• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

i5 - 13600k esquentando rapidamente

Peguei o 14600k e to com o msm problema. O bicho está esquentando muito. Uso uma ASUS PRIME B660M-K-D4 e um cooler AKASA VENOM VOODOO q segurava muito de boa o meu I5 12400F.

Tentei o esquema do undervolt, mas a bios da minhas ASUS é diferente dos exemplos q encontrei por aí. Não sei se estou fazendo algo de errado.
 
Peguei o 14600k e to com o msm problema. O bicho está esquentando muito. Uso uma ASUS PRIME B660M-K-D4 e um cooler AKASA VENOM VOODOO q segurava muito de boa o meu I5 12400F.

Tentei o esquema do undervolt, mas a bios da minhas ASUS é diferente dos exemplos q encontrei por aí. Não sei se estou fazendo algo de errado.
Bom dia, tudo bem?

O12400f consume muito menos que o 14600k ou 13600k por isso o 12400f era mais gelado.
Veja se dessa forma funciona na sua placa mãe.
 
Bom dia, tudo bem?

O12400f consume muito menos que o 14600k ou 13600k por isso o 12400f era mais gelado.
Veja se dessa forma funciona na sua placa mãe.

Não deu certo. Continua batendo 95, 100 graus no teste cinebench

1702396089380.png


Que por sinal, o score está baxíssimo, não passando de 1000. Tem algo muito errado nisso.

1702396226887.png


Detalhe é q esse score ruim acontece tb se eu não faço o undervolt na bios. Tá brabo.
 
Não deu certo. Continua batendo 95, 100 graus no teste cinebench

1702396089380.png
Aí tá reportando máx de 100c com 180w e no atual tá 93c com só 125w, eu desconfiaria de falta de pasta térmica ou falta de pressão na montagem porque 125w é consumo bem baixo pra essas temperaturas aí, não tem outro cooler em mãos pra testar? Qual é o gabinete e como está o setup de fans? Temp ambiente?
 
Aí tá reportando máx de 100c com 180w e no atual tá 93c com só 125w, eu desconfiaria de falta de pasta térmica ou falta de pressão na montagem porque 125w é consumo bem baixo pra essas temperaturas aí, não tem outro cooler em mãos pra testar? Qual é o gabinete e como está o setup de fans? Temp ambiente?
Cooler acabei comprando um Deepcool, AG620 q deve chegar até quinta e será o teste. Fan no gabinete, 3 na frente jogando ar frio para dentro, 1 traseiro e 1 no teto jogando ar pra fora. O gabinete tá aberto nesses testes.

O q eu achei estranho é q o vento "quente" q deveria sair, não sai quente (coisa q acontecia com o 12400F quando estava trabalhando em full). To desconfiado q é o cooler.
 
Rapaziada vcs estão com a última versão da BIOS da placa mãe de vocês?
As vezes na última atualização sai melhorias na temperatura do processador.
 
Cooler acabei comprando um Deepcool, AG620 q deve chegar até quinta e será o teste. Fan no gabinete, 3 na frente jogando ar frio para dentro, 1 traseiro e 1 no teto jogando ar pra fora. O gabinete tá aberto nesses testes.

O q eu achei estranho é q o vento "quente" q deveria sair, não sai quente (coisa q acontecia com o 12400F quando estava trabalhando em full). To desconfiado q é o cooler.
Passando para avisar q a troca do cooler deu resultado. Consegui ficar nas médias relatadas pela a galera aqui.

Obrigado!
 
Passando para avisar q a troca do cooler deu resultado. Consegui ficar nas médias relatadas pela a galera aqui.

Obrigado!
Boa tarde

Que bom e quantos graus até agora no máximo?
 
Passando para avisar q a troca do cooler deu resultado. Consegui ficar nas médias relatadas pela a galera aqui.

Obrigado!
Curioso aqui pra saber quanta diferença deu também, engraçado porque o cooler antigo era pra dar conta visto que tem gente dissipando até 200w~ em coolers como AG400 e AG500
 
Boa tarde

Que bom e quantos graus até agora no máximo?
No calor de hj, 38 graus, os primeiros segundos do Cinebench bate 100 graus mas o TDP chegando a 181w. Depois q estabiliza fica entre 75/80 com o TDP de 121W.

Em jogos pesados, como Miles Morales, RPCS3 rodando infamous, fica entre 72 e 80 (antes batia 95/100)
 
No calor de hj, 38 graus, os primeiros segundos do Cinebench bate 100 graus mas o TDP chegando a 181w. Depois q estabiliza fica entre 75/80 com o TDP de 121W.

Em jogos pesados, como Miles Morales, RPCS3 rodando infamous, fica entre 72 e 80 (antes batia 95/100)
O seu 13600K tem aquele quadro de correção de flexão do link abaixo?
Quadro de correção

 
Não. Só o metal do socket msm.
Se vc tivesse comprado um desses que custa na verdade 21 Reais mais impostos não precisaria do AG620, pq isso acontece por erro de projeto da Intel que fez o socket de forma errada e que por exercer muita pressão empena o die e provoca mal contato do processador com o cooler aumentando em muito a temperatura do processador.
 
Se vc tivesse comprado um desses que custa na verdade 21 Reais mais impostos não precisaria do AG620, pq isso acontece por erro de projeto da Intel que fez o socket de forma errada e que por exercer muita pressão empena o die e provoca mal contato do processador com o cooler aumentando em muito a temperatura do processador.
No caso eu já precisava trocar esse Venom Voodoo. Já tinha 10 anos de uso e tecnicamente ele não é compatível com o LGA1700. Eu só conseguia encaixar pq o bracketzinho tinha perdido os encaixes e corria solto no trilho, permitindo eu adaptar. Então a troca foi boa.

No caso vou comprar esse treco aí q vc recomendou. COmo faz muito calor aqui, é uma melhoria q vale a pena.
 
Eu altero diretamente no core voltagem. Clocks Stock: 1,07v; 5300/4200: 1,125v; 5500/4300: 1,245v. Se eu jogar tudo em auto, nas configurações de fabrica, a placa mãe joga as voltagens a 1,35v.
amigo será que vc pode me passar o que vc altera? nunca fiz isso, meu i5 14600kf dando pico de 200w comprei um water da deepcool lt720 360mm e não resolveu... queria baixar só um pouco a tensão sem perder a performance igual vc fez
 
amigo será que vc pode me passar o que vc altera? nunca fiz isso, meu i5 14600kf dando pico de 200w comprei um water da deepcool lt720 360mm e não resolveu... queria baixar só um pouco a tensão sem perder a performance igual vc fez
Olá. Esse modelos de placas mãe Z690, Z790 tem possibilidade de ajuste do Vcore pela BIOS. Só fui testando as voltagens entre 1,08 a 1,30v e achei a voltagem perfeita pra cada overclock que ia selecionando na BIOS.
Vz88HCz.jpeg

YV3C9qW.jpeg
 
Última edição:
Olá. Esse modelos de placas mãe Z690, Z790 tem possibilidade de ajuste do Vcore pela BIOS. Só fui testando as voltagens entre 1,08 a 1,30v e achei a voltagem perfeita pra cada overclock que ia selecionando na BIOS.

então mano eu não consegui fazer desse jeito que vc falou, eu entrei na bios e limitei o tdp máximo do processador a 180w, o que a teste de estres pegou 96C e não deu Throtling, no cr23 aumentou 1000pt mas minha duvida é será que isso pode danificar o processador?
 
Mantendo o processador abaixo de 100°C, está bom pra ele. O meu 13600K chega a 98°C e 210W de consumo em Full load pelo cinebench com over em Pcore 5,5 GHz e Ecore em 4,3,GHz. Mas no dia a dia nunca chegara a isso, pois só uso meu Pc pra jogos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo