• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] 1070ti Zotac mini. Fale agora ou cale-se para sempre...haha

Vi o teste q nosso colega postou ai em cima.. ela ficou apenas 2graus acima da evga black...
por isso eu nao paguei 200 conto a mais na evga..srs

se rolar throttling de clock, basta subir o fan... o problema é o barulho..Tem q testar e ver se eh viável ou nao.

É também é uma opção, agora a duvida que tenho é referente aos sites de review, algum é conhecido, por que sinceramente não conhecia nenhum dos citados!
 
Minha mini chegou ontem, peguei na portaria do condomínio só à noite, então não deu tempo de testar direito. Eu cogitei não abrir a embalagem, pois li que a Kabum cria dificuldades em aceitar devolução após abrir a embalagem, mas decidi, já tinha pago e recebido, tinha que ver.
Plaquinha bonita. Coloquei no lugar da 750Ti que é minúscula e ela nem pareceu tão maior assim. Não jogo a muito tempo, então o que pude fazer por hora, pra testar, foi rodar uma meia hora do Battlefield 1, só no comecinho da campanha, coloquei tudo no máximo em full hd. No Rivaturner a placa ocilava entre 85% a 95% de uso, acredito que meu i5 seja um gargalo. A temperatura ficou no máximo a 67 graus em um gabinete Corsair 250d. A minha veio com o famigerado coil whine, mas acho que só notei devido aos comentários lá no fórum de vendas. As ventoinhas do meu PC já fazem mais do que a placa. Se deixar o gabinete aberto pode incomodar se ficar pensando nisso, mas acho que é bem tranquilo. Surpresa mesmo foi o salto que obtive. Eu não jogava faz tempo, mas como tenho o note com a 1050, já havia feitos testes no note, de forma que a 1050 dava uns 40fps na configuração máxima em full hd, ja o PC chegou a 130 fps em várias partes, ou seja, se eu limitar aos 60 fps, acredito que o gargalo do i5 nem fará diferença, a não ser, claro, se eu for jogar o multiplayer, mas com quase 4 anos sem jogar nem me arrisco no on-line. Quero mesmo testar na TV em 4k, daí dá pra usar ela no máximo e ver se o barulho pode ficar insuportável.
 
Minha mini chegou ontem, peguei na portaria do condomínio só à noite, então não deu tempo de testar direito. Eu cogitei não abrir a embalagem, pois li que a Kabum cria dificuldades em aceitar devolução após abrir a embalagem, mas decidi, já tinha pago e recebido, tinha que ver.

o kabum nao pode ir contra ao CDC... palhaçada deles..
tu pode abrir, jogar 7 dias, e devolver, se achar conveniente...Eles não podem negar isso..


Plaquinha bonita. Coloquei no lugar da 750Ti que é minúscula e ela nem pareceu tão maior assim. Não jogo a muito tempo, então o que pude fazer por hora, pra testar, foi rodar uma meia hora do Battlefield 1, só no comecinho da campanha, coloquei tudo no máximo em full hd. No Rivaturner a placa ocilava entre 85% a 95% de uso, acredito que meu i5 seja um gargalo. A temperatura ficou no máximo a 67 graus em um gabinete Corsair 250d.

qual era a temp ambiente?

67 eh bem de boa...

A minha veio com o famigerado coil whine, mas acho que só notei devido aos comentários lá no fórum de vendas. As ventoinhas do meu PC já fazem mais do que a placa. Se deixar o gabinete aberto pode incomodar se ficar pensando nisso, mas acho que é bem tranquilo. Surpresa mesmo foi o salto que obtive. Eu não jogava faz tempo, mas como tenho o note com a 1050, já havia feitos testes no note, de forma que a 1050 dava uns 40fps na configuração máxima em full hd, ja o PC chegou a 130 fps em várias partes, ou seja, se eu limitar aos 60 fps, acredito que o gargalo do i5 nem fará diferença, a não ser, claro, se eu for jogar o multiplayer, mas com quase 4 anos sem jogar nem me arrisco no on-line. Quero mesmo testar na TV em 4k, daí dá pra usar ela no máximo e ver se o barulho pode ficar insuportável.


conte mais depois entao...kkk

limitando em 60fps ela continua fazendo coil whine?
 
Bom preço essa 1070ti, tenho uma duvida sobre a garantia, no site da Kabum está 1 ano, Zotac de alguma forma da garantia extra?
 
Última edição:
o kabum nao pode ir contra ao CDC... palhaçada deles..
tu pode abrir, jogar 7 dias, e devolver, se achar conveniente...Eles não podem negar isso..

qual era a temp ambiente?

67 eh bem de boa...

conte mais depois entao...kkk

limitando em 60fps ela continua fazendo coil whine?

Sim, a lei permite a devolução, qualquer dificuldade pode abrir uma reclamação no reclame aqui, mas ainda não me decidi. Hoje tentarei fazer mais testes à noite, por que peguei umas 21h00 ontem, nem deu tempo de testar direito.
Olha, não tava muito quente não, acho que entre 22 a 25 graus. Nem pensei nisso na hora. Eu limitei aos 60 fps e ainda fazia o barulho sim, mas tinha que chegar perto e prestar a atenção. Meu PC tem os ruídos das ventoinhas que cobrem a placa de vídeo, e eu vou jogar com fone de ouvido também. O ideal é cada um testar mesmo, quando chegar.
 
A minha confirmou pagamento só hoje, mais de 24 horas depois de pago :ps: mas vamos ver se a entrega ninja vai ser ninja mesmo, se não chegar amanhã não vai ter nada de ninja. :melior:
 
Sim, a lei permite a devolução, qualquer dificuldade pode abrir uma reclamação no reclame aqui, mas ainda não me decidi. Hoje tentarei fazer mais testes à noite, por que peguei umas 21h00 ontem, nem deu tempo de testar direito.
Olha, não tava muito quente não, acho que entre 22 a 25 graus. Nem pensei nisso na hora. Eu limitei aos 60 fps e ainda fazia o barulho sim, mas tinha que chegar perto e prestar a atenção. Meu PC tem os ruídos das ventoinhas que cobrem a placa de vídeo, e eu vou jogar com fone de ouvido também. O ideal é cada um testar mesmo, quando chegar.

Vige, ainda bem que a minha não tem esses barulhos. Já basta o do cooler kkkkkkk
 
A minha confirmou pagamento só hoje, mais de 24 horas depois de pago :ps: mas vamos ver se a entrega ninja vai ser ninja mesmo, se não chegar amanhã não vai ter nada de ninja. :melior:

Compartilho do seu problema...
Aliás, um SSD da Crucial que paguei no cartão na Black friday tá no "limbo" da fila de expedição da kabum desde o dia 23/11... Sem alteração. Tô com medo de virar a semana sem nenhum código de rastreio
 
Vou pedir licença para o dono do tópico, e aproveitar pra fazer uma pergunta. Vale a pena pagar 2600 em uma gtx 1080 msi Armor?

Obrigado e boas compras para todos.

a minha mal tem um mes e era 2400 a vista. Ate agora, temperraturas de boas, ainda nao a vi passar dos 65, aqui no hell de janeiro, e se comprara com a minha ex a xotac 970, que era frequente estar ali pelos 80, ta suave na nave
 
Compartilho do seu problema...
Aliás, um SSD da Crucial que paguei no cartão na Black friday tá no "limbo" da fila de expedição da kabum desde o dia 23/11... Sem alteração. Tô com medo de virar a semana sem nenhum código de rastreio
Entrega ninja só se for aquele ninja gordo dos filmes da sessão da tarde.
 
Eu também peguei essa zotac gtx 1070 ti mini nessa bf para usar com o meu i7 3770k, vamos ver no que dá se o gargalo vai ser tão grande mesmo...
 
Eu peguei o boleto e fiquei pensando, pensando, até que venceu e eu arrependi. :'C
 
A mini tem em promoção na loja que explode por 1999 no boleto. Preço bom?
 
Eu também peguei essa zotac gtx 1070 ti mini nessa bf para usar com o meu i7 3770k, vamos ver no que dá se o gargalo vai ser tão grande mesmo...

Pela 1070 normal que tive fica um gargalo sim mas não me incomodou tanto.
O problema que a 1070 ti tem mais força bruta ainda... rsrsrs
Em resoluções acima de FHD a diferença para os processadores mais novos diminui bastante.
 
A mini tem em promoção na loja que explode por 1999 no boleto. Preço bom?
Preço bom sim, na minha mini paguei 1799, mas pelo jeito que as placas estao sumindo, nao acho que os preços vão diminuir muito mais.
 
Comprei minha primeira placa de vídeo da Nvídia, e foi justamente essa que eu escolhi.
Até agora nada de arrependimento:

1) Plaquinha bonita, porém neutra, se você é low profile com a estética do seu PC ou simplesmente não quer um natal antecipado no seu gabinete, vai gostar bastante.

2) O meu gabinete é um DS200 que tem umas proteções anti-ruído nas tampas. Isso ajuda e muito a cortar o som do PC, apesar de ainda ser audível.
Mas não notei nenhum ruído anormal. O tal do coil wine é um fenômeno elétrico relacionado aos capacitores do que necessariamente um problema da placa.
Mas no geral é bem silenciosa.

3) Eu tinha uma RX 480 que me atendia muitíssimo bem. É um modelo da XFX dual fan, igual a da Zotac. Inclusive o tamanho de ambas, apesar de a RX 480 não ser "mini", é muito semelhante.
E mesmo assim, a da AMD esquentava muito mais (quase sempre beirando os 80º assim que atingia carga máxima) O que eu percebi de diferença de projeto era que a da XFX o dissipador é um pouco mais estreito e talvez isso ajude a não dissipar o calor direito.

4) Essa 1070 ti mini da Zotac, além de ficar em torno de 60º, se você setar o perfil de energia no console da Nvídia como alto desempenho, o clock vai subir até bater o limite térmico.
Meu caso: deixei no aftef burner o perfil 1 setado como o perfil de fábrica do software. Isso fez a placa travar o clock base (1607 Mhz). A placa rodando no seu clock base, fica com as temps próximas de 60 a 70º. Algo bem razoável.

5) A arquitetura Pascal realmente é muito boa mesmo. Como com 1607 mhz a placa fria, ele vai aumentando o boost da placa, que é 1683 Mhz oficialmente, mas ela vai aumentando até que o limite térmico seja atingindo. Jogando aqui a placa chegou a 1890 Mhz a algo próximo de 80º, ficando 3º abaixo do limite térmico.
Ou seja, nem overclock você precisa se preocupar muito em fazer porque a placa já faz isso dinamicamente.

6) É uma placa que mesmo sendo "mini" fica muito próxima de desempenho da 1080 mini ou não. E isso apenas com 1 conector de 8 pinos. 180W. Para a placa que é considero um consumo muito pequeno.

7) Até agora joguei Batman Arkham Knight e No Man's Sky. Batman soquei tudo no talo e roda tranquilamente a 60FPS. Não sei dizer quanto passa além disso porque jogo com o Vsync ativado. Tem umas quedas de FPS mas esse jogo é conhecido por isso.

No Man's Sky tudo no talo também, 1080p@60FPS. Eu recentemente teste rodar usando o Dinâmic Resolution e colocando 4K. Fica pesado e eu rodei a 30FPS, mas eu teste com o limite de quadros a 60 e a placa entregava mais que 30 dependendo do que você estivesse fazendo.
 
Galera como está a performance da gtx 1070 ti zotac mini até agora? Eu estou conseguindo um desempenho bem menor do que deveria ter, estou usando junto com uma ryzen 5 1600.

witcher 3 ultra 1080p: 65 fps (cidade)
AC odyssey medium 1080p: 50 fps (cidade)

A minha placa em momentos que exigem mais dela (geralmente nas cidades) não trabalha nem perto de 100%, fica em torno de 70% sei lá pq...

Resumindo, como a gtx 1070 ti zotac mini está rodando os jogos de vcs?
 
A placa fica em 70% pq a CPU tá segurando a performance. Um 1600 stock pode segurar a placa em certos jogo fácil. AC Odyssey mesmo é pesado pra porra, e em cidades a CPU vai miar, e não é muito parâmetro pra nada. Witcher 3 é menos tenso, mas mesmo assim, acho que a CPU ainda segura ele em Novigrad. Tu precisa fazer over, ou aumentar a resolução interna dos jogos pra poder puxar um pouco mais da placa.
 
Mas a ryzen 1600 daria gargalo só na minha 1070 ti e não daria gargalo na desse cara por exemplo:

?

ou esse:



Isso que não entendo, todos os video que boto com a minha configuração as a gpu trabalha perto dos 100% e consegue uns 20 fps a mais que eu...
 
Última edição:
Galera como está a performance da gtx 1070 ti zotac mini até agora? Eu estou conseguindo um desempenho bem menor do que deveria ter, estou usando junto com uma ryzen 5 1600.

witcher 3 ultra 1080p: 65 fps (cidade)
AC odyssey medium 1080p: 50 fps (cidade)

A minha placa em momentos que exigem mais dela (geralmente nas cidades) não trabalha nem perto de 100%, fica em torno de 70% sei lá pq...

Resumindo, como a gtx 1070 ti zotac mini está rodando os jogos de vcs?

Olha, um negócio que eu esquentei a cabeça pra resolver é que, quando eu troquei de placa, de uma AMD para a 1070ti, eu usei o DDU ára realizar a desinstalação dos drivers antigos. Ati tudo ok.
Porém, eu esqueci de reconfigurar o afterburner. O que aconteceu: as frequências ficava loucas variando pra caramba, acredito que por causa de estar setado para uma placa diferente da instalada.
Ai descobri num forúm que o lance era resetar a configuração do afterburner e definir as configurações resetadas para iniciar junto com o windows.
Assim minha placa fica a 1607 todo tempo e desse clock apenas sobe o quanto der a margem térmica. Normalmente rodo os jogos com ela a 1850 Mhz de forma automática, sem fazer over algum.

Tenta fazer isso do afterburner. Mesmo que você não tenha instalado ele antes de trocar de placa.

Eu to jogando Batman Arkham Knight e No Man's Sky. Mas não acho que posso ser levado como parâmetro porque ambos são os jogos mais bugados em relação a otimização que se possa imaginar. Mas no Batman eu percebi um melhora muito grande em relação à minha antiga RX 480. Rodei ele no talo, inclusive com game works ativado, e rodava cravado nos 60. Eu nem testei sem o vsync pra ver até onde ia.
Mas aquela coisa: do nada, você dá um mergulho com o personagem e rola aquele dropframe nervoso. Mas entendo que isso seja mais o jogo que a placa.

No Man's Sky é um jogo leve, e por isso ele mantem 60 cravado também, mas eu to jogando com uns mods ativados, em especial um que aumenta o número de rochas e flora, para deixar o ambiente mais rico. Isso as vezes faz a placa da uma engasgada porque tem muito mais objeto pra renderizar na tela que o jogo não permite por padrão. Então posso estar jogando para o CPU uma carga de cálculo de física que se o jogo tivesse "ao natural" não influenciaria tanto.
 
Mas a ryzen 1600 daria gargalo só na minha 1070 ti e não daria gargalo na desse cara por exemplo:

?

ou esse:



Isso que não entendo, todos os video que boto com a minha configuração as a gpu trabalha perto dos 100% e consegue uns 20 fps a mais que eu...


Cara, posta a sua configuração completa, pode ser? Inclusive com frequências de operação.
Para a gente avaliar melhor.

Vamos lá, alguns fatores de fácil identificação para a diferença de desempenho.

1)
O cara do segundo vídeo do The Witcher informa que tá rodando o R5 1600 a 3.8Ghz. A frequência turbo dele é 3.7 assim como do R7 1700 que é o meu CPU.
Como é esse turbo dos Ryzen: se o CPU identifica que tem uma margem térmica para "dar o turbo" ele sobe a frequência de 3.2 para 3.7 EM ALGUNS NÚCLEOS. E isso ocorre muito brevemente. Ou seja, é um turbo que não serve para sustentar uma taxa de frames constante, entende?

Esses cara ai deve ter metido um over de 3.8 EM TODOS OS NÚCLEOS permanentemente. Isso dá um diferença abissal quando o assunto é jogo. Porque jogo depende um uma consistência de clock por um tempo prolongado.

Além disso, sobre o turbo normal ainda tem o XFR: se ele ve que dá pra dar um gás ainda maior, ele sobe mais 0,5Mhz sobre o 3.7, resultando num turbo máximo de 3,75 Ghz momentâneos.
Esse turbo do Ryzen só pode dar algum resultado se você tiver um cooler muito bom. Se você tiver o stock, apesar de ser muito bom, ainda é um cooler stock e não vai permitir esse turbo.

2)
Desde o lançamento dos Ryzen eles tem um problema de IPC que provavelmente vai ser corrigido com a ZEN 2: latência de memória e IPC por núcleo menor que os intel core.
Tanto que o Gamer Nexus cravou: em games que não são muito otimizados em multithread, ter menos núcleos+altos clocks+menor latência de memória, ajuda os intel a serem mais agudos em frames que os Ryzen.
https://www.gamersnexus.net/hwrevie...iew-premiere-blender-fps-benchmarks?showall=1

3)
Além disso no vídeo o cara afirma que tá rodando a 1070ti em 1900Mhz o que me faz pensar que ele fez um over para manter a placa num clock "turbo" permanente.

Agora vamos lá:
Some over no CPU em todos os 12 Threads + over na GPU mantendo a placa em 1900Mhz e você têm um cenário muito diferente do seu entende?

Algumas soluções:
- Se você tiver um cooler bom, seta na sua placa-mãe o multiplicador de clock do CPU em 3.5, 3.6 Ghz. É um over que não é difícil de você manter estável. No meu R7 1700 eu setei 3.5 no multiplicador, reiniciei, testei o AIDA 64 por meia hora, e funcionou muito bem. Nem em voltagem eu mexi.
Se não tiver um cooler bom, recomendo que compre um. Eu fiz questão de trocar o que eu tinha por um Noctua U14S. Mas você pode escolher um mais simples.
Bem, isso vai fazer você rodar o game com a CPU com 12 threads a 3,6 GHZ permanentemente, resolvendo parcialmente esse gargalinho que o baixo clock o Ryzen influência.

- Seta o Msi afterburner para o padrão de fábrica e salva o perfil dessa forma, padrão. Bota para iniciar com o windows (tudo isso na janela do Msi Afterburner).
Assim você garante que a placa vai ficar pelo menos fixa no clock base sempre, sem tentar dropar clock para fazer política de economia de energia.
Essas zotac mini tem um resfriamento muito bom. Por isso, você vai manter a placa rodando a no mínimo 1800 mhz porque ele tem condições de manter esse clock sem atingir o limite térmico.

Juntando esses dois fatores eu testaria e traria os resultados para a gente ver.
 
Última edição:
@Eros MC Primeiro obrigado pelas informações, vc falou muita coisa q eu não sabia.

Eu acabei fazendo um post sobre isso, lá tem minhas configurações e tal: https://adrenaline.uol.com.br/forum...70-ti-ryzen-1600-menor-que-o-esperado.646154/

O que a galera mais falou por lá foi que o fato de eu estar usando single channel é o maior culpado do gargalo.

No caso esse é meu primeiro PC então não tenho esse problema de resetar o afterburner.
Inclusive com frequências de operação.
Minha GPU está rodando a 1800 MHz mesmo.
Some over no CPU em todos os 12 Threads + over na GPU mantendo a placa em 1900Mhz e você têm um cenário muito diferente do seu entende?
Sim, perfeitamente!
Se não tiver um cooler bom
Não tenho, estou usando o que vem com o processador mesmo. Foda é que tipo, eu escolhi o 1600 pq tava uns 350 reais mais barato q o i5 8400, mas pelo jeito eu tenho que gastar mais com o 1600 de qualquer forma pra ele rodar ''direito''... Vc acha seguro fazer over com o cooler que veio com o processador?
- Seta o Msi afterburner para o padrão de fábrica
Vc pode explicar melhor como eu faço isso? (passo a passo)
E quando vc diz ''ficar pelo menos fixa no clock base sempre'' seria até quando não estou jogando?

