esse game em console de mesa você percebe claramente que o jogo foi pensado para dispositivos portáteis. Tudo nele tem uma proporção incomum em se tratando de telas grandes.
 
Sim, mas não é somente a fonte das legendas. São muitos fatores. Quando você joga esse game em console de mesa você percebe claramente que o jogo foi pensado para dispositivos portáteis. Tudo nele tem uma proporção incomum em se tratando de telas grandes.
Certeza, ori fui jogar no Switch (não Oled) e ficava bem ruim pra enxergar.
No caso do prince of persia eles devem ter pensado no switch também o jogo é leve o suficiente pra rodar bem nele também.
 
O que vcs usam pra limpar ele? Estou usando uma solução parecida com esses produtos para limpar óculos.
Como ele é Branco, a esponja mágica é uma opção.
 
Isso deve servir, mas eu uso álcool isopropílico de volume alto.

Álcool isopropílico no plástico não pode estragar?

Como ele é Branco, a esponja mágica é uma opção.

Só uso Alcool isopropilico para limpar componentes de hardware (Basicamente o CPU e base do cooler da CPU), como o próprio amigo que utiliza alertou, se tiver qualquer pintura mancha na hora, é algo que precisa ter um extremo cuidado, ja manchei um gabinete só de relar o alcool em uma parte dele rsrs.

A esponja magica nunca usei para passar em plastico, mas vou testar, realmente é uma opção interessante, porém tudo que ja tive na cor branca mesmo com muito cuidado com o tempo acaba amarelando, é uma droga.

PS: Não tenho o Rog ally, mas PS5, controle, mouse etc que tenho são brancos e sei como é chato fazer limpeza de itens nessa cor.
 
Justamente a Esponja mágica serve para plasticos brancos, funciona também para dar uma limpeza em parede branca, essa esponja ajuda neste caso dos plasticos brancos a tirar um pouco do encardido (amarelado), logico que nao faz milagre se estiver queimada demais, mas dá uma boa melhorada!
 
Alguem tentou jogar o Palworld no ally?
Eu joguei e na minha opinião fica bom sim. Em 900p e 15W ele pega 30 fps (caindo um pouco abaixo disso às vezes durante confrontos) , isso com a configuração dos gráficos no intermediário. Com a mesma configuração mas mudando pros 25W ele fica variando entre 35 e 45 fps, bem instável durante batalhas, quando ocorrem alguns engasgos.

Não tive tempo de tentar, mas acredito que otimizando as configurações no game será possível conseguir facilmente um desempenho mais estável e ainda assim com boa qualidade visual. Exemplo: suponho que sem mudar nada na configuração do game e jogando plugado (modo 30W) provavelmente já seria possível travar o FPS em 45 e assim obter bom desempenho e fluidez nas cenas mais rápidas, sem os tais engasgos.

Considerando que trata-se de um game em preview, ou seja, ainda em desenvolvimento, o desempenho e qualidade em geral estão satisfatórios. Há relatos de travamentos, porém acredito que na versão PC isso já tenha sido resolvido. A versão Xbox está mais atrasada, mas ontem mesmo já recebeu um update também.​
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No rogallylife.com fizeram as configurações para o jogo:
Não parece que fica tão bom, mas é jogável
Boa! Esse tipo de ajuste acaba sendo muito pessoal, mas já serve como ponto de partida...
 
Alguem ja testou no Ally aí?
 
Alguem ja testou no Ally aí?

Não testei ainda esses mods, mas testei o COD: Warzone (que já tem FSR3 + Gerador de Frames embutido) e funciona que é uma maravilha! Simplesmente dobrou a contagem, e isso sem lag perceptível!

Aliás, acabou de sair a primeira versão oficial (sem ser preview) do driver de vídeo para PC que incorpora no app AMD Adrenalin o gerador de frames! Logicamente não saiu nada pro Ally ainda e a galera está dando um jeito de instalar o driver genérico mesmo, que é compatível com Ally. Mas a versão oficial mesmo para o nosso portátil não apareceu ainda. Até saiu update do MyAsus, mas nada do driver de vídeo.​
 
Atualizando a situação sobre o AFMF, o "revolucionário" gerador de quadros da AMD via driver de vídeo, eu fiz o que muitos estão fazendo e instalei o driver para a GPU AMD Radeon™ 780M, o primeiro a disponibilizar a nova função. Para quem não sabe, instalar e usar esse driver é possível pq a APU do Rog Ally possui basicamente uma versão da GPU 780M da AMD. Mas fica um alerta: A instalação (e principalmente a desinstalação, se necessária) não são processos para principiantes. Para a maioria dos usuários o melhor a se fazer é aguardar o lançamento do driver oficial para o Rog Ally.

Continuando... O que verifiquei na prática é que uma coisa é o gerador de quadros quando este é implementado no game, via FSR3, outra coisa bem diferente é o gerador de quadros (AFMF) implementado via driver de vídeo para funcionar em qualquer título, que é o objeto dos meus testes no momento. Mas vamos para os resultados...

Verifiquei que via driver o AFMF só funciona em jogos que já rodavam em 60 FPS ou perto disto, ou seja, não há milagres:
ele só ajuda games que já tinham um bom desempenho a terem um desempenho ainda melhor. Isto ocorre pq neste caso o AFMF tem um custo de processamento e gera uma latência, então para minimizar esse efeito o game já precisa estar rodando muito bem. Inclusive essa função não é recomendada para games competitivos (COD, Fortnite e etc) justamente por isso. Em minha opinião, sinceramente, essa limitação torna essa função quase que inútil, ainda mais no caso de um dispositivo como o Rog Ally. Digo isto pq dificilmente um game que já alcance 60 FPS nele irá conseguir, com o uso do AFMF (e consequente ganho em desempenho), a possibilidade de obter também um ganho em qualidade de imagem reajustando as opções gráficas do game, por exemplo. Preciso testar mais, porém pelo que vi é isso: devemos esperar desempenho excepcional somente em games indies ou antigos, sendo que nos antigos você não terá muita margem para tentar melhorar a qualidade visual, pois é algo que, dependendo do quão antigo seja o game, provavelmente já estará no limite ou próximo dele. Dentre os games que usei para os testes o novo Prince of Persia teve desempenho estrondoso: mais de 170 FPS, mesmo com os gráficos no ULTRA e resolução 1080p (modo 30W). Porém, cabe lembrar que este game é bastante leve, feito para dispositivos portáteis. É um game que já chegava a mais de 60 FPS facilmente. E o mais importante: na gameplay mesmo não foi perceptível para mim essa diferença de 60 FPS para cima, ao menos na telinha do Ally. Mas ainda assim o AFMF pode ser útil para certos cenários, como por exemplo para jogar em telas maiores, pois neste caso é praticamente obrigatório aumentar a resolução do game para obter um resultado minimamente aceitável em termos de qualidade de imagem, e o ganho de desempenho possibilitado pelo AFMF poderia criar a margem/folga necessária para fazer esses ajustes.

Já com o gerador de quadros implementado diretamente no game via FSR3 a coisa muda totalmente de figura:
há um ganho de desempenho enorme mesmo que o game rode originalmente abaixo dos 60 FPS. Vai depender de cada game, claro. Em alguns o recurso acaba sendo mais bem implementado do que em outros, semelhante ao que já acontecia com o FSR2. Mas por enquanto eu pude testar apenas no COD Warzone, que ganhou suporte oficial para o FSR3 recentemente, e fiquei impressionado com os resultados. Neste game eu rodava oscilando por volta dos 45 aos 60 FPS no médio, sendo que com o FSR3 isso passou de 100 facilmente e não observei nenhum lag adicional. É bom salientar que não sou nenhum especialista/profissional em jogos de tiro e que o Warzone talvez não seja o game ideal para avaliar outros aspectos fora desempenho, mas agora sim parece ser possível subir a configuração dos gráficos dos jogos mantendo um desempenho estável acima dos 60 FPS, ou seja, o sonho de todo gamer. Mais tarde vou testar também com o game Avatar: Frontiers of Pandora, provavelmente um título melhor para este tipo de avaliação, e posto minha opinião aqui. (Edit: Os testes com o Avatar infelizmente não tiveram bons resultados. O game é muito pesado para o Ally e tem problemas que nem o FSR3 e seu gerador de quadros consegue resolver. Se quiser jogar este game a dica é utilizar o gerenciador de quadros do app Lossless Scaling, disponível na Steam).

Resumindo: baixem MUITO as expectativas quanto às atualizações de driver de vídeo. Elas não vão trazer nada revolucionário e apenas vão melhorar o que já estava bom.
Agora, se alguns dos seus games prediletos já ganharam ou estiverem para ganhar suporte ao FSR3, pode soltar os fogos e fazer a festa.

Por enquanto estes são os games que já possuem suporte oficial:
  1. Forspoken (Setembro 2023) -> Demo disponível
  2. Immortals of Aveum (Setembro 2023) -> Demo disponível
  3. Avatar: Frontiers of Pandora (Dezembro 2023)
  4. Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name (Dezembro 2023)
  5. MotorCubs RC (Janeiro 2024)
  6. Call of Duty Modern Warfare III & Warzone (Janeiro 2024)
  7. Farming Simulator 22 (Janeiro 2024)
  8. The Talos Principle 2 (Janeiro 2024)
  9. Estencel (Janeiro 2024)

A AMD revelou que outros títulos irão receber suporte muito em breve. São eles:
  • Cyberpunk 2077
  • Starfield
  • Frostpunk 2
  • Black Myth: Wukong
  • Crimson Desert
  • Like a Dragon: Infinite Wealth
  • Eve Online
  • Warhammer 40.000: Darktide
  • Warhammer 40.000: Space Marine II
  • Warhammer Age of Sigma: Realms of Ruin
  • Pax Dei
  • The Alters
  • Squad
  • Starship Troopers Extermination
Aproveitem!​
 
Última edição:
Tekken 8 funcionou muito bem no ally a 25w em 1080p com 70% de resolução e gráficos no médio com texturas no alto.
 
Continuando os testes com o FSR3... Infelizmente o Avatar: Frontiers of Pandora é muito pesado e não roda bem no Ally. Nem o FSR3 salva. Na verdade até o pessoal do desktop reclama desse jogo.

Mas fica a dica: Para conseguir rodar sem engasgos no Ally só usando o gerador de quadros do LossLess Scaling, app para Windows disponível na Steam.
 
A nova atualização do Armory Crate agora permite vc mexer no TDP manualmente pelo quick acess, sem precisar ficar cirando perfil. Bom pra testar qual a config ideal no jogo!

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Não testei ainda esses mods, mas testei o COD: Warzone (que já tem FSR3 + Gerador de Frames embutido) e funciona que é uma maravilha! Simplesmente dobrou a contagem, e isso sem lag perceptível!

Aliás, acabou de sair a primeira versão oficial (sem ser preview) do driver de vídeo para PC que incorpora no app AMD Adrenalin o gerador de frames! Logicamente não saiu nada pro Ally ainda e a galera está dando um jeito de instalar o driver genérico mesmo, que é compatível com Ally. Mas a versão oficial mesmo para o nosso portátil não apareceu ainda. Até saiu update do MyAsus, mas nada do driver de vídeo.​
Tem uma galera que levou banimento na conta por estar usando esse mod no COD, da uma olhada nas notícias
 
Muita dúvida se compro ally ou não, preocupação maior é bateria


Besteira.
compre um powerbank, e um carregador com cabo de 3 metros, problema resolvido. bateria quando vc não tiver tomada por perto, vc configura ele low energy e consegue um tempo razoavel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se alguém tiver interesse esse hub é o melhor custo x beneficio que achei.

é QUASE perfeito.
Funciona hdmi 2.1
VRR freesync funcionou, 4k 120hz ok.
Porem não funcionou o modo 30w nele, mesmo com o carregador da ugreen de 100w. funciona 25w.
de qq forma prefiro 25w com freesync funcionando, doq 30w sem VRR que a maioria oferece.
paguei R$200 e recebi refound de 36 quando reclamei dos 30w, então pelo preço final, excelente compra.

IMG-20240130-WA0005.jpg
 
Última edição:
Nada do retorno do meu ally. enviado dia 09 de janeiro.
Aguardando retorno dele, me passaram 2 rastreios que nao funcionam, um de DHL pelo email e outro por correios no ticket.

no kit, qual valor eles reembolsariam ?
 

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