Valeu
 
Vc pode explicar melhor como eu faço isso? (passo a passo)
E quando vc diz ''ficar pelo menos fixa no clock base sempre'' seria até quando não estou jogando?

Abaixo tem a tela do MSI Afterburner.
Para garantir que não tenha nenhum ajustes você clica naquele botão do meio e ele vai restaurar as configurações de fábrica. Se você não tinha ele instalado, ao instala-lo não precisa fazer isso porque ele já vem padrão.

Ai você clica no botão Apply on Startup e ele deixa esse perfil padrão aplicado sempre que você ligar o PC, não necessitando reconfigurar tudo.

Pois bem, ali você pode ver que ele sem fazer nada fica com 1607 Mhz que o clock normal da placa.
O que acontece é que a placa para economizar energia pode reduzir a frequência mesmo no meio do jogo, em parte que ela está sendo pouco requisitada.
O problema é que toda vez que o jogo exige da placa até ela corresponder e ficar no clock base já ocorre queda de frames.
Agora imagina isso toda hora enquanto você joga.

5Vbn7mb.png


Outra coisa útil que você pode fazer para garantir que a placa rode no seu máximo é configurar no painel de controle da Nvidia o modo de economia de energia da placa para desempenho máximo. Esse painel você acessa na bandeja do sistema num ícone do logo da Nvidia verdinho.

u1dwPqC.png



Além disso a Nvidia tem um app muito bom chamado GeForce Experience onde você pode fazer upgrade de driver e entre outras coisas, otimizar a configuração do jogo para o seus sistema.
No Batman Arkham Knight por exemplo o próprio app desaconselhou usar um ou outro recurso do tal GameWorks e clicando em otimizar ele já altera as configurações do painel do próprio JOGO.
Pode ser uma alternativa pra ver se ajuda.

h8EidJT.png




Outra coisa importante é que você deve setar sempre que for jogar o modo de energia do PC para Alto Desempenho. Porquê: esse modo nas suas opções de energia do processador estabelece que o mínimo e máximo serão 100% da frequência de operação do CPU e vai evitar que a frequência do CPU reduza pelo mesmo motivo da GPU: economizar energia em micro momento ociosos.

Para acessar essa tela só digital na barra de pesquisa do windows opções de energia.
Cw4MRIp.png


Não tenho, estou usando o que vem com o processador mesmo. Foda é que tipo, eu escolhi o 1600 pq tava uns 350 reais mais barato q o i5 8400, mas pelo jeito eu tenho que gastar mais com o 1600 de qualquer forma pra ele rodar ''direito''... Vc acha seguro fazer over com o cooler que veio com o processador?

Dá pra você testar até onde vai. Se ele do jeito que está estiver atingindo 70º, você tem pouca margem para fazer over, que foi o meu caso.
Agora, se jogando ou fazendo alguma coisa pesada o CPU não passa de 60º, você poderia sim arriscar um over de leve até uns 3.6 ghz testar pra ver se não reinicia ou congela o PC, se está estável.


O que a galera mais falou por lá foi que o fato de eu estar usando single channel é o maior culpado do gargalo.
Bem, isso ai explica muita coisa. Na arquitetura Ryzen a memória é o calcanhar de aquiles. Ela é muito sensível a clock e latência. QUalquer coisa que você faça para melhorar isso vai ajudar no desempenho do CPU.
O Dual Channel é essencial para que o CPU fique mais solto para operar.
Pelo que li na outra postagem sua sua memória é 2400 Mhz e ainda deve ser um pente de 8GB. Procura no mercado livre "Memória Kingston Hyperx Fury 8gb 2400mhz Ddr4 Cl15 Black" que você acha um pente de 8GB adicional por uma valor não tão absurdo.
Ai é só consultar o manual da tua placa para saber em qual slot vai cada memória pra fazer o dual channel. O Ideal é usar memórias idênticas, de mesmo modelo.
 
@Eros MC Aconteceu uma coisa estranha, eu botei a 1600 em 3,3 e 3,4 pelo Ryzen Master, e o resultado não foi muito bom, parece até que piorou, só que agora não consigo voltar, eu boto pra aplicar um perfil de 3,2 , quando aplico o perfil ele não sai de 3,4
E o PC ta meio que travando…

Como eu volto pra configuração original?
 
@Eros MC Aconteceu uma coisa estranha, eu botei a 1600 em 3,3 e 3,4 pelo Ryzen Master, e o resultado não foi muito bom, parece até que piorou, só que agora não consigo voltar, eu boto pra aplicar um perfil de 3,2 , quando aplico o perfil ele não sai de 3,4
E o PC ta meio que travando…

Como eu volto pra configuração original?

Bem, quando eu faço esses ajustes eu normalmente faço isso na Bios, sabe. Não curto muito o Ryzen Master, ele meio instável mesmo.

Reinicia a máquina e aperte delete até entrar no painel da BIOS. Esse abaixo.
Ai clica em Advanced ali em cima da tela.
4rhNatQ.jpg



Uma vez nesse modo, clica ali em OC e essa tela abaixo vai aparecer com várias opções de ajustes.
O que você deve fazer é colocar CPU Ratio em Auto. No exemplo está em 37 porque a pessoa setou esse valor em para ter a frequência em 3.7 como está ali em cima em CPU Speed.
KzrSixc.jpg


Quando fizer isso clica ali no X da janela no canto direito. O programa vai exibir uma mensagem perguntando se você quer confirmar as mudanças e clical em ok.

Deixa entrar no Windows e testa pra saber se voltou ao normal de antes.

Se sim. Reinicia a máquina, entra na Bios, seta 35.00 no CPU ratio, fecha, salva e reinicia.

Assim que você entrar no Windows testa em algum jogo pra ver se está estável.

Para medir a temperatura, baixa o AIDA64 https://www.aida64.com/downloads/OTdkNDQzZjY=

Quando abrir o programa vai em computador e na janela do meio vai ter uma opção chamada Sensors
Clica ali que vai aparecer todos os sensores de temperatura. Se as temps estiverem sem você rodar nada acima de 60, tipo 65, 68° recomendo voltar ao normal na Bios e só fazer o over depois de ter um cooler melhor. Porque quando você botar o CPU pra trabalhar ele vai facilmente passar dos 70º.

Para saber a temp do CPU em tempo real no jogo, no MSI Afterburner, clica na roda dentada ali e vai em Monitoramento. Ali você clica em temperatura da CPU1 e depois clica em Exibir informação na tela. Isso vai permitir que ele exiba na tela o valor da temperatura.
Eu recomendo que você dê uma explorada nessa aba para ver quais informações são interessantes de ver ao mesmo tempo que a temp da CPU. FPS, temp da GPU, Frequência da CPU, Frequência da GPU, Porcentagem de uso da GPU, são alguns sensores legais de deixar exibindo.



KmlhhHp.png



Depois, vai em Informações na Tela e clica na caixa onde está escrito Nenhum, na opção Exibir/Ocultar informações na tela. Aperta alguma tecla que você queira para exibir ou ocultar as infos. Eu coloco F9. É só apertar F9 com o cursor do teclado dentro da caixa Nenhum e ele muda de Nenhum para F9. Dai é só clicar em ok.


hj9dPGx.png



Então roda o jogo por um tempo e vai de forma empírica mesmo se a taxa de FPS aumentou, ou se ficou a mesma coisa, e em que temperatura ele chega.
Eu recomendo você fazer o teste em Novigrad já que ali é o local mais pesado para o CPU.

Para ver a evolução das temps, no MSI Afterburner você tem na base da interface um gráfico vermelho. Se você for clicando na seta da barra de rolagem ele vai trocando de sensores e mostrando a evolução ao longo do tempo. Depois de jogo, dá um confere ali pra saber a média de temperatura que ele atingiu e os picos.

Se tiver entre 60 e 70º e não passar disso é seguro continuar usando sem trocar o cooler. Se a média for 70º eu não aconselho continuar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo